Suely Ferreira Deslandes

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). É pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM-IFF) e do Mestrado e Doutorado em saúde pública da ENSP. É editora associada dos Cadernos de Saúde Pública e da coleção Criança, Mulher & Saúde -Ed. Fiocruz. Participa do conselho editorial da revista Salud Colectiva. Atuou como coordenadora do Programa PGSCM-IFF em 2010-2012 e atualmente é coordenadora adjunta do mesmo programa. Tem atuado nas comissões da Capes para avaliação dos programas de pós graduação em saúde coletiva e na comissão de Ciências Sociais e HUmanas da Abrasco. Atua como professora colaboradora na Universidad de Lanús. Áreas temáticas: Sociologia da saúde, violência e Saúde e metodologias qualitativas.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1997 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Violência no cotidiano dos serviços de emergência hospitalar. Representações, práticas, interações e desafios.
Orientador: Maria Cecília de Souza Minayo
Palavras-chave: violência; serviços de saúde; etnografia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Saúde Pública

1991 - 1993

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Maus-tratos na infância: um desafio para o sistema de saúde. Análise da atuação do CRAMI-Campinas,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: violência; serviços de saúde; INFÂNCIA.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Avaliação de Serviços e Projetos. Setores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Sociologia

1984 - 1990

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: VIOLÊNCIA.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: SOCIOLOGIA DA SAÚDE.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: METODOLOGIAS QUALITATIVAS.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociabilidade digital.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOMES, Maria Auxiliadora de Souza Mendes ; GIANINI, Nicole de Oliveira Mota ; DESLANDES, S. F. ; LAMY, Zeny . Seminário de Humanização em UTI Neonatal. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. Olhar o Futuro através do Presente da Investigação Qualitativa. 2020. (Congresso).

8o. Congresso Brasileiro em Ciências Sociais e Humanas em Saúde. ?Ativismos digitais e o uso da internet para o enfrentamento às violências?. 2019. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Avaliação de trabalhos. 2019. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Transdisciplinaridade: formação e atuação do profissional de Ciências Sociais no campo da Saúde Coletiva. 2019. (Congresso).

Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. Pesquisa social em ambientes digitais: questões teóricometodológicas. 2019. (Congresso).

Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. Sessão oral. 2019. (Congresso).

Fórum de coordenadores de saúde coletiva-Reunião de coordenadores.?Indicadores de impacto e qualidade da formação?. 2019. (Encontro).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Violência nas redes sociais digitais. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Violência nas escolas e estratégias de saúde da família. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. comissão avaliadora de trabalhos. 2018. (Congresso).

7 CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA. A produção de inferências: o ato político e epistêmico de interpretar. 2018. (Congresso).

METODOLOGIAS DE PESQUISA APLICADA A MUSEUS: EDUCAÇÃO E ESTUDOS DE PÚBLICO.Metodologias em Pesquisa Social. 2018. (Simpósio).

Seminário preparatório do 12o. Congresso de Saúde Coletiva:OS.O SUS diante das violências. 2018. (Seminário).

3o Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. Pesquisas não médicas e qualitativas. 2016. (Congresso).

aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Alimentação Nutrição e Saúde, do Instituto de Nutrição da UERJ.Diálogo entre abordagens qualitativas e quantitativas. 2016. (Outra).

II Fórum Acadêmico de Segurança Púbica.Contribuições de Loïc Wacquant para análise da criminalização da pobreza. 2016. (Simpósio).

LXIII Fórum Estadual de Conselheiros e ex-conselheiros tutelares do estado do Rio de Janeiro.Bullying. 2016. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Formação em métodos das ciências sociais no ensino de pós-graduação em saúde coletiva. 2016. (Congresso).

1 Fórum sobre violências."A violência faz mal à saúde", e qual tem sido a atuação dos governos municipais?. 2015. (Seminário).

anpocs. Fórum de editores de revistas de Ciências Sociais na Anpocs. 2012. (Congresso).

Ciclo de Mesas redondas 2011.Violência sexual contra crianças e adolescentes.. 2011. (Simpósio).

V Congresso em Ciências Sociais e Saúde. O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva. 2011. (Congresso).

Congresso INternacional de Metodologia Qualitativa em Saúde. A publicação de artigos qualitativos. 2010. (Congresso).

8 Fórum Lincoln Freire "As Transformações da família e da Sociedade e seu Impacto na Infância e Juventude". Aspectos Sociais da Violência Sexual. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Violência Intrafamiliar e o Adolescente que Vive com HIV/AIDS: Fatores de Proteção e de Vulnerabilidade. 2009. (Congresso).

IX Consoperj. Violência Urbana e Família. 2009. (Congresso).

O Olhar da Gestão do Trabalho.O trabalho nas Urgências e Emergênciais. 2009. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. A violência intrafamiliar e o adolescente que vive com HIV/Aids: identificação dos fatores de vulnerabilidade. 2008. (Congresso).

Construção de Indicadores para avaliação do enfrentamento á violência intra-familiar e exploração sexual nos grandes centros urbanos.Aula de pós-graduação da faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - " Pediatría Social". 2007. (Outra).

Integralidade em saúde: o cudiado como valor.O valor da humanização do cuidado: é possível avaliar. 2007. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humana em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde. Juventude e Violência. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde. Cuidado em saúde como valor: as perspectivas dos campos jurídicos, político e filosófico. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde. Avaliação de Políticas e Programas para a Prevenção da Violência pelo Setor Saúde. 2007. (Congresso).

Semana de Enfermagem : a responsabilidade social no contexto da enfermagem.A produção dos cuidados de saúde sob a ótica da humanização. 2007. (Outra).

Seminário INternacional : pespectivas de enfrentamento dos impactos da violência sobre a saúde pública.A importância da avaliação dos serviços de atenção às vítimas de violências. 2007. (Seminário).

Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde "Contic Saúde". Sentidos da Humanização : ampliaçaõ do processo comunicacional. 2007. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre avalição de programas e serviços de saúde mental.I Seminário Internacional sobre avalição de programas e serviços de saúde mental. 2006. (Seminário).

V Benal de Pesqisa.A comuncação entre o profissional de saúde e a criança/paciente: humanizando assistênia hopitalar pediátrica. 2006. (Outra).

13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Pluralidade da abordagem metodológica qualitativa. 2005. (Seminário).

4Fórum - As trasnformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude.O processo metodológico de construção do livro das famílias. 2005. (Simpósio).

Comemoração ao Dia Mundial da Saúde.Mesa Redonda, Violência uma questão da saúde materno-infantil.. 2005. (Seminário).

Debate do Dia Internacional da Mulher.Conferencia - Humanização da Atenção à Mulher em processo de abortamento: aspectos assistenciais, ético e legais. 2005. (Seminário).

Pesquisa Qualitativa em dependência de drogas.Avanços e limitações da pesquisa quailitativa. 2005. (Simpósio).

Articulando Saúde e Educação na rede de atenção à violência sexual de Belém (PA).Violência social e a revisão crítica do conceito de resiliência: possibilidades operativas frente à violência sexual contra adolescentes. 2004. (Seminário).

Curso de Especialização.Aula proferida no curso de especialização em Assistencia a Usuários de Álcool e Drogas. 2004. (Outra).

The Teenth International qualitative Health Research Conference. Practices and logics of aquisition, use and disposal of syrbrazilian injectable drug users attended by syringe exchange programs and among recently acessed. 2004. (Congresso).

The Teenth International qualitative Health Research Conference. Humanizing Hospital Care: Analysis of the official brazilian conceptions. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Painel- Estratégias qualitativas para avaliação de efeitos em saúde.. 2004. (Congresso).

Capacitação para profissionais da Rede Municipal de Saúde.Crianças, Adolescentes e Autores de agressão em situação de violência doméstica - Capacitação para profissionais da Rede Municipal de Saúde. 2003. (Encontro).

Pediatria social.Violência contra criança e adolescesnte, ministrada na disciplina Pediatria Social da Pós Graduação da USP - Ribeirão Preto. 2003. (Outra).

Seminário Josué de Castro.Seminário Josué de Castro do Instituto de Nutrição - seminário de metodologia. 2003. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

VII Congresso Latinoamericano de Ciencias Sociales y salud. Ciencias Sociales y salud. 2003. (Congresso).

Fórum de Odontologia para pacientes com Necessidades Especiais.Estimulação precoce e a Humanização: uma análise crítica.. 2002. (Simpósio).

The Eighth International Qualitative Health research Conference. Integration Modalities Between Quantitative And Qualitative Approaches In Health Research. 2002. (Congresso).

5 Encontro Nacional de Educadores na Prevenção da AIDS.Prevenção da AIDS. 2001. (Encontro).

Maus tratos contra criança e adolescentes - construindo estratégias para o atendimento no iff.Onceituação dos maus - tratos e alguns dados recentes. 2001. (Outra).

VII Congresso Iternacional de Adolescência, do VIII Congresso Brasliro de Adolescência e do III Congresso da ASBRA. A Cidadania segundo a Otica dos Jovens da Cidade do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

VII Congresso Iternacional de Adolescência, do VIII Congresso Brasliro de Adolescência e do III Congresso da ASBRA. Premissas para um bom atendimento de adoescentes - a visão dos médicos. Análise preliminar. 2001. (Congresso).

VII Congresso Iternacional de Adolescência, do VIII Congresso Brasliro de Adolescência e do III Congresso da ASBRA. 2001. (Congresso).

Fórum Naciona Declaração de Helsinki : Perspectivas da Sociedade Brasileira.Relatora. 2000. (Outra).

Treinamento Ajude Brasil II.Treinamento Ajude Brasil II. 2000. (Outra).

VI Cngresso Braileiro de Saúde Coletiva. O Atendimento de êmegência avítimas de violência: oportunidades de prevenção. 2000. (Congresso).

IV Jornada de Perinatologia da Maternidade Leila Diniz.Ética e Violência Institucional. 1999. (Outra).

II Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar e Cuidados Primários. Percepção Maternal do Crescimento de Crianças de 0-5 anos da favela do Reginaldo - Maceió. 1998. (Congresso).

II Coongresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar e Cuidados Primários. Estado Nutricional das Crianças de 0-5 Anos da Favela do Reginaldo Maceió. 1998. (Congresso).

I Congresso Alagoano de Pediatria. Percepção Materna do Crescimento. 1997. (Congresso).

I Congresso Alagoano de Pediatria. Avaliação do Estado Nutricional. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: María Constanza Moretti

DESLANDES, S. F.; KANDEL, V.; SALETTI, L.. El ciberbullying como expresión de la sociabilidad virtual. 2019. Dissertação (Mestrado em Maestría en Epidemiología, Gestión y Políticas de Salud) - Universidad Nacional de Lanus.

Aluno: Poliana Hilário Magalhães

VIEIRA, L. J. E. S.Deslandes, Suely FerreiraBRILHANTE, A. V. M.. Abordagens midiáticas da violência contra os adolescentes sob o olhar crítico do observatório de imprensa. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - UNIFOR.

Aluno: Daiane Rodrigues Cardoso Pachecoufrj

DESLANDES, S. F.; Garcia, J; Morgado, R. Entre o difuso e o oculto: um olhar para os desafios do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes pelos CREAS.. 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Garcyelle Alves Remigio Moreira

Vieira, LJE;Deslandes, Suely Ferreira; PORDEUS, A. M. J.; GONDIM, A. P. S.. Notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes por profissionais da Estratégia Saúde da Família. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Associação dos Profissionais Graduados e Pós-Graduados da UNIFOR.

Aluno: Elaine Menezes da Silva

Deslandes, Suely Ferreira; MARTINS, P. H.; Moreira, Martha Cristina Nunes. Valores não-dimensionáveis e construção do trabalho em equipe: um estudo no ãmbito da atenção neonatal. 2010 - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Rubia Maria Tavares Villar

DESLANDES, S. F.MITRE, Rosa de Araujo. Humanização das condições de trabalho: um pré-requisito para humanização da assistência?. 2009.

Aluno: Jeanne de Souza Lima

Matos, R;DESLANDES, S. F.; Cavalcante, LF; SAYAD, Jane Dutra. As respostas dos serviços de saúde frente às mulheres em situaçao de violência sexua: reflexões a partir da percepção das profissionais de saúde do setor de emergêncial. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lihsieh Marrero

DESLANDES, S. F.; JANNOTTI, C. B.. Mulheres Indígenas Suruí: Narrativas sobre saúde e doença relacionadas às experiências sexuais e reprodutivas. 2007 - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Mariana Cavalcante Martins

DESLANDES, S. F.; FROTA, M. A.; XIMENES, L. B.; VALDES, M. T. M.. Promoção da Saúde de crianças em alimentação complementar por meio da utilização dos alimentos regionais. 2007 - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alessandra Araújo

DESLANDES, S. F.; RIBEIRO, Lindioneza Adriano; NEVES, Ana Maria Silva; MANTESE, Orlando César. Violência contra crianças e adolescentes: aspectos relativos aos atendimentos do Hospital de Clínicas de Uberlândia e do Centro de Referência e Adolescência Vitimizada-Uberlândia-MG. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Paulo Cesar Moreira Campos

DESLANDES, S. F.ASSIS, Simone Gonçalves de; MOLITERNO, Luiz Flavio Martins. A atuação de odontopediatras frente aos casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes no Município do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Renata Pesce

DESLANDES, S. F.; MONTEIRO, Maria da Conceição;ASSIS, Simone Gonçalves de. Estudo sobre resiliência em adolescentes escolares do município de São Gonçalo -RJ. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Joviana Quintes Avanci

DESLANDES, S. F.; MONTEIRO, Maria da Conceição; ASSIS, Simone Gonçalvess de; CAVALCANTE, F. G.; GOMES, R.. Um retrato da auto-estima na família. Estudo sócio-epidedmiológico sobre violência em escolares de São Gonçalo, Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosa Cristina Maias Neto

DESLANDES, S. F.; ROSELI; COIMBRA JR, C. E.. Vivendo com diabetes Mellitus: a experiência de sujeitos atendidos em uma unidade pública de saúde na cidade do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Heloisa Cardoso Warnick Loureiro de Sousa

STOTZ, E. M.; VALA, V.;DESLANDES, S. F.. Subsistência alimentar em situação de pobreza: a percepção de representantes de grupos religiosos, participantes de redes de apoio social. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Lorenzo Aldé

DESLANDES, S. F.; MINAYO, M. C. S.; GOMEZ, C. M.;SOUZA, E. R.; TAVARES, M. L.. Ossos do Ofício: processo de trabalho e percepções de saúde no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Anna Tereza Miranda Soares de Moura

DESLANDES, S. F.; COUTINHO, E. S. F.; WERNECK, G. L.. Violência familiar contra a criança em um serviço de saúde: gerando informação para ação. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: RENATA PIRES PESCE

DESLANDES, S. F.; ESTELLITALINS, C. E.; ASSIS, S. G.. Estudo sobre resiliência em adolescetes escolares do município de São Gonçalo: lidando com situações advrsas de vida. 2002 - Instituto Fernandes Figueira.

DESLANDES, S. F.. . A atenção ao portador de deficiência - um perfil dos alunos da Sociedade Pestalozzi de Angra do Reis. 2001.

Aluno: Denyse T Cunha Lamego

DESLANDES, S. F.; FONTOURA, H.; MACIEL, M. A.. O bebê hospitalizado e sua linguagem: a dimensão não-verbal da comunicação. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Paula Renata França Oliveira

DESLANDES, S. F.; ALMEIDA, S. S.; LOPEZ, G. T.; MOURA, Maria Aparecida V. A Violência e a Assistência em Saúde Segundo a Ótica das Mulheres Vitimizadas. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Augusto B Dias

DESLANDES, S. F.; TRAJANO, A.;MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Cesariana : Epidemia desnecessária. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Daniela Koelle Rodrigues Vieira

DESLANDES, S. F.. A atenção ao potador de deficiência - um perfil dos lunos da Sociedade Pestalozzi de Angra dos Reis. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anna Tereza Miranda Soares de Moura

DESLANDES, S. F.; WERNECK, G. L.; REINCHENHEIN, Michael Eduardo. Estudos de prevalência de violência familiar na clientela de primera vez do ambulatório de pediatria do hospital universitáro pedro ernestro - a epidemia fantasma. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luz Adriana Muñoz

Deslandes, Suely Ferreira; AYRES, José Ricardo Carvalho M; FONLLEM, C. O. T.. Riesgo y mineros tradicionales:un abordaje desde la teoría de las representacionaes sociales. 2020. Tese (Doutorado em Facultad Nacional de Salud Pública) - Universidad de Antioquia.

