Thálita Cavalcanti menezes da Silva

Psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). International Masters Degree in Health Professions Education, pela University of Maastricht (2013). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Atualmente é professor visitante da Universidade Católica de Pernambuco, do curso de especialização em Gerontologia. Docente do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino em Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Docente do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Membro do Comitê Desenvolvimento Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde. Coordenadora de tutor do quarto período do curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Psicoterapeuta bilíngue de Adultos desde Março 2005.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2015 - 2019

Universidade Católica de Pernambuco
Título: CHAMA A PSICOLOGIA!: Problematizações Foucaultianas Sobre as Práticas de Governo e Cuidado-de-Si, no Hospital, e seus Efeitos.
Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Foucault; Saúde; Psicologia; Hospital; Governamentalidade; Cuidado-de-Si. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.

Mestrado em Health Professions Education

2009 - 2013

University of Maastricht
Título: A Percepção dos Tutores acerca da Avaliação Docente realizada por Estudantes em uma Instituição de Ensino Superior.,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Ineke Wolfhagen
Coorientador: Jeroen Donkers. Bolsista do(a): Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil. Palavras-chave: Tutor; Avaliação Docente; Desenvolvimento Profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia Clínica

2005 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco
Título: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS NA CIDADE DO RECIFE: FAMÍLIA, GÊNERO E RELIGIÃO,Ano de Obtenção: 2007
Maria Cristina Amazonas.Palavras-chave: FAMÍLIA; GÊNERO; Religião.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Família.

Graduação em PSICOLOGIA

1998 - 2003

Universidade Católica de Pernambuco
Título: RELAÇÃO TERAPÊUTICA: Um estudo sobre a vivência dos estagiários de psicologia
Orientador: Patrícia Wallerstein

Formação complementar

2019 - 2019

Ensino do método de pesquisa qualitativa - proposta pedagógica. (Carga horária: 3h). , 8 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 8 CIAIQ, Portugal.

2015 - 2015

Cuidados Paliativos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, SBPH, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Serviço de Psicologia em Hospitais. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, SBPH, Brasil.

2012 - 2012

Behavior, Cognitive and Other Disorders After Stro. (Carga horária: 4h). , World Stroke Organization, WSO, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação de Treinamento e Desenvolvimento. (Carga horária: 3h). , Instituto Saúde e Produtividade, ISP, Brasil.

2008 - 2008

Pluralismo Cultural, Identidade e Política. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2008 - 2008

Sociologia da Modernidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2008 - 2008

Ideologia e Sociedade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação na Metodologia PBL. (Carga horária: 24h). , INSTITUTO UNIVERSITÁRIO EUROPEU DO BRASIL, IUNE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em COMO TRABALHAR COM A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. (Carga horária: 24h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica Hospitalar.

Organização de eventos

BARBOSA, L. N. ; MELO, M. C. B. ; COSTA, J. M. ; SILVA, T. C. M. ; MEDEIROS, W. C. M. ; DUBEUX,C. . II Jornada Científica do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. 2018. (Outro).

BARBOSA, L. N. ; MELO, M. C. B. ; COSTA, J. M. ; SILVA, T. C. M. ; DUBEUX,C. ; MEDEIROS, W. C. M. . I Jornada Científica do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. 2017. (Outro).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; LIMA, T. R. M. E. ; VALENTE, E. P. . Curso de Capacitação Docente: Avaliação de Desempenho e Feedback em Grupos Tutoriais. 2014. (Outro).

Oliveira, Rafael Batista ; Lima, Tereza Rebecca ; Valente, Emanuele ; SILVA, T. C. M. ; ECHEVERRIA, A. . II Curso de Capacitação para Tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde. 2012. (Outro).

ECHEVERRIA, A. ; SILVA, T. C. M. . I Jornada de Psicologia da FPS. 2012. (Outro).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. . I Curso Capacitação em Construção de Problemas da FPS. 2012. (Outro).

SILVA, T. C. M. ; ECHEVERRIA, A. . Curso de Capacitação para Tutores de Psicologia da FPS. 2011. (Outro).

SILVA, T. C. M. . I FÓRUM DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO DA FPS. 2011. (Outro).

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Saúde Mental. O normal e o patológico: problematizando conceitos com estudantes de psicologia de uma instituição de ensino superior em saúde do nordeste. 2020. (Congresso).

8 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. "Não sei se onde você trabalha é assim..." Problematizações Foucaultianas Acerca da Psicologia no Hospital. 2019. (Congresso).

II JORNADA DE MEDICINA, SAÚDE E HUMANIDADES.Comunicação difícil em saúde: como conduzir?. 2019. (Outra).

II JORNADA DE SAÚDE MENTAL DO IMIP.O NORMAL E O PATOLÓGICO: INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS NOÇÕES DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREM SAÚDE DO NORDESTE. 2019. (Outra).

II JORNADA DE SAÚDE MENTAL DO IMIP.Questões de Gênero: um estudo qualitativo acerca das noções e posturas de estudantes universitários.. 2019. (Outra).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ULAPSI. Desafios do Contexto Latino-Americano: Ética, Conhecimento e Práticas em Psicologia.QUESTÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO QUALITATIVO ACERCA DAS NOÇÕES E POSTURAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2019. (Seminário).

II Simpósio de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco.Psicologia e Saúde. 2019. (Simpósio).

JORNADA DOUTORAL DE PSICOLOGIA CLÍNICA - Políticas da Existência: Apagamento da singularidade..?Não sei se onde você trabalha é assim...?: Problematizações Foucaultianas acerca da Psicologia no Hospital.. 2019. (Outra).

Jornada sobre Tanatologia, Suicídio e as formas de luto na contemporaneidade.MORTE E LUTO NO HOSPITAL: O Sofrimento do profissional de saúde.. 2019. (Outra).

X Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Saúde e do IMIP. O NORMAL E O PATOLÓGICO: PROBLEMATIZANDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE DO NORDESTE. 2019. (Congresso).

X Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Saúde e do IMIP. Questões De Gênero: Um Estudo Qualitativo Acerca Das Noções E Posturas De Estudantes Universitários.. 2019. (Congresso).

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES | I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM AÇÃO CLÍNICA E SAÚDE - LACS.ÉTICA DO CUIDADO DE SI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. 2019. (Outra).

IX Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Saúde. A Ética do Cuidado de Si: posturas em saúde partindo de uma aprendizagem baseada em problemas. 2018. (Congresso).

IX Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Saúde. O Cuidado de Si em estudantes de graduação em psicologia no método de aprendizagem baseada em problemas. 2018. (Congresso).

XI Colóquio Internacional Michel Foucault - Foucault e as Práticas de Liberdade. Formação em Psicologia e Práticas de Atenção em Saúde: Problematizações Foucaultianas. 2018. (Congresso).

II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR.A História da Psicologia Hospitalar no Brasil. 2017. (Simpósio).

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS. 2017. (Congresso).

5 CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (CIAIQ2016). Cuidados Paliativos: as belezas e as dores do caminho para o bem morrer. 2016. (Congresso).

II Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos. A Pesquisa Como Acontecimento Político: Foucault, Práticas de Governamentalidade e Cuidao-de-Si em Psicologia da Saúde. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Vivência prática no laboratório de observação da relação pais-bebês: um relato de experiência. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Desenvolvendo Tutores: A Formação de Tutores Em Aprendizagem Baseada Em Problemas no Contexto da Educação Superior em Cursos da Área de Saúde. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Formação Em Psicologia, Currículo Baseado em Competências e Aprendizagem Baseada em Problemas: A Experiência Em Uma Faculdade Especializada Em Saúde Do Nordeste do Brasil. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Aprimorando o Grupo Tutorial: A implementação de um Programa de Simulação Para Aprimoramento da Avaliação de Desempenho e Feedback em Grupos Tutoriais. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Implementação E Avaliação de Um Programa Permanente de Desenvolvimento Docente Para Tutores da Área de Saúde No Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. (Congresso).

PBL 2016 International Conference. Construindo Problemas: Experiências de um Programa de Treinamento Para A Construção De Problemas em ABP. 2016. (Congresso).

Simpósio De Cuidados Paliativos: Entender Para Não Deixar Faltar.A Importância Da Comunicação Para Uma Melhor Qualidade de Vida. 2016. (Simpósio).

VII Congresso Científico do IMIP/ XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VII Congresso Estudantil da FPS. Noções de Saúde e de Cuidado: O olhar do psicólogo sobre a equipe de saúde. 2016. (Congresso).

VII Congresso Científico do IMIP/ XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VII Congresso Estudantil da FPS. Noções de Saúde e de Cuidado: O olhar do psicólogo sobre a equipe de saúde. 2016. (Congresso).

VII Congresso Científico do IMIP/ XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VII Congresso Estudantil da FPS. A Compreensão Sobre A Morte E O Morrer Para Os Profissionais De Saúde Do Setor De Cuidados Paliativos De Um Hospital De Referência. 2016. (Congresso).

VII Congresso Científico do IMIP/ XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VII Congresso Estudantil da FPS. A Compreensão Sobre A Morte E O Morrer Para Os Profissionais De Saúde Do Setor De Cuidados Paliativos De Um Hospital De Referência. 2016. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. O Psicólogo Hospitalar e o Cuidado com a Equipe de Saúde: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2015. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Acompanhamento Psicológico a Pacientes Diagnosticados com HIV/ AIDS em Enfermarias de Clínica Médica. 2015. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. O Desenvolvimento de Competências Profissionais em Psicologia Clínica Hospitalar na Perspectiva dos Estagiários: Um estudo qualitativo em um hospital de referência. 2015. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Sobre a Morte e o Morrer: Reflexões Sobre a Atuação dos Profissionais da Equipe de Saúde. 2015. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Equipe de Saúde, Desenvolvimento de Estratégias de Coping e Pacientes em Cuidados Paliativos. 2015. (Congresso).

Seminário Psicogerontologia: Um enfoque nas relações sociais e familiares. 2015. (Seminário).

VI Congresso Científico do IMIP/ XI Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VI Congresso Estudantil da FPS. Equipe de Saúde, Desenvolvimento de Estratégias de Coping e Pacientes em Cuidados Paliativos. 2015. (Congresso).

