Vilma Simões Pereira Panza

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II - FAHUPE. Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestrado em Nutrição pela UFSC e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador no grupo de pesquisa Nutrição e Exercício Físico (CNPq), da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é docente convidado nos cursos de pós-graduação em Fisiologia do Exercício e em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional da Universidade Estácio. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição para o rendimento esportivo e hipertrofia muscular. Pesquisa nos temas exercício, estresse oxidativo e alimentos funcionais.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Nutrição

2012 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: EFEITO DO CONSUMO DE CHÁ MATE (Ilex paraguariensis) EM MARCADORES DO DANO MUSCULAR, DA INFLAMAÇÃO E DO ESTRESSE OXIDATIVO APÓS O EXERCÍCIO EXCÊNTRICO
Edson Luiz da Silva. Palavras-chave: Exercício; Estresse oxidativo; illex paraguariensis; erva mate; inflamação.

Mestrado em Nutrição

2005 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Efeito do consumo de chá verde no estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido,Ano de Obtenção: 2007
Elisabeth Wazlawik.Palavras-chave: nutrição; exercício; estresse oxidativo; chá verde.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Fisiologia do Exercício

2002 - 2004

Universidade Veiga de Almeida
Título: CONSIDERAÇÕES NUTRICIONAIS PARA O TREINAMENTO DE FORÇA
Orientador: Rafaela Liberali Fiamoncini

Especialização em Saúde Desportiva

1992 - 1993

fundação técnico educacional souza marques
Título: CONSIDERAÇÕES NUTRICIONAIS PARA ATLETAS DE ENDURANCE

Graduação em Nutrição

1987 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas

1981 - 1984

Faculdade de Humanidades Pedro II

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Atualização em recomendação de nutrientes, conside. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Nutrição Clínica e Esportiva Suplementação Nutrici. (Carga horária: 20h). , Vp Consultoria Nutricional, VPCN, Brasil.

2003 - 2003

Nutrição Esportiva Metabolismo Nutrição e Medicina. (Carga horária: 12h). , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

2002 - 2002

Principais Deficiências dos Suplementos Nutriciona. , Gatorade Sport Science Institute, GSSI, Brasil.

2002 - 2002

Nutrição Esportiva. (Carga horária: 8h). , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

2002 - 2002

Nutrição Clínica e Esportiva Bioquímica e Interpre. (Carga horária: 30h). , Vp Consultoria Nutricional, VPCN, Brasil.

2001 - 2001

Nutrição Molecular e Fitoterapia Aplicada Ao Espor. , Vp Consultoria Nutricional, VPCN, Brasil.

2001 - 2001

Manipulação de Dietas do Esporte Dieta Pré Durante. , Rgnutri Identidade e Nutrição, RGNUTRI, Brasil.

2001 - 2001

Nutrição Atividade Física e Desempenho. (Carga horária: 12h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.

2000 - 2000

Nutrição no Esporte Estratégias Para o Aumento do. (Carga horária: 12h). , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

1999 - 1999

Obesidade, Nutrição e Atividade Física. , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

1999 - 1999

Musculação e Nutrição. , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

1999 - 1999

Exercícios Aeróbios e Nutrição. , Núcleo Consultoria Nutricional, NCN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Dietética/Especialidade: Nutrição Esportiva.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso SBAM sobre HIDRATAÇÃO NO ESPORTE & SAÚDE. 2016. (Outra).

9o Fórum Nacional de Nutrição.Conduta Nutricional para o Rendimento Esportivo: ampliando as estratégias dietéticas dentro de uma nova era da nutrição. 2013. (Outra).

VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. 2011. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Avanços científicos na prática esportiva e no exercício: paradoxos e controvérsias sobre o uso de carboidratos.. 2011. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Modulação nutricional no estresse metabólico: Como preparar o indivíduo para a prática esportiva. 2010. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. 2010. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Mesa redonda: Estratégias nutricionais para uma recuperação nutricional adequada. Alimentos, nutriente e fitoquímicos.. 2010. (Congresso).

V Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e IV Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Como o Nutricionista Funcional trata os atletas praticantes de musculação. 2009. (Congresso).

V Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e IV Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Gastronomia funcional regionalizada: Sul.. 2009. (Congresso).

II Jornada de Nutrição do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina - Atuação do Nutricionista na prática clínica.Alimentos funcionais: perspectivas para a saúde e redução do risco de doenças. 2008. (Outra).

IV Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e III Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Interface da Nutrição com as hipóteses da fadiga muscular. 2008. (Congresso).

6a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Caracterização do consumo alimentar em praticantes de exercício físico resistido. 2007. (Outra).

III Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e II Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Fitoquímicos Antioxidantes: Uma abordagem funcional na modulação do estresse oxidativo induzido pelo exercício. 2007. (Congresso).

III Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e II Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Efeito do chá verde (Camellia sinensis) no estresse oxidativo induzido no exercício resistido. 2007. (Congresso).

III Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e II Congresso Brsaileiro de Nutrição Espotiva Funcional. 2007. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Consumo de chá verde influencia favoravelmente marcadores do estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e I Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Os benefícios da proteína da soja para o ganho de massa muscular. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e I Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Nutrição Funcional - Ampliando as estratégias do nutricionista esportivo. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e I Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Exposição a xenobióticos por atletas e praticantes de atividade física: potenciais riscos. Como fazer a detoxificação por meio da dieta.. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e I Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. Bases bioquímicas para o exercício de força e endurance. 2006. (Congresso).

I Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional. 2005. (Congresso).

O Papel da Ciência e da Nutrição Esportiva nos Esportes Olímpicos. 2004. (Congresso).

Atualidades nas Ciência da Nutrição Esportiva. 2003. (Congresso).

Treinamento e Nutrição em Esportes Coletivos. 2002. (Congresso).

A Ciência da Nutrição Esportiva. 2001. (Congresso).

III Congresso Internacional de Nutrição Esportiva. 2001. (Congresso).

Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2001. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Nutrição, Alimentação e Tecnologia. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruna Cunha Mendes

VENSKE, D. K. R.;PANZA, Vilma Simões Pereira; Boaventura, BCB; da Silva, LCR; Schulz, M; Hinnig, PF. EFEITO DO CONSUMO AGUDO DO SUCO DO FRUTO JUÇARA (Euterpe edulis Matius) SOBRE MARCADORES INFLAMATÓRIOS ANTES E APÓS UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO UNICEGO CROSS-OVER. 2019. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cândice Laís Knöner Copetti

DI PIETRO, PATRÍCIA FARIA;DIEFENTHAELER, FERNANDOPANZA, Vilma Simões Pereira; HANSEN, F.. Efeito do consumo agudo do fruto juçara (Euterpe edulis) sobre biomarcadores do estresse oxidativo em indivíduos fisicamente ativos antes e após uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade: um ensaio clínico randomizado cross-over. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sheila de Liz

PIETRO, P. F.; BORGES, G. S. C.; VENSKE, D. K. R.; MORENO, Y. M. F.; VIEIRA, F. G. K.;PANZA, Vilma Simões Pereira. Efeito da capacidade antioxidante total da dieta e do consumo prolongado de suco de juçara (Euterpe edulis) e de açaí (euterpe olareacea) sobre biomarcadores do estresse oxidativo e parâmetros metabólicos de indivíduos saudáveis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Pedroso

PANZA, Vilma Simões Pereira; FIAMONCINI, Rafaela Liberali. Tipos de Suplementos Utilizados por Praticantes de Musculação. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tácito Pessoa de Souza Júnior

SILVA, E. L.;SOUZA JUNIOR, T. P.; LUCAS, R. D.; CAPUTO, F.; WAZLAWIK, E.; PIETRO, P. F.. Efeito do chá mate (Ilex paraguariensis) em marcadores do dano muscular, do estresse oxidativo e da inflamação após o exercício excêntrico.. 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Erasmo Benicio Santos de Moraes Trindade

Wazlawik; Navarro, F.;Wilhelm-Filho, D.TRINDADE, E. B. S. M.. Efeito do consumo de chá verde no estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Dantas de Lucas

SILVA, E. L.;DE LUCAS, R.D.Caputo, F.. EFEITO DO CONSUMO DE CHÁ MATE (Ilex paraguariensis) EM MARCADORES DO DANO MUSCULAR, DA INFLAMAÇÃO E DO ESTRESSE OXIDATIVO APÓS O EXERCÍCIO EXCÊNTRICO. 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Dantas de Lucas

SILVA, E. L.; WAZLAWIK, E.; NUNES, E. A.;De LUCAS, R. D.. Efeito do consumo de chá mate (Ilex Paraguariensis) na força muscular e na concentração de macadores inflamatórios e do estresse oxidativo após o exercício excêntrico. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Faria Di Pietro

Di Pietro PF. Efeito do tratamento com chá verde no estresse oxidativo induzido pelo exercício físico em ratos não treinados (Qualificação). 2005. Dissertação (Mestrado em Nutrição: metabolismo e dietética) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Faria Di Pietro

SILVA, E. L.; SOUZA-JUNIOR, T. P.; CAPUTO, F.; LUCAS, R. D.;DI PIETRO, PF; WASLAWIK, E.. Efeito do Consumo de cha mate (Illex paraguariensis) em marcadores do dano muscular, da inflamação e do estresse oxidativo apos o exercicio excentrico. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Cataria.

Danilo Wilhelm Filho

WILHELM FILHO, D.; Tramonte, V.L.; Navarro, F.; Waslawik, E.. Efeito do consumo de chá verde no estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido. 2007. Dissertação (Mestrado em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Elisabeth Wazlawik

WAZLAWIK, E.SILVA, E. L.PIETRO, P. F.; LUCAS, R. D.; CAPUTO, F.; SOUZA JUNIOR, T. P.. Efeito do consumo de chá mate (Ilex paraguariensis) em marcadores do dano muscular, da inflamação e do estresse oxidativo após o exercício excêntrico.. 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristiane Oliveira de Abreu Perroni

Efeito da Dieta Cetogênica na Capacidade de Endurance; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vilma Simões Pereira Panza;

Karl Christian Hecht

Considerações sobre as alterações fisiológicas, ultraestruturais e metabólicas do exercício excêntrico; 2002; 154 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vilma Simões Pereira Panza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edson Luiz da Silva

Efeito do tratamento com chá verde no estresse oxidativo induzido pelo exrecício em seres humanos; 2007; 112 f; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Edson Luiz da Silva;

Edson Luiz da Silva

Efeito do consumo de chá mate (Ilex paraguariensis) na força muscular e na concentração de marcadores inflamatórios e do estresse oxidativo após o exercício excêntrico; 2015; Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Edson Luiz da Silva;

Elisabeth Wazlawik

Efeito do consumo de chá verde no estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Elisabeth Wazlawik;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2016 PANZA, Vilma Pereira ; DIEFENTHAELER, FERNANDO ; TAMBORINDEGUY, ALINE CAVALHEIRO ; CAMARGO, CAROLINA DE QUADROS ; DE MOURA, BRUNO MONTEIRO ; BRUNETTA, HENVER SIMIONATO ; SAKUGAWA, RAPHAEL LUIZ ; DE OLIVEIRA, MARINA VIEIRA ; PUEL, EMILIANA DE OLIVEIRA ; NUNES, EVERSON ARAÚJO ; DA SILVA, EDSON LUIZ . Effects of mate tea consumption on muscle strength and oxidative stress markers after eccentric exercise. British Journal of Nutrition , v. 115, p. 1370-1378, 2016.

  • 2015 PEREIRA PANZA, VILMA SIMÕES ; DIEFENTHAELER, FERNANDO ; DA SILVA, EDSON LUIZ . Benefits of dietary phytochemical supplementation on eccentric exercise-induced muscle damage: Is including antioxidants enough?. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. 31, p. 1072-1082, 2015.

  • 2012 PANZA, Vilma Simões Pereira . Avanços científicos na prática esportiva e no exercício: paradoxos e controvérsias sobre o uso de carboidrato. Brazilian Journal of Functional Nutrition , v. 51, p. 8-14, 2012.

  • 2009 ALTHOFF, M. E. W. S. ; ALCANTARA, G. V. ; SOUZA, C. C. ; CAMILO, F. J. ; LIBERALI, R. ; NAVARRO, A. C. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . Efeito da suplementação de tiamina na concentração de lactato em jogadores de futebol profissional.. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 3, p. 277/13-285, 2009.

  • 2008 PANZA, Vilma Simões Pereira ; WAZLAWIK, E. ; SCHUTZ, G. R. ; COMIN, L. ; HECHT, Karl Christian ; SILVA, E. L. . Consumption of green tea favorably affects oxidative stress markers in weight-trained men. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. 24, p. 433-442, 2008.

  • 2007 PANZA, Vilma Pereira ; COELHO, MARA SÉRGIA PACHECO HONÓRIO ; DI PIETRO, PATRÍCIA FARIA ; ASSIS, MARIA ALICE ALTENBURG DE ; VASCONCELOS, FRANCISCO DE ASSIS GUEDES DE . Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 20, p. 681-692, 2007.

  • 2007 LIMA, C. O. ; GROPO, D. M. ; MARQUEZ, M. S. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . PERFIL DA FREQÜÊNCIA DE CONSUMO ALIMENTAR DE ATLETAS AMADORES. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 1, p. 25/4-31, 2007.

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; FERRARO, Carlos Eugênio . Triatlo. In: Valéria Paschoal; Andréia Naves. (Org.). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. 1ed.São Paulo: Editora Roca, 2014, v. , p. 487-505.

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; PERUCHA, V. F. R. . Exposição tóxica e destoxificação em atletas e praticantes de atividade física. In: Valéria Paschoal; Andréia Naves. (Org.). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. 1ed.São Paulo: Editora Roca, 2014, v. , p. 39-50.

  • GRANUZZO, V. T. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . Whey protein. In: Valéria Paschoal; Andréia Naves. (Org.). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. 1ed.São Paulo: Editora Roca, 2014, v. , p. 443-449.

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Treinamento de força. In: Valéria Paschoal; Andréia Naves. (Org.). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. 1ed.São Paulo: Editora Roca, 2014, v. , p. 507-523.

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; DIIEFENTHAELER, F. ; BRUNETTA, H. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; SILVA, E. L. . MARCADORES SANGUÍNEOS DO DANO MUSCULAR E DA INFLAMAÇÃO APÓS O EXERCÍCIO: ANÁLISE DE CLUSTER. In: 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, 2016, Rio de Janeiro. Suplemento 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Rio de janeiro: Grevy.Conti, 2016. v. 52. p. 40.

  • PANZA, Vilma Pereira ; BRUNETTA, H. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; NUNES, E. A. ; SILVA, E. L. . Effect of mate tea (Ilex paraguariensis) on the expression of the leukocyte NADPH oxidase subunit p47phox and on circulating inflammatory cytokines in healthy men: a pilot study. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCES AND NUTRITION (ONLINE) , 2018.

  • PERRONI, C. O. A. ; MOURA, B. M. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . EFEITO DA DIETA CETOGÊNICA NA CAPACIDADE DE ENDURANCE E NA UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ENERGÉTICOS NO EXERCÍCIO. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , 2018.

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; DIIEFENTHAELER, F. ; BRUNETTA, H. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; SILVA, E. L. . MARCADORES SANGUÍNEOS DO DANO MUSCULAR E DA INFLAMAÇÃO APÓS O EXERCÍCIO: ANÁLISE DE CLUSTER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNETTA, H. S. ; PANZA, Vilma Simões Pereira ; CAMARGO, C. Q. ; BARBOSA, A. M. ; CHAGAS, T. R. ; ROHENKOHL, C. C. ; SAKUGAWA, R. L. ; MOURA, B. M. ; PUEL, E. O. ; OLIVEIRA, M. V. ; DIIEFENTHAELER, F. ; SILVA, E. L. ; NUNES, E. A. . Recuperação da força muscular após dano induzido por exercício excêntrico em voluntários está associada com atividade da catalase e aumento da peroxidação lipídica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNETTA, H. S. ; PANZA, Vilma Simões Pereira ; CAMARGO, C. Q. ; MOURA, B. M. ; SAKUGAWA, R. L. ; BARBOSA, A. M. ; CHAGAS, T. R. ; OLIVEIRA, M. V. ; DIIEFENTHAELER, F. ; SILVA, E. L. ; NUNES, E. A. . Recovery of force production is related to CD14+CD16- phenotype and anticipated p47phox expression in blood monocytes of individuals submitted to eccentric exercise induced muscle damage. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Atualidades sobre o consumo de proteína e carboidrato no exercício resistido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; WAZLAWIK, E. ; SILVA, E. L. ; SCHUTZ, G. R. ; NAKAZORA, l. M. . Consumo de chá verde influencia favoravelmente marcadores do estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAKAZORA, l. M. ; MEDEIROS, M. ; PANZA, Vilma Simões Pereira ; WAZLAWIK, E. . Caracterização do consumo alimentar em praticantes de exercício resistido. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HECHT, K. C. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . Considerações sobre as alterações fisiológicas, ultra-estruturais e metabólicas da ação muscular excêntrica.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GRANUZZO, V. T. ; PANZA, Vilma Simões Pereira . Esportes de Altitude: Considerações fisiológicas e metabólicas e aplicabilidade da Nutrição Esportiva Funcional. São Paulo: Ponto Design Serviços Editoriais S/C Ltda, 2009 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Interface entre a suplementação e as hipóteses da fadiga muscular. São Paulo: VP Consultoria Nutricional, 2008 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; WAZLAWIK, E. ; SILVA, E. L. . Fitoquímicos antioxidantes no esporte. São Paulo: Ponto Design Serviços Editoriais S/C Ltda, 2007 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Exposição tóxica e destoxificação em atletas. São Paulo: Ponto Design Serviços Editoriais S/C Ltda, 2006 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira ; DENEZ, Karen ; DAVID, Isabela . Travessia de ultraendurance: relato de caso. São Paulo: Editora Zardo Ltda, 2003 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Nutrição e bodybuilding. São Paulo: Editora Zardo Ltda, 2003 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Utilização de gel de tapioca compondo o esquema nutricional de um nadador de ultraendurance. São Paulo: Editora Zardo Ltda, 2002 (Artigo).

  • PANZA, Vilma Simões Pereira . Alimentação, suplementação e atividade física: uma visão crítica. São Paulo: VERO Comunicação, 2001 (Ponto de vista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PANZA, Vilma Simões Pereira . Tea time? Yerba mate improves recovery rate after strength training. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Benefícios da suplementação de alimentos funcionais no dano muscular induzido por exercício excêntrico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Nutrição para a Mulher Atleta. 2004. (Palestra).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Teoria e Prática do Treinamento de Ciclismo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Considerações Nutricionais para Atletas de Força e Endurance. 2001. (Palestra).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Nutrição para a Terceira idade e Cardíacos. 2000. (Palestra).

PANZA, Vilma Simões Pereira . Nutrição para Atletas de Rendimento. 2000. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    EFEITO DO CONSUMO DE CHÁ MATE (Ilex paraguariensis) EM MARCADORES DO DANO MUSCULAR, DA INFLAMAÇÃO E DO ESTRESSE OXIDATIVO APÓS O EXERCÍCIO EXCÊNTRICO, Descrição: Tese de doutorado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilma Simões Pereira Panza - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador / HENVER SIMIONATO BRUNETTA - Integrante / MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA - Integrante / EVERSON ARAÚJO NUNES - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Menção honrosa no V Encontro Científico do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

  • 01/2012

    Ensino, Especialização em Fisiologia do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metabolismo de Carboidratos e de Lipídeos, Metabolismo de Proteínas e Suplementação

2003 - 2012

Universidade Gama Filho

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2009

    Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fatores Antinutricionais e Alimentos Funcionais na Clínica

  • 01/2004

    Ensino, Nutrição Esportiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Necessidades e Recomendações Nutricionais para a Saúde: Treinamentos de endurance, ultraendurance e força., Recomendações Nutricionais para a Saúde: Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

  • 01/2004

    Ensino, Fisiologia do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metabolismo de Carboidrato e de Lipídeos, Metabolismo de Proteínas e Suplementação

2003 - 2013

VP Consultoria Nutricional - Divisão Ensino e Pesquisa

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Nutrição Clínica Funcional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estresse Oxidativo e Alimentos Funcionais Antioxidantes

  • 01/2003

    Ensino, Nutrição Esportiva Funcional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição Funcional Aplicada: Atletas de Endurance e Força; Estresse Oxidativo; e Alimentos Funcionais

2001 - 2001

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2001 - 09/2001

    Ensino, Treinamento Desportivo e Personal Training, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Nutricionais para o Treinamento Desportivo

2001 - 2003

Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2001 - 10/2003

    Ensino, Bases Nutricionais Para Atividades Físicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Atividades de Ultraendurance, Necessidades Nutricionais no Exercício Aeróbio, Necessidades Nutricionais no Exercício de Força

2002 - 2003

Escola Técnica Geração

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 11/2002 - 03/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Nutrição Aplicada ao Esporte

1985 - 2002

Colegio Estadual Visconde de Cairu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16

Outras informações:
Em processo de exoneração.

Atividades

  • 05/1985 - 09/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

2000 - 2001

Academia Gemitt

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2001 - 09/2001

    Serviços técnicos especializados , Academia Gemitt, .,Serviço realizado, Orientação nutricional.

1992 - 1994

Academia Pulsar Ltda

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1992 - 12/1994

    Serviços técnicos especializados , Academia Pulsar Ltda, .,Serviço realizado, Orientação Nutricional.

1992 - 1994

Shape Club Clube de Ginástica

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/1992 - 03/1994

    Serviços técnicos especializados , Shape Club Clube de Ginástica, .,Serviço realizado, Orientação Nutricional.

1992 - 1994

Spiridon Centro de Treinamento

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1992 - 03/1994

    Serviços técnicos especializados , Spiridon Centro de Treinamento, .,Serviço realizado, Orientação Nutricional.

2012 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: