José Henrique de Freitas Gomes

Engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2003-2007), com mestrado (2008-2010) e doutorado (2010-2013) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente professor Adjunto IV do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá, nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Administração. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIFEI, onde atua nas linhas de pesquisa de Modelagem, Otimização e Controle, e Sistemas de Produção e Logística. Na pesquisa em Modelagem, Otimização e Controle, os interesses são voltados para as aplicações e/ou aprimoramentos de processos de manufatura (soldagem, usinagem), métodos multiobjetivo (fronteiras de Pareto, funções de aglutinação, técnicas de priorização de funções), métodos estatísticos (Projeto e Análise de Experimentos DOE, Metodologia de Superfície de Resposta, Análise de Componentes Principais, Metodologia Seis Sigma) e métodos de programação matemática (otimização linear, não-linear e inteira). Em Sistemas de Produção e Logística, tem atuado nas pesquisas sobre sistemas de produção enxuta (lean manufacturing, lean healthcare) e técnicas de administração de materiais (gestão de estoques, previsão de demanda, MRP). É membro do Núcleo de Otimização da Manufatura e Tecnologia da Inovação (NOMATI) e coordenador do Laboratório de Soldagem (LSolda) da UNIFEI.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

2010 - 2013

Universidade Federal de Itajubá
Título: Método dos Polinômios Canônicos de Misturas para otimização multi-objetivo
, Ano de obtenção: 2013. Anderson Paulo de Paiva. Coorientador: Sebastião Carlos da Costa. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Otimização multi-objetivo; Pesos ótimos; Experimentos de misturas; Método do Critério Global; Erro Quadrático Médio Multivariado Ponderado; Soldagem de revestimento.

Mestrado em Engenharia de Produção

2008 - 2010

Universidade Federal de Itajubá
Título: Análise e otimização da soldagem de revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 com utilização de arame tubular inoxidável austenítico, Ano de Obtenção: 2010
Sebastião Carlos da Costa.Coorientador: Anderson Paulo de Paiva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Soldagem de revestimento; Revestimentos de aços carbono com aços inoxidáveis; Projeto e Análise de Experimentos; Metodologia de Superfície de Resposta; Erro Quadrático Médio Multivariado.

Graduação em Engenharia de Produção Mecânica

2003 - 2007

Universidade Federal de Itajubá
Título: Identificação e análise das variações de custos no sistema ABC: aplicação em uma indústria de autopeças
Orientador: Edson de Oliveira Pamplona

Formação complementar

2008 - 2008

Engenharia Econômica Avançada. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Organização do Trabalho. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Metodologia Seis Sigma. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Planejamento e Controle da Produção Lean. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em SIG para Tranporte e Logística. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Planejamento de Experimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Participação em eventos

ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Intervalos de confiança multivariados para a etapa de burn-zinc da soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5-GA. 2024. (Congresso).

IEPG Summit'23.Modelagem e otimização da soldagem com arame tubular na deposição multipasses de revestimentos inoxidáveis. 2023. (Simpósio).

XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Otimização via simulação a eventos discretos paralela utilizando design de experimentos e metamodelagem. 2018. (Congresso).

XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Projeto de parâmetro robusto aplicado à otimização do processo de torneamento do aço ABNT 12L14. 2017. (Simpósio).

XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise e validação do sistema de medição de um processo de texturização utilizando GR&R multivariado. 2017. (Congresso).

XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Otimização robusta multi-objetivo das rugosidades Ry e Rz em um processo de fresamento de topo para o aço ABNT 1045. 2015. (Simpósio).

XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Aplicação de simulação a eventos discretos e lean healthcare em uma farmácia hospitalar. 2014. (Simpósio).

XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Identificação de pesos ótimos para otimização de processos multi-objetivo: uma aplicação na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono com aço inoxidável. 2014. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Otimização robusta da diluição e da largura do cordão na soldagem com arame tubular para aplicações de revestimento do aço carbono ABNT 1020 com aço inoxidável ABNT 316L. 2012. (Congresso).

VIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Minicurso de Projeto e Análise de Experimentos (DOE). 2012. (Congresso).

21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering. Influence of flux cored arc welding parameters on the weld bead geometry in 316L stainless steel claddings deposited on AISI 1020 carbon steel plates. 2011. (Congresso).

XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Otimização multi-objetiva da qualidade e da produtividade na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono utilizando arame tubular de aço inoxidável austenítico. 2011. (Congresso).

XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Identificação e análise das variações de custos no sistema ABC: uma aplicação em uma indústria de autopeças. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Érica Carolina Ribeiro

FERNANDES, M. M.;MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.. Gestão industrial de recursos hídricos: um mapeamento sustentável com base no pensamento enxuto. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Joana Darc Teodoro Bonaldi

TOLEDO, J. C.;GOMES, J. H. F.SILVA, C. E. S.MELLO, C. H. P.; GAUDENCIO, J. H. D.. Implementação de sistema de rastreabilidade em empresa de base tecnológica com ênfase em tecnologias da Indústria 4.0. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Daniel Hananias Cabral de Oliveira

GABRIEL, G. T.;GOMES, J. H. F.LEAL, F.QUEIROZ, J. A.. Desenvolvimento de um jogo para ensino do pensamento enxuto aplicado ao combate de desperdício em ambiente administrativo público. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: ANDRÉ AOUN MONTEVECHI

SILVA, A. F.;GOMES, J. H. F.; MEDEIROS, A. L.;MIRANDA, R. C.. Desenvolvimento de frameworks para a modelagem do risco de crédito por meio de algoritmos de classificação. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jonas Marcelo de Carvalho Simão

CORREA, J. E.;MELLO, C. H. P.GOMES, J. H. F.. Avaliação e análise do sistema de gestão pública no almoxarifado de uma Instituição de Ensino Superior: uma abordagem fundamentada em modelos de excelência. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jade de Souza Bordón

MARINS, F. A. S.;GOMES, J. H. F.QUEIROZ, J. A.MELLO, C. H. P.. Integração do planejamento sistemático de layout, do pensamento enxuto e da simulação a eventos discretos para o projeto do layout de um pronto atendimento hospitalar. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Aline Aparecida Rosa Pereira

TAVARES, B. G.;GOMES, J. H. F.QUEIROZ, J. A.. Utilização da simulação em avaliação de proposta de aplicação do pensamento enxuto em ambiente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Simone Carneiro Streitenberger

QUININO, R. C.;GOMES, J. H. F.; Paiva, A. P.. Otimização estocástica multiobjetivo de processos de fabricação e recuperação: uma abordagem para qualidade e sustentabilidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Tanita Caroline Pires Maciel

RANGEL, J. J. A.;GOMES, J. H. F.LEAL, F.MONTEVECHI, J. A. B.. Proposta de um framework para conduzir projetos de simulação a eventos discretos. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Robson Raimundo Cardoso Ribeiro

BATALHA, G. F.;FERREIRA, J. R.; COSTA, Sebastiao Carlos da;GOMES, J. H. F.. Análise e otimização dos parâmetros de soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5 galvannealed. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Israel Galhardo

GOMES, J. H. F.LEAL, F.QUEIROZ, J. A.. Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção engineer-to-order. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Diego Jean de Melo

SILVA, J. R. M.;GOMES, J. H. F.; Paiva, A. P.. Otimização robusta do processo de aplainamento da madeira Pinus Taeda. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Marlon Muniz Nunes

SILVA, E. M.;GOMES, J. H. F.BRITO, T. G.; RENZETTI, R. A.. Análise e otimização da microestrutura resultante do processo de soldagem com arame tubular para o revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 com aço inoxidável ABNT 316L. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Aline Cunha Alvim

LAURO, C. H.;GOMES, J. H. F.; PEREIRA, R. B. D.;FERREIRA, J. R.. Otimização robusta do fresamento helicoidal em altas velocidades do aço ABNT H13 endurecido. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rodrigo Reis Leite

BELINATO, G.;GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.. Método de interseção normal à fronteira para modelos quadráticos de escores fatoriais rotacionados. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Nathália Fernandes de Barros

PERUCHI, R. S.FERREIRA, J. R.COSTA, S. C.GOMES, J. H. F.. Otimização dos parâmetros de soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5 para aplicação no setor automotivo. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Guilherme Jacob Antonelli

SALGADO, E. G.;QUEIROZ, J. A.GOMES, J. H. F.. Avaliação do nível de maturidade da manufatura enxuta: estudo de caso múltiplo em empresas do Sul de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Vanessa Flavianne Santana Rodrigues

BRANDAO, L. C.;GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.FERREIRA, J. R.. Otimização robusta do fresamento helicoidal para o alargamento de furos em alumínio 7075. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ricardo Antônio Lopes Maioli

LOPES, L. G. D.GOMES, J. H. F.LEME, R. C.. Modelagem de um sistema de programação de produção de uma indústria de autopeças utilizando programação inteira. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Robson Edgard Faria

PEREIRA, W. X.;GOMES, J. H. F.COSTA, S. C.. Modelagem e otimização da soldagem a ponto em chapas de aço galvanizado utilizando os métodos Taguchi e superfície de resposta. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Leandro Framil Amorim

PERUCHI, R. S.GOMES, J. H. F.COSTA, S. C.PAIVA, A. P.. Proposição de alvos em problemas de otimização multiobjetivo multivariada no processo solda a ponto do aço AISI 1006. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Fabrício Alves de Almeida

PERUCHI, R. S.COSTA, S. C.GOMES, J. H. F.. Análise multivariada do sistema de medição de um processo de solda a ponto por resistência elétrica utilizando componentes principais ponderados. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Patricia Agnes Pereira da Silva

SILVA, M. B.;PAIVA, A. P.; SILVA, F. V.;GOMES, J. H. F.. Projeto de parâmetros robustos para um sistema de refrigeração utilizando arranjo combinado de superfície de resposta. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Renato Pontes Rodrigues

MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.MONTEVECHI, J. A. B.. Utilização da Metodologia de Superfície de Resposta para otimização de modelos de Simulação a Eventos Discretos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Taynara Incerti de Paula

PERUCHI, R. S.CAMPOS, P. H. S.GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.. Avaliação da influência de parâmetros do Algoritmo Genético na otimização de um problema multiobjetivo utilizando-se arranjos de mistura. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Victor Eduardo de Mello Valerio

REZENDE, M. L.;GOMES, J. H. F.PAMPLONA, E. O.. Análise Envoltória de Dados e Índice Malmquist em estruturas de rede: um modelo Tobit truncado aplicado aos condicionantes da eficiência bancária brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Thairone Conti Serafini Aguiar

CASTRO, C. A. C.;GOMES, J. H. F.COSTA, S. C.. Uma contribuição ao estudo da influência de variáveis na soldagem MIG/MAG pulsada em corrente alternada. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Michele de Santana Carmelossi

MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.PERUCHI, R. S.PAIVA, A. P.. Funções de aglutinação baseada em eficiência: uma abordagem DEA para problemas de otimização multiobjetivo. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jhon Jairo Josa Largo

MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.PERUCHI, R. S.BALESTRASSI, P. P.. Análise de capabilidade de processos multivariados usando o Método dos Componentes Principais Ponderados. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Celso Vander Viana

KITANI, E. C.;GOMES, J. H. F.FERREIRA, J. R.COSTA, S. C.. Otimização dos parâmetros laser na texturização de anéis de pistão com cobertura em PVD através da utilização do DOE. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: José Claudio Isaias

SILVA, M. B.;PINHO, A. F.GOMES, J. H. F.PAMPLONA, E. O.. Estimativas de horizontes de tempo para aplicação de DEA em seleção de carteira de ações e para manutenção da carteira selecionada. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Julián Ignácio López Arcos

GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.; CAMACHO, R. G. R.;SILVA, C. E. S.. Otimização de produto na fase conceitual via modelação numérica. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Carlos Henrique de Oliveira

GOMES, J. H. F.PAIVA, E. J.FERREIRA, J. R.PAIVA, A. P.. Método da Interseção Normal à Fronteira pra otimização multiobjetivo de superfícies de resposta duais correlacionadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Paulo Fonseca Junior

GOMES, J. H. F.; SANTOS, V. C.;PAIVA, A. P.MELLO, C. H. P.. Desenvolvimento de produto sustentável: bloco de alvenaria com adição de poliestireno expandido. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Paulo Roberto Maia

GOMES, J. H. F.LEME, R. C.PAIVA, A. P.. Método do Vetor Gradiente Multivariado. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Julia Barros dos Santos

PEREIRA, R. B. D.; PITOMBO, C. S.;GOMES, J. H. F.; NADAE, J.;LIMA, J. P.. Transporte, saúde e engajamento profissional: um estudo exploratório de viagens pendulares casa-trabalho. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: DANIEL SOARES DE ALCANTARA

SILVA, M. B.; BELINATO, G.; ALMEIDA, F. A.;GOMES, J. H. F.BALESTRASSI, P. P.. Extração e análise de características vibratórias para o diagnóstico de qualidade na soldagem CDFW. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Aline Cunha Alvim

BRANDAO, L. C.; RIBEIRO, M. V.; FRANCISCO, M. B.; COSTA, A. F. B.;GOMES, J. H. F.FERREIRA, J. R.. Otimização robusta no torneamento de cabeças femorais para artroplastia de quadril: uma análise comparativa de ferramentas. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jéssica Tito Vieira

SILVA, M. B.; RODRIGUES, A. R.; FRANCISCO, M. B.;GOMES, J. H. F.; PEREIRA, R. B. D.;FERREIRA, J. R.. Otimização multiobjetivo evolutiva de modelos de reforço extremo de gradiente do torneamento interno de tubos de PEEK. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Yasmin Silva Martins Xavier

SAMPAIO, P. A. C. A.; LIRA, J. M. S.;GOMES, J. H. F.MELLO, C. H. P.; GAUDENCIO, J. H. D.;SILVA, C. E. S.. Análise do gerenciamento de riscos no setor de dispositivos médicos por meio do estudo de casos múltiplos. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Washington Luis Moreira Braga

SILVA, M. B.; LIMA JUNIOR, F. R.;SILVA, C. E. S.PINHO, A. F.GOMES, J. H. F.. Projeto de parâmetros robustos para modelagem e otimização de sistemas kanban: uma abordagem baseada em experimentos simulados. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS

SALGADO, E. G.; SOUZA, H. J. C.;MELLO, C. H. P.GOMES, J. H. F.SILVA, C. E. S.. Agregação de valor no desenvolvimento de produtos lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Taynara Incerti de Paula

ROCHA, L. C. S.;PERUCHI, R. S.; GOMES, G. F.;GOMES, J. H. F.; Paiva, A. P.. Método de Interseção Normal à Fronteira baseado em Análise Fatorial para otimização de problemas multivariados utilizando-se Algoritmo Genético. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Roberta Alves

CUNHA, C. B.; YUSHIMITO, W. F.;GOMES, J. H. F.PINHO, A. F.; OLIVEIRA, L. K.; LIMA, R. S.. Modelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico B2C. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gabriela da Fonseca de Amorim

PERUCHI, R. S.; MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.MELLO, C. H. P.PINHO, A. F.BALESTRASSI, P. P.. Uma abordagem para Design for Six Sigma (DFSS) baseada no modelo de quatro fases do Desdobramento da Função Qualidade. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Mariangela de Oliveira Abans

MARTIOLI, E.; MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.; SOUZA, A. C. Z.;BALESTRASSI, P. P.. Parametrização de redes neurais artificiais em problemas de séries temporais não lineares empregando PBCA (Plackett-Burman Correlation Analysis). 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Pedro José Papandréa

MENDES, R. R. A.;LOPES, L. G. D.CAMPOS, P. H. S.GOMES, J. H. F.LEME, R. C.PAIVA, A. P.. Método sistemático para seleção de empresas em composição de portfólio e sua otimização com incorporação de indicadores financeiros. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Victor Eduardo de Mello Valerio

LOPES, L. G. D.; ROTELA JUNIOR, P.;MIRANDA, R. C.MONTEVECHI, J. A. B.GOMES, J. H. F.PAMPLONA, E. O.. Proposta para dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas no contexto da geração distribuída. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Fabiano Luiz Naves

PERUCHI, R. S.; SILVA, M. B.;GOMES, J. H. F.LEME, R. C.PAIVA, A. P.. Método de Intersecção Normal de Fronteira por Análise Fatorial aplicado ao tratamento de efluentes. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Nancy Del Ducca Barbedo

PEREIRA, W. X.; DIACENCO, A. A.; AZEVEDO, G. J. R.;GOMES, J. H. F.; CASTRO, C. A. C.; CORREA, E. O.. Estudo das interações das variáveis no processo GMAW Duplo Arame para avaliação da qualidade da junta soldada. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: David Custódio de Sena

MARINS, F. A. S.; LIMA JUNIOR, F. C.;MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.PINHO, A. F.MONTEVECHI, J. A. B.. Política de gestão de estoques utilizando o aprendizado por reforço e a simulação híbrida em uma farmácia hospitalar. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Liliane Dolores Fagundes

LAROCCA, A. P. C.; LEAL JUNIOR, I. C.;PINHO, A. F.GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.; LIMA, R. S.. Simulação a eventos discretos para apoio à decisão na logística reversa de pneus inservíveis em consórcio de cidades. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rafael de Carvalho Miranda

MARINS, F. A. S.; SILVA, A. F.;PINHO, A. F.LEAL, F.FAVARETTO, F.GOMES, J. H. F.; SOUZA, L. G. M.;MONTEVECHI, J. A. B.. Redução do espaço de busca em problemas de otimização via simulação utilizando Análise Envoltória de Dados e arranjos ortogonais de Taguchi. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Paulo Rotela Junior

SILVA, W. V.; CAMPOS, A. L. S.;GOMES, J. H. F.MONTEVECHI, J. A. B.PAMPLONA, E. O.. Otimização robusta de portfólios: avaliação da eficiência sob condições de risco e incerteza na abordagem de estado de baixa do mercado. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rogério Santana Peruchi

PONTES, F. J.; SALGADO, E. G.;GOMES, J. H. F.PAIVA, E. J.LEME, R. C.BALESTRASSI, P. P.PAIVA, A. P.. MDMAIC: um roadmap seis sigma multivariado. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gustavo Teodoro Gabriel

QUEIROZ, A. R.; MARINS, F. A. S.;GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.LEAL, F.MONTEVECHI, J. A. B.. Aplicação de Generative Adversarial Networks para a validação de modelos computacionais de Simulação a Eventos Discretos no setor hospitalar. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ana Cláudia Andrade Ferreira

SALOMON, V. A. P.;GOMES, J. H. F.LIMA, J. P.PINHO, A. F.. Proposta de modelo baseado em aprendizado de máquina e AHP para auxílio no processo de tomada de decisão relacionado à gestão de fornecedores. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque

XAVIER, A. F.; MARTINS, J. P.;SILVA, C. E. S.; SANTOS, V. C.;GOMES, J. H. F.MELLO, C. H. P.. Desenvolvimento de produto sustentável: análise da substituição de agregados por lixo eletrônico na produção de concreto. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lucas Guedes de Oliveira

PERUCHI, R. S.GOMES, J. H. F.BALESTRASSI, P. P.PAIVA, A. P.. Capacidade de previsão de soluções Pareto ótimas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Fabrício Alves de Almeida

QUININO, R. C.;BALESTRASSI, P. P.LEME, R. C.PAIVA, A. P.GOMES, J. H. F.. Aprimoramento do poder discriminatório de funções elipsoidais auxiliadas por escores rotacionados de fator. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PERUCHI, R. S.GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.BALESTRASSI, P. P.. Visão computacional aplicada na extração de características não geométricas para monitoramento offline. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Washington Luis Moreira Braga

OLIVEIRA, L. H.;PINHO, A. F.QUEIROZ, J. A.GOMES, J. H. F.. Projeto de parâmetros robustos para modelagem e otimização de sistemas kanban: uma proposta baseada em experimentos simulados. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Taynara Incerti de Paula

PERUCHI, R. S.; FRIGIERI, E. P.;GOMES, J. H. F.CAMPOS, P. H. S.PAIVA, A. P.. Método da Interseção Normal à Fronteira baseada em Análise Fatorial para otimização de problemas multivariados utilizando-se Algoritmo Genético. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: David Custódio de Sena

LIMA JUNIOR, F. C.; MARINS, F. A. S.;GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.PINHO, A. F.MONTEVECHI, J. A. B.. Política de gestão de estoques utilizando o aprendizado por reforço e a simulação híbrida em uma farmácia hospitalar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Victor Eduardo de Mello Valerio

LOPES, L. G. D.MIRANDA, R. C.MONTEVECHI, J. A. B.GOMES, J. H. F.PAMPLONA, E. O.. Dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas conectadas à rede: uma abordagem baseada no método de superfície de resposta e Interseção Normal à Fronteira. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: ANA CAROLINA OLIVEIRA SANTOS

SOUZA, H. J. C.; SALGADO, E. G.;GOMES, J. H. F.SILVA, C. E. S.. Agregação de valor no desenvolvimento de produtos lean: modelo conceitual para inovações incrementais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Pedro José Papandréa

MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.BRITO, T. G.LEME, R. C.PAIVA, A. P.. Indicadores financeiros incorporados a arranjo de mistura cruzado como melhoria em análise de portfólios. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gabriela da Fonseca de Amorim

MENDES, R. R. A.;GOMES, J. H. F.PINHO, A. F.MELLO, C. H. P.BALESTRASSI, P. P.. Uma nova abordagem para Design for Six Sigma (DFSS) baseada no modelo de quatro fases do Desdobramento da Função Qualidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: André Rodrigues Monticeli

MENDES, R. R. A.;PAIVA, A. P.GOMES, J. H. F.; SOUZA, A. C. Z.;BALESTRASSI, P. P.. Delineamento de experimento de mistura na otimização de portfólios de geração de energia elétrica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Tarcísio Gonçalves de Brito

NOVASKI, O.;LOPES, L. G. D.CAMPOS, P. H. S.GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.FERREIRA, J. R.. Otimização multiobjetivo do fresamento de topo do aço ABNT 1045 utilizando Projeto de Parâmetro Robusto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Nancy Del Ducca Barbedo

PEREIRA, W. X.; CASTRO, C. A. C.;GOMES, J. H. F.; CORREA, E. O.. Caracterização tecnológica dos processos de soldagem GMAW convencional, duplo arame energizado (DW) e duplo arame com único arame energizado (DWOA) para avaliações econômicas, rendimentos, propriedades mecânicas, geométricas e microestruturais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Paulo Rotela Junior

SILVA, W. V.; LIMA, J. W. M.;GOMES, J. H. F.MONTEVECHI, J. A. B.PAMPLONA, E. O.. Otimização robusta de portfólios: avaliação da eficiência sob condições de risco e incerteza na abordagem de pior estado do mercado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rafael de Carvalho Miranda

CHWIF, L.;PINHO, A. F.FAVARETTO, F.GOMES, J. H. F.MONTEVECHI, J. A. B.. Redução do espaço de busca em problemas de otimização via simulação utilizando Análise Envoltória de Dados e arranjos ortogonais de Taguchi. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rogério Santana Peruchi

PONTES, F. J.;LEME, R. C.PAIVA, E. J.GOMES, J. H. F.BALESTRASSI, P. P.PAIVA, A. P.. PCA-DMAIC: um roadmap seis sigma multivariado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lucas Ventura Moraes

MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.QUEIROZ, J. A.LEAL, F.. Análise da aplicabilidade de um modelo de Shop Floor Management para sustentação dos princípios e ferramentas enxutas em uma empresa de manufatura com fluxo de produção contínuo e ininterrupto. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Aline Aparecida Rosa Pereira

TAVARES, B. G.;GOMES, J. H. F.QUEIROZ, J. A.. Aplicação dos conceitos e ferramentas enxutas em ambiente administrativo de Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Israel Galhardo

GOMES, J. H. F.LEAL, F.QUEIROZ, J. A.. Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção enginner-to-order. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gabriela Veloso Pereira

BALESTRASSI, P. P.GOMES, J. H. F.; CAMPOS, A. J. B.. Redução do prazo dos processos de importação de uma empresa no ramo de coleta de dados: uma abordagem seis sigma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Negócios (MBA)) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Mariana Rezende Oliveira Garbi

BALESTRASSI, P. P.GOMES, J. H. F.; CAMPOS, A. J. B.. Identificação e análise dos fatores de desperdício de alimentos em restaurante industrial: uma abordagem 6 sigma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Negócios (MBA)) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Vinícius José Mota Noronha

BALESTRASSI, P. P.GOMES, J. H. F.; CAMPOS, A. J. B.. Programa de avaliação de projetos six sigma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Negócios (MBA)) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Isabela Cristina Camilo

GOMES, J. H. F.; MENDES, C.;QUEIROZ, J. A.. Condução e análise da aplicação estruturada de um kaizen em uma empresa painéis eletrônicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Paula Pretti Nakao

PINHO, A. F.GOMES, J. H. F.FAVARETTO, F.. Utilização do gráfico de Gantt para comunicação interna e planejamento da produção em um restaurante. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Geiza Manoel Floriano

MINEIRO, A. A. C.; GONCALVES JUNIOR, C.;FAVARETTO, F.; ARANTES, I. C. S.;GOMES, J. H. F.; MAUAD, L. G. A.; VASSALLO, M. D.. Plano de negócio: startup Aetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ana Elisa Rodrigues

MINEIRO, A. A. C.; GONCALVES JUNIOR, C.;FAVARETTO, F.; ARANTES, I. C. S.;GOMES, J. H. F.; MAUAD, L. G. A.; VASSALLO, M. D.. Plano de negócio: startup Baru Ecojóias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Aline Soares Belló

MINEIRO, A. A. C.; GONCALVES JUNIOR, C.;FAVARETTO, F.; ARANTES, I. C. S.;GOMES, J. H. F.; MAUAD, L. G. A.; VASSALLO, M. D.. Plano de negócio: startup Cartas de Amor. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Isabella Perlato Toledo

GOMES, J. H. F.; LUCIO, J. S.;QUEIROZ, J. A.. Aplicação do mapeamento do fluxo de valor em uma linha de produção de fornos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Caio Ávila Silva

GOMES, J. H. F.; XAVIER, Y. S. M.;SILVA, C. E. S.. Indicadores de desempenho em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação: Polos EMBRAPII. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Mateus Monteiro Pellegrino

GOMES, J. H. F.; NORONHA, J. C.;MELO, M. L. N. M.. Um estudo de aplicação de RPA (Robotic Process Automation) e seu papel junto à Indústria 4.0. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: João Pedro Teixeira Barros; Paulo Guilherme de Carvalho

LIMA, J. P.; GUIMARAES, A. G.;GOMES, J. H. F.. Aplicação de ferramentas de gestão e qualidade na construção civil: o caso In Loco Jr.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Clarissa Pessoa Cabral

GOMES, J. H. F.; GABRIEL, G. T.;LEAL, F.. Dimensionamento de estoque de segurança através de um modelo didático de simulação para o sistema Q. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Antonio Gabriel Bini Augusto

LEAL, F.FAVARETTO, F.GOMES, J. H. F.. Projeção de demanda de consumo utilizando métodos matemáticos: aplicação em indústrias do setor primário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Welington Gomes Batista

GOMES, J. H. F.LEAL, F.QUEIROZ, J. A.. Utilização da ferramenta Value Stream Mapping na melhoria de uma linha de transformadores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lucas Elias Floriano de Sá

GOMES, J. H. F.; VILELA, F. F.;LEAL, F.. Análise da variação do ritmo de trabalho humano em uma linha de montagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Luziane Marys Pereira da Silva

GOMES, J. H. F.; SANTOS, G. L.;QUEIROZ, J. A.. Desenvolvimento do procedimento de manutenção autônoma de uma máquina em fase de startup em uma indústria alimentícia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: André Abner Nogueira

GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.; SOUZA, L. G. M.. Plano de reação e sua importância no controle de qualidade do produto no processo de manufatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ivan Fontana Fernandes

MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.; SOUZA, L. G. M.. Uso sistemático das ferramentas da qualidade na melhoria contínua na redução de tempo de setup de uma máquina de uma empresa multinacional do setor automotivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gopfert, G

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. ; Sartorão, A. F.; Almeida, A. L.; Martins, I..Plano de negócios para a empresa startup 99 Beauty. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Calhau, A

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. R.; Reis, C.; Sant?Anna, G.; Junqueira, L. O. R..Plano de negócios para a empresa startup Aurecas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Miyashima, E

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. M.; Aniceto, G. F.; Ribeiro, J. O..Plano de negócios para a empresa startup Brasil na Cuca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Duarte, I

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. Q.; Nunes, R.; Honorato, V.; Martins, Y..Plano de negócios para a empresa startup Chofer Ninja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: BATISTA, A

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. C.; Mendes, F.; Valéria, L.; Goulart, L. H..Plano de negócios para a empresa startup English Voyage. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Silva Júnior, B

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. M.; Zanon, B.M.; Bacci, C.S.; Mattos, R.R..Plano de negócios para a empresa startup Oriens Energia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: BRITO, C

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. ; Cabrera, L. F.; Grande, L. D.; Vilela, N..Plano de negócios para a empresa startup P.S. Eu que Fiz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lucchini, B

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. ; Fernandes, L..Plano de negócios para a empresa startup Scent of Your Own. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Coelho, M

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. ; Higa, J. M.; Máximo, R.; Vezzoli, B..Plano de negócios para a empresa startup Track&Care. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gorla, C

FOWLER, F. R.; ARANHA, E. A.; MAUAD, L. G. A.; LIMA, W. D.;GOMES, J. H. F.; MINEIRO, A. A. C.. ; Mendes, D.; Carvalho, J.; Siqueira, M..Plano de negócios para a empresa startup Try Me. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Julia Carvalho Pinto

LEAL, F.FAVARETTO, F.GOMES, J. H. F.. Gestão de estoque de itens retidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Flávio Cirino Gaspar Junior

FERREIRA, J. R.CAMPOS, P. H. S.GOMES, J. H. F.. Otimização do processo de torneamento interno de buchas de ferro fundido nodular com nióbio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Alexandre Fonseca Torres

CAMPOS, P. H. S.; COSTA, D. M. D.;GOMES, J. H. F.. Otimização multiobjetivo com identificação de pesos ótimos: aplicação em um processo de torneamento de aço endurecido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Marcela Pinelli de Lima

QUEIROZ, J. A.; CARVALHO NETO, L.;GOMES, J. H. F.. Análise de correlação entre desperdício de porosidade e perfil social dos operadores de uma indústria do setor aeronáutico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Thiago de Morais Gil Lopes

GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.; SOUZA, L. G. M.. Estudo da nacionalização de conexões de mangueiras hidráulicas em uma empresa do setor hidráulico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rafaela Veloso de Oliveira

GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.QUEIROZ, J. A.. Análise do custo de capital das empresas de transmissão de energia elétrica no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Dalton Garcia Borges de Souza

GOMES, J. H. F.MIRANDA, R. C.; CARVALHO NETO, L.;QUEIROZ, J. A.. Mensuração dos desperdícios em uma indústria do setor aeronáutico segundo a filosofia lean. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Augusto Otto Molke

MIRANDA, R. C.GOMES, J. H. F.QUEIROZ, J. A.. Eliminação de desperdícios em uma empresa multinacional de bens de consumo pela aplicação dos conceitos de lean office. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Leandro Augusto Rennó Silva

GOMES, J. H. F.; SANTOS, G. L.;QUEIROZ, J. A.. Aplicação de ferramentas lean em um processo de solda e teste de peças plásticas de uma indústria de bens de consumo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Laís Eulália Granja Medeiros

GOMES, J. H. F.; SANTOS, G. L.;QUEIROZ, J. A.. Aplicação de ferramentas do lean através de eventos kaizen em uma célula de produção de uma empresa de bens de consumo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Marcel Ramos Rangel

NORONHA, J. L.;GOMES, J. H. F.PERUCHI, R. S.; SOUZA, L. G. M.. Análise comparativa do desempenho dos alunos do curso de Engenharia de Produção ? UNIFEI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Tirelli, C

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. A.C.; Machado, L.F.; Rocha, P.S..Plano de negócios para a empresa startup APPizza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Korin, D

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. H.W.; Barbosa, G.F.; Noronha, M.C.; Binder, W..Plano de negócios para a empresa startup Awebic. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: MENDES, J

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. ; Vasconcelos, M.; Minami, S.; Pereira, T..Plano de negócios para a empresa startup DriveBe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Luiz Fernando Andrade

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. Plano de negócios para a empresa startup Hover. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: oliveira, a

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. F.; Motta, C.M.; Coelho, F.A.A.M; Pigatin, L.N..Plano de negócios para a empresa startup LSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: ALMEIDA, A

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. P.M.L.; Simão, B.R.; Cardoso, C.A.M.; Silva, D.M..Plano de negócios para a empresa startup TalkBoard. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Altenfelder, C

NORONHA, J. C.; MAUAD, L. G. A.;GOMES, J. H. F.; LIMA, W. D.; LIMA, M. P.; ARANHA, E. A.; MINEIRO, A. A. C.. ; Siqueira, E.; Ribeiro, F.; Ribeiro, P..Plano de negócios para a empresa startup Glam. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Saulo Cardoso de Oliveira

GORGULHO JUNIOR, J. H. C.; FERNANDES, G. A.;GOMES, J. H. F.. Análise de mudança de arranjo físico em uma linha de montagem de motores elétricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Daniel de Sá Cortez

NORONHA, J. L.;PERUCHI, R. S.GOMES, J. H. F.. Estudo de R&R para validação do sistema de medição de um processo de confecção de bobinas de fio em uma indústria do ramo têxtil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Guilherme Baccarini Frigo

PERUCHI, R. S.CAMPOS, P. H. S.GOMES, J. H. F.. Aplicação da metodologia Seis Sigma para melhoria de um processo de usinagem CNC em uma indústria do setor automotivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Petra Nunes Leite

BALESTRASSI, P. P.PERUCHI, R. S.GOMES, J. H. F.. Estudo de repetitividade e reprodutividade para análise do sistema de medição do Laboratório de Etiquetagem de Bombas da Universidade Federal de Itajubá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Robert Renó Custódio

GOMES, J. H. F.; SOUZA, E. P.; SANTOS, E. C.. Análise dos sistemas de medição (MSA) e sua importância para o setor industrial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

Aluno: Marcelo Ribeiro Borges

GOMES, J. H. F.; SOUZA, E. P.; SANTOS, E. C.. Melhores práticas de resposta rápida para efetividade da melhoria contínua em uma indústria do setor automobilístico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Itajubá.

Aluno: Suzane Rosa de Oliveira

LEME, R. C.GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.. Otimização e controle do processo de torneamento do aço AISI 52100 com ferramenta wiper-PCBN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Beatriz Gonzaga Faria

LOPES, L. G. D.GOMES, J. H. F.PAIVA, A. P.. Otimização dual baseada em superfícies de respostas em arranjos cruzados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Leonardo Alves de Carvalho

GOMES, J. H. F.LOPES, L. G. D.BALESTRASSI, P. P.. Otimização de uma suspensão de partículas de distribuição lognormal por meio do projeto de experimentos de mistura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Orientou

Renan Vilella Cardoso Ribeiro

__________; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Alana Priscila de Carvalho

Lean healthcare no contexto hospitalar público; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ronian José Guimarães Silva

__________; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Tayrone Duque Esteves

Modelagem do processo de previsão de churn para modelos de negócio de recorrência; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Lucas Batista Barreto

Modelagem e otimização da soldagem com arame tubular na deposição multipasses de revestimentos inoxidáveis; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Michelle de Santana Carmelossi

__________; Início: 2022; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Robson Raimundo Cardoso Ribeiro

Projeto experimental multiestágio para otimização multiobjetivo da soldagem a ponto por resistência elétrica do aço AHSS 22MnB5 galvannealed; Início: 2021; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Israel Galhardo

__________; Início: 2021; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Érica Carolina Ribeiro

Gestão industrial de recursos hídricos: um mapeamento sustentável com base no pensamento enxuto; 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Jonas Marcelo de Carvalho Simão

Avaliação e análise do sistema de gestão pública no almoxarifado de uma Instituição de Ensino Superior: uma abordagem fundamentada em modelos de excelência; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Arthur Aurélio de Almeida Freitas

Análise e otimização multiobjetivo do processo industrial de fritura de batatas-palha; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Robson Raimundo Cardoso Ribeiro

Análise e otimização dos parâmetros de soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5-Galvannealed; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Guilherme Jacob Antonelli

Análise do nível de maturidade da manufatura enxuta: um estudo de caso múltiplo em empresas do Sul de Minas Gerais; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Nathália Fernandes de Barros

Otimização dos parâmetros de soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5 para aplicação no setor automotivo; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Fabrício Alves de Almeida

Análise multivariada do sistema de medição de um processo de solda a ponto por resistência elétrica utilizando componentes principais ponderados; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Patricia Agnes Pereira da Silva

Projeto de parâmetros robustos para um sistema de refrigeração utilizando arranjo combinado de superfície de resposta; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

José Claudio Isaias

Estimativas de horizontes de tempo para aplicação de DEA em seleção de carteira de ações e para manutenção da carteira selecionada; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Coorientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Aline Cunha Alvim

Otimização robusta no torneamento de cabeças femorais para artroplastia de quadril: uma análise comparativa de ferramentas; 2023; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Coorientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Carlos Alberto Albuquerque

Desenvolvimento de produto sustentável: análise da substituição de agregados por lixo eletrônico na produção de concreto; 2021; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Coorientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Fabrício Alves de Almeida

Aprimoramento do poder discriminatório de funções elipsoidais modificadas por cargas fatoriais rotacionadas na formação otimizada de agrupamentos; 2021; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Washington Luis Moreira Braga

Projeto de parâmetros robustos para modelagem e otimização de sistemas kanban: uma abordagem baseada em experimentos simulados; 2020; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Victor Eduardo de Mello Valerio

Proposta para dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas no contexto da geração distribuída; 2018; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, ; Coorientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Matheus Souza Pereira

Especificação de procedimento de soldagem para a união dissimilar dos aços baixa liga A-335 GRP11 e inoxidável AISI 316; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Lucas Giantini Duarte

Aplicação de técnicas enxutas no tempo de setup de uma célula de produção de eixos de transmissão: análise e proposta de redução; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

PAULO HENRIQUE GOMES ALVES

Estudo de caso na implementação de RPA para atualização de indicador chave de desempenho em uma indústria siderúrgica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Átila Martins Galvão

Redução dos desperdícios de movimentação e espera em uma linha de montagem de chicotes elétricos de uma empresa do Sul de Minas Gerais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Gustavo Paiva Nogueira

Análise dos efeitos dos parâmetros da soldagem a ponto por resistência elétrica no perfil geométrico do ponto de solda em chapas de aço 22MnB5-GA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Fernando de Oliveira Costa

Implementação do sistema de custeio por absorção e variável em uma empresa de pequeno porte do setor de implementos rodoviários; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

João Pedro Teixeira Barros; Paulo Guilherme de Carvalho

Aplicação de ferramentas de gestão e qualidade na construção civil: o caso In Loco Jr; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Bruno Henrique Morais do Rosário

Dimensionamento e melhoria da capacidade produtiva de uma linha de montagem utilizando a teoria das restrições e a simulação computacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Marcelo Henrique da Silva

Implantação de melhorias no programa kaizen de uma indústria de alta tecnologia no sul de Minas Gerais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Antonio Gabriel Bini Augusto

Projeção de demanda de consumo utilizando métodos matemáticos: aplicação em indústrias do setor primário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Natália Mijares de Azevedo

Aplicação do mapeamento de fluxo de valor para melhoria do processo logístico de abastecimento em centro de distribuição; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Marcela Pinelli de Lima

Análise de correlação entre desperdício de porosidade e perfil social dos operadores de uma indústria do setor aeronáutico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Julia Carvalho Pinto

Gestão de estoque de itens retidos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Flávio Cirino Gaspar Junior

Otimização do processo de torneamento interno de buchas de ferro fundido nodular com nióbio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Alexandre Fonseca Torres

Otimização multi-objetivo com identificação de pesos ótimos: aplicação em um processo de torneamento de aço endurecido; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Daniel de Sá Cortez

Estudo de R&R para validação do sistema de medição de um processo de confecção de bobinas de fio em uma indústria do ramo têxtil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Guilherme Baccarini Frigo

Aplicação da Metodologia Seis Sigma para melhoria de um processo de usinagem CNC em uma indústria do setor automotivo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Petra Nunes Leite

Estudo de repetitividade e reprodutividade para análise do sistema de medição do laboratório de etiquetagem de bombas da Universidade Federal de Itajubá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Saulo Cardoso de Oliveira

Análise de mudança de arranjo físico em uma linha de montagem de motores elétricos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Paloma Passos Alvim

Desenvolvimento de uma atividade prática de ensino baseado em problemas envolvendo conceitos de estoque e teoria das restrições; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Fernando de Oliveira Costa

Métodos de programação matemática aplicados na gestão e otimização do planejamento e dimensionamento da produção; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Henrique de Freitas Gomes;

Produções bibliográficas

  • ALVIM, ALINE CUNHA ; STREITENBERGER, SIMONE CARNEIRO ; FERREIRA, JOÃO ROBERTO ; DE FREITAS GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; MARKOPOULOS, ANGELOS P. . Precision turning for robust optimization in the manufacture of femoral heads for hip arthroplasty. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY (INTERNET) , v. 136, p. 1053-1072, 2024.

  • RIBEIRO, ROBSON RAIMUNDO CARDOSO ; DE SOUZA, LUIZ GUSTAVO PAES ; DE SOUZA CALIARI, JULIANA CÁSSIA ; TEODORO, CLAUDEMIRO LUZ ; DE FREITAS GOMES, JOSÉ HENRIQUE . Bibliometric and systematic analysis on electric resistance spot welding of 22MnB5 steel. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY (INTERNET) , v. 132, p. 2129-2156, 2024.

  • ALMEIDA, FABRICIO ALVES DE ; ROMÃO, ESTEVÃO LUIZ ; GOMES, GUILHERME FERREIRA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de ; MIRANDA FILHO, JACQUES ; Balestrassi, Pedro Paulo . Combining machine learning techniques with Kappa-Kendall indexes for robust hard-cluster assessment in substation pattern recognition. ELECTRIC POWER SYSTEMS RESEARCH , v. 206, p. 107778, 2022.

  • MAIA, PAULO ROBERTO ; ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; PAES, VINICIUS DE CARVALHO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; DE PAIVA, ANDERSON PAULO . Multivariate steepest ascent method based on latent variables. APPLIED MATHEMATICAL MODELLING , v. 90, p. 30-45, 2021.

  • LUZ, EDUARDO RIVELINO ; ROMÃO, ESTEVÃO LUIZ ; STREITENBERGER, SIMONE CARNEIRO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE FREITAS ; DE PAIVA, ANDERSON PAULO ; Balestrassi, Pedro Paulo . A new multiobjective optimization with elliptical constraints approach for nonlinear models implemented in a stainless steel cladding process. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY (INTERNET) , v. 113, p. 1469-1484, 2021.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; LEITE, RODRIGO REIS ; GOMES, GUILHERME FERREIRA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de . Multivariate data quality assessment based on rotated factor scores and confidence ellipsoids. DECISION SUPPORT SYSTEMS , v. 129, p. 113173, 2020.

  • BRAGA, WASHINGTON LUIS MOREIRA ; DE MELO, DIEGO HENRIQUES AGUIAR ; DE MORAIS, DAIANA ; SAMANAMUD, GISELLA ROSSANA LAMAS ; FRANÇA, ALEXANDRE BOSCARO ; FINZI QUINTÃO, CRISTIANE MEDINA ; LOURES, CARLA CRISTINA ALMEIDA ; DE URZEDO, ANA PAULA FONSECA MAIA ; NAVES, LUZIA LIMA REZENDE ; DE FREITAS GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; NAVES, FABIANO LUIZ . Optimization of the treatment of sanitary landfill by the ozonization catalysed by modified nanovermiculite in a rotating packed bed. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 249, p. 119395, 2020.

  • TORRES, ALEXANDRE F. ; ROCHA, FRANCO B. ; ALMEIDA, FABRICIO A. ; GOMES, JOSE H. F. ; PAIVA, ANDERSON P. ; Balestrassi, Pedro Paulo . Multivariate Stochastic Optimization Approach Applied in a Flux-Cored Arc Welding Process. IEEE Access , v. 8, p. 61267-61276, 2020.

  • ALMEIDA, FABRICIO ALVES DE ; MIRANDA FILHO, JACQUES ; AMORIM, LEANDRO FRAMIL ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de . Enhancement of discriminatory power by ellipsoidal functions for substation clustering in voltage sag studies. ELECTRIC POWER SYSTEMS RESEARCH , v. 185, p. 106368, 2020.

  • BRAGA, W. L. M. ; NAVES, F. L. ; GOMES, J. H. F. . Optimization of Kanban systems using robust parameter design: a case of study. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 106, p. 1365-1374, 2020.

  • RIBEIRO, ROBSON ; ROMÃO, ESTEVÃO LUIZ ; LUZ, EDUARDO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; COSTA, SEBASTIÃO . Optimization of the Resistance Spot Welding Process of 22MnB5-Galvannealed Steel Using Response Surface Methodology and Global Criterion Method Based on Principal Components Analysis. Metals , v. 10, p. 1338, 2020.

  • ALBUQUERQUE, CARLOS ALBERTO ; MELLO, CARLOS HENRIQUE PEREIRA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; SANTOS, VALQUÍRIA CLARET DOS ; ZARA, JULIA VIDIGAL . E-waste in the world today: An overview of problems and a proposal for improvement in Brazil. Environmental Quality Management , v. 29, p. 63-72, 2020.

  • DE ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES ; SANTOS, ANA CAROLINA OLIVEIRA ; DE PAIVA, ANDERSON PAULO ; GOMES, GUILHERME FERREIRA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . Multivariate Taguchi loss function optimization based on principal components analysis and normal boundary intersection. ENGINEERING WITH COMPUTERS (INTERNET) , v. 36, p. 1-17, 2020.

  • DE ALMEIDA, FABRICIO ALVES ; STREITENBERGER, SIMONE CARNEIRO ; TORRES, ALEXANDRE FONSECA ; DE PAIVA, ANDERSON PAULO ; DE FREITAS GOMES, JOSE HENRIQUE . A Gage Study Through the Weighting of Latent Variables Under Orthogonal Rotation. IEEE Access , v. 8, p. 1-1, 2020.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO ; BARBIERI, JOÃO PAULO ; MONTEVECHI, JOSÉ ARNALDO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; PINHO, ALEXANDRE . A linear programming optimization model applied to the decision-making process of a Brazilian e-commerce company. EXACTA (ONLINE) , v. 17, p. 149-157, 2019.

  • MARIA MENDES ARAÚJO, LAVÍNIA ; GOMES NOBREGA PAIVA, RAFAEL ; SANTANA PERUCHI, ROGÉRIO ; ROTELA JUNIOR, PAULO ; HENRIQUE DE FREITAS GOMES, JOSÉ . New indicators for measurement error detection in GR&R studies. MEASUREMENT , v. 140, p. 557-564, 2019.

  • MENDONÇA, CLAUDINEY ; CAPELLATO, PATRICIA ; BAYRAKTAR, EMIN ; GATAMORTA, FÁBIO ; GOMES, JOSÉ ; OLIVEIRA, ADHIMAR ; SACHS, DANIELA ; MELO, MIRIAN ; SILVA, GILBERT . Recycling Chips of Stainless Steel Using a Full Factorial Design. Metals , v. 9, p. 842-853, 2019.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; GOMES, GUILHERME FERREIRA ; GAUDÊNCIO, JULIANA HELENA DAROZ ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de . A new multivariate approach based on weighted factor scores and confidence ellipses to precision evaluation of textured fiber bobbins measurement system. PRECISION ENGINEERING-JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETIES FOR PRECISION ENGINEERING AND NANOTECHNOLOGY , v. 60, p. 520-534, 2019.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO A. ; CORTEZ, DANIEL S. ; GOMES, GUILHERME F. ; GAUDÊNCIO, JULIANA H.D. ; SABIONI, RACHEL C. ; GOMES, JOSÉ H.F. ; PAIVA, ANDERSON P. . Measurement data from bobbins of Partially Oriented Yarns: Univariate and multivariate aspects. DATA IN BRIEF , v. 27, p. 104637, 2019.

  • ALMEIDA, F. A. ; GOMES, G. F. ; PAULA, V. R. ; CORREA, J. E. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; TURRIONI, J. B. . A Weighted Mean Square Error Approach to the Robust Optimization of the Surface Roughness in an AISI 12L14 Free-Machining Steel-Turning Process. STROJNISKI VESTNIK-JOURNAL OF MECHANICAL ENGINEERING , v. 64, p. 147-156, 2018.

  • ALMEIDA, F. A. ; GOMES, G. F. ; SABIONI, R. C. ; GOMES, J. H. F. ; PAULA, V. R. ; PAIVA, A. P. ; COSTA, S. C. . A Gage Study Applied in Shear Test to Identify Variation Causes from a Resistance Spot Welding Measure System. STROJNISKI VESTNIK-JOURNAL OF MECHANICAL ENGINEERING , p. 621-631, 2018.

  • BRAGA, WASHINGTON LUIS MOREIRA ; ROBERTO, JAQUELINE ALVES ; VAZ, CARLOS ; SAMANAMUD, GISELLA ROSSANA LAMAS ; LOURES, CARLA CRISTINA ALMEIDA ; FRANÇA, ALEXANDRE BOSCARO ; LOFRANO, RENATA CAROLINA ZANETTI ; NAVES, LUZIA LIMA REZENDE ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; NAVES, FABIANO LUIZ . Extraction and optimization of tannin from the flower of Musa sp. applied to the treatment of iron ore dump. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 6, p. 4310-4317, 2018.

  • BELINATO, GABRIELA ; DE ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES ; DE PAIVA, ANDERSON PAULO ; DE FREITAS GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; Balestrassi, Pedro Paulo ; ROSA, PEDRO ALEXANDRE RODRIGUES CARVALHO . A multivariate normal boundary intersection PCA-based approach to reduce dimensionality in optimization problems for LBM process. ENGINEERING WITH COMPUTERS (INTERNET) , v. 35, p. 1533-1544, 2018.

  • ALMEIDA, F.A. ; DE PAULA, T.I. ; LEITE, R.R. ; GOMES, G.F. ; GOMES, J.H.F. ; PAIVA, A.P. ; BALESTRASSI, P.P. . A multivariate GR&R approach to variability evaluation of measuring instruments in resistance spot welding process. Journal of Manufacturing Processes , v. 36, p. 465-479, 2018.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; GOMES, GUILHERME FERREIRA ; ROMÃO, ESTEVÃO LUIZ ; Balestrassi, Pedro Paulo . Análise das Causas de Variação Atribuídas a Diferentes Instrumentos Metrológicos para Verificação das Características Geométricas de um Processo de Soldagem por Pontos. REVISTA SOLDAGEM E INSPEÇÃO , v. 23, p. 485-504, 2018.

  • ISAIAS, JOSÉ CLAUDIO ; PAMPLONA, EDSON DE OLIVEIRA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . Model to Estimate Monthly Time Horizons for Application of DEA in Selection of Stock Portfolio and for Maintenance of the Selected Portfolio. Mathematical Problems in Engineering (Online) , v. 2015, p. 1-14, 2015.

  • BRITO, T.G. ; PAIVA, A.P. ; FERREIRA, J.R. ; GOMES, J.H.F. ; BALESTRASSI, P.P. . A normal boundary intersection approach to multiresponse robust optimization of the surface roughness in end milling process with combined arrays. PRECISION ENGINEERING-JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETIES FOR PRECISION ENGINEERING AND NANOTECHNOLOGY , v. 38, p. 628-638, 2014.

  • DE PAIVA, ANDERSON PAULO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE F. ; PERUCHI, ROGÉRIO SANTANA ; LEME, RAFAEL CORADI ; Balestrassi, Pedro Paulo . A multivariate robust parameter optimization approach based on Principal Component Analysis with combined arrays. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING , v. 74, p. 186-198, 2014.

  • LOPES, LUIZ GUSTAVO D. ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de ; BARCA, LUIZ FERNANDO ; FERREIRA, JOÃO ROBERTO ; Balestrassi, Pedro Paulo . A multivariate surface roughness modeling and optimization under conditions of uncertainty. Measurement (London. Print) , v. 46, p. 2555-2568, 2013.

  • GOMES, J.H.F. ; PAIVA, A.P. ; COSTA, S.C. ; BALESTRASSI, P.P. ; PAIVA, E.J. . Weighted Multivariate Mean Square Error for processes optimization: A case study on flux-cored arc welding for stainless steel claddings. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH , v. 226, p. 522-535, 2013.

  • GOMES, J. H. F. ; BRITO, T. G. ; PAIVA, A. P. ; ANDRADE, A. X. . Método de Interseção Normal à Fronteira aplicado à otimização do torneamento do aço ABNT 52100 com ferramentas de cerâmica mista. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 7-32, 2013.

  • MOALLEM, E. ; GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. ; ALMEIDA, M. A. A. . Método de otimização multiobjetivo baseado na Análise Envoltória de Dados. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 33-58, 2013.

  • PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; BALESTRASSI, P. P. ; LEAL, J. . Otimização do processo de homogeneização de emulsões W/O de petróleo com o uso da Metodologia de Superfície de Resposta. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 59-78, 2013.

  • PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; BALESTRASSI, P. P. ; PAPANDRÉA, P. J. ; MOREIRA, N. C. . Estudo da minimização de erro nas medições de concentração de emulsões por titulação Karl-Fischer utilizando-se projeto de experimentos. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 79-95, 2013.

  • BRITO, T. G. ; GOMES, J. H. F. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; SUZUKI, W. . Projeto de parâmetros robustos para o fresamento de topo do aço ABNT 1045. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 120-138, 2013.

  • PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. ; GOMES, J. H. F. ; PAPANDRÉA, P. J. ; GONÇALVES, F. . Uma investigação sobre os coeficientes C4 e C5 das cartas de controle Shewhart X-barra e S. Revista Científica e-Locução , v. 04, p. 139-153, 2013.