Aluno: Camila dos Santos Souza Andrade

TRAD, L. A. B.;DESLANDES, S. F.; CUNHA, L. A.; FERNANDES, C. M.. Dos números às pessoas": sociabilidade, violências e vulnerabilidades no cotidiano de famílias e crianças pobres e em situação de rua na cidade de Salvador-Bahia. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tatiana Henrique Leite

DESLANDES, S. F.; MORAES, C. L.; REINCHENHEIN, Michael Eduardo; COSTA, R. S.; CAETANO, R.. Programas de emponderamento econômico feminino e suas relações com a violência entre parceiros íntimos. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Jorge dos Santos Sousa

SOUSA, P. J. S.; GAMA, Z. A. S.;DESLANDES, S. F.; MARTINS, M. S.. Implementação do Programa Nacional de Segurança do paciente em hospitais públicos: um estudo qualitativo. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Paulo Alexandre de Souza São Bento

marcondes, w.b.; QUEIROZ, A. B. A.;DESLANDES, S. F.; NASCIMENTO, M. A. F.. Vozes de Fênix-Narrativas de mulheres com emndometriose. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Luz Adriana Muñoz Duque

DESLANDES, S. F.; AYRES, José Ricardo Carvalho M; BORRERO, Y. E.. Evaluación integral de la calidad del agua para consumo humano y sus representaciones sociales para la población urbana de algunos municipios de Antioquia. 2017. Tese (Doutorado em Salud Pública) - Facultad nacional de Salud Pública Hector Abda Gómez.

Aluno: Leônidas de Albuquerque Netto

PENNA, L. H. G.;DESLANDES, S. F.; QUEIROZ, A. B. A.; SOUZA, Ivis Emília de O; ABREU, A. M. M.; MOURA, Maria Aparecida V. Mulheres em situação de violência em suas redes sociais:contribuição da enfermagem para a saúde. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ailton de Souza Aragão

DESLANDES, S. F.; CARVALHO, M. G. B.. Rede de proteção social e promoção de direitos: contribuições do Conselho Tutelar para a integralidade e a intersetorialidade (Uberaba-MG). 2011. Tese (Doutorado em enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Aluno: Marta Maria Antonieta de Souza Santos

Deslandes, Suely Ferreira; GAMA, S. G. N.; SANDERS, C.;BAIÃO, M. R.. Avaliação do impacto de um programa de acompanhamento nutricional pré-natal no resultado obestétrico de gestantes adolescentes: uma conjugação das dimensões biomédica e socioantropológica. 2011. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gloria Marcela Gómez Builes

MINAYO, M. C. S.SOUZA, Edinilsa Ramos deDESLANDES, S. F.; CANO, I.; RAMOS, S.. Desplazamiento forzado y periferias urbanas: la lucha por el derecho a la vida en Medellin.. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - ENSP/FIOCRUZ.

Aluno: Luzia Aparecida Oliveira

DESLANDES, S. F.; AYRES, José Ricardo Carvalho M; CASTILHO, E.A.; JUNIOR, I.F.; JUNGES, J.R.; SCHRAIBER, L.B.; MARTINS, M.C.F.N; GOLDBAUM, M.; MATTOS, R. A.. Conflitos Morais e Julgamentos Tecnocientíficos: Aspectos Implicados no Cuidado às Pessoas Vivendo com HIV/Aids. 2009. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jeane Saskya Campos Tavares

TRAD, L. A. B.; BASTOS, A.C.S.; SOUZA, I.A.;DESLANDES, S. F.; NUNES, M.O.. Redes Sociais e Saúde: explorando o universo de familiares de classes popular e seu entorno comunitáro. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maximiliano Loiola Ponte de Souza

DESLANDES, S. F.GOMES, Romeu; GILTON. Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação. 2009.

Aluno: Maria Angélica Carvalho Andrade

DESLANDES, S. F.; RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E.. A Exequibilidade da Aplicação da Démarche Stratégique Considerando a Dimensão Cultural Institucional, no Contexto Hospital Público Brasileiro. 2008.

Aluno: Giselda Quintana Marques

DESLANDES, S. F.; LIMA, M. A. D. S.; GERHARDT, T. E.. Atendimento Pré-Hospitalar Móvel ao Usuário com Intercorrências Clínicas. 2007 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elaine Ferreira do Nascimento

DESLANDES, S. F.GOMES, R.; GÓES, João Bosco Hora; FALCAO, M. T. C.. Sexualidade e Marcas Identitárias Masculinas no Repertório de Homens: Subsídios para a Saúde Pública. 2007 - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Kátia Lenz César de Oliveira

DESLANDES, S. F.GOMES, R.; Cavalcante, LF. Limites e Potenciais Discursivos - Relacionais de homens tidos como autores de violência conjugal para cuidar de si e de outros. 2007 - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Maximiliano Loiola Ponte de Souza

DESLANDES, S. F.; JÚNIOR, C.E.A.C; LASMAR, C.;PEREIRA, M. L. G.. Juventude, violência e uso de álcool na pequena cidade do índio: o caso de Iauaretê, Alto Rio Negro, Brasil. 2007 - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Sonia Maria de Souza Rosas

BASTOS, Liliana Cabral; PEREIRA, Maria das Graças Dias;DESLANDES, S. F.; FABRICIO, Branca Falabella; COELHO, Mria Claudia Pereira. Entrevistas com o assistente social - identidade, doença e estigma em uma enfermaria de adolescentes. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivan Abreu Figueiredo

Silva, ANtonio Augusto;DESLANDES, S. F.; LAMY, Zeny; Carvalho, Alba MAria P; Silva, Maria Ozanira da S. O plano da eliminação da hanseníase no Brasil em questão: o entrecruzamento de diferentes olhares na análise de Políticas Públicas. 2006. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mônica de Assis

DESLANDES, S. F.; ANDEERSON, Maria Ines Padula; VASCONCELOS, Eymard Mourão; ALMEIDA, José Luiz Telles de; VALLA, Victor Vincent. Promoção da saúde e envelhecimento: avalição de uma experiência no ambulatório do núcleo de atenção ao idoso da UnATI/UERJ. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Vidigal de Andrade Vieira

SAYAD, Jane Dutra;DESLANDES, S. F.; VALLA, Victor Vincent; COIMBRA JR, Carlos Everaldo A; CASTIEL, Luis David. Narrativas sobre hiperrtensão arterial produzida por participantes de grupos de aconselhamento. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Rosilda Alves da S

MOURA, Maria Aparecida V;DESLANDES, S. F.; GUALDA, Dulce Maria R; SANTOS, Rosangela S; SOUZA, Ivis Emília de O. I. Chamilco. Práticas Culturais das parteiras tradicionais na assistência à mulher no período gravídico-puerperal.. 2004. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Luiza Pontes

DESLANDES, S. F.; GRINSPUM, Mirian Paura Sabrosa Z; FONTOURA, Helena Amaral; RUZANY, Maria Helena;GOMES, Romeu. Jovens hospitalizados e os procedimentos intersubjetivamente construídos no espaço da internação: um estudo de caso etnográfico. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Marcia Marilia Vargas F Skaba

DESLANDES, S. F.MINAYO, Maria Cecilia de SouzaGOMES, Romeu; OLIVEIRA, Tania Chalhub de. Compreendendo a trajetória de mulherres en busca do diagnóstico do cãncer de mama: uma perspectiva sócio-antropológica. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Marcos Augusto Bastos Dias

DESLANDES, S. F.GOMES, R.; RIBERO, J. M.. Humanização da Assistência ao Parto: Conceitos, lógicas e práticas no cotidiano da assistência. 2003 - Instituto Fernandes Figueira.

Aluno: Edgar Matiello Júnior

DESLANDES, S. F.; ESCOREL, S.. Educação Física, Saúde Coletiva e a Luta do MST: Reconstruindo Relações a partir da Violência.. 2002. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física.

Aluno: MARIA DE LOURDES TAVARES CAVALCANTI

DESLANDES, S. F.; VALLADRES, J.; CAMPOS, C. E. A.; MOREIRA, M. F. S.;MINAYO, Maria Cecília de SouzaASSIS, Simone Gonçalves de. A abordagem da violência intrafamiliar no programa médico de família: Dificuldades e potencialidades. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Claudia Osório da Silva

MACHADO, J. M. H.; COIMBRA, C. M. B.; CORRÊA, M. C. D. V.; CAMPOS, R. O.;DESLANDES, S. F.. Vida de Hospital: A Produção de uma Metodologia para o Desenvolvimento da Saúde do Profissional de Saúde. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Rosa Maria de Araujo Mitre

DESLANDES, S. F.GOMES, R.; FONTOURA, Helena Amaral. A Experiência da Promoção de Atividades Lúdicas em Hospitais Públicos. 2002 - Instituto Fernandes Figueira.

Aluno: Rosana Morgado

DESLANDES, S. F.; MARQUES, M. A.; SAFFIOTI, H. I. B.. Abuso sexual incestuoso: seu enfrentamento pela mulher/mãe. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marlene Braz

DESLANDES, S. F.. Aceitação pragmática, otimismo utópico ou reflexão sistemática? Nano-biotecnologia, bioética, psicanálise e os testes preditivos de câncer de mama. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Helena de Oliveira

DESLANDES, S. F.MINAYO, Maria Cecília de Souza; CECCIM, R. B.. Complexidade da mortalidade infatil: As histórias que os números não contam. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Leda Maria S de Araújo Coser

DESLANDES, S. F.GOMES, Romeu; BRAZ, M.; REIS, E. S.. Reconstruindo Crianças: Estudo etnográfico em departamento de cirurgia pediatrica para bebês e crianças com anomalias congênitas. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Paulo Alexandre de Souza São Bento

DESLANDES, S. F.; Moreira, Martha Cristina Nunes; marcondes, w.b.; MENEZES, R. A.. Narrativas de vida de mulheres com endometriose. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Samira Valentim Gama Lira

Vieira, LJE;DESLANDES, S. F.; PORDEUS, A. M. J.. CONSELHEIROS TUTELARES: COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - UNIFOR.

Aluno: Leila Adesse

Deslandes, Suely FerreiraDIAS, Marcos Augusto Bastos; SILVA, K. S.; JANNOTTI, C. B.. Aborto no Brasil: estudo de suas complicações, estigma e reflexo na saúde das mulheres. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Carmelinda Monteiro Costa Afonso

DESLANDES, S. F.; BODSTEIN, R. C. A.; MOREIRA, C. O. F.; LUIZA, V. L.. Capital social, capital cultural e escolas promotoras da saúde: uma reflexão sobre o paradigma da promoção da saúde. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - ENSP/FIOCRUZ.

Aluno: Nadia Bonfim do Nascimento

DESLANDES, S. F.; TRAVASSOS, C.M.R; CARVALHO, P. V. R.. Violação às Normas e Prescrições em Saúde. uma visão comportamental do fenômeno. 2009 - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Ana Cristina Wanderley da Paixão

DESLANDES, S. F.; Mendes, CH; Cavalcante, LF;GOMES, R.. Análise da Iniciativas Municipais de Saúde para o Atendimento a Crianças e Adolescentes Sexualmente Vitimizados. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Janice Machado da Cunha

ASSIS, Simone Gonçalves deDESLANDES, S. F.; RODRIGUES, Benedita Maria Rego D. A atenção da enfermagem a crianças vítimas de violência familiar. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Carlos Eduardo Coelho da Costa

GOMES, Romeu; FONTOURA, Helena Amaral da;DESLANDES, S. F.. O corpo/identidade masculina nos cuidados da infância. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Carmen Lucia de Abreu Athayde

ASSIS, Simone Gonçalves de; TRAJANO, Alexandre José Baptista;DESLANDES, S. F.. Avaliação ginecológica de crianças com suspeita de abuso sexual. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Claudia Regina Brandão Sampaio F da Costa

DESLANDES, S. F.; BRITO, Leila Maria Torraca de;ASSIS, Simone Gonçalves de. Contexto socioeducativo como promotor de proteção a adolescentes em cumprimento de medida judicial de internação no Amazonas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Elaine Ferreira do Nascimento

DESLANDES, S. F.; GÓES, João Bosco Hora;GOMES, Romeu. Representações e experiências da sexualidade juvenil masculina. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Vania de Souza

CAMARGO JR, Kenneth Rochel de;DESLANDES, S. F.; CZERESNIA, Dina. Aconselhamento: a percepção de usuários do serviço de testagem sobre a prática de aconselhamento com enfoque na prevenção do HIV por via sexual. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Monica Rolo

DESLANDES, S. F.; LLERENA JÚNIOR, J. C.; RUSSO, J. A.. Roteiros de Demandas de saúde e de Buscas Espirituais em Síndrome de Moebius. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mirian Schenker

DESLANDES, S. F.MINAYO, Maria Cecília de Souza; BASTOS, F. I.. Valores Familiares e Uso Abusivo de Drogas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosilda Alves da Silva Isla Chamilco

DESLANDES, S. F.; MOURA, Maria Aparecida Vasconcelos; SOUZA, Ivis Emilia de Oliveira. PráticascCulturais das parteiras tradicionais na assistencia gravido-puerperal: um estudo etnográfico. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Milica Satake Noguchi

DESLANDES, S. F.; GOLDFELD, Marcia;ASSIS, Simone Gonçalves de. O fonoaudiólogo diante dos maus-tratos contra crianças e adolescentes. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Maria Luiza Pontes

DESLANDES, S. F.GOMES, Romeu; FONTOURA, H.. Hospitalização de adolescentes. Efeitos e desafios na sociabilidade juvenil: um estudo de caso etnográfico. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Maria Luiza Pontes

DESLANDES, S. F.. Efeitos e Desafios na Sociabilidade Juvenil: um estudo de Caso Etnográfico. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Edgar Matiello Júnior

DESLANDES, S. F.. Educação Física, Saúde Coletiva e a Luta do MST: Reconstruindo Relações a partir da Violência.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Faculdade de Educação Física.

Aluno: MARIA DE LOURDES TAVARES CAVALCANTI

DESLANDES, S. F.. A Abordagem da Violência Intrafamiliarno Programa Médico de Família: Dificuldades e Potencialidades. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Aluno: Ana Lúcia Ferreira

MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Z.;DESLANDES, S. F.SOUZA, Edinilsa Ramos de. O Atendimento à Crianças Vítimas de Abuso Sexual: Avaliação de um Serviço Público.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Aluno: Edgard Matiello Júnior

DESLANDES, S. F.; ESCOREL, S.. Educação física, saúde coletiva e violências no contexto do MST: buscando. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Faculdade de Educação Física.

Aluno: Caio Cesar W Schaffer

Garcia, J;DESLANDES, S. F.; CAVALCANTE, L. F.. A ?REDE? COMO FERRAMENTA INTERVENTIVA DOS SERVIÇOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU NA PERSPECTIVA DOS GESTORES: um estudo de caso.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiane Rodrigues

Garcia, J;DESLANDES, S. F.; Morgado, R. s do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente pelo CREAS.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DESLANDES, S. F.. Educaçaõ Física, saúde Coletiva e a Luta do MST: Reconstruindo Relações a Partir das Violências. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

DESLANDES, S. F.; Avanci, JQ; TEIXEIRA, L. A.; MEIO, M. D.. Concurso de doutorado em Saúde Coletiva. 2018. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

RIZZINI, I.; Garcia, J; Morgado, R; SE, J. T.;Deslandes, Suely Ferreira. Concurso para professor Adjunto. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MITRE, Rosa de Araujo; MAGLUTA, C.;Deslandes, Suely Ferreira. Seleção de Doutorado. 2015. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

DESLANDES, S. F.; COHN, A.; BURGOS, M.. Concurso para pesquisador - Desigualdades e Saúde. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

DESLANDES, S. F.Baião, Mirian RibeiroNJAINE, Kathie; MENEZES, R. A.. Concurso para pesquisador - Pesquisa Qualitativa. 2014. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

IRART, J. A.;DESLANDES, S. F.; COVIELO, D. M.. concurso para professor adjunto em ciências socias e humanidades em saúde. 2013. Universidade Federal da Bahia.