VI Congresso Científico do IMIP/ XI Jornada de Iniciação Científica do IMIP / VI Congresso Estudantil da FPS. Equipe de Saúde, Desenvolvimento de Estratégias de Coping e Pacientes em Cuidados Paliativos. 2015. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A Psicologia da Saúde e o Paradigma Salutogênico: Contribuições para Atuação do Psicólogo Hospitalar. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Desenvolvendo e Avaliando Competências Através da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2014. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Desenvolvimento de Competências em RH através da Aprendizagem Significativa. 2014. (Congresso).

IV Congresso IMIP de Saúde Integral. A Relação Interdisciplinar na Clínica Médica. 2014. (Congresso).

51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliador de Temas Livre. 2013. (Congresso).

9 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. A Construção do Currículo Baseado em Comperência da Resid~encia em Psicologia Clínico-Hospitalar em um Hospital Escola do Nordeste Brasileiro: Um relato de experiência. 2013. (Congresso).

V CONGRESSO CIENTÍFICO DO IMIP. Banca avaliadora do Trabalho de conclusão de cursode Psicologia - TCC intitulado: "Mulheres encarceradas e fatores associados as suas práticas seuxuais". 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Educação e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. A Percepção dos Tutores acerca da Avaliação Docente Realizada por Estudantes em uma Instituição de Ensino Superior do Nordeste Brasileiro. 2013. (Congresso).

XV Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP.Debatedora de Mesa. 2013. (Outra).

8th WORLD STROKE CONGRESS. Psychological support services for caregivers of patients with stroke. 2012. (Congresso).

I CONGRESSO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO DO NORDESTE. 2012. (Congresso).

III CONGRESSO IMIP DE SAÚDE INTEGRAL. Coordenadora da Mesa Redonda Intitulada: Os Transtornos Mentais na Contemporaneidade.. 2012. (Congresso).

VII Congresso Argentino de Saúde Mental: Diagnóstico ou Estigma?. Estágio curricular de psicologia em hospital - escola de referência: uma parceria de sucesso.. 2012. (Congresso).

VII Congresso Argentino de Saúde Mental: Diagnóstico ou Estigma?. Experiências do Feminino e Saúde Mental na Contemporaneidade. 2012. (Congresso).

VII Congresso Argentino de Saúde Mental: Diagnóstico ou Estigma?. Reflexões sobre o sentido do trabalho na contemporaneidade e a produção de subjetividades.. 2012. (Congresso).

VII Congresso Argentino de Saúde Mental: Diagnóstico ou Estigma?. Psicólogo hospitalar como mediador da comunicação entre equipe de saúde e paciente.. 2012. (Congresso).

X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).

XIII Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP. 2012. (Outra).

XI Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP.Morte, luto, perdas: avaliação psicológica e clínica nas veredas da reconstrução.. 2011. (Outra).

Palestra na Secretaria de Finanças da Prefeitura da Cidade do Recife.Uma reflexão sobre a mulher e o trabalho na contemporaneidade. 2009. (Outra).

I Encontro Pernambucano de Psicologia Social em Recife.A noção de Público e Privado: Família e Trabalho engendrando identidades de gênero. 2008. (Encontro).

Jornada Acadêmica FACINTER/FATEC INTERNACIONAL/IBPEX. 2008. (Outra).

III Colóquio Nacional Representação de Gênero e de Sexualidades. A Representação da Identidade Feminina em Mulheres Evangélicas na Cidade do Recife: Família, Gênero e Religião.. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Representação da Identidade Feminina em Mulheres Evangélicas na Cidade do Recife no Início do Século XXI: Família, Gênero e Religião.. 2007. (Congresso).

QUARTA SEMANA DE INTEGRAÇÃO CATÓLICA SOCIEDADE.A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS, DA CIDADE DO RECIFE, NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: Família, Gênero e Religião.. 2006. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. RELAÇÃO TERAPÊUTICA: UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA. 2005. (Congresso).

VII JORNADA DE MONOGRAFIAS DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA.RELAÇÃO TERAPÊUTICA: UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA. 2004. (Outra).

55 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. UM ESTUDO SOBRE AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR DA ZONA OESTE DA CIDADE DO RECIFE. 2003. (Congresso).

SEMANA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE.UM ESTUDO SOBRE AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR DA ZONA OESTE DA CIDADE DO RECIFE. 2003. (Outra).

I Encontro Paraibano de Avaliação e Medida em Psicologia. 2001. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação: O ensino sem fronteiras na era do conhecimento.. 2001. (Congresso).

IV Encontro de Psicologia - Família: Múltiplos olhares. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Pereira da Silva & Zilmara Silva de Brito Bandeira

SILVA, T. C. M.; NOBREGA, E.; ESPINDOLA, E. C.; OSORIO, M.. O Serviço de plantão psicológico para profissionais de saúde no contexto hospitalar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Mônica de Oliveira Soares

NOBREGA, E.; BEHAR, J.; ACCIOLY, C. C.;SILVA, T. C. M.. O atendimento psicológico à crianças com ênfase nos contextos de adoecimento e hospitalização: curso de extensão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Mariana da Silva Verçosa & Cristina Maria Ribeiro da Silva

MELO, M. C. B.; ACCIOLY, C. C.; PEDROSA, A. P. A.;SILVA, T. C. M.. Implantação de um programa de atualização periódica em cuidados paliativos para equipe multidisciplinar em saúde. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Ana Katarina Leimig Saraiva de Melo

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.. Avaliação Psicológica e neuropsicológica nos casos de alienação parental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Ana Dulce de Moura Belém Oliveira

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.. A contribuição da neuropsicologia na reabilitação de pacientes acometidos de menigiomas benignos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Anny Priscila da Silva

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.. Contribuições da reabilitação neuropsicológica para a doença de Parkinson. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.. Avaliação neuropsicológica e o uso de cannabis: uma revisão sistemática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Ruth Irabel Soares de Oliveira

SILVA, T. C. M.; SPINDOLA, Cecília. A compreensão da equipe de saúde acerca do atendimento integral em enfermaria oncológica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Cybelle Cavalcanti Accioly

SILVA, T. C. M.; SPINDOLA, Cecília. Curso de extensão em psico-oncologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: ALEXSANDRA FLORÊNCIO DE OLIVEIRA

SILVA, T. C. M.; SPINDOLA, Cecília. Aplicabilidade da avaliação neuropsicológica no ambiente hospitalar: um relato de experiência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Roberta Maria de Melo Barbosa

MELO, M. C. B.;SILVA, T. C. M.; MEDEIROS, W.. A espiritualidade como estratégia de enfrentamento para familiares de pacientes adultos em Cuidados Paliativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Aluno: Juliana Karoline Santos Silva

SILVA, T. C. M.; MONTEIRO, M.. Mulheres encarceradas e fatores associados as suas práticas sexuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

NELSON FERNANDES BARBOSA, LEOPOLDO;SILVA, T. C. M.; PADOVANI, R. C.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: "Associação entre escolaridade, doença psiquiátrica e baixo desempenho cognitivo em idosos". 2021. Faculdade Pernambucana de Saúde.

LEITE, I. D.C.;SILVA, T. C. M.; MACIEL, S. F. M.. Pré-Banca de dissertação intitulada: ?Mães-cuidadoras no serviço de oncopediatria de um hospital de referência da cidade do Recife e o cuidado de Si.?, da mestranda Glasy Souza e Silva Santos. 2021. Faculdade Pernambucana de Saúde.

COSTA, J. M.;SILVA, T. C. M.; MARANHAO, J. B.. Banca de Defesa de Dissertação intitulada: "?A vivência da sexualidade do casal no período gestacional: uma pesquisa qualitativa". 2020. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.AMAZONAS, M. C. L. A.; Barros, C. M. D. L.. Banca de Defesa de Dissertação intitulada: "TELETRABALHO: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E O CUIDADO-DE-SI EM SERVIDORES ESTADUAIS DO JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO". 2020. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.. Participação em bancas avaliadora do processo seletivo de INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Projeto intitulado: "Processo saúde-doença da Esquistossomose Mansônica no Município de Jaboatão dos Guararapes: percepção dos escolares". 2020. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.. Participação em banca avaliadora do processo seletivo de INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FPS): "Levantamento Do Comportamento Dos Pacientes At Endidos Em Um Hospital Escola De Recife/Pe Quanto Ao Descarte Adequado De Medicamentos". 2020. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.; COSTA, J. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: "O sentido da vida e a espiritualidade como suporte de enfrentamento aos profissionais de saúde no combate à pandemia do COVID-19". 2020. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Da Silva, L. P; MELO, M. C. B.; COSTA, J. M.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação de Mestrado: "A Compreensão da alimentação intuitiva por nutricionistas do nordeste brasileiro - Um estudo qualitativo". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Nunes, M. J. S. T; COSTA, J. M.; BARBOSA, L. N.; MORAES, P. M.;SILVA, T. C. M.. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: "Integralidade na Saúde: Vivência de estudantes de Fisioterapia em uma Instituição privada de Pernambuco". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Oliveira, T. B.;SILVA, T. C. M.; Barros, C. M. D. L.; Coelho, M . T. B. F.. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: "A vivência da paternidade sobre o olhar da perspectiva de gênero". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

ANDRADE, R. G.; Andreto, L. M.;SILVA, T. C. M.; Santos, C. S.; Silva, R. M.. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado Intitulada: "Elaboração e Validação do Conteúdo para construção de um curso de capacitação em terapia transfusional em unidades hospitalares para profissionais de saúde em Recife-PE".. 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SIQUEIRA, N. B. C.; VIEIRA, J. S. B. C.;SILVA, T. C. M.; COSTA, J. M.; MELO, M. C. B.. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: "A vivência da interdisciplinaridade no estágio curricular na formação em Fisioterapia - perspectivas de preceptores e estudantes". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Brandão, O. I. A.;SILVA, T. C. M.; MEDEIROS, W. C. M.; Albuquerque, R. C. R.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação Intitulado: "O Câncer e suas repercussões sobre o paciente e a família". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Melo Júnior, G. J.;SILVA, T. C. M.; COSTA, J. M.; Barros, C. M. D. L.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação Intitulado: "Problematizações foucaultianas sobre a governamentalidade e o cuidado-de-si em servidores estaduais do judiciário de Pernambuco". 2019. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.; MEDEIROS, W. C. M.; DINIZ, I.. Seleção do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2018. Faculdade Pernambucana de Saúde.

LIMA, I. W. R.; BARBOSA, L. N.; MELO, M. C. B.;SILVA, T. C. M.; BRITO, J. A.. Banca Prévia do Projeto de Dissertação: Avaliação da qualidade de vida e estresse em bombeiros militares. 2018. Faculdade Pernambucana de Saúde.

OLIVEIRA, M. A. B.; VASCONCELOS, S.;MENEZES, THALITA; CRESPO, R.M.. Banca de Avaliação na XIV Jornada de Iniciação Científica do IMIP e IX Congresso Estudantil da FPS, do trabalho intitulado: "A relação das mães com seus filhos e suas filhas adolescentes transgêneros/as". 2018. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.; Santos, B.S.C.O.. Banca de Avaliação no VII Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia, do trabalho intitulado: "A Meditação como instrumento de redução da ansiedade e promoção de bem estar em um grupo de atletas". 2018. Faculdade Pernambucana de Saúde.

REGO, M. L. C.; MEDEIROS, W. C. M.; COSTA, J. M.; BARBOSA, L. N.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: "A experiência de espiritualidade de pacientes pós lesão medular traumática".. 2017. Faculdade Pernambucana de Saúde.

MAIA, R. T. T.; MELO, M. C. B.; BARBOSA, L. N.; FALBO, A. R.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto intitulado: "Validação de uma Escala para Análise da Influência Familiar no Comportamento Alimentar de Sujeitos Obsesos". 2017. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.; BARBOSA, L. N.; MELO, M. C. B.; COSTA, J. M.. Seleção do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2017. Faculdade Pernambucana de Saúde.

OLIVEIRA, R. M. B. S.; COELHO, M. T. F.;SILVA, T. C. M.; DINIZ, I.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: A experiência dos cuidadores na assistência a pacientes idosos portadores da doença de Alzheimer. 2017. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.. Banca de Avaliação no VI Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia, do trabalho intitulado: "A Criatividade e perspectiva de futuro promovidas através da produção de um curta". 2017. Faculdade Pernambucana de Saúde.

VERCOSA, M. S.; SILVA, C. M. R.; MELO, M. C. B.; NOBREGA, E.;SILVA, T. C. M.; ACCIOLY, C. C.; PEDROSA, A. P. A.. Banca de Avaliação na II Jornada Científica de Pós-Graduação da FPS: Implantação de um programa de atualização periódica em cuidados paliativos para equipe multidisciplinar em saúde. 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, A. P. P.; ALMEIDA, Z. S. B. B.;SILVA, T. C. M.; NOBREGA, E.; ESPINDOLA, E. C.; OSORIO, M.. Banca de Avaliação na II Jornada Científica de Pós-Graduação da FPS: O serviço de plantão psicológico para profissionais de saúde no contexto hospitalar. 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SOARES, M. O.; NOBREGA, E.; OSORIO, M.; WANDERLEY, P. C. F. G.;SILVA, T. C. M.; BEHAR, J.; ACCIOLY, C. C.. Banca de Avaliação na II Jornada Científica de Pós-Graduação da FPS: O atendimento psicológico à crianças com ênfase nos contextos de adoecimento e hospitalização. 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

GOMES, I. B.; Silva, R. M.; SA, M. T. L. A. E. L.;SILVA, T. C. M.; VIEIRA, J. S. B. C.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: Competências do psicólogo para atuação na atenção primária â saúde: significados atribuído por graduandos e egressos. 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

VANZELLA, C. B. M.;SILVA, T. C. M.; NOBREGA, E.; ACCIOLY, C. C.. Banca de Avaliação na II Jornada Científica de Pós-Graduação da FPS: "Proposta de intervenção: Cuidando da equipe de saúde em ambiente hospitalar". 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.. Banca de Avaliação no IV Encontro de Oficinas e Práticas de Psicologia, trabalho intitulado: "Aplicação da modelagem do comportamento de Skinner na metodologia de ensino do CADI-Gaibú". 2016. Faculdade Pernambucana de Saúde.

SILVA, T. C. M.; Silva, R. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação Intitulado: "Desenvolvimento de Curso de Capacitação de Docentes Sobre Educação Inclusiva na Modalidade de Ensino à Distância?. 2015. Faculdade Pernambucana de Saúde.

VALENTE, E. P.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: "Frequência de utilização das metodologias ativas na residência multiprofissional de Garanhuns". 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.

MONTEIRO, K. M.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulada: "Avaliação do Feedback Fornecido aos Internos de Medicina da FPS ao final do MINICEX: um estudo tipo corte transversal". 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.

MORAES, P. M.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulada: "Currículo baseado em competências na residência médica de medicina nuclear: consenso brasileiro através de um estudo Delphi". 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.

BARBOSA, L. N.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado: "Avaliação do programa de residência de enfermagem de um hospital de referência no agreste de Pernambuco". 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.

BARBOSA, L. N.;SILVA, T. C. M.. Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação intitulado:"Avaliação da prática educativa na formação dos enfermeiros e sua relação com a educação profissional: visão de enfermeiros do curso técnico de enfermagem". 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Oliveira, Rafael Batista;SILVA, T. C. M.; VALENTE, E. P.; LIMA, T. R. M. E.; GUENDLER, J.. Seleção do Mestrado Profissional em Educação para Profissões em Saúde. 2013. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Oliveira, Rafael Batista;SILVA, T. C. M.; LIMA, T. R. M. E.; VALENTE, E. P.. Seleção do Mestrado Profissional em Educação para Profissões de Saúde. 2012. Faculdade Pernambucana de Saúde.

Comissão julgadora das bancas

Vincenzo Di Matteo

MATTEO, V. Di. A representação da identidade feminina em mulheres evangélicas na cidade do Recife: Família, Gênero e Religião. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas

AMAZONAS, M. C. L. A.; VASCONCELOS, S.S.D.; SOUZA, S. D.. A representação da identidade feminina em mulheres evangélicas na cidade do Recife: família, gênero e religião. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO.

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas

FRANCISCO, A. L.BARRETO, C. L. B. T.; FERREIRA NETO, J. L.; RIOS, L. F.;AMAZONAS, M. C. L. A.. "Chama a Psicologia!": Problematizações foucaultianas sobre as práticas de governo e cuidado-de-si, no hospital, e seus efeitos. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Ana Lúcia Francisco

AMAZONAS, M. C. L. A.; BARRETO, C. L. B. T.;FRANCISCO, A. L.; FERREIRA NETO, J. L.;Rios do Nascimento, Luis Felipe. Chama a Psicologia: problematizações foucaultianas sobre a prática de governo e cuidado-de-si no hospital e seus efeitos. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Clinica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto

BARRETO, C. L. B. T.; AMAZONAS, MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA;FRANCISCO, A. L.; RIOS, F.; FERREIRA NETO, J.. "Chama a Psicologia"! : Problematições foucaultianas sobre as práticas de governo e cuidado-de-si, no hospital, e seus efeitos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto

BARRETO, C. L. B. T.AMAZONAS, M. C. L. A.FRANCISCO, A. L.; FERREIRA NETO, J. L.. Psicologia da Saúde: formação, práticas de governamentalidade e cuidados-de-si. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Luis Felipe Rios do Nascimento

AMAZONAS, M. C.; BARRETO, C. L. B. T.;FRANCISCO, A. L.RIOS, L. F.; FERREIRA NETO, J.. "Chama a psicologia!": problematizações foucalteanas sobre as práticas de governo e cuidado-de-si, no hospital, e seus efeitos. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Sergio Sezino Douets Vasconcelos

AMAZONAS. M. C. L. de A.;VASCONCELOS, S. S. D.; SOUZA, Sandra D.. A representação da identidade femina em mulheres evangélicas na cidade do Recife. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Psicologia) - Univaersidade Católica de Pernambuco.

Orientou

Luisa Fontes Rodrigues de Souza

O SENTIDO DA VIDA E A ESPIRITUALIDADE COMO SUPORTE DE ENFRENTAMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde; (Orientador);

Odaléa Inácia Alves Brandão

O Câncer e suas repercussões sobre o paciente e a família; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde; (Orientador);

Geraldo José de Melo Junior

Teletrabalho: Problematizações foucaultianas sobre a governamentalidade e o cuidado-de-si em servidores estaduais do Judiciário de Pernambuco; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Nayara Bezerra Cavalcanti de Siqueira

A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PERSPECTIVAS DE PRECEPTORES E ESTAGIÁRIOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Rafaela Teixeira de Moura Gomes

Representações Sociais da Prática Docente do Enfermeiro: Histórias de Vida e Competências Profissionais; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação para Profissões de Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Tabatha Bezerra Oliveira

A Vivência da Paternidade na Contemporaneidade em uma visão Sistêmica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Giedra Marinho de Hollanda Cavalcanti

Práticas Laboratoriais Ativas: um estudo misto sobre o desenvolvimento de competências em psicologia; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Maria Julia de Siqueira e Torres Nunes

Integralidade na Atenção à Saúde no Estágio de Fisioterapia: um estudo qualitativo; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Raquel Gomes de Andrade

Elaboração e Validação do Conteúdo para Construção de um Curso de Capacitação em Terapia Transfusional em Unidades Hospitalares para Profissionais de Saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Juliana Lucchesi

A Percepção de Pacientes Internados na Enfermaria de Clínica Médica sobre a Visita Médica; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Assoc) - Instituto de Medicina Integral Prof; Fernando Figueira,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Maria do Socorro Batista Sena Leite

O Desenvolvimento de Competências no Programa de Residência de Enfermagem No Agreste de Pernambuco: Um Estudo Qualitativo Com Os Residentes; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Mayara Lacerda

A Compreensão de Pacientes Mastectomizadas sobre o Papel da Equipe de Saúde no Desenvolvimento de Estratégias de Coping; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Assoc) - Instituto de Medicina Integral Prof; Fernando Figueira,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Kátia Goretti Veloso Lins

Percepção de Residentes e Preceptores sobre a Integralidade da Atenção à Saúde em um Programa de Resid~encia Multiprofissional; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação para Profissões de Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Angélica Cordeiro Guimarães

Avaliação da Percepção dos Estudantes do Internato Médico acerca do Ambiente de Ensino Aprendizagem em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação para Profissões de Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Verena Batista de Oliveira

A Percepção Dos Estudantes Docurso De Psicologia Da Faculdade Pernambucana De Saúde (Fps) Sobre A Utilização Do Portfólio Como Ferramenta De Avaliação; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Alessandro Rocha Borba Cavalcante

Elaboração E Validação De Instrumento Baseado Nos Critérios De Mediação Da Aprendizagem; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Profissões) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Coorientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Catarina Bezerra de Medeiros Vanzella

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: CUIDANDO DA EQUIPE DE SAÚDE EM AMBIENTE HOSPITALAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Ana Paula Pereira da Silva & Zilmara Silva Brito Bandeira

PROPOSTA DE UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL GERAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Roberta Cristina Moraes Coelho

Expectativas de estudantes universitários de psicologia acerca do ensino superior; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Luísa Carneiro Vieira Santos

ENTRE EXPRESSAR E FORTALECER: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE AS FORMAS DE LIDAR COM O PREPARATÓRIO PARA A CIRURGIA DE MASTECTOMIA TOTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Isabela Nunes Ananias Petroni

Noções de Saúde e de Cuidado: O olhar do psicólogo sobre a equipe de saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Karine Vieira Mazzoni

A compreensão sobre a morte e o morrer dos profissionais de saúde do setor de cuidados paliativos de um hospital de referência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Marina Souza Assis

A Compreensão Da Equipe De Saúde Sobre O Seu Papel No Desenvolvimento De Estratégias De Coping Em Pacientes De Cuidados Paliativos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Adélia Sobral

Os desafios da equipe multiprofissional frente ao paciente afásico hospitalizado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Ednaldo da Silva Santos

Percepção dos funcionários de central de atendimento a cerca das intervenções ergonômicas e fisioterapêuticas implementadas no setor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Maria Elisabete Santos

Reflexões Psicológicas acerca da relaçãodo paciente afásico com a família; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Rafael Luiz Nogueira Guimarães

O normal e o patológico: Investigações acerca das noções dos alunos de psicologia de uma instituição de ensino superior em saúde do nordeste; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

ALICE DOS SANTOS ANDRADE

Questões de Gênero: Um estudo qualitativo acerca das noções e posturas de estudantes universitários; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Alice de Morais e Silva

A Ética do Cuidado de Si: um estudo sobre a formação de estudantes de psicologia no método de aprendizagem baseada em problemas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Luan Felipe da Conceição

A Ética do Cuidado de Si: um estudo sobre a formação de profissionais de saúde no método de aprendizagem baseada em problemas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Marina Souza Assis

A Compreensão Da Equipe De Saúde Sobre O Seu Papel No Desenvolvimento De Estratégias De Coping Em Pacientes De Cuidados Paliativos; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde, Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Isabela Nunes Ananias Petroni

O Psicólogo Hospitalar E O Cuidado Com A Equipe Multiprofissional De Saúde: Um Estudo Qualitativo Em Um Hospital De Referência; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Samara Correia

Relatório de Estágio em Psicologia Organizacional; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva;

Foi orientado por

Patrícia Wallerstein Gomes

Relação terapêutica: um estudo sobre a vivência de estagiários de Psicologia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA CLÍNICA) - UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO; Orientador: Patrícia Wallerstein Gomes;

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas

A representação da identidade feminina em mulheres evangélicas na cidade do Recife: família, gênero e religião; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO,; Orientador: Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas;

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas

"Chama a Psicologia!": problematizações foucaultianas sobre as práticas de governo e cuidado-de-si, no hospital, e seus efeitos; 2019; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas;

Produções bibliográficas

  • LEITE, M.S.B.S. ; Santos, C. S. ; SILVA, T. C. M. ; FILHO, J.F.R. ; ALVES, L.C. ; LEMES, K.C.T. . Percepção dos enfermeiros sobre desenvolvimento de competências durante a residência. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 12, p. 1-8, 2020.

  • NUNES, M. J. S. T. ; SILVA, T. C. M. ; Oliveira, B.D.R. ; COSTA, J. M. . INTEGRALIDADE NA SAÚDE: VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE PERNAMBUCO. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA , v. 6, p. 1-20, 2019.

  • GORETTI VELOSO LINS, KÁTIA ; NELSON FERNANDES BARBOSA, LEOPOLDO ; CARRERA, MATILDE ; MENEZES, THALITA ; CARVALHO DOS SANTOS, ZAILDE . Percepção de Residentes e Preceptores Sobre Integralidade da Atenção à Saúde em Programa de Residência Multiprofissional. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 1, p. 61-88, 2017.

  • SILVA, J. L. C. L. ; SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, L. C. A. . O paciente e a visita médica a beira do leito. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 40, p. 704-712, 2016.

  • GUIMARÃES, A. C. ; FALBO, G. ; SILVA, T. C. M. ; FALBO, A. . Percepção do estudante de Medicina acerca do ambiente educacional utilizando o DREEM. Revista Brasileira de Educação Médica (Online) , v. 39, p. 160, 2015.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. ; VIEIRA, L. L. F. . FAMÍLIA, TRABALHO, IDENTIDADES DE GÊNERO. Psicologia em Estudo , v. 15, p. 137-145, 2010.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Identidade Feminina: Engendrando espaços e papéis de mulher. Revista de Psicologia da IMED , v. 1, p. 192-200, 2010.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . OS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ E O ENDEREÇAMENTO DE POSIÇÕES-DE-SUJEITO FEMININO. Mandrágora (São Bernardo do Campo) , v. 14, p. 23-36, 2009.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Problematizações Foucaultianas sobre a Psicologia na Saúde e no Hospital. In: Cabral, Barbara; Szymansli, Luciana; Moreira, Maria Inês Badaró; Schmidt, Maria Luisa Sandoval. (Org.). Práticas em pesquisa e pesquisa como prática: experimentações em psicologia.. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 156-177.

  • SILVA, T. C. M. . Na Educação Ativa Todos São Aprendizes Para A Vida. Acene Para O Conhecimento, Regional, p. 8 - 11, 23 nov. 2014.

  • SILVA, T. C. M. ; MAGALHAES, V. . A sua grama pode ser verde: Quando a insatisfação bate, é melhor refletir bastante, antes de tomar qualquer decisão. Folha de Pernambuco, Recife, 14 abr. 2013.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . 'Não sei se onde você trabalha é assim...': Problematizações Foucaultianas acerca da Psicologia no Hospital. In: 8 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa. Investigação Qualitativa em Saúde, 2019. v. 2. p. 371-380.

  • DANTAS, M. ; SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Cuidados Paliativos: as belezas e as dores do caminho para o bem morrer. In: 5 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016), 2016, Porto - Portugal. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. Porto: CIAIQ2016, 2016. v. 1. p. 252-261.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A Pesquisa Como Acontecimento Político: Foucault, Práticas de Governamentalidade e Cuidado-de-Si em Psicologia da Saúde. In: II ENCONTRO INTERNACINAL DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS: RAZÃO POLÍTICA E ACONTECIMENTO, 2016, João Pessoa. Anais do II Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Razão Política e Acontecimento. João Pessoa, 2016. v. II. p. 1-568.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A Representação da Identidade Feminina em Mulheres Evangélicas na Cidade do Recife: Família, Gênero e Religião.. In: III Cólóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2007, Campina Grande - PB. Anais do III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade. Campina Grande: EDUFPB, 2007.

  • SILVA, T. C. M. ; CONCEICAO, L. F. . Ética do Cuidado de Si: Experiências formativas na aprendizagem baseada em problemas. In: XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES | I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM AÇÃO CLÍNICA E SAÚDE - LACS, 2019, Garanhuns. Anais do XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES | I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM AÇÃO CLÍNICA E SAÚDE - LACS, 2019.

  • SILVA, T. C. M. ; Oliveira, Rafael Batista ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. . A PERCEPÇÃO DOS TUTORES ACERCA DA AVALIAÇÃO DOCENTE REALIZADA POR ESTUDANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO. In: XI Congresso Nacional de Educação, 2013, Curitiba. EDUCERE 2013. Curitiba: PUC-PR, 2013. p. 8300-8315.

  • Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. . A CONSTRUÇÃO DO COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DOCENTE NA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XI Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Curitiba. EDUCERE 2013. Curitiba: PUC-PR, 2013. p. 13883-13892.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS, DA CIDADE DO RECIFE, NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: Família, Gênero e Religião.. In: Quarta Semana de Integração Católica Sociedade, 2006, Recife. Quarta Semana de Integração Católica Sociedade - Anais das Sessões de Comunicação. Recife: FASA, 2006.

  • SILVA, T. C. M. . PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PARTICULARES DA ZONA OESTE DA CIDADE DO RECIFE. In: Semana de Integração Universidade Sociedade, 2003, Recife. Semana de Integração Universidade Sociedade, 2003.

  • SILVA, T. C. M. . PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PARTICULARES DA ZONA OESTE DA CIDADE DO RECIFE. In: 55 Reunião Anual da SBPC: Educação, Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social., 2003, Recife. Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência., 2003.

  • SILVA, T. C. M. . Relação Terapêutica: um estudo sobre a vivência dos estagiários de Psicologia. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2003, Florianópolis. Abrasco - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2005. v. 10.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . e Práticas de Atenção em Saúde: Problematizações Doucaultianas. In: XI COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT - FOUCAULT E AS PRÁTICAS DE LIBERDADE, 2018, Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS XI COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT FOUCAULT E AS PRÁTICAS DE LIBERDADE, 2018. v. 1. p. 1-77.

  • ASSIS, M. S. ; MARROQUIM, D. B. ; SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Equipe de Saúde, Desenvolvimento de Estratégias de Coping e Cuidados Paliativos. In: 10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2015, São Paulo. O tempo da vida e a vida do nosso tempo - Repercussões na psicologia hospitalar. São Paulo: SBPH, 2015.

  • SILVA, T. C. M. ; MAZZONE, K.V. . O Desenvolvimento De Competências Profissionais Em Psicologia Clínica Hospitalar Na Perspectiva Dos Estagiários: Um Estudo Qualitativo Em Um Hospital De Referência. In: 10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2015, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar: O tempo da vida e a vida do nosso tempo - Repercussões na psicologia hospitalar. São Paulo: SBPH, 2015.

  • PETRONI, I. N. A. ; MAZZONE, K.V. ; MARROQUIM, D. B. ; SILVA, T. C. M. ; MORAIS, J. M. . O Psicólogo Hospitalar E O Cuidado Com A Equipe Multiprofissional De Saúde: Um Estudo Qualitativo Em Um Hospital De Referência. In: 10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2015, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar: O tempo da vida e a vida do nosso tempo - Repercussões na psicologia hospitalar. São Paulo: SBPH, 2015.

  • MAZZONE, K.V. ; MARROQUIM, D. B. ; PETRONI, I. N. A. ; SILVA, T. C. M. ; MORAIS, J. M. . Sobre a Morte e o Morrer: Reflexões Sobre a Atuação dos Profissionais da Equipe de Saúde. In: 10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2015, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar: O tempo da vida e a vida do nosso tempo - Repercussões na psicologia hospitalar. São Paulo: SBPH, 2015.

  • PIMENTEL, M. H. ; Melo, A. L. ; SILVA, T. C. M. . Acompanhamento Psicológico a Pacientes Diagnosticados com HIV em Enfermarias de Clínica Médica. In: 10 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2015, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar: O tempo da vida e a vida do nosso tempo - Repercussões na psicologia hospitalar. São Paulo: 978-85-69742-00-5, 2015.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A Representação da Identidade Feminina em Mulheres Evangélicas no início do Século XXI: Família, Gênero e Religião.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió - AL. V Congreso Norte Nordeste de Psicologia. Maceió - AL: Disponível on Line: http://www.conpsi5.ufba.br/, 2007.

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A Representação da Identidade Feminina em Mulheres Evangélicas na Cidade do Recife: Família, Gênero e Religião.. In: III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades., 2007, Campina Grande - PB. Anais do III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade.. Campina Grande: EDUFPB, 2007.

  • SILVA, T. C. M. . Relação Terapêutica: um estudo sobre a vivência dos estagiários de Psicologia. In: VII Jornada de Monografias da Clínica de Psicologia, 2003, Recife. VII Jornada de Monografias da Clínica de Psicologia, 2004.

  • SILVA, T. C. M. . Cuide e Ressignifique!. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . cuidado-de-si: Promovendo atitudes cotidianas no ambiente de trabalho que promovam e protejam a saúde mental dos colaboradores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . Saúde Emocional e Estratégias de Enfrentamento em tempos de Pandemia e Isolamento Social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . O papel do coordenador como líder de equipe. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . Cuidando da Saúde Emocional em tempos de Pandemia e Isolamento Social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. S. ; SILVA, T. C. M. . QUESTÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO QUALITATIVO ACERCA DAS NOÇÕES E POSTURAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . ?Não sei se onde você trabalha é assim...?: Problematizações Foucaultianas Acerca da Psicologia no Hospital.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . ?Não sei se onde você trabalha é assim...?: Problematizações Foucaultianas acerca da Psicologia no Hospital.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARAES, R. L. N. ; SILVA, T. C. M. . O Normal E O Patológico:Problematizando Com Estudantes De Graduação Em Psicologia De Uma Instituição De Ensino Superior Em Saúde Do Nordeste. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. S. ; SILVA, T. C. M. . Questões De Gênero: Um Estudo Qualitativo Acerca Das Noções E Posturas De Estudantes Universitários.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Comunicação Difícil em Saúde: Como conduzir?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. ; CONCEICAO, L. F. . ÉTICA DO CUIDADO DE SI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Morte e Luto no Hospital: O sofrimento do profissional de saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . A Ética do Cuidado-de-Si e a Formação Profissional do Psicólogo para atuação em Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . Formaçao e Interdisciplinaridade em Saúde: abrindo caminhos para a produção do comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Educação Profissional em Saúde no Método de Aprendizagem Baseada em Problemas: Problematizações Foucaultianas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. . História da Psicologia Hospitalar no Brasil: Avanços e Desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . Família, Trabalho e Formação Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cavalcanti, Zilda ; SILVA, T. C. M. . A Importância Da Comunicação Para Uma Melhor Qualidade de VidaImportância Da Comunicação Para Uma Melhor Qualidade de Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, M. ; SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Cuidados Paliativos: as belezas e as dores do caminho para o bem morrer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A Pesquisa Como Acontecimento Político: Foucault, Práticas de Governamentalidade e Cuidao-de-Si em Psicologia da Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARATA, A. L. ; Foinquinhos, D. ; SATURNO, J. ; SILVA, T. C. M. . Vivência prática no laboratório de observação da relação pais-bebês: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Formação Em Psicologia, Currículo Baseado em Competências e Aprendizagem Baseada em Problemas: A Experiência Em Uma Faculdade Especializada Em Saúde Do Nordeste do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Rafael Batista ; Lima, Tereza Rebecca ; SILVA, T. C. M. ; GUENDLER, J. ; BEZERRA, M. . Implementação E Avaliação de Um Programa Permanente de Desenvolvimento Docente Para Tutores da Área de Saúde No Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemasmentação E Avaliação de Um Programa Permanente de Desenvolvimento Docente Para Tutores da Área de Saúde No Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUENDLER, J. ; Oliveira, Rafael Batista ; LIMA, T. R. M. E. ; SILVA, T. C. M. ; BEZERRA, M. . Desenvolvendo Tutores: A Formação de Tutores Em Aprendizagem Baseada Em Problemas no Contexto da Educação Superior em Cursos da Área de Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Rafael Batista ; LIMA, T. R. M. E. ; SILVA, T. C. M. ; GUENDLER, J. ; BEZERRA, M. . Aprimorando o Grupo Tutorial: A implementação de um Programa de Simulação Para Aprimoramento da Avaliação de Desempenho e Feedback em Grupos Tutoriais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. ; Oliveira, Rafael Batista ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. ; BEZERRA, M. . Construindo Problemas: Experiências de um Programa de Treinamento Para A Construção De Problemas em ABP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. . A Pesquisa Como Acontecimento Político: Foucault, Práticas de Governamentalidade e Cuidado-de-Si. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. ; MAZZONE, K.V. . O Desenvolvimento de Competências Profissionais em Psicologia Clínica Hospitalar na Perspectiva dos Estagiários: UM Estudo Qualitativo em Um Hospital de Referência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSIS, M. S. ; MARROQUIM, D. B. ; SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . Equipe de Saúde, Desenvolvimento de Estratégias de Coping e Pacientes em Cuidados Paliativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRONI, I. N. A. ; MAZZONE, K.V. ; MARROQUIM, D. B. ; SILVA, T. C. M. ; MORAIS, J. M. . O Psicólogo Hospitalar e o Cuidado com a Equipe Multiprofissional de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. ; ASSIS, M. S. . Cuidados Paliativos, Coping e Equipe de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARROQUIM, D. B. ; MAZZONE, K.V. ; PETRONI, I. N. A. ; SILVA, T. C. M. ; MORAIS, J. M. . Sobre a Morte e o Morrer: Reflexões sobre a Atuação dos Profissionais da Equipe de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. . Desenvolvimento de Competências em RH através da Aprendizagem Significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Desenvolvendo e Avaliando Competências Através da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Revisitando a Atuação do Psicólogo no Hospital: Da Visão Patogênica à Visão Salutogênica em Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . A Relação Interdisciplinar na Clínica Médica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. ; NOBREGA, E. ; OSORIO, M. . A construção do Currículo Baseado em Competência da Residência em Psicologia Clínico-Hospitalar em um Hospital Escola do Nordeste Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. ; Oliveira, Rafael Batista ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. . A Percepção dos Tutores acerca da Avaliação Docente Realizada por Estudantes em uma IES do Nordeste Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. . A Construção do Comitê de Desenvolvimento e Capacitação Docente na Faculdade Pernambucana de Saúde: Um relato de Experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Experiências do Feminino e Saúde Mental na Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . Reflexões sobre o sentido do trabalho na contemporaneidade e a produção de subjetividades.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. ; RAMEH, R. ; PESSOA, L. . Os Transtornos Mentais na Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. . Psychological support services for caregivers of patients with stroke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. ; MARINHO, J. ; MEDEIROS, E. ; COSTA, F. ; CRUZ, N. . Interdisciplinary Performance With Patients Affected by Stroke: An Experience Report. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAULINO, L. ; Martins, T ; SILVA, T. C. M. . PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA DA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL DA PRÁTICA COMUNITÁRIA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. . UMA LEITURA CONTEMPORÂNEA SOBRE O TRABALHO FEMININO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A NOÇÃO DE PÚBLICO E PRIVADO: A família e o Trabalho engendrando as Identidades de Gênero.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS DA CIDADE DO RECIFE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: FAMÍLIA, GÊNERO E RELIGIÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS NA CIDADE DO RECIFE: FAMÍLIA, GÊNERO E RELIGIÃO.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T. C. M. ; AMAZONAS, M. C. L. A. . A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM MULHERES EVANGÉLICAS, DA CIDADE DO RECIFE, NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: Família, Gênero e Religião.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. N. ; Melo, M. ; ALBUQUERQUE, E. N. ; ECHEVERRIA, A. ; SILVA, T. C. M. . Estratégias de Enfrentamento, Reflexões e Orientações na Pandemia COVID-19. RECIFE: FPS, 2020 (E-BOOK).

Outras produções

SILVA, T. C. M. ; KABONESA, C. . Consultora em Gênero e Educação. 2013.

SILVA, T. C. M. . Educação e Gênero. 2013.

ECHEVERRIA, A. ; SILVA, T. C. M. ; MAGALHÃES, P. ; BRITO, C. ; DUBEUX,C. . Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. 2010.

MENEZES, THALITA . Saúde Mental: Como identificar sinais de que estamos adoecendo!. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, T. C. M. ; LACERDA, M. ; LUCHESSI, J. . A Psicologia da Saúde e o Paradigma Salutogênico: Contribuições para Atuação do Psicólogo Hospitalar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, T. C. M. ; OSORIO, M. ; Santos, Bruna ; Acioly, Vinicios ; Lacerda, Mayara . XV Jornada de Estudos em Psicologia do IMIP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, T. C. M. . Rádio Livre, com Graça Araújo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, T. C. M. . Bom dia PE. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, T. C. M. . O mito dos pais perfeitos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Santos, C. S. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Liderança, Organização e Gestão - Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

DINIZ, I. ; SILVA, T. C. M. ; RAMEH, R. . Manual do Módulo: Psicologia da Saúde e Interfaces com o SUS - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

SILVA, T. C. M. ; Barros, C. M. D. L. ; MEDEIROS, W. C. M. . Manual do Módulo: Comportamento, Cultura e Subjetividade - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

Santos, C. S. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Liderança, Organização e Gestão - Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

DINIZ, I. ; SILVA, T. C. M. ; RAMEH, R. . Manual do Módulo: Psicologia da Saúde e Interfaces com o SUS - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

SILVA, T. C. M. ; Barros, C. M. D. L. ; MEDEIROS, W. C. M. . Manual do Módulo: Comportamento, Cultura e Subjetividade - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

SILVA, T. C. M. ; Foinquinhos, D. ; BARBOSA, L. N. ; DORNELAS, R. V. ; AMORIM, J. ; VASCONCELOS, F. ; BATISTA, V. ; FALCAO, T. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL).

Santos, C. S. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Liderança, Organização e Gestão - Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

DA SILVA, M.A. ; DINIZ, I. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Psicologia da Saúde e Interfaces com o SUS - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

SILVA, T. C. M. ; Barros, C. M. D. L. ; MEDEIROS, W. C. M. . Manual do Módulo: Comportamento, Cultura e Subjetividade - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

Santos, C. S. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Liderança, Organização e Gestão - Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

DA SILVA, M.A. ; DINIZ, I. ; SILVA, T. C. M. . Manual do Módulo: Psicologia da Saúde e Interfaces com o SUS - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

SILVA, T. C. M. ; Barros, C. M. D. L. ; MARROQUIM, W.M. . Manual do Módulo: Comportamento, Cultura e Subjetividade - Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONAL).

ALENCAR, A. E. A. ; SILVA, T. C. M. ; FALCAO, T. ; BISSELLI, A. ; RIGUEIRA, R. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

ALENCAR, A. E. A. ; SILVA, T. C. M. ; FALCAO, T. ; BISSELLI, A. ; RIGUEIRA, R. . Manual do Estudante do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. . I Curso de Avaliação De Desempenho E Feedback Em Grupos Tutoriais. 2015. .

SILVA, T. C. M. . A utilização do Portifólio como instrumento de aprendizagem nos cursos de saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. . I Curso de Avaliação De Desempenho E Feedback Em Grupos Tutoriais. 2015. .

SILVA, T. C. M. ; ECHEVERRIA, A. ; Foinquinhos, D. ; BARBOSA, L. N. ; DORNELAS, R. V. ; FALCAO, T. ; GOLVEIA, D. . Manual do Estudante do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ECHEVERRIA, A. ; GOLVEIA, D. ; BARBOSA, L. N. ; FALCAO, T. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; LIMA, T. R. M. E. ; VALENTE, E. P. ; GUENDLER, J. . V Curso de Formação de Tutores em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). 2014. .

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. . Construção De Problemas Em Aprendizagem Baseada Em Problemas (ABP). 2014. .

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. . Construção De Problemas Em Aprendizagem Baseada Em Problemas (ABP). 2014. .

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; GOLVEIA, D. ; BARBOSA, L. N. ; FALCAO, T. ; DORNELAS, R. V. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; BARBOSA, L. N. ; DORNELAS, R. V. ; FALCAO, T. ; GOLVEIA, D. . Manual do Estudante do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; FALCAO, T. ; DORNELAS, R. V. ; BARBOSA, L. N. ; GOLVEIA, D. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; DORNELAS, R. V. ; GOLVEIA, D. ; BARBOSA, L. N. ; FALCAO, T. . Manual do Estudante do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; BARBOSA, L. N. ; FALCAO, T. ; GOLVEIA, D. ; DORNELAS, R. V. . Manual do Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, T. C. M. ; ALENCAR, A. E. A. ; MORAES, P. M. ; GOLVEIA, D. ; BARBOSA, L. N. ; FALCAO, T. . Manual do Estudante do Quarto Período do Curso de Psicologia da FPS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Oliveira, Rafael Batista ; Valente, Emanuele ; Lima, Tereza Rebecca ; ECHEVERRIA, A. ; SILVA, T. C. M. . CURSO PARA TUTORES DA FPS. 2012. (CAPACITAÇÃO DOCENTE).

Oliveira, Rafael Batista ; SILVA, T. C. M. ; VALENTE, E. P. ; LIMA, T. R. M. E. ; GUENDLER, J. . Construção de Problemas. 2012. (CAPACITAÇÃO DOCENTE).

SILVA, T. C. M. . EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, T. C. M. . PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 2012 (PALESTRA) .

SILVA, T. C. M. ; Oliveira, Rafael Batista ; Lima, Tereza Rebecca ; Valente, Emanuele . Aprendendo a dar e receber feedback. 2012 (Workshop) .

SILVA, T. C. M. ; Oliveira, Rafael Batista ; Lima, Tereza Rebecca ; Valente, Emanuele . Vivenciando o papel de tutor. 2012 (Workshop) .

SILVA, T. C. M. . JOGOS DE NEGÓCIOS. 2011 (PALESTRA) .

SILVA, T. C. M. . Mercado de Trabalho: Desdobramentos na construção da subjetividade. 2011 (PALESTRA) .

SILVA, T. C. M. . Uma leitura contemporânea sobre o trabalho feminino. 2009 (Palestra na Prefeitura da Cidade do Recife) .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    O SENTIDO DA VIDA E A ESPIRITUALIDADE COMO SUPORTE DE ENFRENTAMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, Descrição: Cenário: O sentido da vida e a espiritualidade são temas discutidos por diversos autores durante a história. Discutir sobre sentido da vida e espiritualidade em um contexto de pandemia é bastante desafiador. Em março de 2020 a OMS declarou a doença pelo coronavírus (COVID-19) uma pandemia. Neste atual cenário, torna-se relevante discutir o impacto da espiritualidade e do sentido da vida nos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do COVID-19. Objetivo: Investigar o sentido da vida e a espiritualidade em profissionais de saúde durante o combate à pandemia do COVID-19. Método: Estudo de natureza mista, que consiste na combinação entre a pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Os dados quantitativos serão obtidos através Questionário Sociodemográfico e o Questionário de Sentido da Vida (QSV). Os dados qualitativos, por sua vez, serão alcançados através de entrevistas semi-estruturadas. Também será utilizado um questionário sociodemográfico para maior entendendimento da amostra. Os participantes da pesquisa serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do COVID-19 da cidade do Recife. Os dados serão coletados na modalidade online. A análise dos dados qualitativos será através da análise de conteúdo e para a análise dos dados quantitativos serão adotadas estatísticas descritivas (frequência, média, desvio padrão e porcentagem). Aspectos Éticos: O estudo será realizado após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS e seguirá a resolução n 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os participantes irão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados esperados: Trazer impactos sociais e científicos através da análise de como a espiritualidade e o sentido da vida impactam nas práticas assistenciais dos profissionais de saúde. Palavras-Chave: Espiritualidade; Sentido da Vida; Profissionais de Saúde; COVID-19.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Luísa Fontes Rodrigues de Souza - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Desenvolvimento, Aprendizagem e Infância na Contemporaneidade, Descrição: RESUMO DO PROJETO: O presente projeto guarda-chuva tem por objetivo investigar os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil na contemporaneidade, buscando integrar os aspectos físico, cognitivo, emocional e social. Tais processos serão analisados em diferentes contextos de interação social, tais como: família, escola, esportes e saúde. Tendo como pano de fundo aspectos históricos e sociais da infância e da família, destacar-se-á a inter-relação entre desenvolvimento e aprendizagem; assim como, também, levar-se-á em consideração a produção das diferentes identidades culturais e a diversidade cultural nas instituições pesquisadas. O percurso metodológico a ser utilizado é composto por métodos mistos de investigação, utilizando-se, para isto, de diferentes instrumentos de coleta de dados tais como: entrevistas semiestruturadas, entrevistas em grupo, diários de bordo, escalas e questionários padronizados. Espera-se, pois, com os estudos vinculados ao presente projeto guarda-chuva visibilizar a inter-relação entre diferentes aspectos a influenciar os processos de aprendizagem e desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Leopoldo Nelson Barbosa - Integrante / Rosângela Vieira Dornelas - Integrante / Isabelle Diniz - Integrante / Fernanda Vasconcelos - Integrante / Aline Campello - Integrante / Angélica Oliveira - Integrante.

  • 2019 - 2021

    O Câncer e suas repercussões sobre o paciente e a família, Descrição: Cenário: o presente estudo visa investigar o impacto do diagnóstico de câncer em pacientes e suas repercussões sobre a família. Objetivo: Analisar as repercussões do adoecimento e do diagnóstico de câncer sobre a relação familiar visando compreender as implicações em relação ao convívio, interações e resolução de conflitos. Método: Estudo de natureza qualitativa, de corte transversal. Utilizar-se-á como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas iniciando com uma questão disparadora e três norteadoras. Entrevistar-se-á pacientes e familiares assistidos em instituição hospitalar. Os dados serão analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo temática descrita por Minayo e discutidos à luz da literatura especializada em psicologia da saúde e psico-oncologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Odaléa Inácia Alves Brandão - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Teletrabalho: Problematizações Foucaultianas Sobre a Governamentalidade e o Cuidado-de-Si em Servidores Estaduais do Judiciário de Pernambuco, Descrição: O Tribunal de Justiça de Pernambuco, desde o ano de 2016, instituiu o home office ou tele trabalho, no âmbito das unidades judiciárias, objetivando aumento da produtividade, celeridade e melhoria da qualidade de vida do seu corpo funcional. O objetivo do presente projeto é problematizar a atuação de servidores estaduais do Judiciário de Pernambuco na modalidade de tele trabalho, analisando os efeitos produzidos pelas práticas de governamentalidade e cuidado-de-si sobre a saúde mental. Método: Estudo de natureza qualitativa, por meio da técnica de entrevistas narrativas individuais. Serão entrevistados servidores que integram a modalidade de teletrabalho integral, por tempo igual ou superior a 2 anos e que residam na cidade do Recife. As entrevistas serão analisadas a partir do aporte teórico e da análise do discurso foucaultiana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Geraldo José de Melo Júnior - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A Vivência da Interdisciplinaridade no Estágio Curricular na Formação em Fisioterapia: Perspectivas de Preceptores e Estagiários, Descrição: Quando se fala em graduação na área de saúde, mudanças curriculares dentro das Instituições de Ensino Superior vem ocorrendo ao longo das últimas décadas. Essa proposta de reestruturação curricular buscar considerar as necessidades do SUS bem como as diretrizes curriculares dos cursos superiores visando proporcionar a todos os níveis sociais ações integrais voltadas para promoção, proteção e recuperação da saúde(1). Diante disso a formação de um profissional apto a realizar ações integrais de saúde, nos mais diversos cenários e realidades precisa ser pautada no princípio da integralidade (1). De acordo com a constituição federal uma das diretrizes ordenadoras do SUS, a integralidade, deve surgir como princípio norteador para o desenvolvimento de políticas de saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Nayara Bezerra Cavalcanti de Siqueira - Integrante / Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Questões de Gênero: um estudo qualitativo acerca das noções e posturas de estudantes universitários, Descrição: Introdução: O presente estudo visa problematizar a compreensão dos estudantes do curso de saúde sobre as identidades de gênero, visto que estamos todos imersos em uma matriz cultural. No nosso caso, uma matriz heteronormativa que opera sob uma lógica binária de dois sexos (macho/fêmea) e de dois gêneros (homem/mulher). Objetivo deste projeto é problematizar a compreensão dos estudantes dos cursos de saúde sobre a produção das identidades de gênero. Método O instrumento para coleta de dados será a entrevista narrativa, a qual será realizada com estudantes regularmente matriculados nos cursos de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. Os dados serão analisados e discutidos à luz do aporte teórico Foucaultiano sobre a temática em estudo. O estudo apenas será iniciado após a apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde, e seguirá as diretrizes da resolução n 510/16 o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Palavras-chave: Psicologia, gênero e Foucault.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Alice dos Santos Andrade - Integrante.

  • 2018 - 2019

    O Normal e o Patológico: Investigação acerca das noções dos alunos de psicologia de uma instituição de ensino superior em saúde do nordeste, Descrição: Introdução: O presente estudo visa investigar as noções de normal e patológico de alunos de graduação em Psicologia de uma Instituição de Ensino do Nordeste. O contexto de reforma psiquiátrica, bem como a mudança paradigmática do modelo biomédico para o modelo de atenção psicossocial, guia esta pesquisa. O objetivo deste projeto é problematizar a compreensão dos estudantes de psicologia acerca dos conceitos de normal e patológico no campo da saúde mental. Método: o instrumento utilizado na coleta de dados será a entrevista semiestruturada e esta será realizada com alunos devidamente matriculados no curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior em saúde do Nordeste. Os dados serão analisados a partir da análise do discurso foucaultiana. O estudo apenas será realizado após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde e irá seguir a resolução n510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Palavras-chave: Psicologia, normal e patológico, reforma psiquiátrica, atenção psicossocial, Foucault.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Rafael Luiz Nogueira Guimarães - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Avaliação, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Profissionais de Saúde, Descrição: RESUMO DO PROJETO O objetivo principal do presente projeto guarda-chuva é investigar processos de aprendizagem em instituições de saúde, com o intuito de desenhar, validar e avaliar treinamentos e cursos de capacitação para profissionais de saúde. Considera-se, aqui, a avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores necessárias a produção de práticas docentes de qualidade na formação de profissionais de saúde. As metodologias utilizadas para os estudos ora propostos, baseiam-se em instrumentos de desenho instrucional, cujos modelos oportunizam a construção sistemática de instrumentos de avaliação, assim como treinamentos e cursos de capacitação. A avaliação, oportuniza, igualmente, a condução de análise pormenorizada de ambientes e cenários de aprendizagem e prática com o intuito de averiguar sua eficiência e eficácia no cumprimento de seus objetivos de aprendizagem e desempenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Leopoldo Nelson Barbosa - Integrante / Mônica Cristina Batista de Melo - Integrante / Juliana Monteiro Costa - Integrante / Giedra Marinho Hollanda Cavalcanti - Integrante / Maria Júlia de Siqueira e Torres Nunes - Integrante / Raquel Gomes de Andrade - Integrante / Nayara Bezerra Cavalcanti de Siqueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - 2019

    Elaboração e validação do conteúdo para construção de um curso de capacitação em terapia transfusional em unidades hospitalares para os profissionais de saúde em Recife-PE., Descrição: As atividades desenvolvidas nos serviços hemoterápicos estão entre as mais importantes intervenções da medicina atual pelo fato da transfusão de sangue ser um procedimento complexo, não isento de riscos e, algumas vezes, com danos irreversíveis ao receptor. Objetivo: Elaborar e validar os conteúdos de um curso de capacitação em terapia transfusional para os médicos e enfermeiros das unidades hospitalares na cidade do Recife- PE. Método: Trata-se de um estudo de elaboração e validação dos conteúdos de um curso de capacitação que contemplará em quatro etapas: elaboração dos conteúdos sobre os principais processos pertinentes a terapia transfusional; elaboração de dois tipos de instrumentos para coleta de dados: 1- formulário constituído com perguntas referentes às características dos participantes; 2- questionário com os principais conteúdos teóricos e os objetivos de aprendizagem dispostos em escala tipo Likert; validação dos conteúdos por meio de avaliação dos especialistas utilizando como estratégia o método de Delphi; validação semântica através da análise realizada pela população multidisciplinar da área de saúde de nível superior do serviço hemoterápico. A análise de dados referentes à validação do conteúdo será representada pela concordância no consenso dos juízes pré-determinada com o índice de aprovação acima de 80%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Integrante / Andreto, Luciana - Coordenador / Raquel Gomes de Andrade - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Práticas Laboratoriais Ativas: um estudo misto sobre o desenvolvimento de competências em Psicologia., Descrição: Reflexões sobre o atual processo de ensino-aprendizagem permite identificar um movimento de ideias de diferentes correntes teóricas sobre a profundidade do binômio ensino e aprendizagem. Entre os fatores que estão provocando esse movimento podemos apontar as contribuições da Psicologia atual em relação à aprendizagem, que nos leva a repensar nossa prática educativa, buscando uma conceptualização do processo ensino-aprendizagem. As contribuições da teoria construtivista de Piaget, sobre a construção do conhecimento e os mecanismos de influência educativa têm chamado a atenção para os processos individuais, que têm lugar em um contexto interpessoal e que procuram analisar como os alunos aprendem, estabelecendo uma estreita relação com os processos de ensino em que estão conectados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Integrante / Giedra Marinho Hollanda Cavalcanti - Integrante / Edvaldo da Silva Souza - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Paternidade e Desenvolvimento Infantil: Um estudo qualitativo a partir da perspectiva de gênero., Descrição: Enquanto sistema dinâmico e aberto, a família exerce papeis importantes para a sociedade, tais como: função reprodutora, o provimento de afeto entre seus membros, a educação e a socialização de suas crianças. A vida familiar passou por mudanças nos últimos 20 anos. Desta forma, mudaram os padrões de relacionamento entre os membros da família e as posições ocupadas por homens e mulheres tem se alterado profundamente. Em virtude dessas mudanças nos papeis e nas relações de gênero, dentro do sistema familiar, novos modos de organização e vivências de papais e tarefas surge entre os membros. Assim, atualmente os pais estão sendo convidados a assumirem atribuições e exigências provenientes de uma nova sociedade a qual abriu espaços para novas conquistas femininas e masculinas. Neste sentido, o pai moderno, frente a tantas modificações sociais, tem buscado encontrar seu lugar. Desta forma, surge uma nova compreensão de ser pai, onde ambos ? pai e mãe- compartilham tarefas educativas e de organização do cotidiano. Neste contexto, os pais estão sendo convidados a assumirem novas atribuições e exigências e deste mesmo modo possuem oportunidade de expor seus sentimentos e participar no cuidado e educação das crianças. Sendo assim, parece essencial que modelos alternativos de maternidade e paternidade sejam pensados, debatidos e promovidos. Objetivo: Compreender a paternidade na contemporaneidade e a importância do papel do pai no desenvolvimento infantil a partir da perspectiva de gênero. Método: Pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, tipo corte transversal. Amostragem intencional e por conveniência. Fechamento do tamanho amostral por saturação. Entrevistas semiestruturadas serão conduzidas pela pesquisadora responsável e gravadas, com a devida permissão dos participantes da pesquisa. Posteriormente, cada entrevista será codificada por ordem de acontecimentos e transcritas na íntegra a fim de ser analisada. Utilizar-se-á a técnica de Análise Temática de Conteúdo descrita por Minayo a fim de se chegar a temas e categorias de análise. Os temas e as categorias serão discutidos a partir da literatura nacional e internacional sobre a temática em uma perspectiva de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Maria Tereza B. Falcão Coelho - Integrante / Tabatha Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Integralidade na Atenção à Saúde: Vivência de estudantes de Fisioterapia em uma instituição privada de Pernambuco., Descrição: Em 1998 a OMS conceituou saúde como completo bem-estar físico, mental, social e espiritual. Tal visão aponta para a necessidade de visualização do indivíduo de forma integral. Dessa forma, é necessário que os profissionais de saúde compreendam que os sujeitos, individualmente ou na coletividade, exigem graus de complexidade de ações e serviços variados para a manutenção de sua saúde e que o meio em que vivem e a forma com que lidam com as outras pessoas e com o ambiente são fatores determinantes no processo saúde-doença. Para dar conta do sujeito como ser integral, há que se buscar o aporte dos diferentes saberes e das diferentes disciplinas. Nesse sentido, o fisioterapeuta, como profissional de saúde integrante da assistência ao cuidado deve se inserir nesse contexto de trabalho interdisciplinar visando a assistência integral ao paciente. Historicamente, a formação fisioterapêutica no Brasil tende à reabilitação e aos processos de cura de doenças, o que aproxima a doença como cerne e nem sempre permite a visualização do sujeito como um todo. As atuais DCNs do curso de fisioterapia preconizam a formação de um profissional generalista, humanista, com visão crítico-reflexiva, que atenda às necessidades da população. A formação de egressos fisioterapeutas que atuem no modelo de saúde vigente requer inserção precoce de estudantes na prática de saúde pública facilitando a compreensão e incorporação da perspectiva da integralidade na saúde. Objetivo: Investigar a vivência da integralidade na saúde de estudantes de fisioterapia do décimo período de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo. O período do estudo será de abril de 2018 a maio de 2018 e será realizado com estudantes que estejam matriculados no décimo período do curso de fisioterapia da IES a ser realizada a pesquisa e finalizando a disciplina Estágio Supervisionado II. A coleta de dados ocorrerá através da realização de grupo focal, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado e os dados serão analisados através da técnica de Análise Temática de Conteúdo proposta por Minayo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Integrante / Juliana Monteiro Costa - Coordenador / Maria Júlia de Siqueira e Torres Nunes - Integrante.

  • 2017 - 2018

    A ética do cuidado-de-si: um estudo sobre a formação de profissionais de saúde no método de aprendizagem baseada em problemas., Descrição: O cuidado de si é uma postura ética que conta com algumas vivências práticas contribuintes para a sua construção e a partir de uma ética do cuidado de si, o sujeito volta-se com ações para si mesmo e em seguida para o outro, sendo uma delas a experiência formativa vivenciada de maneira idiossincrática. Na formação de profissionais de saúde, o Método de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP) tem se apresentado como um novo caminho para a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes caras aos cenários/campos de atuação. O objetivo geral deste estudo é problematizar a experiência formativa de estudantes de saúde na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), analisando a construção de uma ética do cuidado de si. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo corte transversal. Utilizar-se-á como instrumentos a entrevista narrativa e o grupo focal. As narrativas dos participantes serão analisadas seguindo o aporte teórico foucaultiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Luan Felipe da Conceição - Integrante.

  • 2017 - 2018

    A ética do cuidado-de-si: um estudo sobre a formação de estudantes de psicologia no método de aprendizagem baseada em problemas., Descrição: : O presente estudo visa investigar as noções de cuidado-de-si na experiência formativa de estudantes no curso de graduação em Psicologia em uma instituição de ensino superior com o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (APB). O Cuidado-de-si, como noção Foucaultiana, norteia esta pesquisa, sendo considerado uma atitude posicional ética de relação de si consigo mesmo e com o mundo. O método ABP posiciona o estudante de forma ativa na construção do seu conhecimento. Este é instigado a aprender a aprender, de maneira colaborativa e construída com seus pares, devendo desenvolver atitudes éticas de cuidado em relação a si e, consequentemente, aos outros. O objetivo deste projeto é problematizar a experiência formativa de estudantes de Psicologia na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), analisando a construção de uma ética do cuidado de si. O instrumento para coleta de dados será a entrevista narrativa individual, a qual será realizada com estudantes regularmente matriculados nos últimos períodos do curso de Psicologia na instituição escolhida. Os dados serão analisados e discutidos à luz do aporte teórico Foucaultiano sobre a temática em estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Alice de Moraes e Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Formação, Prática Profissional e Modos de Subjetivação em Psicologia da Saúde na Contemporaneidade., Descrição: RESUMO DO PROJETO O presente projeto guarda-chuva tem por objetivo principal problematizar os modos e processos de subjetivação, na formação e prática profissional, em psicologia da saúde na contemporaneidade. Seguindo a perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, o estudo visa contribuir para a produção de saberes situados e localizáveis em uma territorialidade específica: a Saúde. Por territorialidade compreende-se um conjunto de normas e valores imbrincados nas relações de saber-poder dentro dos espaços sociais. Os cenários de formação e prática profissional em saúde correspondem a campos de saber-poder a partir dos quais ? no cotidiano ? através de suas técnicas, saberes e relações sociais, diferentes profissionais fazem a experiência de si como efeito dos discursos. Fundamentados em pressupostos teórico-metodológicos pós-estruturalistas o percurso metodológico a ser utilizado visa o acompanhar de processos e movimentos da produção das narrativas a partir de diferentes instrumentos de produção de dados, tais como as entrevistas individuais e em grupo; assim como, também, através da utilização de diários de bordo. Espera-se, pois, com os estudos vinculados ao presente projeto guarda-chuva visibilizar os processos e os modos de produção de subjetividade nos diferentes cenários de formação e prática em saúde na contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Clarissa Dubeux - Integrante / Luan Felipe da Conceição - Integrante / Alice de Moraes e Silva - Integrante / Tabatha Oliveira - Integrante / Rafael Luiz Nogueira Guimarães - Integrante / Alice dos Santos Andrade - Integrante / Isabelle Diniz - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2014 - 2016

    O Desenvolvimento De Competências Profissionais Em Psicologia Clínica Hospitalar Na Perspectiva Dos Estagiários: Um Estudo Qualitativo Em Um Hospital De Referência, Descrição: A experiência de estagiar em hospitais é apresentada como sendo difícil e desafiadora, porém rica em aprendizagem. Os cenários de prática são avaliados como importantes por apresentar demandas específicas e, juntamente com o preceptor, auxiliar no desenvolvimento das competências profissionais. Sobre as competências em desenvolvimento, foram citadas as habilidades de escuta e manejo clínico, elaboração de entrevistas, elaboração de documentos, discussão dos casos, e o trabalho em equipe multiprofissional. De igual modo, o aprimoramento da abordagem teórica como pano de fundo e visão diferenciada para atuação, e o aperfeiçoamento de uma postura profissional que os permita acolher o sofrimento do outro sem, contudo, se misturar. O preceptor é apontado como sendo responsável por apresentar o hospital enquanto instituição ? em termos de normas e regulamentos ? e a prática assistencial em saúde. Essencial para adaptação do estagiário no setor no que se refere aos atendimentos e às especificidades do trabalho em equipe. O mesmo recebe especial destaque por ser considerado um modelo a ser seguido em termos de conduta ética e profissional, e por ser compreendido como alguém que proporciona o suporte necessário para as angústias e dificuldades enfrentadas ao longo do estágio. Em concordância com pesquisas sobre o desenvolvimento de competências em saúde, os dados encontrados no presente estudo apontam para a centralidade do preceptor e dos cenários de prática. Deste modo, fazem-se necessários estudos a cerca das referidas temáticas para ampliar e aprofundar o debate do desenvolvimento de competências profissionais. Sugere-se de igual modo a realização de pesquisas sobre a perspectiva dos preceptores na formação dos futuros profissionais de psicologia clínica hospitalar, assim como das demandas e especificidades dos cenários de prática profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thálita Cavalcanti Menezes da Silva - Coordenador / Karine Vieira Mazzone - Integrante.

Prêmios

2019

Melhor Trabalho Científico do Curso de Psicologia, IX Congresso Estudantil da Faculdade Pernambucana de Saúde e IMIP.

2016

Melhor Trabalho Científico do Curso de Psicologia, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP & Faculdade Pernambucana de Saúde - FP.

2015

10 Prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - Categoria Pesquisa Júnior, SBPH.

2015

10 Prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - Categoria Pôster, SBPH.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Pernambucana de Saúde. , Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes - até 1681 - lado ímpar, Imbiribeira, 51150000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 30357777, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Mestrado Psicologia da Saúde

2012 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Mestrado Educação

2011 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Desenvolvimento Docente

2009 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutor do Quarto Período de Psi, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora de Tutor do Quarto Período do Curso de Psicologia

Atividades

  • 11/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Pernambucana de Saúde.,Linhas de pesquisa

2011 - 2020

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Avaliação Psicológica e Acompanhamento dos pacientes internados na Enfermaria de Clínica Médica.

2017 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora responsável pela disciplina: "A Formação do Gerontólogo", no curso de especialização multiprofissional da UNICAP.

2006 - 2006

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência

Outras informações:
Estagiária em Docência na disciplina Psicologia Clínica II ministrada pela Profa. Doutora Ana Lúcia Francisco.

2002 - 2003

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Participante ativa no grupo de supervisão, atendimento psicoterápico individual, facilitadora em grupos de pais e plantão psicológico.

2012 - 2014

Faculdade Frasinetti do Recife

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra o módulo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, na especialização PEDAGOGIA EMPRESARIAL, cujo objetivo é compreender as organizações como uma unidade social que articula processos individuais e coletivos dominando as ferramentas conceituais básicas que permitam analisá-las em suas dimensões psicológicas e psicossociais.

2009 - 2014

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Outras informações:
Ministra o módulo " Psicologia Organizacional" para o MBA em Gestâo de Pessoas, o qual aborda o sentido do trabalho na contemporaneidade e suas repercussões na saúde do trabalhador; Saúde Mental no trabalho e Psicologia da segurança no trabalho. Ministra o módulo "Intervenções Psicoterapêuticas" para o MBA em Saúde Mental, o qual aborda as principais abordagens teóricas da prática clínica hospitalar, apontando a especificidade de suas intervenções.

2011 - 2014

Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Outras informações:
Ministra Módulo JOGOS DE NEGÓCIOS na turma de Gestão de Pessoas e Negócios.Ao término do módulo, o estudante deverá ser capaz de: 1.Compreender o que é Aprendizagem Continuada; e Identificar os diferentes mecanismos e fontes de aprendizagem de indivíduos e grupos nas organizações. 2. Compreender como os jogos empresariais funcionam como técnicas de desenvolvimento de pessoas (aprendizagem contínua).

2007 - 2007

Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1. Psicologia das Relações Interpessoais - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações. 2. Psicologia da Educação - Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior.

2005 - 2011

Grupo de Psicólogos Integrados

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 9