Artur Mattar Moraes

Ator, educador, mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas e licenciado em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Participa do núcleo artístico do Engenho Teatral e colabora com a Cia do Tijolo e outras companhias de teatro de grupo da cidade de São Paulo. É autor do livro de poesia "Ainda deste lado da trincheira", Editora Desconcertos (Março de 2019).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Cênicas

2017 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: UMA PEÇA NO PROCESSO DE LUTA: teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça A Bandeira Proletária,Ano de Obtenção: 2019
José Batista Dal Farra Martins.

Graduação em Artes Cênicas

2012 - 2015

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2010

Colégio Equipe

Formação complementar

2019 - 2019

Atualidade do Teatro do Oprimido. Ministrada por Julian Boal. (Carga horária: 11h). , Estudo de Cena, E.C, Brasil.

2016 - 2016

A Reinvenção dos sentidos na prática teatral de coletivos. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio, SESCSP, Brasil.

2015 - 2015

Commedia dell'arte. (Carga horária: 35h). , Barracão Teatro, B T, Brasil.

2014 - 2014

O treinamento do ator com a linguagem da máscara teatral. (Carga horária: 20h). , Grupo Moitará, G.M, Brasil.

2013 - 2013

Oficina Montagem Abre-Alas PEARCH. (Carga horária: 24h). , Lume Teatro, L.T, Brasil.

2013 - 2013

Master Classes com Odin Teatret. (Carga horária: 16h). , Serviço Social do Comércio, SESCSP, Brasil.

2013 - 2013

I Segretti di Arlecchino (Enrico Bonavera). (Carga horária: 16h). , Barracão Teatro, B T, Brasil.

2009 - 2009

Oficina: Os quatro elementos. (Carga horária: 96h). , Teatro Vento Forte, T.V.F, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dramaturgia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação teatral.

Organização de eventos

MORAES, A. M. . XII Festival Internacional de Campinas - Feverestival. 2016. (Festival).

MORAES, A. M. . Oficina de Cavalo Marinho, com Aguinaldo Roberto da Silva (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado- PE). 2015. (Outro).

MORAES, A. M. . Oficina de Danças Brasileiras, ministrada por Ana Maria Carvalho (Grupo Cupuaçu). 2014. (Outro).

Participação em eventos

Debate-papo: O Teatro como Frente Política ? História do Teatro Engajado no Brasil. Projeto Ocupação do Teatro de Arena Eugenio Kusnet.Debate-papo: O Teatro como Frente Política: História do Teatro Engajado no Brasil. 2019. (Encontro).

SPA- Seminário de Pesquisas em Andamento- ECA USP.Entre golpes de máscara e trupés brincadores: Descobertas e meandros entre o jogo cênico popular na Commedia Dell?Arte e no Cavalo-Marinho.. 2016. (Seminário).

XXIII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Entre golpes de máscara e trupés brincadores: Descobertas e meandros entre o jogo cênico popular na Commedia Dell?Arte e no Cavalo-Marinho.. 2015. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maria Clara Alvarez Chohfi, Giovanni Agu e Lisandra Souza

Curado, G; Hortêncio, O.;MORAES, A. M.. O TEATRO DO OPRIMIDO COMO POSSIBILIDADE DE RESPIRO PARA A COMUNIDADE LGBT+. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

Comissão julgadora das bancas

[Nome removido após solicitação do usuário]

Moraes, Artur Mattar; Martins, J. B. Dal Farra; Betti, Maria Sylvia; AZEVEDO, E. F. C. R.;SILVA, Charles R.. Uma peça no processo de luta: teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça: A bandeira proletária.. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Paulo Vinicius Bio Toledo

DAL FARRA, José Batista;TOLEDO, Paulo Bio; MATE, Alexandre. Uma peça no processo de luta: teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça A bandeira proletária. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Paulo Vinicius Bio Toledo

DAL FARRA, José Batista; BETTI, M. S.;TOLEDO, P. V. B.. Teatro de agitação e propaganda na primeira república: revisão crítica do teatro anarquista e socialista produzido na cidade de São Paulo entre o fim do século XIX e início do século XX. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Alexandre Luiz Mate

MATE, Alexandre.; Dal FARRA, Zeba.; BIO, Paulo. Uma Peça no Processo de Luta: Teatro Operário Anarquista em São Paulo na Primeira República e Resenha Critica da Peça "A Bandeira Vermelha". 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

José Batista Dal Farra Martins

Uma peça no processo de luta; Teatro operário anarquista em São Paulo na Primeira República e resenha crítica da peça A Bandeira Proletária; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Batista Dal Farra Martins;

Produções bibliográficas

  • MORAES, A. M. . Ainda deste lado da trincheira. 1. ed. São Paulo: Desconcertos, 2019. v. 200. 103p .

Outras produções

MORAES, A. M. ; ARAUJO, O. ; ROSSELL, M. . Projeto Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAES, A. M. . Curso Livre de Teatro em Jandira. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, A. M. ; GUIMARAES, M. L. Z. . Oficina Teatro e Memória. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTAR MORAES, ARTUR . Varal do Tempo/Espaço. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, A. M. ; GUIMARAES, M. L. Z. ; SALLES, L. M. . Oficina Teatro e Memória. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTAR MORAES, ARTUR . Oficina de Iniciação Teatral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTAR MORAES, ARTUR ; RIBEIRO, E. . Oficina de Confecção de Máscaras Teatrais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, A. M. ; MOREIRA, L. C. ; TOMIATTO, I. ; PAES, P. ; ANJOS, E. ; GABRIOLLI, M. ; TOGNONATO, J. P. ; TABACOW, M. . Canção Indigesta (Engenho Teatral). 2019. Teatral.

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . Cia do Tijolo Canta Ilo Krugli. 2019. Teatral.

MORAES, A. M. ; GRANATO, Pedro . Jornada do Patrimônio 2019 ? Memória Paulistana (papel: Flávio Império). 2019. Audiovisual.

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . Ledores do Breu (Cia do Tijolo). 2019. Teatral.

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . Passagem para o próximo Sonho - Estudo poético musical sobre Herbert Daniel (Cia do Tijolo). 2018. Teatral.

MORAES, A. M. ; MARQUES, L. F. ; VELOSO, V. ; NOVOA, V. ; CARDOSO, H. ; BELA, A. V. ; SKITCHINI, D. ; ROCHA, F. . Rádio Convescote (Adigna Cia). 2017. Teatral.

MORAES, A. M. ; MENATTI, K. ; ANJOS, E. ; VIERA, J. ; ALVES, I. ; AMADO, B. ; VINICIUS, R. ; ANDREUCCETTI, T. ; RIELLO, C. ; VALE, T. ; YOSHIOKA, L. . Sobre meninos e pipas (dramaturgia). 2017. Teatral.

MORAES, A. M. ; LAZZARATTO, M. . Diásporas (Cia Elevador de Teatro Panorâmico, Cia Hystrionica e Os Barulhentos). 2017. Teatral.

MORAES, A. M. . Irmãos de Sangue (Cia Dos a Deux). 2016. Teatral.

BANIN, C. ; MORAES, A. M. ; PAES, P. ; RIBEIRO, E. D. ; NAVARRO, G. M. . Na Risca do Facão (Sem CNH Não Vai Ao Show do Pablo). 2015. Teatral.

LAZZARATTO, M. ; MORAES, A. M. ; PACCOLA, D. A. ; AUGUSTOS, D. ; HERNANDES, G. ; LEONI, P. ; ATHANASIO, T. ; PRUDENTE, A. V. ; AZANHA, A. L. ; AGALANEA, H. . Pequenos Burgueses. 2015. Teatral.

MORAES, A. M. ; FABRINI, V. . DUTY FREE. 2014. Teatral.

MORAES, A. M. . FEIA - Festival do Instituto de Artes da UNICAMP. 2014. Teatral.

MORAES, A. M. ; BONFITTO, M. . Santa Joana dos Matadouros. 2014. Teatral.

MORAES, A. M. ; MELLO, J. G. . A Catástrofe. 2013. Teatral.

MORAES, A. M. ; REZENDE, T. . Coisa-Malu (curta-metragem). 2013. Audiovisual.

MORAES, A. M. ; MENDES, A. C. ; MERCADANTE, R. ; BARTOLOMEU, E. ; BARBOSA, F. . Sob a Luz de um Lampião de Esquina. 2012. Teatral.

MORAES, A. M. ; KRUGLI, I. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . Cortejo VentoForte Ator. 2011. Teatral.

MORAES, A. M. ; KRUGLI, I. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . As Quatro Chaves (Teatro Ventoforte). 2010. Teatral.

MORAES, A. M. . Circulação Os Três Porcos. 2019 (Assistente de produção).

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . O Avesso do Claustro. 2018 (Assistente de produção).

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. ; TARIFA, R. . Cantata para um Bastidor de Utopias. 2018 (Assistente de produção).

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. . Uma Tarde em Nísia Floresta. 2018 (Produção).

MORAES, A. M. ; FLOR, D. L. ; MERCADANTE, R. ; TARIFA, R. . Concerto de Ispinho e Fulô. 2018 (Assistente de produção).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

CCA Nossa Senhora da Providência

Vínculo: Autonômo, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 6

Outras informações:
Trabalhou como educador teatral com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental no CCA Nova Providência.

2017 - 2019

Cia do Tijolo

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como assistente de produção e iluminador na Cia do Tijolo.

2017 - Atual

Engenho Teatral

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Ator, Carga horária: 20

Outras informações:
Participa do Núcleo Artístico do Engenho Teatral.

2014 - 2015

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador Artístico do Projeto Ademar Guerra, Carga horária: 6

Outras informações:
Trabalhou como Orientador Artístico Estagiário contratado pela Poiésis, no período de 2014-2015, junto ao Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, orientando grupos na construção de espetáculos teatrais nas cidades de Pirapora do Bom Jesus, Barretos e Fernandópolis.

2017 - 2017

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Orientador Artístico Teatro Prog. Vocacional, Carga horária: 12

Outras informações:
Trabalhou como orientador artístico de teatro junto ao Programa Vocacional da Secretaria Municipal de cultura de são Paulo, com jovens e adolescentes.

2016 - 2016

Colégio São Domingos

Vínculo: Estagiário na área de Arte, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou estágio não remunerado no Ensino Fundamental, junto à área da arte do Colégio São Domingos.

2020 - Atual

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: O lúdico na arte-educação (professor), Carga horária: 4

Outras informações:
Professor na disciplina, o Lúdico na arte-educação, no curso de especialização em arte-educação (lato-senso), no Centro Universitário Belas Artes.