Felipe Gonçalves Figueira
Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DEBASI/INES). É doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação de Estudos Literários/UFF (2018). Possui graduação pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), graduação pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (2013) e mestrado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2011). É vice-líder do grupo de pesquisas Literatura e Dissonâncias (IL/UFF). Fez parte da equipe técnico-pedagógica da Fundação Darcy Ribeiro (RJ), envolvido em diversos projetos entre 2008 e 2013. Desenvolveu atividades como professor da rede municipal de educação do Rio de Janeiro (2013-2017), atuando como professor polivalente de humanidades no Ginásio Experimental Olímpico E M Félix Mieli Venerando e coordenando as ações pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa. Trabalhou na Coordenação de Extensão (CoEx) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (CMAR/IFRJ) no cargo de Técnico de Assuntos Educacionais (2017-2018). Foi professor de Ensino e Tecnologias (2018-2021) do Instituto Federal Fluminense (CASJB/IFF). Tem experiência na área de Letras e de formação continuada de educadores.
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA
2014 - 2018
Universidade Federal Fluminense
Título: As cores do cangaço: representações dos cangaceiros em romances e cordéis do século XIX
Pascoal Farinaccio.
Mestrado interrompido em 2013 em Direito
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Ainda sem orientador
Ano de interrupção: 2013Palavras-chave: Direitos Humanos; Literatura; Cidadania.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA
2009 - 2011
Universidade Federal Fluminense
Título: Morte e Vida em Morte e Vida Severina, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Paulo Azevedo Bezerra
Palavras-chave: Enunciação da Forma; Enunciação do Conteúdo; Trágico; Formas e imagens da festa popular; Morte e Vida Severina.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
2021 - 2023
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: Não obrigatório - CNE/CES 01 de 06/04/2018
Especialização em Educação a Distância
2014 - 2015
AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: EAD, EJA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: MARCOS LEGAIS
Especialização em Gestão escolar e coordenação pedagógica
2013 - 2014
AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Marcos legais da educação brasileira e práticas democráticas: sistematização e análise
Orientador: Fernanda Marsaro dos Santos
Graduação interrompida em 2014 em Letras - Inglês
2012 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2014
Graduação em Faculdade Nacional de Direito
2003 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estado e Direito na representação estética de Kafka
Orientador: Marcelo Araújo
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Multimeios em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Módulo I - Introdução ao Moodle. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Avaliação Educacional e políticas de avaliação em larga escala. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em O drama moderno como crise e resistência. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2019 - 2019
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Deveres, proibições e responsabilidades do servidor público. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Ouvidoria na Administração Pública. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Deveres, proibições e responsabilidades do servidor público. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Conhecendo o novo acordo ortográfico. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Orientação e Mobilidade. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2018 - 2018
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Libras - Língua brasileira de sinais. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2018 - 2018
Programas de Informática na Área de Deficiência Visual: Nível Básico. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Arte contemporânea. (Carga horária: 60h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada de formadores de PJU/2012 - 1ª. (Carga horária: 96h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2011 - 2011
Entre palavra e imagem: a obra de Walter Benjamin no Limiar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2008 - 2009
Formação Continuada de Formadores. (Carga horária: 48h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
2008 - 2008
Formação Inicial de Formadores. (Carga horária: 144h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura oral e popular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filosofia do Direito.
Organização de eventos
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; DIAS, A. L. . IV Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias (LIDIS/FF) - Teatro, Existência e Liberdad. 2019. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; DIAS, A. L. . III Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias - Lidis: O que pode o teatro?. 2018. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; BOUHID, R Rodrigues . XXXVIII Semana da Química: Quem mexeu na nossa água?. 2018. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; MANHAES, M. M. ; BOUHID, R. R. . Roda de conversa: entendendo o autismo. 2018. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . II Fórum do NAPNE do IFRJ campus Rio de Janeiro: Cego e Cidadania. 2017. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . II Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e DIssonâncias: Teatro e provocações. 2017. (Outro).
DIAS, A. L. ; FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . I Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e DIssonâncias: Para Ler o Teatro Hoje. 2016. (Outro).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Mostra, Jovem!. 2011. (Exposição).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
XII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (SAPPIL-UFF) ? Estudos de Literatura, ?Literatura em tempos de isolamento?,.A ÉTICA DO ESPAÇO NAS CIDADES UTÓPICAS DOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO,. 2021. (Seminário).