  • GOMES, J.H.F. ; SALGADO JUNIOR, A. R. ; PAIVA, A. P. ; FERREIRA, J. R. ; COSTA, S. C. ; BALESTRASSI, P. P. . Global Criterion Method Based on Principal Components to the Optimization of Manufacturing Processes with Multiple Responses. STROJNISKI VESTNIK-JOURNAL OF MECHANICAL ENGINEERING , v. 58, p. 345-353, 2012.

  • GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. ; COSTA, S. C. ; BALESTRASSI, P. P. . Mathematical Modeling of Weld Bead Geometry, Quality, and Productivity for Stainless Steel Claddings Deposited by FCAW. JOURNAL OF MATERIALS ENGINEERING AND PERFORMANCE , v. OFirst, p. x, 2012.

  • GOMES, J.H.F. ; PAIVA, A. P. ; FERREIRA, J. R. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, E. J. . Modeling and Optimization of Multiple Characteristics in the AISI 52100 Hardened Steel Turning. Advanced Materials Research (Online) , v. 223, p. 545-553, 2011.

  • GOMES, J. H. F. ; Costa, Sebastião Carlos da ; Paiva, Anderson Paulo de ; Balestrassi, Pedro Paulo . Otimização de múltiplos objetivos na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 utilizando arame tubular inoxidável austenítico. Soldagem e Inspeção (Impresso) , v. 16, p. 232-242, 2011.

  • XAVIER, A. F. ; GOMES, J. H. F. ; DELALIBERA, P. H. A. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; PINHO, A. F. . A simulação a eventos discretos como ferramenta de tomada de decisão na implementação de uma linha de montagem em uma indústria do setor automobilístico. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção , v. 02, p. 3-15, 2010.

  • ISAIAS, JOSÉ CLAUDIO ; PAMPLONA, E. O. ; GOMES, J. H. F. . Estimavas de horizontes de tempo para DEA em carteiras de ações. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas (NEA), 2015. v. 1. 148p .

  • SILVA, P. A. P. ; GOMES, J. H. F. ; SILVA, R. C. F. ; SILVA, F. V. . Otimização robusta multi-objetivo da potência de compressão e do Coeficiente de Desempenho (COP) de um sistema de refrigeração por compressão de vapor. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Métodos Quantitativos ? Pesquisa Operacional. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018, v. 3, p. 18-28.

  • Prado, Matheus ; ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; Nardini, Bruno Monti ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Prado, Thiago . ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES NA LINHA DE MANUFATURA DE UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS BÉLICOS. A engenharia de produção na contemporaneidade. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. 1, p. 278-291.

  • CARMELOSSI, MICHELE DE SANTANA ; GONSALVES, SILVANA DE CASSIA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; Paiva, Anderson Paulo de ; CAMPOS, PAULO HENRIQUE DA SILVA . ESTUDO DA CONFIABILIDADE DE FERRAMENTAS PARA A USINAGEM DO AÇO ENDURECIDO H13. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • RIBEIRO, ROBSON RAIMUNDO CARDOSO ; SOUZA, LUIZ GUSTAVO PAES DE ; Paiva, Anderson Paulo de ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . INTERVALOS DE CONFIANÇA MULTIVARIADOS PARA A ETAPA DE BURN-ZINC DA SOLDAGEM A PONTO POR RESISTÊNCIA ELÉTRICA DO AÇO 22MnB5-GA. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • CARVALHO, ALANA PRISCILA DE ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; SIQUEIRA, NATHÁLIA GONZAGA GRILO ; MELLO, MARCELA XAVIER TEREZA DE . LEAN HEALTHCARE NO CONTEXTO HOSPITALAR PÚBLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL, 2024.

  • ESTEVES, T. D. ; GOMES, J. H. F. . UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE MODELOS DE PREVISÃO DE CHURN EM MODELOS DE NEGÓCIOS DE RECORRÊNCIA. In: ENEGEP 2024 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2024, PORTO ALEGRE/RS - BRASIL. Anais ENEGEP 2024, 2024.

  • CARMELOSSI, MICHELE DE SANTANA ; PEREIRA, MATHEUS COSTA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; AZEVEDO, TIAGO MARTINS DE ; Paiva, Anderson Paulo de . ABORDAGEM DA OTIMIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS RESPOSTAS COM BASE NA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. In: ENEGEP 2023 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023, FORTALEZA/CE - BRASIL, 2023.

  • BARRETO, LUCAS BATISTA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . APLICAÇÃO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA. In: ENEGEP 2023 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023, FORTALEZA/CE - BRASIL, 2023.

  • BARRETO, LUCAS BATISTA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS ; SEVERIANO, TÚLIO SÉRGIO DE PAULA ; LÚCIO, JONATHAN SERAFIM ; MENDES, FELIPE RODRIGO DE MORAES . USO DE PESQUISA OPERACIONAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DECISÓRIO DE PRODUÇÃO E COMPRA DE ARTEFATOS DE CIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA SUL MINEIRA. In: ENEGEP 2023 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023, FORTALEZA/CE - BRASIL, 2023.

  • ESTEVES, T. D. ; LIMA, R. S. ; GOMES, J. H. F. . Análise do impacto no nível de serviço logístico da redução da participação dos Correios nas entregas de um clube de assinatura de livros infantis. In: 37° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), 2023, Santos (SP). Anais do 37° ANPET, 2023.

  • RIBEIRO, ERICA CAROLINA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . Uso racional de recursos hídricos usando a filosofia de manufatura enxuta: Uma revisão sistemática da literatura. In: ENEGEP 2022 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022, FOZ DO IGUACU/SP - BRASIL, 2022.

  • FREITAS, ARTHUR AURÉLIO DE ALMEIDA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS E DA METODOLOGIA DA SUPERFÍCIE DE RESPOSTA EM UM PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS. In: ENEGEP 2021 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2021, Online, 2021.

  • FREITAS, ARTHUR AURÉLIO DE ALMEIDA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . OTIMIZAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E LIPÍDIOS EM BATATAS-PALHAS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA. In: ENEGEP 2021 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2021, Online, 2021.

  • ALMEIDA, FABRÍCIO ALVES DE ; BARBIERI, JOÃO PAULO ; ROMÃO, ESTEVÃO LUIZ ; STREITENBERGER, SIMONE CARNEIRO ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . Modelagem e otimização linear baseada no método Simplex para gerenciar estoque em uma empresa de comércio eletrônico. In: ENEGEP 2020 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020, Online, 2020.

  • FREITAS, ARTHUR AURÉLIO DE ALMEIDA ; GOMES, JOSÉ HENRIQUE DE FREITAS . PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. In: ENEGEP 2020 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020, Online, 2020.

  • PAULA, T. I. ; GOMES, G. F. ; GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. . A mixture design of experiments approach for genetic algorithm tuning applied to multi-objective optimization. In: 6th World Congress on Global Optimization, 2019, Metz (FRA). Proceedings of 6th WCGO, 2019.

  • SOUSA JUNIOR, W. T. ; PEREIRA, R. B. D. ; MIRANDA, R. C. ; GOMES, J. H. F. . Otimização via simulação a eventos discretos paralela utilizando design de experimentos e metamodelagem. In: XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, Maceió (AL). Anais do XXXVIII ENEGEP, 2018.

  • GASPAR JUNIOR, F. C. ; ALMEIDA, F. A. ; LEITE, R. R. ; BELINATO, G. ; GOMES, J. H. F. . Otimização de um processo de torneamento interno de buchas de ferro fundido nodular em uma empresa do setor de autopeças. In: XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, Maceió (AL). Anais do XXXVIII ENEGEP, 2018.

  • ALMEIDA, F. A. ; GOMES, J. H. F. ; BELINATO, G. ; PAULA, T. I. ; PAULA, V. R. . Um estudo de GR&R aninhado para identificar causas de variação no sistema de medição do processo de solda por pontos. In: XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, Maceió (AL). Anais do XXXVIII ENEGEP, 2018.

  • TORRES, A. F. ; MIRANDA, R. C. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; GOMES, J. H. F. ; QUEIROZ, J. A. . Identificação da configuração ótima de pesos por metamodelagem na otimização multiobjetivo de um modelo de simulação a eventos discretos. In: XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017, Blumenau (SC). Anais do XLIX SBPO, 2017.

  • ALMEIDA, F. A. ; AMORIM, L. F. ; PAULA, T. I. ; PAULA, V. R. ; SABIONI, R. C. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. . Projeto de parâmetro robusto aplicado à otimização do processo de torneamento do aço ABNT 12L14. In: XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017, Blumenau (SC). Anais do XLIX SBPO, 2017.

  • ALMEIDA, F. A. ; SABIONI, R. C. ; PAULA, V. R. ; CORTEZ, D. S. ; GOMES, J. H. F. . Análise e validação do sistema de medição de um processo de texturização utilizando GR&R multivariado. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville (SC). Anais do XXXVII ENEGEP, 2017.

  • LEITE, P. N. ; SABIONI, R. C. ; ALMEIDA, F. A. ; PAULA, V. R. ; GOMES, J. H. F. . Estudo de repetitividade e reprodutibilidade para análise do sistema de medição de um processo de etiquetagem de bombas. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville (SC). Anais do XXXVII ENEGEP, 2017.

  • CORTEZ, D. S. ; ALMEIDA, F. A. ; GOMES, J. H. F. . Estudo de R&R para validação do sistema de medição de um processo de confecção de bobinas de fio em uma indústria do ramo têxtil. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa (PB). Anais do XXXVI ENEGEP, 2016.

  • PRADO, M. ; ALMEIDA, F. A. ; NARDINI, B. M. ; GOMES, J. H. F. ; PRADO, T. . Análise da aplicação da Teoria das Restrições na linha de manufatura de uma indústria de produtos bélicos. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa (PB). Anais do XXXVI ENEGEP, 2016.

  • SILVA, P. A. P. ; GOMES, J. H. F. ; SILVA, R. C. F. ; SILVA, F. V. . Determinação de parâmetros robustos para otimização do coeficiente de desempenho (COP) de um sistema de refrigeração. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa (PB). Anais do XXXVI ENEGEP, 2016.

  • TORRES, A. F. ; GOMES, J. H. F. ; CAMPOS, P. H. S. ; PAIVA, A. P. . Otimização multi-objetivo com identificação de pesos ótimos: aplicação em um processo de torneamento de aço endurecido. In: XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória (ES). Anais do XLVIII SBPO, 2016.

  • SILVA, P. A. P. ; GOMES, J. H. F. ; SILVA, R. C. F. ; SILVA, F. V. . Otimização robusta multi-objetivo da potência de compressão e do coeficiente de desempenho (COP) de um sistema de refrigeração por compressão de vapor. In: XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória (ES). Anais do XLVIII SBPO, 2016.

