Camila Fernandes Figueiredo

Sou professora de piano, educadora musical e musicoterapeuta com experiência no ensino superior (Unespar/ Fap) e em escolas especializadas de música, no Brasil (SC, SP e PR) e no exterior (Trento, Itália). Possuo bacharelado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2004). Especialização em Musicoterapia pelo Centro de Musicoterapia- Estudos e Pesquisas (CMT) de Milão- Itália (2012). Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em educação musical e cognição na Universidade Federal do Paraná, ambos sob a orientação da Profa. Dra. Valéria Lüders. No período do mestrado, realizei pesquisas sobre a aprendizagem musical de crianças com autismo por meio da improvisação musical. E no doutorado, pesquisei sobre a interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem do adolescente com autismo e o MIROR-Impro. A tese foi indicada pelo Programa Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraná ao Prêmio CAPES de Tese Edição 2021. Tenho experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical especial, educação musical inclusiva, formação de professores e inlcusão, práticas musicais, pedagogia do piano, o piano como instrumento musicalizador, piano em grupo. Sou uma das criadoras da Banda Neuro Diversa, banda composta por adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência. Atualmente, sou musicoterapeuta, com cargo efetivo no Estado de SC, na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e realizou o pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob a supervisão da Profa. Dra. Teresa Mateiro, com pesquisas no âmbito da formação acadêmico- profissional na perspectiva da educação musical e inclusão de alunos com deficiência e participa do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (UDESC).

Informações coletadas do Lattes em 10/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2016 - 2020

Universidade Federal do Paraná
Título: A interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem: o adolescente com autismo e o Miror-Impro
Valéria Luders. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: interação musical; autismo; interação social; Miror-Impro; Engajamento musical.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: educação musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: cognição musical.

Mestrado em Música

2014 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: A aprendizagem musical da criança com autismo por meio da improvisação, Ano de Obtenção: 2016
Valéria Lüders.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: improvisação; educação musical especial; autismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Musicoterapia

2008 - 2012

Centro di Musicoterapia- Studi e Ricerche- Milano
Título: Musicoterapia: improvvisazione clinica, procedure di accertamento e valutazione.
Orientador: Ferdinando Suvini

Graduação em Bacharelado em Piano

2000 - 2004

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Nemietoiae Meta- Funk: Duas Abordagens Analíticas da Música Eletroacústica Brasileira.
Orientador: Lourdes Saraiva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2023 - 2024

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2021 - 2022

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2015 - 2015

Oficina de Musicalização Infantil. Profa. Vivian Agnolo Madalozzo.. (Carga horária: 5h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2008 - 2012

Pianoforte Jazz. (Carga horária: 135h). , Conservatorio di Musica "Francesco Antonio Bonporti"- Trento, FRANCESO ANTONIO, Itália.

2010 - 2010

Extensão universitária em Workshop per Intonarumori. , Conservatorio di Musica "Francesco Antonio Bonporti"- Trento, FRANCESO ANTONIO, Itália.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso Prática Musical em Conjunto. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Técnica e Interprretação Pianística. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em O Corpo em Equilíbrio Aplicado a Performers. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Teoria da Harmonia Aplicada à Música Popular. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2001 - 2001

Masterclass de piano com Bernardete Castelan Póvoa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2001 - 2001

Masterclass de piano com Alberto Andreas Heller. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: educação musical.

Participação em eventos

4° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. 2023. (Congresso).

I Seminário Internacional em Pesquisas e Práticas em Estudos da Deficiência: Caminhos para a Emancipação Defiça,. 2023. (Seminário).

XXVI Congresso Nacional da ABEM. [Simpósio] Escolas de educação básica como espaço de formaçãode licenciandos em música. 2023. (Congresso).

11 Colóquio do Programa de Pós Graduação em Música da UFPR.A interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem: o adolescente com autismo e o Miror-Impro. 2021. (Outra).

XXV Congresso Nacional da ABEM.. Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar. 2021. (Congresso).

XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Tecnologia musical e transtorno do espectro autista: possibilidades e potencialidades na aula de música. 2019. (Simpósio).

7 Colóquio do Programa de Pós Graduação em Música da UFPR.A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo em um ambiente digital. 2018. (Outra).

IV Encontro de Educação Musical Inclusiva, com o tema Tecnologia, Música e Diversidade (TemuDi).A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo em ambiente digital. 2018. (Outra).

5 Colóquio do Programa de Pós Graduação em Música da UFPR.A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo (TEA) em um ambiente virtual de aprendizagem. 2017. (Simpósio).

XVII Encontro Regional sul da abem.Práticas Pedagógicas e Musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo. 2016. (Encontro).

1º Colóqio do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR..As práticas pedagógicas musicais na aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista.. 2015. (Seminário).

EPPECOM- Encontro de Práticas Pedagógicas e Estágio Curricular Obrigatório em Música.As práticas pedagógicas musicais na aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista.. 2015. (Encontro).

II Simpósio Regional sobre Autismo. 2015. (Simpósio).

IX Simpósio de Educação Musical Especial. 2015. (Simpósio).

ISME Music in Special Education, Music Therapy and Music Medicine. 2014. (Congresso).

Non Solle Jazz Festival. 2010. (Outra).

41 st Montreux Jazz Festival. 2007. (Outra).

4 Edição do Joinville Jazz Festival. 2006. (Oficina).

Fórum Social Mundial. 2005. (Encontro).

IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica.Fatores do Desempenho e Ação Pianística. Uma Perspectiva Interdisciplinar.. 2004. (Seminário).

VIII Jornada Acadêmica e XIII Seminário de Iniciação Científica.Fatores do Desempenho e Ação Pianística. Uma Perspectiva Interdisciplinar.. 2003. (Seminário).

XII Encontro Anual da ABEM e I Colóquio do NEM.O espaço para o estudo do movimento e da música brasileira na formação do instrumentista.. 2003. (Encontro).

XIV Congresso da anppom. Fadiga e Rapidez do Movimento na ação pianística: um estudo interdisciplinar.. 2003. (Congresso).

XIV Congresso da ANPPOM. Fatores do Desempenho e Ação Pianística. Uma Perspectiva Interdisciplinar.. 2003. (Congresso).

4 Festival de Música- Cidade de Itajá. 2001. (Oficina).

I Ciclo de Palestras do Centro de Artes. 2000. (Encontro).

III Encontro ABEM Sul e II Seminário de Educação Musical- UDESC. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Rômulo Cacciatori Morona

BITTAR, V. M. F.; CAMARGO , C. M. E. C. J.;FIGUEIREDO, C. F.. MEMÓRIAS CANTADAS: CANÇÕES NAS VOZES DE DESCENDENTES ITALIANOS EM URUSSANGA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: STEPHANIE FARDOSKI

LUDERS, V.; ROMANELLI, G.;FIGUEIREDO, C. F.. A música como recurso no desenvolvimento da linguagem verbal de crianças com transtorno do espectro autista.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

CUNHA, S. M.; MATEIRO, T.;FIGUEIREDO, C. F.. Processo Seletivo nº 001/2023 - Contratação de Professor Substituto em Caráter Temporário- Departamento de Música-. 2023. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Produções bibliográficas

  • PIEKARSKI, TERESA CRISTINA TRIZZOLINI ; FIGUEIREDO, CAMILA FERNANDES . Entrevista com Maestro Nenéu Liberalquino. ORFEU , v. 8, p. e0301, 2023.

  • FIGUEIREDO, CAMILA FERNANDES ; PIEKARSKI, TERESA CRISTINA TRIZZOLINI . Entrevista com Vilson Zattera. ORFEU , v. 8, p. e0302, 2023.

  • OCKELFORD, ADAM ; WELCH, GRAHAM ; HAMOND, LUCIANA FERNANDES ; FIGUEIREDO, CAMILA FERNANDES . Mapeando o desenvolvimento musical em alunos com as necessidades mais complexas: o projeto sounds of intent. ORFEU , v. 8, p. e0401-26, 2023.

  • FIGUEIREDO, C. F. . PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM MUSICOTERAPIA SOBRE A DISCIPLINA PIANO POPULAR. INCANTARE , v. 14, p. 1, 2021.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. ; Santos, A.P . A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo em um ambiente digital.. NICS Reports Núcleo Interdisciplinar de comunicação sonora , v. 1, p. 29-38, 2018.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. ; Santos, A.P . A Interação musical do adolescente com autismo em ambiente digital. In: Alexandre Henrique dos Santos, Ozani Malheiros e Viviane Louro. (Org.). Ensino de música, tecnologias e diversidade: reflexões, experiências e propostas.. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2023, v. 1, p. 100-125.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. ; Santos, A.P . A interação musical do adolescente com autismo em ambiente digital. In: Alexandre Henrique dos Santos, Ozani Malheiros, Viviane Louro. (Org.). ENSINO DE MÚSICA, TECNOLOGIAS E DIVERSIDADE: : Reflexões, Experiências e Propostas. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2022, v. 1, p. 293-321.