XVII Congresso Internacional ABRALIC. AS UTÓPICAS CIDADES DOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2021. (Congresso).
XVII Congresso Internacional ABRALIC. Simpósio Temático Literatura e Dissonâncias. 2021. (Congresso).
Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA POÉTICA DE ANTONIO FRANCISCO. 2020. (Congresso).
XVII Congresso Internacional ABRALIC. Simpósio Temático Literatura e Dissonâncias. 2020. (Congresso).
11o Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida.?A representação por escritoras brasileiras da migração na literatura da diáspora brasileira?, de Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro. 2019. (Seminário).
11o Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida. 2019. (Seminário).
IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). Avaliação de trabalhos do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias (MPET/IFF). 2019. (Congresso).
IV Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias (LIDIS/FF) ? Teatro, Existência e Liberdade.Sartre: um teatro para nosso tempo. 2019. (Encontro).
IV Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias (LIDIS/FF) - Teatro, Existência e Liberdade. 2019. (Encontro).
XVI Encontro Internacional da Abralic. A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA POÉTICA DE ANTONIO FRANCISCO: IMAGEM EM NEGATIVO. 2019. (Congresso).
XVII Congresso Internacional ABRALIC. Simpósio Temático Literatura e Dissonâncias. 2019. (Congresso).
Congresso Internacional ABRALIC 2018. POLÍTICA E LITERATURA EM A IRA E A VIDA DE ANTÔNIO SILVINO DE LEANDRO GOMES DE BARROS. 2018. (Congresso).
III Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias: O que pode o teatro?.Teatro e Memória ? Dramaturgia, Cena e condição mnemônica. 2018. (Encontro).
IX SAPPIL.Trabalhos dos alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras. 2018. (Seminário).
JALLA. Memória da violência e violência da memória em Magallanes, de Salvador de Solar.. 2018. (Congresso).
Sinais de resistência/ UERJ. 2017. (Outra).
VIII SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF.Duas formas para uma história sobre Antônio Silvino versadas nos folhetos de Leandro Gomes de Barros (1865-1918). 2017. (Seminário).
XV Congresso Internacional da ABRALIC. Estilística e narrativas de Leandro Gomes de Barros sobre o cangaceiro Antônio Silvino.. 2017. (Congresso).
VII SEMINÁRIO DOS ALUNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE LETRAS.O USO DE FONTES ORAIS E POPULARES NA COMPOSIÇÃO DE O CABELEIRA DE FRANKLIN TÁVORA. 2016. (Seminário).
XV ABRALIC. A voz do cangaceiro Antônio Silvino no cordel dissonante de Leandro Gomes de Barros. 2016. (Congresso).
XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Duas narrativas sobre Lampião: a voz crítica e dissonante de Antônio Francisco. 2015. (Congresso).
Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado - História, Literatura e Cultura.Acumulação industrial e regulamentação do trabalho ? uma análise de Jubiabá. 2012. (Outra).
I CONALI - Congresso Nacional de Literatura. Morte e Vida Severina: Aproximações entre o auto de natal pernambucano e os espetáculos dramáticos populares. 2012. (Congresso).
III SAPPIL - Inst. Letras/UFF.Imagens de morte e de vida em Morte e Vida Severina. 2012. (Seminário).
II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito/UFF.Antônio Balduíno, um herói em formação: Acumulação industrial e regulamentação do trabalho em Jubiabá. 2012. (Seminário).
I Seminário de Educação em Direitos Humanos da Região Sudeste. 2012. (Seminário).
I Seminário de escrita docente e discente. 2012. (Seminário).
Seminário Escrita Docente e Discente. 2012. (Seminário).
XI Seminário de Estudos Literários - UNESP.Aproximações entre a tragédia grega e Morte e Vida Severina. 2012. (Seminário).
XXVII Encontro Nacional da Anpoll "Pensar e Produzir Inovação em Letras e Linguística". 2012. (Encontro).
XXVII Encontro Nacional da Anpoll - ENANPOLL. 2012. (Encontro).
I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Do trágico ao romanesco em Victor Hugo: Uma análise de "O último dia de um condenado". 2011. (Seminário).
I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade (UFV).As formas e imagens da festa popular em Morte e Vida Severina. 2011. (Simpósio).
Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo os Programas Internacionais. 2011. (Seminário).
