Dirce Bespalez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense(1975), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Paranaense(1976), graduação em História pela Universidade Paranaense(1988), especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente(1985), especialização em Teorias da História pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon(1991) e mestrado em Educação pela Universidad Tecnica de Comercializacion y Desarrollo(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Paranaense. Atuando principalmente nos seguintes temas:avaliação, ensino-aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2000 - 2003

Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo
Orientador: Julio César Urunaga
Palavras-chave: avaliação; ensino-aprendizagem.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Teorias da História

1989 - 1991

Faculdade de Ciencias Humanas de Marechal Candido Rondon

Especialização em Administração Escolar

1984 - 1985

Faculdade de Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente

Graduação em História

1986 - 1988

Universidade Paranaense

Graduação em Estudos Sociais

1975 - 1976

Universidade Paranaense

Graduação em Pedagogia

1973 - 1975

Universidade Paranaense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Aprimoramento Pessoal e profissional Holístico.Curso aprimoramento pessoal e Holístico. 2002. (Outra).

I Mostra de Extensão Universitária da Unipar.I Mostra de Extensão Universitária da UNIPAR. 2002. (Outra).

"Lendas..., Contos e causos de um pedacinho do meu Paraná.Mostra Lendas. ., Contos e causos de um pedacinho do meu Paraná. 2002. (Outra).

Programa PCN em Ação.Programa PCN. 2002. (Outra).

Curso de aprimoramento pessoal e profissional holístico.Curso aprimoramento pessoal e profissional Holístico. 2002. (Outra).

programa PCN em Ação.Curso PCN em Ação. 2002. (Outra).

Programa PCN em Ação, na área do Meio Ambiente.Programa PCN em Ação, na área de meio ambiente.. 2002. (Outra).

Mostra: Lendas, Contos e Causos de Um Pedacinho do Meu Paraná.Mostra: Lendas, Contos e Causos de Um Pedacinho do Meu Paraná. 2001. (Outra).

Projeto Fortalecendo e Dinamizando Bibliotecas.Projeto Fortalecendo e Dinamizando Bibliotecas. 1999. (Outra).

Seminário de Educação de Jovens e Adultos.Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 1998. (Seminário).

Encontro de Coordenadores de PAC.Encontro de Coordenadores de PAC. 1998. (Encontro).

Curso de Capacitação para Professores da Educação de Jovens e Adultos.Curso de Capacitação para Professores da Educação de Jovens e Adultos. 1998. (Outra).

Curso de Capacitação em Operacionalização dos Exames de Suplência - Educação Geral.Curso de Capacitação em Operacionalização dos Exames de Suplência - Educação Geral. 1998. (Outra).

Curso: Plenitude Humana: Aperfeiçoamento Pessoal e Gerencial Holístico. Curso: Plenitude Humana: Aperfeiçoamento Pessoal e Gerencial Holístico. 1997. (Congresso).

I Jornada Pedagógica para Escolas Conveniadas - Motivação e Avaliação.I Jornada Pedagógica para Escolas Conveniadas - Motivação e Avaliação. 1997. (Outra).

Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo.Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo. 1997. (Outra).

Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo.Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo . 1997. (Outra).

Seminário Estadual de Produção de Material - História.Seminário Estadual de Produção Material - História. 1996. (Seminário).

II Simpósio Interdisciplinar em História e Geografia.II Simpósio Interdisciplinar em História e Geografia. 1996. (Simpósio).

As Guerras Indígenas: Uma interpretação da História do Paraná.As Guerras Indígenas: Uma interpretação da História do Paraná. 1996. (Outra).

Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo.Curso de Atualização para Professores do Ensino Supletivo. 1996. (Outra).

II Simpósio Interdisciplinar de História e Geografia.II Simpósio Interdisciplinar de História e Geografia. 1995. (Simpósio).

História recente do Processo de Integração latino-americana.História recente do Processo de Integração latino-americana. 1995. (Outra).

Administrativo Pedagógico com Diretores Orientadores CES e NAES.Administrativo Pedagógico com Diretores Orientadores CES e NAES. 1993. (Encontro).

Elaboração do Caderno/Aluno CES e NAES - História.Elaboração do Caderno/Aluno CES e NAES - História. 1991. (Encontro).

Encontro para apresentação do Currículo - Fase III - História - OSPB.Encontro para apresentação do Currículo - Fase III - História - OSPB. 1991. (Encontro).

Curso de Atualização em História para Professores de CES e NAES.Curso de Atualização em História para Professores de CES e NAES. 1990. (Outra).

Curso de Reogarnização da Escola Básica.Curso de Reorganização da Escola Básica. 1989. (Outra).

Curso de História para Professores de CES e NAES.Curso de História para Professores de CES e NAES. 1989. (Outra).

Curso de Língua Portuguesa para Professores de CES e NAES.Curso de Língua Portuguesa para Professores de CES e NAES. 1989. (Outra).

Curso de Atualização para Professores de História.Curso de Atualização para Professores de História. 1989. (Outra).

Curso de atualização em História.Curso de atualização em História. 1988. (Outra).

Curso de Atualização em Geografia e História.Curso de Atualização em Geografia e História. 1986. (Outra).

I Seminário - Educação e Trabalho: a Prática nas Escolas.I Seminário - Educação e Trabalho: a Prática nas Escolas. 1985. (Seminário).

Seminário de Educação e Trabalho, um compromisso de todos.Seminário de Educação e Trabalho, um compromisso de todos. 1985. (Seminário).

Escola em busca do ser.Escola em busca do ser. 1985. (Outra).

Fiscal - Concurso do Tesouro Nacional.Fiscal - Concurso do Tesouro Nacional. 1985. (Outra).

I Encontro de História e Geografia.I Encontro de História e Geografia. 1985. (Outra).

A função Social de IR e ICM.A função Social de IR e ICM. 1981. (Outra).

Aperfeiçoamento de Professores para Implantação de Ensino.Aperfeiçoamento de Professores para Implantação de Ensino. 1979. (Outra).

Treinamento para recreação infantil.Curso. 1978. (Outra).

Atualização de Docentes do Ensino Fundamental.Curso. 1978. (Outra).

Comunicação Oral e escrita.Curso. 1977. (Outra).

Multiplicador de Atualização de Docentes.Curso. 1977. (Outra).

Folclore Nordestino.educação. 1975. (Outra).

Dinâmica de Psicologia e Parapsicologia de Nível Superior.Educação. 1974. (Encontro).

I Encontro regional de Educadores.Educação. 1968. (Encontro).

Orientou

Acadêmicos de Pedagogia

Pedagogia de 1º e 4º séries; Início: 1999; Orientação de outra natureza; Universidade Paranaense; (Orientador);

Prêmios

1998

Professora Universitária, Sanches e Jiovanelli Ltda.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Paranaense, Ensino, Guaíra Pr. , Rua Carlos Gomes, 558, centro, 85980000 - Guaira, PR - Brasil, Telefone: (44) 6421777, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade Paranaense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora

Atividades

  • 03/1994

    Ensino, Pedagogia Direito Administração Ciência da Computa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Sociedade Brasileira - Sociologia - Sociologia das Organizações, Sociologia da educação - Sociologia geral- conteúdo de metodologia de história e geografia

1981 - 1990

Colégio Positivo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de História e Geografia.

Atividades

  • 02/1981 - 12/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História e Geografia

1979 - 1988

Serviço de Ensino

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrutora

Atividades

  • 02/1979 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Estadual, Guaíra.,Cargo ou função, Instrutora.

1986 - 1988

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Prestação de Serviços a Inspetoria Estadual de Educação

Atividades

  • 02/1984 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Geografia e Orientação Ocupacional

  • 02/1973 - 12/1998

    Direção e administração, Estadual, Guaira.,Cargo ou função, Presidente da Comissão da Chamada Escolar do Município de Guaíra.

  • 02/1973 - 12/1998

    Direção e administração, Estadual, Guaira.,Cargo ou função, Membro da Comissão do Mobral.

  • 02/1973 - 12/1998

    Direção e administração, Estadual, Guaira.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração de Material Pedagógico para alunos do Ensino Supletivo na area de História.

  • 02/1973 - 12/1998

    Direção e administração, Estadual, Guaira.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Capacitação para Professores do Ensino Supletivo.

  • 02/1986 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Estadual, Guaira.,Cargo ou função, Prestação de Serviços a Inspetoria.

1973 - 1982

Prefeitura Municipal de Guaíra

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora, Orientadora Pedagógica, Técnica em Educação, Convênio Pró-Munícipio e SEED.

Atividades

  • 02/1973 - 12/1982

    Direção e administração, Municipal, Prefeitura.,Cargo ou função, Chefe de Divisão da Educação.

  • 02/1973 - 12/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Orientadora Pedagógica, Técnica em Educação