  • LUDERS, V. ; FIGUEIREDO, C. F. ; ADDESSI, A. R. . Creative Practice and Reflexive Musical Interaction with an Adolescent with Autism. In: Araújo, Rosane Cardoso de. (Org.). Brazilian Research on Creativity Development in Musical Interaction. 1ed.UK: Routledge, 2021, v. , p. 19-.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . O engajamento musical do adolescente com autismo com o MIROR-Impro: propostas de práticas musicais .. In: Anna Rita Addessi. (Org.). A criatividade musical e motora da criança com a Plataforma MIROR Fundamentos teóricos, dados empíricos e propostas didáticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 00-00.

  • FIGUEIREDO, C. F. . Educação inclusiva no contexto do estágio supervisionado em música na educação básica: algumas reflexões. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM, 2023, Ouro Preto. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2023. v. 5. p. 17-33.

  • FIGUEIREDO, C. F. . Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo:uma revisão narrativa e interdisciplinar. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. xxv Congresso Nacional da ABEM., 2021. v. 4. p. 1-14.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. ; Silva, M.V . Tecnologia musical e transtorno do espectro autista: possibilidades e potencialidades na aula de música. In: XIV Simpósio Internacional de Cognição e artes musicais, 2019, Campo Grande, MS, Brasil. XIV Simpósio Internacional de Cognição e artes musicais, 2019. v. I. p. 402-409.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . A aprendizagem musical de estudantes com transtorno do espectro do autismo na perspectiva da teoria histórico- cultural. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. CBEE & X ENPEE. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo. In: XVIII Encontro Regional Sul da ABEM, 2016, Curitiba. XVII Encontro Regional Sul da ABEM, 2016.

  • RAMOS, D. ; NICOLAU, A. ; FIGUEIREDO, C. F. ; MELLO, E ; PIRES, J ; SILVA, J ; ABAD, M . A associação do modo musical com as emoções auxilia a aquisição de percepção harmônica em cegos congênitos e normovisuais. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 11, 2015, UFG-Pirenópolis. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 11, 2015. p. 176-184.

  • Póvoas ; FIGUEIREDO, C. F. ; Amaral . Novas Perspectivas na Formação do Instrumentista e Professor. Um Procedimento Experimental Interdisciplinar Realizado em Curso de Graduação em Piano.. In: XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004. p. 712-720.

  • Amaral ; Póvoas ; FIGUEIREDO, C. F. . Fadiga e rapidez do movimento na ação pianística: um estudo interdisciplinar.. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. XIV Congresso da ANPPOM, 14, Porto Alegre/RS. Programação e Resumos de Comunicações e Pôsters. Porto Alegre: Brasul, 2003. v. 1. p. 891-898.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; Amaral ; Póvoas . Fatores do Desempenho e a Ação Pianística: uma Perspectiva Interdisciplinar.. In: XIV congresso da anppom, 2003, Porto Alegre. XIV Congresso da ANPPOM, 14, Porto Alegre/RS. Programação e Resumos de Comunicações e Pôsters. Porto Alegre: Brasul, 2003. v. 1. p. 883-890.

  • Póvoas ; FIGUEIREDO, C. F. ; Amaral . O espaço para o estudo do movimento e da música brasileira na formação do instrumentista.. In: XII Encontro Anual da ABEM. I Colóquio do NEM., 2003, Florianópolis- SC. XII Encontro Anual da ABEM. I Colóquio do NEM.. Florianópolis: 03 Design, 2003. v. 1. p. 600-607.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; Amaral ; Póvoas . Fatores do Desempenho e Ação Pianística. Uma Perspectiva Interdisciplinar.. In: IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004, Florianópolis. IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004. v. 1. p. 382-382.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; Amaral ; Póvoas . Fatores do Desempenho e ação Pianística- Uma perspectiva interdisciplinar. In: VIII Jornada Acadêmica e XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003, Lages. VIII Jornada Acadêmica e XIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2003, Lages. Caderno de Resumos. Florianópolis: IOESC, 2003. v. 1. p. 242-242.

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo em um ambiente digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. ; Santos, A.P . A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autista em ambiente digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . A interação musical do estudante com transtorno do espectro do autismo (TEA) em um ambiente virtual de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autiismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . As práticas pedagógicas musicais na aprendizagem da pessoa com transtorno do espectro autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, C. F. ; LUDERS, V. . As práticas pedagógicas musicais na aprendizagem da pessoa com transtorno do espetro autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FIGUEIREDO, C. F. . Parecerista do XXVI Congresso Nacional da ABEM. 2023.

FIGUEIREDO, C. F. . Parecer para a Revista da ABEM. 2023.

FIGUEIREDO, C. F. . Parecer para a Revista Orfeu. 2023.

FIGUEIREDO, C. F. . SIMCAM- 15 / XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2021.

FIGUEIREDO, C. F. . Parecer Congresso Anual da ABEM- 2021. 2021.

FIGUEIREDO, C. F. . II Simpósio Virtual e II Encontro do Pibid e RP da Unespar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa de Residência Pedagógica- Unespar.. 2021.

FIGUEIREDO, C. F. . SIMCAM- 14 / XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2019.

FIGUEIREDO, C. F. . XVII Encontro Regional Sul da Abem. 2016.

FIGUEIREDO, C. F. . Música e deficiência: pesquisas, perspectivas e práticas. 2023. (Aula /Palestra).

FIGUEIREDO, C. F. . Práticas pedagógico musicais e o aluno com autismo. 2023. (Aula /Palestra).

FIGUEIREDO, C. F. . Música e deficiência: pesquisas, perspectivas e práticas. 2023. (Aula /Palestra).

Luciano Chessa ; FIGUEIREDO, C. F. . Concerto per 16 intonarumori. 2010. Composição (estréia).

FIGUEIREDO, C. F. . Recital de Formatura. 2004. Interpretação.

FIGUEIREDO, C. F. . Piano em Foco. 2003. Interpretação.

FIGUEIREDO, C. F. . Série Musical- Música Brasileira. 2000. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2024

    A educação musical inclusiva no estágio curricular supervisionado: o que dizem as narrativas de estagiários que atuam na educação básica, Descrição: A presente pesquisa visa compreender as percepções de estagiários em música sobre a educação inclusiva. Partiu-se da seguinte problematização, em que medida a percepção sobre a deficiência se relaciona com as práticas na aula de música? Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem (auto)biográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Fernandes Figueiredo - Coordenador.

  • 2016 - 2020

    A INTERAÇÃO MUSICAL E SOCIAL EM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: O ADOLESCENTE COM AUTISMO E O MIROR-IMPRO, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi compreender as interações musical e social em adolescentes com transtorno do espectro do autismo (TEA) em ambiente digital de aprendizagem, mediadas pelo MIROR-Impro, um Sistema Musical Interativo Reflexivo (SMIR) que promove a interação musical reflexiva. Especificamente, teve os seguintes objetivos: a) investigar o engajamento musical com e sem a mediação do MIROR-Impro; b) verificar a efetividade das ações mediadoras na interação musical e c) estabelecer teoricamente os elementos da interação musical do adolescente com TEA. A hipótese é que o adolescente com TEA poderá interagir musicalmente e socialmente com o sistema e com o seu colega em engajamento musical com o MIROR-Impro. Optou-se pela metodologia qualitativa, com abordagem em estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede estadual de educação básica - modalidade de educação especial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Fernandes Figueiredo - Integrante / Valéria Lüders - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ESTUDANTES COM AUTISMO POR MEIO DA IMPROVISAÇÃO, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi estudar a aprendizagem musical em estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A hipótese desta pesquisa é que a improvisação musical possa facilitar o aprendizado dos elementos altura e duração do estudante com o TEA. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação. A ação pedagógica foi realizada com doze estudantes de ambos os gêneros, com idades entre seis e treze anos, em uma Escola Estadual de Educação Básica Modalidade Especial situada em Curitiba (PR).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Camila Fernandes Figueiredo - Integrante / Valéria Lüders - Coordenador.

Prêmios

2023

Primeiro Lugar no Concurso do cargo de Musicoterapeuta na Fundação Catarinense de Educação Especial (Diário Oficial n. 22047-A), Fundação Catarinense de Educação Especial.

2022

Primeiro Lugar no Concurso ACT Professor Musicoterapia, Fundação Catarinense de Educação Especial.

2021

Indicação pelo Programa de Pós-Graduação em Música UFPR ao Prêmio CAPES de Tese- Edição 2021, Prêmio Capes de Tese.

2018

Primeiro Lugar no Concurso para Professor Temporário, UNESPAR.

2018

Primeiro Prêmio pelo artigo A interação musical do adolescente com transtorno do espectro autista em ambiente digital, IV Encontro de Educação Musical Inclusiva, com o tema Tecnologia, Música e Diversidade.

2004

2o Lugar no Prêmio Jovem Pesquisador, na Área Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2024

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador mestre, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Piano Popular

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Harmônico Piano II, Instrumento Harmôinco Piano IV, Teclado Funcional

2014 - 2016

Contemporânea Academia de Música

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de Piano e Teclado, Carga horária: 15

2013 - 2013

Scalla Music

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado, teoria musical

2013 - 2013

Incanto Escola de Música

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado, teoria musical

2008 - 2012

Gruppo Musical Madonna Bianca

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado

2011 - 2012

Centro di Musicoterapia Studi e Ricerche

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estágio Acadêmico do Curso Trienal em Musicoterapia realizado na Nuova Casa Serena. Carga Horária Total de 85 horas. Realizado com o Musicoterapeuta Paolo Tasin na área de crianças/ adultos psiquiátricos.

2010 - 2011

Centro di Musicoterapia Studi e Ricerche

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estágio Acadêmico do Curso Trienal em Musicoterapia realizado na Cooperativa Sociale Villa Maria. Carga Horária Total de 71 horas. Realizado com a Musicoterapeuta Erica Martinelli na área de adultos psiquiátricos.

2008 - 2008

Bartosiak

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado, teoria musical

2004 - 2008

Espaço Cultura Sol da Terra

Vínculo: Âutônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado, teoria musical

2006 - 2006

PROJETO TIM MÚSICA NAS ESCOLAS

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Ministrante de Oficinas

2006 - 2006

Coral dos Aposentados da Eletrosul

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Pianista, Carga horária: 2

2006 - 2006

Coral dos Funcionários da Eletrosul

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Pianista, Carga horária: 2

2006 - 2006

Escola Autonomia

Vínculo: Pianista do Coral dos Alunos, Enquadramento Funcional: Pianista

2003 - 2006

Escola Livre de Música Compasso Aberto

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, teclado, teoria musical

2005 - 2005

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Estágio Extra- Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Extra- Curricular de Musicoterapia sob a orientação da Musicoterapeuta Ana Léa Maranhão. Total de 120 horas.

2016 - 2020

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Capes/ Fundação Araucária durante o Doutorado no Programa de Pós-Graudacão em Educação Musical e Cognição na Universidade Federal do Paraná sob a orientação da Profa Dra. Valéria Lüders.

2016 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Processos Interativ, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação, orientação Profa. Dra. Valéria Lüders (CH: 60 h)

2014 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Capes durante o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Musical e Cognição da Univerdiade Federal do Paraná, sob a orientação da Profa. Dra. Valéria Lüders.

2014 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Piano Funcional e Teclado, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Docência nas disciplinas de Piano Funcional II e Teclado I realizados durante o mestrado sob a orientação do Prof. Dra. Danilo Ramos Ch: 60 h

Atividades

  • 05/2016 - 05/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Música UFPR.,Linhas de pesquisa

  • 03/2016 - 11/2016

    Estágios , Departamento de Artes.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação, orientação Profa. Dra. Valéria Lüders (CH: 60 h).

  • 03/2014 - 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Música UFPR.,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 12/2014

    Estágios , Departamento de Artes.,Estágio realizado, Estágio Docência nas disciplinas de Piano Funcional II e Teclado I realizados durante o mestrado sob a orientação do Prof. Dra. Danilo Ramos Ch: 60 h.

2023 - Atual

Fundação Catarinense de Educação Especial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 30

2022 - 2023

Fundação Catarinense de Educação Especial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor: Musicoterapia, Carga horária: 40

2023 - 2024

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq

Outras informações:
Pós- Doutorado Júnior com bolsa de pesquisa pelo CNPq. Sob a Supervisão da Profa. Dra. Teresa Mateiro no Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente na UDESC

2021 - 2022

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Pós Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós doutorado Voluntário

Outras informações:
Pós doutorado voluntário, sob a supervisão da Profa. Dra. Teresa Mateiro. Participação do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente.

2003 - 2004

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq

Outras informações:
Participou como Bolsista do CNPQ da Pesquisa Fatores do Desempenho e Ação Pianística. Uma Perspectiva Interdisciplinar. Liderado pela profa. Dr. Maria Bernardete Castelan Póvoas. Palavras-Chave: 1- fatores do desempenho; 2- ação pianística; 3- interdisciplinaridade; 4- técnica pianística. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Bernardete Castelan Póvoas - Coordenador / Camila Figueiredo - Integrante / Guilherme Amaral - Integrante / Elian C. Martins - Integrante / Michel A . Calixto - Integrante / Ester Bencke - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 22

Atividades

  • 03/2023 - 02/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 08/2003 - 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes.,Linhas de pesquisa