Jair Wanderlei Arruda Pereira

Jair Wanderlei Arruda Pereira possui graduação em enfermagem e obstetricia pela universidade do vale do Itajaí (univali ), em 1999 pós graduado em administração com ênfase em saúde pública pela inbrape ( UNC ) , auditoria de serviços de saúde pela censupeg, curso de atualização em dependência quimica com ênfase no crack secretaria de estado da saúde de santa catarina, capacitação em dependência quimica para conselheiros e lideranças comunitarias ( UFSC - FAPEU ), Capacitação em Acolhimento para dependentes quimicos - EAD ( EFOS - SC ), tutor no projeto caminhos do cuidado formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) , do Ministério da Saúde, realizado através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz e do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde/Escola GHC - EFOS - SC, capacitação em acolhimento com classificação de risco ( EAD), secretaria de estado da saúde de santa catarina, professor no curso de acolhimento com classificação de risco no projeto QUALISUS-escola de saúde pública professor MSc. Osvaldo de Oliveira Maciel ( Escola de Saúde Publica do estado de santa catarina ) conselheiro e responsável técnico pela comunidade terapeutica SEMAVI ( 2004 -2010 ), atuou como professor universitário pela universidade do contestado campus curitibanos-s.c, lecionando as disciplinas de higiene e saúde I,II,III e as doenças relacionadas ao trabalho no curso de tecnologia em saúde, meio ambiente, e segurança do trabalho, no curso de administração hospitalar a disciplina de saúde pública , no curso de educação física urgência e emergencia na atividade desportiva, atualmente é funcionario público municipal exercendo a atividade de enfermeiro coordenador do programa estrategia saúde da família, professor e coordenador do curso técnico de enfermagem no instituto educacional j.k, e na Secretaria de Estado da Educação na escola de educação básica Casimiro de Abreu professor no curso técnico de enfermagem, pelo centro sul brasileiro de pesquisa, extensão e pós graduação ( Censupeg ), professor de pós graduação nos cursos de saúde mental e atenção psicossocial na disciplina de Intervenções e Manejo em Situações de Emergência, enfermagem do trabalho, doenças ocupacionais, saúde pública com ênfase em estrategia de saúde da família, transtornos mentais e dependência quimica,prática assistencial em saúde da família - saúde da criança e do adolescente , urgência e emergência hospitalar, atendimento pré hospitalar e tópicos em urgência e emergência, estágio supervisionado em urgência e emergência, resgate aero-médico, ministra palestras e treinamentos em primeiros socorros em empresas e auto escolas, atuou como enfermeiro intensivista na Secretaria de Estado da Saúde no serviço de atendimento móvel de urgência ( Samu 192 ), e na uti do Hospital Hélio Anjos Ortiz no municipio de Curitibanos Santa Catarina

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Auditoria em serviços de saúde

2009 - 2011

Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação
Título: COMPETENCIA DO ENFERMEIRO NA AUDITORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Orientador: Fábio Bento

Especialização em Administração Em Saúde Pública

2001 - 2002

Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos
Título: Planejamento e gestão em saúde pública na secretária municipal de saúde de Curitibanos
Orientador: Ayrton Petris

Graduação em Enfermagem

1994 - 1999

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Numero de celulas somaticas na camada II e IV no cortex
Orientador: Marcia Mezadri

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem de Saúde Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Participação em eventos

Capacitação em urgencia e emergencia. 2008. (Outra).

Capacitação em urgencia e emergencia samu-192.Urgência e Emergencia. 2006. (Outra).

Seminário Saúde e Segurança no Trabalho.Seminário Saúde e Segurança no Trabalho: Uma Preocupação no Meio Rural. 2005. (Seminário).

Conferencia Municipal de Saúde.Conferencia Municipal da Saúde. 2004. (Seminário).

Cuidado de pessoas com feridas.Curso de cuidado de pessoas com feridas. 2004. (Outra).

Tratamento de Feridas.Curso de Tratamento de Feridas e Infecção Sanguínea Relacionada a Cateteres - Estratégia e Prevenção. 2004. (Outra).

Curso de Cidadania.Curso Cidadania no Contexto da Seguridade Social. 2004. (Outra).

Capacitação do PSF / PACS.Capacitação para multiplicadores do PSF / PACS. 2003. (Outra).

Capacitação em sala de vacina.Curso de capacitação em sala de vacina. 2003. (Outra).

I encontro de políticas de alimentação.I encontro macro regional de políticas de alimentação e nutrição. 2001. (Encontro).

Encontro saúde da família.I encontro saúde da família. 2001. (Encontro).

Atualização para docentes.Atualização pedagógica de capacitação para docentes em enfermagem. 2001. (Outra).

Treinamento equipes PSF / PACS.Treinamento para capacitação nas equipes de PSF / PACS. 2000. (Outra).

Capacitação para exames do teste do pezinho.Capacitação para implantação dos exames neonatais em fibrose císticas e hiperplasia adrenal congenita. 2000. (Outra).

Treinamento para implantação das equipes do PSF/PACS.Treinamento para implantação das equipes do PSF/PACS. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Marcos Dalabilia

PEREIRA, Jair Wanderlei Arruda. Desenvolvimento do programa de resíduos sólidos da fármacia Frei Rogério no município de Curitibanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

Aluno: Letícia Ogliari Dalabilia

PEREIRA, Jair Wanderlei Arruda. Processo de trabalho agricola : riscos e danos a saúde ocupacional e ambiental causados pelo uso de agrotóxicos na lavoura de soja no municipio de Frei Rogério. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

Aluno: Rosalvo Wilhelm

PEREIRA, Jair Wanderlei Arruda. Gerenciamento dos riscos ocupacionais dos trabalhadores do centro de triagem de resíduos sólidos no municipio de Salete. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em segurança do trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

Aluno: Zenilda Goetten Carvalho

PEREIRA, Jair Wanderlei Arruda. Processamento da lavagem de roupas no hospital Hélio Anjos Ortiz, visando os riscos biologicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

Aluno: Anildo Caetano Corrêa

PEREIRA, Jair Wanderlei Arruda. Resíduos sólidos da UTI do hospital Hélio Anjos Ortiz, uma questão de gerenciamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

Orientou

Marcos Dalabilia

Desenvolvimentodo programa de residuos sólidos da fármacia Frei Rogério no município de Curitibanos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Jair Wanderlei Arruda Pereira;

Letícia Ogliari Dalabilia

Processo de trabalho agrícola: riscos e danos a saúde ocupacional e ambiental causados pelo uso de agrotóxico na lavoura de soja no município de Frei Rogério; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Jair Wanderlei Arruda Pereira;

Rosalvo Wihelm

Gerenciamento dos riscos ocupacionais dos trabalhadores do centro de triagem de residuos sólidos no municipio de Salete; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Jair Wanderlei Arruda Pereira;

Zenilda Goetten Carvalho

Processamento da lavagem de roupas no hospital Hélio Anjos Ortiz, visando os riscos biológicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Jair Wanderlei Arruda Pereira;

Anildo Caetano Corrêa

Resíduos sólidos da UTI do Hospital Hélio Anjos Ortiz, uma questão de gerenciamento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Segurança do Trabalho) - Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Jair Wanderlei Arruda Pereira;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Universidade do Contestado Campus Curitibanos. , Av. Leoberto Leal, 1904, Universitário, 89520-000 - Curitibanos, SC - Brasil - Caixa-postal: 225, Telefone: (49) 2210100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria de Estado da Educação S.C

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Clt, Carga horária: 10

2006 - 2010

Secretaría de Estado da Saúde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Clt, Carga horária: 40

2005 - 2009

Universidade do Contestado Campus Curitibanos

Vínculo: Professor Contrato Temporario, Enquadramento Funcional: Regime CLT Por Contrato de Trabalho, Carga horária: 60

Outras informações:
Professor nas disciplinas de higiene e saúde I,II,III, e as doenças relacionadas ao trabalho no curso de tecnologia em segurança do trabalho, saúde pública no curso de administração hospitalar, urgência e emergencia na atividade desportiva no curso de educação física.

Atividades

  • 06/2005

    Ensino, Administração em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde pública, Higiene e Trabalho I

2000 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE CURITIBANOS

Vínculo: Efetivo por Concurso Público, Enquadramento Funcional: Estatutario, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2001

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Enfermeiro Sanitarista Responsável pelas Equipes do PSF/PACS.

2000 - Atual

Instituto Educacional J.K

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Clt, Carga horária: 30

1999 - 2000

Hospital Hélio dos Anjos Ortiz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40