  • CAMPOS, P. H. S. ; OLIVEIRA, L. G. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. ; GOMES, J. H. F. . Verificação da vida da ferramenta PCBN 7025 Wiper e da rugosidade Ra no torneamento do aço ABNT H13 utilizando o software Audacity. In: IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016, Fortaleza (CE). Anais do IX CONEM, 2016.

  • SILVA, P. A. P. ; GOMES, J. H. F. ; BRITO, T. G. ; PAIVA, A. P. ; SILVA, E. M. . Otimização robusta multi-objetivo das rugosidades Ry e Rz em um processo de fresamento de topo para o aço ABNT 1045. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas (PE). Anais do XLVII SBPO, 2015.

  • RODRIGUES, R. P. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; GOMES, J. H. F. ; QUEIROZ, J. A. ; LEAL, F. . Otimização de simulação a eventos discretos utilizando a metodologia de superfície de resposta. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas (PE). Anais do XLVII SBPO, 2015.

  • PAULA, T. I. ; SILVA, P. A. P. ; COSTA, D. M. D. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. . Uma abordagem baseada no método de interseção normal à fronteira, análise de componentes principais e sinal ruído de Taguchi para a otimização do processo de torneamento do aço 12L14. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas (PE). Anais do XLVII SBPO, 2015.

  • COSTA, D. M. D. ; PAULA, T. I. ; SILVA, P. A. P. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. . Análise da utilização do método da Interseção Normal à Fronteira para otimização de respostas multicorrelacionadas. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza (CE). Anais dos XXXV ENEGEP, 2015.

  • MARTINS, P. C. ; LEAL, F. ; SOUZA, L. G. M. ; GOMES, J. H. F. ; MOLINA, C. E. C. . Análise estatística do progresso do aluno sobre conceitos de Engenharia de Produção com o uso de dinâmica de ensino. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza (CE). Anais do XXXV ENEGEP, 2015.

  • PAULA, T. I. ; SILVA, P. A. P. ; GOMES, J. H. F. ; COSTA, D. M. D. ; PAIVA, A. P. . Análise da influência da função de mutação do algoritmo genético na solução de um problema multiobjetivo. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza (CE). Anais do XXXV ENEGEP, 2015.

  • SILVA, E. L. ; FERREIRA, J. R. ; TOLEDO, J. V. R. ; GOMES, J. H. F. . Modelagem da força de usinagem no fresamento de faceamento de alto avanço do aço ABNT 1045. In: 8º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, Salvador (BA). Anais do 8º COBEF, 2015.

  • GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. ; COSTA, S. C. ; PERUCHI, R. S. ; LOPES, L. G. D. . Identificação de pesos ótimos para otimização de processos multi-objetivo: uma aplicação na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono com aço inoxidável. In: XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014, Curitiba (PR). Anais do XXXIV ENEGEP, 2014.

  • ROCHA, F. ; QUEIROZ, J. A. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; GOMES, J. H. F. . Aplicação de simulação a eventos discretos e lean healthcare em uma farmácia hospitalar. In: XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2014, Salvador (BA). Anais do XLVI SBPO, 2014.

  • RODRIGUES, R. P. ; GOMES, J. H. F. ; PINHO, A. F. ; QUEIROZ, J. A. . Uso da técnica de superfície de resposta na otimização da simulação computacional do processo. In: XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2014, Salvador (BA). Anais do XLVI SBPO, 2014.

  • SILVA, E. M. ; SENA, D. C. ; GUTIERRES, J. C. M. ; GOMES, J. H. F. . Análise quantitativa de subjetividade: um exemplo de concordância por atributos. In: XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2014, Salvador (BA). Anais do XLVI SBPO, 2014.

  • BRITO, T. G. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; LEME, R. C. ; BALESTRASSI, P. P. ; GOMES, J. H. F. . Otimização da rugosidade Ra usando projeto de parâmetro robusto no fresamento de topo do aço ABNT 1045. In: XI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 2013, La Plata (ARG). Anais do XI CIBEM, 2013.

  • BRITO, T. G. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; CAMPOS, P. H. S. ; PERUCHI, R. S. . Determinação de parâmetros robustos para otimização da rugosidade Ra no fresamento de topo do aço ABNT 1045. In: 7º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2013, Penedo, Itatiaia (RJ). Anais do 7º COBEF, 2013.

  • GOMES, J. H. F. ; CAMPOS, P. H. S. ; LOPES, L. G. D. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. . Otimização robusta da diluição e da largura do cordão na soldagem com arame tubular para aplicações de revestimento do aço carbono ABNT 1020 com aço inoxidável ABNT 316L. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luís (MA). Anais do VII CONEM, 2012.

  • CAMPOS, P. H. S. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; BRITO, T. G. ; PERUCHI, R. S. ; GOMES, J. H. F. ; ARCOS, J. I. L. ; OLIVEIRA, G. S. . Utilização de parâmetro robusto multivariado no processo de torneamento do aço endurecido ABNT 52100 com ferramenta de geometria alisadora. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luís (MA). Anais do VII CONEM, 2012.

  • PERUCHI, R. S. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; CARMELOSSI, M. S. . Análise das medições de um software analisador de imagens para os parâmetros geométricos em um cordão de solda de revestimento. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luís (MA). Anais do VII CONEM, 2012.

  • CAMPOS, P. H. S. ; OLIVEIRA, G. S. ; FERREIRA, J. R. ; PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. ; GOMES, J. H. F. . Modeling of life tool and roughness in turning hard steel AISI 52100 wiper with mixed ceramics using Response Surface Methodology. In: XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012, Guimarães (POR). Proceedings of XVIII ICIEOM, 2012.

  • PERUCHI, R. S. ; PAIVA, A. P. ; CARMELOSSI, M. S. ; GOMES, J. H. F. . Um exemplo didático das etapas analisar, melhorar e controlar de um projeto seis sigma. In: XIX Simpósio de Engenharia de Produção, 2012, Bauru (SP). Anais do XIX SIMPEP, 2012.

  • PAIVA, E. J. ; GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. ; COSTA, S. C. . Otimização de processos de soldagem baseada no conceito do Erro Quadrático Médio Multivariado Ponderado. In: 6º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul (RS). Anais do 6º COBEF, 2011.

  • GOMES, J. H. F. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. . Influence of flux cored arc welding parameters on the weld bead geometry in 316L stainless steel claddings deposited on AISI 1020 carbon steel plates. In: 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal (RN). Proceedings of 21st COBEM, 2011.

  • GOMES, J. H. F. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. . Otimização multi-objetiva da qualidade e da produtividade na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono utilizando arame tubular de aço inoxidável austenítico. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte (MG). Anais do XXXI ENEGEP, 2011.

  • XAVIER, A. F. ; GOMES, J. H. F. ; DELALIBERA, P. H. A. ; PAIVA, C. N. ; PINHO, A. F. . A simulação a eventos discretos como ferramenta de tomada de decisão na implementação de uma linha de montagem em uma indústria do setor automobilístico. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador (BA). Anais do XXIX ENEGEP, 2009.

  • GOMES, J. H. F. ; PAMPLONA, E. O. . Identificação e análise das variações de custos no sistema ABC: uma aplicação em uma indústria de autopeças. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, Rio de Janeiro (RJ). Anais do XXVIII ENEGEP, 2008.

  • CARVALHO, A. P. ; GOMES, J. H. F. ; SIQUEIRA, N. G. G. ; MELLO, M. X. T. . Lean healthcare no contexto hospitalar público: uma revisão sistemática de literatura. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVES, T. D. ; GOMES, J. H. F. . Uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de previsão de churn em modelos de negócios de recorrência. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, R. R. C. ; SOUZA, L. G. P. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. . Intervalos de confiança multivariados para a etapa de burn-zinc da soldagem a ponto por resistência elétrica do aço 22MnB5-GA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA JUNIOR, W. T. ; PEREIRA, R. B. D. ; MIRANDA, R. C. ; GOMES, J. H. F. . Otimização via simulação a eventos discretos paralela utilizando design de experimentos e metamodelagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, F. A. ; AMORIM, L. F. ; PAULA, T. I. ; PAULA, V. R. ; SABIONI, R. C. ; PAIVA, A. P. ; GOMES, J. H. F. . Projeto de parâmetro robusto aplicado à otimização do processo de torneamento do aço ABNT 12L14. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, A. F. ; MIRANDA, R. C. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; GOMES, J. H. F. ; QUEIROZ, J. A. . Identificação da configuração ótima de pesos por metamodelagem na otimização multiobjetivo de um modelo de simulação a eventos discretos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, J. H. F. ; PAIVA, A. P. ; COSTA, S. C. ; PERUCHI, R. S. ; LOPES, L. G. D. . Identificação de pesos ótimos para otimização de processos multi-objetivo: uma aplicação na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono com aço inoxidável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, F. ; QUEIROZ, J. A. ; MONTEVECHI, J. A. B. ; GOMES, J. H. F. . Aplicação de simulação a eventos discretos e lean healthcare em uma farmácia hospitalar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, J. H. F. ; CAMPOS, P. H. S. ; LOPES, L. G. D. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. . Otimização robusta da diluição e da largura do cordão na soldagem com arame tubular para aplicações de revestimento do aço carbono ABNT 1020 com aço inoxidável ABNT 316L. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. H. F. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. ; BALESTRASSI, P. P. . Influence of flux cored arc welding parameters on the weld bead geometry in 316L stainless steel claddings deposited on AISI 1020 carbon steel plates. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. H. F. ; COSTA, S. C. ; PAIVA, A. P. . Otimização multi-objetiva da qualidade e da produtividade na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono utilizando arame tubular de aço inoxidável austenítico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. H. F. ; PAMPLONA, E. O. . Identificação e análise das variações de custos no sistema ABC: uma aplicação em uma indústria de autopeças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TURRIONI, J. B. ; GOMES, J. H. F. ; LEAL, G. S. . Capacitação Ball Black Belt. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • TURRIONI, J. B. ; GOMES, J. H. F. ; LEAL, G. S. . Capacitação Ball Black Belt. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • GOMES, J. H. F. . Mini course of Design and Analysis of Experiments (DOE). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GOMES, J. H. F. . Minicurso de Projeto e Análise de Experimentos (DOE). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Otimização multiobjetivo de processos de soldagem: formulações matemáticas a partir de modelos experimentais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Coordenador / Anderson Paulo de Paiva - Integrante / Michele de Santana Carmelossi - Integrante / Robson Raimundo Cardoso Ribeiro - Integrante / Ronian José Guimarães Silva - Integrante / Claudemiro Luz Teodoro - Integrante / Marcos Cirilo dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2023