DESLANDES, S. F.; Venâncio, AT; Leticia Legay; Lahud, Simoni; Daniela Knaulth. Concurso público para professor adjunto. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DESLANDES, S. F.. professor adjunto para a vaga Metodologia e Pesquisa Qualitativa em Sociologia. 2009. Universidade Federal Fluminense.

GOMES, R.DESLANDES, S. F.; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes; LLERENA JÚNIOR, J. C.. Concurso público para Doutorado. 2007. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

DESLANDES, S. F.; LLERENA, Juan; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes; GOMES, Maria Auxiliadora. Presidente da banca do Concurso público para o curso de doutorado do programa de Pós Graduação do IFF/FIOCRUZ. 2005. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

MONTEIRO, Simone;DESLANDES, S. F.; SOUZA, Maria Cecilia Fernandez Ded; CALDEIRA, Zelia; ALMEIDA, Sueli Batista de; COSTA, Claudia. Concurso para Seleção de projetos de Organizações da Sociedade Civil que trabalham na prevenção e assistencia às DST/AIDS. 2004. Secretaria Estadual de Saúde.

DESLANDES, S. F.GOMES, Romeu; LERENA, Juan. Concurso público para ingresso no Doutorado - IFF/FIOCRUZ. 2004. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

WERNECK, G.;DESLANDES, S. F.; TRAD, L. A. B.; CUVIELLO, D.; Ventura R; SESSE, M. E.; NOVAES, M. H.. Avaliação quadrienal. 2017. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

WERNECK, G.; NOVAES, M. H.;Deslandes, Suely Ferreira; SESSE, M. E.. CAPES- Julgamento Propostas de Cursos Novos de Mestrado e Doutorado Acadêmico. 2015. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

WERNECK, G.; NOVAES, M. H.; COVIELO, D. M.; LIMA, L. D.; MATTOS, I.; HORTA, B.;DESLANDES, S. F.. CAPES- Julgamento Propostas de Cursos Novos de Mestrado Profisional. 2014. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

DESLANDES, S. F.. Implementação de curso de pós graduação. 2014. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

WERNECK, G. L.; barata, rb; CUVIELLO, D.; Ventura R;DESLANDES, S. F.. avaliação trienal. 2012. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

barata, rb;DESLANDES, S. F.; WERNECK, G.; Ventura R. Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ventura R; barata, rb;DESLANDES, S. F.. Avaliação de novas propostas de Pós-graduação sctricto sensu. 2009. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

COSTA, A. P.;DESLANDES, S. F.. CIAIQ- Congresso Ibero-americano de investigação qualitativa. 2020. Universidad Laboral de La Coruna.

DESLANDES, S. F.. Prociência 2020. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SILVA, M.;DESLANDES, S. F.; TRAD, L.; MAKSUD, I.. comissão científica 8o. Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde. 2019. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

DESLANDES, S. F.; COSTA, A. P.. Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. 2019. CIAIQ.

DESLANDES, S. F.; RAMOS, E. G.; MAGLUTA, C.;MITRE, Rosa de Araujo. Seleção doutorado. 2014. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

Deslandes, Suely Ferreira. Processo de seleção Edital PIBIC_Fiocuz-CNPq. 2012. Fundação Oswaldo Cruz.

DESLANDES, S. F.. Violência Familiar contra a Criança em um Serviço de Saúde: Gerando Informação para Ação. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DESLANDES, S. F.. Acompanhentes familiares na Assistência ao parto Normal: a experiência da maternidade Leila Diniz. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

DESLANDES, S. F.; ASSIS, S. G.. Um estudo da relação médico paciente com meninas vítimas de abuse sexual. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

DESLANDES, S. F.; ALMEIDA, S.; MOURA, Maria Aparecida V. A assistência prestada às mulheres em situação de violência doméstica. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DESLANDES, S. F.; COUTINHO, Evandro; REINCHENHEIN, Michael Eduardo. Estudo de prevalência de violência familiar na clientela de primeira vez do ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto - A epidemia fantasma. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DESLANDES, S. F.GOMES, Romeu. UTI - Neonatal: Espaço de Múltiplas Relações. 1999. Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ.

DESLANDES, S. F.MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O Vício da Adrenalina: Análise da Violência na Emergência Hospitalar. 1995. Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Minayo Gomez

GOMEZ, CMMINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência no cotidiano dos serviços de emergência: representações, prátocas, interações e desafios. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos Everaldo Alvares Coimbra Junior

COIMBRA JUNIOR, C. E. A.. Violência no Cotidiano dos Serviços de Emergência: Representações, Práticas, Interações e Desafios. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Helena Amaral da Fontoura

FONTOURA, H. A.. Violência no cotidiano dos serviços de emergência: representações, práticas, interações e desafios de Suely Ferreira Deslandes. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Michel Misse

MISSE, M.; MINAYO, M. C. S.. Violência no cotidiano dos serviços de emergência hospitalar: representações, práticas, interações e desafios.. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Marco Antonio Barbieri

BARBIERI, M. A.. Maus-tratos na infância: um desafio para o sistema de saúde. Análise da atuação CRAMI-Campinas. 1993. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança) - Instituto Fernandes Figueira.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Rochel de Camargo, Kenneth. O impacto da violência na emergência hospitalar. Análise das percepções e práticas de usuários e profissionais.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Nildo Alves Batista

BATISTA, N. A.. Maus Tratos na Infância: um desafio para o sistema público de saúde. Análise da atuação do CRAMI - Campinas. 1993. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Beatriz Malheiros Brito

Violência obstétrica segundo uma perspectiva geracional; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ; (Orientador);

Luana Oliveira de Arruda

Enfrentamento da violência familiar contra crianças e adolescentes em tempos da pandemia Covid-19; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ; (Orientador);

Sthepanh Melrso Rego

Assédio Violência no trabalho: itinerário percorrido pelo trabalhador em busca de ajuda; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ; (Orientador);

Cristiane Goulart Carpio

Expressões do racismo na saúde reprodutiva e o corpo da mulher negra; Início: 2019; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ; (Orientador);

Erika Fernanda Marins de Carvalho

Violências e políticas públicas: uma análise diagnóstica da rede especializada no atendimento às mulheres em situação de violência no município do Rio de Janeiro; Início: 2018; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ; (Orientador);

Livia Carvalho Pereira

Violência obstétrica e partos de adolescentes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ; (Coorientador);

Tiago Coutinho

Início: 2019; Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Thaís Miranda

Análise dos argumentos e estratégias de disseminação de violências contra crianças e adolescentes na internet; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em PSICOLOGIA) - INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA E REABILITAÇÃO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

VERÔNICA SIMÕES SILVEIRA BUSCH

Violência urbana e processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família: estratégias de gestão de riscos e o Programa Acesso Mais Seguro; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - ENSP/FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Lívia Rangel de Christo Nunes

Punição e cuidado: a interseção de duas ordens discursivas no exercício da maternagem em privação de liberdade; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Taiza Ramos de S

C; Ferreira; CYBERBULLYING DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE: Definições, associações com a saúde e propostas de ação; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - ENSP/FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Rotas críticas das mulheres no enfrentamento às violências por parceiros íntimos; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Vanessa Sabino dos Santos de Araujo

Interação entre pais e profissionais de saúde de UTI neonatal mediada pelas redes sociais digitais; 2018; Dissertação (Mestrado em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Débora Stephanie Ribeiro

Discursos das equipes de saúde mental das unidades de internação do Degase RJ sobre as demandas de atendimento e articulação com a rede de saúde pública; 2017; Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Gilvani Pereira Grangeiro

NAS ONDAS DO RÁDIO?: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM COMUNICAÇÃO VISANDO À PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E À DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PAZ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Singoalla M

P; L; de Oliveira; Violência obstétrica: uma análise bibliográfica; 2017; Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Rita de Cássia de Sousa Vianna

A violência institucional na assistência ao parto sob a perspectiva da mulher; ; 2014; Dissertação (Mestrado em saúde materno infantil) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Jéssica Silva Andrade dos Santos

Violência de gênero contra a mulher: análise da atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; 2014; Dissertação (Mestrado em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Naira Milene Silva Vosmirko

Conselheiros tutelares: uma análise sobre a relação saúde psíquica / trabalho; 2012; Dissertação (Mestrado em Saude) - ENSP/FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Daniel de Souza Campos

Análise da atuação do Conselho Tutelar diante das notificações de abuso sexual e exploração sexual; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Paula Sales Ignácio

Caminhos para Avaliação: construção de proposta para avaliação de dispositivos que favorecem a clínica ampliada política de Humanização; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Claúdia Mamede Wieiing Barros

Violência intrafamiliar e o adolescente vivendo com HIV/Aids: fatores de proteção e de vulnerabilidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Rubia Maria Tavares Villar

Humanização do processo de trabalho: pré-requisito da humanização da assistência?; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Camilia ALoisio ALves

Humanização da assistência de alta complexidade: saberes dos profissionais de enfermagem e dos pacientes e familiares; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Maria Christina de Almeida Braga

Redes sociais de apoio entre mães com bebês internados em UTI; 2006; 126 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Kátia Maria Oliveira de Souza da Silva

Processo de trabalho e os obstáculos à humanização da assistencia; 2006; 126 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Beatriz Busch Araujo

A visão dos profissionis de saúde de um hospital público acerca das necessidades de saúde de crianças da classe média e de seus acompanhantes; 2006; 102 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Marcia Aguiar Lourenço

A experiência de gestação e amamentação sob a ótica de mulheres vítimas de violência sexual; ; 2006; 117 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Moyses Rechtman

Análise Qualiquantitativa do Atendimento Mulheres Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica/Intrafamiliar num centro de referência; 2004; 144 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Cristina Wanderley Paixão

A Relação Médico-paciente diante do Abuso Sexual Infantil; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Marcos Augusto Bastos Dias

Cesariana, epidemia desnecessária? A construção da indicação de cesariana; 2001; Dissertação - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Kleber Henrique Silva

A notificação dos maus-tratos contra criança e adolescente ao Conselho Tutelar: em busca de uma parceria; 2001; Dissertação - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Dea Márcia Barroso Cordeiro

PARIRÁS NA DOR: VERBO OU CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA? A MULHER EM PÁRTURIÇÃO E SUAS NECESSIDADES DE ASSISTENCIA: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÉDICOS E PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM; 1998; 147 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Carlos Dimas Martins Ribeiro

QUEM VALE A PENA? VALORES ÉTICOS E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS: REPRESENTAÇÕES ACERCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO AO PACIENTE RENAL CRÔNICO; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Janice Machado da Cunha

ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA : IMPASSES E DESAFIOS; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

IASMIN DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI DUARTE

ESTADO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS DE 0-5 DA FAVELA DO REGINALDO (MACEIÓ): ESTUDO ANTROPOMÉTRICO E PERCEPÇÃO MATERNA; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Antonia Angulo Tuesta

Gênero e violência no âmbito doméstico: a perspectiva dos profissionais de saúde; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Moysés Francisco Vieira Netto

ATUAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ COM ADOLESCENTES; 2017; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em saúde da criança e da mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Alexandre Ferreira do Nascimento

Gestão em Rede de Políticas de Proteção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Análise da Experiência do Comitê de Megaeventos do Rio de Janeiro no Período da Copa do Mundo de 2014; 2016; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Jose Goncalo Pais Estrela da Silveira Zuquete

Violências e Vulnerabilidades em Mulheres Identificadas como Vítimas de Tráfico para Fins Sexuais; 2015; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Roberta Duran

Cyber dating abuse entre adolescentes e jovens: uma nova modalidade de violência por parceiro íntimo; 2015; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Claudia Araujo Lima

Redes de atenção para mulheres em situação de violência sexual: Análise do caso de Campo Grande/Mato Grosso do Sul a partir das representações sociais de seus gestores; ; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - ENSP/FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Véronique Mirlesse

Diagnostic prénatal et médecine f?tale : du cadre des pratiques à l?anticipation du handicap; 2014; Tese (Doutorado em SANTÉ PUBLIQUE) - Université PARIS SUD,; Coorientador: Suely Ferreira Deslandes;

Jeanne de Souza Lima

Análise da implantação da ficha de notificação de violência doméstica, sexual e/ou outras formas de violência no município do Rio de Janeiro; 2012; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Cristina Wanderley da Paixão

Avaliação das ações de enfrentamento à violência sexual no Rio de Janeiro; 2010; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Cláudia Mamede Wiering de Barros

Proteção e vulnerabilidade à violência familiar em crianças e adolescentes com deficiências; 2010; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Maria Ottoni

Gravidez e adolescência: sentidos atribuídos pelas gestantes e pelos profisionais de saúde; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Angela Maria Hygino Rangel

A dinâmica cotidiana da negociação da ordem hospitalar entre profissionais de saúde e acompanhantes de crianças internadas; 2007; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Mirian Ribeiro Baiâo

Representações sociais sobre alimentação e práticas alimentares de gestantes e puérperas; 2007; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Marcos Augusto Bastos Dias

Humanização da Assistência ao Parto nas Maternidades Públicas da Rede Municipal; Conceitos, Lógicas e Práticas; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Olga Maria Bastos

Narrativas do Adolescer no Portador de Retardo Mental Sob a Ótica de seus Cuidadores; 2005; 191 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Maximiliano Loiola Ponte de Souza

Alcoolização e violência entre adolescentes indígenas do Alto Rio Negro; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ,; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Cristina Oliveira de Oliveira

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS: DESAFIOS E REALIDADE DO INTERAGIR PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Violência E Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

MARIA RAQUEL DE OLIVEIRA VEIGA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E RESGATE DA CIDADANIA; SOLUÇÃO OU FRUSTRAÇÃO?UM ESTUDO DA EVASÃO DO PROGRAMA RIO CRIANÇA CIDADÃ; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde e Violência) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Daiana de Oliveira Borrego

Análise dos argumentos e estratégias de ativismo digital para o enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes na internet; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Nathalia Porto de Proença França

Análise do manejo sociológico na produção científica em ciências sociais em saúde; 2017; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Igor de Oliveira Nunes

Análise do manejo metodológico na produção científica em Ciências Sociais em Saúde; 2017; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Alice Souza

Formação de ciências sociais no campo da saúde coletiva; 2016; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Taynã Moreira do Nascimento

Capacitação de Conselhos Tutelares para atuação diante dos casos de violência interpessoal; 2014; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Maísa Almeida de Lima

Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais das macro regiões brasileiras; 2013; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Silvia Cristina de Sousa Carvalho

Elaboração de metodologia para Diagnóstico e Monitoramento de Riscos em nível municipal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Andreza Telles dos Santos Ferreira

ELABORAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DE VULNERABILIDADE EM NÍVEL MUNICIPAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Ana Clara Aló Rodrigues Araújo Silva

Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais das macro regiões brasileiras; 2012; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Laisa Maia

Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais das macro regiões brasileiras; 2012; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Daniel de Souza Campos

Análise, hierarquização e teste de indicadores sobre a atuação municipal para o fortalecimento da defesa dos direitos das crianças e adolescentes nas situações de violências intrafamiliares e exploração sexual e responsabilização judicial dos autores destas violências; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em serviço social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Marcela Pinto Lemos

Seleção, atribuição de valores e teste de indicadores de avaliação do enfrentamento municipal à violência contra crianças e adolescentes; 2007; Iniciação Científica - Instituto Fernandes Figueira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Nayalla Buarque

Humanização da assistência à saúde da mulher e da criança- análise bibliográfica; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Mestrado e Doutorado Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ; Orientador: Suely Ferreira Deslandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cecilia de Souza Minayo

PREVENIR E PROTEGER: ANÁLISE DE UM SERVIÇO DE ATENÇÃO AOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA; 1993; Dissertação - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Maria Cecilia de Souza Minayo;

Maria Cecilia de Souza Minayo

VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DA EMERGÊNCIA HOSPITALAR; 2000; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Maria Cecilia de Souza Minayo;

Simone Gonçalves de Assis

Maus-tratos na infância: um desafio para os serviços de saúde; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Simone Gonçalves de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, MARTINHO BRAGA BATISTA E ; Deslandes, Suely Ferreira ; IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN . 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: aportes e perspectivas de publicação para as revistas de Saúde Coletiva. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00231219-e00231219, 2020.

