Maria Adélia da Costa

Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordenadora Local do ProfEPT CEFET-MG, Unidade Divinópolis. Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG) e no ProfEPT. Chefe do Departamento de Educação (DEDU). Professora no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica - PROEJA, pelo CEFET-MG, 2006. É Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Concluiu seu doutoramento em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana, UFU e no CEFET-MG "Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico" (PETMET). Na área de gestão foi Diretora do CEFET-MG Unidade Contagem e Coordenadora Geral de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio quando instituiu a comissão de avaliação da EPTNM (CPAEPT). Participa de projetos de extensão que visam a conexão da instituição escolar com a comunidade, seja por meio de minicursos, palestras, oficinas ou trabalhos de assessoria pedagógica. Pesquisa e escreve sobre: organização histórico-sócio-cultural do currículo escolar, educação profissional e tecnológica, formação de professores para a educação profissional e tecnológica.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2011 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Políticas de formação docente para educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos
Robson Luiz de França.

Mestrado em Educação Tecnológica

2008 - 2010

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: FORMAS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A MATERIALIZAÇÃO DO PROEJA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO CEFET-MG,Ano de Obtenção: 2010
Silvani dos Santos Valentim.Palavras-chave: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO; CURRÍCULO; PROEJA; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; RELAÇÃO ESCOLA-TRABALHO.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA

2006 - 2007

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Currículo integrado: desafios e possibilidades
Orientador: Carla Chamon
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.

Graduação em Pedagogia

1990 - 1992

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Disciplina Isolada Doutorado em educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, Maria Adélia. ; PINTO, E. M. . III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2019. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. ; GONCALVES, I. A. ; NOGUEIRA, V. L. . 7ºSeminárioEducaçãoeFormaçãoHumana:DesafiosdoTempoPresente?e?IISimpósioEducação,FormaçãoeTrabalho?. 2019. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. ; GONCALVES, I. A. ; NOGUEIRA, V. L. . 6 Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. I Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. ; GROSSI, M. G. R. . P a l e s t a : N e u r o c i ê n c i a - U m a c o n v e r s a c o m D r a . L e o n o r G u e r r a. 2018. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda . II Seminário integração: ensino, pesquisa e extensão. 2018. (Outro).

NOGUEIRA, V. L. ; GONCALVES, I. A. ; COSTA, Maria Adélia. ; AMARAL, D. ; SILVA, W. A. . 5º. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente. 2017. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOENTE - MÓDULO I. 2017. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . MINICURSO NEUROCIENCIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO - 13ª SEMANA C&T. 2017. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: DIDÁTICA E FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORANEO. 2016. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . Quarta Acadêmica. 2012. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . IV FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DO CEFETM-MG CAMPUS CONTAGEM. 2012. (Festival).

COSTA, Maria Adélia. ; Burnier, Suzana Lanna C. . Fórum Regional de Pesquisas e Experiencias em Proeja. Minas e São Paulo. 2010. (Outro).

Grupo de Pesquisa EPIEJA ; COSTA, Maria Adélia. . III Seminário Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à EJA. 2008. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . I seminário "Currículo integrado: concepções e perspectivas". 2008. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. . Diálogo Proeja do CEFET-MG. 2008. (Outro).

COSTA, Maria Adélia. ; BIAGINI, J. . I ENCONTRO DE PROFESSORES DE ÁREAS DO CEFET-MG. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Seminário e Formação Humana: desafios do tempo presente | II Simpósio Educação, Formação par e Trabalho.Reforma do Ensino Médio e BNCC: implicações para a educação básica brasileira. 2019. (Seminário).

13ª Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG.Neurociências e o processo de aprendizagem: Uma relação multidisciplinar. 2017. (Outra).

1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Percepções discentes sobre a prática pedagógica docente na educação profissional. 2016. (Outra).

1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.A formação do professor e as percepções discentes na materialização da docência. 2016. (Outra).

Dermeval Saviani e a educação brasileira: construção coletiva da pedagogia hisórico-crítica.Comunicação Oral. 2016. (Seminário).

Mostra de Cursos do CEFET-MG 2016. PEFPD do Departamento de Educação. 2016. (Exposição).

XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.TRAJETÓRIAS DESCONTÍNUAS NA MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. 2016. (Outra).

EUROPEAN CONFERENCE ON CURRICULUM STUDIES.STATUS OF TECHNICAL EDUCATION CURRICULAR IN THE TRAINING OF FEDERAL NETWORK TEACHERS IN BRAZIL. 2013. (Outra).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR. 2013. (Outra).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.CENÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EPT NO BRASIL: DESAFIOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. 2012. (Outra).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Educação Profissional e Tecnológica: Perspectivas no século XXI. 2012. (Outra).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Escola, trabalho e cidadania: formação do trabalhador de nível técnico e tecnológico na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 2012. (Outra).

III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica III SENEPT 2012.Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica no Brasil: desafios históricos e perspectivas contemporâneas. 2012. (Seminário).

Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade -SITRE.EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA HISTÓRIA DE SUBORDINAÇÃO AOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2012. (Seminário).

X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2012. (Outra).

XI SEMINARIO NACIONAL O UNO E O DIVERWO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2011. (Seminário).

II SENEPT. 2010. (Seminário).

Produção de Conhecimento sobre Ensino mèdio Integrado: Dimensões Epistemológicas e Político-Pedagógicas.Formas Estruturantes da Organização Curricular e a Materialização do Proeja no Curso Técnico de Mecanica do CEFET-MG. 2010. (Outra).

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNICA DE NIVEL MEDIO NA FORMA INTEGRADA: PRINCIPIOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS.Integração e interdisciplinaridade na educação profissional. 2009. (Oficina).

Capacitação Docente Educação Profissional Tecnica de Nivel Medio na forma Integrada: Principios, possibilidades e desafios.Propostas de integração entre a área de ciencias humanas e as disciplinas da educação profissional à partir das orientações curriculares para o ensino médio. 2009. (Oficina).

FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA. 2009. (Outra).

