Marcos Castro de Lima
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2002); Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014); Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Artista Plástico. Atua na área de Geografia Urbana, principalmente nos seguintes temas: Manaus, Produção do espaço urbano, planejamento e gestão urbana, cidades amazônicas, Região Metropolitana, metropolização da Amazônia Ocidental e geografia das representações. Membro do Grupo Amazônia Ambiente e Cultura (UFAM) e do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional -NPUR (UEA). Exerceu as funções de Chefe do Departamento de Geografia (DEGEOG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) e Vice-Diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas. Membro Artista Plástico, produz pinturas com temas voltados para a Amazônia, Cidades, Paisagem, Mudanças Climáticas e relação entre Geografia e Arte.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Humana)
2010 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: QUANDO O AMANHÃ VEM ONTEM: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS E A INDUÇÃO AO PROCESSO DE METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
, Ano de obtenção: 2014. Sandra Lencioni. Palavras-chave: Amazônia Ocidental; Geografia; Região Metropolitana de Manaus; Metropolização do Espaço.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia
2003 - 2005
Universidade Federal do Amazonas
Título: O ir e vir urbano: uma análise sobre o transporte coletivo na Manaus dos anos de 1980-2000, Ano de Obtenção: 2005
Ricardo José Batista Nogueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Expansão urbana; Manaus; Transporte coletivo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Urbano.
Formação complementar
2001 - 2001
Cuirso Noções Básicas de Geoprocessamento. (Carga horária: 30h). , Universidade do Meio Ambiente, UNIAMBIENTE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia e Artes Plásticas.
Organização de eventos
LIMA, M. C. . XXIII Semana de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. 2014. (Outro).
Participação em eventos
IV SEPEGE-GH/ Seminário de Pesquisa em Geografia - Geografia Humana.A metropolização da Amazônia Ocidental: Região Metropolitana de Manaus e a Especificidade do Urbano na Amazônia. 2010. (Seminário).
Dia do Geógrafo.O novo Amazonas: Caricatura ou Fotografia?. 2009. (Encontro).
I Seminário de Pós-Graduação e XIII Semana de Geografia.Minicurso de Modelização Gráfica para análise e avaliação do território. 2009. (Seminário).
I Seminário do Programa de Pós-Graduação e XIII Semana de Geografia da Universidade Federal do Amazonas.Minicurso de Modelização gráfica para análise e avaliação do território. 2009. (Seminário).
XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana.A Manaus Vista pelos Agassiz: espaços e tempos diferenciados. 2007. (Simpósio).
Seminário Internacional Nutau 2004.Nutau. 2004. (Seminário).
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia - ENEG.Manaus e o transporte coletivo. 2002. (Encontro).
II Mostra Técnico-Científica da Universidade Federal do Amazonas.A Produção Familiar no Lago do Pesqueiro: Município de Manacapurú-AM. 2000. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, M. C.. A Experiência Tempo-Espaço na cidade de Manaus: a Mobilidade Urbana. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, MARCOS CASTRO DE; LEOPOLDO, E.; SANTANA, P. V.; SILVA, P. R. F.. A METROPOLIZAÇÃO REGIONAL PERIFÉRICA AQUÉM DA METRÓPOLE - A REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS VISTA DO LADO DE LÁ. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, MARCOS CASTRO DE; SOUZA, M. L.; NUNES, J. O. R.; ALBUQUERQUE, A. R. C.. VULNERABILIDADE AMBIENTAL EM ÁREAS DE RISCO À VOÇOROCAMENTO - MANAUS-AM. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. A Relação Tempo-Espaço na Cidade de Manaus: a Mobilidade Urbana. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.; NOGUEIRA, A. R. B.. A Produção Familiar na Costa do Marrecão - Município de Manacapuru-AM.. 2005 - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.; NOGUEIRA, R. J. B.. A Agricultura no Municipio de Anamã. 2005 - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. Agricultura Familiar: comunidade produtora do Brasileirinho zona leste de Manaus. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. Os Problemas do Saneamento Básico no Igarapé do Quarenta, bairro da Betânia zona sul de Manaus. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. O Transporte Coletivo Público Urbano na Cidade de Manaus. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. As Condições de Mobilidade Urbana na Avenida Autaz Mirim - Zona Leste de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas.
LIMA, M. C.. Qualidade de Água em Poços Comunitários nas Zonas Norte e Leste de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. Dengue no espaço habitado: monitoramento ambiental da presença do Aedes aegypti nos bairros Coroado e Novo Aleixo - Manaus-AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. O porto de Manaus como pólo gravitacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. O processo de expansão imobiliária na zona Centro-Sul de Manaus (2000-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. Organização Social e Produção Camponesa na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. O Serviço de Taxi na àrea Central de Manaus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, M. C.. O Transporte coletivo e a acessibiloidade de pessoas com necessidades espaciais. 2004 - Faculdades Objetivo.
Orientou
Comunidade Buriti (Nova Cidade, Manaus-AM): Agentes e Processos Espaciais Urbanos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
A Metropolização do Espaço: uma análise a partir dos Distritos urbanos de Lindóia e Novo Remanso, em Itacoatiara-AM; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
COMÉRCIO ON-LINE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS REDES ESTABELECIDAS NO CIBERESPAÇO NA METRÓPOLE MANAUS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
CAMINHANDO NO CHÃO DA CIDADE: A GEOGRAFIA DOS SURDOS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Os Shopping Centers na Metrópole Manaus e a Produção do Espaço; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
A Rede Urbana no Amazonas; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
Caminhando no chão da metrópole: a geografia dos surdos; 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Marcos Castro de Lima;
URBANIZAÇÃO AMAZÔNICA VIA BIOINDÚSTRIAS: O CASO DA METRÓPOLE MANAUS E DE CIDADES DA CALHA DO SOLIMÕES-AMAZONAS (COARI/AM E PARINTINS/AM); 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Marcos Castro de Lima;
CIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA: A RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A DINÂMICA FLUVIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AM, BRASIL; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Metropolização do espaço na Amazônia Ocidental: discurso e diferenciação espacial na Região Metropolitana Manaus; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Cidade do Manaquiri - AM: contradições, urbanismo e mobilidade urbana; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A Territorialidade Religiosa Tematizada na Distribuição Espacial das Igrejas Evangélicas Pentecostais no Bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus-AM (2019-2021); 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Segregação e Diferenciação na Metrópole: as pontes que unem e separam no contexto das ocupações em margem dos igarapés de Manaus-AM; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Manaus, a metrópole sobre as águas: os igarapés e cacimbas como elementos identitários; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Hierotopografia: a dimensão sagrada do espaço geográfico e os arquétipos para os "montes" de oração em Manaus-AM; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A produção do espaço em Manaus: a verticalização na Ponta Negra, o crescimento urbano e os impactos no meio ambiente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia da Amazônia Brasileira) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
O transporte alternativo na nona leste de Manaus: atividades de mototaxistas nas feiras do Mutirão e Produtor; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia da Amazônia Brasileira) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Orla fluvial de Manaus: usos e políticas públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia da Amazônia Brasileira) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A distribuição espacial dos poços distribuidores de água oficiais dos bairros Jorge Teixeira e Cidade de Deus; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Organização Social e Produção Camponesa na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Agricultura Familiar: comunidade produtora do Brasileirinho zona leste de Manaus; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Violência Urbana: a distribuição dos casos na cidade de Manaus entre 2012 e 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A criminalidade territorial urbana no bairro Armando Mendes segundo estatísticas dos anos 1992 e 2012; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Análise das práticas de planejamento urbano em Manaus: estudo de caso do complexo viário Gilberto Mestrinho e Prosamim; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Casos de homicídios com armas brancas e armas de fogo em Manaus: estudo comparativo dos bairros da Compensa e do Mauazinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
As novas tecnologias: proposta de melhoria dos serviçosprestados aos usuários do transporte coletivo em Manaus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Ação dos agentes modeladores do espaço no processo de metropolização: Estudo de caso dos municípios de Iranduba e Manacapuru-AM; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A influência da Mídia Impressa por uma análise Geográfica; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A CIDADE ILEGAL: ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS NO USO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS EM MANAUS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A GEOGRAFIA DO COTIDIANO DE PEQUENOS COMÉRCIOS NA ÁREA DE RIP-RAP DO BAIRRO ARMANDO MENDES, MANAUS ?AM ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
A Região Metropolitana de Manaus e a metropolização do espaço: a expansão imobiliária em Iranduba e uma nova configuração geográfica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Região Metropolitana de Manaus e geografia do crime: análise geográfica da criminalidade nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão após a descontinuidade espacial com a ponte Rio Negro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Impactos socioespaciais das intervenções urbanas no igarapé Mestre Chico em Manaus; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Análise geográfica do bairro do Coroado: espaço, lugar e território; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
O perfil Urbano do Bairo do Coroado; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcos Castro de Lima;
Produções bibliográficas
-
SILVA, F. B. A. ; RAULINO, I. F. ; CARDOSO DE CASTRO, BRENDA SARAH ; LIMA, M. C. . O processo de marginalização espacial e Cacau Pirêra (Iranduba-AM). Ravista Geonorte , v. 15, p. 72-94, 2024.
-
ELEUTERIO, E. C. ; SILVA, F. B. A. ; LIMA, M. C. ; CRAVEIRA, K. O. . Conflitos Territoriais pela Água no Amazonas. Revista Geopolítica Transfronteiriça , v. 8, p. 1-16, 2024.
-
CARDOSO DE CASTRO, BRENDA SARAH ; SILVA, F. B. A. ; LIMA, M. C. . Notas Sobre Práticas Espaciais e Urbanidades nas Comunidades Ribeirinhas da Ilha do Careiro da Várzea-AM. GEOGRAPHIA OPPORTUNO TEMPORE , v. 10, p. 1-17, 2024.
-
ELEUTERIO, E. C. ; LIMA, M. C. ; SILVA, F. B. A. . As relações de poder e a rede de abastecimento de água na Região Metropolitana de Manaus. Revista Contexto Geográfico , v. 9, p. 187-204, 2024.
-
ARAÚJO DA SILVA, FREDSON BERNARDINO ; Castro de Lima, Marcos ; CARDOSO DE CASTRO, BRENDA SARAH . Processos espaciais e agentes modeladores na urbanização do bairro Nova Cidade (Manaus-AM). Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade , v. 5, p. 394-410, 2023.
-
SILVA, FREDSON BERNARDINO ARAÚJO DA ; LIMA, MARCOS CASTRO DE ; YANO, YUJI SANTOS . GESTÃ?O DO TERRITÃ?RIO NO AMAZONAS. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA , v. 12, p. 73-91, 2023.
-
MESQUITA, JOÃO JUNIO FRANCO ; LIMA, MARCOS CASTRO DE . ANÃ?LISE DA EVOLUÃ?Ã?O DA REDE URBANA DA AMAZÃ?NIA. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA , v. 13, p. 122-140, 2023.
-
RAMOS, A. A. ; ARAÚJO DA SILVA, FREDSON BERNARDINO ; LIMA,Marcos Castro de . Processo de segregação e diferenciação socioespacial em Manaus-AM. REVISTA POLÍTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL , v. 9, p. 200-243, 2023.
-
LIMA, M. C. . Análise da relação entre o Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Manaus e a ação político-jurídico-ideológica na produção de um novo espaço. Geoamazônia , v. 10, p. 158-177-177, 2022.
-
SILVA, F. B. A. ; LIMA, M. C. . Careiro da Várzea e Iranduba: Metropolização Seletiva no Contexto da Região Metropolitana de Manaus. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ , v. 8, p. 34-53, 2021.
-
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; SOUSA, I. S. ; LIMA, S. P. M. . Metamorfose Urbana: Manaus da civilização de palha à metrópole indutora do processo de metropolização na Amazônia Ocidental Brasileira. Encontro Nacional da ANPEGE , v. 1, p. 1-22, 2021.
-
SILVA, F. B. A. ; LIMA, M. C. . A Semiótica Aplicada ao Estudo da Metropolização do Espaço: c caso da RMM. Ravista Geonorte , v. 11, p. 1-15, 2020.
-
LIMA, M. C. . A geografia como produção das dimensões política, jurídica e ideológica: imbricação triádica estrutural da Região Metropolitana de Manaus. CONFINS (PARIS) , v. 1, p. 1-15, 2019.
-
LIMA, M. C. . Amazônia Ocidental e Geografia: Região Metropolitana de Manaus e BR-319 - território e meio ambiente. Revista GeoNorte , v. 1, p. 47-70, 2010.
-
LIMA, M. C. . A cidade, o urbano e o rio na Amazônia. Acta Geográfica (UFRR) , v. 1, p. 107-117, 2008.
-
LIMA, M. C. . A Geografia em Foucault. Somanlu (UFAM) , v. 1, p. 29-39, 2006.
-
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. . A Geografia da Circulação: o bonde como vetor da expansão de Manaus. Revista de Geografia da Universidade do Amazonas , Manaus, v. 03, n.1/3, p. 73-95, 2004.
-
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. . A Geografia da Circulação de Manaus - a cidade sobre os trilhos: os bondes. Intertextos (Manaus) , Manaus, v. 03, n.03, p. 229-238, 2002.
-
LIMA, M. C. . GeoArte: O encontro da Geografia (Ciência) com a Pintura (Arte) Amazônica. 1. ed. Embu das Artes: Açexa Cultural, 2022. v. 1. 69p .
-
LEOPOLDO, E. (Org.) ; LIMA, M. C. (Org.) ; SOUSA, I. S. (Org.) . A Produção do Espaço Urbano e Regional na Amazônia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2022. v. 1. 332p .
-
LIMA, M. C. ; ARAUJO, N. J. S. (Org.) ; CRUZ, M. J. M. (Org.) . A Geografia Amazônica em Múltiplas Escalas. 1. ed. São Paulo: Alexia Editora, 2021. v. 1. 102p .
-
LIMA, M. C. ; NOGUEIRA, R. J. B. (Org.) ; CRUZ, M. J. M. (Org.) . Dimensões Espaciais do Político, do Urbano e do Agrário na Amazônia. 1. ed. São Paulo: Alexa Cultural/Edua, 2021. v. 1. 226p .
-
LIMA, M. C. . A paisagem amazônica e a geografia do cotidiano. In: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe; Mônica Suani Barbosa da Costa; Janderlin Patrick Rodrigues Carneiro; Vinícius Verona Carvalho Gonçalves; Gislany Medeiros de Sena; Jaisson Miyosi Oka. (Org.). Ciência e Inovação Tecnológica Agroflorestal. 1ed.Manaus-AM: Editora Valer, 2024, v. 1, p. 201-225.
-
RAULINO, I. F. ; LIMA, M. C. . Uma discussão acerca dos espaços metropolizados e não metropolizados a partir dos espaços metropolitanos de lindóia e Novo Remanso em Itacoatiara-AM. In: Deivison Carvalho Molinari; Manuel de Jesus Masulo da Cruz; Tiago Maiká Muller Schwade. (Org.). Uma discussão acerca dos espaços metropolizados e não metropolizados a partir dos espaços metropolitanos de Lindóia e Novo Remanso em Itacoatiara-AM. 4ed.Embu das Artes: Alexa Cultural, 2024, v. 4, p. 219-239.
-
OLIVEIRA, A. J. G. ; LIMA, MARCOS CASTRO DE . A Territorialidade religiosa das igrejas pentecostais no bairro Zumbi dos Palmares em Manaus: o caso da expansão espacial da igreja evangélica Assembléia de Deus no Amazonas (IEADAM). In: ALEIXO, N.C.R; DINIZ, R. F; VIEIRA. A.F.S.G.. (Org.). A Geografia Amazônica em Múltiplas Escalas. 1ed.Embu das Artes: Alexa Cultural/EDUA, 2023, v. 3, p. 175-194.
-
SERUDO, T. P. A. ; LIMA, M. C. . Os tempos Acíclico e Cíclico da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no Estado do Amazonas. In: FARIA, Ivani Ferreira de; BRANDÃO, Jesuéte Pacheco; SANTANA, Paola Verri de. (Org.). Aprensizagens geográficas na Diversidade Amazônica. 1ed.Embu das Artes: Alexa Cultural, 2022, v. 1, p. 177-197.
-
LIMA, M. C. . A Urbanização Anfíbia na Amazônia: da natureza das cidades à natureza e as cidades. In: MARINHO, R.R; SOUZA, G. A.; NETO, J. C. A.S.. (Org.). A Geografia Amazônica em Múltiplas Escalas. 2ed.Embu das Artes: Alexa Cultural, 2022, v. 2, p. 197-2013.
-
REIS, J. P. S. ; LIMA, M. C. . a Produção do Espaço em São Paulo de Olivença-AM: da "beira" do rio à expansão urbana. In: NOGUEIRA, A.R.B; FORTES, M.R; ALBUQUERQUE, A. R.C.. (Org.). Espaços e Diálogos em Geografia. 1ed.Embu das Artes: Alexa Cultural, 2022, v. 1, p. 159-179.
-
LIMA, M. C. . Amazônia Ocidental e Região Metropolitana:da produção da urbanização dispersa e concentrada à metrópole superlativa. In: LEOPOLDO,E.; LIMA, M.C.; SOUSA, I. S.. (Org.). A Produção do Espaço Urbano e Regional na Amazônia. 1ed.: Editora Consequência, 2022, v. 1, p. 253-276.
-
LIMA, M. C. . Cidades Anfíbias na Amazônia Brasileira: tempo cíclico/ecológico e acíclico-cronológico em Anamã e Careiro da Várzea. In: Marcos Castro de Lima; Nelcioney José de Souza Araújo; Manuel de Jesus Masulo da Cruz. (Org.). A Geografia Amazônica em Múltiplas Escalas. 1ed.São Paulo: Alexa, 2021, v. 1, p. 73-96.
-
RAMOS, A. A. ; LIMA, M. C. . Segregação e Diferenciação Socioespacial na Metrópole Manaus: Moradias Próximas a Igarapés. In: Ricardo José Batista Nogueira; Marcos Castro de Lima; Manuel de Jesus Masulo da Cruz. (Org.). Dimensões Espaciais do Político, do Urbano e do Agrário na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural/Edua, 2021, v. 1, p. 103-126.
-
MONTENEGRO, D. O. ; LIMA, M. C. . Da Cidade dos Homens à Cidade de Deus: A Subida aos Espaços Sagrados por meio dos Montes de Oração em Manaus -AM. In: Ricardo José Batista Nogueira; Marcos Castro de Lima; Manuel de Jesus Masulo da Cruz. (Org.). Dimensões Espaciais do Político, do Urbano e do Agrário na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural/Edua, 2021, v. 1, p. 127-148.
-
LIMA, F. F. ; LIMA, M. C. . Manaus: o Igarapé que Virou Avenida. Dimensões Espaciais do Político, do Urbano e do Agrário na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural/Edua, 2021, v. 1, p. 149-167.
-
SILVA, F. B. A. ; LIMA, M. C. . Introdução à Geografia Estruturalista e Análise Urbana. In: Ricardo José Batista Nogueira; Marcos Castro de Lima; Manuel de Jesus Masulo da Cruz. (Org.). Dimensões Espaciais do Político, do Urbano e do Agrário na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural/Edua, 2021, v. 1, p. 169-182.
-
LIMA, M. C. . O ir e vir urbano: análise sobre o transporte coletivo em Manaus entre 1980-2000. In: José Aldemir de Oliveira. (Org.). Espaços Urbanos na Amazônia. 1ed.: Editora Valer, 2011, v. 1, p. 37-51.
-
LIMA, M. C. ; Fraxe ; Witkoski ; BENIZ . As Comunidades Amazônicas sob a Perspectiva do Conhecimento Local: o olhar do cotidiano. In: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe; Antônio Carlos Witkoski; Henrique dos Santos Pereira. (Org.). Comunidades Ribeirinhas Amazônicas: memória, thos e identidade. 1ed.Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2007, v. 1, p. 133-156.
-
Fraxe ; Witkoski ; LIMA, M. C. . Natureza e Mundo Vivido: o espaço e o lugar na percepção da familia cabocla-ribeirinha. In: Elenise Scherer; José Aldemir de Oliveira. (Org.). Amazônia: Politicas Públicas e Diversidade Cultural. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2006, v. 1, p. 233-258.
-
LIMA, M. C. . Cidade Flutuante. Jornal A Crítica, Manaus, p. C7 - C7, 11 dez. 2019.
-
LIMA, M. C. . Manaus lidera crescimento populacional, segundo IBGE. Jornal de Brasília, Brasília-DF, 31 jul. 2019.
-
LIMA, M. C. . População de Manaus aumentou 1,6 milhão após criação da Zona Franca. Jornal A Crítica, Manaus, 21 abr. 2019.
-
LIMA, M. C. . Casa das Artes abre temporada 2019 com três exposições. Jornal A crítica, Manaus, 15 fev. 2019.
-
LIMA, M. C. . Geógrafo vê sensação de falsa democracia. Jornal A Crítica, Manaus-AM, p. A6 - A6, 27 maio 2007.
-
LIMA, M. C. . A RMM é uma coisa grotesca. Jornal A Cítica, Manaus-AM, p. A3 - A3, 23 maio 2007.
-
LIMA, M. C. . Região metropolitana de Manaus. Jornal A Crítica, Manaus-AM, p. A7 - A7, 22 maio 2007.
-
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. ; Kuck . Manaus Ideal. Jornal Diário do Amazonas, Manaus-AM, p. 4 - 5, 14 mar. 2004.
-
LIMA, M. C. . As ocupações e o direito à cidade. Jornal A Crítica, Manaus-AM, p. c/5 - c/5, 25 jan. 2004.
-
RAMOS, A. A. ; LIMA, MARCOS CASTRO DE . O urbanismo como expressão socioespacial que produz territórios em áreas precarizadas na Região Metropolitana de Manaus. In: VX Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2023, Palmas-TO. XV ENANPEGE, 2023. v. 1. p. 1-19.
-
LIMA, M. C. ; SOUSA, I. S. ; LIMA, S. P. M. . METAMORFOSE URBANA:MANAUS DA CIVILIZAÇÃO DE PALHA À METRÓPOLE INDUTORA DO PROCESSO DE METROPOLIZAÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021, Evento Remoto. Anais do XIV ENANPEGE, 2021. v. 1. p. 1-22.
-
MACIEL, J. B. ; LIMA, M. C. . A METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO EM IRANDUBA: UMA NOVA CONFIGURAÇÃO COM EXPANSÃO IMOBILIÁRIA. In: II Simpósio de Estudos Urbanos, 2013, Curitiba. A dinâmica das Cidades e a Produção do Espaço, 2013.
-
LIMA, M. C. . A Geografia da Cieculação e o Transportre Coletivo Urbano em Manaus-AM. In: Nutau 2004 - Demandas Sociais, Inovações Tecnológicas e a Cidade, 2004, São Paulo. Nutau 2004 Demandas Sociais, Inoivações Tecnológicas e a Cidade. São Paulo: Editora da Universidade de são Paulo, 2004. v. 01. p. 216-216.
-
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. . A Geografia da Circulação em Manaus: Transporte Coletivo Urbano. In: X Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas, 2001, Manaus. X Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2001. v. 1. p. 123-123.
-
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. . A Greografia da Circulação da Manaus - a cidade sobre os trilhos: os bondes. In: IX Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Amazonas, 2000, Manaus. Pibic&Pic - IX Jornada da Iniciação Científica da Universidade do Amazonas. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2000. v. 01. p. 106-106.
-
LIMA, MARCOS CASTRO DE . A GEOGRAFIA, O MÉTODO E O URBANO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. C. . As Cidade Anfíbias na Amazônia Brasileira. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. C. . Amazônia Ocidental e os tempos Cíclico-Ecológico e Acíclico-Cronológico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. C. . Roda de conversa Geografia e Artes Visuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. C. . Geografia e Arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. C. . A Região Metropolitana de Manaus e o processo de metropolização do espaço na Amazônia Ocidental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. C. . A metropolização da Amazônia Ocidental: Região Metropolitana de Manaus e a singularidade de uma metrópole. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, M. C. . A singularidade da Região Metropolitana de Manaus e a produção do espaço na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. C. . Atuação profissional do Geógrafo em consultorias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, M. C. . Curso de Modelização Gráfica e Análise do Espaço Intraurbano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, M. C. . A Geografia Urbana pelo rádio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. C. . Curso de modelização gráfica para análise e avaliação do território. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, M. C. . Minicurso de Modelização Gráfica para Análise e Avaliação do Território. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, M. C. . A Manaus vista pelos Agassiz: espaços e tempos diferenciados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, M. C. . A Manaus vista pelos agassiz: espaços e tempos diferenciados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, M. C. . AMAZÔNIA OCIDENTAL: A PRODUÇÃO DA REDE URBANA DISPERSA, CONCENTRADA E A REGIÃO METROPOLITANA 2015 (Resumos (Pôsteres)).
-
SANTOS ; LIMA, M. C. . Análise Geográfica: espaço, lugar e território no contexto urbano do bairro do Coroado - Manaus -AM. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2011 (Resumos (Pôsteres)).
Outras produções
LIMA, M. C. . Plano de Mobilidade Urbana do município de Manaus. 2015.
LIMA, M. C. . Universidade Federal do Amazonas. 2005.
LIMA, M. C. . Universidade Federal do Amazonas. 2004.
LIMA, M. C. . Universidade Federal do Amazonas. 2004.
LIMA, M. C. . Universidade Federal do Amazonas. 2004.
LIMA, MARCOS CASTRO DE . Aplicativo AURB - Auditorias Urbanas em Mobilidade. 2023.
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; Fraxe ; COSTA, M. S. B. ; OKA, J. M. ; CARNEIRO, J. P. R. ; GONCALVES, V. V. C. ; SILVA, C. A. ; SENA, G. M. . Boletim Técnico I - Mobilidade Uebana de Manaus. 2023.
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; Fraxe ; COSTA, M. S. B. ; OKA, J. M. ; CARNEIRO, J. P. R. ; GONCALVES, V. V. C. ; SILVA, C. A. ; SENA, G. M. . Relatório Final referente ao acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Estado do amazonas - TCE-AM e a Fundação Universidade do Amazonas - FUA. 2023.
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; Fraxe ; COSTA, M. S. B. ; OKA, J. M. ; CARNEIRO, J. P. R. ; GONCALVES, V. V. C. ; SILVA, C. A. ; SENA, G. M. . Boletim Técnico - Mobilidade Urbana de Manaus II. 2023.
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; MESQUITA, T. B. . Novos municípios do AM são para redutos eleitorais, diz geógrafo.. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; MADEIRO, C. . Metrópole que mais cresceu, Manaus vive favelização e disputa por terrenos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JUNIOR, W. . Itacoatiara ultrapassa Parintins e se torna o mais populoso do interior do Amazonas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JUNIOR, W. . Áreas de risco. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; RODRIGUES, L. . Censo de 2022: o que explica a queda populacional em diferentes capitais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JUNIOR, W. . Doutor em Geografia considera Manaus 'uma metrópole feita aos pedaços'. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JOFFELY, S. . Com 2.684 focos de incêndio, AM atinge marca histórica em 10 dias. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; PORTELA, M. E. . Amazonas deve sofrer durante anos com as consequências da seca extrema. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JOFFELY, S. . Extremos climáticos expõem racismo ambiental no Amazonas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; LEIROS, M. . Desmatamento deixa rastro de destruição em Manaus. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; GOES, A. . Praças e ruas do Centro de Manaus se tornam abrigo para moradores de rua. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE . Desmatamento: estudo mostra impacto do crescimento urbano em Manaus. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; MOREIRA, M. . Falta vontade política para usar o rio no transporte urbano em Manaus. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; PAULA, M. . a Agua em Manaus. 2022.
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; AUSTIN, M. . Brazil: Sky reporterwitnesses industry ´eating´ into the Amazon rainforest. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; JORDAN, L. . As migrações em Manaus. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; COWIE, S. . Invasões e desafios urbanos em Manaus. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, MARCOS CASTRO DE ; BINDA, R. . Aniversário de 345 anos de Manaus. 2019.
LIMA, M. C. . Aumento populacional e favelização em Manaus. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Desafios da Urbanização de Manaus. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Trânsito e planejamento urbano. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Migrações de venezuelanos para Manaus. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Arborização urbana em Manaus. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Mobilidade Urbana em Manaus. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Mudança no Plano Diretor de Manaus pode provocar sério impacto ambiental. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, M. C. . Pensar geograficamente: a falta de oxigênio em Manaus e a discussão sobre planejamento e as redes.. 2021; Tema: Pensar geograficamente: a falta de oxigênio em Manaus e a discussão sobre planejamento e as redes.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Cidades Anfíbias: o tempo cíclico na Amazônia.. 2021; Tema: Cidades Anfíbias: o tempo cíclico na Amazônia.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Geografia, Problemas Urbanos, Redes e Corona vírus. 2020; Tema: relação da Geografia, das redes geográficas, problemas urbanos e Corona vírus. (Rede social).
LIMA, M. C. . A vida urbana e a importância das virtualidades em tempos de distanciamento social.. 2020; Tema: A vida urbana e a importância das virtualidades em tempos de distanciamento social.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Existências biológica e ontológica: a necessidade da restrição geográfica.. 2020; Tema: Existências biológica e ontológica: a necessidade da restrição geográfica. (Rede social).
LIMA, M. C. . Mais sobre Redes Geográficas, Corona vírus e Peste Negra.. 2020; Tema: Relação entre Redes Geográficas e as Pandemias. Corona vírus e Peste Negra.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Amazônia parte 1. 2019; Tema: Sobre o significado da Amazônia e como se produzem os discursos sobre a mesma.. (Rede social).
LIMA, M. C. . A Belle Époque. 2019; Tema: Sobre o significado da Belle Époque para Manaus.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Sobre a Amazônia parte 2. 2019; Tema: Mais considerações sobre a formação da ideia da Amazônia e sua geografia do exótico.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Amazônia e teoria do Determinismo Ecológico.. 2019; Tema: Amazônia e teoria do Determinismo Ecológico.. (Rede social).
LIMA, M. C. . A geopolítica portuguesa de ocupação da Amazônia. 2019; Tema: As ações e estratégias da coroa portuguesa, no contexto das políticas pombalinas, para conquistar as terras da Amazônia e tirá-las dos espanhóis.. (Rede social).
LIMA, M. C. . Tempos amazônicos: cíclico ecológico x acíclico e cronológico.. 2019; Tema: Tempos amazônicos: cíclico ecológico x acíclico e cronológico.. (Rede social).
LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, José Aldemir de. ; OLIVEIRA, M. L. . A geografia do silêncio. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-visual).
LIMA, M. C. . A organização da produção agrícola no Lago do Pesqueiro - Manacapuro-AM. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
LIMA, M. C. . Fashion Manaus. 2023. Pintura.
LIMA, M. C. . Território Tribal. 2023. Pintura.
LIMA, M. C. . Amazônia: cores e sentimentos. 2022. Pintura.
LIMA, M. C. . O Retrato da Pandemia de Covid-19 em Manaus-AM. 2021. Pintura.
LIMA, M. C. . Contemplações da Amazônia. 2019. Pintura.
LIMA, M. C. . O protesto do Indígena. 2018. Pintura.
LIMA, M. C. . A Falésia Amazônica. 2018. Pintura.
LIMA, M. C. . As farinheiras. 2017. Pintura.
LIMA, M. C. . A canoa amazônica. 2017. Pintura.
LIMA, M. C. . Articulações Amazônicas. 2016. Pintura.
LIMA, M. C. . Articulações Amazônicas. 2016. Pintura.
LIMA, M. C. . O homem e a voçoroca. 2013. Pintura.
LIMA, M. C. . O Por-do-sol por trás das nuvens. 2012. Pintura.
LIMA, M. C. . A floresta das águas paradas. 2012. Pintura.
LIMA, M. C. . Geografia de florestas erosões e águas. 2012. Pintura.
LIMA, M. C. . As várias faces de uma mesma cidade: Manaus. 2011. Pintura.
LIMA, M. C. . O olhar do Felino. 2011. Pintura.
LIMA, M. C. . Cidades e paisagens. 2011. Pintura.
LIMA, M. C. ; SOUZA, F. L. . Multibrasinho & Lucinda. 2005. Desenho.
LIMA, M. C. . A evolução do transporte coletivo em Manaus. 2001. Pintura.
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Programa de Apoio à Pós-Graduação Strictu Sensu - POSGRAD, Descrição: O projeto é sobre o desenvolvimento da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (80) Doutorado: (20) . , Integrantes: Marcos Castro de Lima - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2007 - 2008
Manaus, Paisagem em Movimento: os impactos da intervenção urbana do Programa Social e Ambiental dos Igarapés, Descrição: O projeto tem o objetivo de compreender os impactos socioambientais decorrentes da implantação e execução do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atualmente em fase de execução. O estudo toma como base informações colhidas na bacia hidrográfica do Quarenta-Educandos, relacionando questões de natureza ambiental à complexidade dos problemas urbanos. Parte-se da idéia de que, ao estudar o ambiente da cidade, é preciso compreender que os problemas urbanos e ambientais resultam da interação do homem e seu meio biofísico. Dessa forma, observa-se uma série de problemas complexos e inter-relacionados, que precisam de planejamento para melhor utilização e gestão de recursos naturais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Castro de Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2005
Palestrante, Universidade do Estado do Amazonas.
2001
Palestrante, Centro de Instrução de Guerra na Selva - SIGS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. , Av. Rodrigo Otavio, 3000. Campus Universitário - Departamento de Geografia, Aleixo, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 36444242, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2022
Direção e administração, Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Vice-Diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.
-
08/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Urbana
-
03/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Urbana
-
03/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gestão Urbana
-
05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Consultor.
-
04/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Agrárias.,Linhas de pesquisa
-
03/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Linhas de pesquisa
-
03/2020 - 03/2022
Direção e administração, Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia.
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metrópole, metropolização e Redes Geográficas
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, metrópole, Metropolização e Redes Geográficas
-
11/2013 - 11/2015
Direção e administração, Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Geografia.
-
02/2006 - 04/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Econômica, Região e Regionalização, Prática de Ensino e Estágio em Geografia
-
05/2005 - 08/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento e Gestão Rural, Geografia Agrária, Prática de Ensino em Geografia
-
04/2005 - 08/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Agrária, Desenvolvimento e Gestão Rural, Prática de Ensino e Estágio em Geografia
-
07/2005 - 07/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana da Amazônia
-
07/2005 - 07/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana da Amazônia
-
01/2004 - 01/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Geografia
-
12/2003 - 12/2003
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana da Amazônia
-
07/2003 - 08/2003
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Campo em Geografia III, Geografia Urbana
-
11/2002 - 11/2002
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Regional II
-
07/2002 - 08/2002
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana da Amazônia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Castro de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?