I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE LETRAS ? UFF I SAPPIL-UFF.Morte e Vida Severina e o drama clássico. 2010. (Seminário).
XIII Jornada de Letras da UFF.Morte e Vida Severina e as formas da dramaturgia clássica. 2010. (Outra).
XII Semana de Monitoria - Agenda Acadêmica da UFF.O uso de filmes como recurso pedagógico para discutir o conceito de narrativa. 2009. (Outra).
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O Estado em "O Processo" de Kafka: elementos da forma estética. 2009. (Outra).
VII Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Uma leitura d'O Amanuense Belmiro na Perspectiva de Cyro. 2008. (Congresso).
XII Jornada de Letras da UFF. Uma leitura d'O Amanuense Belmiro na Perspectiva de Cyro. 2008. (Congresso).
XI Semana de monitoria da UFF.As dimensões do épico em. 2008. (Outra).
Participação em bancas
MATIAS, Ítalo de Oliveira; SHIMOYA, Aldo;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Mineração de dados no combate aos cartéis. 2020. Dissertação (Mestrado em PESQUISA OPERACIONAL E INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL) - S B I.
RODRIGUES, R. R.FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; RODRIGUES, K. G.; PRADO, A. O. M. A.; SILVA, S. L.. DO CORPO OBJETO AO CORPO LIVRE: UMA LEITURA FEMINISTA DE ALCIENE RIBEIRO LEITE. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, R. A. Q.;RODRIGUES, R. R.; RODRIGUES, K. G.; DUARTE, C. M.;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Compleição do migrante em Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, R. R.; RAMOS, T. R. O.; RODRIGUES, K. G.; MENEGAZZO, M. A.;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Artesania descritiva nos romances de Adriana Lisboa. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; MONTEIRO, F. I.; MACHADO, C. B. H.. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: Schoology como proposta de ferramenta didático-pedagógica para professores em uma escola pública na localidade de Travessão de Campos. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; PEIXOTO, G. T. B.; BATISTA, S. C. F.. Formação docente e tecnologias digitais: uma proposta extensionista para estudantes do curso de licenciatura em história. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; PEIXOTO, G. T. B.; BATISTA, S. C. F.. Formação docente e tecnologias digitais: uma proposta extensionista para estudantes do curso de licenciatura em história. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
COSTA, R. G.; FERREIRA, S. M.;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Design Thinking mediado por tecnologias digitais como estratégia para a promoção da aprendizagem cooperativa entre licenciandos em Ciências da Natureza. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
COSTA, R. G.;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; FERREIRA, S. M.. Design Thinking mediado por tecnologias digitais como estratégia para a promoção da aprendizagem cooperativa entre licenciandos em Ciências da Natureza. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; COSTA, L. R. A.; CAPDEVILLE, I. S. A.. Penso, logo compartilho: um estudo sobre fake news e o processo educacional. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; MARTINS, A. L. M. R. P.; RIBEIRO, C. S.. Processo de comunicação em um presídio feminino localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; SANTA RITA, A C R; PORTILHO, A. S.. olha o Ururau aí: análise comparativa entre versões da narrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
SANTA RITA, A C R; PORTILHO, A. S.;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. olha o Ururau aí: análise comparativa entre versões da narrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; SANTA RITA, A C R; MARTINS, E. A. S.. A literatura de cordel nas aulas de informática educativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe GonçalvesSILVA, E L S; SANTA RITA, A C R; PORTILHO, A. S.. Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe GonçalvesSILVA, E L S; SANTA RITA, A C R; PORTILHO, A. S.. Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; PORTILHO, A. S.; SANTA RITA, A C R. As pontes de diálogos entre Ciumento de carteirinha e Dom Casmurro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves; PLETITSCH, V. L.; MELO, A. C. F. B.. A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MOURA, A C; SILVA, M S;SILVA, E L SFIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Análise da literatura de cordel em livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.
ERTHAL, S C; SANTA RITA, A C R;FIGUEIRA, Felipe Gonçalves. Quarto de Despejo e a ressignificação do lugar da mulher negra na escola e na literatura brasileira a partir das contribuições do movimento negro educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.