1 SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2008. (Seminário).

2 SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE. 2008. (Simpósio).

III SEMINARIO FORMAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA NA EPT INTEGRADA A EJA. 2008. (Seminário).

IV COLOQUIO LUSO BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. 2008. (Outra).

II Seminário de Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.. 2007. (Seminário).

I JORNADA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA DA REGIÃO SUL. 2007. (Outra).

IV SIMPOSIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: GRAMSCI, POLITICA E EDUCAÇÃO. 2007. (Simpósio).

SEMINARIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA EM QUESTÃO. 2007. (Seminário).

1ª Conferência Nacional da Educação Profissional Técnica.Delegada. 2006. (Seminário).

1ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Seminário).

Conferência Profissional e Tecnológica do Estado de Minas Gerais. 2006. (Congresso).

Didática: Processo de Construção e Reconstrução da Prática Docente.Dinâmica de grupo. 2005. (Seminário).

A Abordagem Sociointeracionista do Psiquismo Humano e da Aprendizagem. 2000. (Seminário).

ENAE.Matemática com Prazer. 2000. (Oficina).

Seminário de Educadores da Secretária Municipal de Educação.Qualidade Total na Educação. 1999. (Seminário).

Oficina de Arte e Literatura. 1997. (Oficina).

Gerência da Qualidade Total na Escola. 1995. (Oficina).

III Congresso Qualidade em Educação. 1995. (Congresso).

II Seminário de Educadores da Rede Estadual de Timóteo.Instrumentalização para a Ação. 1995. (Seminário).

Projeto Melhoria de Qualidade em Educação. 1995. (Encontro).

Matemática: do lúdico à construção do conhecimento (Teoria e Prática). 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fabiane Angélica de Aguiar

COSTA, Maria Adélia.; GROSSI, M. G. R.; ELIAS, G. A.. A APLICAÇÃO DO EFEITO DE ESPAÇAMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO DE UM CURSO TÉCNICO DO CEFET-MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Flávia Martins da Mata

COSTA, Maria Adélia.; MATA, A. F. M.; BARBOSA, V.; REIS, F. P. G.. Mulheres na Engenharia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Camila Gonçalves Guimarães

COSTA, Maria Adélia.; QUIRINO, R.; CASTRO, S. C.. Educação ou computacão? Trajetória de mulheres mestras em áreas de humanas e tecnológicasv. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Alcântara Gonçalves

COSTA, Maria Adélia.; SILVA, S. M.; LIMA, E. P.. Curso de habilitação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: uma análise curricular. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: GÉSSICA BRAGA BRUM BERTHOLDO

COSTA, Maria Adélia.; BRASILEIRO, B. G.; HOLLERBACH, J. D. G.. ?As bases conceituais em EPT: percepções dos docentes do IF Sudeste MG, Campus Muriaé?. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Aldo Geraldo Simões

COSTA, Maria Adélia.; PEDROSA, J. G.; COSTA, M. H. B. C.. ?Projeto futuro de jovens da educação profissional técnica de nível médio da rede federal de educação profissional científica e tecnológica atendidos pela lei no 12.711/2012( lei das cotas)?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Isabel Silva Lemos

COSTA, Maria Adélia.; FERREIRA, D. P.; ANDRADE, C. R.. A ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL NO ENFRENTAMENTO AO MACHISMO E AO SEXISMO: COMO OS COLETIVOS FEMINISTAS E LGBT QUESTIONAM A CULTURA INSTITUCIONAL NO CEFETMG?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Rodrigues da Silva

COSTA, Maria Adélia.; FERREIRA, D. P.; ALVES, C. E. R.. ?EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DO USO DO NOME SOCIAL NO CEFET-MG NA PERSPECTIVA DE SUJEITOS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Jane Moreira

MOREIRA, J.;COSTA, Maria Adélia.; VALENTIM, S. S.; MARCAL, J. A.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SABARÁ/BRASIL E OBUASI/GHANA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Lúcia dos Santos

COSTA, Maria Adélia.; PEDROSA, J. G.; GIAROLA, F.. Escritos de Anísio Teixeira no período de 1929 a 1951: leituras da americanidade a partir das viagens à Europa (1925) e Estados Unidos da América (1927 a 1929). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Iône Aparecida Neto Rodrigues

COSTA, Maria Adélia.; SILVA, S. M.; ALVES, A. J. L.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: DIÁLOGOS COM A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Alves Batista da Costa

Grossi, Marcia;COSTA, Maria Adélia.; PARREIRAS, V. A.. A permanência em cursos técnicos na modalidade a distância: uma análise da usabilidade pedagógica aplicada em ambiente virtual de aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alex Rosa sw Almeida

GROSSI, M. G. R.;COSTA, Maria Adélia.; ELIAS, G. A.. Objetos de aprendizagem desenvolvidos para o ensino médio: técnicas e conceitos apoiados nos PCNEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Regina Teles Herbig

COSTA, Maria Adélia.; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda; OLIVEIRA, P. M. E.. UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO SUDESTE: UMA REFLEXÃO ENTRE O PRESCRITO E O REAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Wagner Francis Martiniano de Faria

COSTA, Maria Adélia.; CAMPOS, A. G.; Valentim, Silvani dos Santos. Diversidade de gênero na educação profissional técnica de nível médio: análise do currículo do Curso de Produção de Moda do CEFET-MG - Campus V. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina de Oliveira Teixeira

COSTA, Maria Adélia.; Valentim, Silvani dos Santos; PORTES, E. A.. Um estudo de caso da implementação das cotas sociais e raciais no ensino superior do CEFET-MG (2016 - 2015): acesso, permanência e trajetória de estudantes negros cotistas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Celina Pedrina Siqueira Amaral

PEDROSA, Jose Geraldo;COSTA, Maria Adélia.; GIAROLA, F.. Joaquim Faria Góes Filho e o ensino técnico secundário no Brasil da década de 1930: concepções e disputas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula dos Santos Ferraz

COSTA, Maria Adélia.; LIMA, J. B.; FALCE, J. L. L.; PARDINI, D. J.. Cultura organizacional no serviço público: um estudo de caso em uma instituição federal. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.

Aluno: CYNTHIA ALESSANDRA BELO

PEDROSA, Jose Geraldo;COSTA, Maria Adélia.; GUIMARAES, C. C.. Ambientalização do currículo ou escolarização do ambiente: a experiência no curso técnico de controle ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Valdete dos Reis Barbosa

COSTA, Maria Adélia.; VALENTIM, S. S.; SILVA, S. A.. A DIMENSÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO CEFET-MG À LUZ DA RESOLUÇÃO 02/2015 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Elizabete Ribeiro Halfeld Maciel

COSTA, Maria Adélia.; SILVA, M. A.; PEIXOTO FILHO, J. P.. Currículo da educação elementar, na perspectiva do PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA BRASILEIRO-AMERICANA AO ENSINO ELEMENTAR - PABAEE. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Glória Figueiredo Costa

COSTA, Maria Adélia.; SIQUELLI, S. A.; MACHADO, C.. INTERFACES ENTRE AVALIAÇÃO EXTERNA E PERCEPÇÕES DE QUALIDADE DO ENSINO E DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Aluno: Danielle Barbosa Santos

COSTA, Maria Adélia.; PREVITALI, F. S.; FRANCA, R. L.. Trabalho e educação: a formação profissional tecnológica e a empregabilidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cleide Francisca de Souza Tano

COSTA, Maria Adélia.; FRANCA, R. L.; LUCENA, C.; SANTOS, A. C. O.; BRETTAS, A. C. F.. Trabalho, educação e consenso: apoio do Estado ao setor produtivo x geração de empregos e empregabilidade. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cilson Cesar Fagiani

COSTA, Maria Adélia.; LUCENA, C.; FRANCA, R. L.; ANTUNES, R. L. C.; MORAIS, S.. Educação e trabalho: a formação do jovem trabalhador no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Matusalém de Brito Duarte

COSTA, Maria Adélia.; FERREIRA NETO, J. L.; LOURENCO, E.; ROMAGNOLI, R. C.; ARAUJO, J. N. G.. TECNOLOGIAS DA SUBJETIVAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Matusalém de Brito Duarte

COSTA, Maria Adélia.; VIEIRA, L. M. F.; ROMAGNOLI, R. C.. Processos de subjetivação docente no território éscola em Minas Gerais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Flávia Martins da Mata

COSTA, Maria Adélia.; BARBOSA, V.; MATA, A. F. M.; REIS, F. P. G.. Mulheres na Engenharia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: GÉSSICA BRAGA BRUM BERTHOLDO

COSTA, Maria Adélia.; BRASILEIRO, B. G.; MIRANDA, P. R.. BASES CONCEITUAIS EM EPT: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO IF SUDESTE MG, CAMPUS MURIAÉ. 2018.

Aluno: Elza Magela Diniz

NOGUEIRA, V. L.;COSTA, Maria Adélia.; DUARTE, M. B.; PAULA, S. G.. EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE FEDERAL EM MINAS GERAIS: olhares sobre o Curso Técnico Subsequente em Mineração do IFMG ? Campus Congonhas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Danilo Marques Silva

COSTA, Maria Adélia.; NOGUEIRA, V. L.; SARAIVA, A. M. A.. As condições do trabalho docente no ensino médio em sete estados brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Renata Beatriz Klehm

COSTA, Maria Adélia.; SIQUELLI, S. A.; MACHADO, C.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOCENTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE OURO FINO. 2015.

Aluno: Glória Figueiredo Costa

COSTA, Maria Adélia.; SIQUELLI, S. A.; MACHADO, C.. INTERFACES ENTRE AVALIAÇÃO EXTERNA E PERCEPÇÕES DE QUALIDADE DO ENSINO E DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Aluno: Wiliam Aires de Cerqueira

SILVA, G. R.;COSTA, Maria Adélia.; Saulo Pfeffer Geber. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA/EJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Jose Antonio Gonçalves Junior

Gariglio, Jose Angêlo;COSTA, Maria Adélia.; Grossi, Marcia. O PROGRAMA DO PEP-EJA: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Marlete Aparecida da Silva

COSTA, Maria Adélia.; SILVA, G. R.; Mercy Rodrigues Ligeiro. O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLÊS NO CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES DO CEFET-MG NA MODALIDADE PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Heliane de Andrade Melo

COSTA, Maria Adélia.; Grossi, Marcia; Valentim, Silvani dos Santos. A RELAÇÃO DOCENTE COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Manoel Marcus Pereira

COSTA, Maria Adélia.; Grossi, Marcia; PEDROSA, Jose Geraldo. A NOÇÃO DE SUJEITO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS INTITUINTES DO PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Maria Lúcia das Graças Jaques Silva Martins

COSTA, Maria Adélia.; Grossi, Marcia; SILVA, Natalino Neves da. A OPINIÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DAS NEVES-MG, SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO MUNICÍPIO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Laura Lacôrte

COSTA, Maria Adélia.; Grossi, Marcia; SILVA, G. R.. A PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRADA PELO SUJEITO ALUNO DO PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Eunice Barbosa Pinto

COSTA, Maria Adélia.; Burnier, Suzana Lanna C.; Grossi, Marcia. Implantação do PEP-EJA na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2010. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.; BIAGINI, J.; Barbosa, Zelia Maria Ferraz. Presidente Banca de Concurso para Cargo Efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.. Comisão examinadora para concurso público para professores a FUNEC. 2008. Fundação de Ensino de Contagem.

COSTA, Maria Adélia.. Provimentos de cargos Técnico Administrativo Edital 52/2008. 2008. Instituto Federal Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.. Concurso Público para Técnico Administrativo Edital 61/2008. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.; COSTA, Maurílio Alves Martins da.; JUSTINO, Júlio César Guerra.. Processo seletivo de contratação temporária professor substituto da carreira de magistério. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.. Comissão de análise de Curso de Pós-Graduação lato sensuPROEJA. 2009. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

COSTA, Maria Adélia.. Comissão de análise das propostas de curso PROEJA FIC. 2009. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

COSTA, Maria Adélia.; DUTRA, R. A.. Processo seletivo do PEFPD. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.; Rezende, C. R. A.; Provenzani, Jussara. Processo seletivo simplificado Professor Substituto. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

COSTA, Maria Adélia.; Burnier, Suzana Lanna C.; Gariglio, Jose Angêlo; Silva, Maria Aparecida; Valentim, Silvani dos Santos. Comitê científico para avaliação de trabalhos do Forum Regional de Experiencias e Pesquisas em Proeja. 2010. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Inez Salgado de Souza

SOUZA, M. I. S.; BURNIER, S.; SILVA, Maria Aparecida. Formas Estruturantes da Organização curricular e a Materialização do Proeja no Curso Técnico de Mecânica do CEFET- MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Suzana Lanna Burnier Coelho

VALENTIM, S. S.; SILVA, M.A.;BURNIER, Suzana L; SOUZA, M.I.. Formas estruturantes da organização curricular e a materialização do PROEJA no curso técnico de Mecancia do CEFET-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Silvani dos Santos Valentim

VALENTIM, S. S.; SOUZA, M. I. S.; COELHO, S. L. B.; SILVA, M. A.. Formas estruturantes da organização curricular e a matrialização do PROEJA no curso técnico de mecânica do CEFET-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Antonio Bosco de Lima

LIMA, A. B.LUCENA, C. A.; FRANÇA, R. L. de; LUCENA, M. L. A. E. S.; GARIGLIO, J. A.. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Antonio Bosco de Lima

LIMA, A. B.LUCENA, C. A.; FRANÇA, R. L. de. As políticas para a formação de professores e as condições de trabalho docente na educação profissional e tecnológica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Alberto Lucena

FRANCA, R. L.; GARIGLIO, J. A.;LUCENA, M. L. A. E. S.LUCENA, C. A.Lima, Antônio Bosco. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado em Dourorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena

LUCENA, M.L.A.S.; FRANCA, R. L.;LUCENA, C.; LIMA, A. B.; GARIGLIO, J. A.. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

José Angelo Gariglio

FRANCA, R. L.; LUCENA, M. L. A. E. S.; LUCENA, C. A.; LIMA, A. B.;GARIGLIO, José AngeloGARIGLIO, José Angelo. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnolkógica: cenários contemporâneos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

HEIDEANE LIMA BRANDÃO

A educação tecnológica para a melhor idade no CEFET/MG; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Juliana Azevedo Pacheco

A escrita de si na vida das trabalhadoras terceirizadas; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Paula Corrêa

A prática educativa em uma perspectiva ativa de ensino e aprendizagem: experiências e possibilidades com metodologias ativas na educação profissional e tecnológica; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Alexandre Cardoso Barbosa

A DOCÊNCIA NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS: uma análise reflexiva sobre a mobilização dos saberes na prática docente no Curso de Formação de Oficias; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Karina Miranda de Bessa

Neurociência aplicada a Educação Profissional Tecnológica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Giuliano Richards Ribeiro

A Inteligência Artificial na materialização da prática docente em um curso de educação profissional técnica de nível médio; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Wander de freitas fonseca de freitas fonseca

O PAPEL ATUAL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAUDE NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS DO IFMG- CAMPUS BAMBUI; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Simone Rosa Pereira

Metáforas na Formação e Prática de Profissionais de Saúde; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Lucimara Moreira da Silva

Engenheiras Professoras ou professoras engenheiras?; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lícia Flávia Santos Guerra

Práticas pedagógicas transformadoras: entre o currículo e o metamorfismo no dia a dia da Educação Profissional e Tecnológica; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Elizabeth Maria Pinto

Educação, trabalho e gesto profissional; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Cinthia Paolla

A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: uma abordagem neurocientífica na formação docente; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Rejane cassiano Meneses

O uso das TICs no estágio curricular co curso normal de nível médio; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Alanna Cristina Landim Souza

?A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Márcia Soares de Oliveira

CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Gissele Quirino Herculano Xavier

Relações de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Trajetórias Acadêmico-Profissionais das Egressas do Curso Técnico de Edificações do IFMG - Campus Ouro Preto; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Camila Gomes Nogueira

As licenciaturas em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Viviane de Paula Gouveia Zamboni

Permanência e sucesso acadêmico no proeja no CEFET-MG; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Antonio Meneses Filho

Licenciatura em química em um campus da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Elza Magela Diniz

EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE FEDERAL EM MINAS GERAIS: olhares sobre o Curso Técnico Subsequente em Mineração do IFMG ? Campus Congonhas; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais,; Coorientador: Maria Adélia da Costa;

Alessandra Teles

Ensino médio integrado; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

António Menezes

A licenciatura em Química no IFMaranhão; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Wanessa Cristina Soares

A (re)construção do letramento no Proeja; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Carla Andréia de Medeiros

Processos de gestão democrática no proeja; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Edina Aparecida Fagundes Martins

Gestão escolar participativa na EJA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EPT Na modalidade EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Carmem Eliza Malta

FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO CEFET-MG; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Jucilene Fátima Lima Souza

PROFESSORAS E ALUNAS NAS ENGENHARIAS DO CEFET-MG: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Camila Marçal Cavalcante

A trajetória acadêmica de dois grupos de alunos - reserva de vagas e ampla concorrência - em uma instituição de EPT; 2015; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Maria Adélia da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Robson Luiz de França

POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS HISTÓRICOS, PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Robson Luiz de França;

Robson Luiz de França

As políticas para a formação docente e os saberes profissionais utilizados por um grupo de professores no desempenho de suas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Robson Luiz de França;

Silvani dos Santos Valentim

Formas Estruturantes da Organização Curricular e a Materialização do PROEJA no Curso Técnico de Mecânica do CEFET-MG; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Silvani dos Santos Valentim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, MARIA ADÉLIA . O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 1, p. e7948-13, 2020.

  • COSTA, Maria Adélia. ; MENESES, R. C. V. . O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE NÍVEL MÉDIO: o Curso Normal. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE , v. 11, p. 112-131, 2019.

  • COSTA, Maria Adélia. ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda . Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 23, p. 408-424, 2019.

  • COSTA, Maria Adélia. . NEUROCIÊNCIAS APLICADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ENTRE SABERES E PRÁTICAS. Plures Humanidades , v. 20, p. 156-166, 2019.

  • COSTA, Maria Adélia. ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda . ACTIVE METHODOLOGIES AND INTEGRATED CURRICULUM: CROSSING TOWARDS MOTIVATING PEDAGOGICAL PRACTICES IN SECONDARY VOCATIONAL EDUCATION. BOLETIM TÉCNICO DO SENAC , v. 45, p. 21-32, 2019.

  • COSTA, Maria Adélia. ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: LEI N 13.415/2017. EDUCAÇÃO E REALIDADE , v. 43, p. 1633-1652, 2018.

  • COSTA, Maria Adélia. ; MENESES FILHO, A. . Políticas de formação de professores para a Educação Profissional: cem anos de lutas. ENSINO EM RE-VISTA , v. 25, p. 1113-1136, 2018.

  • COSTA, MARIA ADÉLIA . O notório saber e a precarização da formação docente para a educação profissional. Revista Profissão Docente (Online) , v. 18, p. 239-254, 2018.

  • COSTA, Maria Adélia. . A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DISCENTES. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v2i5 , v. 2, p. 259-278, 2017.

  • COSTA, Maria Adélia. . O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO) , v. 20, p. 270-282, 2017.

  • COSTA, Maria Adélia. ; CAVALGANTE, C. M. ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda ; COSTA, W. J. G. . A trajetória acadêmica de dois grupos de alunos: reserva de vagas e ampla concorrência em uma instituição federal. Revista Educação e Tecnologia , v. 20, p. 13, 2015.

  • COSTA, Maria Adélia. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Olhar de Professor (UEPG. Impresso) , v. 16, p. 171-182, 2013.

  • COSTA, Maria Adélia. ; Valentim, Silvani dos Santos ; Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda . CURRÍCULO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS, DIÁLOGOS COM UM TEÓRICO DO CURRÍCULO- Entrevista com José Augusto Pacheco. PLURES. HUMANIDADES (RIBEIRÃO PRETO) , v. 14, p. 121-134, 2010.

  • COSTA, Maria Adélia. . Proeja: limites e possibilidades de implementação no campo escolar. Cadernos Camilliani , v. 9, p. 119-125, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, Maria Adélia. . ELABORAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. 2012.

COSTA, Maria Adélia. . Assessoria na Organização do Projeto Político Pedagógico para a Qualificação Proeja FIC. Betim-MG. 2010.

COSTA, Maria Adélia. ; BIAGINI, J. . Implantação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Rede Estadual de Educação no Estado do Espírito Santo/ES. 2009.

COSTA, Maria Adélia. . Mestrado Profissional em Ensino de Biologia e Cotidiano Docente: reflexões compartilhadas sobre avaliação da aprendizagem. 2020.

COSTA, Maria Adélia. . Parecerista AD-HOC da Revista Brasileira de Educação (RBE). 2019.

COSTA, Maria Adélia. . REVISTA PRINCIPIA. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . REVISTA PRINCIPIA. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . REVISTA BTS. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; SILVEIRA, S. O. . PROJETOS PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORANDOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET- MG). 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; MACHADO, S. C. . PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA EPT SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; OLIVEIRA, G. . A DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MODA:estudo sobre a mobilização dos saberes docentes em disciplinas técnicas e práticas. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; SOUZA, K. A. A. . AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LABORATORIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; ROSA, R. V. . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A NEUROCIÊNCIA INCLUSIVA: ANÁLISE DE UMA EMEI DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE ALUSIVA AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; SIMOES, T. . A CIBERCULTURA E AS RELAÇÕES COM O CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM UM CURSO SUPERIOR DA ÁREA DE TECNOLOGIA. 2019.

COSTA, Maria Adélia. ; SOUZA, N. T. . A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MODELO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . Democracia, Diáspora e Educação - Relações possíveis no contexto Brasileiro, Latino e Mundial?,. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . O discurso sobre o ensino profissional da comissão de Instrução pública da assembleia legislativa de Minas Gerais. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . A docência nos cursos de moda: estudo sobre a mobilização dos saberes docentes em disciplinas técnicas e práticas. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . Avaliação do desenvolvimento de habilidades laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . A educação a distância e o modelo de formação de competências na educação profissional. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . As tecnologias digitais e a neurociência inclusiva: análise de uma EMEI do município de Belo Horizonte alusiva aos transtornos de aprendizagem. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . Percepções dos professores de ciências e matemática da EPT sobre a incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas pedagógicas. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . Projetos para ambientes de aprendizagem na concepção dos professorandos do programa especial de formação de docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2019.

COSTA, Maria Adélia. . SABERES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ÚLTIMO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EM TRÊS INSTITUIÇÕES FEDERAIS MINEIRAS. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . parecerista? em 01 artigo da edição v. 6, n. 1, 2018, da ForScience: revista científica do IFMG. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . parecerista Ad hoc avaliando artigo submetido à Revista Argumentos Pró-Educação, ISSN 2448-2803. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . O USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO COMBATE AO ESTRESSE ESTUDANTIL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO CEFET-MG/BH. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE MECÂNICA E ASTRONOMIA: EXERCÍCIOS E PROBLEMAS?,. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . GÊNERO E TRABALHO: (RE)PENSANDO ESPAÇOS, PAPEIS E ESTEREÓTIP. 2018.

COSTA, Maria Adélia. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS MUNICÍPIOS QUE FAZEM LIMITE COM BELO HORIZONTE ? MG, A PARTIR DE ELEMENTOS DOS PLANOS DE CARREIRA DAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO?,. 2018.

COSTA, Maria Adélia. ; ARAUJO, A. P. . INSERÇÃO DE EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE NO MUNDO DO TRABALHO: o caso do curso Técnico em Hospedagem do IFBaiano ? campus Teixeira de Freitas. 2017.

COSTA, Maria Adélia. . Avaliação de artigo Revista Pró-Educação. 2017.

COSTA, Maria Adélia. ; SANTOS, I. A. ; SILVA, S. M. ; GROSSI, M. G. R. ; RAMOS, I. J. ; VALENTIM, S. S. . Comissão do Processo Seletivo para Admissão de Alunos Regulares no Mestrado em Educação Tecnológica. 2017.

COSTA, Maria Adélia. . ANÁLISE DE UM MODELO DIDÁTICO DE GENÉTICA MEDIADO POR ANALOGIA. 2017.

NASCIMENTO, M. M. ; COSTA, Maria Adélia. . O GRÊMIO ESTUDANTIL DO CEFET-MG E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E RAÇA. 2017.

GONCALVES, G. A. ; COSTA, Maria Adélia. . FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO OFICIAL BOMBEIRO MILITAR: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. 2017.

MOREIRA, J. ; COSTA, Maria Adélia. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SABARÁ/BRASIL E OBUASI/GHANA. 2017.

SANTOS, S. L. ; COSTA, Maria Adélia. . ESCRITOS DE ANÍSIO TEIXEIRA DO PERÍODO DE 1929 A 1951: LEITURAS DA AMERICANIDADE A PARTIR DAS VIAGENS À EUROPA (1925) E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1927 E 1929). 2017.

COSTA, Maria Adélia. ; FREITAS, C. C. B. ; PEDROSA, J. G. . Saberes ambientais docentes: interfaces entre saberes ambientais e saberes docentes de profissionais que atuam em um curso técnico de nível médio em meio ambiente da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. 2016.

COSTA, Maria Adélia. ; NAGEM, R. L. ; GOUVEIA, C. P. . Análise de um modelo didático de genética mediado por analogia. 2016.

COSTA, Maria Adélia. ; SILVA, D. P. . Os limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNM. 2016.

COSTA, Maria Adélia. ; RODRIGUES, I. A. N. . Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: diálogos com a formação humana integral. 2016.

COSTA, Maria Adélia. ; SILVA, S. M. ; GROSSI, M. G. R. ; GONCALVES, R. Q. . Portaria DIRGRAD N 022/17 - Comissão Reestruturação PPC do PEFPD. 2016.

COSTA, Maria Adélia. . SER PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFNMG: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. 2016.

COSTA, Maria Adélia. . XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano (CONADE) - 2015. 2015.

COSTA, Maria Adélia. . Direito a educação: equidade e qualidade. 2015.

COSTA, Maria Adélia. . Comitê Educação do PDI CEFET-MG. 2015.

COSTA, Maria Adélia. . II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2015.

COSTA, Maria Adélia. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015.

COSTA, Maria Adélia. . Parecerista REVISTA PLURES HUMANIDADES. 2014.

COSTA, Maria Adélia. . Comissão Geral de Organização da VII Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. 2012.

COSTA, Maria Adélia. . AVALIAÇÃO DE PÔSTER. 2011.

COSTA, Maria Adélia. ; Bambirra, Maria Raquel . Revisão do livro Currículo integrado: concepções, perspectivas e experiências. 2010.

COSTA, Maria Adélia. . Comissão Organizadora de Concursos. 2010.

COSTA, Maria Adélia. . Coordenadora Geral de Avaliação de Educação Profiss ional e Tecnológica. 2009.

COSTA, Maria Adélia. . Presidente da Comissão de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. 2009.

COSTA, Maria Adélia. . Parecer Técnico de avaliação pedagogica e orçamentaria proposta de PROEJA. 2009.

COSTA, Maria Adélia. . Parecer Técnico proposta de especialização em PROEJA. 2009.

COSTA, Maria Adélia. ; SILVA, R. B. ; MOREIRA, A. F. ; PIRES, A. P. ; BORBA, A. L. . Diretrizes para Avaliação dos Currículos e Programas de Ensino dos Cursos Técnicos de Nível Médio. 2008.

COSTA, Maria Adélia. . 7 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente? e o ?II Simpósio Educação, Formação e Trabalho. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COSTA, Maria Adélia. . O ensino superior no Brasil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, Maria Adélia. ; TOMASI, A. P. N. ; GODINHO, A. C. ; OLIVEIRA, P. M. E. . Educação, trabalho e gesto profissional. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COSTA, Maria Adélia. . Organização nos estudos contribui para aprendizado. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, Maria Adélia. . A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO PROFISSIONAL BOMBEIRO MILITAR. 2020. .

COSTA, Maria Adélia. . Formação de Formadores_ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES: subsídios pedagógicos aos autores. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Maria Adélia. . Metodologias ativas: o que o professor precisa saber?. 2019. .

COSTA, Maria Adélia. . Avaliação a aprendizagem: algumas questões. 2019. .

COSTA, Maria Adélia. . Formação de Formadores_ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE FORMADORES: subsídios pedagógicos aos autores. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE - PAD. 2018. .

COSTA, Maria Adélia. . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE - PAD. 2018. .

COSTA, Maria Adélia. . História do ensino técnico no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Maria Adélia. . Comitê Temático de Ensino. 2015. (Comitê Temático de Ensino).

COSTA, Maria Adélia. . Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Maria Adélia. . Didática Desenvolvimental e os processos de ensino-aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Maria Adélia. ; Burnier, Suzana Lanna C. . Formação de Professores para Proeja - IFSULDEMINAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Maria Adélia. . Currículo Integrado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Maria Adélia. . 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Delegada na I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica).

COSTA, Maria Adélia. . Desenvolvimento Humano, Educação e Aprendizagem. 2010 (Formação de Professores Proeja FIC) .

COSTA, Maria Adélia. . Currículo integrado: concepções e perspectivas. 2010 (Formação de Professores Proeja FIC) .

COSTA, Maria Adélia. . Integração e Interdisciplinaridade na Educação Profissional. 2009 (Palestra para Formação de Professores da Rede Municipal de Contagem - MG) .

COSTA, Maria Adélia. ; BIAGINI, J. . Oficina de trabalho sobre as possibilidades de Interdisciplinaridade em Ciencias Humanas e Sociais. 2009 (Coordenação de oficina de trabalho na área de Ciencias Humanas e Sociais) .

COSTA, Maria Adélia. . Consultoria para implantação do Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade Integrada na Rede Estadual de Educação no Estado do Espirito Santo. 2009 (Consultoria à Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espirito Santo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BELO HORIZONTE, Descrição: Este projeto tem por finalidade investigar a formação acadêmica dos professores que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Considerou-se no planejamento deste projeto de pesquisa, a implantação da Lei n 13.415/2017, que trata da reforma do Ensino Médio, e tem como V itinerário formativo, o Ensino Técnico. Com efeito, informa-se que esta é a primeira parte do projeto que tende a se estender e integrar em ações de extensão, consolidando o tripé: ensino, pesquisa e extensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Coordenador / Eduardo Henrique Lacerda Coutinho - Integrante / Rejane Cassiano Vieira Meneses - Integrante / Lícia Flávia Santos Guerra - Integrante / Elizabeth Maria Pinto - Integrante / Cinthia PAOLLA RODRIGUES MENDES - Integrante / Alexandre Cardoso Barbosa - Integrante / Giuliano Richards Ribeiro - Integrante / Lucimara Moreira da Silva - Integrante / Simone Rosa Pereira - Integrante / Ana Paula Correa - Integrante / Juliana Pacheco - Integrante / Heideane Lima Brandão - Integrante / Wander de Freitas Fonseca - Integrante / Karina Miranda de Bessa - Integrante / Luciana Aparecida Silva de Azeredo - Integrante.

  • 2018 - 2019

    PROFESSORAS E ALUNAS NAS ENGENHARIAS DO CEFET-MG: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, Descrição: Os cursos de Engenharia no Brasil sempre foram espaços de predominância masculina, contudo, nos últimos anos, esses cursos contam cada vez mais com a participação das mulheres nos seus quadros de matriculados, bem como no quadro docente. É o que pode ser constatado pelo Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC/2016). Em 12 anos, o número de alunas nas engenharias cresceu de 25,5 mil para 42,8 mil ? um aumento de 67,8%. No mesmo período, a quantidade de homens nesses cursos ampliou 38,7%. Com essa diferença, a representatividade feminina em relação ao total de matrículas subiu de 17,4% para 20,3% (Inep/MEC/2016). O objetivo desse projeto de pesquisa é analisar ?o lugar? das professoras e das alunas das engenharias do Centro de Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), nos campi de Belo Horizonte. Tem por finalidade apreender as percepções dessas mulheres nos cursos historicamente vocacionados para a formação de profissionais do sexo masculino. O principal método de pesquisa adotado será o de pesquisa-ação, pelo potencial cooperativo e participativo para a solução de um problema coletivo. Alguns resultados esperados dessa pesquisa são: o diagnóstico da paridade de gênero nas engenharias do CEFET-MG; a identificação das principais causas da possível paridade/disparidade; a verificação das condições de permanência de alunas nesses cursos; a contribuição para uma melhor definição do lugar das mulheres no contexto de paridade de gênero, nessa instituição; e ainda, favorecer o diálogo e o debate acerca da necessidade da equiparação de papeis dos professores e professoras; alunos e alunas, bem como de todos os sujeitos da comunidade acadêmica do CEFET-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Coordenador / Eduardo Henrique Lacerda Coutinho - Integrante.

  • 2018 - 2019

    MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO CEFET-MG, Descrição: Há mais de cem anos a formação de professores para o ensino técnico vem tentando se consolidar no cenário das políticas públicas brasileiras, como uma formação necessária dada a especificidade da formação do jovem para o mundo do trabalho. Contudo, no ir e vir das regulamentações oficiais, somente em 2012, por meio da Resolução CNE/CEB n 06, é que se vislumbrou uma mudança nesse cenário caótico (de recrutamento dos profissionais das indústrias e empresas para as salas de aula, atuando como professores). Essa normativa prevê que os professores da educação profissional (EP) carecem se formar em licenciaturas e caso sejam professores concursados, bacharéis, necessitam se atentar para as excepcionalidades da resolução. Diante disso, esse projeto tem por finalidade mapear os docentes do CEFET-MG, que atuam na EP, visando compreender as percepções e concepções dos bacharéis, sem formação pedagógica, sobre a profissão professor. Além disso, poderá subsidiar políticas institucionais para formação desses profissionais, que estão professores, mas não se formaram para a docência, conforme determina a supracitada resolução. Esse projeto se sustenta na crença teórica de que ser professor é uma profissão que se aprende assim como se aprende a ser médico, engenheiro, advogado e demais profissões. Portanto, não basta dominar os saberes específicos da área científica e ou da disciplina a ser lecionada. Sobre esse aspecto, Shulman (1986) distingue três categorias de conhecimentos presentes no desenvolvimento cognitivo do professor: subject knowledge matter; pedagogical knowledge e curricular knowledge. Assim, reafirma-se que a profissão/professor tem suas especificidades que se aprende em cursos de licenciaturas, pois, sem os conhecimentos da educação, não se forma um professor. Tardif e Lessard (2005), reconhecem que a profissão/professor é uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu 'objeto' de trabalho, que é justamente um outro ser humano, no modo fundamental da interação humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Coordenador / Eduardo Henrique Lacerda Coutinho - Integrante / João Ramos - Integrante / Márcia Soares de Oliveira - Integrante / Gissele Quirino Herculano Xavier - Integrante / Rejane Cassiano Vieira Meneses - Integrante / Lícia Flávia Santos Guerra - Integrante / Elizabeth Maria Pinto - Integrante / Carmem Eliza Malta - Integrante / Alanna Cristina Landim Souza - Integrante / Cinthia PAOLLA RODRIGUES MENDES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2017

    Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico - PETMET, Descrição: Investiga: políticas, sistematizações teóricas e práticas na área da educação profissional e tecnológica-EPT, privilegiando os temas: formação de professores; projetos e programas didático-curriculares; planejamento, avaliação e relação pedagógica, incluindo as situações de aulas de laboratório; o uso de tecnologias de informação na EPT e suas relações com o setor produtivo e o sistema social mais amplo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Integrante / Maria Rita Neto Sales Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Igualdade de Gênero em Cursos de Tecnologia da Informação do CEFET-MG, Descrição: Os cursos de Tecnologia da Informação (TI) no país sofrem reduções nas matrículas femininas desde a década de 80, ficando essas abaixo de 20% do total nos últimos anos. Na carreira profissional, as mulheres são por volta de 19% dos profissionais de TI. O fenômeno não é exclusivamente nacional, também ocorrendo em escala mundial. A revisão bibliográfica preliminar mostra que a maioria dos trabalhos disponíveis têm como objeto de estudo a presença de mulheres em todas as carreiras de Ciência e Tecnologia (C&T). Para o estado de Minas Gerais, alguns poucos trabalhos foram identificados, e ainda falta bibliografia especializada. Buscando minimizar essa lacuna identificada, o objetivo desse projeto de pesquisa é analisar a presença de mulheres em cursos de TI do Centro de Formação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), instituição selecionada como objeto de estudo, e promover ações para estimular a igualdade de gênero nesses cursos. O principal método de pesquisa adotado será o de pesquisa-ação, pelo potencial cooperativo e participativo para a solução de um problema coletivo. Alguns resultados esperados dessa pesquisa são: o diagnóstico da situação de igualdade de gênero nos cursos de TI do CEFET-MG; a identificação das principais causas da provável desigualdade; a definição de estratégias de atratividade e permanência de alunas em cursos de TI, como a criação de uma aplicação WEB voltada para meninas; a contribuição para uma melhor definição dos papéis da universidade no contexto de igualdade de gênero; e o fomento do espírito de promoção da igualdade de gênero na comunidade acadêmica do CEFET-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Coordenador / Karla de Souza Torres - Integrante / Kaciana Fernandes Alonso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    Igualdade e Relações de Gênero em áreas Ciência e Tecnologia, Descrição: Promover o diálogo social e o engajamento permanente para a promoção da igualdade de gênero em áreas de Tecnologias, Engenharias, Ciências e Linguagens, bem como servir de eixo para outras áreas; Contribuir para uma visão integrada de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero em diferentes setores, com a implementação de iniciativas de incentivo, viabilizando o acesso de meninas e mulheres a cursos e áreas profissionais nos quais elas têm tradicionalmente menos acesso; Contribuir para uma melhor definição dos papéis da instituição no contexto da promoção da igualdade de gênero; Promover um aumento no empoderamento de meninas e mulheres das regiões envolvidas; Fortalecer a noção de cidadania na comunidade acadêmica a partir da defesa dos direitos de igualdade de gênero; Divulgar os resultados das pesquisas junto à comunidade através de palestras, exposições e cursos; Publicação dos resultados em eventos científicos e em revistas especializadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Adélia da Costa - Coordenador / Valentim, Silvani dos Santos - Integrante / Karla de Souza Torres - Integrante / Bruno Cruz Pádua - Integrante / Alba Valéria Durães Milagre - Integrante / Juliana Reinert - Integrante / Kaciana Fernandes Alonso - Integrante / Maria Vitalina Borges de Carvalho - Integrante / Luciana Marcelino de Oliveira - Integrante / Daniela teixeira Rezende - Integrante / Raquel Quirino - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Destaque como servidora TAE, CEFET-MG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretor Geral, Contagem. , Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz, 655, Cidade Industrial, 32210160 - Contagem, MG - Brasil, Telefone: (031) 33684300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor D1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: D3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Diretor, .,Cargo ou função, Conselheira titula no Conselho Diretor do CEFET-MG.

  • 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.,Atividade realizada, grupo de pesquisa: Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico.

  • 02/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE, .,Cargo ou função, Representante Suplente da Categoria Técnicos Administrativos.

  • 01/2013

    Direção e administração, Unidade de Contagem, .,Cargo ou função, Diretora Adjunta.

  • 04/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação UFU - FACED, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Pedagógica - CP, .,Serviço realizado, Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem na EPT..

  • 12/2014 - 10/2015

    Direção e administração, Diretor Geral, .,Cargo ou função, Membro Comiotê de Ensino.

  • 11/2014 - 10/2015

    Direção e administração, Unidade de Contagem, .,Cargo ou função, Diretora de Unidade.

  • 02/2009 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Presidente da CAEPT.

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Especialização em EPT Na modalidade EJA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Democratica dos Processos Educativos

  • 02/2010 - 08/2010

    Ensino, Proeja, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão democrática dos processos educativos

2006 - 2006

Centro de educação Tecnológica de Timóteo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Educação, Carga horária: 20

2004 - 2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO - MG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidora Contratada, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como professora de ensino fundamental e analista em educação e cultura.

1996 - 1999

Associação de pais e mestres Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de ensino, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como coordenadora de ensino de uma escola de educação infantil.

1991 - 1995

Escola Estadual Getúlio Vargas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 40

Outras informações:
Regente de turma Educação Infantil e 1 ciclo do Ensino Fundamental.

1999 - 2002

Formato Editorial

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40

1999 - 2001

Formato Editorial Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria às escolas, públicas e/ou privadas, que adotavam livros didáticos da editora Formato. Viajava por todo território brasileiro.

2008 - 2008

Universidade Estacio de Sá BH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

2011 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2

Outras informações:
Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Formação Humana Linhas de Pesquisa: * Estado, política e gestão da educação * Trabalho, Sociedade e Educação

2011 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20