  • MARQUES, EMANUELE SOUZA ; MORAES, CLAUDIA LEITE DE ; HASSELMANN, MARIA HELENA ; Deslandes, Suely Ferreira ; REICHENHEIM, MICHAEL EDUARDO . A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00074420, 2020.

  • Deslandes, Suely ; MAKSUD, IVIA . Ensino de metodologias em Ciências Sociais e Humanas nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva (2002-2016). CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00133619, 2020.

  • DESLANDES, S. F. ; COUTINHO, T. . O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da Covid-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciencia & Saude Coletiva , v. 25, p. 2479-2486, 2020.

  • RIBEIRO, D. ; RIBEIRO, F. M. L. ; DESLANDES, S. F. . Discursos sobre as demandas de saúde mental de jovens cumprindo medida de internação no Rio de Janeiro. Ciencia & Saude Coletiva , v. 24, p. 3837-3846, 2019.

  • FLACK, R. M. D. ; DESLANDES, S. F. . Abuso digital ou prova de amor? O uso de aplicativos de controle/monitoramento nos relacionamentos afetivo-sexuais. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. e00060118, 2019.

  • DESLANDES, S. F. ; MAKSUD, I. . Capitais científicos em saúde coletiva: proposta de análise inspirada nas fontes utilizadas na obra Homo academicus. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 28, p. 324-336, 2019.

  • RIBEIRO, D. ; RIBEIRO, F. M. L. ; DESLANDES, S. F. . 'Saúde mental de adolescentes internados no sistema socioeducativo: relação entre as equipes das unidades e a rede de saúde mental. Cadernos de Saude Publica , v. 34, p. e00046617, 2018.

  • DESLANDES, S. F. . Digital activism and its contribution to political decentralization. Ciencia & Saude Coletiva , v. 23, p. 3133-3136, 2018.

  • FERREIRA, TAIZA RAMOS DE SOUZA COSTA ; Deslandes, Suely Ferreira . Cyberbulling: conceituações, dinâmicas, personagens e implicações à saúde. Ciencia & Saude Coletiva , v. 23, p. 3369-3379, 2018.

  • FLACK, R. M. D. ; DESLANDES, S. F. . Abuso digital nos relacionamentos afetivo-sexuais: Uma análise bibliográfica. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. ISSN 1678-4464, 2017.

  • MATA, N. T. ; SILVEIRA, L. M. B. ; DESLANDES, S. F. . Família e Negligência: Uma Análise do Conceito de Negligência na Infância.. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 2881-2888, 2017.

  • NETTO, M. V. ; DESLANDES, S. F. . As Estratégias da Saúde da Família no enfrentamento das violências envolvendo adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 1583-1596, 2016.

  • Barros ACMW ; BASTOS, Olga Maria ; Deslandes, Suely Ferreira . A violência familiar e a criança e o adolescente com deficiências. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. Epub June 20, 2-xx, 2016.

  • ZUQUETE, G. ; SOUZA, E. R. ; Deslandes, Suely Ferreira . Enfrentamento ao tráfico sexual de mulheres na ótica dos agentes institucionais de Brasil e Portugal. Interface (Botucatu. Online) , v. 00, p. 00-00, 2016.

  • DESLANDES, S. F. ; CAVALCANTE, L. F. ; VIEIRA, L. J. E. S. ; SILVA, R. M. . Atendimento à saúde de crianças e adolescentes em situação de violência sexual em quatro capitais brasileiras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação , v. 20, p. 865-877, 2016.

  • NASCIMENTO, A. F. ; Deslandes, Suely Ferreira . A construção da agenda pública brasileira de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. Physis (UERJ. Impresso) , v. 26, p. 1171-1191, 2016.

  • GALLI, BEATRIZ ; Deslandes, Suely . Ameaças de retrocesso nas políticas de saúde sexual e reprodutiva no Brasil em tempos de epidemia de Zika. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. 00-00, 2016.

  • ZÚQUETE, JOSE GONÇALO PAIS ESTRELA DA SILVEI ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; Deslandes, Suely Ferreira . Concepções sobre o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual: um estudo com representantes institucionais no Brasil e em Portugal. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. e00075415, 2016.

  • Lima, Jeanne de Souza ; DESLANDES, S. F. . Olhar da gestão sobre a implantação da ficha de notificação da violência doméstica, sexual e/outras violências em uma metrópole do Brasil. Saúde e Sociedade (Online) , v. 24, p. 661-673, 2015.

  • DESLANDES, S. F. ; CAMPOS, D. S. . A ótica dos conselheiros tutelares sobre a ação da rede para a garantia da proteção integral a crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 20, p. 2173-2182, 2015.

  • DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; WERNERBASCH, L. . Proposição de um índice do enfrentamento governamental à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 31, p. 1709-1720, 2015.

  • IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN ; DESLANDES, S. F. ; CUVIELLO, D. ; CAMARGO, K. R. ; CARVALHO, M. ; COELI, C. M. . A avaliação da produção científica nas subáreas da Saúde Coletiva: limites do atual modelo e contribuições para o debate. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 31, p. 2137-2147, 2015.

  • VIEIRA, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; CAVALCANTI, LUDMILA FONTENELE ; Deslandes, Suely Ferreira . Capacitação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 20, p. 3407-3416, 2015.

  • Deslandes, Suely ; CAVALCANTI, LUDMILA FONTENELE ; VIEIRA, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA . Capacitação profissional para o enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes em Fortaleza, Ceará, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 31, p. 431-435, 2015.

  • DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; LUZ, E. S. . Análise de desempenho de sistema de indicadores para o enfrentamento da violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 865-874, 2014.

  • MOREIRA, G. A. R. I. ; VIEIRA, L. J. E. S. ; DESLANDES, S. F. ; PORDEUS, M. A. J. ; GAM A, I. S. ; BRILHANTE, A. V. M. . Fatores associados à notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes na atenção básica. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 4267-4276, 2014.

  • LIMA, C. A. ; DESLANDES, S. F. . Sexual violence against women in Brazil: achievements and challenges of the health sector in the 2000s. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 23, p. 787-800, 2014.

  • BARROS, A. C. M. W. ; BASTOS, Olga Maria ; DESLANDES, S. F. . A violência intrafamiliar e o adolescente que vive com HIV/AIDS por transmissão vertical: análise dos fatores de proteção e de vulnerabilidade. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 1493-1500, 2013.

  • DESLANDES, S. F. ; SILVA, A. A. M. . Revisão por pares: crise de demanda ou mudança de valores?. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 421-423, 2013.

  • BASTOS, Olga Maria ; DESLANDES, S. F. . 'Sexualidade e deficiência intelectual: narrativas de pais de adolescentes'.. Physis (UERJ. Impresso) , v. 22, p. 1031-1046, 2012.

  • LIMA, MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE ; Deslandes, Suely Ferreira ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; BARREIRA, ALICE KELLY . Assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e violência: a situação dos municípios em Pernambuco, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 33-42, 2012.

  • Deslandes, Suely Ferreira . Fórum: legitimidade, expansão e sustentabilidade das Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva. Introdução. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 2363-2366, 2012.

  • Deslandes, Suely Ferreira ; IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN . Usos teórico-metodológicos das pesquisas na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 2380-2386, 2012.

  • GOMES, Romeu ; Rebello, Lúcia Emília Figueiredo de Sousa ; Nascimento, Elaine Ferreira do ; Deslandes, Suely Ferreira ; Moreira, Martha Cristina Nunes . A atenção básica à saúde do homem sob a ótica do usuário: um estudo qualitativo em três serviços do Rio de Janeiro. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 4513-4521, 2011.

  • alves, c a ; DESLANDES, S. F. ; MITRE, Rosa de Araujo . A gestão do processo de trabalho da enfermagem. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 15, p. 351-361, 2011.

  • DESLANDES, S. F. ; Mendes, CH ; Lima, J ; CAMPOS, D. S. . Indicadores das Ações Municipais para a Notificação e o Registro de Casos de Violência Intrafamiliar e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 1633-1645, 2011.

  • PAIXÃO, Ana Cristina W ; DESLANDES, S. F. . Abuso sexual infanto juvenil: ações municipais da Saúde para a garantia do atendimento. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 4189-4198, 2011.

  • Lima, Jeanne de Souza ; Deslandes, Suely Ferreira . A notificação compulsória do abuso sexual contra crianças e adolescentes: uma comparação entre os dispositivos americanos e brasileiros. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 15, p. 819-832, 2011.

  • SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de ; DESLANDES, S. F. ; PEREIRA, M. L. G. . Histórias-míticas e construção da pessoa: ambiguidade dos corpos e juventude indígena em um contexto de transformações. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 4001-4010, 2011.

  • LAMY, Z. C. ; MORSCH, D. S. ; DESLANDES, S. F. ; Fernandes RT ; Rocha LJLF ; Lamy Filho F ; Gomes MA ; Silva, Antônio Augusto Moura da ; Moreira, MEL ; MOREIRA, M. E. L. . Construção do papel materno a partir da vivencia de internação em UTI neonatal em dois modelos assistenciais. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 12, p. 14-21, 2011.

  • Baião, Mirian Ribeiro ; Deslandes, Suely Ferreira . Práticas alimentares na gravidez: um estudo com gestantes e puérperas de um complexo de favelas do Rio de Janeiro (RJ, Brasil). Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 3199-3206, 2010.

  • DESLANDES, S. F. ; Lima, Maria Luiza C ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; BARREIRA, A. K. ; CABRA, A. P. S. . Analysis of prehospital care for victims of accident and violence in Recife, Brazil. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa) , v. 12, p. 27-37, 2010.

  • PAIXÃO, Ana Cristina Wanderley da ; Deslandes, Suely Ferreira . Análise das políticas públicas de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. São Paulo Medical Journal (Impresso) , v. 19, p. 114-126, 2010.

  • SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de ; Deslandes, Suely Ferreira ; Garnelo, Luiza . Modos de vida e modos de beber de jovens indígenas em um contexto de transformações. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 15, p. 709-716, 2010.

  • Souza, Kátia Maria Oliveira de ; Deslandes, Suely Ferreira . Assistência humanizada em UTI neonatal: os sentidos e as limitações identificadas pelos profissionais de saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 471-480, 2010.

  • Darmont, Mariana de Queiroz Rocha ; Martins, Helena Santos ; Calvet, Guilherme Amaral ; DESLANDES, S. F. ; Menezes, Jacqueline Anita de . Adesão ao pré-natal de mulheres HIV+ que não fizeram profilaxia da transmissão vertical: um estudo sócio-comportamental e de acesso ao sistema de saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 1788-1796, 2010.

  • Mesquita, Ana Maria Otoni ; DESLANDES, S. F. . A construção dos prontuários como expressão da prática dos profissionais de saúde. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 19, p. 664-673, 2010.

  • Deslandes, Suely Ferreira ; SOUZA, Edinilsa Ramos de . Atendimento pré-hospitalar ao idoso vítima de violência em cinco capitais brasileiras. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 2775-2786, 2010.

  • DESLANDES, S. F. ; Mendes, CH ; CAMPOS, D. S. ; Lima, J . Use of the Nominal Group Technique and the Delphi Method to draw up evaluation indicators for strategies to deal with violence against children and adolescents in Brazil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 10, p. s29-s37, 2010.

  • BASTOS, Olga Maria ; DESLANDES, S. F. . Adolescer com deficiência mental: a ótica dos pais. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. 79-87, 2009.

  • DESLANDES, S. F. ; MITRE, Rosa de Araujo . Processo comunicativo e humanização em saúde. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 13, p. 641-650, 2009.

  • alves, c a ; DESLANDES, S. F. ; MITRE, Rosa de Araujo . Desafios da humanização no contexto do cuidado de enfermagem pediátrica de média e alta complexidade. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 13, p. 581-594, 2009.

  • DESLANDES, S. F. ; MINAYO, M. C. S. . Análise da implantação da rede de atenção ás vítimas de acidentes e violências segundo diretrizes da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade sobre Violência e Saúde. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. 1641-1649, 2009.

  • DESLANDES, S. F. ; Lima, Maria Luiza C ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; LIMA, M. L. L. T. E. ; BARREIRA, A. K. . Análise dianóstica dos Seviços de reabilitação que assistem vítmas de acidentes e violência em Recife.. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. 795-802, 2009.

  • MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. . Análise da implantação do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel em cinco capitais brasileiras.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 1877-1886, 2008.

  • LOURENÇO, Marcia Aguiar ; DESLANDES, S. F. . Experiência do cuidado materno e amamentação sob a ótica de mulheres vítimas de violência conjugal. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 42, p. 615-621, 2008.

  • BAIÃO, Miriam Ribeiro ; DESLANDES, S. F. . Gravidez e comportamento alimentar em gestantes de uma comunidade urbana de baixa renda no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 2633-2642, 2008.

  • DESLANDES, S. F. ; MINAYO, Maria Cecilia de Souza . Atendimento de emergência às vítimas de acidentes e violências no Brasil.. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 24, p. 430-440, 2008.

  • DESLANDES, S. F. ; LEMOS, M. P. . Construção Participativa de Descritores para Avaliação dos Núcleos de Prevenção de Acidentes e Violência. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 24, p. 441-448, 2008.

  • Barros ACMW ; BASTOS, O. M. ; DESLANDES, S. F. ; PONE, M. V. S. . A violência intrafamiliar e o adolescente que vive com HIV/Aids:identificação dos fatores de vulnerabilidade. Revista de Pediatria SOPERJ , v. 59, p. 84-84, 2008.

  • BASTOS, O. ; DESLANDES, S. F. . A experiência de ter um filho com deficiência mental: narrativas de mães. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 2141-2150, 2008.

  • BAIÃO, Miriam Ribeiro ; DESLANDES, S. F. . Alimentação na gestação e puerpério.. Revista de Nutrição , Campinas, v. 19, n.2, p. 245-253, 2006.

  • DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; MINAYO, M. C. S. ; Costa, CRS ; Krempel, Marcia ; Lima, Maria Luiza C ; Cavalcanti, Maria de Lourdes . Diagnostic characterization of services providing care to victms of accidents and violence in five Brazilian state capitals. Ciência & Saúde Coletiva , v. 11, p. 385-396, 2006.

  • DIAS, Marcos Augusto Bastos ; DESLANDES, S. F. . Expectativas sobre a assistência ao parto de mulheres usuárias de uma maternidade pública do Rio de Janeiro, Brasil: os desafios de uma política pública de humanização da assistência. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 22, p. 2647-2655, 2006.

  • BASTOS, Olga Maria ; DESLANDES, S. F. . Sexualidade e o adolescente com deficiência mental. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 10, n.2, p. 389-397, 2005.

  • DESLANDES, S. F. ; AYRES, José Ricardo Carvalho M . Editorial- Humanização e cuidado em saúde. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 510-511, 2005.

  • DESLANDES, S. F. . A ótica dos gestores sobre a humanização da assistência nas maternidades municipais do Rio de Janeiro. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 615-626, 2005.

  • LAMEGO, Denyse T. C. ; DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth L. . Desafios para a humanização do cuidado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neontal Cirúrgica. Ciência & Saúde Coletiva , Rio deJaneiro, v. 10, n.3, p. 669-676, 2005.

  • GOMES, Romeu ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, Kathie ; MALAQUIAS, Juaci Ferreira . Informações e valores de jovens sobre Aids: avaliação de escolares em três cidades brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 10, n.2, p. 381-388, 2005.

  • DESLANDES, S. F. . O projeto ético-político da humanização: conceitos, métodos e identidade. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , Rio de Janeiro, v. 9, n.17, p. 401-403, 2005.

