Ricardo da Silva Santos

Pós-Doutorado pelo ITA, doutorado em Informática em Saúde pela UNIFESP, mestrado em Engenharia Biomédica pela UNIVAP, mestrado em Sistemas de Informação pela UNG. Possui 23 anos de experiência em ensino superior, atuando como professor em cursos de graduação e pós-graduação e 25 anos de experiência em desenvolvimento e implantação de sistemas de informação nas áreas industrial e médica, sendo 18 coordenando e gerenciando projetos. Amplo conhecimento em metodologias e ferramentas de desenvolvimento de software, com 20 sistemas desenvolvidos e implantados. Especialista em tecnologias de Mineração de Dados e Big Data. Atualmente é cientista sênior na Philips Research, professor/pesquisador colaborador no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e professor/pesquisador no programa de pós-graduação da UMC. É membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atua nas áreas de Informática em Saúde, Clinical Pathways e Mineração de Dados.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Informática em Saúde

2003 - 2007

Universidade Federal de São Paulo
Título: Ambiente para Extração de Informações através da Mineração das Bases de Dados do Sistema Único de Saúde
Marco Antonio Gutierrez. Palavras-chave: Informática em Saúde Pública; Planejamento em Saúde; Banco de Dados; Gerenciamento da Informação; Integração de Sistemas; Técnicas de Apoio para a Decisão. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Atividades de Banco de Dados; Desenvolvimento de Programas (Software).

Mestrado em Engenharia Biomédica

2000 - 2001

Universidade do Vale do Paraíba
Título: Sistema de Classificação de Espectros Raman para a Detecção de Lesões Ateroscleróticas em Artérias Coronárias Humanas,Ano de Obtenção: 2002
Hassan Ahmad Sidauoi.Palavras-chave: Espectroscopia Raman; Reconhecimento de Padrões; Informática Médica; Aterosclerose; Processamento de Sinais; Instrumentação Inteligente. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Especialistas. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Mestrado em Sistemas de Informação

1995 - 1997

Universidade de Guarulhos
Título: Otimização de Sistemas de Informação Operacional Através de Técnicas de Inteligência Artificial,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Hassan Ahmad Sidaoui
Palavras-chave: Sistemas de Informação; Inteligência Artificial; Lógica Fuzzy; Banco de Dados.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Especialização em Sistemas de Informação

1994 - 1995

Universidade de Guarulhos

Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados

1989 - 1992

Universidade Ibero Americana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010

Pós-Doutorado. , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Especialistas. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica / Especialidade: Reconhecimento de Padrões.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Big Data and Social Analytics. (Carga horária: 96h). , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.

2015 - 2016

Especialização em Estudos Teológicos. (Carga horária: 390h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Reconhecimento de Padrões.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Especialistas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anderson Rodrigo Barretto Teodoro

SANCHES, C. A. A.; CASTRO, P. A. L.; TASINAFFO, P. M.;SANTOS, R. S.. Análise de Dados em Ambiente Distribuído para Detecção de Anomalias no Contexto de Operações Financeiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Renato Romanini Alchaar

PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.SANTOS, R. S.; GEVAERD, R.; DIAS, L. A. V.; MARQUES, R. F. C.. Análise das Associações entre Fenômenos Meteorológicos e Aproximações Perdidas e Arremetidas em Aeroportos da INFRAERO. 2013 - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Adriana da Silva Jacinto

SOMA, N. Y.;PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.SANTOS, R. S.; RIBEIRO, C. H. C.; PISA, I. T.; BRESSAN, G.. Análise da relevância semântica na seleção de atributos para a mineração de dados. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Juliano de Almeida Monte-Mor

PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.; CUNHA, A. M.;SANTOS, R. S.; FALBO, R. A.. GALO - Um Método Semântico para a Gerência de Configuração de Software. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Noemi Dreyer Galvão

MARIN, H. F.; BARROS, S. M. O.; PERES, H. H. C.;SANTOS, R. S.; MENDONCA, E. A.. Aplicação da Mineração de Dados em Bancos da Segurança e Saúde Pública em Acidentes de Transporte. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Adriana da Silva Jacinto

PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.SANTOS, R. S.; TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, C. H. C.. Método Semântico de Seleção de Atributos Relevantes para Mineração de Dados. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Juliano de Almeida Monte-Mor

PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.; CUNHA, A. M.;SANTOS, R. S.. Arquitetura de Referência para Persistência da Web Semântica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Aluno: Otavio Henrique Costa Areias

OLIVEIRA, H. J. Q.;SANTOS, R. S.; SILVA, A. P.. Modelo de Controle de Segurança e Acesso às Informações do Sistema de Prontuário Eletrônico Único do Paciente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Marina Mariko Adatti Hardt

CAMPOS, M. R. M.; MUGNOL, K. C. U.;SANTOS, R. S.. A utilização da Gamificação em Organizaçes de saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Antonio Andrade dos Santos

OLIVEIRA, H. J. Q.;SANTOS, R. S.; BISSACO, M. A. S.. Modelo de Disponibilização do Prontuário Eletrônico único do Paciente em Dispositivos Móveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Biomédica) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Aluno: Renato Romanini Alchaar

PARENTE DE OLIVEIRA, J. M.SANTOS, R. S.; GEVAERD, R.; DIAS, L. A. V.; CORREA, C.S.. Análise das Associações entre Fenômenos Meteorológicos e Aproximações Perdidas e Arremetidas em Aeroportos da INFRAERO. 2013 - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MEIDE SILVA ANÇÃO

GUTIERREZ, M. A.;Anção, M.S.. Técnicas Computacionais para a Extração de Informações através da Mineração das Bases de Dados do Sistema Único da Saúde.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Maria Meimei Brevidelli

MAEDA JR., M.;BREVIDELLI, M. M.. Análise dos fatores motivacionais no trabalho do enfermeiro. 2011 - Universidade Paulista.

Ivan Torres Pisa

GUTIERREZ, Marco Antonio; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; MOURA JUNIOR, Lincoln de Assis; FURUIE, Sergio Shiguemi;PISA, Ivan Torres. Ambiente para extração de informações através da mineração das bases de dados do sistema único de saúde. 2007. Tese (Doutorado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Karina Gomes Lourenço Mendes

SANTOS, R. S.; Maeda Jr, M.;LOURENÇO, Karina Gomes. ANÁLISE DOS FATORES MOTIVACIONAIS NO TRABALHO DO ENFERMEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.

Marco Antonio Gutierrez

GUTIERREZ, M. A.; Pisa, I.T.; MOURA JR, Lincoln de Assis;FURUIE, S. S.nobre, M.R.C.. Ambiente para extração de informações através da mineração das bases de dados do sistema único de saúde. 2007. Tese (Doutorado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

MOACYR ROBERTO CUCE NOBRE

Nobre MR. Ambiente para extração de informações através da mineração das bases de dados do sistema único de saúde. 2007. Tese (Doutorado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Landulfo Silveira Junior

SILVEIRA JR., L.SIDAOUI, H. A.; FERREIRA, J. A. F.. Sistema de classificação de espectros Raman para a detecção de lesões ateroscleróticas em artérias coronárias humanas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Marcos Alexandre de Lima Oliveira

OLIVEIRA, MARCOS ALEXANDRE; OLIVEIRA, I. C.. CRIMES DE RACISMO E INJÚRIA RACIAL - EFICÁCIA DAS PENALIDADES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Zumbi dos Palmares.

Sergio Shiguemi Furuie

GUTIERREZ, M. A.; Nobre, M R C; Pisa, I T;MOURA, L.FURUIE, S. S.. Ambiente para extração de informações através da mineração das bases de dados do sistema único de saúde. 2007. Tese (Doutorado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luis Fernando Reis Tavares Pais

Análise do Vetor de Deslocamento dos Pacientes a partir do Registro Nacional de Câncer; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes; (Orientador);

Gabryelle Barcellos Pasquetto

Análise das Funcionalidades de Aplicativos Móveis para Apoio ao Tratamento de Doenças Oncológicas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes; (Orientador);

Roberto Marinho dos Santos

Análise das Características de uma Iniciativa e-Learning para a Área da Saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes,; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Helga Harumi Kabutomori Rosa

Protocolo de Cuidados de Enfermagem em Pacientes com Tumor Cerebral em Ambientes Domiciliares; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes,; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Paulo Sergio Padua de Lacerda

Análise do Uso de Redes Sociais como Fonte Provedora de Informações Relevantes ao Tratamento de Tumores; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes,; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Rose da Cruz Barbosa

Análise do Impacto da Invasão de Munícipes na Gestão dos Recursos de Saúde do Município de Mogi das Cruzes; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes,; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Dante Carranza

Modelo para Implementação de Centros Regionais de Hipotermia como Terapia de Neuroproteção em Recém Nascidos; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes,; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Renato Romanini Alchaar

Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para Detecção de Correlação entre Condições Climáticas e Aproximações Perdidas; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica,; Coorientador: Ricardo da Silva Santos;

Adriana da Silva Jacinto

Um modelo de Redução de Espaço de Mineração de Dados com Apoio de Ontologia; 2011; Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica,; Coorientador: Ricardo da Silva Santos;

Gabryelle Barcellos Pasquetto

Análise das Funcionalidades de Aplicativos Móveis para Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças Oncológicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Charlie Alves Caetano

Aplicação de Atividades de Mineração de Dados para Análise de Índices de Consumo das 300 Cidades Mais Dinâmicas do Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Cleber Turrini Visconti

Análise do Uso das Técnicas de Inteligência Artificial nas Soluções de Business Intelligence; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Marley de Oliveira Lima

O Processo de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Através do Siga-Saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Marcelo Martinez Ferreira; Carlos Antônio Pereira Farias

Comparativo de Desempenho entre Banco de Dados Relacional e Banco de Dados Orientado a Objetos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Julio Cesar da Silva Santos; Claudio Otisuki

Banco de Dados para Armazenamento de Genoma; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade São Marcos; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Israel de Jesus Lage

Análise da Impalantação de um Sistema Especialista em Oncologia: Obstáculos e Facilitadores; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Pedro Rocha Kalluf

Análise da adoção de um software para planejamento terapêutico de tumores cerebrais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Saullo Carvalho Castelo Branco

Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para Otimização do Relacionamento com Clientes no Setor Eletrônico; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo da Silva Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Helena Veleda Moita

Estratégias Competitivas de Logística Integrada de Distribuição no Brasil; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestao da Logística Empresarial) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Márcia Helena Veleda Moita;

Hassan Ahmad Sidaoui

Otimização de sistemas de Informação Operacional através de Técnicas de Inteligência Artificial; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação) - Universidade de Garulhos,; Orientador: Hassan Ahmad Sidaoui;

Marco Antonio Gutierrez

Técnicas Computacionais para a Extração de Informações através da Mineração das Bases de Dados do Sistema Único da Saúde; 2007; Tese (Doutorado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Marco Antonio Gutierrez;

Edson Magalhães Nunes Júnior

A Relação entre Forma e Conteúdo no Salmo 15; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Edson Magalhães Nunes Júnior;

José Maria Parente de Oliveira

2010; Instituto Tecnológico de Aeronáutica,; José Maria Parente de Oliveira;

Blanches de Paula

Aconselhamento pastoral em situações de depressão; 2006; 66 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Blanches de Paula;

Marcia Athayde Moreira

Análise da Influência da Educação Empreendedora no Desenvolvimento e Sucesso de Negócios Femininos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. S. ; MALHEIROS, S. M. F. ; CAVALHEIRO, S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . A Data Mining System for Providing Analytical Information on Brain Tumors to Public Health Decision Makers. Computer Methods and Programs in Biomedicine (Print) , v. 109, p. 269-282, 2013.

  • PIRES, F.A. ; ABRAHAO, M. T. F ; REBELO, M. F.S. ; SANTOS, R. S. ; NOBRE, M. ; GUTIERREZ, M. A. . Ambiente para Extração de Informações de Saúde a partir de Bases de Dados do SUS. BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso) , v. 13, p. 39-45, 2011.

  • SANTOS, R. S. ; Sidaoui, Hassan ; Silveira, Landulfo ; Pasqualucci, Carlos Augusto ; Pacheco, Marcos Tadeu . Classification System of Raman Spectra using Cluster Analysis to Diagnose Coronary Artery Lesions. Instrumentation Science & Technology , v. 37, p. 327-344, 2009.

  • Santos, Ricardo ; GUTIERREZ, M. A. . MINERSUS ? Ambiente computacional para extração de informações para a gestão da saúde pública por meio da mineração dos dados do SUS. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica , v. 24, p. 123-130, 2008.

  • GUTIERREZ, M. A. ; SANTOS, R. S. . Extração de Informações para a Gestão da Saúde Pública Através da Mineração dos Dados do Sistema Único de Saúde. In: Pâmela Pinto; Ildenê Guimarães Loula. (Org.). REFLEXÕES SOBRE ENSINO E PESQUISA NO SUS: Experiência no Contexto Hospitalar de Alta Complexidade. 1ed.Rio de Janeiro: , 2019, v. , p. 39-.

  • SANTOS, R. S. ; PIRES, F.A. ; GUTIERREZ, M. A. . Mineração de Dados em Bases Assistenciais. In: Marcelo Eidi Nita; Silvia Regina Secoli; Moacyr Roberto Cuce Nobre; Suzane Kioko Ono-Nita; Antonio Carlos Coelho Campino; Flavia Mori Sarti; Anna Maria Niccolai Costa; Flair José Carrilho. (Org.). Avaliação de Tecnologias em Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2010, v. , p. 96-115.

  • SANTOS, R. S. ; VAZ, T. A. ; SANTOS, R. P. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Big Data Analytics in a Public General Hospital. In: 2th International Workshop on Machine learning, Optimization & big Data, 2016, Volterra, Tuscany, Italy. Proceedings of MOD 2016 (LNCS). Berlin: Springer-Verlag, 2016. v. 10122. p. 433-441.

  • SANTOS, R. S. ; MALHEIROS, S. M. F. ; CAVALHEIRO, S. ; PAIVA NETO, M. A. ; LANZONI, O. ; CETL, L. D. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Using Reference Ontology to Elicit Attributes of Brain Tumors Database. In: International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014, London. Proceedings of International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014. p. 183-188.

  • JACINTO, A. S. ; SANTOS, R. S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Automatic and Semantic Pre ? Selection of Features Using Ontology for Data Mining on Data Sets Related to Cancer. In: International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014, London. Proceedings of International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014. p. 284-289.

  • JACINTO, A. S. ; SANTOS, R. S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Semantic Enrichment of Relevant Feature Selection Methods for Data Mining in Oncology. In: Doctoral Consortium on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management, 2014, Roma. Doctoral Consortium of 6th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge IC3K., 2014. p. 24-30.

  • SANTOS, R. S. ; MALHEIROS, S. M. F. ; CAVALHEIRO, S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Uso de Ontologia e Mineração de Dados no Apoio à Equipe Multidisciplinar de Tumores Cerebrais. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2012), 2012, Curitiba. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (ISSN 2178-2857), 2012.

  • ABRAHAO, M. T. F ; SANTOS, R. S. ; ALMEIDA, A. L. ; PIRES, F.A. ; GUTIERREZ, M. A. . Aplicações de Mineração de Dados no Monitoramento de Intervenções de Alta Complexidade em Saúde Pública.. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008, Salvador. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008. v. 1. p. 173-173.

  • ABRAHAO, M. T. F ; SANTOS, R. S. ; ALMEIDA, A. L. ; PIRES, F.A. ; GUTIERREZ, M. A. . Monitoramento de intervenções de alta complexidade utilizando técnicas de mineração de dados em saúde pública.. In: XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2008, Campos do Jordão. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2008. v. 1.

  • SANTOS, R. S. ; ALMEIDA, A. L. ; TACHINARDI, U. ; GUTIERREZ, M. A. . Data Warehouse para a Saúde Pública: Estudo de Caso SES-SP. In: X Congresso Brasileiro de Informátrica em Saúde, 2006, Florianópolis. X Congresso Brasileiro de Informátrica em Saúde, 2006.

  • SANTOS, R. S. ; GUTIERREZ, M. A. . Implementações de Data Warehouse na Área da Saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2004, Ribeirão Preto. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2004.

  • SANTOS, R. S. ; GUTIERREZ, M. A. ; FURUIE, S. ; TACHINARDI, U. . Projeto de um Data Warehouse para a Saúde Pública. In: IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2004, Ribeirão Preto. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2004.

  • SANTOS, R. S. ; SIDAOUI, H. A. ; SILVEIRA JUNIOR, L. ; PACHECO, M. T. T. . Técnicas de Reconhecimento de Padrões aplicadas à Espectros Raman para Diagnósticos de Lesões em Artérias Coronárias. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2002, São José dos Campos. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2002.

  • SANTOS, R. S. ; SIDAOUI, H. A. ; SILVEIRA JUNIOR, L. . Classificação de Artérias Coronárias Através de Custering de Espectros Raman. In: XIV Congresso Brasileiro de Automática, 2002, Natal. XIV Congresso Brasileiro de Automática, 2002.

  • SANTOS, R. S. ; SIDAOUI, H. A. ; SILVEIRA JUNIOR, L. . Sistema de Classificação de Espectros Raman Para Detecção de Lesões Ateroscleróticas. In: V Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2001, Canela. Anais do V Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2001.

  • SANTOS, R. S. ; SIDAOUI, H. A. ; SILVEIRA JUNIOR, L. . Algorítimo para Classificação de Espectros Raman. In: I Encontro de Pós-Graduação, 2001, São José dos Campos. I Encontro de Pós-Graduação, 2001.

  • SANTOS, R. S. ; MALHEIROS, S. M. F. ; CAVALHEIRO, S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . A Support System for Brain Tumor?s Therapeutic Planning. In: International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014, London. Proceedings of International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014. p. 176-177.

  • JACINTO, A. S. ; SANTOS, R. S. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Comparação de Métodos de Seleção de Atributos para a Mineração de Dados de Pacientes com Neoplasias. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014, Santos. XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2014), 2014.

  • SANTOS, R. S. ; MALHEIROS, S. M. F. ; CAVALHEIRO, S. ; PAIVA NETO, M. A. ; CARVALHO, A. L. M. ; PARENTE DE OLIVEIRA, J. M. . Computational System for Improving Multidisciplinary Team Meetings. In: Update on Neuro-oncology - SNOLA 2016, 2016, Rio de Janeiro. Update on Neuro-oncology - SNOLA 2016, 2016.

  • SANTOS, R. S. ; NICOLI, S. . Pontos de Controle - Uso e Importância em Sistemas de Informação. In: SBPC, 1996, São Paulo. 48 Reunião Anual da SBPC PUC-SP, 1996. v. 1.

  • NICOLI, S. ; SANTOS, R. S. . Uso do método de Hashing em Banco de Dados com arquivos, registros e campos de tamanho variável. In: SBPC, 1996, São Paulo. 48 Reunião Anual da SBPC PUC-SP, 1996. v. 1.

  • SANTOS, R. S. . O impacto de Cloud e Big Data na Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. S. . Big Data Aplicado à Saúde: Como usar o Big Data para melhorar a gestão dos recursos de saúde e os cuidados ao paciente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, R. S. . CAP40 (Compuminer Análise de Padrões). 2012.

SANTOS, R. S. . COMPUMINER PAG (Portal de Análises Gerenciais). 2009.

SANTOS, R. S. . COMPUOLAP. 2006.

SANTOS, R. S. . Manage Wise. 2005.

SANTOS, R. S. . COMPUCARGA. 2005.

SANTOS, R. S. . COMPUCLINICA. 2004.

SANTOS, R. S. . DFC (Delivery ForeCast Computer). 2002.

SANTOS, R. S. . SAF (Sistema de Administração de Frotas). 2000.

SANTOS, R. S. . SFP (Sistema de Folha de Pagamento). 1999.

SANTOS, R. S. . SCI (Sistema de Controle Integrado). 1998.

SANTOS, R. S. ; MARKUZON, N. . Method for Monitoring the Execution of Clinical Pathways in Real-time. 2019.

SANTOS, R. S. . Specification Language for Sharing Clinical Pathways Monitoring Rules. 2019.

SANTOS, R. S. . A System for Tracking Clinical Pathways Execution in Mobile Devices. 2019.

SANTOS, R. S. . Method for Generating Domain Ontology from Clinical Pathway Definitions. 2019.

SANTOS, R. S. . Method for integrating clinical pathway management systems with EMR. 2019.

SCHIRRA, C. ; SANTOS, R. S. . A system for automatic identification of hospital staff training requirements for improved pathways compliance based on clinical pathways management system. 2018.

SANTOS, R. S. ; HONGCHAO, N. . Design of a Reference Ontology for Clinical Pathway Management Systems. 2018.

SANTOS, R. S. . A System for Real-time Analysis of Clinical Pathways Execution. 2018.

SANTOS, R. S. . A System for Predicting Gateways on Clinical Pathways. 2018.

SANTOS, R. S. ; SANTOS, M. R. ; SCHIRRA, C. . A Software Application for Retrospective Analysis of Clinical Pathways. 2017.

SANTOS, R. S. ; SANTOS, M. R. ; SCHIRRA, C. . A method for defining clinical pathway deviations rules using a semantic approach. 2017.

SANTOS, R. S. . Evaluation of CPMS-RA prototype (Clinical Pathway Management System - Retrospective Analysis). 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, R. S. . Clinical Pathway Management System (CPMS): A System for Real-time Analysis of Clinical Pathways Execution. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, R. S. ; SANTOS, M. R. . Clinical Pathway Management System (CPMS): Software Tool for Supporting the Retrospective Analysis Process. 2017. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Uso de Técnicas de Big Data no Estudo do Impacto de Deslocamento de Pacientes em Tratamento Oncológico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    PJ-011752 ? Clinical Pathways on top of EMRs, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / Bruno Franco Mazza - Integrante / Samantha Longhi Simões de Almeida - Integrante.

  • 2013 - 2016

    (FAPESP 12/50394-2) SAT-TC (Sistema de Apoio ao Planejamento Terapêutico de Tumores Cerebrais), Projeto certificado pela empresa COMPUMEDICA INFORMATICA LTDA - ME em 14/03/2013., Descrição: A abordagem multidisciplinar para o planejamento terapêutico dos tumores, em especial dos tumores cerebrais, é uma prática cada vez mais utilizada mundialmente. Nas reuniões multidisciplinares, neuro-oncologistas, neurocirurgiões, radiologistas, patologistas, clínicos gerais, enfermeiros e outros profissionais envolvidos discutem o caso e decidem conjuntamente o plano terapêutico para o paciente. Apesar da importância das reuniões, existem algumas barreiras que dificultam a sua concretização, dentre elas duas se destacam: a insuficiência de informações sobre o caso e a apresentação inadequada dos dados disponíveis aos membros da equipe. Tais dificuldades constituem a motivação deste projeto de pesquisa, cujo objetivo é o desenvolvimento de um sistema computacional capaz de suprir a equipe multidisciplinar de informação relevante ao planejamento terapêutico de tumores cerebrais. A premissa do sistema é a integração dos diversos dados do paciente e, por meio de técnicas computacionais sofisticadas, a identificação automática das informações essenciais, ou seja, aquelas que podem influenciar o plano terapêutico e a adequada apresentação das mesmas aos membros da equipe. O principal benefício é evitar que algum detalhe importante seja desconsiderado no momento do planejamento terapêutico, contribuindo, consequentemente, para a elaboração do melhor plano de tratamento para o paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2011 - 2013

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    (CMPITA 1/2010) ONTOMINING ? Uso de Ontologias e Mineração de Dados para Produção de Informação Analítica sobre Tumores Cerebrais., Descrição: ONTOMINING é um projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com pesquisadores do Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um método para a extração de conhecimento de bases de dados a partir da combinação de duas tecnologias computacionais: Ontologia e Mineração de Dados (Data Mining). O projeto ONTOMINING foi motivado pela carência de informações analíticas em algumas importantes áreas de negócio, por exemplo, a Saúde Pública. Nesta área tão importante o uso das técnicas de mineração de dados traria grande contribuição para a produção de informação analítica, que é essencial para apoiar a gestão dos serviços de saúde para os cidadãos. A meta do projeto é desenvolver um sistema automático de mineração de dados que possibilite - usando uma ontologia de um domínio - a um usuário não-especialista a extração de informação analítica por meio das sofisticadas técnicas de mineração de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo da Silva Santos - Coordenador / José Maria Parente de Oliveira - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Sergio Cavalheiro - Integrante., Financiador(es): Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática) - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Chair of e-Health Session - International Conference on Information Society (i-Society 2014), .

2009

Destaque Melhor Professor do Curso de Ciência da Computação 2009/1, Centro Universitário São Camilo.

2009

Trabalho noticiado em mídia internacional: ?New analytical science research from R.S. Santos et al outlined?. Veiculação: 2009 MAY 18 (VerticalNews.com - Atlanta, Geórgia, USA)., VerticalNews.com.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Philips Research Brazil. , Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 - Torre Jacarandá - 4º Andar, Tamboré, 06460040 - Barueri, SP - Brasil, Telefone: (11) 999265895

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Philips Research North-America

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Philips Research Brazil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cientista, Carga horária: 40

2014 - Atual

Universidade de Mogi das Cruzes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2011 - Atual

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador Colaborador

2003 - 2017

Compuminer Mineração de Dados & BI (Compumédica Informática)

Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

2009 - 2013

Instituto Brasileiro de Tenologia Avançada

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

2005 - 2009

Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

1997 - 2005

Universidade São Marcos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/1997

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de Dados I, Banco de Dados II, Engenharia de Software

  • 06/1997

    Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de Dados I

  • 06/1997

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de Dados I

1996 - 2000

New Way Sistemas de Informação S C Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio Gerente, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1996 - 06/2000

    Direção e administração, New Way Sistemas de Informação S C Ltda, .,Cargo ou função, Gerente de Desenvolvimento.

2000 - 2003

Mgr Informática Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Mgr Informática Ltda, .,Cargo ou função, Consultor.

1995 - 1998

Colégio Objetivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso Técnico em Processamento de Dados

Atividades

  • 01/1995 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação

2001 - 2001

Faculdades Associadas de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/2001 - 08/2001

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Banco de Dados

1996 - 1999

Universidade Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/1996 - 10/1999

    Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Tópicos Avançados de Programação