Everaldo Alves da Costa

Mestre em Metrologia Qualidade e Inovação pela PUC-RJ e pós-graduado pela UFRJ em gestão do conhecimento e inteligência empresarial. Graduado pela UERJ e pelo Instituto Bennett, além de cursos de especialização da PUC e no Mackenzie, tendo trabalhado nos últimos 10 anos para o setor de utilities, como diretor de projetos inovadores para as áreas de planejamento de mercado e comercialização de energia, garantia de receita (recuperação de perdas comerciais e combate à inadimplência), além de projetos de pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Metrologia

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Automação da medição e segurança de dados em redes inteligentes : estudo da experiência brasileira,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Mauricio Nogueira Frota
Bolsista do(a): .

Especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial

2004 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: UTILIZANDO O BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E DECISÃO DE TREINAMENTO: O CASO DELEGACIA LEGAL
Orientador: Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Sistemas Energéticos.

Produções bibliográficas

  • COSTA, E. A. ; FROTA, M. N. . Segurança da informação em smart grid: estudo de caso de concessionárias brasileiras de energia elétrica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Desenvolvimento de metodologia e ferramenta de mensuração de retorno técnico-econômico de projetos de P&D, Descrição: Este projeto de P&D teve como objetivo central mensurar o retorno técnico-econômico de resultados de projetos de P&D após a sua aplicação na rotina da LIGHT. Mais especificamente, avaliar a internalização dos resultados dos Projetos de P&D da LIGHT que integram o Programa. A internalização de resultados fundamenta-se nos benefícios diretos e nas potencialidades que esses benefícios representam para a concessionária. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everaldo Alves da Costa - Coordenador / Mauricio Nogueira Frota - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Choice Technologies. , Avenida Armando Lombardi, 800 sala 333, Barra da Tijuca, 22640000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 30946250

Experiência profissional

2009 - 2011

LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S/A

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Choice Technologies

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2004

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 2000

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Regime: Dedicação exclusiva.