  • PAIXÃO, Ana Cristina Wanderley da ; DESLANDES, S. F. . A relação médico-paciente diante do abuso sexual infantil. Femina (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstétrícia) , Rio de Janeiro, v. 33, n.10, p. 737-743, 2005.

  • DIAS, Marcos Augusto Bastos ; DESLANDES, S. F. . Cesarianas: percepções de risco e sua indicação pelo obstetra em uma maternidade pública do município do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, n.1, p. 109-116, 2004.

  • DESLANDES, S. F. . Análise do discurso oifical sobre a humanização da assistência hospitalar. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p. 7-14, 2004.

  • DESLANDES, S. F. . A humanização e a construção política do lugar de sujeito no processo comunicacional. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p. 25-29, 2004.

  • MINAYO, Maria Cecília de Souza ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de . Possibilidades e dificuldades nas relações entre ciencias sociais e epidemiologia. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 97-108, 2003.

  • JUNQUEIRA, M. F. F. ; DESLANDES, S. F. . Resiliência e maus-tratos contra à criança. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p. 227-235, 2003.

  • DESLANDES, S. F. ; MENDONÇA, Eduardo Alves ; CAIAFFA, Waleska Teixeira ; DONEDA, D. . As concepções de risco e de prevenção segundo a ótica dos usuários de drogas injetáveis. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 141-152, 2002.

  • GOMES, Romeu ; DESLANDES, S. F. ; VEIGA, M. M. ; BHERING, C. ; SANTOS, J. F. C. . Por que as crianças são maltratadas? Explicação para a prática de maus-tratos infantis na literatura. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 18, n.3, p. 707-714, 2002.

  • DESLANDES, S. F. . Debate on the paper by Naomar de Almeida Filho. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, n.4, p. 779-781, 2001.

  • DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de . La Construcción Social del registro de Morbilidad Hospitalaria por Violencia. Cuadernos Medico Sociales , Rosario - Argentina, v. 80, p. 107-118, 2001.

  • DESLANDES, S. F. ; GOMES, R. ; SILVA, C. M. F. P. . Caracterização dos casos de violência doméstica contra mulheres atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 16, n.1, p. 129-138, 2000.

  • DESLANDES, S. F. ; SILVA, C. M. F. P. . Análise da morbidade hospitalar por acidentes de trânsito. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 34, n.4, p. 367-372, 2000.

  • DESLANDES, S. F. ; FILGUEIRAS, S. L. . Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção às DST/Aids. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 15, n.2, p. 121-132, 1999.

  • DESLANDES, S. F. . O atendimento às vítimas de violência na emergência: prevenção numa hora dessas?. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 81-94, 1999.

  • SOUZA, E. R. ; DESLANDES, S. F. ; FORTUNA, F. F. P. ; SILVA, C. M. F. P. . La morbilidad hospitalaria por violencia contra los ancianos. Cuadernos Medico Sociales , Rosario - Argentina, v. 76, n.noviembre, p. 83-92, 1999.

  • GOMES, R. ; DESLANDES, S. F. ; SILVA, C. M. F. P. . Avaliação da assistência ambulatorial a portadores de hiv/aids no Rio de janeiro, segundo a visão de seus usuários. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de janeiro, v. 15, n.4, p. 109-118, 1999.

  • MINAYO, M. C. S. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; CRUZ NETO, O. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, Kathie ; SILVA, C. M. F. P. . Avaliação dos Centros de Testagem Anônima. Experiência metodológica de traingulação.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 15, n.2, p. 355-369, 1999.

  • MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. . A complexidade das relações entre drogas, álcool e violência. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p. 35-42, 1998.

  • DESLANDES, S. F. ; UGÁ, M. A. ; SILVA, C. M. F. P. . O custo do atendimento emergencial às vítimas de violências em dois hospitais do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de janeiro, v. 14, n.2, p. 287-300, 1998.

  • DESLANDES, S. F. . Debate on the paper by Christhoper Peterson. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de janeiro, v. 14, p. 685-687, 1998.

  • DESLANDES, S. F. . Concepções em pesquisa social: articulações com o campo da avaliação em serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 13, n.1, p. 103-108, 1997.

  • DESLANDES, S. F. . Atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica: análise de um serviço. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de janeiro, v. 10, n.1, p. 177-187, 1994.

  • MACHADO, C. C. ; LIMA, L. ; DESLANDES, S. F. . Prevenção primária dos maus tratos na infância: um desafio para o pré-natal. Jornal Brasileiro de Ginecologia , v. 104, n.1-2, p. 11-15, 1994.

  • GOMES, Romeu ; DESLANDES, S. F. . Interdisciplinaridade em Saúde Pública: um campo em construção. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , RIBEIRÃO PRETO, v. 2, n.2, p. 103-114, 1994.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DESLANDES, S. F. . Políticas Públicas para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes decorrente da atividade de turismo em Sergipe. 2018.

DESLANDES, S. F. . SCIELO. 2017.

Mendes, CH ; DESLANDES, S. F. . Pesquisa Avaliativa da Implantação da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis. 2012.

DESLANDES, S. F. ; GARNELO, L. . Assessoria em gestão das redes de pesquisa PRONEX-Amazonas. 2011.

DESLANDES, S. F. . Mestría en Epidemiologia, gestión y Políticas de Salud. 2005.

DESLANDES, S. F. ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; NJAINE, Kathie ; GOMES, Romeu ; NISKIER, Rachel ; FERREIRA, A. L. ; L NETO, A. A. . Comitê assessor da Sociedade Brasileira de Pediatria para a elaboração da campanha nacional de prevenção à violência. 2000.

DESLANDES, S. F. . Plano Nacional de Avaliação em dst/aids. 1999.

ASSIS, S. G. ; DESLANDES, S. F. . Traçando caminhos numa sociedade violenta. A vida de jovens infratores e seus irmãos não infratores. 1999.

DESLANDES, S. F. ; FILGUEIRAS, S. . ACONSELHAMENTO: UM DESAFIO PARA PRÁTICA INTEGRAL EM SAÚDE. 1999.

DESLANDES, S. F. ; FILGUEIRAS, S. . Aconselhamento: Um desafio para prática integral em Saúde-Assessoria. 1999.

DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; GRANGEIRO, A. ; BRANT, R. . Avaliação dos serviços de atendimento especializado a portadores de hiv/aids. 1998.

DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; GRANGEIRO, A. ; BRANT, R. . Avaliação da logística e distribuição dos preservativos sob gestão da CN-DST/AIDS. 1998.

DESLANDES, S. F. . Criança, jovem e violência - o que estamos fazendo?. 1998.

DESLANDES, S. F. ; CAIAFFA, W. ; DONNEDA, D. . Oficina de avaliação na área de drogas e aids. 1997.

DESLANDES, S. F. ; CAIAFFA, W. ; DONNEDA, D. . Oficina de avaliação na área de drogas e aids- Consultoria. 1997.

ASSIS, S. G. ; MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, K. . Crescer sem violência: um desafio para educadores. 1994.

DESLANDES, S. F. . 8 Congresso de Saúde Pública Brasileira - 11 Congresso Mundial de Saúde ública. 2006.

DESLANDES, S. F. . Revista Ciência e Saúde Coeltiva. 2005.

DESLANDES, S. F. . Cadernos de Saúde Pública. 2003.

DESLANDES, S. F. . VII Congresso Brasileiro de Saúde Pública. 2003.

DESLANDES, S. F. ; ASSIS, S. G. ; GOMES, Romeu ; NJAINE, Kathie ; CONSTANTINO, P. ; BRAGA, L. ; PESCEE, R. ; SANCHEZ, R. N. ; CABRAL, C. . Famílias: parceiras ou usuárias eventuais? Análise de serviçoos de atenção a famílias com dinâmica de violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2003.

DESLANDES, S. F. . Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS -2003. 2003.

DESLANDES, S. F. . Cadernos de Saúde Pública. 2002.

DESLANDES, S. F. ; MINAYO, Maria Cecília de Souza ; ASSIS, S. G. ; SILVA, K. H. . Notificação de maus-Tratos Contra Crianças e adolescentes pelos Profissionais de Saúde - Um Passo a mais na Cidadania em Saúde. 2002.

DESLANDES, S. F. . Ciência e Saúde Coletiva. 2002.

DESLANDES, S. F. . Núcleo de Apoio aos Profissionais que atendem Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos - NAP - do Instituto Fernandes Figueira. 2001.

DESLANDES, S. F. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Fernandes Figueira. 2001.

DESLANDES, S. F. . Núcleo de Apoio aos Profissionais que atendem Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos - NAP - do Instituto Fernandes Figueira. 2001.

DESLANDES, S. F. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Fernandes Figueira. 2001.

DESLANDES, S. F. . Emissão de pareceres sobre a eticidade de pesquisas envolvendo seres humanos. 2000.

DESLANDES, S. F. . Cadernos de Saúde Pública. 2000.

DESLANDES, S. F. . Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2000.

DESLANDES, S. F. . VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000.

DESLANDES, S. F. . Comitê de Ética - IFF -Emissão de pareceres sobre a eticidade de pesquisas envolvendo seres humanos. 2000.

DESLANDES, S. F. . Emissão de pareceres ad hoc para os Cadernos de Saúde Pública. 2000.

DESLANDES, S. F. . Revista Ciência e Saúde Coletiva- Emissão de pareceres ad hoc. 2000.

DESLANDES, S. F. . VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva-Emissão de pareceres. 2000.

DESLANDES, S. F. ; RAMOS, S. ; MONTEIRO, Simone ; CORNELIUS, R. . Comissão para julgamento de projetos de ongs apresentdos em concorrência pública à Coordenação Estadual de DST/Aids do Rio de Janeiro. 2000.

DESLANDES, S. F. . Emissão de pareceres para o comitê de Ética do IFF/FIOCRUZ. 1999.

DESLANDES, S. F. . Revista Ciência e Saúde Coletiva. 1999.

DESLANDES, S. F. . Cadernos de Saúde Públiaca. 1999.

DESLANDES, S. F. . Emissão de vários pareceres para o Comitê de ética do IFF/FIOCRUZ. 1998.

DESLANDES, S. F. . Emissão de vários pareceres para o Comitê de Ética do IFF/FIOCRUZ. 1997.

DESLANDES, S. F. . O papel das redes sociais durante a pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DESLANDES, S. F. . Qual o papel das redes sociais e da internet na pandemia ?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DESLANDES, S. F. . Legado da copa para o enfrentamento da exploração sexual. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DESLANDES, S. F. ; QUINTAL, J. . Programa A cara do Rio. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DESLANDES, S. F. . ?Análisis cualitativo de textos científicos?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . ?Biografías, trayectorias e historias de vida?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . Introdução à análise de discurso. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. ; ASSIS, S. G. . Triangulação de métodos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, Corina Helena Figueira . GUIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS MUNICÍPAIS NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS FAMILIAR E SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Orientações para gestores e operadores do SGDCA de cidade de pequeno porte poulacional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de orientação para gestores e profissionais de saúde).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; NASCIMENTO, A. F. ; CAMPOS, D. S. ; ALBERNAZ, L. ; WERNERBASCH, L. . Indice do enfrentamento da violência sexual e Indice do enfrentamento da exploração sexual. 2014. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; VIEIRA, L. J. E. S. ; SILVA, R. M. ; ALBERNAZ, L. . Teste de indicadores de município de pequeno porte em Eusébio , Ceará. 2014. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; ROCHA, C. ; CAMPOS, D. S. ; ALBERNAZ, L. ; WERNERBASCH, L. . Processo de construção de indicadores de avaliação do enfrentamento das violências intrafamiliar e sexual pela gestão de municípios de pequeno porte populacional. 2013. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CHF ; LOPES, M. J. M. ; SOARES, J. S. ; LEAL, S. M. C. ; COSTA, M. C. ; PAZ, P. O. ; BUENO, A. L. ; LACERDA, M. L. ; SANTOS, V. F. . Porto Alegre. Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras. 2013. (Relatório de pesquisa).

Deslandes, Suely Ferreira ; CAVALCANTE, L. F. ; Vieira, LJE ; SILVA, R. M. ; Mendes, CHF ; PEREIRA, A. S. ; MOREIRA, D. P. ; FREITAS, K. M. ; LIRA, S. V. G. ; Garcia, J ; Morgado, R . Fortaleza. Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras.. 2013. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Garcia, J ; Morgado, R ; NOGUEIRA, M. S. M. ; DANTAS, J. ; AQUINO, A. P. ; Mendes, CHF ; CAVALCANTE, L. F. ; LUZ, E. S. . Campo Grande. Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras.. 2013. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CH ; Morgado, R ; Garcia, J ; CAVALCANTE, L. F. ; LUZ, E. S. ; CAMPOS, D. S. . Belém.Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras.. 2013. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ASSIS, S. G. ; DESLANDES, S. F. ; CONSTANTINO, P. ; GOMES, R. . CURSO Leituras em Violência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. ; SANTOS, R. . Oficina de artigos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . Metodologias qualitativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Deslandes, Suely Ferreira . Vídeo: Conversando sobre o projeto de intervenção. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

DESLANDES, S. F. . Metodologias qualitativas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, E. R. ; MINAYO, M. C. S. ; GOMES, R. ; ASSIS, S. G. ; DESLANDES, S. F. . CURSO Leituras em Violência. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, Corina Helena Figueira . Quem avalia, atua melhor.Guia para análise avaliativa dos municípios no enfrentamento da violência. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de orientação para gestores e profissionais de saúde).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, Corina Helena Figueira ; Campos, Daniel de Souza ; Lima, Jeanne de Souza . Teste de indicadores de avaliação do enfrentamento municipalà violência contra crianças e adolescentes. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de orientação para gestores e profissionais de saúde).

DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes . Vértice do Impensável: imagens da síndrome de down. 2011. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, Corina Helena Figueira ; Campos, Daniel de Souza ; Lima, Jeanne de Souza ; Possas, T . Capacitação da rede municipal de São Gonçalo para a construção de diagnósticodo enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. 2011. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; Mendes, Corina Helena Figueira ; Campos, Daniel de Souza ; Lima, Jeanne de Souza ; Carvalho, SCS ; Ferreira, ATS ; Zamberlan, F ; Marceli, A . Capacitação da rede municipal de Belford Roxo para a construção de diagnóstico do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. 2011. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; SOUZA, E. R. ; NASCIMENTO, Elaine Ferreira Do ; Monteiro, IL ; Garcia, J ; Silva, NS ; Iannelli, A ; Fonseca, T . CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE RISCO E VULNERABILIDADE PARA NÍVEL MUNICIPAL. 2011. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Metodologias qualitativas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, A. L. ; Avanci, JQ ; pfeiffer, luci ; carvalho, luiz do nascimento ; meneguel, stela ; Deslandes, Suely Ferreira . Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em sitação de violências. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de orientação para gestores e profissionais de saúde).

DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth L. . Família Contemporânea e Saúde. 2010. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. . Metodologias qualitativas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . VII Curso Violência Contra a Criança e o Adolescente: A Abordagem do IFF - Os Diferentes Tipos de Maus Tratos. 2008. .

DESLANDES, S. F. ; Mendes, CH ; RAFAELA, M. ; OLIVEIRA, P. T. ; LEMOS, M. P. . INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS GRANDES CENTROS URBANOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2008. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . VII Curso Violência Contra a Criança e o Adolescente : A Abordagem do IFF. 2007. .

DESLANDES, S. F. . Construção de Indicadores para Avaliação do Enfrentamento à Violência Intra-Familiar e exploração Sexual. 2007. .

DESLANDES, S. F. . II Curso de Atualização em Prevenção da Violência em Sáude. 2007. .

MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ASSIS, S. G. ; Carmo, CN ; Souza, VR ; Oliveira, AF ; Cavalcanti, Maria de Lourdes ; Sampaio, CRB ; Lima, MLC ; Leal, MLP ; Krempel, C . Acidentes e Violências na Pauta Política do Setor Saúde: Análiise Diiagnóstiica de Instiituciionaliização. 2007. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Curso de Aperfeiçoamento em Serviço. 2006. .

