Marielen Fraga Gonzales
Enfermeira, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem e Medicina. Realizou estágios em laboratório de Biologia Molecular e Imunogenética. Trabalhou com temas como Hiperdia e HPV. Atuante na área de Terapia Intensivista, Urgência e Emergência.
Informações coletadas do Lattes em 10/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Enfermagem em Oncologia
2019 - Atual
Formação complementar
2016 - 2016
PROJETO EVENTO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO(EAG) OFICINA PREZI. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
Farmacologia aplicada a Enfermagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
Interpretação em Exames Laboratoriais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FERIDAS E CURATIVOS. (Carga horária: 8h). , Faculdades Integradas de Três Lagoas, FITL, Brasil.
2014 - 2014
Ações de Enfermagem na Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
?Diversidades?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
GONZALES, M. F. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM HIPERTENSÃO E DIABETES: PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM SAÚDE COLETIVA. 2017. (Outro).
GONZALES, M. F. . EDUCAÇÃO Á SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS CARDIOVASCULARES. 2017. (Outro).
GONZALES, M. F. . DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: RASTREAMENTO E PROMOÇÃO EM SAUDE. 2015. (Outro).
BRILHANTE, E. C. F. ; MARTINS, A. ; ARMANI, M. E. ; GONZALES, M. F. . I Simpósio ?Tabagismo Problema de Saúde Pública?,. 2014. (Outro).
Participação em eventos
I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMUNIDADE DO PET SAUDE GRADUASUS CPTL/UFMS 2016-2017. 2017. (Encontro).
PALESTRAS ALUSIVAS AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMINAL. 2017. (Encontro).
SIMPÓSIO: Saúde do Homem: a construção da integralidade da atenção à saúde.SIMPÓSIO: Saúde do Homem: a construção da integralidade da atenção à saúde. 2017. (Simpósio).
DIA DO RIM. DIA DO RIM. 2016. (Exposição).
VI SEMANA TRÊS-LAGOENSE DE ENFERMAGEM DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2016. (Encontro).
2°Conferencia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional- Região do Bolsão. 2015. (Outra).
7° Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas. 2015. (Outra).
?I ENCONTRO DE FOTOTERAPIA E TERAPIA FOTODINÂMICA DA UFMS-CPTL?. 2014. (Outra).
1° Conferencia Macrorregional do Trabalhador e da Trabalhadora- Três Lagoas/MS. 2014. (Outra).
I Simpósio ?Tabagismo Problema de Saúde Pública?. 2014. (Simpósio).
V Jornada Acadêmica de Enfermagem: tecnologias inovadoras do cuidado em Enfermagem?. 2014. (Outra).
V Jornada Acadêmica de Enfermagem: tecnologias inovadoras do cuidado em Enfermagem?."Perfil de Obesidade e quadro de diabete concomitante". 2014. (Outra).
V Semana Três-Lagoense de Enfermagem.Estudo Descritivo de Dados do Programa Hiperdia no Município de Três Lagoas. 2014. (Outra).
I Seminário Produção do Conhecimento na Graduação e Pós-graduação em Mato Grosso do Sul- -. 2013. (Seminário).
IV Encontro de Odontologia em Saúde coletiva e Bioetica.Recolhimento compulsório de dependentes químicos de crack no Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).
IV SemanaTreslagoense de Enfermagem. 2013. (Outra).
IV SemanaTreslagoense de Enfermagem.Depressão em universitários - uma revisão da literatura. 2013. (Outra).
Responsabilidade civil do enfermeiro e a assistência à saúde da Mulher. 2013. (Outra).
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Hepatites Virais no Brasil. 2013. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
GONZALES, M. F. ; SILVEIRA, F. M. ; SILVA, G. N. ; GIRATA, M. Y. ; ABRAO, L. A. A. ; ODA, J. M. M. . PERFIL DE HIPERTENSOS INSERIDOS NO PROGRAMA HIPERDIA, TRÊS LAGOAS, MS QUE APRESENTAM OBESIDADE E QUADRO DIABÉTICO CONCOMITANTE. Revista Eletrônica Gestão & Saúde , v. 05, p. 2659-2668, 2014.
