Antonio Gonçalves Ferreira Junior

Psicanalista. Doutor em Psicologia na área "Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( Instituto de Psicologia - UFRJ). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM).Graduado pela mesma instituição(DPI-UEM). Exerce a clínica psicanalítica dialogando principalmente com os conhecimentos de Sigmund Freud, Sandor Ferenczi e Donald Winnicott. Desde 2011 atua como docente no ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação (EPPM- Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá). Estuda e pesquisa temas relacionados à clínica psicanalítica e a cultura. Atualmente tem investigado os temas sobre o amor, o paradigma do infantil e da ternura, pesquisando a repercussão e a interação desses elementos tanto para a teoria e técnica psicanalítica quanto para a descolonização da infância.

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O concernimento como pertencimento: da confusão à invenção de línguas entre adultos e crianças.,
Orientador: Lucia Rabello de Castro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Contemporaneidade; Infância; Psicologia; psicanálise.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Psicologia

2011 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: A construção amorosa ao longo dos tempos: sobre os caminhos da ternura e da sexualidade.,Ano de Obtenção: 2013
Ângela Maria Pires Caniato.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicanálise; Sexualidade; Construção Amorosa; indústria cultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise Aplicada.

Graduação em psicologia

2005 - 2009

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Formação em Psicanálise. , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2010 - 2010

A compreensão psicanalítica da subjetividade. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Reflexões Psicanalíticas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clinica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTRO, L. R. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . Encontro Universidade-Escolha. 2017. (Outro).

RODRIGUES, S, M. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. ; SCHOFFEN, I. M. . O Mal-estar amoroso na contemporaneidade. 2013. (Outro).

FERREIRA JUNIOR, A. G. ; RODRIGUES, S, M. . Jornada Acadêmica de Psicanálise. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Édipo e Fantasia II - Élcio G.. 2017. (Seminário).

Édipo e Fantasia I- Leonor Rufino. 2017. (Seminário).

Encontro Universidade-Escola ( NIPIAC- UFRJ).SIm, Podemos contar com a infância !. 2017. (Encontro).

A escuta do inconsciente- Fátima Milnitszki. 2016. (Seminário).

Hestórias da Psicanálise- Francisco Capoulade. 2016. (Encontro).

IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Winnicott e a intergeracionalidade como território de produção da democracia. 2016. (Simpósio).

O inconsciente ainda é sexual- Marly Viana. 2016. (Seminário).

O jogo do encaixe: uma leitura psicanalítica dos relacionamentos adesivos- Mancy Lima. 2016. (Seminário).

Psicanálise e Política. 2016. (Seminário).

A clínica do sensível.A clínica do sensível. 2015. (Seminário).

A transferência na atualidade.A transferência na atualidade. 2015. (Seminário).

O édipo na contemporaneidade.O édipo na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

O terceiro do Édipo na contemporaneidade.O terceiro do Édipo na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

Jornada acadêmica de Psicologia.O Amor e suas reconstruções. 2013. (Outra).

Semana Pedagógica da FAMMA. 2013. (Outra).

I Jornada Internacional de práticas clínicas no campo social. O "ficar com" como espelho da indústria cultural. 2010. (Congresso).

XII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). O "Ficar com" como norma: uma marca da sociedade de consumo. 2010. (Congresso).

I Ágora: "Socialização de projetos de pesquisa".A prática do "ficar com" na contemporaneidade: o narcisismo e o ideal de ego. 2009. (Seminário).

IV CIPsi - Congresso Internacional de Psicologia - X Semana de Psicologia da UEM. Os vínculos afetivos destruídos e o desamparo: a violência do preconceito, a culpabilidade e a solidão. Só resta o "ficar com"?. 2009. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia. O. 2009. (Congresso).

A Masculinidade.A Masculinidade. 2008. (Seminário).

Congresso Internacional teoria Crítica e Inconformismo: tradições e perspectivas. "Ficar com" e sua relação com o narcisismo. 2008. (Congresso).

XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO - As práticas da Psicologia no Social com(o) movimento de resistência e criação. O " Ficar com" e sua relação com o Narcisismo. 2008. (Congresso).

Falando Sobre - Sexualidade Infantil.Falando Sobre - Sexualidade Infantil. 2006. (Seminário).