DESLANDES, S. F. ; SOUZA, E. R. ; CARVALHO, C. . Diagnóstico situacional da violência. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para EAD).

DESLANDES, S. F. ; MINAYO, M. C. S. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; CARVALHO, C. . Avaliação de ações e programas de enfrentamento à violência. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de EAD).

DESLANDES, S. F. ; MINAYO, M. C. S. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; CARVALHO, C. . Avaliação de ações e programas de enfrentamento à violência. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de EAD).

DESLANDES, S. F. ; FILGUEIRAS, S. L. ; ASSIS, S. G. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; CONSTANTINO, Patrícia ; NJAINE, K. ; COSTA, C.D . Perfil da Prevenção em DST/Aids da Rede Municipal de Saúde de Niterói / RJ. 2006. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Curso de Atualizção em Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. ; RIBEIRO, Carolina . Facilitating Training of Trainers on Medical Writing Workshop, Maputo 24-28 October 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes . Bioética e Saúde. 2005. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. ; LAMEGO, Denyse ; PAIXÃO, Ana Cristina W da ; DIAS, Marcos Augusto Bastos ; JUNQUEIRA, M. F. . Estudos sobre a Humanização do Atendimento à Criança e à Mulher. 2005. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes . Labirinto de Espelhos. Formação da auto-estima na infância e na adolescência.. 2004. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. . II Oficina de Trabalho sobre Publcação de Artigos Científos de Autoria de Mestrados e Doutores da escola nacional de Saúde Pública. 2003. .

DESLANDES, S. F. . Atualização em Etnométodos. 2003. .

DESLANDES, S. F. . Leitura em violência e Saúde. 2003. .

DESLANDES, S. F. . I Oficina de Trabalhos sobre Publicações de Artigos Científicos. 2003. .

DESLANDES, S. F. . Violência em Saúde. 2003. .

DESLANDES, S. F. . Violência Contra Criança e Adolescente. 2003. .

DESLANDES, S. F. ; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes . Quando a vida começa diferente. O bebê e sua famíliana UTI neonatal.. 2003. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. ; ASSIS, S. G. . Famílias: parceiras ou usuárias eventuais?: análise de serviços de atenção a famílias com dinâmica de violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2003. (Relatório de pesquisa).

ASSIS, S. G. ; SOUZA, E. R. ; MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; GOMES, R. ; NJAINE, K. ; CONSTANTINO, P. ; MALAQUIAS, J. V. ; VEIGA, João Paulo Costa da ; SANTOS, Nilton César dos ; JUNQUEIRA, M. F. . Avaliação do processo de implantação e dos resultados do Programa Cuidar - 4ª fase. 2003. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Introdução à Metodologioa Científica - Disciplina Saúde e Sociedade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . Introdução ao Método Científico - Disciplina: Saúde e Sociedade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . As Células, O Genoma e Você Professor. 2002. .

DESLANDES, S. F. . Os Diferentes tipos de Maus - Tratos. 2002. .

DESLANDES, S. F. . Curso de leitura em violência e saúde. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . Caminhos do Pensamento. Epistemologia e Método. Coleção Criança Mulher e Saúde. 2002. (Editoração/Livro).

DESLANDES, S. F. ; NJAINE, Kathie ; CONSTANTINO, Patrícia . Análise da Cartilha Lição de Vida. A Visão do Policial Militar. 2002. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, E. R. ; ASSIS, S. G. ; MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, Kathie ; GOMES, Romeu ; SILVA, C. M. F. P. ; FONTOURA, Helena Amaral da ; CONSTANTINO, P. ; CASTRO, Maria Regina B ; MALAQUIAS, J. V. ; VEIGA, João Paulo Costa da ; SANTOS, N. C. . Avaliação do processo de implantação e dos resultados do Programa Cuidar - 3ª fase. 2002. (Relatório de pesquisa).

ASSIS, S. G. ; SOUZA, E. R. ; MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, K. ; GOMES, R. ; FONTOURA, Helena Amaral da ; CONSTANTINO, P. ; SANTOS, Neuci C. ; CASTRO, Maria Regina B ; PESCE, Renata P ; XIMENES, Liana F . Avaliação do processo de implantação do Programa Cuidar na Rede Salesiana - Inspetoria São João Bosco/BH. 2002. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Curso de Hospitalização: Aspectos Atuais do Problema. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DESLANDES, S. F. . I Oficina de Trabalhos sobre Publicação de Artigos Científicos de Autoria de Mestrado e Doutorados da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. 2001. .

DESLANDES, S. F. . Violência Sexual e Violência com a mulher. 2001. .

DESLANDES, S. F. . Representações Sociais. 2001. .

DESLANDES, S. F. . Seminários Avançados do Doutorado. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DESLANDES, S. F. . Aspectos Teóricos - Conceituais da Violência. 2001. .

SOUZA, E. R. ; ASSIS, S. G. ; MINAYO, M. C. S. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, K. ; GOMES, R. ; CASTRO, Maria Regina B ; MALAQUIAS, J. V. ; VEIGA, João Paulo C da ; SANTOS, N. C. . Avaliação do processo de implantação e dos resultados do Programa Cuidar - 2ª fase. 2001. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . Maus tratos contra crianças e adolescentes - construindo estratégias para o atendimento no IFF. 2001. (Mesa Redonda).

DESLANDES, S. F. . Maus tratos contra crianças e adolescentes - construindo estratégias para o atendimento no IFF. 2001. (Mesa Redonda).

DESLANDES, S. F. . Curso de capacitação para profissionais de saúde sobre violência contra criança e adolescente. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, A. L. ; L NETO, A. A. ; SILVANY, C. M. S. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; NJAINE, Kathie ; SILVA, K. H. ; BASTOS, O. ; NISKIER, Rachel ; ASSIS, S. G. ; DESLANDES, S. F. . Guia de Atuação frente a maus tratos na infância e na adolescência. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de orientação para pediatras).

DESLANDES, S. F. . Cadernos de Saúde Pública. 2000. (Editoração/Periódico).

DESLANDES, S. F. ; GOMES, Romeu ; NJAINE, Kathie ; SILVA, C. M. F. P. . Análise Bibliográfica da produção brasileira sobre violência no campo da Saúde. 2000. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ASSIS, S. G. ; MINAYO, Maria Cecília de Souza ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, Kathie ; SILVA, C. M. F. P. ; CASTRO, M. R. B. ; FRAGA, P. C. P. ; MALAQUIAS, J. V. ; VEIGA, João Paulo Costa da ; SANTOS, N. C. ; SILVA, K. H. ; MAIAS NETO, R. C. ; ALDÉ, L. . Avaliação do processo de implantação e dos resultados do Programa Cuidar - 1ª fase. 2000. (Relatório de pesquisa).

MINAYO, Maria Cecília de Souza ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; CAVALCANTE, F. G. ; NJAINE, Kathie ; ASSIS, S. G. ; DESLANDES, S. F. . Avaliação do Convênio Pró-Adolescente, ações sócio-educativas. 2000. (Relatório de pesquisa).

MINAYO, M. C. S. ; FRAGA, P. C. P. ; ASSIS, S. G. ; SOUZA, E. R. ; DESLANDES, S. F. ; NJAINE, K. ; SILVA, C. M. F. P. ; SILVA, K. H. ; CABRAL, G. M. . Políticas sociais para jovens no Rio de Janeiro: cadastro e análise de casos. 1999. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . METODOLOGIA DA PESQUISA II. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DESLANDES, S. F. . Introdução à análise social em saúde. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MINAYO, Maria Cecília de Souza ; DESLANDES, S. F. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; SILVA, C. M. F. P. ; NJAINE, Kathie ; GOMES, Romeu . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE REDUÇÃO DE DANOS. 1998. (Relatório de pesquisa).

CAIAFFA, W. ; DESLANDES, S. F. ; PROIETTI, A. B. C. ; JUNGE, B. ; MENDONÇA, Eduardo Alves ; PROIEITTI, F. A. ; GUIMARÃES, M. D. ; MINGOTTI, S. A. . PROJETO AJUDE- BRASIL. 1998. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . METODOLOGIA QUALITATIVA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DESLANDES, S. F. ; FILGUEIRAS, S. ; BRANT, R. . ACONSELHAMENTO UM DESAFIO PARA A PRÁTICA EM SAÚDE. 1997. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. ; MINAYO, Maria Cecília de Souza . O CUSTO SOCIAL E OPREÇO HUMANO DA VIOLÊNCIA. 1996. (Relatório de pesquisa).

MINAYO, Maria Cecícilia de Souza ; ASSIS, Simone Gonçalves de ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; DESLANDES, S. F. ; SILVA, C. M. F. P. ; NJAINE, Kathie . AVALIAÇÃO DOS CENTROS DE ORIENTAÇÂO E APOIO SOROLÓGICO/ COAS DA REGIÂO NORDESTE. 1996. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . MÉTODO CIENTÍFICO.- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DESLANDES, S. F. . PREVENIR E PROTEGER ANÁLISE DE UM MODELO DE SERVIÇOS PARA ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS VÍTIMAS DE MAUS-TRATOS. 1994. (Relatório de pesquisa).

MINAYO, M. C. S. ; CRUZ NETO, O. ; DESLANDES, S. F. ; ASSIS, S. G. ; SOUZA, E. R. ; LEAL, E.P.L. . Estudo multidisciplinar sobre as atuais condições de atendimento a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro em situações especialmente difíceis - 2ª etapa. 1994. (Relatório de pesquisa).

DESLANDES, S. F. . INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - MÉTODOS QUALITATIVOS. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MINAYO, M. C. S. ; CRUZ NETO, O. ; ASSIS, S. G. ; SOUZA, E. R. ; GOMES, R. ; DESLANDES, S. F. ; NOGUEIRA, M.I. ; PEREIRA, Marcelo da C ; MOLINARO, A.L.S. ; GÓES, J.F. ; PENICHE, T.C.C. . Estudo multidisciplinar sobre as atuais condições de atendimento a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro em situações especialmente difíceis. 1993. (Relatório de pesquisa).

MINAYO, Maria Cecília de Souza ; ASSIS, S. G. ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; CRUZ NETO, O. ; DESLANDES, S. F. ; GOMES, Romeu . PERFIL NACIONAL DOS MENINOS E MENINAS DE RUA. 1992. (Relatório de pesquisa).

MITRE, Rosa de Araujo ; DESLANDES, S. F. ; BONNAN, Claudia ; BOMFIM, Olga . Comite de Humanização. 2005 (Comitê assessor) .

DESLANDES, S. F. ; NISKIER, Rachel ; BASTOS, Olga Maria ; PAIXÃO, Ana Cristina W da . Núcleo de Apoio ao profissional que Atende aos Maus-tratos na infância. 2005 (Comitê assessor) .

DESLANDES, S. F. . Núcleo de Apoio ao profissional que atende aos maus-tratos NAP. 2004 (Comitê assessor) .

NISKIER, Rachel ; BASTOS, O. ; DESLANDES, S. F. ; GOMES, Romeu . Núcleo de apoio ao profissional que atende maus tratos. 2003 (Comitê assessor) .

NISKIER, Rachel ; BASTOS, O. ; DESLANDES, S. F. ; GOMES, Romeu . Núcleo de apoio ao profissional que atende maus tratos. 2000 (Comitê assessor) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Internet: espaço de disseminação e de enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes., Descrição: A sociabilidade contemporânea foi radicalmente transformada a partir da internet, isto é, pela mediação por tecnologias de informação e de comunicação. As fronteiras online e do ?mundo real? já não são claras e a socialidade digital tem grande influência na organização do cotidiano, comportamentos e práticas sociais. O uso das redes sociais digitais e suas plataformas de interação são amplamente disseminadas entre a população brasileira, especialmente entre crianças e jovens. Nesse contexto a violência se apresenta de forma significativa na sociabilidade virtual, podendo ser veiculada de forma anônima, sem fronteiras ou barreiras geográficas e muitas vezes sem possibilidade de identificar e responsabilizar seus autores. Verificam-se inúmeras formas de violências simbólicas praticadas nos espaços online, assim como práticas violentas perpetradas presencialmente a partir do incentivo e apologia veiculados pela internet. As consequências e danos à cidadania e à saúde física e mental de crianças e adolescentes que sofrem violências na internet são reais, duradouras e ultrapassam as fronteiras da tela. Contudo, a internet é também espaço de defesa de direitos e ativismo contra a violência e violação de direitos de crianças e adolescentes. Tanto organizações transnacionais, organizações governamentais e da sociedade civil usam as redes sociais para sensibilização, mobilização, advocacy e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como se dedicam à denúncia e à prevenção de violências e violações. O objetivo de nosso estudo é analisar como se configuram os argumentos discursivos disseminadas na internet, visando obter a adesão a práticas de violências contra crianças e adolescentes a serem perpetradas por pais ou responsáveis (educação através de castigos físicos e suspensão de seus direitos), autoperpetradas (?desafios? e/ou games com ?desafios?) ou entre pares (violência digital no namoro). Buscaremos também analisar as experiências de ciberativismo que visam ao enfrentamento dessas formas de violências. Propomos ainda a produção de três vídeos, voltados para prevenção e debate sobre tais formas de violências a serem disseminados na internet. Trata-se de um estudo qualitativo em ambiência digital. A perspectiva de triangulação de métodos e técnicas orienta a metodologia. Adotaremos como métodos centrais para o exame dos conteúdos, argumentos e estratégias discursivas de promoção da violência online e das formas de ativismo para seu enfrentamento a Análise de Discurso Crítico (ADC) preconizada por Norman Fairclough (2001), complementada pela Análise de Argumentos proposta por Toulmin (2006).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / ludmila fontenelle cavalcante - Integrante / Roberta Matassoli Duran Flack - Integrante / Taiza Ramos Ferreira - Integrante / TIAGO COUTINHO - Integrante / DAIANA BORREGO - Integrante / THAIS MIRANDA - Integrante / RICK ASSIS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2018 - Atual

    Conformação do capital científico e a construção do habitus em Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Descrição: A Saúde Coletiva é um campo de saberes, práticas e de produção científica que carrega uma trajetória histórica caracterizada por embates teóricos, ideológicos, epistêmicos. Estrutura-se em três subcampos:a Ciências Sociais e Humanas; a Epidemiologia; e Política, Planejamento e Gestão. É reconhecida como um campo a partir da acepção de Pierre Bourdieu (1983), com intrínsecas relações de força, de monopólio e de lutas que visam a detenção de um poder simbólico específico. A relação entre estes subcampos disciplinares e seus agentes é marcada pela alternância de cooperação e concorrência, com hegemonia da Epidemiologia em diversas esferas. A contribuição das categorias analíticas e das metodologias das CSH tem sido decisiva para tratar das dinâmicas sociais que envolvem a vida, o sofrimento e adoecimento humanos. O objeto desta pesquisa se apresenta como o estudo do campo científico das CSHS. Pretendemos analisar este campo a partir de três momentos investigativos que se conectam: 1. Analisar as relações objetivas de conformação e distribuição dos capitais intelectuais, de prestígio e de poder acadêmico nas CSHS; 2. Comparar tais dinâmicas e capitais em relação ao subcampo hegemônico da Saúde Coletiva; 3. Analisar a conformação e modos de inculcação do habitus científico em CSHS. Nossos objetivos específicos são: 1. Identificar os tipos de capitais que definem o subcampo científico das CSHS no contexto ampliado da Saúde Coletiva e os ganhos políticos, de autoridade e notoriedade que eles conferem; 2. Analisar as dinâmicas de aquisição dos capitais nas CSHS, sua distribuição entre os agentes e instituições. 3. Comparar os tipos de capitais das CSH, sua distribuição entre os agentes e instituições em relação ao subcampo hegemônico da Saúde Coletiva 4. Analisar a formação promovida pela Pós Graduação em Saúde Coletiva para o ensino das teorias e métodos de ciências sociais e para o aprendizado prático do modus operandi das CSHS. 5. Identificar os métodos auto-referidos na produção científica do subcampo das CSHS, problematizando o contexto histórico de sua disseminação e o contexto epistêmico de sua apropriação.6. Identificar os métodos mais reproduzidos e analisar as formas de incorporação no subcampo de CSHS das novas vertentes metodológicas de pesquisa em ciências sociais. 7. Identificar as teorias, matrizes, filiações teóricas e disciplinares auto-referidas na produção científica do subcampo das CSHS, analisando o contexto histórico de sua disseminação e o contexto epistêmico de sua utilização. 8. Analisar a atuação das editorias das revistas de Saúde Coletiva brasileiras para a definição de critérios de adequação científica para a produção em CSHS. 9. Compreender como se constroem as trajetórias e identidades profissionais de sujeitos com formação na área de saúde que atuam na produção de pesquisas de caráter socioantropológico no estado do Rio de Janeiro Para realizar estes objetivos, procederemos a uma triangulação de métodos que incluem a pesquisa conceitual, a pesquisa documental de variado acervo, observação participante e análise de narrativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Ruth Helena Britto - Integrante / Rafael Agostini - Integrante / Thiago Pereira Rabelo - Integrante / Ivia Maksud - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2017 - Atual

