Maria de Jesus Batista dos Santos Tavares

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), Graduada em Formação de professores pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000) Especialista em Educação de Jovens e Adultos - UNB. Especialista em Letras: uma abordagem textual - UFPA. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013). Professora da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira. Assessora Pedagógica da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade do Estado do Pará
Título: A PRÁTICA DOS PROFESSORES BACHARÉIS DE UM CURSO DE MEDICINA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO,Ano de Obtenção: 2013
Emmanuel Ribeiro Cunha.Coorientador: Marcia Bitar Portela. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação de Jovens e adultos

2003 - 2005

Universidade de Brasília, UnB
Título: Inclusão de PNEs no Mercado de Trabalho: Estudo de caso na Unama
Orientador: Bernado Kipnis

Especialização em Abordagem textual

2001 - 2002

Universidade Federal do Pará
Título: A relação teoria e prática dos conteúdos de sala de aula.
Orientador: José Guilherme

Graduação em Pedagogia

1998 - 2003

Universidade Federal do Pará
Título: Inclusão de portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino.
Orientador: Genylton

Graduação em Formação de professores

1997 - 2000

Universidade do Estado do Pará
Título: A relação teoria e Prática na sala de aula
Orientador: Francisca Guiomar

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Organização de eventos

SANTOS, M. J. B. . Semana de Planejamento do Curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento. 2014. (Outro).

RAIOL, A. ; SANTOS, M. J. B. . II Semana de Planejamento e Formação Docente 2012. 2012. (Outro).

SANTOS, M. J. B. ; Patrícia de Castro Begot Barros . Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011, do Centro de CiênciasBiológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará.. 2011. (Concurso).

SANTOS, M. J. B. ; SANTOS, M. J. B. . Feira de Orientação Profissional. 2011. (Exposição).

SANTOS, M. J. B. . III Encontro de Planejamento Docente do CCBS-UEPA.. 2010. (Outro).

SANTOS, M. J. B. . Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual. 2010. (Exposição).

SANTOS, M. J. B. . Acolhimento aos novos monitores do Programa de Monitoria bolsista voluntária do CCBS / UEPA.. 2009. (Outro).

SANTOS, M. J. B. . II Encontro de Planejamento Docente do CCBS - UEPA - O Planejamento e as novas Metodologias Ativas: contribuições e alternativas nas atividades docentes.. 2009. (Outro).

SANTOS, M. J. B. . 5 Telecongresso Internacional de Educação: Educação, Competitividade, e Desenvolvimento.. 2007. (Congresso).

SANTOS, M. J. B. . Semana de Planejamento do Curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento. 2014. (Outro).

Participação em eventos

II Encontro de Regional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

III Semana de Tecnologia da UEPA 2014. 2014. (Encontro).

Oficina de Ambientação Moodle 2.5.1 + - Como sistema de gestão de aprendizagem (SGA).Oficina de Ambientação Moodle 2.5.1 + - Como sistema de gestão de aprendizagem (SGA). 2014. (Oficina).

Semana de Planejamento do Curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento.Semana de Planejamento do Curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento. 2014. (Encontro).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Coordenador de Mesa de Comunicações. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Práticas de Professores bacharéis de um curso de Medicina sob o olhar da gestão acadêmica.. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Trabalho docente em Arquitetura e Urbanismo: percepções sobre práticas de ensino, aprendizagem e avaliação.. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).

Processo Seletivo do Mestrado em Educação.iscal no Processo Seletivo do Mestrado em Educação. 2013. (Outra).

Encontro de Pesquisa em Educação: Etnografias e novas epistemologias..Encontro de Pesquisa em Educação: Etnografias e novas epistemologias.. 2012. (Encontro).

Encontro Estadual e Regional Norte da ANFOPE.Formação e Valorização dos Profissionais da Educação: Políticas Educacionais, Sistema Nacional e Pesquisa do período de 2009 - 2012.. 2012. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Encontro).

Processo Seletivo do Mestrado em Educação.Processo Seletivo do Mestrado em Educação. 2012. (Outra).

17 Fórum Paraense de Letras..17 Fórum Paraense de Letras.. 2011. (Outra).

Fórum de Acesso e Avaliação.Fórum de Acesso e Avaliação. 2011. (Outra).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: ESTADO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE..III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: ESTADO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE.. 2011. (Seminário).

III SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO DOCENTE.III SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Seminário).

Palestra do Circulo de Estudos Pós-Doutorais.Interculturalidade na Educação de Paulo Freire.. 2011. (Outra).

Palestra do Circulo de Estudos Pós-Doutorais.Epistemologia e Saberes da Ayahuasca. 2011. (Outra).

Palestra do Círculo de Pesquisas e Estudos Pós-Doutorais..Pesquisa com Crianças em uma Perspectiva Histórico - cultural.. 2011. (Outra).

Palestra do Círculo de Pesquisas e Estudos Pós-Doutorais..Agenda 21 Local e a questão da sustentabilidade: interface das experiências brasileira e portuguesa.. 2011. (Outra).

Semana de Planejamento e Formação Docente 2011..Desafios educacionais contemporâneos e a docência no ensino superior.. 2011. (Encontro).

Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil..O Pará em questão.. 2011. (Seminário).

Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual.Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual. 2010. (Outra).

III Congresso Regional Norte de Educação Médica: os desafios da educação médica para a Amazônia. III Congresso Regional Norte de Educação Médica: os desafios da educação médica para a Amazônia. 2010. (Congresso).

III Encontro de Planejamento Docente do CCBS-UEPA..Mudanças Curriculares e Formação Docente para a área da Saúde.. 2010. (Encontro).

Fórum Social Mundial.Amazônia. 2009. (Outra).

II Colóqui Constituição do Sujeito, Cultura e Educação..II Colóqui Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.. 2009. (Outra).

II Encontro de Planejamento Docente do CCBS-UEPA.O Planejamento e as Novas Metodologias Ativas: Contribuições e alternativas nas atividades docentes.. 2009. (Encontro).

III Conferência Municipal de Educação.Construindo uma Educação Democrática e de Qualidade Social.. 2009. (Outra).

Forum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará..II Seminário de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas.. 2008. (Outra).

Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará..III Seminário de Ciência e Tecnologia. 2008. (Seminário).

Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará..IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado.. 2008. (Seminário).

Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará..III Simpósio Nacional Sobre Ciências e Educação.. 2008. (Simpósio).

Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará..Universidade e produção do conhecimento: políticas de formação para o desenvolvimento regional.. 2008. (Outra).

2 Colóqui de Políticas Educacionais.As Políticas Educacionais nos 10 anos de LDB: balanço e perspectivas.. 2007. (Outra).

5ª Telecongresso Internacional de Educação.. Educação, Competitividade e Desenvolvimento.. 2007. (Congresso).

Curso de Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Curso de Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2007. (Outra).

Fórum de Pró-Reitores da Região Norte e Centro-Oeste ForGrad.. III Encontro Regional ForGrad Norte e VI Encontro Regional ForGrad Centro-Oeste.. 2007. (Congresso).

Seminário Nacional de Ciência do ANDES-SN.Educação, Ciência e Tecnologia: investidas mercantilistas em debate.. 2007. (Seminário).

Seminário Novas Tecnologias e a Educação na Sociedade do Conhecimento..Seminário Novas Tecnologias e a Educação na Sociedade do Conhecimento.. 2007. (Seminário).

XI Semana Acadêmica de Pedagogia.Avaliação em Educação: revendo caminhos e propondo alternativas.. 2007. (Encontro).

Semana de Comunicação 2006.Direção de arte em vídeo.. 2006. (Seminário).

XII Fórum Amazônia de Ciências Sociais.Olhares, Falas e Saberes da Juventude Amazônica. 2006. (Outra).

XII Fórum Paraense de Letras.Formação Literária: dos clássicos às culturas de borda.. 2006. (Outra).

4 Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Mídia e Educação: incluir na sociedade do conhecimento.. 2005. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC - Pa. Amazônia: múltiplos saberes & sociobiodiversidade.. 2004. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC-Pa.Amazônia: múltiplos saberes & sociobiodiversidade.. 2004. (Outra).

Seminário Preparatório ao 5 Congresso Nacional de Educação. Educação Democracia e Qualidade Social - Educação não é mercadoria. 2004. (Congresso).

VIII - Semana Acadêmica de Pedagogia.Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias de Informação e Comunicação.. 2004. (Outra).

1 Módulo do Curso Básico - EDUCARE - Educação em Valores Humanos.1 Módulo do Curso Básico - EDUCARE - Educação em Valores Humanos. 2003. (Outra).

3 Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 3 Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

Sensibilização de Docentes TC 2000 - Para Deficientes Visuais.Sensibilização de Docentes TC 2000 - Para Deficientes Visuais. 2003. (Encontro).

54ª Reunião Anual da SBPC. 1ª ExpoEducação. 2002. (Congresso).

54ª Reunião Anual da SBPC. 54ª Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).

II - Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. II - Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

Inglês Básico.Inglês Básico. 2002. (Outra).

Seminário Nacional de Educação Infantil.Projeto Político Pedagógico para Educação Infantil.. 2002. (Seminário).

Treinamento para estudantes da área de ensino para o exercício de uma prática profissional inserida nas ações de prevenção das DST / AIDS..Treinamento para estudantes da área de ensino para o exercício de uma prática profissional inserida nas ações de prevenção das DST / AIDS.. 2002. (Oficina).

53ª Reunião Anual da SBPC. 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).

53ª Reunião Anual da SBPC. Minicurso: História da Gramática No Brasil. 2001. (Congresso).

As Políticas de Formação de Professores / Profissionais da Educação.I Simpósio do Curso de Formação de Professores. 2000. (Simpósio).

V Semana Acadêmica do CCSE.V Semana Acadêmica do CCSE. 2000. (Outra).

Feira Pedagógica do Formandos em administração Escolar - UEPA.I FPAE Feira Pedagógica do Formandos em administração Escolar - UEPA. 1999. (Outra).

I Conferência Municipal de Educação.Conferência Municipal de Educação. 1998. (Outra).

O Ensino Fundamental em Debate.Simpósio O Ensino Fundamental em Debate. 1997. (Simpósio).

Operação, Computação Gráfica.Operação, Comptuação Gráfica. 1997. (Outra).

Programa de capacitação para o Ensino Básico.Curso: Leitura e Produção de Texto. 1997. (Outra).

Participação em bancas

SANTOS, M. J. B.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior. 2013. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de Monitoria 2012 do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT. 2012. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 d Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo de Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011 do Curso de Medicina.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária 2011.. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.. Concurso Público para Provimento de Vagas em cargo de professor do Ensino Superior.. 2010.

SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Processo Seletivo para Monitoria de Bolsistas e Voluntários 2009 do Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológcas e da Saúde.. 2009.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Comissão de trabalho de avaliação do curso de Medicina. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2011. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Comissão do Colegiado do Curso de Fisioterapia. 2008. Universidade do Estado do Pará.

SANTOS, M. J. B.SANTOS, M. J. B.. Comissão de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia. 2008. Universidade do Estado do Pará.

Orientou

Maria Edicléia Azevedo dos Santos

O Ensino da Matemática em Classe Multisseriada de 1 e 2 ano; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Lucelino da Costa Silva

Utilização dos Jogos nas Operações Fundamentais - 4 ano; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Natanael do Nascimento Bezerra

O Ensino da Geometria plana no 5 ano; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Valdin Mendes dos Reis

O Ensino da Matemática Financeira na Escola; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Simone Maciel Dias

Educação do Campo: um olhar para o ensino de Matemática; ; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Teotonio Lopes de Oliveira Júnior

A Utilização dos Jogos Matemáticos nas Séries Iniciais - 4; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Jairo de Jesus Rabelo

Barreiras Arquitetônicas para Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria de Jesus Batista dos Santos Tavares;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. J. B. ; SANTOS, M. J. B. . FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. J. B. ; CUNHA . PROFISSIONAIS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS DOCENTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ ? UEPA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. J. B. ; SANTOS, M. J. B. . Textos, contextos e desenvolvimento de leitura e escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, M. J. B. . Trabalhadores PNEs e a Inclusão no Mercado de Trabalho: o caso da UNAMA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. J. B. . Inclusão: uma realidade na telessala.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. J. B. . Brincar também é Educar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. J. B. . Educação Através da História: do Mundo Antigo à Sociedade Medieval. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, M. J. B. . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas. 2017.

SANTOS, M. J. B. . PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MÍDIA ELETRÔNICA.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    A EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE NOS CONTEXTOS LATINO E NORTE AMERICANOS, Descrição: Pesquisa em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisar o pensamento educacional de Paulo Freire neste contexto diverso de culturas e práticas educacionais torna-se oportuno diante das poucas pesquisas sobre o tema no contexto internacional, bem como por possibilitar fazer-se uma releitura da educação freireana, a partir das re-significações dadas ao seu ideário pedagógico diante das diferenças de contextos sociais e culturais. Essa releitura freireana, à luz das práticas educativas em diferentes contextos, possibilitará subsidiar os estudos sobre a pedagogia crítica no cenário educacional brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) . , Integrantes: Maria de Jesus Batista dos Santos Tavares - Coordenador / Tânia Regina Lobato dos Santos - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Gomes Avelino de França - Integrante / Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Cardoso - Integrante / Denise Souza Simões Rodrigues - Integrante / Maria das Graças da Silva - Integrante / José Anchieta de Oliveira Bentes - Integrante / Marta Genu Soares - Integrante / Nazaré Cristina Carvalho - Integrante / Josebel Akel Fares - Integrante / Emmanuel Ribeiro Cunha - Integrante / Ligia Maria Acácio Alves - Integrante / Isabel Nascimento Costa dos Santos - Integrante / Andreany dos Santos Silva - Integrante / Magaly Rose Camargo Sena de Mendonça - Integrante / Elma Daniela Bezerra Lima - Integrante / Vivianne Nunes da Silva Caetano - Integrante / Monica Dias de Araújo - Integrante / Rosana Pereira Gomes - Integrante / Vitor Souza Cunha Nery - Integrante / Robson dos Santos Bastos - Integrante / Albert Cordeiro - Integrante / Conceição de Nazaré de Morais Brayner - Integrante / Talita Rodrigues de Sá - Integrante / Maria Inês Marcondes de Souza - Integrante / Vera Maria Ferrão Candau - Integrante / Marcelo Gustavo Andrade de Souza - Integrante / Ana Waleska Pollo Campos Mendonça - Integrante / Cynthia Paes de Carvalho - Integrante / Sonia Kramer - Integrante / Rosália Maria Duarte - Integrante / Isabel Alice Oswald M. Lelis - Integrante / Maria de Jesus Batista dos Santos - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Avaliação, Ensino e Aprendizagens No Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas., Descrição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da niversidade de Lisboa (FPCE/UL).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Jesus Batista dos Santos Tavares - Integrante / Domingos Fernandes - Coordenador / Pedro Rodrigues - Integrante / Cely Nunes - Integrante / Maria Palmira Alves - Integrante / Carlos Barreira - Integrante / António Borralho - Integrante / Albêne Lis Monteiro - Integrante / Emmanuel Ribeiro Cunha - Integrante / Rosa Helena Nogueira Pernambuco - Integrante / Luzia Maciel Cascaes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnológico. , TV. ENÉAS PINHEIRO, MARCO, 66800-000 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 82274709, Fax: (91) 96021656, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 30

2002 - 2002

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Instrutora Professores de Educação Infantil, Carga horária: 8

Outras informações:
Trabalho realizado pelo PLANFOR, no município de Ourém. Professora de Ensino Superior.

Atividades

  • 07/2008

    Serviços técnicos especializados , UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.,Serviço realizado, Assessoria Pedagógica a Discentes e Docentes.

2008 - Atual

Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2012 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professora - Bolsista PARFOR, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministra as Disciplinas Estágio I, II e III Atualmente com turma de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

2010 - 2013

Universidade de Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa

2004 - 2008

Universidade da Amazônia

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 44

Outras informações:
? Orientar professores na produção de material para Educação a Distância ? EAD. ? Acompanhamento de Webdesigner na elaboração de recursos de aprendizagem. ? Capacitação de tutores, monitores e pessoal administrativo em EAD e tecnologias (ambiente virtual de aprendizagem, videoconferência e uso de multimídia).

2002 - 2004

COLÉGIO PAULINO DE BRITO - UNAMEA

Vínculo: Coordenadora / Professora, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Educação Infantil e Ensino Funadamental / Coordenadora de Ensino Médio.

2003 - 2004

Departamento Regional da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de EJA Ensino Médio para PNEEs

2001 - 2001

COLEGIO SANTA CATARINA DE SENA

Vínculo: Estagioário, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 5

2001 - 2002

Colégio Acesso

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 4

1999 - 2001

Centro Educacional Espaço Criativo

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Ed. Infantil e Fundamental, Carga horária: 4

2004 - 2004

Federação dos Trabalhadores no Comercio

Vínculo: Assessora Técnica do PLANFOR, Enquadramento Funcional: Instrutora de Habilidades Básicas, Qualificaç, Carga horária: 2

Outras informações:
Não nos foi fornecido quaisquer documentos que o comprove.