Falando Sobre -Violência em sua Multiplicidade de Facetas.Falando Sobre -Violência em sua Multiplicidade de Facetas. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Widerski

SOARES, L.; MARTINS, G.;FERREIRA JUNIOR, A. G.. Ah, o amor! um estudo sobre o ciúme feminino nas relações amorosas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Jheniffer Lucas

SOARES, L.; RICCI, P.;FERREIRA JUNIOR, A. G.. Mundos Particulares: análise psicanalítica da neurose infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Vanessa Fernandes

Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.; FRASSON, A.. O processo transexualizador. percepções bioanatômicas e psicológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Luciana kato

FERREIRA JUNIOR, A. G.; GABRIEL, K.; FRASSON, A.. Teoria Corporal Rechiana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Eliane Kiomy Tabuti

Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.; FRASSON, A.. Os descaminhos do desejo de Bentinho e Capitu na obra Dom Casmurro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Lorraine Novacki Bellan

ALENCAR, J. A.;FERREIRA JUNIOR, A. G.; FRASSON, A.. A importância do Brincar, do jogo e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança em contexto escolhar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: CAMILA TAÍS DA SILVA

FERREIRA JUNIOR, A. G.; NAKAGAMA, K.; Puertas kelly. A influência da Família na subjetividade do indivíduo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: joão Jova Santos

Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.; FRASSON, A.. Cuidados paliativos e ortotanásia: apontamentos psicanalíticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Cintya Ferri Lara

FERREIRA JUNIOR, A. G.; TRIPIANA, A.; CASTILHO, A. C.. Envelhecer e morrer a luz da psicanálise'. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Marcia Targa

FERREIRA JUNIOR, A. G.; TRIPIANA, A.; CASTILHO, A. C.. O amor pode ser aprendido?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: William J, L

FERREIRA JUNIOR, A. G.; BEBEL, M. A. F.. Da Silva.A culpa na religião a partir da perspectiva psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Tatiane Prates

FERREIRA JUNIOR, A. G.; TRIPIANA, A.; FONDAZZI, T. C.. Hiv/Aids como possível condição de vulnerabilidade para o desencadeamento de transtornos psíquicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Ednalva A

FERREIRA JUNIOR, A. G.; FONDAZZI, T. C.; TRIPIANA, A.. C. Urbanek.Atuação midiática na adolescência: o anormal transpassando o normal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Marcela Morisco

FERREIRA JUNIOR, A. G.; MARINS, M. S.. Mulheres que sofrem violência doméstica: contribuições da psicanálise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Suellen F

FERREIRA JUNIOR, A. G.; FONDAZZI, T. C.; TRIPIANA, A.. Da Silva.Adolescência e substâncias psicoativas: a importância da família como fator de risco ou proteção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão.

Aluno: Roberta Morote Galves

Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.; FRASSON, A.. Mulher: a construção da subjetividade feminina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Giovana Merenda Grandizoli

FERREIRA JUNIOR, A. G.; Puertas kelly; FRASSON, A.. Distimia e melancolia: aproximações e afastamentos teóricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Camila Baio

FERREIRA JUNIOR, A. G.; Puertas kelly; FRASSON, A.. Corpo idealizado em um estudo sobre a interferência da midia na formação psiquica dos sujeitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Claudia Fernanda Ghiraldi

Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.; GABRIEL, K.. Fobia Social uma abordagem psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Aluno: Vanessa Garcia Camargo

GABRIEL, K.; Puertas kelly;FERREIRA JUNIOR, A. G.. Aspectos psicológicos da depressão pós-parto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regina Perez Christofolli Abeche

ABECHE, Regina Perez ChristofolliCANIATO, Angela Maria Pires. A construção amorosa e suas re-construções : os caminhos da ternura e da sexualidade no relacionamento homem e mulher. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Ana Lila Lejarraga

LEJARRAGA, A. L.. A construção amorosa ao longo dos tempos: sobre os caminhos da ternura e da sexualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Ana Lila Lejarraga

CANIATO, A. M. P.;LEJARRAGA, A. L.. A construção amorosa e suas (re) construções: os caminhos da ternura e da sexualidade no relacionamento homem-mulher. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Angela Maria Pires Caniato