    Violência na comunicação digital: Análise dos discursos e práticas disseminados na internet sobre homofobia, autoperpetração de violências, cyber dating abuse e cyberbullying, Descrição: Projeto coordenado por mim e pela profa. Kathie Njaine..A sociabilidade contemporânea foi radicalmente transformada a partir da virtualização das relações, mediadas por tecnologias de comunicação virtual, permitindo novos espaços de trocas comerciais, informacionais, estéticas, sexuais, afetivo-amorosas e de ativismo político (Castells, 2003). As relações sociais realizadas a partir da interconexão mundial de computadores (rede ou ciberespaço) definem uma cultura peculiar. Definida por Lévy, a cibercultura, seria o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (2010, p. 17). Em proporções não conhecidas, aumentam as comunidades que se dedicam a divulgar e incitar valores e práticas de ódio e discriminação de todos os matizes (xenofobia, homofobias, raciais, misóginas, religiosas e políticas); a instigar práticas e comportamentos de auto-perpetração de violências (comunidades de auto-mutilação como as #cut); bem como usar o ciberespaço para praticar a perseguição sistemática e a agressão moral de colegas (cyberbullying) e parceiros íntimos (cyber dating abuse-CDA).A principal particularidade dessas formas de violência perpetradas no meio digital é impunidade, já que uma vez disponibilizado na internet, não se tem controle sobre quem praticou o ato ou sobre quantas vezes foi visualizado, copiado, encaminhado. Além disso, não existem barreiras geográficas ou temporais a sua expansão e à rapidez com que se propaga. Os críticos da cibercultura pontuam que a cultura digital, a partir de suas lógicas e gramáticas próprias, convida seus partícipes à (hiper) exposição de identidades e espetacularização das intimidades, com consequências inerentes à imagem pessoal e à privacidade (Abreu, 2015; Bolesina, 2015).A partir desse cenário, nosso projeto de pesquisa - parceria interinstitucional ENSP/ Fiocruz e o IFF/ Fiocruz - tem por objeto de estudo as formas de disseminação, os argumentos e as representações sociais presentes nos discursos de ódio e discriminação, bem como nas práticas de agressão moral, humilhação e controle perpetradas através dos meios de comunicação virtual. Nosso foco se delimita a quatro campos distintos onde tais discursos e práticas se materializam: 1. a incitação à homofobia; 2. incitação à autoperpetração de violências; 3. O cyber dating abuse (CDA); e, 4. o cyberbullying. Os dois primeiros se organizam em torno de comunidades onde se filiam ativistas e simpatizantes, os dois últimos tomam as redes sociais a aplicativos de comunicação interpessoal como seus espaços de disseminação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Kathie Najaine - Integrante / joviana Quintes Avanci - Integrante / Roberta Matassoli Duran Flack - Integrante / Taiza Ramos Ferreira - Integrante / Adriano Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudo das Condições de Saúde e das barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde de Jovens em Conflito com a Lei Cumprindo Medidas Socioeducativas em Privação de Liberdade no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Descrição: A intensificação do envolvimento de adolescentes com o crime, principalmente após a década de 90 revela a condição de vulnerabilidade em que estes se encontram (NEGREIROS, 2001). O fato é que uma parte expressiva dos jovens em conflito com a lei é, ao mesmo tempo, vítima e perpetradora de diversas formas de violência (SOUZA et al, 2013). O Sistema de Garantia de Direitos confere ao adolescente em conflito com a lei a prioridade absoluta no atendimento e na elaboração de políticas públicas no seu atendimento. Há pouquíssima produção de literatura sobre as condições de saúde dos jovens em confito com a lei que estão internados e resistência dos serviços de saúde em seu atendimento. Tem-se como objetivo investigar as condições de saúde e qualidade de vida de adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro, aprofundando as dificuldades de acesso às ações e serviços de saúde do SUS. Pretende-se ainda: identificar quais são os principais problemas de saúde física e mental que acometem os adolescentes; investigar se há diferenças na autopercepção da condição de saúde entre meninos e meninas internados; investigar a ótica de socioeducadores e equipe técnica sobre as condições de saúde e qualidade vida da população em questão; analisar as principais dificuldades para o acesso às ações e serviços de saúde do SUS no que concernem o atendimento à saúde física e mental dos adolescentes internados, segundo a perspectiva dos socieducadores, equipe técnica e adolescentes; analisar a ótica dos gestores dos principais serviços e ações do SUS que seriam adequados ao atendimento dos agravos de saúde acerca dos problemas de acesso identificados; a partir das características dos agravos de saúde, dos nós críticos identificados para o acesso aos serviços elaborar estratégias de sensibilização dos gestores e profissionais de saúde, visando respostas institucionais mais eficazes e humanizadas. As ações desenvolvidas para a execução do projeto constituem: realização de um inquérito epidemiológico com adolescentes com medidas de internação em todas as unidades socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, bem como a realização de entrevistas em profundidade com 18 adolescentes internados e com 9 agentes socioeducativos e 9 profissionais atuando em gestão das unidades socioeducativas e também com profissionais de saúde e gestores que atendam a clientela na atenção básica (número a ser definido) do Estado do Rio de Janeiro. Como produtos teremos o mapeamento dos principais problemas de saúde auto-percebidos por essa clientela segundo gênero e o desvelamento dos principais problemas de acesso aos serviços e ações do SUS para essa clientela identifi. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Integrante / SIMONE GONÇALVES ASSIS - Coordenador / Patricia Constantino - Integrante / Pedro Roberto da Silva Pereira - Integrante / Claudia de Magalhães Bezerra - Integrante / Nilo Terra Arêas Neto - Integrante / Débora Ribeiro - Integrante / Fernanda Mendes Lages Ribeiro - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Capacitação de Conselhos Tutelares para atuação diante dos casos de violência interpessoal, Descrição: O projeto intitulado, sob coordenação conjunta com a doutora Simone G de Assis, visa contribuir para a qualificação técnico-profissional das equipes dos Conselhos Tutelares (equipe técnica, administrativo e conselheiros) para atuação diante dos casos de violência interpessoal seja no ambiente familiar, escolar ou comunitário. A proposta de trabalho envolve a elaboração de projeto e de metodologia para curso a ser oferecido aos Conselhos Tutelares e a realização de capacitação para as equipes (conselheiros, equipe técnica e pessoal administrativo) de três cidades da Plataforma de Centros Urbanos-Unicef (São Luis, Maceió e Rio de Janeiro). As referidas cidades possuem, respectivamente, 7, 5 e 12 Conselhos Tutelares. A cidade do Rio de Janeiro tem a expectativa de inaugurar até dezembro de 2013 mais 4 Conselhos, totalizando então 16 equipamentos. Todas as cidade envolvidas apresentam elevados índices de violência contra crianças e adolescentes. A expectativa é de capacitar, portanto, 28 equipes, com uma estimativa de cobertura de cerca de 200 profissionais. A proposta do curso está organizada em três fases. 1. Algumas ações compõem esta etapa preparatória: a) caracterização dos municípios a partir da aplicação dos Índices de Enfrentamento da Violência Intrafamiliar pela Gestão Municipal(IEVIGM) e de Enfrentamento da Exploração Sexual pela Gestão Municipal(IEESGM); b) análise da atuação dos Conselhos Tutelares nas três cidades da Plataforma de Centros Urbanos-Unicef mencionadas; c) levantamento das expectativas e demandas destes sujeitos em relação à capacitação nas três cidades envolvidas; análise dos depoimentos feitos por conselheiros tutelares de todo o país sobre a atuação diante de situações de violência em curso anteriormente realizado pelo Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves). 2. Proposição de metodologia de capacitação e produção de materiais didáticos, assim realizados através de: análise dos dados produzidos na etapa 1; elaboração do projeto político pedagógico do curso, ancorado em perspectiva construtivista e em metodologias participativas; levantamento de experiências já realizadas de capacitação; elaboração de textos, editoração de materiais e produção de outros recursos pedagógicos essenciais à realização da fase 3; seleção e treinamento da equipe de capacitadores; 3. Teste da proposta a partir da oferta de capacitação às equipes dos municípios envolvidos. Serão aplicadas todas as etapas da experiência, desde a mobilização dos municípios e a mobilização do apoio logístico; a realização de encontros de capacitação; o trabalho nos espaços virtuais de aprendizagem até a avaliação da experiência por parte dos cursistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / simone gonçalves de assis - Integrante / Lidianne Albernaz - Integrante / Daniel de Souza Campos - Integrante / Liane Maria Braga da Silveira - Integrante / MAISA ALMEIDA - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios com produção petrolífera do estado do Rio de Janeiro, Descrição: O OBJETO deste projeto de pesquisa é a análise avaliativa da atuação governamental municipal no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes de municípios ligados à produção petrolífera do estado do Rio de Janeiro. Para tal, será utilizado parte do acervo de indicadores formulados e validados em estudos anteriores realizados com apoio do Fundo das Nações Unidas (Unicef), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR), do Conselho Nacional de Desenvolvimento a Pesquisa (CNPq) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estes indicadores estão distribuídos em cinco dimensões avaliativas: (1) promoção de relações familiares e comunitárias protetoras e prevenção da violência; (2) atenção às vítimas destas violências e aos seus familiares; (3) garantia dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem estas violências; (4) qualificação de registros e notificação de violência intrafamiliar e exploração sexual contra criança e adolescente; (5) responsabilização dos autores destas violências contra crianças e adolescentes (Deslandes et al, 2010; Deslandes e Mendes, 2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Patricia Constantino - Integrante / Mendes, Corina Helena Figueira - Integrante / Campos, Daniel de Souza - Integrante / Lidianne Albernaz - Integrante / Hully Guedes - Integrante / Tiago Tavares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Metodologias de avaliação e capacitação para o enfrentamento municipal da violência intrafamiliar exploração sexual de criança e adolescentes, Descrição: Projeto que visa desenvolver e testar indicadores para o enfrentamento da violência intrafamiliar e a exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios de pequeno porte (abaixo de 50 mil hab).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Mendes, Corina Helena - Integrante / daniel souza campos - Integrante / Luiza Jane Eyre de S Vieira - Integrante / alexandre ferreira do nascimento - Integrante / liana wernerbasch - Integrante / ludmila fontenelle cavalcante - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - 2014

    Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais das macro regiões brasileiras, Descrição: O objetivo desta proposta é realizar pesquisa avaliativa das condições de enfretamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco capitais brasileiras (Fortaleza, Rio de Janeiro, Campo Grande, Porto Alegre, Belem) a partir da aplicação de um conjunto já validado de indicadores e do aprofundamento da contextualização sócio-cultural da atuação dos diferentes atores governamentais municipais. Os objetivos específicos são analisar a atuação da gestão municipal em cinco capitais no que concerne a: 1. promoção de relações familiares e comunitárias protetoras e prevenção da exploração sexual; 2. atenção a crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual e aos seus familiares; 3. garantia dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem exploração sexual; 4. qualificação de registros e notificação da exploração sexual contra criança e adolescente; 5. articulação junto a demais esferas de gestão e judiciário para responsabilização dos autores de exploração sexual de crianças e adolescentes e, 6. a efetiva disponibilidade e qualidade dos dados quanto à acessibilidade, à utilidade e à clareza dos indicadores empregados para a análise avaliativa das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Mendes, Corina Helena - Integrante / daniel souza campos - Integrante / Rosana Morgado - Integrante / Joana Garcia - Integrante / Luiza Jane Eyre de S Vieira - Integrante / marta julia marques lopes - Integrante / ludmila fontenelle cavalcante - Integrante / sueli maria nogueira - Integrante / angela oliva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2012

    ?INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE POPULACIONAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?., Descrição: O objetivo do projeto é o de construir um conjunto de indicadores para futuras avaliações sobre o enfrentamento governamental municipal da violência intrafamiliar e da exploração sexual nas cidades de pequeno porte, uma vez que os municípios de centros urbanos já contam com um acervo de indicadores testado e utilizado. A metodologia a ser empregada é de natureza participativa e prioriza a produção de consenso entre representantes das secretarias de governo (saúde, assistência social, educação, cultura/esporte/ lazer), conselheiros de direitos (Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes), conselheiros tutelares, representantes do Ministério Público. Os indicadores serão construídos e selecionados coletivamente,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Mendes, Corina Helena - Integrante / daniel souza campos - Integrante / Rosana Morgado - Integrante / Lidianne ALbarnaz - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Subprojeto III - Elaboração de metodologia para Diagnóstico e Monitoramento de Riscos e Vulnerabilidades em nível municipal, Descrição: O projeto mais ampliado donde se insere este projeto é titulado como "?IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SOCIAL: LEVANTAMENTO DAS CRIANÇAS ABRIGADAS POR MEDIDA PROTETIVA; PADRONIZAÇÃO DOS MODELOS DE REGISTRO DE ATENDIMENTO DOS CRAS E CREAS; CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE RISCO E VULNERABILIDADE PARA NÍVEL MUNICIPAL" e afirma a colaboração entre o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli/Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome(MDS) ? Brasil. Tem por objeto a elaboração de uma metodologia para diagnóstico de riscos e vulnerabilidades em nível municipal, a ser utilizada no âmbito da Vigilância Social. Supõe a seleção de variáveis e o desenvolvimento de indicadores capazes de compor um guia de análise da situação de vulnerabilidade e risco social nos municípios brasileiros. O trabalho visa construir um acervo, metodologia de aplicação de indicadores, a fim de diagnosticar os contextos de vulnerabilidades e risco social. A expectativa é que o trabalho subsidie o monitoramento de políticas e gestão pública, enfocando determinados eventos que caracterizam violações de direitos. A perspectiva é que os indicadores a serem construídos possam mensurar, no território, as situações de vulnerabilidades, riscos sociais e violação de direitos. Para tal, o estudo deverá, previamente, realizar uma discussão e definição dos conceitos de risco e vulnerabilidade social, aplicados ao campo da Vigilância Social. Os indicadores priorizarão situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social, que incidem sobre famílias/pessoas tais como a deficiência, abandono, exploração, apartação social e maus-tratos. Neste acervo serão delimitadas as situações da infância, da adolescência e da terceira idade, considerando a situação de vulnerabilidade destes segmentos própria ao estágio do ciclo vital em que se encontram.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / EDINILSA RAMOS DE SOUZA - Integrante / NASCIMENTO, Elaine Ferreira Do ; - Integrante / Andreia Ianelli - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da implantação dos Núcleos Núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde - Estudo de casos, Descrição: O projeto destina-se à produção e eleição, a partir de perspectiva participativa, de um acervo de indicadores, variáveis e de estratégias metodológicas para avaliação da atuação dos Núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Núcleos Municipais, Núcleos Estaduais e Núcleos Acadêmicos) em nível nacional. A criação e/ou escolha de indicadores e variáveis se dará a partir de estratégias metodológicas participativas e de produção de consenso . O projeto tem como objetivos a construção/eleição de indicadores e variáveis úteis à avaliação das ações de: vigilância; implantação das fichas de notificação de acidentes e violência; capacitação e educação permanente; integração da rede e para a atuação intersetorial e intra-setorial para o atendimento às vítimas de acidentes e violência e para a prevenção; sustentabilidade político-institucional. Os indicadores uma vez validados nacionalmente serão tuilizados para análise de cinco casos (Núcleos de Recife, Goiania, Campinas, Boa Vista e Curitiba), considerados experiências exitosas pelo MS.Trata-se de desdobramento de projeto anterior que analisou os Núcleos do ES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Integrante / EDINILSA RAMOS DE SOUZA - Coordenador / Mendes, Corina Helena - Integrante / joviana Quintes Avanci - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Teste e validação de indicadores de avaliação do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro., Descrição: O atual projeto destina-se à produção e seleção de indicadores para avaliar e/ou monitorar as estratégias de enfrentamento destas formas de violências a partir das seguintes dimensões: (1) prevenção da violência intrafamiliar e exploração sexual e promoção de relações familiares e comunitárias protetoras; (2) atenção às vítimas destas violências e aos seus familiares; (3) qualificação de registros e notificação de violência intrafamiliar e exploração sexual contra criança e adolescente; (4) garantia dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem estas violências; (5) responsabilização dos autores destas violências contra crianças e adolescentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Mendes, Corina Helena - Integrante / JeanneLima - Integrante / daniel souza campos - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Capacitação, monitoramento e fortalecimento de redes municipais de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes para avaliação das estratégias municipais, Descrição: Projeto de intervenção participativa voltado para a elaboração de diagnóstico do enfrentamento da violência intrafamiliar e exploração sexual por parte do governo municpal de duas cidades do Estado do Rio deJaneiro . Envolve a capacitação e monitoramento de duas redes municipais de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes para proceder a uma análise avaliativa das estratégias de enfrentamento da violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes a partir das seguintes dimensões: (1) prevenção e promoção de relações familiares e comunitárias protetoras; (2) atenção às vítimas destas violências e aos seus familiares; (3) qualificação de registros e notificação; (4) garantia dos direitos das crianças e adolescentes que sofrem estas violências; (5) responsabilização dos autores destas violências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Rachel Niskier Sanchez - Integrante / Mendes, Corina Helena - Integrante / JeanneLima - Integrante / daniel souza campos - Integrante., Financiador(es): SEDH/PR - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Seleção e validação de indicadores para avaliação da atuação de municípios de centros urbanos no enfrentamento da violência intrafamiliar e exploração sexual contra crianças e adolescentes, Descrição: O presente projeto toma como referência os marcos operativos e metodológicos da experiência Selo Semi-Árido-UNICEF a fim de produzir e eleger, a partir de estratégias metodológicas participativas, um acervo de indicadores e variáveis (quantitativos e qualitativos) para monitoramento e avaliação da atuação dos Municípios considerados grandes centros urbanos no enfretamento da violência contra crianças e adolescentes. Os objetivos específicos do estudo voltam-se à produção de indicadores através de metodologias de consenso entre especialistas segundo os eixos: 1.Prevenção da violência e promoção de relações familiares e comunitárias protetoras; 2.Atenção às vítimas de violências e aos seus familiares; 3.Qualificação do registro sobre eventos violentos; 4.Defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violências; 5.Responsabilização dos autores de violências contra crianças e adolescentes. A testagem dos indicadores será feita posteriormente, a partir do desdobramento deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Lemos,Marcela Pinto - Integrante / Mendes, Corina Helena - Integrante / JeanneLima - Integrante / daniel souza campos - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2009

