Rafael de Figueiredo Rodrigues

é Mestre pela Faculdade de Tecnologia ? UnB em Brasília/DF, na área de Gestão de Projetos e Educação a Distância, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas ? UCPel onde recebeu o prêmio "Diploma DOM ANTONIO ZATTERA - 1º lugar no curso de Ciência da Computação (Média Geral = 9,29)" e, ainda, possui formação técnica em Informática e Eletrônica. Atualmente é sócio fundador e diretor de negócios da Izyplay Game Studio, uma empresa de desenvolvimento de jogos on-line, é proprietário sócio/diretor na franqueadora UNE Imóveis em Rede e na franqueadora UNE Corretora de Seguros onde atua como diretor administrativo e financeiro na área de gestão de franquias imobiliárias e corretagem de seguros além de consultor de negócios na área de gestão e planejamento de projetos. Já atuou como coordenador do curso de pós-graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais e professor dos cursos de Graduação de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC - SENAC Pelotas. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado de trabalho na área de Gestão de Projetos com foco em Gestão de Pessoas e Tecnologia coordenando o desenvolvimento de projetos para grandes empresas como Petrobras, Gerdau, Grupo Pão de Açúcar, Wal-Mart, O Boticário, Positivo Informática, Ecosul, Vale entre outros. Também, na academia, mantém relacionamento com diversas instituições, tais como Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas, Universidade de Brasília, IFSul entre outras para uma contínua melhoria na área de atuação e projetos desenvolvidos.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2002 - 2004

Universidade de Brasília, UnB
Título: AIHA - Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Eurice de Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação a Distância; Cognição; Consrutivismo; Software Livre; Internet; Programação. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Graduação em Bacharel Informática Ciência da Computação

1998 - 2002

Universidade Católica de Pelotas
Título: Um Toolkit para manipulação de MIB´s SNMP
Orientador: Luiz Fernando Tavares Meirelles
Bolsista do(a): Parks Comunicações Digitais, PARKS, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Informática

1998 - 2000

Colégio Técnico Industrial

Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica

1994 - 1997

Escola Técnica Federal Pelotas

Formação complementar

2009 - 2009

Portal Integração - Código de Ética da Instituição. (Carga horária: 5h). , Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas, FATEC, Brasil.

2009 - 2009

CISCO - CCNA 3.1 - Módulo IV. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas, FATEC, Brasil.

2009 - 2009

CISCO - CCNA 3.1 - Módulo III. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas, FATEC, Brasil.

2009 - 2009

CISCO - CCNA 3.1 - Módulo II. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas, FATEC, Brasil.

2009 - 2009

CISCO - CCNA 3.1 - Módulo I. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas, FATEC, Brasil.

2005 - 2006

Intermediate Course in English. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Especiais em Língua Inglesa, CEELI, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Administração do Linux II Avançado. (Carga horária: 40h). , Conectiva, CONECTIVA, Brasil.

1996 - 1996

Curso Básico de Datilografia. (Carga horária: 150h). , Curso Status, STATUS, Brasil.

1990 - 1992

Jep Junior English Program. (Carga horária: 300h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gestão de Negócios.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gestão de Projetos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Captação de Clientes.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Controle Administrativo e Financeiro.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Organização de eventos

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . III Jornada Integrada de Iniciação Científica. 2009. (Outro).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Feira Nacional de Tecnologia - FENATECH. 2009. (Outro).

Participação em eventos

BIG. 2014. (Exposição).

BITs 2014. 2014. (Feira).

Dash Games ADJOGOS-RS. Izyplay Game Studio LTDA. 2014. (Exposição).

BITs 2013. 2013. (Feira).

SBGames 2012.Izyplay Game Studio LTDA. 2012. (Simpósio).

EDTED 2010 - Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2010. (Encontro).

Fórum Internacional de Software Livre 2010. 2010. (Congresso).

Fórum Internacional de Software Livre 2002. 2002. (Congresso).

Software Livre em Ambientes Corporativos. 2001. (Seminário).

Atividades de especialidades do grupo de escoteiros do Mar Riachuelo.Encontro de escoteiros.. 2000. (Encontro).

11º Encontro Nacional de Informática. 1999. (Encontro).

1º Encontro de Informática da Zona Sul. 1998. (Encontro).

2º Encontro Regional dos Estudantes de Computação. 1998. (Encontro).

6º Escola de Informática da SBC. 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Anderson Lucena Aldaves

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Controle de Estação de Tratamento de Água. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Eliane Duarte Cavalheiro

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Sistema Comercial para controle de uma distribuidora de alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Leonardo Porto

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. CAP - SYSTEM - Sistema Web para Controle de Avariados e Pedidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Cíntia Luzzardi Vianna

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Sistema Web Agendamento de salões de beleza - Scenário Cabelo e Arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Leonardo Pinto Mascarenhas

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Sistema de Automação Comercial para Micro e Pequenas Empresas - C Comércio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Carlos Andrei Oliveira da Costa

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Sistema de Gerenciamento de Tarefas do Telecomando. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Cristiano Kautzmann

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Lixo eletrônico e inclusão digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Luis Alberto Silva de Moraes

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Weblist - Controlador de listas de interesse. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Felipe Maillo Silva

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Comércio de guitarras on-line. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Álvaro Vitaca Amaro

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Desenvolvimento de uma distribuição Live-CD para uso acadêmico na FATEC SENAC Pelotas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Gilberto Lucena Goulart

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Gerenciamento da Aplicação de um Sistema de Banco de Dados e uma Ferramenta de Análise de um Sistema de Informação Geográfica para a área da saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Marlon Félix Pinto

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Turismo na Colônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Flávio Tavares Badia

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Validação e documentação de software. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Vagner Gonzales Scaglioni

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Interface Multiaplicações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Wanderson Pinto da Silva

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Projeto Sistema Checklist. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Filipe Rosa Silveira

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Práticas ITIL e Desenvolvimento de Aplicativo para Gerenciamento de Configurações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Charlon Soares dos Santos

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Controle de correspondência para a Justiça Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Rogério Holz

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Geração de nota fiscal eletrônica em Sistemas Comerciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Aluno: Vainer Feijó Pedrotti

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo. Sistema de controle de ground check. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.

Orientou

Gitanea Peres Reboredo

Projeto Estrutural de TI; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Projetos) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Gilberto Lucena Goulart

Gerenciamento da Aplicação de um Sistema de Banco de Dados e uma Ferramenta de Análise de um Sistema de Informação Geográfica para a área da saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Filipe Rosa Silveira

Práticas ITIL e Desenvolvimento de Aplicativo para Gerenciamento de Configurações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Vagner Gonzales Scaglioni

Interface Multiaplicações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Rogério Holz

Geração de nota fiscal eletrônica em Sistemas Comerciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Leonardo Pinto Mascarenhas

Sistema de Automação Comercial para Micro e Pequenas Empresas - C Comércio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Rafael Perera Van Der Laan

