Valeria Maria Navarro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022); Mestre em Engenharia de Produção - Área de Concentração em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Curitiba, Brasil (1994); É Jornalista Profissional Diplomada e Escritora. Atua principalmente em áreas de Educação e Comunicação. Participa como autora na Câmara Brasileira do Livro- CBL E-mail navarrovals@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2001 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Jornal de Bairro, Ano de Obtenção: 2005
Christianne Coelho.Palavras-chave: Jornal de Bairro; Jornal Impresso; Jornalismo; Comunicação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais; Transporte, Armazenagem e Comunicações.

Especialização em andamento em Pratitioner em Programação Neurolinguística

2017 - Atual

INSTITUTO DE BEM COM A VIDA
Título: Neurolinguística de Aproximação
Orientador: Vera Lúcia Slavieiro

Especialização em andamento em Psicodrama

1997 - Atual

Federação Brasileira de Psicodrama

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo

1990 - 1994

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1988

Colégio Marista Santa Maria

Ensino Fundamental (1º grau)

1982 - 1984

Instituto La Reparación

Formação complementar

2015 -

Programação Neuro Linguística. , Instituto Educacional de Bem com a Vida, PNL, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Oficina Pedagógica do Curso de Especialização para Formação de Gestores e. (Carga horária: 10h). , Escola de Saúde Pública do Paraná, ESPP, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Fireworks. (Carga horária: 21h). , Elaborata Informática, ELABORATA, Brasil.

2005 - 2005

Corel Draw. , Angel Informática, ANGEL, Brasil.

2005 - 2005

Page Maker. , Angel Informática, ANGEL, Brasil.

2003 - 2003

Curso de CorelREAW. (Carga horária: 30h). , Angels Idiomas e Informática, ANGELS, Brasil.

1997 - 1999

Extensão universitária em Psicodrama. , Federação Brasileira de Psicodrama, FEBRAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Assessoria de Imprensa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Comercial de Jornais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

NAVARRO, Valéria . Comemoração dos 60 Anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná - TIQFEPAR. 2016. (Outro).

NAVARRO, Valéria . IX Jornada Científica do Hospital de Clínicas e Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. 1995. (Outro).

NAVARRO, Valéria . Recepcionista no IX Congresso Estadual da Associação das Escolas Católicas - AEC. 1988. (Congresso).

Participação em eventos

Oficina Pedagógica do Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS. 2016. (Oficina).

Encontro Regional sobre Política e Estado: análise e perspectiva sindical do Legislativo, do Executivo e do Judiciário em ano eleitoral. 2014. (Encontro).

III Semana de Estudos de Jornalismo. 1991. (Outra).

II Semana de Estudos de Jornalismo. 1991. (Outra).

I Semana de Estudos em Comunicação "Novas Tendências". 1990. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Comunicação Social. Comunicação e Solidariedade. 1990. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Carlos Augusto de Jesus

NAVARRO, Valéria. Controle Interno: a importância do sistema de controle. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná.

Aluno: Cynthia de Mello Barreto

NAVARRO, Valéria. Estudo sobre Transplantes de Tecidos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná.

Aluno: Francelina Eduardo de Souza

NAVARRO, Valéria. Demanda Judicial de Medicamentos no Paraná: proposta de escopo de ressarcimento em sistema de informação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná.

Aluno: VÂNIA VENZEL BORGES

NAVARRO, Valéria. Captação Inteligente de Doadores de Sangue. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná.

Orientou

Cynthia de Mello Barreto

Estratégias para Ampliação de Doadores de Tecidos e Òrgãos; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná; (Orientador);

Vânia Venzel

Estratégias para Ampliação de Doadores; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS) - Escola de Saúde Pública do Paraná; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • NAVARRO, Valéria . Teoria da comunicação e comunicação não violenta. 1. ed. Contentus, 2020. v. 1. 81p .

  • NAVARRO, Valéria . Mídias e comunicação nos direitos humanos e movimentos sociais. 1. ed. Contentus, 2020. v. 1. 84p .

  • NAVARRO, Valéria . Palestra Comunicação Não -Violenta: Administrando períodos de crise. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVARRO, Valéria . Comunicação e Solidariedade. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

NAVARRO, Valéria . Uma Grande História, uma Grande Família, um Grande Sindicato. 2016. (Editoração/Livro).

NAVARRO, Valéria . Drummond, um homem e uma realidade. 1990. Teatral.

BARONE, S. I. ; NAVARRO, Valéria . Dor, Fé e Andorinhas. 2021. Filme.

NAVARRO, Valéria . Santa Catarina & Você. 2002.

NAVARRO, Valéria . Jornal das Comunidades. 2002 (Jornalística).

NAVARRO, Valéria . Jornal da OAB. 1997 (Jornalística).

NAVARRO, Valéria . Jornal Informando. 1996 (Jornalística).

NAVARRO, Valéria . Jornal EvoluSanta. 1995 (Jornalística).

Prêmios

2005

Mestre em Mídia e Conhecimento, UFSC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - 2004

Rádio Santa Catarina

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: autônoma, Carga horária: 10

Outras informações:
Produtora e apresentadora (locução) de programa jornalístico (noticiário e entrevistas).

Atividades

  • 04/2002

    Direção e administração, Departamento de Comunicação & Marketing.,Cargo ou função, Jornalista responsável.

2001 - 2008

Jornal O Norte da Ilha

Vínculo: Jornalista Responsável, Enquadramento Funcional: Jornalista

2001 - 2002

Escola Profissional de Ingleses

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2000 - 2000

Email Company

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa de e-mail marketing.

Atividades

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria de Imprensa.,Cargo ou função, Assessora de comunicação.

1995 - 2000

Vìncerie Editora, Assessoria em Comunicação, Organização de Eventos & Marke

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Jornalista Responsável, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1997

Colégio Marista Santa Maria

Vínculo: Assessora de Imprensa, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa

Outras informações:
Atuando também como Jornalista

Atividades

  • 03/1995 - 03/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria de Comunicação.,Cargo ou função, Assessora de Imprensa.

  • 01/1995

    Direção e administração, Assessoria de Comunicação.,Cargo ou função, Assessora de Imprensa.

1995 - 1995

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Fundação/ASCOM, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25

Atividades

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação da UFPR / ASCOM.,Cargo ou função, Jornalista da Assessoria de Comunicação.

2014 - Atual

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas (PR)

Vínculo: Assessora de Imprensa, Enquadramento Funcional: Jornalista Profissional Diplomada, Carga horária: 25

2013 - 2013

Quintella & Gerez Branding

Vínculo: Consultoria Política, Enquadramento Funcional: Consultoria Política

2016 - 2017

Escola de Saúde Pública do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora

2014 - 2019

Instituto Adolpho Bauer

Vínculo: JORNALISTA, Enquadramento Funcional: ASSESSORA DE IMPRENSA

2019 - Atual

Centro Universitário Internacional

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professora EAD Pós Graduação

2021 - Atual

Coral Negro de Curitiba

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa