Juliana Michaello Macêdo Dias

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado pelo DEHA/UFAL e Doutorado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UFAL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (PPGAU/FAU/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças (GPN/FAU/UFAL). Coordenou os projetos de pesquisa ?Culturas Agrestes: Mapeamento das referências Culturais do Agreste alagoano?, financiado por Edital Universal/CNPq (2013-2016) e ?Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas?, financiado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (2015-2017) e o Projeto "Arquitetura enquanto Referência Cultural" (PIBIC-206-2017). Atualmente coordena os projetos "Feiras populares: territórios do Persistir" financiado pelo Edital Universal/CNPq (2018-2019). Participou como pesquisadora do projeto de pesquisa "Mapeamento sonoro do sertão alagoano", financiado pelo Edital Universal FAPEAL 13/2016 e é pesquisadora do projeto "Sons da Feira" (PIBIC-2018-2019). Trabalha com projetos de extensão em Políticas públicas da Cultura e Relações entre Cinema e Arquitetura. Organizadora do livro ?Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema? (2014). Diretora de arte dos documentários etnográficos: "A Lapinha de Dudé" , "A saga do menino Canta", "Cavalhadas de Alagoas" e "Carreadas" e da série Cadernos de Viagem: Índia, Austrália, Nova Zelândia, Leste Europeu, Turquia e Nepal. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Cultura, Identidade e Imagem; Identidade, território e poder; Metodologia de mapeamentos culturais e Políticas públicas da cultura. Site do Grupo de Pesquisa: https://www.gpnordestancas.com/

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pelejas de Catirina:(des)(re)cartografias de cidades|no|do|com|para|entre|sob|sobre|anti|pro|fora|nordestes
Frederico Guilherme Bandeira de Araújo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cartografia; nordeste; Cidade; Identidade e Território.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado

2003 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: Arquitetura em Jogo: experimentações situacionistas em Ipioca,Ano de Obtenção: 2006
Maria Angélica da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Cidade; Crianças; Patrimônio; Situacionistas; Psicogeografia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria do Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1998 - 2003

Universidade Federal de Alagoas
Título: Arquitetura no Escuro: Aprendendo com quem não vê
Orientador: Maria Angélica da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Oficina Patrimônio Cultural Imaterial - Alagoas. (Carga horária: 16h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Percepção e Representação do Espaço Habitado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. ; BATISTA, J. . 5º Simpósio Imagem e Identidade e Território - SIIT5. 2015. (Outro).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III AVIA!.O fazer inventivo: o olhar do design sobre a cultura e o fazer popular. 2018. (Outra).

7º Simpósio Imagem Identidade e Território.Labirinto, ressonância, disseminação, hipertexto, cinema sul-sul: modos de dizer, modos de ver em trânsito. 2017. (Simpósio).

II Jornada AVIA!.Inventário de Referências Culturais de Alagoas. 2017. (Outra).

XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional..Mapa dos sons do Sertão alagoano: perspectivas preliminares. 2017. (Encontro).

4ª Semana de Extensão do Centro Universitário Tiradentes.Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2016. (Outra).

Caça às Bruxas: Mulheres, Feminino e Poder.Arte no feminino. 2016. (Outra).

I AVIA - Semana de Design da Universidade Federal de Alagoas.Design, cidade e sustentabilidade. 2016. (Outra).

VI Encontro Anual da AIM.O documentário etnográfico sob premissas pós-estruturalistas: Derrida e Deleuze entre câmeras, impressões e depoimentos. 2016. (Encontro).

16º Agosto da Cultura Popular.A cultura Popular em questão: produção, fomento e difusão. 2015. (Outra).

5º Simpósio Imagem e Identidade e Território.Quem referencia o que referencia quem referencia? Um olhar pós-estruturalista rasurando a ideia de referências culturais. 2015. (Simpósio).

Congresso Integrado de Inovação e Tecnologia. Manifesto Tupiniquim: Três rasuras na Caatinga ? Catirina, Ana Cinésia e Seu Doutor.. 2015. (Congresso).

V REA XIV ABANNE | REABANNE 2015.Nepal: entre o sagrado e o profano, entre o segredo e o revelado. 2015. (Encontro).

XVI Encontro Nacional da ANPUR.AGRESTES E DESAGRESTES: O MAPEAMENTO CULTURAL EM PERSPECTIVA. 2015. (Encontro).

3º Ateliê da Rede LAIIT.Andar pela cidade não tem graça! Narrativas sobre o caminhar a cidade melhor compreendidas pelo aspecto do lúdico. 2014. (Outra).

3 Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação.Memória da Arquitetura em tempos de Google Earth: a necessidade de novas teorias e métodos. 2013. (Seminário).

4a Mostra Sururu de Cinema Alagoano.A Lapinha da Dudé. 2013. (Outra).

Arquimemória IV: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado.A arquitetura como referência cultural: novas questões. 2013. (Encontro).

IV Simpósio Imagem e Identidade e Território - Modos de dizer espaço.Nordestanças... mapeando mapas: reflexões sobre a experiência de mapear referências culturais. 2013. (Simpósio).

I Workshop de desenvolvimento e políticas públicas no Brasil.POLÍTICAS DA CULTURA E AS CIDADES DO INTERIOR: ENTRE PROJETOS E ENTRAVES. 2013. (Oficina).

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação patrimonial hoje: como e para quem. 2013. (Outra).

VII Seminário Imagens da Cultura | Cultura das imagens.Urulu dreaming?: uma análise da ascensão da arte aborígene no mercado contemporâneo de arte da Austrália. 2012. (Seminário).

XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Atlas do País de São Saruê. 2012. (Seminário).

XXIV Congresso Panamericano de arquitetos. A "moderna arquitetura popular"no interior de Alagoas: desconstruindo a oposição entre popular e erudito. 2012. (Congresso).

3ª Semana de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.Oficina de Audiovisual. 2011. (Outra).

3ª Semana de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.Identidade e Arquitetura no século XXI. 2011. (Outra).

III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO.REFERÊNCIAS CULTURAIS, IDENTIDADES E TERRITÓRIOS: MOVIMENTO E FIXAÇÃO NA POLÍTICA DO PATRIMÔNIO. 2011. (Simpósio).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL URBICENTROS.A CIDADE E OTÚNEL: ALTERIDADE, FRONTEIRAS E INTERPENETRAÇÕES EM ?O INVASOR. 2011. (Seminário).

VIII CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL. TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM URBANA DE ARAPIRACA: UMA LEITURA DA ICONOGRAFIA. 2011. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Participação no Comitê de Avaliação. 2010. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. A Estética da Seca. 2010. (Congresso).

V SEMPEX.O cinema que vai e que volta: interpretação de identidade e território na cinematografia estadunidense e brasileira. 2010. (Outra).

I Ciclo de palestras do Grupo de Pesquisa Qualidade do Projeto de Arquitetura e Urbanismo.Pesquisa em Teoria da Arquitetura. 2009. (Outra).

II Simpósio Imagem e Identidade e Território.Tedesterreteritorializandanças. 2009. (Simpósio).

VII Encontro Nordestino de História Oral.A nova guerra do cangaço: confrontos e constructos dos discursos-cangaço na contemporaneidade. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Nacional da ANPUR.Sessão Livre Imagem e Fala e Território e Identidade. 2009. (Encontro).

Simpósio Imagem e Identidade e Território.A desconstrução em Barros e Rosa: diálogos derridianos com as palavras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa. 2008. (Simpósio).

XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional.Tedesterritorializandanças em diálogismo impertinente. 2008. (Encontro).

XII Encontro Nacional da ANPUR.Sessão Livre Se suportar na cidade. 2007. (Encontro).

I Seminário Arte e Cidade.I Seminário Arte e Cidade. 2006. (Seminário).

VI Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura. VI Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura. 2002. (Congresso).

I Encontro Integrado Nação e Identidade: práticas e representações em Portugal.Encontro Projeto Integrado Nação e Identidade. 2001. (Encontro).

II Encontro Integrado Nação e Identidade: práticas e representações em Portugal.II Encontro Projeto Integrado Nação e Identidade. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amaro Xavier Braga Júnior

DIAS, Juliana Michaello M.. Entre o barro e a mão: técnicas e processos criativos no artesanato de barro em Capela/AL. 2019. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fernanda Araújo Félix da Silva

DIAS, Juliana Michaello M.FERRARE, J. O.; LIMA, A. G. G.. Onde estão as mulheres arquitetas maceioenses? Um levantamento sobre a produção arquitetônica feminina em Maceió, desde a década de 1950 até os dias atuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaianny Fernandes Duarte

SILVA, Maria Angélica da;FERRARE, J. O.DIAS, Juliana Michaello M.. Quando se olha para o escuro: a Maceió de Luís Lavenère através de seus negativos de vidro. 2018. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jéssica de Cássia Silva Gonçalves

FERRARE, J. O.DIAS, Juliana Michaello M.. A Praça da Faculdade: referência cultural do bairro do Prado e Maceió. 2018. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Larissa Santos Carneiro

OLIVEIRA, Roseline VanessaDIAS, Juliana Michaello M.FERRARE, J. O.; DUARTE, C.. O Patrimônio do Centro de Maceió: entre os orgãos preservacionistas e a população. 2017. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fábio Henrique Sales Nogueira

DIAS, Juliana Michaello M.LIMA, W. M.CABRAL FILHO, J. S.; SILVA, Maria Angélica da. Entre algoritmos e afetos: a arquitetura, o espaço e o digital. 2016. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise Lages Vieira da Silva

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.MACHADO, R. V. O.; AMORIM, L. M. E.. Do arquivo técnico aos Álbuns de Família: o morar no bairro do Farol na Maceió dos anos 1940 e 1950. 2016. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Louise Cerqueira

SILVA, Maria Angélica da;DIAS, Juliana Michaello M.. Cultura ribeirinha e patrimônio imaterial no rio São Francisco. 2015. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thalita Lins do Nascimento

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angélica da. Casas e Gentes: modos de viver e morar no interior de Alagoas. 2015. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Louise Maria Martins Cerqueira

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.; ARAUJO, L. M.;BRITTO, F. D.. Habitar a beira-rio: narrativas sobre sobre uma cartografia ribeirinha a partir de Penedo-AL. 2015. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Leticia Castilhos Coelho

DIAS, Juliana Michaello M.SIMOES, S. S.; OLSCHEWSKI, L. E. B.;ARAUJO, Frederico Guilherme Bandeira. Andanças portuárias: agenciarnarrar a potência política dos modos corporais do insistir. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Araújo Félix da Silva

CAVALCANTE, M. M. P. D.;CAVALCANTI, V. R.FERRARE, J. O.DIAS, Juliana Michaello M.. A (in)visibilidade do trabalho das mulheres arquitetas em Maceió. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jéssica de Cássia Gonçalves

FERRARE, J. O.DIAS, Juliana Michaello M.; CAVALCANTE, M. M. P. D.. A praça além do monumento: a representatividade da Praça da Faculdade como patrimônio cultural do bairro do Prado e Maceió. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaianny Fernandes Duarte

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.FERRARE, J. O.; CAMPELLO, M. F. M. B.. Um olhar sobre Maceió: as fotografias da coleção Luiz Lavenère vistas a partir das bordas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos Eduardo de Santa Rita Fonseca

DIAS, Juliana Michaello M.CAVALCANTI, V. R.LIMA, W. M.RAFAEL, U. N.. A cidade entre o Òrun e o Àiyé: dinâmicas sócio-espaciais do sagrado afro-brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Larissa Santos Carreiro

DIAS, Juliana Michaello M.. O centro de Maceió - referências de um patrimônio edificado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise Lages Vieira da Silva

SILVA, Maria Angélica da;DIAS, Juliana Michaello M.. Do arquivo técnico aos álbuns de família: os modos de morar na Maceió de 1940 e 1950. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fábio Henrique Sales Nogueira

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.. Entre Algoritmos e afetos: a arquitetura digital e o espaço habitado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thalita Lins do Nascimento

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.. Casas e Gentes: Modos de viver e morar no interior de Alagoas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isadora Amorim Leite Ribeiro

ANDRADE, M. M. C. R.;DIAS, Juliana Michaello M.; LEAO JUNIOR, R. S. N.; RODRIGUES, G.. Arquitetura e os Sentidos: intervenção pontual e diluída para a orla de Maceió. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Frederico Binatti Queiroz

OLIVEIRA, Roseline VanessaHONAISER, Fernando AlvesDIAS, Juliana Michaello M.ARAUJO, F. S.. A Fotografia de Arquitetura e Urbanismo e a Imagem arquitetônica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mariana Magalhães Cavalcante

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.; ACIOLI, A. P.; SILVA, D. F. E.. Além da Serra: uma proposta de turismo criativo para União dos Palmares, Alagoas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vinícius Marcel Gomes Duarte

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.; ACIOLI, A. P.; LOBO, M. L. L.. Autogestão e Participação: experimento de metodologia participativa para melhoria de HIS em Maceió. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nathalia de Almeida Amaral

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.; ACIOLI, A. P.; ZACARIAS, P.. O pequeno explorador: percebendo o espaço urbano de Maceió a partir do olhar da criança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gabriella Buarque Seixas de Araújo

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.; ACIOLI, A. P.; SILVA, L. F. O.. Proposta de Creche e Centro comunitário: educação, lazer e integração para o desenvolvimento da Comunidade Novo Mundo, Maceió-AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carla Valéria Lima da Silva

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.; ACIOLI, A. P.; FERNANDES, N. B.. Planejamento Urbano em pequenas cidades: Planta Diretora de Paripueira-AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Daniel Lima da Silva

LOPES, B. L. S.;LOPES, D. A.DIAS, Juliana Michaello M.. Iconografia do Bairro Centro - Maceió: um estudo de ícones a partir do Patrimônio Cultural edificado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alexandra Jane de Carvalho Freitas

LIMA, S. F. C.;DIAS, Juliana Michaello M.ARAUJO, F. S.CAVALCANTI, I. P. H.. Traçando afetividades: apreensões e intervenções nas Quebradas no bairro Chã do Bebedouro, Maceió-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Layane Nascimento de Araújo

CANTALICE, J. D. A.;DIAS, Juliana Michaello M.; MAZZINI JUNIOR, E. G.. A análise ergonômica do trabalho e o design na identificação de demandas e propostas de intervenções no processo de produção do bordado filé: caso do Pontal da Barra - Maceió/AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karina Mendonça Tenório de Magalhães Oliveira

ARAUJO, F. S.DIAS, Juliana Michaello M.OLIVEIRA, Roseline VanessaLIMA, V. T. C.. Sobre (r)emoções e (re)começos: o caso do Residencial Vila dos Pescadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabela Camargo Ribeiro Fidelis de Moura Marques

DIAS, Juliana Michaello M.ARAUJO, F. S.; ALBUQUERQUE, L. L.. Viver a cidade: reflexões sobre o cotidiano, vitalidade e permanência no bairro da Jatiúca - Maceió/AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mariana Petrovana Ferreira da Silva

LOPES, D. A.DIAS, Juliana Michaello M.; BRAGA JUNIOR, A. X.. Sakura card captors: transcriação e design editorial. Um estudo comparativo das edições de lançamento e comemorativa de 10 anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Paula Duque Rangel

HIDAKA, L. T. F.;DIAS, Juliana Michaello M.CAVALCANTI, D. B.; SILVA, R. D. A.. Gestos urbanos: um ensaio sobre espaços intersticiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tamires Aleixo Cassella

MACHADO, R. V. O.DIAS, Juliana Michaello M.FERRARE, J. O.AMARAL, V. B.. Entre o eterno e o efêmero: revisando o reconhecimento patrimonial da Arquitetura Moderna em Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tuanne Monteiro de Carvalho

MACHADO, R. V. O.DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angelica da;AMARAL, V. B.. Um passeio entre dois riachos: registro das memórias de habitantes dos bairros de Garça Torta e Riacho Doce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Reberth Emanuel Rocha de Almeida

MACHADO, R. V. O.DIAS, Juliana Michaello M.FERRARE, J. O.AMARAL, V. B.. Entre Histórias e Memórias: investigações arquitetônicas na Igreja Matriz de Coruripe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Daniel Aubert de Araujo Barros

SILVA, Maria Angelica da;DIAS, Juliana Michaello M.; HECKTHEUER, P.; SOBRAL, G. B.. Sobre Cosmos e Traços: projeto de Centro Astronômico para a cidade de Maceió. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Gonzaga de Oliveira

PEREIRA, M. A. B.; BARROS, A. A.;DIAS, Juliana Michaello M.. Contando o passado ao futuro - o patrimônio diante do discurso desenvolvimentista da cidade de Arapiraca (AL). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcela Calheiros de Melo

HONAISER, Fernando AlvesDIAS, Juliana Michaello M.; HIDAKA, L. T. F.;ARAUJO, F. S.. Se essa praça fosse minha? Experimentações metodológicas de participação popular na praça Jardim Alagoas, Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Victor Hugo Pinheiro de Brito

LOPES, D. A.; LOBO, M. H. S.;DIAS, Juliana Michaello M.. A Terra dos meninos pelados: uma análise comparativa de dois processos criativos na elaboração do concept art de quatro personagens para uma animação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Harlleyson Oliveira Moreira Lima

DIAS, Juliana Michaello M.ROSA, M. E. R. C.MIRANDA, E. R.. Desenvolvimento de biojóias a partir de resíduos de couro de tilápia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rodolfo de Albuquerque Torres

CRUZ, E. E.DIAS, Juliana Michaello M.; LOUREIRO, J. C.. Do erudido ao frugal: proposta arquitetônica para o Alagoinhas, Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Giulia Francesca C

HONAISER, Fernando AlvesDIAS, Juliana Michaello M.; HECKTHEUER, P.. O França.Arquitetura, depressão e a contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Arlindo da Silva Cardoso

CANTALICE, J. D. A.; LOBO, M. H. S.;DIAS, Juliana Michaello M.. O olhar antropológico do designer: uma abordagem simbólica das benzedeiras de Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amanda Rodrigues Teixeira Cavalcante

CAVALCANTI, D. B.DIAS, Juliana Michaello M.CAVALCANTI, V. R.. De área degradada a horta urbana: proposta paisagística de requalificação no Conjunto Graciliano Ramos, Cidade Universitária, Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Beatriz Ferreira Couto Montenegro

DIAS, Juliana Michaello M.LOPES, D. A.; LOBO, M. H. S.; SILVA, G. B.. O design editorial e a linguagem de arte sequencial: uma proposta experimental para a obra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaianny Fernandes Duarte

DIAS, Juliana Michaello M.OLIVEIRA, Roseline Vanessa; SILVA, Maria Angélica da. Passagens: deslocamento, cidade, intervenção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Eduarda de Omena Baltar Maia

DIAS, Juliana Michaello M.BATISTA, J.. Propaganda Nazista: Um estudo sobre a propaganda no III Reich. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Comunicação Social - Publicidad) - Centro Universitário Tiradentes.

Aluno: Suzany Marihá Ferreira Feitosa

DIAS, Juliana Michaello M.. Artesanato Indígena Xucuru-Kariri: Avaliação da atividade artesanal dos índios Xucuru-Kariri como contribuição ao design para valorização local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thales Dimitri dos Santos Silva

LEPRE, P. R.;LOPES, D. A.DIAS, Juliana Michaello M.. Grito dos Orixás: o Candomblé como inspiração para o design de mini coleção de jóias. 2016.

Aluno: Rafael Gomes de Almeida

DIAS, Juliana Michaello M.. Anteprojeto de um terreiro urbano de candomblé de nação nagô-xambá em Arapiraca - Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Saulo Diego Barros de Santana

DIAS, Juliana Michaello M.; BEIRIIZ, L.. Live Visuals: Representação audiovisual em tempo real. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Comunicação Social - Publicidad) - Centro Universitário Tiradentes.

Aluno: Flora Paim Duarte

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angelica da. Passagens: arquitetura, cinema e videoprojeção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juana Peixoto Bastos Costa

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angelica da. Quando tudo o que resta é chão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vanessa Lucena Cavalcante de Amorim

HONAISER, F. A.GUSMAO, A. C. S. C.DIAS, Juliana Michaello M.. Lugares e não-lugares do corredor cultural Vera Arruda na cidade de Maceió-AL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: MARIA ROBERTA RODRIGUES SALUSTIANO

HONAISER, Fernando AlvesGUSMAO, A. C. S. C.DIAS, Juliana Michaello M.. Um novo olhar do mesmo lugar: estudo situacionista no bairro de Fernão Velho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Ismélia da Penha Balduce Tavares

DIAS, Juliana Michaello M.MENDES JR, Walcler de Lima; BEIRIIZ, L.. Lapinha: expressão da prática e do esquecimento na cidade de Maragogi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Integrada Tiradentes.

Aluno: José Elísio Silva; Maria Luciana da Silva Santos

DIAS, Juliana Michaello M.MENDES JR, Walcler de Lima; BEIRIIZ, L.. Livro-reportagem: uma contribuição para uma sociedade mais crítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Integrada Tiradentes.

Aluno: Clay Sobrinho Souza; Rosinei Zequim de Souza Sobrinho

DIAS, Juliana Michaello M.MENDES JR, Walcler de Lima; BEIRIIZ, L.. Cooperativa de recicladores de Alagoas (COOPREL): o trabalho sustentável em prol da cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Integrada Tiradentes.

Aluno: Carlos Jacinto Agostinho

SILVA, Maria Angélica da;DIAS, Juliana Michaello M.. Mais é mais: Rem Koolhaas, junkspace e hipermodernidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Débora Hagestedt Muniz

DIAS, Juliana Michaello M.. Fábrica Carmem - morte e renascimento do bairro que parou no tempo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Integrada Tiradentes.

Aluno: Larissa Lira Toolstadius

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angelica da. Entreliças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thayla Sena de Santana

DIAS, Juliana Michaello M.; DANTAS, Pedrianne;HONAISER, Fernando Alves. A cor e os Afetos na cidade de Garanhuns-PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raquel Maria da Silva

DIAS, Juliana Michaello M.HONAISER, Fernando Alves. O Interlaçado da Antiga Porto Calvo hoje e sempre. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Aluno: Vanuza Santos de Araújo Bezerra

DIAS, Juliana Michaello M.; LEITE, Elma Albuquerque. Constituição Morfotipológica para reabilitação da Praça Dom Pedro II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.

SOUZA, F. A. S.DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão Examinadora do Concurso para Professor Efetivo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federald e Sergipe, edital 007/2015 (Adjunto). 2015. Universidade Federal de Sergipe.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca examinadora do Concurso Público para seleção de Professor substituto, área de estudo Teoria e História da Arquitetura - UFAL, Campus Arapiraca. Edital 10/2014. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; MORAES, O. B.;SOUZA, F. A. S.. Concurso público para docentes (Adjunto). Setor de Estudos: Urbano e Paisagem. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.NEVES, R. R.; SILVA, M. E. F.. Concurso para professor substituto da UFAL - Campus Arapiraca, no setor de Estudo Urbano e Paisagemm. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, M. E. F.. Concurso público para docentes (Adjunto). Setor de Estudos: Urbano e Paisagem. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, F. A. S.DIAS, Juliana Michaello M.FARIAS, A. M. S. M.. Concurso Público para Docentes - Área de Estudos: Urbanismo e Paisagismo. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.CAVALCANTI, D. B.; BARBOSA, R. V. R.. Comissão de Seleção 2018 do curso de Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; LIMA, S. F. C.;FARIA, G. M. G.. Comissão de Seleção 2017 do curso de Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; OITICICA, M. L. G. R.;SOARES FILHA, A. M. V.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional Docente Nível Adjunto 2 para Adjunto 3 | Augusto Aragão de Albuquerque. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

OITICICA, M. L. G. R.;DIAS, Juliana Michaello M.SOARES FILHA, A. M. V.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional Docente Nível Adjunto 3 para Adjunto 4 | Augusto Aragão de Albuquerque. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; OITICICA, M. L. G. R.;SOARES FILHA, A. M. V.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional Docente Nível Assistente 2 para Adjunto 1 | Patrícia Hecktheuer. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; BARBOSA, R. V. R.; HIDAKA, L. T. F.. Comissão de Seleção 2016 do curso de Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.SOARES FILHA, A. M. V.; HIDAKA, L. T. F.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Teoria e Estética da Arquitetura 1. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

HIDAKA, L. T. F.;DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: História da Arte, Arquitetura e Cidade 1. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

LOPES, D. A.DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Linguagem e Expressão Gráfica. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

ARAUJO, F. S.DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Linguagem e Expressão Plástica. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

SOARES FILHA, A. M. V.DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Arte Contemporânea. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, Roseline VanessaDIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Estética. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

SOARES FILHA, A. M. V.DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: História da Arte Universal. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

CAVALCANTE, M. M. P. D.;DIAS, Juliana Michaello M.ARAUJO, F. S.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Linguagem e Expressão Gráfica. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.OLIVEIRA, Roseline Vanessa. Banca julgadora da seleção para bolsistas do PET/Arquitetura. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.; SILVA, Maria Angélica da. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da FAU/UFAL - Disciplina: Projeto de Arquitetura 1. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.SOUZA, F. A. S.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Teoria do Urbanismo. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.SOUZA, F. A. S.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Projeto de Urbanismo. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Teoria e Técnica do Restauro. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Projeto de Urbanismo 1. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão de avaliação de Progressão Funcional docente dos cursos Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação do Campui Arapiraca. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: História da Arte, da Arquitetura e da Cidade. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Estudo da Forma. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 1ª Avaliação - Geilson Márcio Albuquerque de Vasconcelos - Processo nº 23065.007262/2011-15. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 3ª Avaliação - Elizabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte - Processo nº 23065.012028/2011-00. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 3ª Avaliação - Odair Barbosa de Morais - Processo nº 23065.012023/2011-79. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 1ª Avaliação - Ricardo Victor Rodrigues Barbosa - Processo nº 23065.028618/2010-65. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 1ª Avaliação - Fernando Antônio Santos de Souza - Processo nº 23065.028563/2010-93. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: História da Arte, da Arquitetura e da Ciidade. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Comissão avaliadora de Estágio Probatório Docente | 1ª Avaliação - Odair Barbosa de Morais - Processo nº 23065.019067/2010-49. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

DIAS, Juliana Michaello M.. Banca avaliadora do Processo seletivo do Programa de Monitorias da UFAL | Campus Arapiraca - Disciplina: Planejamento Regional e Urbano. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.; SILVA, Maria Angéilca da. O olhar das criancas e o patrimonio urbano. 2004. Outra participação, Universidade Federal de Alagoas.

Luis Antonio dos Santos Baptista

Araujo, F. B.;BAPTISTA, L. A. S.; FRIDMAN, F.; RIBEIRO, A. C. T.; SILVA, M. A.. Pelejas de Catirina : (des) (re) Cartografias de Cidades (no) (do) (com) (para) (entre)(sob) (sobre) (anti) (pro) ( fora) Nordestes.. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Alves Honaiser

HONAISER, F. A.SILVA, Maria Angélica da; FARIAS, Geraldo Magela Galdencio. Arquitetura no Escuro: A Produção de Espaços para quem não Vê. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Frederico Guilherme Bandeira de Araujo

ARAUJO, F. G. B.; RIBEIRO, A. C. T.; FRIDMAN, F.; BAPTISTA, L. A. S.; SILVA, M. A.. Pelejas de Catirina: (des) (re) cartografias de cidades /no/do/com/para/entre/sob/sobre/anti/pro/fora nordestes. 2011. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Frederico Guilherme Bandeira de Araujo

ARAUJO, F. G. B.; RIBEIRO, A. C. T.; BAPTISTA, L. A. S.. Descartografias Urbanas no Nordeste ou Pelejas de catirina. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Geraldo Majela Gaudêncio Faria

SILVA, Maria Angélica da; MAGNAVITA, P.;FARIA, Geraldo M. G.. Arquitetura e jogo: experimentações situacionistas em Ipioca.. 2006. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Geraldo Majela Gaudêncio Faria

SILVA, Maria Angélica da;FARIA, Geraldo M. G.; HONAISER, Fernando Alves. Arquitetura no escuro : aprendendo com quem não vê. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.

FANIA FRIDMAN

ARAUJO, F. G. B.;FRIDMAN, F.; RIBEIRO, A. C. T.; BaptistaLuis Antônio dos Santos. Descartografias urbanas no nordeste ou pelejas de Catirina. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Angelica da Silva

ARAUJO, F. G. B.; RIBEIRO, A. C. T.; FRIDMAN, F.;SILVA, M. A.; BAPTISTA, L. A. S.. Pelejas de Catirina:(DES) (RE) Cartografias de Cidades |NO| DO| COM| PARA | ENTRE | SOB | SOBRE | ANTI | PRO | FORA | NORDESTES.. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vanessa Taciana Chagas de Lima

Net-ativismo, corpo e território: um estudo dos movimentos sociais entre as redes e os espaços urbanos de Maceió; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Morgana Camila da Silva

Cidade, espaço e vivência: um estudo sobre o uso do espaço urbano e possíveis contribuições do design; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

José Henrique Costa Tenório

João de Barro: arquitetura sem arquitetos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Dayanna Klécia da Silva Barbosa

Mapeamento da desigualdade de gênero no desenho urbano do bairro Serraria, Maceió - AL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Laís Caroline dos Santos

A imagem fotográfica e audiovisual enquanto discurso etnográfico: experimentações nas feiras de Maceió, Porto Calvo, Penedo e Arapiraca; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Willyam Vieira dos Santos

A Feira como lugar de memória: o caso das feiras de Maceió, Porto Calvo, Penedo e Arapiraca; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Nathalia Feitosa Barbosa

O corpo na feira: análise das corpografias presentes nas feiras de Maceió, Porto Calvo, Penedo e Arapiraca; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (PIBIC/PROPEP); (Orientador);

Mariana Monteiro de Oliveira

A Feira como território de inventividade: o caso das feiras de Maceió, Porto Calvo, Penedo e Arapiraca; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Reberth Emannuel Rocha Almeida

Caracterização da produção espacial missioneira itinerante dos frades capuchinhos da Prefeitura da Penha do Recife (1841-1889); 2019; Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

João Paulo Omena Silva

Quando a igreja vira museu: modos de pensar, vivenciar e perceber o Museu Xucurus de Palmeira dos Índios-AL; 2017; Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Marianna Alécio de Melo

Um olhar sobre o patrimônio: conhecendo Fernão Velho sob a ótica da criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Aline Nicole Barbosa Ramos

Letras Provisórias: a paisagem gráfica da feira popular de Maceió-AL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Victória Silvestre de Souza Bezerra

Pixo Central: a pixação na paisagem urbana no Centro de Maceió; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Julia de Freitas Correia Lyra

(IMPERMANÊNCIAS!e!(IN)SEGURANÇAS DA MULHER NA CIDADE:pensando os espaços públicos a partir de uma perspectiva feminista; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Alícia Alves Costa

Territórios, percursos e sons: o espaço comercial do Centro de Maceió-AL a partir da perspectiva sonora; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Paula Louise Fernandes Silva

Patrimônios coexistentes: o entrelaçar do padroeiro com o Bairro Santo Antônio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Laís Thaina Paes Nunes

A influência da identidade visual nas ONGs sociais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Analice de Souza Maia Alves

Convite a um novo olhar: (re)descobrindo caminhos na Praça Doutor Morgan Falcão Duarte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Manuela Miranda Vasconcelos Viana

Pelas brechas: experimentações urbanas no bairro de Cruz das Almas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

João Paulo Omena Silva

Construindo valores, reconstruindo identidades: o caso do Museu Xucurus de História, artes e costumes de Palmeira dos Índios-AL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Rafael Koppe Costa

Transcendendo a Matéria: um estudo sobre memória e arquitetura a partir do Cine Rex; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Anderson Miranda dos Santos

Reestruturação urbana e identidade: estudo de caso no bairro Canafístula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Francyelle Calixto de Araujo

Paisagem e fotografia, os rastros da transformação do espaço nas imagens de Arapiraca; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

José Claudio dos Santos Silva

ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS OCORRIDAS NO CENTRO DA CIDADE DE ARAPIRACA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Marlene Almeida da Silva Neta

Entoando desafios e emboladas: a Feira Livre de Arapiraca e a Configuração Urbana; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Thalita Lins do Nascimento

QUANDO O POPULAR VIRA MODERNO: TRANSFORMAÇÕES E CONTAMINAÇÕES DA ARQUITETURA POPULAR DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Aline Nicole Barbosa Ramos

A Feira como território de inventividade: o caso das feiras populares do bairro da Levada, Maceió-AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Marianna Alécio de Melo

A Feira como lugar de memória: o caso das feiras populares do bairro da Levada, Maceió-AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Nathalia Feitosa Barbosa

Corpografias de feira: o caso das feiras populares do bairro da Levada, Maceió-AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Victória Silvestre de Souza Bezerra

Arquitetura enquanto Referência Cultural: um estudo das capelas rurais do agreste alagoano; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Clara Marinho de Araújo Silva

Arquitetura enquanto Referência Cultural: um estudo das igrejas matrizes do agreste alagoano; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Adriane Almeida Canabarro Feitosa

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Ana Caroline Araujo Ferreira da Silva

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Camila Gonzaga de Oliveira

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Daniela Novaes Santos

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Isabela Costa Braz e Silva

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Karla Rachel Jarsen de Melo Calheiros

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Clara Marinho de Araújo Silva

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Nathalia de Almeida Amaral

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Willian Felix de Oliveira Junior

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Victória Silvestre de Souza Bezerra

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesqusia; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

João Paulo Omena Silva

Oficinas de Referências Culturais ? Arapiraca e Palmeira dos Índios; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Thalita Lins do Nascimento

Inventário de Referências Culturais - Arapiraca; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Marlene Almeida da Silva Neta

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Francyelle Calixto de Araujo

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Ricardo Marcelino da Silva

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Ingrid Géssica de Souza Pereira Araújo

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

João Paulo Omena Silva

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Rafael Nascimento dos Santos

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Camila Gonzaga de Oliveira

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Simone de Lima Nascimento

Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Marlene Almeida da Silva Neta

As bandas de pífano e as manifestações religiosas em Arapiraca/AL; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Francyelle Calixto de Araujo

Cartografando discursos-cangaço no Nordeste Brasileiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Alerson Márcio Lisboa Costa

ESTAÇÃO DE TRABALHO ERGONÔMICA PARA MOVELARIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Ana Beatriz Quaresma de Azevedo

Monitoria da disciplina Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2018; 2; 2019; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Miguel Henrique Nogueira Dutra

Monitoria da disciplina Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2018; 2; 2019; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Vanessa Taciana Chagas de Lima

Estágio de Docência na disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2017; 2; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Rafael Bryan Montenegro Fausto

Estágio de Docência na disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2017; 2; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Shoya Dayak Beltrão Malta de Padua

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2017,2; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Bruna Lima Corado Carneiro

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2017,2; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Carlos Eduardo dos Santos Anjos

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2018; 1; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Leonardo Oliveira da Silva

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2018; 1; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Rebeka Carolyne da Silva Feitosa

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2018; 1; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Charles Araujo da Silva

Monitoria da disciplina Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2018; 1; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Angela Maria Machado Muniz Vieira

Monitoria da disciplina Linguagem e Expressão Gráfica, no curso de Design, semestre letivo 2018; 1; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Nathalia Feitosa Barbosa

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2017,1; 2017; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Shayenna Emiliano Ferton

Monitoria da disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2016,2; 2017; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Carlos Eduardo de Santa Rita Fonseca

Estágio de Docência na disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2016,2; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Synara Jane da Silva Holanda

Estágio de Docência na disciplina de Linguagem e Expressão Espacial, no curso de Design, semestre letivo 2016,2; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Isabela Costa Braz e Silva

Projetores: interfaces entre a arquitetura e o cinema; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Maria Victória Silvestre de Souza Bezerra

Projetores: interfaces entre a arquitetura e o cinema; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Bianca Oliveira dos Santos

Projetores: interfaces entre a arquitetura e o cinema; 2014; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Daniel Lima da Silva

Projetores: interfaces entre a arquitetura e o cinema; 2014; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Camila Gonzaga de Oliveira

Culturas Agrestes: livretos de referências culturais de Arapiraca; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Ingrid Géssica de Souza Pereira Araújo

Culturas Agrestes: livretos de referências culturais de Arapiraca; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PIBIP-AÇÃO; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Helianderson da Silva

Monitoria da disciplina de Teoria e Técnica do Restauro; 2013; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Nadja Souza dos Santos

Monitoria da disciplina de História da Arte, da Arquitetura e da Cidade 1; 2011; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Thalita Lins do Nascimento

Monitoria de História da Arte, da Arquitetiura e da Cidade 1, 2 e 3; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Thalita Lins do Nascimento

Vidas Severinas: identidade e território nordestinos em exposição; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Girleno Almeida

Vidas Severinas: identidade e território nordestinos em exposição; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Fernanda Pinheiro Rocha

Nordestanças: filmando o cangaço no Nordeste contemporâneo; 2009; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/PROEX/PROINART; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Vanessa Leal da Silva

A NOVA GUERRA DO CANGAÇO: CONFRONTOS E CONSTRUCTOS DOS DISCURSOS-CANGAÇO NA CONTEMPORANEIDADE; 2009; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Juliana Michaello Macedo Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Frederico Guilherme Bandeira de Araujo

Pelejas de catirina: (des)(re)cartografias de cidades|no|do|com|para|entre|sob|sobre|anti|pro|fora|nordestes; 2011; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Frederico Guilherme Bandeira de Araujo;

Maria Angelica da Silva

Arquitetura em Jogo: experimentações situacionistas em IpiocaO Patrimônio, a cidade e a criança; 2006; Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Angelica da Silva;

Maria Angelica da Silva

Estudos da Paisagem : cidades sergipanas; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Angelica da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Questões pós-estruturalistas sobre referências culturais. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais , v. 5, p. 59-70, 2016.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Por uma arquitetura enquanto verbo. ÍMPETO , v. 1, p. 16-20, 2015.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . ?O grande jogo do porvir?: a Internacional Situacionista e a idéia de jogo urbano. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online) , v. Ano 6, p. v7n2a06, 2007.

  • BATISTA, J. (Org.) ; DIAS, Juliana Michaello M. (Org.) ; SIMONARD, P. (Org.) ; MENDES JUNIOR, W. L. (Org.) . Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema. 1. ed. Aracaju: EDUNIT, 2014. v. 1. 190p .

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Territórios sonoros do sertão alagoano. In: Marco Antônio Couto Marinho. (Org.). Planejamento Urbano e Regional. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018, v. 1, p. 53-62.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . A marcação de identidades culturais como condição na conquista de direitos sociais. In: Verônica Teixeira Marques; Karyna Batista Sposato; Luiz Cláudio Lourenço. (Org.). Direitos humanos na democracia contemporânea: velhos e novos embates. 1ed.Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. 3, p. 142-157.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Identidade Cultural e contemporaneidade: debate a partir da noção de referências culturais. In: Walcler de Lima Mendes Junior. (Org.). Inter[e]ferências: referências culturais em perspectiva. 1ed.Maceió: EDUFAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2017, v. 1, p. 17-39.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Cartografias de São Saruê: um diálogo entre o cordel Viagem a São Saruê (1947) de Manoel Camilo dos Santos e o documentário de Vladimir Carvalho 'O País de São Saruê' (1971). In: Jesana Batista; Juliana Michaello M. Dias; Pedro Simonard; Walcler Mendes Junior. (Org.). Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2014, v. 1, p. 31-52.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . "Paisagens desurbanas" de Barros e Rosa: uma cartografia dos dizeres paisagem na poesia de Manoel de Barros e em Grande Sertão: Veredas.. In: Carlos G. Terra; Rubens de Andrade. (Org.). Coleção Paisagens Culturais: Materialização da Paisagem através das Manifestações Sócio-Culturais. 1ed.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, 2008, v. 1, p. 345-352.

  • RAMOS, ALINE ; MICHAELLO MACEDO DIAS, JULIANA . O fazer inventivo: o olhar do design sobre a cultura e o fazer popular. In: AVIA! SEMANA DE DESIGN, 2018, Maceió. Maceió: Galoá, 2018. v. 1.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Mapa dos sons do Sertão alagoano: perspectivas preliminares. In: XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional., 2017, São Paulo. Anais do XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. São Paulo: ANPUR, 2017. v. 1. p. 1-14.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Labirinto, ressonância, disseminação, hipertexto, cinema sul-sul: modos de dizer, modos de ver em trânsito. In: 7º Simpósio Imagem Identidade e Território, 2017, Porto Alegre. Anais do 7º Simpósio Imagem Identidade e Território: E agora, America Latina? Práticas insurgentes no mosaico territorial. Porto Alegre: UFRGS, 2017. v. 1. p. 49-18.

  • MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . O documentário etnográfico sob premissas pós-estruturalistas: Derrida e Deleuze entre câmeras, impressões e depoimentos. In: VI Encontro Anual da AIM, 2016, Porto. Atas do VI Encontro Anual da AIM. Porto: AIM, 2016. v. 1. p. 185-200.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Agrestes e Desagrestes: o mapeamento cultural em perspectiva. In: XVI Encontro Nacional da ANPUR, 2015, Belo Horizonte. Anais do XVI ENANPUR. Belo Horizonte: EDUFMG, 2015. p. 1-11.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Quem referencia o que referencia quem referencia? Um olhar pós-estruturalista rasurando a ideia de referências culturais. In: 5º Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2015, Maceió. Anais do 5º Simpósio Imagem e Identidade e Território. Maceió: Ufal, 2015. v. 1. p. 169-184.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; NASCIMENTO, T. L. . A arquitetura como referência cultural: novas questões. In: Arquimemória IV: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2013, Salvador. Anais [do] Arquimemória IV: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Salvador: IAB/UFBA, 2013. v. 1.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Educação patrimonial hoje: como e para quem. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristovão-SE. Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-Se: EDUFS, 2013. v. 1.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Memória da Arquitetura em tempos de Google Earth: a necessidade de novas teorias e métodos. In: 3 Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013, Belo Horizonte. Anais do 3 Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Nordestanças... mapeando mapas: reflexões sobre a experiência de mapear referências culturais. In: IV Simpósio Imagem e Identidade e Território - Modos de dizer espaço, 2013, Porto Alegre. Anais do IV Simpósio Imagem e Identidade e Território - Modos de dizer espaço. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Atlas do País de São Saruê. In: XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2012, Porto Alegre. Anais do XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - A circulação das idéias na construção da cidade: uma via de mão dupla. Porto Alegre: PROPER/UFRGS, 2012.

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A 'moderna arquitetura popular'no interior de Alagoas: desconstruindo a oposição entre popular e erudito. In: XXIV Congresso Panamericano de arquitetos, 2012, Maceió. Anais do XXIV CPA - Viver o território, imaginar a América. Maceió: EDUFAL/UFAL, 2012.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Urulu dreaming?: uma análise da ascensão da arte aborígene no mercado contemporâneo de arte da Austrália. In: VII Seminário Imagens da Cultura | Cultura das imagens, 2012, São Paulo. VII Seminário Imagens da Cultura | Cultura das Imagens - Antropologia, arte e sociedade. São Paulo: Altamira Editorial, 2012. v. 1.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A CIDADE E OTÚNEL: ALTERIDADE, FRONTEIRAS E INTERPENETRAÇÕES EM ?O INVASOR. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL URBICENTROS, 2011, Maceió. Anais do II Seminário Internacional Urbicentros - Morte e Vida dos Centros Urbanos. MACEIO, 2011.

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . DES(RE)TERRITORIALIZAÇÃO E IDENTIDADE: DESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS-NORDESTE NAS OBRAS VIDAS SECAS E MORTE E VIDA SEVERINA. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL URBICENTROS, 2011, Maceió. Anais do II Seminário Internacional Urbicentros - Morte e Vida dos Centros Urbanos, 2011.

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterreteritorializandanças. In: II Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Imagem e Identidade e Território. UFRJ: UFRJ, 2009.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . De lugares do tamanho do mundo: uma análise de construções literárias e iconográficas do labirinto a partir do pensamento desconstrutivista. In: II Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Imagem e Identidade e Território. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . A nova guerra do cangaço: confrontos e constructos dos discursos-cangaço na contemporaneidade. In: VII Encontro Nordestino de História Oral, 2009, Aracaju. Anais do VII Encontro Nordestino de História Oral. Aracaju: UFS, 2009.

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterritorializandanças em dialogismo impertinente. In: XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2008, Rio de janeiro. Anais da XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2008.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . A desconstrução em Barros e Rosa: diálogos derridianos com as palavras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa. In: Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2008, Porto Alegre. Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2008.

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterreteritorializandanças em dialogismo impertinente. In: Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2008, Porto Alegre-RS. Anais do Simpósio Imagem e Identidade e Território. UFRGS: UFRGS, 2008.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Geografia Imaginária: experimentações situacionistas no espaço urbano. In: I Seminário Arte e Cidade, 2006, Salvador. Anais do I Seminario Arte e Cidade. Salvador: UFBA, 2006.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; OLIVEIRA, Roseline . Marcas invisíveis na paisagem: o papel da natureza nos gestos urbanos do Brasil colonial. In: IV ENCUENTRO INTERNACIONAL CIUDAD IMAGEN Y MEMORIA, 2005. IV ENCUENTRO INTERNACIONAL CIUDAD IMAGEN Y MEMORIA, 2005.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Arquitetura no Escuro: contribuição para uma reflexão metodológica da arquitetura. In: I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - Projetar 2003, 2003, Natal. Projetar 2003, 2003.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Sobreposição de Memórias: Construindo Paisagens. In: ENEPEA, 2002, Recife, 2002.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; SILVA, Tarcísio José ; SILVA, José Cláudio dos Santos ; SILVA NETA, Marlene Almeida da ; ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; ROCHA, Fernanda Pinheiro ; SANTOS, Maria Isabel Lima dos . Identificação e dialogismos introdutórios de sujeitos discursivos em cinematografia cangaço: o cangaço comédia, o cangaço revolucionário, o cangaço documentário e o cangaço nordestern. In: II Simpósio Imagem e Identidade e Território, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Imagem e Identidade e Território. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Memória da Arquitetura em tempos de Google Earth: a necessidade de novas teorias e métodos. In: 3 Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013, Belo Horizonte. Anais do 3 Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A 'moderna arquitetura popular'no interior de Alagoas: desconstruindo a oposição entre popular e erudito. In: XXIV Congresso Panamericano de arquitetos, 2012, Maceió. Anais do XXIV CPA - Viver o território, imaginar a América. Maceió: EDUFAL/UFAL, 2012. p. 94-94.

  • SILVA NETA, Marlene Almeida da ; DIAS, Juliana Michaello M. . AS BANDAS DE PÍFANO E AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS EM ARAPIRACA ? AL. In: III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO, 2011, Maceió. CADERNO DE RESUMOS - III SIIT, 2011.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; NASCIMENTO, T. L. . VIDAS SEVERINAS: [DES][RE]TERRRITORIALIZAÇÕES E [DES][RE]IDENTIFICAÇÕES EM VIDAS SECAS E MORTE E VIDA SEVERINA. In: III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO, 2011, Maceió. CADERNO DE RESUMOS - III SIIT, 2011.

  • MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . O CINEMA VEM E VAI DO/PARA O BRASIL: UMA INTERPRETAÇÃO DA IDENTIDADE E DO TERRITORIO DAS CIDADES BRASILEIRAS NA CINEMATOGRAFIA NORTE-AMERICANA E BRASILEIRA. In: III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO, 2011, Maceió. CADERNO DE RESUMOS - III SIIT, 2011.

  • ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; DIAS, Juliana Michaello M. . TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM URBANA DE ARAPIRACA: UMA LEITURA DA ICONOGRAFIA. In: VIII CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL, 2011, ARAPIRACA. ANAIS DO VIII CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL, 2011.

  • SILVA, José Cláudio dos Santos ; DIAS, Juliana Michaello M. . Análise das transformações urbanas ocorridas nas cidades médias nordestinas com foco na cidade de Arapiraca.. In: VIII CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL, 2011, ARAPIRACA. ANAIS DO VIII CONGRESSO ACADÊMICO - UFAL, 2011.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; ALMEIDA, G. A. ; ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; NASCIMENTO, T. L. ; SANTOS, Maria Isabel Lima dos ; SILVA NETA, Marlene Almeida da ; SILVA, José Cláudio dos Santos . REFERÊNCIAS CULTURAIS, IDENTIDADES E TERRITÓRIOS: MOVIMENTO E FIXAÇÃO NA POLÍTICA DO PATRIMÔNIO. In: III SIMPÓSIO IMAGEM E IDENTIDADE E TERRITÓRIO, 2011, Maceió. CADERNO DE RESUMOS - III SIIT, 2011.

  • ALMEIDA, G. A. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A Estética da Seca. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Arapiraca. Anais do VII Congresso Acadêmico da UFAL (2010). UFAL: UFAL, 2010.

  • SILVA NETA, Marlene Almeida da ; DIAS, Juliana Michaello M. . As bandas de pífano e as manifestações religiosas em Arapiraca-AL. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Arapiraca. Anais do VII Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió: UFAL, 2010.

  • SILVA, José Cláudio dos Santos ; DIAS, Juliana Michaello M. . Estudo sobre a identidade, território e as transformações do município de Arapiraca. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Arapiraca. Anais do VII Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió: UFAL, 2010.

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . Vidas Severinas: identidade e território nordestinos em exposição. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Arapiraca. Anais do VII Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió: UFAL, 2010.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Sentidos Impressos: O Olhar Holandês sob o olhar contemporâneo. In: Seminário Alagoas sob o Olhar Holandês, 2005, Maceió-AL. Alagoas sob o Olhar Holandês, 2005.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Caminhos de São Cristóvão-Se: estudo do percurso urbano da cidade. In: XIII Encontro de Iniciação Científica, 2004, Maceió, 2004.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Percursos Urbanos em Sergipe: Laranjeiras e São Cristóvão. In: 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2003, Recife. 55ª Reunião Anual da SBPC: Educação, ciência e Tecnologia para a inclusão social, 2003.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A cidade movente: São Cristóvão-SE e suas mudanças de sítio. In: IV Encontro Projeto Integrado: Nação e Identidade, 2003, Maceió. IV Encontro Projeto Integrado: Nação e Identidade. Histórias Urbanas, 2003.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Chupando Manga no pé: o meio ambiente urbano e as crianças de Laranjeiras e Penedo. In: X Congresso Nordestino de Ecologia - Cidade e Natureza, 2003, Recife. X Congresso Nordestino de Ecologia - Cidade e Natureza, 2003.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . O curso de um patrimônio, ou Caminhos do Rio Cotinguiba. In: X Congresso Nordestino de Ecologia - Cidade e Natureza, 2003, Recife. X Congresso Nordestino de Ecologia - Cidade e Natureza, 2003.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Apropriação de Paisagens: o olhar infantil sobre Laranjeiras-SE. In: I Semana de Extensão, 2002, Maceió, 2002.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Percursos Urbanos em Sergipe: Laranjeiras e São Cristovão. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maceió, 2002.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Laranjeiras: o desvendar de um Núcleo Urbano Colonial. In: I Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo, 2001, João Pessoa. I Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo, 2001.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Mapas, espaço de expressão e percepção. In: II Encontro Projeto Integrado: Nação e Identidade práticas e representações em Portugal (séculos XIII-XVI), 2001, Niterói - RJ. II Encontro Projeto Integrado: Nação e Identidade práticas e representações em Portugal (séculos XIII-XVI), 2001.

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A Paisagem Concreta e a Percepçao Sensorial. In: Encontro Projeto Integrado: Nação e Identidade - práticas e representações em Portugal (séculos XIII-XVI), 2000, Niteroi - RJ. Naçao e Identidade: Praticas e representaçoes em Portugal (seculos XIII - XVI), 2000. p. 14-14.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; OLIVEIRA, Roseline Vanessa . O lugar da arquitetura no inventário alagoano de referências culturais. CONFINS (PARIS) , 2019.

  • MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . Os lugares sem lugar do samba: embates do cancioneiro popular com as transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS , 2019.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Identidades culturais, marxismo e pós-estruturalismo: debate sobre a construção do outro, justiça social e lutas contemporâneas. ÍMPETO , 2019.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Mapa dos sons do Sertão alagoano: perspectivas preliminares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Labirinto, ressonância, disseminação, hipertexto, cinema sul-sul: modos de dizer, modos de ver em trânsito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . E aqui tem patrimônio?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES JUNIOR, W. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . O documentário etnográfico sob premissas pós-estruturalistas: Derrida e Deleuze entre câmeras, impressões e depoimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Agrestes e Desagrestes: o mapeamento cultural em perspectiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Culturas Agrestes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; BATISTA, J. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Manifesto Tupiniquim: Três rasuras na Caatinga ? Catirina, Ana Cinésia e Seu Doutor.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; SILVA, Maria Angélica da . Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Nepal: entre o sagrado e o profano, entre o segredo e o revelado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Quem referencia o que referencia quem referencia? Um olhar pós-estruturalista rasurando a ideia de referências culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; BATISTA, J. . Mesa Redonda 'A Imagem e o Território do outro: modos de ver, modos de viver. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; BATISTA, J. ; MENDES JR, Walcler de Lima . A imagem eo território do outro: modos de ver, modos de viver. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Andar pela cidade não tem graça! Narrativas sobre o caminhar a cidade melhor compreendidas pelo aspecto do lúdico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Educação patrimonial hoje: como e para quem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Educação patrimonial hoje: como e para quem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Memória da Arquitetura em tempos de Google Earth: a necessidade de novas teorias e métodos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Nordestanças... mapeando mapas: reflexões sobre a experiência de mapear referências culturais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Métodos de Apreensão da Paisagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Políticas Urbanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A 'moderna arquitetura popular'no interior de Alagoas: desconstruindo a oposição entre popular e erudito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; ALMEIDA, G. A. ; ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; SANTOS, Maria Isabel Lima dos ; SILVA, José Cláudio dos Santos ; SILVA NETA, Marlene Almeida da . REFERÊNCIAS CULTURAIS, IDENTIDADES E TERRITÓRIOS: MOVIMENTO E FIXAÇÃO NA POLÍTICA DO PATRIMÔNIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA NETA, Marlene Almeida da ; DIAS, Juliana Michaello M. . AS BANDAS DE PÍFANO E AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS EM ARAPIRACA ? AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; NASCIMENTO, T. L. . VIDAS SEVERINAS: [DES][RE]TERRRITORIALIZAÇÕES E [DES][RE]IDENTIFICAÇÕES EM VIDAS SECAS E MORTE E VIDA SEVERINA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . O CINEMA VEM E VAI DO/PARA O BRASIL: UMA INTERPRETAÇÃO DA IDENTIDADE E DO TERRITORIO DAS CIDADES BRASILEIRAS NA CINEMATOGRAFIA NORTE-AMERICANA E BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; DIAS, Juliana Michaello M. . TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM URBANA DE ARAPIRACA: UMA LEITURA DA ICONOGRAFIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, José Cláudio dos Santos ; DIAS, Juliana Michaello M. . Análise das transformações urbanas ocorridas nas cidades médias nordestinas com foco na cidade de Arapiraca.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OMENA, J. P. ; DIAS, Juliana Michaello M. . Conforto medieval no nordeste contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Identidade e Arquitetura no século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, G. A. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A Estética da Seca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA NETA, Marlene Almeida da ; DIAS, Juliana Michaello M. . As bandas de pífano e as manifestações religiosas em Arapiraca-AL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, José Cláudio dos Santos ; DIAS, Juliana Michaello M. . Estudo sobre a identidade, território e as transformações do município de Arapiraca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, T. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . Vidas Severinas: identidade e território nordestinos em exposição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Sessão Livre Imagem e Fala e Território e Identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . De lugares do tamanho do mundo: uma análise de construções literárias e iconográficas do labirinto a partir do pensamento desconstrutivista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; SILVA, Tarcísio José ; SILVA, José Cláudio dos Santos ; SILVA NETA, Marlene Almeida da ; ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de ; ROCHA, Fernanda Pinheiro ; SANTOS, Maria Isabel Lima dos . Identificação e dialogismos introdutórios de sujeitos discursivos em cinematografia cangaço: o cangaço comédia, o cangaço revolucionário, o cangaço documentário e o cangaço nordestern. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterreteritorializandanças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A nova guerra do cangaço: confrontos e constructos dos discursos-cangaço na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterritorializamdanças em dialogismo impertinente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A desconstrução em Barros e Rosa: diálogos derridianos com as palavras de Manoel de Barros e Gumarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, Frederico G. B. de ; DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Tedesterreteritorializandanças em dialogismo impertinente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Sessão Livre Se suportar na cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Geografia Imaginária: Experimentações situacionistas no Espaço Urbano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Percursos Urbanos em Sergipe: Laranjeiras e São Cristovão.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Chupando manga no pé: o meio ambiente urbano e as crianças de Laranjeiras e Penedo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . A cidade movente: São Cristovão-SE e suas mudanças de sítio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; SILVA, Maria Angelica da . Arquitetura no escuro: contribuição para uma reflexão metodológica da Arquitetura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Apropriação de Paisagens: o olhar infantil sobre Laranjeiras-SE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Sobreposição de Memórias: a construção da paisagem de Laranjeiras-SE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Percursos Urbanos em Sergipe: Laranjeiras e São Cristovão.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Mapas: espaço de expressão e percepção. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Juliana Michaello M. . Editorial. Aracaju, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . O sujeito-arquiautor: conflitos do discurso urbano e midiático. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; SILVA, Maria Angelica da . Percursos Urbanos em Sergipe: Laranjeiras e São Cristóvão. Recife: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003 (Painel).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; CRUZ, E. E. ; MUNIZ, B. M. . Viajar para Conhecer: Estudos das Cidades através de Diários de Bordo. João Pessoa 2001 (Painel).

  • DIAS, Juliana Michaello M. ; HONAISER, Fernando Alves ; SILVA, Maria Angelica da . Brazilian Colonial Cities: Diversity and Integration of a Patrimony 2001 (Painel).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, Juliana Michaello M. ; ALCIDES, Melissa Mota . Consultoria de Design ao Centro de Design do Sebrae - Projeto APL Lagoas. 2005.

DIAS, Juliana Michaello M. ; SILVA, Maria Angelica da ; OLIVEIRA, Roseline Vanessa . Exposição Alagoas sob o Olhar Holandês. 2005.

DIAS, Juliana Michaello M. . Comitê Científico do PLURIS 2018 - 8º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. 2018.

DIAS, Juliana Michaello M. . Comitê Científico da Terceira Jornada AVIA. 2018.

DIAS, Juliana Michaello M. . Comitê Científico do 7º Simpósio Imagem Identidade e Território. 2017.

DIAS, Juliana Michaello M. . Comissão Científica do volume 4 da Coleção Paisagens Culturais. 2012.

DIAS, Juliana Michaello M. . Balançando o Ganzá. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DIAS, Juliana Michaello M. . Mapeamento Cultural de Alagoas. 2015; Tema: Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. (Rede social).

DIAS, Juliana Michaello M. . Mapeamento Cultural de Alagoas. 2015; Tema: Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. (Site).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Grupo de Pesquisa Nordestanças. 2014; Tema: Site de Apresentação do Grupo de Pesquisa Nordestanças. (Site).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Nordestanças Filmes. 2013; Tema: Produção audiovisual do Nordestanças Filmes. (Site).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . Nordestanças Filmes. 2013; Tema: Produção audiovisual do Nordestanças Filmes. (Rede social).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Parcial 5 | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2016. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Final | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2016. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. . Relatório Final | Culturas agrestes: mapeamento do patrimônio cultural do agreste alagoano. 2016. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. . Parecerista ad hoc do Edital de Seleção de Projetos de Iniciação Científica 01/2016. 2016. (Parecerista ad hoc de projetos PIBIC).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Parcial 1 | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2015. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Parcial 2 | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2015. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Parcial 4 | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2015. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. ; BATISTA, J. ; SIMONARD, P. . Relatório Parcial 3 | Sítio 1 | Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas. 2015. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. . Relatório Final | Mapeamento Cultural do Agreste Alagoano. 2012. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Oficina Audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, Juliana Michaello M. . Mapa das Povoações Brasileiras. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . espaços de CULTURA espaços de TERROR. 2018. Filme.

MENDES JR, Walcler de Lima ; DIAS, Juliana Michaello M. . Sons dos Sertões [audiovisual territorializante]. 2018. Instalação.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Cadernos de Viagem: Austrália. 2013. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Cadernos de Viagem: Nova Zelândia. 2013. Filme.

MENDES JUNIOR, W. L. ; DIAS, Juliana Michaello M. . A Lapinha da Dudé. 2013. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Cadernos de Viagem: Turquia. 2012. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Cadernos de Viagem: Índia. 2012. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JR, Walcler de Lima . Cadernos de Viagem: Leste Europeu. 2012. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. ; MENDES JUNIOR, W. L. . A SAGA DO MENINO CANTA: do sertão ao asfalto em palavra e precisão. 2011. Filme.

DIAS, Juliana Michaello M. . Alagoas sob o Olhar Holandês. 2005. Instalação.