Orientou
Leio, logo compartilho: Um estudo sobre Fake News e o processo educacional; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
"Tecnologias digitais educacionais: Padlet como ferramenta pedagógica para estudantes em uma escola pública na localidade de Travessão de Campos"; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
"Tecnologias digitais educacionais: Padlet como ferramenta pedagógica para estudantes em uma escola pública na localidade de Travessão de Campos"; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: Schoology como proposta de ferramenta didático-pedagógica para professores em uma escola pública na localidade de Travessão de Campos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Representação da Narrativa do Ururau em obras de autores campistas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Representação da Narrativa do Ururau em obras de autores campistas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Ciumento de Carteirinha e Dom Casmurro: diálogos literários; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Cordel, informática e crítica textual: relato de experiência; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LIteratura, Memória social e Cultura) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
UM BURACO COM MEU NOME: uma possibilidade de atuação político-pedagógica do poema "uma mulher pergunta", da escritora brasileira Jarid Arraes, nos debates escolares do Ensino Médio do IFFluminense Campus Campos Centro sobre as violências contra as mulheres; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
ÁGUA DE BARRELA: vozes silenciadas que contam histórias; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Felipe Gonçalves Figueira;
Produções bibliográficas
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Os poemas de Pureza: estudo sobre literatura encontrada na rua. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 25, p. 245-256, 2024.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . O bem-amado e o corpo em disputa na obra de Dias Gomes. OPINIÃES - REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA , v. jul/de, p. 87-104, 2024.
-
RIBEIRO, Bárbara Nascimento ; FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As espadas, o lápis e a sala de aula: proposta de atividade pedagógica com a obra O espadachim de carvão, de Affonso Solano, no Ensino Médio. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias , v. 4, p. 189-200, 2023.
-
RIBEIRO, Bárbara Nascimento ; FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Os ciclos de aprendizado de Adapak: o romance de educação na obra O espadachim de carvão de Affonso Solano. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 41, p. 53-65, 2023.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . AS IDEIAS DAS IDEIAS DE CANÁRIO: LITERATURA E SUBJETIVIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA. Caderno de Letras (Revista do Centro de Letras e Comunicação/UFPel) , v. 1, p. 311-325, 2022.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A morte em morte e vida severina: estudo sobre a dimensão trágica do texto de João Cabral de Melo Neto. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 31, p. 106-120, 2020.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A natureza em Os Brilhantes, romance de Rodolfo Teófilo. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 29, p. 61-75, 2019.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A FUNÇÃO DO CANCIONEIRO POPULAR NA DIMENSÃO HISTÓRICA DE O CABELEIRA, ROMANCE DE FRANKLIN TÁVORA. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 1, p. 1-16, 2018.
-
GONÇALVES, Felipe . Duas narrativas sobre Lampião: a voz crítica e dissonante de Antônio Francisco. Boitatá , v. 1, p. 264-285, 2015.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . O folheto de Leandro Gomes de Barros em sala de aula da educação básica. In: Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Sheila Praxedes Pereira Campos; André Dias. (Org.). TRÂNSITOS E FRONTEIRAS LITERÁRIAS: ENSINO. 1ed.Niterói: Edições Makunaima, 2024, v. 5, p. 68-90.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As utópicas cidades em folhetos de Antônio Francisco. In: Antônio Barros de Brito Junior; Claudia Luiza Caimi; Karina Lucena; Rejane Pivetta. (Org.). Dissonâncias Críticas. 1ed.Porto Alegre: Bestiário, 2023, v. , p. 167-181.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . CANGAÇO EM LETRAS E CORES: SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DE OBRAS LITERÁRIAS. In: Vitor Alevato do Amaral. (Org.). Literatura em movimento: pesquisa e investigação. 1ed.Uberlândia: Pangeia, 2022, v. 5, p. 65-75.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Mito e tragédia em Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. In: Joseane Prezotto; Orlando Luiz de Araújo; Renato Cândido da Silva. (Org.). RECEPÇÃO DOS MITOS GREGOS NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. 1ed.Catu: Bordô-Grená, 2021, v. 1, p. 159-170.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A construção de espaços na poética de Antônio Francisco. In: SILVA, Douglas Rosa da; PIVETTA, Rejane; BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas. (Org.). Literatura: modos de resistir. 1ed.Porto Alegre: Bestiário/Class, 2021, v. 2, p. 366-386.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Antônio Silvino na obra de Leandro Gomes de Barros. In: Rosilene Alves de Melo. (Org.). Literatura de Cordel: conceitos, pesquisas, abordagens. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. , p. 130-150.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Antônio Silvino na obra de Leandro Gomes de Barros (ebook). In: Rosilene Alves de Melo. (Org.). Literatura de Cordel: conceitos, pesquisas, abordagens. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. , p. 130-150.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A bússola quebrada e a outra bússola: morte e vida das coisas no conto "Quando fiz sete anos" de Luiz Vilela. In: Rauer Ribeiro Rodrigues; Eunice Prudenciano de Souza; Ronaldo Vinagre Franjotti. (Org.). Luiz Vilela. 1ed.Uberlândia: Pangeia, 2019, v. 3, p. 174-191.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Estilística e narrativas de Leandro Gomes de Barros sobre o cangaceiro Antônio Silvino. In: André Dias; Rauer Ribeiro Rodrigues; Marcos Pasche. (Org.). Literaturas e Dissonâncias. 1ªed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 2018, v. 17, p. 174-205.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Os espaços que habitamos nos folhetos de Antônio Francisco. In: XVIII Congresso Internacional ABRALIC, 2025, Salvador. Anais do XVIII Congresso Internacional ABRALIC, 2023.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Aspectos legais e pedagógicos de ensino-aprendizagem de estudantes surdos. In: 14º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida ? A Literatura no Ensino Básico: Metodologias, Abordagens, Práticas., 2024, Três Lagoas. Anais do 14º seminário do GPLV. Uberlândia: Pangeia, 2023. p. 212.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina: Aproximações entre o auto de natal pernambucano e os espetáculos dramáticos populares. In: I CONALI - Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. Anais do I Conali, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Acumulação industrial e regulamentação do trabalho ? uma análise de Jubiabá. In: Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura, 2012, Ilhéus/BA. Anais do Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura. Ilhéus/BA: Editus - editora da UESC, 2012. p. 347-360.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Antônio Balduíno, um herói em formação: Acumulação industrial e regulamentação do trabalho em Jubiabá. In: II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito - UFF, 2012, UFF - Niterói/RJ. Anais do II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Aproximações entre a tragédia grega e Morte e Vida Severina. In: IX Seminário de Estudos Literários - SEL, 2012, Unesp - Assis/SP. Anais eletrônicos do IX Seminário de Estudos Literários - Assis, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As formas e imagens da festa popular em Morte e Vida Severina. In: I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade (UFV), 2011, Viçosa. Anais do I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade (UFV), 2011.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Do trágico ao romanesco em Victor Hugo: Uma análise de "O último dia de um condenado". In: I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2011, Niterói. I Seminário interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2011.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA POÉTICA DE ANTONIO FRANCISCO. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2020, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2020.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA POÉTICA DE ANTONIO FRANCISCO: IMAGEM EM NEGATIVO.. In: XVI Encontro Internacional da Abralic, 2019, Brasília. Caderno de Resumos, 2019.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . POLÍTICA E LITERATURA EM A IRA E A VIDA DE ANTÔNIO SILVINO DE LEANDRO GOMES DE BARROS. In: Congresso Internacional ABRALIC 2018, 2019, Uberlândia. Caderno de resumos, 2018.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; LEMOS, Alessandra Maia . Memória da violência e violência da memória em Magallanes, de Salvador de Solar. In: JALLA, 2018, Rio Branco. Caderno de resumos, 2018.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Estilística e narrativas de Leandro Gomes de Barros sobre o cangaceiro Antônio Silvino. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina: Aproximações entre o auto de natal pernambucano e os espetáculos dramáticos populares. In: I CONALI - Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. Eu: 100 anos de poesia. João Pessoa: Ideia, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Imagens de morte e de vida em Morte e Vida Severina. In: III SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras, 2012, UFF - Niterói/RJ. Caderno de Resumos do III SAPPIL - UFF, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina, quase tragédia nordestina?. In: ESCRITAS E REESCRITAS DA ANTIGUIDADE, 2012, UFJF - Juiz de Fora. ESCRITAS E REESCRITAS DA ANTIGUIDADE. Juiz de Fora: Templo Gráfica e Editora, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Acumulação industrial e regulamentação do trabalho ? uma análise de Jubiabá. In: Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura, 2012, UFPB - João Pessoa/PB. Anais do Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura. Ilhéus/BA: Editus - editora da UESC, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Antônio Balduíno, um herói em formação: Acumulação industrial e regulamentação do trabalho em Jubiabá. In: II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito - UFF, 2012, UFF - Niterói/RJ. Anais do II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Aproximações entre a tragédia grega e Morte e Vida Severina. In: IX Seminário de Estudos Literários - SEL, 2012, Unesp - Assis/SP. Programação e caderno de resumos. Assis: Unesp - Faculdade de Ciências e Letras - Assis, 2012.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As formas e imagens da festa popular em Morte e Vida Severina. In: I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade (UFV), 2011, Viçosa. Anais do I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade (UFV), 2011. p. 08.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Do trágico ao romanesco em Victor Hugo: Uma análise de "O último dia de um condenado". In: I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2011, Niterói. Caderno de Resumos do I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2011.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina e o drama clássico. In: I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE LETRAS ? UFF I SAPPIL-UFF, 2010, Niterói. CONFLUÊNCIAS - CADERNO DE RESUMOS, 2010. p. 17.
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Estudo sobre as disputas e os sentidos atribuídos ao corpo em O berço do herói, de Dias Gomes. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . OS ESPAÇOS QUE HABITAMOS: A REPRESENTAÇÃO DE CIDADES NOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A ÉTICA DOS ESPAÇOS DEGRADADOS NOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . AS UTÓPICAS CIDADES DOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A ÉTICA DO ESPAÇO NAS CIDADES UTÓPICAS DOS FOLHETOS DE ANTÔNIO FRANCISCO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Representações do Cangaço:entre prosa e folhetos (1876-1918). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA POÉTICA DE ANTONIO FRANCISCO: OLHAR A PARTIR DAS MARGENS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . A construção de espaços na poética de Antonio Francisco: imagem em negativo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Política e Literatura em A ira e a vida de Antônio Silvino, de Leandro Gomes de Barros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; LEMOS, Alessandra Maia . Memória da violência e violência da memória em Magallanes, de Salvador de Solar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Estilística e narrativas de Leandro Gomes de Barros sobre o cangaceiro Antônio Silvino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Duas formas para uma história sobre Antônio Silvino versadas nos folhetos de Leandro Gomes de Barros (1865-1918). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, Felipe . A voz do cangaceiro Antônio Silvino no cordel dissonante de Leandro Gomes de Barros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, Felipe . O uso de fontes orais e populares na composição de O Cabeleira de Franklin Távora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; SANTOS, F. C. P. . Duas narrativas sobre Lampião: a voz crítica e dissonante de Antônio Francisco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Dimensões do trabalho com cordel na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina: Aproximações entre o auto de natal pernambucano e os espetáculos dramáticos populares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As formas e imagens da festa popular em Morte e Vida Severina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Do trágico ao romanesco em Victor Hugo: Uma análise de "O último dia de um condenado". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Morte e Vida Severina e as formas da dramaturgia clássica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . O uso de filmes como recurso pedagógico para discutir o conceito de narrativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . O Estado em "O Processo" de Kafka: elementos da forma estética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As dimensões do épico em O Uraguay. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Uma leitura d'O Amanuense Belmiro na Perspectiva de Cyro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . As dimensões do épico em "O Uraguay". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Uma leitura d'O Amanuense Belmiro na perspectiva de Cyro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . parecer ad hoc de artigo para periódico da Caderno de Letras (UFPel). 2023.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Revisão de texto para Revista Arqueiro (Instituto Nacional de Educação de Surdos). 2023.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . Revisão de textos para a Revista Espaço (Instituto Nacional de Educação de Surdos). 2023.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . parecer ad hoc de artigo para periódico da Revista ABPN. 2022.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . parecer ad hoc de artigo para periódico: Revista Educação e Linguagens (ISSN 2238-6084 on-line) da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR/Campus de Campo Mourão,. 2021.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; ROCHA, A. ; FONSECA, P. ; PARAVIDIN, A. C. S. ; PEREIRA, E. P. ; OLIVEIRA, E. T. ; SILVA, J. B. ; BALTAZAR, L. M. M. . Relatório da comissão de implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas ? Campus Avançado São João da Barra. 2020.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; GOMES, A. T. ; AZEVEDO, B. F. T. ; SILVA, A. R. ; PARAVIDINO, C. S. ; RODRIGUES, ; ALVES, C. A. ; GOMES JUNIOR, E. S. ; ROSA, E. C. F. A. ; LUGLI, F. ; AREAS, H. C. A. . Pós-graduação lato sensu em Formação Pedagógica para atuação na Educação Profissional e Tecnológica. 2020.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . parecer ad hoc de artigo para periódico: Revista Caderno de Letras da UFF. 2020.
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves . FIC: Metodologias e Tecnologias Escolares: Leitura e Escrita. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIRA, Felipe Gonçalves ; DIAS, A. G. . FIC: Empreendedorismo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Nacional de Educação de Surdos, DEBASI. , Rua das Laranjeiras - de 148 a 358 - lado par, Laranjeiras, 22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22857546, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Instituto Nacional de Educação de SurdosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2021
Instituto Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino e Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática Educativa para o curso concomitante de Eletromecânica, Informática Educativa para o curso integrado de Petróleo e Gás, Informática Educativa para o curso integrado de Construção Naval
-
10/2018
Ensino, Letras - Português e Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I, Teoria da Literatura II, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
-
06/2020 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante docente do CASJB na Comissão Própria de Avaliação - CPA do Instituto Federal Fluminense.
-
06/2019 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFFluminense - Campus São João da Barra.,Cargo ou função, Conselheiro de campus - segmento docente.
-
06/2020 - 08/2020
Ensino, Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito, Cidadania e Recursos Hídricos
-
06/2019 - 06/2020
Direção e administração, Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro.,Cargo ou função, Coordenador da Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade - Campus Campos Centro do IFFluminense.
-
12/2018 - 03/2019
Ensino, Especialização em Docência do Século XXI, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cibercultura e comunicação mediada por computador, Didática do ensino
-
12/2018 - 02/2019
Ensino, Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira e Cultura Regional
2017 - 2018
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Assuntos Educacionais - TAE, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades técnico-pedagógicas no âmbito da Coordenação de Extensão do campus Rio de Janeiro do IFRJ.
Secretário do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Rio de Janeiro/IFRJ.
Atividades
-
12/2017 - 09/2018
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Maracanã, Unidade Maracanã.,Atividade realizada, Secretário do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE IFRJ CMAR.
2008 - 2013
FUNDAÇÃO DARCY RIBEIROVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Equipe técnico-pedagógica, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuação em formação em serviço de educadores,formadores e gestores, desenvolvendo reflexões na área da docência em vários estados brasileiros.
O objetivo da formação dos educadores, formadores e gestores em ProJovem Urbano é discutir a importância de uma concepção de ensino e aprendizagem que valorize o trabalho coletivo e integrado entre professores de diversas formações, colaborando na construção de possíveis diálogos interdisciplinares, tendo em vista a aprendizagem dos jovens que são atendidos pelo Programa.
Atividades
-
06/2012
Serviços técnicos especializados , Fundação Darcy Ribeiro.,Serviço realizado, Consultoria para elaboração de material didático.
-
08/2009 - 06/2013
Serviços técnicos especializados , Fundação Darcy Ribeiro.,Serviço realizado, Análise e elaboração de relatórios técnicos.
-
01/2009 - 02/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação em serviço de educadores
2013 - 2017
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como professor polivalente da disciplina de Humanidades, lecionando Língua Portuguesa, História e Geografia, para alunos dos últimos anos do ensino fundamental no Ginásio Experimental Olímpico EM Félix Miéli Venerando (GEO Caju).
2007 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Monitoria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação à Docência e Pesquisa, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Programa de Iniciação à Docência e Pesquisa - Monitoria Acadêmica.
-
01/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Programa de Iniciação à Docência e Pesquisa - Monitoria Acadêmico.
2012 - 2013
Fundação Guimarães DuqueVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Formador para ação de formação continuada, Carga horária: 0
Outras informações:
Planejamento, execução e produção de instrumentos relacionados à formação em serviço de educadores do Projovem Urbano do município de Mossoró/RN. As atividades de formação continuada envolvem discussões pedagógicas, relacionadas à praxis do educador em sala de aula, buscando dialógicamente a superação das dificuldades. Durante as formações são desenvolvidas também atividades relacionadas às problematizações inerentes ao material didático-pedagógico específico do programa, aos eixos estruturantes e temas integradores.
2006 - 2008
Procuradoria Regional do Trabalho - 1ª Região, PRT - 1ª REGIÃOVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2004 - 2004
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Monitor Universitário, Enquadramento Funcional: Monitor Universitário, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação como Monitor Universitário no Programa Sucesso Escolar, SEEDUC/RJ e Fundação Darcy Ribeiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Gonçalves Figueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?