CANIATO, A. M. P.; ABECHE, Regina Peres Christofoli; LEJARRAGA, A. L.. A Construção Amorosa ao Longo dos Tempos: sobre os caminhos da ternura e da sexualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Heloísa Dias Bezerra

CASTRO, L. R.;BEZERRA, Heloisa Dias; LEJARRAGA, A. L.; GARCIA, C. A.; KOHAN, W.. O Concernimento como pertencimento: da confusão à invenção de línguas entre adultos e crianças. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heloísa Dias Bezerra

CASTRO, L. R.;BEZERRA, Heloisa Dias; GARCIA, C. A.. O Concernimento como pertencimento: da confusão à invenção de línguas entre adultos e crianças. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vanessa Albertoni

Psicopatologia contemporânea: Psicopatologias do desvalimento e o processo de simbolização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPPM- Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringa) - Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Carolina Borella Rodrigues

Psicopatologia do desvalimento: a clínica psicanalítica em tempos de excesso e espetáculo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPPM- Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringa) - Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Alessandro Tofallini

Luto e Melancolia em Freud: a importância da memória; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPPM- Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringa) - Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Franciele Romano

As identidades flúidas e as patologias do vazio; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPPM- Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringa) - Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Marco Aurélio Dias dos Santos

Suicídio: uma visão histórica e psicanalítica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Karina Braz Teixeira

Delineamentos da influência da religião na constituição do superego; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Camila Vissovatz

A persuasão na publicidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metrapolitana de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Luis Arthur De Souza Peixoto

Determinismo na psicanálise: uma possibilidade de autonomia frente o inconsciente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Ana Flávia Rotta

O vazio subjetivo: da psicanálise à contemporaneidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Franciele Romano Pereira

A importância da identidade na construção do amor na contemporaneidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Karina F

B; Teixeira; Delineamentos da influência da religião na constituição do superego; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Giovana Grandizoli

Distimia e Melancolia: aproximações e afastamentos teóricos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Vanessa Albertoni

A avareza sob um olhar psicanalítico: uma discussão sobre as transformações entre o Ter e o Ser na sociedade contemporânea; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Alana Trentini

Sociedade de consumo e subjetividade: Reflexões sobre a ideologia e sua relação com o ideal de ego (superego); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metrapolitana de Maringá; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Fabiola Melo Nogueira Kloster

A importância da relação mãe-bebê na constituição do indivíduo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade União de Campo Mourão; Orientador: Antonio Gonçalves Ferreira Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Maria Pires Caniato

A Construção Amorosa ao Longo dos Tempos: sobre os Caminhos da Ternura e da Sexualidade; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Angela Maria Pires Caniato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ABECHE, R, P, C. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . Ficando sem ficar: A astúcia da indústria cultural. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 41, p. 340-340, 2010.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . (RE)VISITANDO A TÉCNICA FREUDIANA: A TRANSFORMAÇÃO DO ASSOCIACIONISMO PELA CLÍNICA PSICANALÍTICA. A psicologia em suas interfaces: processos de prevenção e promoção à saúde e processos educativos. 01ed.: , 2014, v. 01, p. 09-36.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Gênero à deriva: A dinâmica afetivo-sexual do homem e da mulher na contemporaneidade. Jornal Psicologia em Foco, Maringá, p. 02 - 03, 17 abr. 2012.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Infância e descolonização: emancipação como encontro ou rompimento entre adultos e crianças?. In: VII Semana de Educação Tania Mara Tavaras da silva- Resistência em tempos sombrios, 2017, Rio de Janeior. Infância e descolonização: emancipação como encontro ou rompimento entre adultos e crianças?, 2017.

  • SANTOS, M. A. D. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . A história do suicídio. In: SImpósio de Psicologia Unicampo, 2014, Campo Mourão. 1° Anais do Simpósio de Psicologia Unicampo, 2014. v. 1.

  • PEIXOTO, L. A. S. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . O fenômeno da violência sob a perspectiva da Psicanálise. In: Simpósio Acadêmico da Faculdade União de Campo Mourão, 2014, Campo Mourão. 1° Anais do Simpósio de Psicologia Unicampo, 2014. v. 1.