DIAS, Juliana Michaello M. . Arquitetura no Escuro: aprendendo com quem não vê. 2003 (Trabalho Final de Graduação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Feiras populares: territórios do persistir, Descrição: Projeto aprovado pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B. O projeto pretende investigar as feiras populares a partir de sua compreensão como territórios de persistência. As feiras são hoje lugares de reafirmação das tradições, o que se exacerba quando falamos das identidades nordestinas. No entanto, em Alagoas percebemos que a riqueza das mesmas é constantemente afrontada pelas ações do poder público, que tratam as feiras como espaços residuais. O projeto pretende discutir a feira enquanto território, expressando as tensões e resistências que marcam seus processos de territorialização, ao tempo em que busca compreender a importância das suas táticas de persistência. Fruto de reflexões surgidas durante pesquisa extensiva no território alagoano quando da realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cultural de Alagoas, o projeto pretende aprofundar análises preliminares sobre a territorialidade da feira, tomando por base entrevistas, experiências vivenciais, pesquisa histórica e socioeconômica e análise dos processos de planejamento urbano em sua relação urbano-territorial com as feiras. O projeto será estruturado em 4 eixos analíticos, a saber: (1) a feira como lugar de memória; (2) as corpografias da feira; (3) a feira enquanto território de insurgência urbana; (4) a feira como território de invenção. Em cada um desses eixos a pesquisa pretende discutir as tensões existentes e as potencialidades presentes nas feiras enquanto agenciamentos de persistência. Trata-se, para tanto, de uma abordagem interdisciplinar que perpassa a história, a antropologia e o planejamento urbano. A partir de uma perspectiva em que se entende as cidades como tessitura cotidiana de seus habitantes, a pesquisa compreende sua relevância ao explicitar inventividades e tensões na relação da feira com o espaço urbano contemporâneo e possivelmente subsidiar ações de salvaguarda cultural e planejamento urbano focadas nas pessoas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante / Aline Nicole Barbosa Ramos - Integrante / Marianna Alécio de Melo - Integrante / Nathalia Feitosa Barbosa - Integrante / Carlos Eduardo de Santa Rita Fonseca - Integrante / Reberth Emannuel Rocha Almeida - Integrante / Vanessa Taciana Chagas de Lima - Integrante / João Paulo Omena Silva - Integrante / Camila Gonzaga de Oliveira - Integrante / Jesana Batista Pereira - Integrante / Laís Caroline dos Santos - Integrante / Heloise Hellen Nascimento Silva - Integrante / Mariana Monteiro de Oliveira - Integrante / Willyam Vieira dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

  • 2018 - 2019

    Feiras populares como territórios de persistência: o caso das feiras do bairro da Levada, Maceió-AL, Descrição: O projeto em questão pretende investigar as feiras populares a partir de sua compreensão como territórios de persistência. As feiras são hoje lugares de reafirmação das tradições, o que se exacerba quando falamos das identidades nordestinas. No entanto, em Alagoas percebemos que a riqueza das mesmas é constantemente afrontada pelas ações do poder público, que tratam as feiras como espaços residuais. O projeto pretende discutir a feira enquanto território, expressando as tensões e resistências que marcam seus processos de territorialização, ao tempo em que busca compreender a importância das suas táticas de persistência. Fruto de reflexões surgidas durante pesquisa extensiva no território alagoano quando da realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cultural de Alagoas, o projeto pretende aprofundar análises preliminares sobre a territorialidade da feira, tomando por base entrevistas, experiências vivenciais, pesquisa histórica e socioeconômica e análise dos processos de planejamento urbano em sua relação urbano-territorial com as feiras. O projeto será estruturado em 4 eixos analíticos, a saber: (1) a feira como lugar de memória; (2) as corpografias da feira; (3) a feira enquanto território de resistência urbana; (4) a feira como território de invenção. Em cada um desses eixos a pesquisa pretende discutir as tensões existentes e as potencialidades presentes nas feiras enquanto agenciamentos de persistência. Trata-se, para tanto, de uma abordagem interdisciplinar que perpassa a história, a antropologia e o planejamento urbano. Na etapa do projeto aqui apresentada o foco da pesquisa se deterá nas feiras populares do bairro da Levada, em Maceió-AL. A partir de uma perspectiva em que se entende as cidades como tessitura cotidiana de seus habitantes, a pesquisa compreende sua relevância ao explicitar inventividades e tensões na relação da feira com o espaço urbano contemporâneo e possivelmente subsidiar ações de salvaguarda cultural e planejamento urbano focadas nas pessoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante / Aline Nicole Barbosa Ramos - Integrante / Marianna Alécio de Melo - Integrante / Nathalia Feitosa Barbosa - Integrante / Francisco Barbosa Neto - Integrante / Carlos Eduardo de Santa Rita Fonseca - Integrante / Reberth Emannuel Rocha Almeida - Integrante / Vanessa Taciana Chagas de Lima - Integrante / Rafael Bryan Montenegro Fausto - Integrante / João Paulo Omena Silva - Integrante / Camila Gonzaga de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2018 - 2019

    Os sons da Feira: mapeamento sonoro das feiras livres de Maceió-AL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Walcler de Lima Mendes Junior em 16/08/2018., Descrição: O projeto aqui apresentado pretende produzir um mapeamento sonoro das feiras livres da cidade de Maceió-AL, compreendendo a paisagem sonora destes espaços como traços característicos das territorializações das mesmas nos espaços da cidade. O trabalho dá continuidade a pesquisa desenvolvida em projeto anterior, intitulado ?Mapeamento sonoro do sertão alagoano?, financiado pela FAPEAL, e que teve como resultado um mapeamento extensivo dos sons predominantes do sertão, com ênfase na construção de uma metodologia que cruza as territorialidades sonoras com aspectos de cunho sociocultural para compreender como os sons permitem ler traços identitários locais e parte da memória coletiva e de suas transformações. Nesse contexto, as feiras apareceram como territórios nos quais os sons constituem de modo potencializado barreiras, fronteiras, aproximações, interfaces e mediações territoriais. Como metodologia de pesquisa, portanto, trabalharemos a cartografia sonora a partir de aproximações com as feiras estudadas, partindo de três etapas de pesquisa: a primeira propõe a vivência in loco dos espaços das feiras, produzindo diários sonoros com as impressões iniciais da bolsista e caracterização das práticas e usos do som observados em campo; a segunda etapa pretende captar em gravação as sonoridades da feira, através de passeios de escuta, nos quais a bolsista utilizará equipamentos próprios e percorrerá a feira identificando suas principais sonoridades; e por fim na terceira etapa será produzido um documentário sonoro, que pretende sintetizar as sonoridades mais significativas encontradas, compondo através das paisagens sonoras, percepções sobre os espaços das feiras. Compreendemos que o projeto pode contribuir com a área dos estudos culturais ao introduzir os sons cotidianos como expressão de modos de vida e dos territórios de memória da cidade. Outra contribuição do projeto está no exercício de metodologia de cartografia sonora, que procura se constituir através da interdisciplinaridade, com aproximações do campo da comunicação social, da antropologia e do urbanismo ? áreas de atuação dos pesquisadores do grupo de pesquisa, em constante debate e articulação teórica e metodológica. Como base teórica do projeto destacamos os estudos de Raymond Schaffer, que cunha o conceito de ?paisagem sonora? na década de 1970, Schaefer, que discute o conceito de ?acusmática? e Obici, que atualiza o conceito de paisagem sonora para a noção de ?territórios sonoros? à luz de uma compreensão contemporânea, inspirada na noção de (des)(re)territorialização proposta por Deleuze e Guattari. Como recorte empírico o projeto focará nas feiras livres do bairro da Levada, em Maceió. A intenção de mapear as feiras em Maceió é contrastar os sons das feiras da capital com os das feiras mapeadas no projeto anterior no sertão, tentando identificar similitudes e diferenças em suas paisagens e territórios sonoros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Integrante / Walcler de Lima Mendes Junior - Coordenador / Lorenna Nascimento Monteiro - Integrante / Marta Maria Eneas de Moura - Integrante / Jesana Batista Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Mapeamento sonoro do sertão alagoano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Walcler de Lima Mendes Junior em 15/04/2018., Descrição: Pesquisa de campo que registra sons da natureza em resquícios da Mata Atlântica, Lajedos, serras, bioma da caatinga e sons produzidos pelo homem em povoados, fazendas e centros de município. O mapeamento sonoro parte de um princípio basilar de que quanto maior for a diversidade sonora tanto será a diversidade de experiencias sociais assim como a diversidade e possibilidades da fauna e da flora da região. Um documentário sonoro e um Mapa sonoro interativo serão produzidos ao término da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Integrante / Walcler de Lima Mendes Junior - Coordenador / Jesana Batista - Integrante / Lorenna Nascimento Monteiro - Integrante / Marta Maria Eneas de Moura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2016 - 2017

    Arquitetura enquanto referência cultural: um estudo das edificações do agreste alagoano, Descrição: Se os primeiros conceitos ligados ao patrimônio remetem a questões jurídicas, aos poucos este termo se consolidou em torno da noção de valor, que permite ?selecionar? dentro de um universo cultural, aquilo que se destaca como possível legado às gerações futuras. Por um bom tempo, os critérios que determinavam esta seleção estavam vinculados às disciplinas clássicas e aos especialistas. Neste período observa-se, no que tange as edificações, uma maior ênfase no tombamento e nos inventários produzidos por arquitetos, versando a história do edifício e seus aspectos físicos. Com as novas orientações presentes desde a década de 1970 nos estudos do patrimônio, o discurso institucional começou a interessar-se cada vez mais por aspectos intangíveis da cultura brasileira, culminando com a criação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - PNPI, instituído pelo Decreto n° 3.551, de 4 de agosto de 2000. Este último foi expandido, incorporando a metodologia desenvolvida no âmbito do CNRC que atualmente está sendo disseminada através do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). A diversidade de culturas e de patrimônios nos leva a reconhecer que não é possível adotar receitas de validade universal para serem aplicadas à pratica. Ao longo do tempo a noção de patrimônio mudou, sofreu renovações, ficou exposta a novas interpretações, alargando tanto os critérios para o reconhecimento quanto para a preservação dos patrimônios culturais. O conceito de patrimônio relaciona-se a uma idéia plural não apenas fundada na diversidade mas na própria indissociabilidade e/ou complementaridade dos distintos bens patrimoniais. A perspectiva de vincular os estudos do patrimônio, desfazendo a dicotomia entre o material e o imaterial e buscando novas metodologias de trabalho para novas concepções do patrimônio e da identidade nos parece ser fundamental como caminho a ser construído na tentativa de vincular o patrimônio edificado com a população que o dota de significados. Neste sentido, o projeto proposto tem por objetivo estudar a arquitetura ?popular? do Agreste alagoano em suas dimensões: (1) material, elencando características que possam ajudar a compreender os modos de criar e construir edificações nestes locais; (2) simbólica ou imaterial, percebendo os usos, narrativas e valores associados a estas mesmas edificações. Para tal o projeto será desenvolvido utilizando a metodologia do INRC para o levantamento arquitetônico e dos valores referenciais das edificações elencadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Maria Clara Marinho de A. Silva - Integrante / Maria Victória Silvestre Bezerra - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

  • 2015 - 2017

    Projeto de salvaguarda do patrimônio imaterial de Alagoas, Descrição: O projeto ora apresentado refere-se à primeira etapa do Inventário de Referências Culturais do estado de Alagoas, seguindo a metodologia do INRC proposta pelo IPHAN. Esta primeira etapa, que corresponde ao Levantamento Preliminar, tem por finalidade elaborar um mapeamento geral das referências culturais através de levantamentos bibliográficos, iconográficos e censitários, complementados por trabalho de campo. Nesta proposta o levantamento preliminar corresponderá à varredura geral das referências culturais dos 102 municípios do estado, tomando por base mapeamentos pré-existentes e bens identificados pelas populações locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / ARAÚJO, Maria Francyelle Calixto de - Integrante / Thalita Lins do Nascimento - Integrante / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante / Jesana Batista - Integrante / Pedro Simonard - Integrante., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Cooperação., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 11

  • 2013 - 2016

    Culturas Agrestes: Mapeamento das referências Culturais do Agreste alagoano, Descrição: A proposta tem por objetivo produzir um mapeamento das Referências Culturais do Agreste alagoano, tendo como foco nesta etapa os municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Nesta região do estado o mapeamento ainda se encontra de forma bastante preliminar, o que tem levado o poder público a atuar no planejamento urbano desconsiderando o patrimônio cultural presente nas mesmas. A proposta visa, portanto, produzir um inventário de identificação destes patrimônios como base para ações de planejamento em que o reconhecimento das identidades seja levado em consideração. O projeto deverá também fomentar uma discussão sobre as identidades do Agreste nordestino, uma vez que este foi pouco evidenciado nos discursos de formação das identidades regionais - muito marcadas foram as identidades relativas à Zona da Mata canavieira, levantadas por Gilberto Freyre e alvo de importantes ações de preservação por parte do IPHAN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Thalita Lins do Nascimento - Integrante / JOÃO PAULO OMENA - Integrante / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

  • 2012 - 2013

    Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano, Descrição: A proposta teve por objetivo mapear o Patrimônio Cultural do Agreste alagoano. Nesta região do estado o mapeamento ainda se encontra de forma bastante preliminar, o que tem levado o poder público a atuar no planejamento urbano desconsiderando o patrimônio cultural presente nas mesmas. A proposta teve por objetivo produzir um inventário de identificação destes patrimônios como base para ações de planejamento em que o reconhecimento das identidades seja levado em consideração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante / Thalita Lins do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 8

  • 2009 - 2009

    A Nova Guerra do Cangaço: confrontos e constructos dos discursos-Cangaço na contemporaneidade, Descrição: Esta proposta traz como idéia original tratar de um território de cangaço contemporâneo incluindo o questionamento de porque o próprio Grupo de Pesquisa Nordestanças estaria autorizado a lidar com questões relativas ao cangaço. A meta inclui a produção de um documentário sobre as construções imagéticas do cangaço num contexto contemporâneo. O território do cangaço de que se fala aqui se localiza muito além do limite geo-político relativo à Região Nordeste produzindo marcas nos discursos cânones da identidade nacional brasileira. Este documentário se apóia na separação/articulação expressa entre a fala nacional, universitária, acadêmica, intelectual, científica que constitui para si discursos-cangaço e a fala regional, local, popular, folclórica, mitológica, oralizada, considerando as notas de percurso que dificultam sobremaneira a possibilidade de se instaurar essa mesma distinção. Por isso fala-se em separação/articulação não como conceito, sequer palavra, mas como efeito, movimento que signo, texto, palavra, conceito executam. No decorrer do processo de produção articula-se um mapeamento em conjunto com comunidades locais e com sujeitos discursivos autorizados pelo contexto de uma ?rota do cangaço?. Esse mapeamento não se pretende desvelador da ?verdadeira história de Lampião?, mas compreende que o discurso cangaço extrapola o sertão, quer perpassar o agreste, a zona da mata, a cidade, chegar ao ?sul?, a capital, subvertendo e contaminando o território nordestino, constituindo-se como parcela de um todo que se diz identidade nacional. O conflito extrapola a linearidade cronológica dos acontecimentos que precipitaram e anunciaram a morte do cangaço, para fazê-lo ressuscitar sob outros termos. Já não trocam tiros e insultos por entre a mata cerrada e os espinhos de mandacarus, volantes, macacos, cangaceiros e fascínoras sob a gigantesca sombra de políticos e coronéis por sua vez sombreados pelo gigantismo do Estado Novo. Com muito mais it e circunstância a nova guer. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Coordenador / Walcler de Lima Mendes Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2000 - 2003

    Nação e Identidade, Descrição: Compreende estudos sobre identidade focalizados na cultura ibérica. Atualmente realiza-se pesquisa sobre o contexto da transição do período medieval para o renascentista, buscando compreender os processos de formação do Império Português. Com base em fontes iconográficas e textuais, analisa-se como os espaços geográficos do Império conformam uma rede de caráter universal e sua relação com os processos particulares de formação de identidade, especialmente na colônia portuguesa na América.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Integrante / Maria Angelica da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2003

    Estudos da Paisagem, Descrição: Esta linha de pesquisa investiga aspectos relativos à formação das paisagens brasileiras. Busca contribuir para o estudo da construção do território nacional, em diferentes situações temporais . No trabalho em desenvolvimento, detém-se sobre a gênese das vilas e cidades da colônia portuguesa na América, especialmente o recorte geográfico que corresponde ao atual Nordeste Brasileiro, observando a contribuição dos diversos grupos culturais neste processo, entre nativos, europeus e africanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Michaello Macedo Dias - Integrante / Fernando Alves Honaiser - Integrante / Evelyne Enoque Cruz - Integrante / Bianca Machado Muniz - Integrante / Melissa Mota Alcydes - Integrante / Roseline Vanessa Oliveira - Integrante / Simone Romão - Integrante / Maria Angélica da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio de Excelência Acadêmica, VI Congresso Acadêmico da UFAL (UFAL).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141283, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Centro Universitário Tiradentes

    Vínculo: Pesquisadora em projeto de pes, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em projeto de pesquisa

    Atividades

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Centro Universitário Tiradentes

    Vínculo: Pesquisadora colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em projeto de pesquisa

    Outras informações:
    Participação como pesquisadora no projeto de pesquisa: "Mapeamento sonoro do sertão alagoano" (2017).

    Atividades

    • 04/2017 - 04/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , SOTEPP, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2006

    centro de estudos superiores de maceió

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2006

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura Brasileira, Estética, Fundamentos de TFG, Plástica

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2006

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20

  • 2000 - 2003

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Bolsisa Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2018

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Expressão Gráfica, Linguagem e Expressão Espacial

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Progressão Funcional Docente para professores com título de Doutorado..

    • 01/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2017 - 12/2017

      Ensino, Dinâmica do Espaço Habitado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Espaço Habitado e a Contemporaneidade

    • 06/2017 - 12/2017

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Expressão Gráfica, Linguagem e Expressão Espacial

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Expressão Espacial, Linguagem e Expressão Gráfica

    • 01/2013 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2016 - 08/2016

      Ensino, Dinâmica do Espaço Habitado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmicas do Espaço Habitado

    • 03/2016 - 08/2016

      Ensino, Dinâmica do Espaço Habitado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmicas do Espaço Habitado

    • 01/2016 - 05/2016

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Expressão Gráfica, Linguagem e Expressão Espacial

    • 02/2015 - 12/2015

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUAGEM E EXPRESSÃO ESPACIAL, LINGUAGEM E EXPRESSÃO GRÁFICA

    • 07/2014 - 12/2015

      Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Culturas Agrestes: livretos de referencias culturais de Arapiraca.

    • 02/2015 - 09/2015

      Ensino, Dinâmica do Espaço Habitado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO

    • 07/2014 - 01/2015

      Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Projetores: interfaces entre a arquitetura e cinema.

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUAGEM E EXPRESSÃO GRÁFICA, LINGUAGEM E EXPRESSÃO ESPACIAL

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO DE ARQUITETURA 1, PERSPECTIVA

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL

    • 06/2008 - 12/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2012 - 11/2013

      Extensão universitária , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas de Referências Culturais - Arapiraca e Palmeira dos Índios.

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 2, TEORIA E TÉCNICA DO RESTAURO

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3, TEORIA E ESTÉTICA

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 2, TEORIA E ESTÉTICA DA ARQUITETURA, TEORIA E TÉCNICA DO RESTAURO

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO VISUAL, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 2, TEORIA E ESTÉTICA DA ARQUITETURA, TEORIA E TÉCNICA DO RESTAURO

    • 05/2010 - 05/2011

      Extensão universitária , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Vidas Severinas: identidade e território nordestinos em exposição.

    • 12/2010 - 12/2010

      Extensão universitária , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, MÚSICA E ARQUITETURA: 5ª EXPOSIÇÃO DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ? CAMPUS ARAPIRACA.

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1

    • 08/2008 - 08/2010

      Direção e administração, Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO.

    • 07/2010 - 07/2010

      Extensão universitária , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, TENSÕES ENTRE ORDEM E CAOS: 4ª EXPOSIÇÃO DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ? CAMPUS ARAPIRACA.

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDO DA FORMA 2, TEORIA E ESTÉTICA DA ARQUITETURA, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 2

    • 12/2009 - 12/2009

      Extensão universitária , Campus Arapiraca, .,Atividade de extensão realizada, CIDADES INVISÍVEIS: 3ª Exposição de instalações artísticas do curso de Arquitetura e Urbanismo ? Campus Arapiraca.

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA E PRÁTICA DO RESTAURO, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3

    • 05/2009 - 12/2009

      Extensão universitária , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA (PROINART/PROEX UFAL): Nordestanças: filmando o cangaço no Nordeste contemporâneo.

    • 06/2008 - 12/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Arapiraca / Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDO DA FORMA 2, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 2, TEORIA E ESTÉTICA DA ARQUITETURA

    • 06/2009 - 06/2009

      Extensão universitária , Campus Arapiraca, .,Atividade de extensão realizada, 2ª Exposição de instalações artísticas do curso de Arquitetura e Urbanismo ? Campus Arapiraca.

    • 12/2008 - 12/2008

      Extensão universitária , Campus Arapiraca, .,Atividade de extensão realizada, NÃO OLHE, NÃO MEXA, NÃO PENSE: 1ª Exposição de instalações artísticas do curso de Arquitetura e Urbanismo ? Campus Arapiraca.

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONSTRUÇÕES RURAIS, CONSTRUÇÕES ZOOTÉCNICAS, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 3, HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE 1

    • 01/2004 - 12/2006

      Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Laboratório de Criação Taba-êtê.

    • 03/2004 - 02/2005

      Estágios , Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Estágio realizado, Estágio de Docência na Disciplina Estudo da Forma.