    Título do Projeto:RECURSOS METODOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA AÇÃO DOS NÚCLEOS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE, Descrição: Produção e eleição, a partir de perspectiva participativa, de um acervo de indicadores, variáveis e de estratégias metodológicas para avaliação da atuação dos Núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Núcleos Municipais, Núcleos Estaduais e Núcleos Acadêmicos). Os indicadores serão produzidos, selecionados e validados pelos Núcleos do RJ e ES. O teste dos indicadores se dará no campo dos Núcleos do ES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / EDINILSA RAMOS DE SOUZA - Integrante / Patricia Constantino - Integrante / lemos, Marcela Pinto - Integrante / daniel souza campos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2008

    Análise diagnóstica de sistemas locais de saúde para atender aos agravos provocados por acidentes e violências., Descrição: Produção de uma análise diagnóstica sobre a organização dos serviços de saúde voltados para atendimento aos agravos provocados por acidentes e violências em cinco capitais brasileiras. Tem como objetivos: 1. Analisar a organização dos serviços de atenção a acidentes e violências nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Curitiba e Manaus; 2. Analisar a situação dos serviços de atenção ao problema em pauta em cada uma dessas capitais evidenciando: a descrição do sistema, os pontos positivos, as lacunas e as necessidades de adequação para atender às diretrizes da Política Nacional; 3. Propor uma metodologia de avaliação específica para esse tipo de serviço que possa ser generalizada e permita produzir comparações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Integrante / EDINILSA RAMOS DE SOUZA - Integrante / MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO - Coordenador / Kathie Najaine - Integrante / Juaci Malaquias - Integrante / Andreia Ferreira - Integrante / Lucimar da Camara Marriel - Integrante / Claudia Regina B S D da Costa - Integrante / Maria de Lourdes T Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2004 - 2006

    Perfil da Prevenção em DST/Aids da Rede Municipal de Saúde de Niterói / Rio de Janeiro, Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar o conjunto de ações de prevenção de DST/Aids vigentes nas unidades de saúde da rede municipal de Niterói. Profissionais de saúde e usuários da rede municipal de saúde de Niterói serão os sujeitos envolvidos no estudo. Trata-se de uma avaliação de processo, levando em conta no projeto investigativo as concepções e práticas dos sujeitos envolvidos na prevenção. Para tal terá como ancoragem metodológica a triangulação de métodos qualitativos e quantitativos. Dado o considerável tamanho da rede de saúde municipal, a pesquisa diversificará seu desenho amostral. Para análise quantitativa será aplicado pela equipe de pesquisa um questionário nas 53 unidades existentes da rede (31 Módulos do Programa Médico de Família , 13 Unidades Básicas de Saúde, 6 Policlínicas Comunitárias , 3 Policlínicas de Especialidades - PE), abrangendo todo o universo dos serviços. A análise qualitativa será realizada numa amostra de 6 serviços (2 PMF, 2 UBS, 1 PC e 1 PE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / KATHIE NJAINE - Integrante / simone gonçalves de assis - Integrante / sandra Filgueiras - Integrante / Nilton Cesar dos santos - Integrante / Patrícia Constantino - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Cooperação / Secretaria Municipal de Saúde de Niterói - Cooperação.

  • 2002 - 2003

    Análise de serviços de atenção a famílias com dinâmica de violência doméstica contra criançass e adolescentes, Descrição: Coordenação dividida com a prof. Simone G. de Assis. Projeto em parceria com o UNICEF que se propôs a analisar as formas de atendimento e de inclusão da família de serviços especializados no atendimento às vítimas de violência doméstica nas 5 regiões do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / SIMONE G DE ASSIS - Integrante / ROMEU GOMES - Integrante / rachel niskier - Integrante / KATHIE NJAINE - Integrante / Patrícia Constantino - Integrante / Renata Pesce - Integrante / Liliana Ximenes - Integrante., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas Para a Infância - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2004

    Estudos sobre Humanização do Atendimento à Criança e à Mulher, Descrição: Projeto de pesquisa, coordenado por mim e envolvendo equipe de seis pesquisadores, mestres e doutorandos, com apoio de financiamento PAPES-Fiocruz. Estudos sobre discursos oficiais e sobre os modelos de atendimento à criança e à mulher que buscam a humanização da assistência. O projeto objetiva analisar, a partir de três sub-projetos, o processo de humanização em diferentes campos da assistência (à criança e à mulher), focando a ótica dos profissionais de saúde, familiares e pacientes e tomando como referência as distintas culturas organizacionais e condições de trabalho. Os objetivos específicos foram: 1. Analisar as bases conceituais da humanização, as representações dos profissionais e os limites encontrados no cotidiano do atendimento público às parturientes. Esse objetivo será atendido pelo Sub-projeto 1 ?Humanização da Assistência ao Parto nas Maternidades da Rede Municipal?; 2. Analisar as relações de atendimento entre equipe de saúde, bebês hospitalizados e suas famílias dentro do espaço de uma UTI-Neonatal Cirúrgica, enfocando principalmente os aspectos corporais e tônico-emocionais nessas interações. Esse objetivo corresponde ao Sub-projeto 2 ?A dinâmica das relações de atendimento entre equipe de saúde, bebês hospitalizados e suas famílias?; 3. Analisar as expectativas de atuação profissional diante das situações de violência a partir da ótica de pediatras e familiares. Esse objetivo conduz o Sub-projeto 3 ?A produção de vínculos entre pediatra, familiares e crianças vítimas de abuso sexual?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Coordenador / Marcos Augusto Bastos Dias - Integrante / Patrícia Constantino - Integrante / Denyse Lamego - Integrante / Kethie Njaine - Integrante / Ana Cristina w Paixão - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2003

    Avaliação do processo de Implantação e dos Resultados do Programa Cuidar, Descrição: Projeto coordenado por Simone G. de Assis e Edinilsa Ramos de Souza realizado no ãmbito do Centro Latino Americano de Estudos ded Violência e Saúde (CLAVES/ENSP/IFF-FIOCRUZ). Participação como pesquisadora e responsável pela seção qualitativa. Trata-se de projeto de avaliaçção de programa de educaçção para valores e protagonismo juvenil, implantado como piloto nas escolas públicdas das cidades de Campinas(SP), Juiz de Fora (MG) e Iguatu (CE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Suely Ferreira Deslandes - Integrante / SIMONE G DE ASSIS - Integrante / ROMEU GOMES - Integrante / EDINILSA RAMOS DE SOUZA - Integrante / KATHIE NJAINE - Integrante / Patricia Constantino - Integrante / Maria cecília de S Minayo - Coordenador / Cosme Marcelo FP da Silva - Integrante / Helena de Amaral Fontoura - Integrante / Maria regina B Castro - Integrante / Juaci V Malaquias - Integrante / João Paulo C da Veiga - Integrante / Nilton C dos Santos - Integrante / Karina F Borges - Integrante / Renata P Pesce - Integrante / Liana F Ximenes - Integrante / Claudio F R da Silva - Integrante / Marcelo da C Pereira - Integrante / Marcelo S Motta - Integrante / Alessandra J M Cruz - Integrante / Hynajara B da Silva - Integrante / Fátima Cristina L dos santos - Integrante / Vani Marisete da S Belmonte - Integrante., Financiador(es): Instituto Souza Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira, Departamento de Ensino. , Av. Rui Brabosa, 716/2º andar- Flamengo, Flamengo, 22250020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25541796, Ramal: 51796

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidad Nacional de Lanus

    Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento

    Outras informações:
    Atua desde 2009 como professora da cátedra Metodologías Cualitativas - no programa de pós graduação Maestría en Epidemiología Gestión y Políticas de Salud

  • 2007 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. permanente Programa Saúde Pública-Ensp, Carga horária: 10

  • 1997 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Titular, Carga horária: 40

  • 1993 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. permanente Programa Saúde Pública-IFF, Carga horária: 40

  • 2010 - 2013

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós Graduação PGSCM, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenadora do Programa de Pós Graduação Saúde da Criança e da Mulher - IFF/FIOCRUZ

  • 1995 - 1997

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisador vistante pelo convênio FAPERJ-FIOCRUZ

  • 1993 - 1995

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1990 - 1993

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxliar de Pesquisa, Carga horária: 30

  • 1989 - 1990

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: bolsista IC, Enquadramento Funcional: estagário, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/2010

      Direção e administração, Instituto Fernandes Figueira, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós Graduação -IFF, .,Cargo ou função, membro da comissão de pós graduação.

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Cadernos de Saúde Pública, Ensp.,Cargo ou função, Editora associada dos CSP.

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Cadernos de Saúde Pública, .,Cargo ou função, editor associado.

    • 03/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Fiocruz, Vice Presidência.,Cargo ou função, Editora da Coleção Criança, Mulher e Saúde.

    • 03/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto Fernandes Figueira, Instituto Fernandes Figueira.,Atividade realizada, Participação no Núcleo de Apoio ao Profissional para atender aos maus-tratos.

    • 07/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Fernandes Figueira, Departamento de Ensino.,Linhas de pesquisa

    • 10/2019 - 12/2019

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à análise de discurso

    • 04/2019 - 07/2019

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Doutorado em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Violência

    • 07/2018 - 11/2018

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases conceituais da violência

    • 10/2018 - 10/2018

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à análise de discurso

    • 04/2018 - 06/2018

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 04/2018 - 04/2018

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Qualitativa em Saúde

    • 07/2017 - 11/2017

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases conceituais da violência

    • 07/2017 - 11/2017

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ciências Sociais e Humanas em Saúde: Biografias, histórias de vida e trajetórias

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 08/2016 - 11/2016

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de discurso: análise retórica e análise argumentativa

    • 04/2016 - 07/2016

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 08/2015 - 10/2015

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em violência

    • 04/2015 - 07/2015

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade. Estudos avançados

    • 04/2014 - 07/2014

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 05/2014 - 05/2014

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Violência

    • 08/2013 - 08/2013

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em violência

    • 04/2013 - 07/2013

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e sociedade

    • 04/2013 - 06/2013

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Violência

    • 04/2012 - 07/2012

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - estudos avançados

    • 08/2011 - 11/2011

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Triangulação de métodos

    • 04/2011 - 07/2011

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e sociedade - estudos avançados

    • 08/2010 - 11/2010

      Ensino, Doutorado em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Triangulação de métodos

    • 04/2010 - 07/2010

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e sociedade - Estudos avançados

    • 10/2009 - 11/2009

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Métodos Qualitativos

    • 04/2009 - 08/2009

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - Estudos Avançados

    • 04/2008 - 07/2008

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - Estudos avançados

    • 08/2007 - 10/2007

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em metodologia qualitativa

    • 04/2007 - 07/2007

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade: Estudos AVançados

    • 03/2006 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IPAS, .,Cargo ou função, Assessoria de metodologia.

    • 10/2006 - 11/2006

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos sócio-antropológicos da humanização

    • 08/2006 - 11/2006

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em violência

    • 04/2006 - 07/2006

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - Estudos avançados

    • 12/2005 - 12/2005

      Ensino, Curso de Especialização Em Gestão de Infra Estrutu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 10/2005 - 12/2005

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos sócio-antropológicos da humanização da assistência

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Violência

    • 10/2005 - 11/2005

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos sócio-antropológicos da humanização da assistência

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade -Estudos Avançados

    • 03/2005 - 06/2005

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - Estudos Avançados

    • 04/2005 - 05/2005

      Ensino, Informação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 04/2004 - 06/2004

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 09/2003 - 12/2003

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Violência

    • 04/2003 - 06/2003

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/1999 - 03/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Cadernos de Saúde Pública, Ensp.,Cargo ou função, Editora de Resenhas.

    • 04/2002 - 11/2002

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - MA e D - IFF, Introdução ao Método Científico - MP - IFF, Aspeecctos Sócio-antropológicos da humanização da assistência

    • 05/2002 - 06/2002

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica - MP - ENSP

    • 09/2001 - 11/2001

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Sócio-Antroplógicos da Hospitalização - MA - IFF

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 09/2000 - 12/2000

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras da Violência

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 08/1999 - 11/1999

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras sobre Violência e Saúde

    • 04/1999 - 06/1999

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 08/1998 - 11/1998

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Violência e Saúde

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Scoiedade

    • 03/1997 - 06/1997

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/1996 - 07/1996

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Social em Saúde

    • 04/1996 - 06/1996

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/1995 - 05/1995

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/1994 - 06/1994

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade

    • 03/1993 - 06/1993

      Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade, Leituras de Violência e Saúde

    • 08/1989 - 07/1990

      Estágios , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Ciências Sociais.,Estágio realizado, Estágio em pesquisa.

  • 1993 - 1995

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40

  • 1993 - 1995

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/1993 - 08/1995

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia I, sociologia do trabalho, métodos e técnicas de pesquisa II, metodologia das ciências sociais