  • WIDERSKI, M. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . Onde a Psicanálise e a Psicologia Humanista se cruzam. In: Simpósio Acadêmico da Faculdade União de Campo Mourão, 2014, Campo Mourão. 1° Anais do Simpósio de Psicologia Unicampo, 2014. v. 1. p. 1.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; CANIATO, A, M, P. . O amar sob os destroços de uma vida para o consumo. In: 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. 16 Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O "ficar com" como espelho da indústria cultural. In: I Jornada Internacional de práticas clínicas no campo social, 2010, Maringá. Anais da I Jornada Internacional de práticas clínicas no campo social. Maringá, 2010. v. 1. p. 26-27.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O "ficar com" como norma: uma marca da sociedade do consumo. In: 13 Encontro Regional Sul Abrapso, 2010, Maringá. Psicologia Social: Desafios e Ações, 2010.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . "Ficando sem ficar": a astúcia da indústria cultural. In: 13 Encontro Regional Sul Abrapso, 2010, Maringá. Psicologia Social: Ações e desafios, 2010.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O " Ficar com" e sua relação com o Narcisismo. In: VI Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia, 2009. Anais do IV Congresso Internacional de Psicologia, 2009.

  • ABECHE, R, P, C. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . "Ficar com" e sua relação com o narcisismo. In: Congresso Internacional teoria Crítica e Inconformismo: tradições e perspectivas, 2008, São Carlos. Teoria Crítica e Inconformismo: Tradições e Perspectivas. São Carlos: Gráfica Lamanna, 2008. v. 1. p. 79-80.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O " Ficar com" e sua relação com o Narcisismo. In: XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO - As práticas da Psicologia no Social com(o) movimento de resistência e criação, 2008, Chapecó. XII Encontro regional Sul da ABRAPSO, 2008.

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . A dimensão da ternura na clínica psicanalítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Sim podemos contar com a infância !. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Os desdobramentos da noção de ternura na técnica psicanalítca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Descolonização e infância: A emancipação como encontro ou rompimento entre adultos e crianças?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; CASTRO, L. R. . Winnicott e a intergeracionalidade como território de produção da democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . A dimensão do amor na clínica psicanalítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WIDERSKI, M. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . Onde a Psicanálise e a Psicologia Humanista se cruzam. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEIXOTO, L. A. S. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . O fenômeno da violência sob a perspectiva da Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. D. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . A história do suicídio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRENTINI, A. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . A massificação da subjetividade e sua relação com o ideal do ego. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . O amor suas reconstruções: da cultura à clinica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . O amor e suas reconstruções: Uma análise Psicanálitica da vida amorosa ao longo dos tempos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; CANIATO, A, M, P. . Moral sexual 'industrializada': a vida amorosa em tempos de indústria cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Os (des)caminhos do relacionamento afetivo-sexual na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; CANIATO, A, M, P. . O amar sob os destroços de uma vida para o consumo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . Situação de Risco e Adolescência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O "ficar com" como espelho da indústria cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . "Ficando" sem ficar: a astúcia da indústria cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O "Ficar com" como norma: uma marca da sociedade de consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. . A indústria cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O " Ficar com" e a sua relação com o narcisismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABECHE, R, P, C. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . Os vínculos afetivos destruídos e o Desamparo: a violência do preconceito, a culpabilidade e a solidão. Só resta o. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . A prática do "ficar com" na contemporaneidade: o narcisismo e o ideal de ego. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . O "Ficar com" e sua relação com o narcisismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA JUNIOR, A. G. ; ABECHE, R, P, C. . "Ficar com" e sua Relação com o Narcisismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Consultor ad hoc Psicologia em Revista. 2016.

ABECHE, R, P, C. ; FERREIRA JUNIOR, A. G. . O "ficar com" e sua relação com o narcisismo. 2009.