-
SILVA, G. N. ; GONZALES, M. F. ; SILVEIRA, F. M. ; GIRATA, M. Y. ; ABRAO, L. A. A. ; ODA, J. M. M. . HIPERTENSÃO E OBESIDADE DOS INDIVÍDUOS INSERIDOS NO PROGRAMA HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, MS. Revista Eletrônica Gestão & Saúde , v. 5, p. 2641, 2014.
-
SOUZA, E. V. A. ; GONZALES, M. F. ; JURADO, S. R. . DEPRESSÃO EM UNIVERSITÁRIOS ? UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: IV semana Treslagoense de Enfermagem, 2013, Três Lagoas. Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida, 2013.
-
GONZALES, M. F. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS SÓCIO DEMOGRÁFICOS DE MULHERES INFECTADAS PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO(HPV). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONZALES, M. F. . HIPERTENSÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIENIFFER WENDY MONTEIRO CABRELLI ; GONZALES, M. F. ; SABRINA TANNI LOBATO DOS REIS ; ODA, J. M. M. . EPIDEMIOLOGIA DE LESÕES CERVICAIS UTERINAS NO PRESIDIO FEMININO DE TRÊS LAGOAS, MS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONZALES, M. F. . AVALIAÇÃO GENOTÍPICA E DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES COM NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CERVICAL(NIC) DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
DETECÇÃO E AVALIAÇÃO DOS GENÓTIPOS CIRCULANTES DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) E DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA EM MULHERES DA REGIÃO LESTE DO MATO GROSSO DO SUL (MS), Descrição: O câncer de colo de útero é uma doença multifatorial e é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 527 mil novos casos por ano. O principal fator de risco para o desenvolvimento de lesões no colo é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Entretanto, aspectos relacionados à imunidade do hospedeiro, a genética e o comportamento sexual podem influenciar a regressão ou persistência da infecção, com consequente formação de lesões precursoras e câncer. Acredita-se que cerca de 75% da população feminina sexualmente ativa entre em contato com um ou mais tipos de HPV durante sua vida. O HPV é um vírus que causa proliferação epitelial na superfície cutânea e mucosa e existem mais de 100 subtipos diferentes, incluindo aproximadamente 30 a 40 cepas que infectam o trato genital humano. Desses, existem os oncogênicos ou tipos de alto risco e os não-oncogênicos ou tipos de baixo risco que estão associados com as verrugas genitais. Acredita-se que a persistência desse vírus seja necessária para o desenvolvimento do câncer cervical. Dentre os fatores que influenciam a probabilidade da infecção cervical por HPV se tornar crônica destaca-se a resposta imune celular do hospedeiro. A regressão das lesões benignas (verrugas ano-genitais) é acompanhada histologicamente por células T CD4+ com um padrão TH1. A duração prolongada da infecção pelo HPV pode refletir à evasão efetiva do vírus ao sistema imune inato, revelando ausência de inflamação durante a replicação viral, assim como na montagem e liberação do vírus. Além disso, demonstra uma diminuição na secreção de interferon, atrasando assim, a ativação da resposta imune adaptativa. Uma vez que a doença causada pelo HPV ainda possui discrepâncias na literatura devido sua complexidade, este projeto, através de uso de metodologia específica e sensível, visa identificar a prevalência de infecção por HPV nas mulheres da região leste do Mato Grosso do Sul, bem como o tipo de resposta imunológica predominante desenvolvida por essas mulheres frente ao processo infeccioso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marielen Fraga Gonzales - Coordenador / Julie Massayo Maeda Oda - Integrante.
-
2013 - Atual
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS COM DOENÇA CRÔNICA: DIABETES E HIPERTENSÃO, Descrição: Pesquisa desenvolvida com a equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSAÚDE). O PETSAÚDE é um projeto do Ministério da Saúde e desenvolvido pela parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS TL) e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). Sujeitos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marielen Fraga Gonzales - Coordenador / Sebastião Junior Henrique Duarte - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista Permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CPTL.
Atividades
-
08/2014
Estágios , Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS.,Estágio realizado, Estágio realizado no Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular/Fisiologia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marielen Fraga Gonzales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?