Uma proposta de solução para gerenciamento de projetos em uma empresa de desenvolvimento de sistemas utilizando PMI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel Informática Ciência da Computação) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Aprimoramento do processo cognitivo em ambientes de aprendizagem em rede. Competência (Porto Alegre) , v. 3, p. 1, 2010.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Usando o CHA para identificar competências e gerar resultados positivos na gestão de projetos. Competência (Porto Alegre) , v. 2, p. 129-140, 2009.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; SOUZA, Eurice de . AIHA - Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Internet, v. 1, 2004.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; SOUZA, Eurice de . AIHA - Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem. 2º Seminário Nacional Abed de Educação A Distância, http://www.abed.org.br/seminar, 2004.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; SOUZA, Eurice de . Uma abordagem interativa e construtiva de aprendizagem a distância. Colabor@, http://www.ricesu.com.br, , v. 2 nº8, 04 jun. 2005.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . O aprimoramento da interatividade em mundos virtuais.. In: XIII Salão de Iniciação Científica e X Feira de Iniciação Científica, 2001, Porto Alegre, 2001.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Um modelo genérico de um Bot para o ambiente de realidade virtual Active Worlds.. In: 10º Congresso de Iniciação Científica - Prêmio Jovem Pesquisador, 2001, Pelotas, 2001.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; C FILHO, R. I. T. . A construção de processos automatizados para monitoramento de ações dentro de mundos virtuais.. In: 9º Congresso de Iniciação Ciêntífica - UFPEL/UCPEL/FURG, 2000, Pelotas, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; C FILHO, R. I. T. . A construção de processos automatizados para monitoramento de ações dentro de mundos virtuais.. In: 15º Congresso Regional de Iniciação Ciêntífica e Tecnológica em Engenharia, 2000, Rio Grande, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; C FILHO, R. I. T. . A programação de Bots na elaboração de mundos virtuais para aprendizagem cooperativa em rede.. In: XII - Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; C FILHO, R. I. T. . A programação de Bots na elaboração de mundos virtuais para aprendizagem cooperativa em rede.. In: VIII - Laboratório de Pesquisa da UCPEL, 2000, Pelotas, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; ROMEU, L. S. . Programando dispositivos de entrada e saída de um micro computador.. In: 15º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2000, Rio Grande, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; SILVA, F. M. V. ; RIBEIRO, G. G. . Monitoramento de maquetes de vias ferroviárias através de um software utilizando comunicação via porta paralela.. In: 15º Congresso regional de iniciação científica e tecnológica em engenharia, 2000, Rio Grande, 2000.

  • RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Visão geral sobre atuação de um técnico em eletrônica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; ANTUNES, C. ; VICTORIA, D. B. ; GUIMARÃES, V. T. . Ferramenta Cooperativa de Análise de Requisitos. 2002.

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Um ToolKit para manipulação de MIB's SNMP. 2002.

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; SILVA, F. M. V. ; RIBEIRO, G. G. . Software Controlador de Linhas Ferroviárias. 2000.

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Especialização Latu Sensu em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2009.

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Brasil - 1° do ranking em envio de spans. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Básico de Redes de Computadores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Sistemas informatizados para gestão de laboratórios (LIMS e OpenProj). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . MS-Project. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo ; ROMEU, L. S. . Bateria Eletrônica Controlada por Software. 2000. (Maquete).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Braço eletro-mecânico controlado por software. 1998. (Maquete).

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Arquitetura e montagem de computadores. 1997. .

RODRIGUES, Rafael de Figueiredo . Windows 95. 1997. .

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2009

    Rede de Dados - Polícia Civil, Descrição: Projeto realizado em parceria entre FATEC - SENAC Pelotas e Polícia Civil com o objetivo de reestruturar toda a rede lógica de dados da polícia adequando-a a nova estrutura física das delegacias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rafael de Figueiredo Rodrigues - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Rede de Dados - Polícia Civil, Descrição: Projeto realizado em parceria entre FATEC - SENAC Pelotas e Polícia Civil com o objetivo de reestruturar toda a rede lógica de dados da polícia adequando-a a nova estrutura física das delegacias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rafael de Figueiredo Rodrigues - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Rede de Dados - Polícia Civil, Descrição: Projeto realizado em parceria entre FATEC - SENAC Pelotas e Polícia Civil com o objetivo de reestruturar toda a rede lógica de dados da polícia adequando-a a nova estrutura física das delegacias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rafael de Figueiredo Rodrigues - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Rede de Dados - Polícia Civil, Descrição: Projeto realizado em parceria entre FATEC - SENAC Pelotas e Polícia Civil com o objetivo de reestruturar toda a rede lógica de dados da polícia adequando-a a nova estrutura física das delegacias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rafael de Figueiredo Rodrigues - Coordenador.

Prêmios

2002

Diploma DOM ANTONIO ZATTERA - 1º lugar no curso de Ciência da Computação (Média Geral = 9,29), Universidade Católica de Pelotas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Izyplay Game Studio LTDA. , Rua Marechal Deodoro 1008, Centro, 96020220 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32256340, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

UNE Imoveis em Rede

Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

2017 - Atual

UNE Corretora de Seguros

Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

2015 - Atual

Porto 5 Investimentos Imobiliários

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

2010 - Atual

Izyplay Game Studio LTDA

Vínculo: Prorprietário, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretor comercial, administrativo e financeiro.

Atividades

  • 12/2010

    Direção e administração, Izyplay Game Studio LTDA - RS - Brasil, .,Cargo ou função, Diretor de Negócios - Desenvolvimento de novos negócios, gestão administrativa e financeira..

  • 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Izyplay Game Studio LTDA - RS - Brasil, .,Linhas de pesquisa

2009 - 2013

Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador de curso de pós-graduação e professor de cursos de graduação e extensão acadêmica.

Atividades

  • 04/2010 - 01/2013

    Direção e administração, FATEC - SENAC Pelotas, Faculdade de Tecnologia SENAC - Pelotas.,Cargo ou função, Coordenador do curso de pós-graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

  • 04/2010 - 01/2013

    Ensino, Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão e planejamento de projeto de jogos

  • 01/2010 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FATEC - SENAC Pelotas, .,Cargo ou função, Membro de CPA (Comissão Permanente de Avaliação).

  • 08/2009 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FATEC - SENAC Pelotas, .,Cargo ou função, Representante de colegiado (Curso de Redes de Computadores).

  • 07/2009 - 01/2013

    Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Redes I , II e III, Organização e Arquitetura de Computadores, Gerenciamento de Projetos, Projeto de Redes, Matemática Aplicada, Sistemas Operacionais, Projeto Integrador I

  • 06/2009 - 01/2013

    Ensino, Gerenciamento de Projetos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Alinhamento Estratégico e Tecnologia da Informação

  • 06/2009 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FATEC - SENAC Pelotas, .,Cargo ou função, Representante do colegiado (curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

  • 02/2009 - 01/2013

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Informática (Projetos), Matemática Aplicada, Organização de Computadores, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais

  • 02/2009 - 01/2013

    Extensão universitária , FATEC - SENAC Pelotas, .,Atividade de extensão realizada, MS-Project Básico.

  • 02/2009 - 01/2013

    Extensão universitária , FATEC - SENAC Pelotas, .,Atividade de extensão realizada, MS-Project Avançado.

2004 - 2009

Gestum Ltda

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de projetos na condução/gestão de soluções tecnológicas para o mercado de e-learning em grandes empresas e instituições como Petrobras, Wal-Mart, O Boticário, Gerdau, Grupo Pão de Açúcar, Grupo RBS, UFRGS, Uniritter, Porto Seguro entre outras. Mais especificamente, atuando na gestão do desenvolvimento, implantação e treinamento de WBT (Web Based Training), CBT (Computer Based Training), LMS (Learning Management System) e outros produtos e serviços relacionados a educação a distância.

Atividades

  • 05/2004 - 02/2009

    Direção e administração, Gestum Conhecimento Competitivo, .,Cargo ou função, Acompanhar, controlar e gerir o desenvolvimento dos projetos..

  • 05/2004 - 02/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Gestum Conhecimento Competitivo, .,Linhas de pesquisa

2001 - 2002

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Pesquisador Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de ferramentas para manipulação de Mibs SNMP, gerência de redes de computadores e agentes SNMP.

1999 - 2001

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Pesquisador Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo na Aprendizagem (ARCA), utilizando-se ferramentas de programação para WEB e sistemas em rede.

Atividades

  • 10/2001 - 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Informática, Núcleo de Apoio a Projetos de Informática.,Linhas de pesquisa

  • 11/1999 - 09/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Informática, Núcleo de Apoio a Projetos de Informática.,Linhas de pesquisa

2001 - 2002

Colégio Técnico Industrial

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Manutenção de equipamentos de informática, administração lógica e física da rede de computadores.

Atividades

  • 04/2001 - 06/2002

    Estágios , Cti, Manutenção de Informática.,Estágio realizado, Manutenção de equipamentos de informática e administração lógica e física da rede de computadores..

1997 - 1997

Xavier Pavão Informática

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1997 - 09/1997

    Estágios , Xavier Pavão Informática, .,Estágio realizado, Assistência Técnica.