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Ferenczi e a clínica psicanalítica da pulsão de vida. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Winnicott e a lógica paradoxal na clínica psicanlítica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Editor Assistente REVISTA DESIDADES - UFRJ. 2016. (Editoração/Periódico).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Editor Assistente REVISTA DESIDADES - UFRJ. 2015. (Editoração/Periódico).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . A adolescência Hoje. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . Indústria Cultural. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA JUNIOR, A. G. . PIC - O "ficar com" e sua relação com o narcisismo. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Uma agenda não-colonial para o estudo da infância: subjetividade pública e ação no mundo comum, Descrição: A divisão público-privado coloca questões relevantes para o estudo da infância no contemporâneo. A criança, a partir da Modernidade, foi objeto dos cuidados e proteção privatizados no âmbito da família e da escola. Ao se demandar uma subjetividade pública apoiada nas qualidades de racionalidade, independência psicológica e autonomia para o exercício pleno da cidadania, se excluiu a criança da participação em diversas esferas da vida pública, sob a égide de sua proteção. Esta deveria se preparar e se capacitar para o enfrentamento dos dilemas e embates do mundo público. Neste projeto de pesquisa, objetiva-se colocar em questão tal segmentação entre público e privado, apoiada em ?topos? distintos, assim como as demandas que contemporaneamente se exigem para a participação mais inclusiva de crianças na vida social. Pretende-se, portanto, empreender uma analítica da ?subjetividade pública? de crianças a partir da noção de ação no mundo comum. A partir de uma perspectiva que compreende a ação como resultado dos processos de construção de uma realidade negociada e compartilhada entre sujeitos diferentes, que são constituídos neste mesmo processo, pretende-se compreender os novos emergentes públicos da subjetivação de crianças no contemporâneo. A escola constitui um contexto particular e relevante para a investigação empírica da emergência das subjetividades públicas de crianças. Novas gramáticas intergeracionais são aí produzidas que problematizam a naturalização da hierarquia estabelecida por idade. Ao propor a noção de politização dos conflitos entre crianças e adultos, este projeto visa compreender os deslocamentos contemporâneos das relações intergeracionais, tendo em vista uma agenda não-colonial para o estudo da infância. Esta, inspirada no questionamento da dominação que sempre busca formas insidiosas de legitimação e aceitação, relativiza as narrativas soberanas e autocentradas e põe em perspectiva o diálogo entre ?universalismos?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Integrante / Lucia Rabello de Castro - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Laboratório de Psicanálise Aplicada, Descrição: Este projeto utiliza dos referencias da Psicanálise Freudiana e da escola inglesa de Psicanálise para desenvolver intervenções psico-terapêuticas e psico-políticas em grupos com crianças e adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    PHENIX, Descrição: Este é um projeto de Pesquisa-intervenção vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Enquanto projeto de Pesquisa-intervenção (Thiollent, 1981 e Brandão, 1981 e 1984) pressupõe a práxis como o lócus da produção do conhecimento e critério de verdade. A população com a qual interagimos é atendida pelo Núcleo Social Papa João XXIII, localizado na periferia de Maringá/PR/Brasil. A nossa inserção neste agrupamento humano está sustentada na premissa-denúncia de Martín-Baró (1987 e 1989) de que vivemos sobre o "império da desvalorização da vida humana", forjado pelo autoritarismo socioeconômico do capitalismo e da sociedade de consumo de massas por ele engendrada (Caniato, 1997; Martin & Schumann, 1999 e Beinstein, 1999). Seus reflexos excludentes são escamoteados pelos discursos demagógicos e ideológicos dos regimes políticos democráticos atuais. Partimos dos ensinamentos de Theodor Adorno (1965) em A Personalidade Autoritária de que tendências preconceituosas, nem sempre conscientizadas pelos indivíduos, dão sustentação subjetiva a formas de organização conduzentes à barbárie. Trilhando pelos estudos de Adorno, em especial agrupados em suas obras Dialética do Esclarecimento... (1985) e Educação e Emancipação (1995) - interagimos desde outubro de 2000 com a população do Núcleo Social, atravessando com eles o sofrimento psicossocial decorrente da banalização da violência (Arendt, 2000), e da injustiça (Dejours, 1999) sociais e de certas formas de inserção social marcadas pelo fatalismo e pela alienação psicossocial (Martín-Baró, 1987 e Chauí, 1993). A coordenação e os acadêmicos do Curso de Psicologia, Ciências Sociais e Filosofia da UEM participantes deste projeto interagem, semanalmente, com a população do Núcleo Social, levantando questões-demanda que vêm estando vinculadas, principalmente, a sua situação de excluídos. Estas questões são estudadas teoricamente pelos integrantes do projeto e voltam a ser discutidas com a população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Integrante / Angela Maria Pires Caniato - Integrante / Regina Perez Christofolli Abeche - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Intervenção Comunitária no Colégio João XXIII, Descrição: Práxis do Projeto PHENIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Integrante / Angela Maria Pires Caniato - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    PIC - A prática do ficar-com na contemporaneidade, Descrição: Projeto de Iniciação Científicar vinculado ao Projeto de Pesquisa e Intervenção "Phenix: a ousadia do Renascimento do Indivíduo-Sujeito Fase II'. Cujo objetivo geral foi dar subsídio teorico para o Phenix. O estudo consistiu em analisar a prática do relacionamento afetivo-sexual da contemporaneidade o "ficar com", e por meio de uma pesquisa bibliográfica pautada no método histórico dialético investigar a subjetividade masculina e feminina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Coordenador / Regina Perez Christofolli Abeche - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2009

    PHENIX: A OUSADIA DO RENASCIMENTO DO INDIVÍDUO SUJEITO, Descrição: Este é um projeto de Pesquisa-intervenção vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Enquanto projeto de Pesquisa-intervenção (Thiollent, 1981 e Brandão, 1981 e 1984) pressupõe a práxis como o lócus da produção do conhecimento e critério de verdade. A população com a qual interagimos é atendida pelo Núcleo Social Papa João XXIII, localizado na periferia de Maringá/PR/Brasil. A nossa inserção neste agrupamento humano está sustentada na premissa-denúncia de Martín-Baró (1987 e 1989) de que vivemos sobre o "império da desvalorização da vida humana", forjado pelo autoritarismo socioeconômico do capitalismo e da sociedade de consumo de massas por ele engendrada (Caniato, 1997; Martin & Schumann, 1999 e Beinstein, 1999). Seus reflexos excludentes são escamoteados pelos discursos demagógicos e ideológicos dos regimes políticos democráticos atuais. Partimos dos ensinamentos de Theodor Adorno (1965) em A Personalidade Autoritária de que tendências preconceituosas, nem sempre conscientizadas pelos indivíduos, dão sustentação subjetiva a formas de organização conduzentes à barbárie. Trilhando pelos estudos de Adorno, em especial agrupados em suas obras Dialética do Esclarecimento... (1985) e Educação e Emancipação (1995) - interagimos desde outubro de 2000 com a população do Núcleo Social, atravessando com eles o sofrimento psicossocial decorrente da banalização da violência (Arendt, 2000), e da injustiça (Dejours, 1999) sociais e de certas formas de inserção social marcadas pelo fatalismo e pela alienação psicossocial (Martín-Baró, 1987 e Chauí, 1993). A coordenação e os acadêmicos do Curso de Psicologia, Ciências Sociais e Filosofia da UEM participantes deste projeto interagem, semanalmente, com a população do Núcleo Social, levantando questões-demanda que vêm estando vinculadas, principalmente, a sua situação de excluídos. Estas questões são estudadas teoricamente pelos integrantes do projeto e voltam a ser discutidas com a população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Integrante / Angela Maria Pires Caniato - Integrante / Regina Perez Christofolli Abeche - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Intervenção Comunitária no Centro Social Marista, Descrição: Parte prática do projeto PHENIX que consistiu em intervenção com adolescentes na fáixa etária de 13 a 16 anos. No ano de 2007 foi responsável pela coordenação de um grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Gonçalves Ferreira Junior - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante

  • 2013 - Atual

    Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Aulas ministradas: - Sonhos no sessão - Comunicação verbal e não-verbal na clínica psicanalítica - Introdução à clínica psicanalítica de Donald Winnicott - Supervisão Clínica

  • 2012 - 2015

    Faculdade União de Campo Mourão

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: - Psicologia Clínica - Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Teorias da Personalidade - Psicologia Hospitalar -Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica (Psicanálise)

  • 2012 - 2015

    Uniclínica

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico

  • 2012 - Atual

    Faculdade Metrapolitana de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: -Introdução ao pensamento psicanalítico. - Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica (Psicanálise) - Psicopatologia - Clínica psicanalítica com crianças ( Clínica Infantil) - Teorias e Sistemas Psicológicos -Teorias da Personalidade - Introdução à psicanálise --Psicologia Social.

  • 2005 - 2013

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante