Robson Marques Pessoa

Analista de dados na EVAG Comunicação e Tecnologia, bacharelando em Ciências de Computação na Universidade de São Paulo - USP. Atuou em diversas organizações com foco social e para desenvolvimento do empreendedorismo em Negócios Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências de Computação

2013 - Atual

Universidade de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2008

Fundação NOKIA de Ensino
Bolsista do(a): Fundação Nokia de Ensino, FNE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Participação em eventos

International Association for Statistical Education (IASE) Satellite Conference. Computer evaluation in statistics for undergraduates. 2015. (Congresso).

XVI Semana da Computação. 2013. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PESSOA, R. M. ; Curi, M. . Computer evaluation in statistics for undergraduates. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    iTAI-PI: teste adaptativo informatizado de pro ciência em inglês acadêmico via web, Descrição: Este projeto objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no programa em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CCMC) de pós-graduação do ICMC-USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e aplicado via web. O formato do EPI desde o ano de 2002, a estrutura dos dados coletados com suas aplicações semestrais são brevemente descritos para esclarecer sua utilização como alicerce do TAI a ser desenvolvido. O software iTAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês via web) será implementado em Java e PostgreSQL, para armazenamento do banco de dados. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens - para testlets - e o modelo DINA - deterministic inputs, noisy and gate), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori dos traços latentes e a abordagem Shadow test para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. Análises de validação psicométrica e computacional serão realizadas. Assim como a interpretação da escala de medida da proficiência e a definição do critério de classificação do indivíduo em aprovado ou reprovado, com base na interpretação da escala em si e nas análises clássicas de avaliação. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Robson Marques Pessoa - Integrante / Mariana Cúri - Coordenador / Sandra Maria Aluísio - Integrante / Andrea Jéssica Borges Monzón - Integrante / Edson Takashi Matsubara - Integrante / Rodrigo Fernandes de Mello - Integrante / Jorge Luis Bazán Guzmán - Integrante / Alina von Davier - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Endereço profissional

  • EVAG - Comunicação e Tecnologia. , Avenida Angélica - até 955 - lado ímpar, Santa Cecília, 01227000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30900718, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica

2010 - 2012

Indt - Instituto de Desenvolvimento Tecnologico

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60

Outras informações:
Desenvolvimento de serviços para a nuvem em Java EE e automatização de teste de software.

2012 - 2012

Movimento CHOICE

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Embaixador, Carga horária: 6

Outras informações:
O Movimento CHOICE foi criado pela Organização Artemisia Negócios Sociais para disseminar a discussão sobre negócios sociais nas universidades. Atualmente é a maior rede de universitários engajados em negócios sociais do Brasil. O programa de Embaixadores do Movimento CHOICE é uma cocriação com lideranças universitárias de todo o Brasil, que tem o objetivo de disseminar o conceito e os conteúdos sobre negócios sociais junto aos estudantes das principais faculdades de todo o país.

2011 - 2011

AIESEC Manaus

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Vendas, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenação de membresia e planos de marketing e vendas de intercâmbios corporativos para estudantes em fase de término de graduação e recém-graduados ou realizando algum tipo de pós-graduação.

2011 - 2011

AIESEC Manaus

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Qualidade, Carga horária: 8

Outras informações:
Controle da membresia responsável por auditoria e gestão da qualidade dos intercâmbios e dos processos da organização.

2010 - 2010

AIESEC Manaus

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Venda de Intercâmbio para Estudantes, Carga horária: 8

Outras informações:
A AIESEC é uma organização internacional formada completamente por jovens (estudantes e universitários graduados), presente em mais de 100 países, que permite o desenvolvimento de uma importante gama de habilidades a partir de uma plataforma composta por estágios internacionais, cargos de liderança e atividades de aprendizagem dentro de cada escritório. Atualmente, a AIESEC conta com mais de 45.000 membros, possui o apoio de mais de 1700 universidades ao redor do mundo e realiza aproximadamente 7500 intercâmbios anuais. A Organização das Nações Unidas (ONU) define a AIESEC como a maior organização formada completamente por jovens do mundo , sendo um órgão consultivo da mesma.

2015 - 2016

Evolutech Soluções Tecnológicas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Análise, planejamento e desenvolvimento de projetos de software para plataformas Android.

2018 - 2020

Fundação Desembargador Paulo do Anjos Feitoza

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 44

Outras informações:
Análise, arquitetura e projeto de sistemas com foco em empresas da Zona Franca de Manaus/SUFRAMA.

2017 - 2018

Fundação Desembargador Paulo do Anjos Feitoza

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Jr, Carga horária: 44

Outras informações:
Análise, projeto e desenvolvimentos de sistemas com enfoque em P&D de empresas da Zona Franca de Manaus/SUFRAMA.

2021 - Atual

EVAG - Comunicação e Tecnologia

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30