    Validação, otimização e usabilidade de simulação a eventos discretos aplicados na indústria, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Arnaldo Barra Montevechi em 25/03/2021., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Alexandre Ferreira de Pinho - Integrante / José Arnaldo Barra Montevechi - Coordenador / Fernanda Rocha - Integrante / Rafael de Carvalho Miranda - Integrante / Mona Liza Moura de Oliveira - Integrante / Tábata Fernandes Pereira - Integrante / Gustavo Teodoro Gabriel - Integrante / Wilson Trigueiro de Sousa Junior - Integrante / Afonso Teberga Campos - Integrante / Tanita Caroline Pires Maciel - Integrante / Carlos Henrique dos Santos - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Metamodelagem aplicada à otimização via simulação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael de Carvalho Miranda em 22/02/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Edson de Oliveira Pamplona - Integrante / José Arnaldo Barra Montevechi - Integrante / José Antonio de Queiroz - Integrante / Rafael de Carvalho Miranda - Coordenador / Aneirson Francisco da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Utilização de métodos de metamodelagem para resolução de problemas complexos em otimização via simulação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael de Carvalho Miranda em 22/02/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Edson de Oliveira Pamplona - Integrante / José Arnaldo Barra Montevechi - Integrante / José Antonio de Queiroz - Integrante / Rafael de Carvalho Miranda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2019

    Análise numérico/experimental da solidificação e da homogeneização de ligas de alumínio visando à previsão de propriedades mecânicas e elétricas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Mirian de Lourdes Noronha Motta Melo - Coordenador / Geovani Rodrigues - Integrante / Gilbert Silva - Integrante / Marcelo Lima Peres - Integrante / Sebastião Simões da Cunha Júnior - Integrante / Edmilson Otoni Corrêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de projetos de modelagem e simulação através do uso integrado de técnicas de modelagem de processos, análise de postos de trabalho e experimentação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabiano Leal em 30/03/2016., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / José Antonio de Queiroz - Integrante / Fabiano Leal - Coordenador / Gabriele Lacerda Santos - Integrante / Flávio Fraga Vilela - Integrante / Renata Pereira Rocha - Integrante / Luiz Carvalho Neto - Integrante / Ana Flávia Loiola Fraga - Integrante / Roberta Macedo de Carvalho - Integrante / Caio Rezende Bonazzi - Integrante / Gustavo Teodoro Gabriel - Integrante / Rodrigo Mesquita de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Desenvolvimento de uma atividade prática de ensino baseado em problemas envolvendo conceitos de estoques e teoria das restrições, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Coordenador / José Antonio de Queiroz - Integrante / Fabiano Leal - Integrante / André Luiz Medeiros - Integrante / Paloma Passos Alvim - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Simulação a eventos discretos e sua integração a outras técnicas para melhorias no processo de tomada de decisões, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Arnaldo Barra Montevechi em 30/03/2016., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Alexandre Ferreira de Pinho - Integrante / Josiane Palma Lima - Integrante / José Arnaldo Barra Montevechi - Coordenador / Fernanda Rocha - Integrante / José Antonio de Queiroz - Integrante / Renato Pontes Rodrigues - Integrante / David Custódio de Sena - Integrante / Fábio Favaretto - Integrante / Fabiano Leal - Integrante / Rafael de Carvalho Miranda - Integrante / Gabriele Lacerda Santos - Integrante / André Luiz Medeiros - Integrante / José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior - Integrante / Carlos Eduardo Correa Molina - Integrante / Mona Liza Moura de Oliveira - Integrante / Tábata Fernandes Pereira - Integrante / Marcelo Machado Mendonça - Integrante / Graziana Donata Punzi de Siqueira - Integrante / Elisa Maria Melo Silva - Integrante / Ana Paula Rennó da Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2020

    Dimensionamento de lotes e mix de produção baseados em métodos de programação matemática e arranjos de experimentos de misturas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Coordenador / Washington Luis Moreira Braga - Integrante / Fernando de Oliveira Costa - Integrante / José Antonio de Queiroz - Integrante / Fabiano Leal - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2016

    Projeto de parâmetros robustos para um sistema de refrigeração industrial utilizando arranjo combinado de superfície de resposta, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Coordenador / Patrícia Agnes Pereira da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Proposta de modelo de referência para implantação da abordagem de inovação aberta no processo de gestão da inovação de empresas de grande porte brasileiras, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Carlos Eduardo Sanches da Silva - Integrante / Carlos Henrique Pereira Mello - Coordenador / Thais Cristina Pereira Ferraz - Integrante / Maria Fernanda Barbato Salomon - Integrante / Giseli Valentim Rocha - Integrante / Paulo Fonseca Júnior - Integrante / Wander Demonel de Lima - Integrante / Willy Jorge Prudente de Araújo - Integrante / Flavia Aparecida de Souza - Integrante / Tatiane Costa Leite - Integrante / Eduardo Gomes Salgado - Integrante / Priscila dos Passos Rosa e Silva - Integrante / Renata Aparecida Ribeiro Gonçalves - Integrante / Antonio Carlos Almeida Custodio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Validação de modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos eletrônicos de empresas de base tecnológica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Amanda Fernandes Xavier - Integrante / Carlos Henrique Pereira Mello - Coordenador / Vinicius Correa de Almeida - Integrante / Eduardo Gomes Salgado - Integrante / Cintia Barreiro Menezes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Otimização robusta multivariada por Interseção Normal à Fronteira: uma proposta de fronteiras equiespaçadas de Pareto por Análise de Componentes Principais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anderson Paulo de Paiva em 02/10/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Anderson Paulo de Paiva - Coordenador / Luiz Gustavo Dias Lopes - Integrante / Tarcísio Gonçalves de Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Programa Pesquisador Mineiro (PPM FAPEMIG) 03/2011: Decomposição bayesiana de séries temporais na extração das características de consumo domiciliar de energia elétrica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Anderson Paulo de Paiva - Integrante / João Roberto Ferreira - Integrante / Pedro Paulo Balestrassi - Coordenador / Rogério Santana Peruchi - Integrante / Ronã Rinston Amaury Mendes - Integrante / André Simões Rebello - Integrante / Rafael Moreira de Souza - Integrante / Tiago da Silva Galdino - Integrante / Leonardo Alves de Carvalho - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Método de otimização dual multivariado para processos de manufatura com múltiplas características de qualidade correlacionadas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anderson Paulo de Paiva em 03/12/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Emerson José de Paiva - Integrante / Anderson Paulo de Paiva - Coordenador / Pedro José Papandréa - Integrante / Hugo José Ribeiro Jr. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Análise dos hábitos de consumo de energia elétrica: uma abordagem bayesiana de múltiplas séries temporais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Anderson Paulo de Paiva - Integrante / João Roberto Ferreira - Integrante / Pedro Paulo Balestrassi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Otimização de processos de manufatura envolvendo soldagem com arame tubular com múltiplas respostas correlacionadas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Henrique de Freitas Gomes - Integrante / Anderson Paulo de Paiva - Integrante / Sebastião Carlos da Costa - Coordenador / Alexandre Dias de Oliveira - Integrante / Claudia Maisa Pereira da Silva - Integrante / Guilherme Sakai Zaroni - Integrante / Bruno Fadel Condino - Integrante / Nathalia Lopes Veneziani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. , Avenida BPS, 1303, Pinheirinho, 37500903 - Itajubá, MG - Brasil - Caixa-postal: 50, Telefone: (35) 36291168, Fax: (35) 36291148

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).

2010 - 2013

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

2008 - 2010

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

2003 - 2007

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluno do curso de Engenharia de Produção Mecânica

Atividades

  • 03/2021

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EME 003 - Tecnologia de Fabricação II (Módulo Soldagem, Carga horária: 32 horas, 2021 - Atual), EME 004 - Tecnologia de Fabricação III (Carga horária: 48 horas, 2024), EME 004P - Tecnologia de Fabricação Experimental III (Carga horária: 8 horas, 2024)

  • 02/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão.,Atividade realizada, Coordenação do Laboratório de Soldagem (LSolda).

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão.,Linhas de pesquisa

  • 02/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EME 001 - Introdução aos Processos de Manufatura (Módulo Monitoramento e Controle, Carga horária: 32 horas, 2014, 2019-2020), EME 001 - Introdução aos Processos de Manufatura (Módulo Soldagem, Carga horária: 32 horas, 2021-2022), EP 1002 - Introdução à Engenharia de Produção (Carga horária: 32 horas, 2019 - Atual), EPR 002 - Organização Industrial e Administração (Carga horária: 48 horas, 2016 - 2020), EPR 704 - Planejamento e Controle da Produção (Carga horária: 32 horas, 2014 - 2015), FAB 003 - Tecnologia de Fabricação II (Módulo Soldagem, Carga horária: 32 horas, 2021 - Atual), FAB 004P - Tecnologia de Fabricação Experimental III (Carga horária: 8 horas, 2024)

  • 02/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ADM 018 - Consultoria Empresarial (Módulo Gestão de Operações, Carga horária: 32 horas, 2014 - 2018), ADM 050 - Estatística I (Carga horária: 48 horas, 2016 - 2020), ADM 01P - Informática Aplicada à Administração (Carga horária: 48 horas, 2015 - Atual)

  • 02/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PCM 14 - Seminários de Dissertação (Carga horária: 45 horas, 2014 - 2018), PQM 16 - Sistemas de Produção (Carga horária: 45 horas, 2014 - Atual)

  • 04/2014 - 06/2014

    Ensino, Administração de Negócios (MBA), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, MBA 10 - Metodologia Seis Sigma (Carga horária: 22 horas)

  • 10/2010 - 10/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de docência na disciplina de Engenharia da Qualidade II (Carga horária: 54 horas), Estágio de docência na disciplina de Fundamentos de Metodologia de Pesquisa (Carga horária: 8 horas), Estágio de docência na disciplina de Introdução aos Processos de Manufatura (Carga horária: 6 horas)

  • 04/2013 - 04/2013

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de docência na disciplina de Gestão Ambiental, tópico ISO 9001:2008 (Carga horária: 8 horas)

  • 04/2013 - 04/2013

    Ensino, Qualidade e Produtividade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estágio de docência na disciplina de Seis Sigma (Carga horária: 8 horas)

  • 08/2011 - 03/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de docência na disciplina de Planejamento e Otimização de Experimentos (Carga horária: 4 horas), Estágio de docência na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (Carga horária: 4 horas)

  • 08/2006 - 12/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor da disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais

2013 - 2014

Sociedade Sul Mineira de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2013 - 02/2014

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade (Carga horária: 40 horas), Tópicos Avançados em Gestão da Produção (Carga horária: 40 horas)

2012 - 2013

Colégio 1º de Junho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

2010 - 2010

Colégio 1º de Junho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

  • 02/2012 - 12/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, 1º Ano do Ensino Médio (Carga horária: 2 aulas/semana), Matemática, 3º Ano do Ensino Médio (Carga horária: 3 aulas/semana)

  • 05/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, 1º Ano do Ensino Médio (Carga horária: 3 aulas/semana)

  • 05/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, 9º Ano do Ensino Fundamental (Carga horária: 2 aulas/semana)

2007 - 2007

Mahle Componentes de Motores do Brasil Ltda

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio nos setores de Ferramentaria, Produção e Qualidade. Principais atividades: Gestão de pessoas na montagem e manutenção de máquinas, análise e melhoria de processos de manufatura, análise de investimentos, elaboração de treinamentos de qualidade para redução do índice de refugos em processos de inspeção visual.