Guilherme da Silva Bueno

possui graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea - Brasil, história da arte, arte contemporânea; arte moderna - historiografia; arte moderna - teorias, formalismo; arquitetura moderna - historiografia

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2002 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Henry-Russell Hitchcock e o conceito de Estilo Internacional
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( Daniele Cohn)
com Maria da Gloria Araujo Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: HITCHCOCK, Henry-Russell; Historiografia da Arquitetura; Historiografia da Arte; Arquitetura Moderna.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Mestrado em Artes Visuais

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Giulio Carlo Argan, Clement Greenberg. A teoria para a Arte Moderna como Projeto,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Maria da Glória Araújo Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Argan, Giulio Carlo; Greenberg, Clement; Arte Moderna; História da Arte; Crítica de Arte; Historiografia da Arte. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Pintura

1993 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2005 - 2007

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 2000

Extensão universitária em Língua e Cultura Italiana. , Associação Cultural Italo-Brasileira, ACIB-RJ, Brasil.

1999 - 1999

De Baudelaire à Crítica Contemporânea. , Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.

1998 - 1999

Latim. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Arte no século XX. , Museu de Arte Contemporânea de Niterói, MAC-NITERÓI, Brasil.

1997 - 1997

Workshop com Luciano Fabro. , Centro de Arte Helio Oititcica, CENTRO HO, Brasil.

1997 - 1997

Línguas Instrumentais I - Alemão. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1996 - 1996

Oficina de Fotografia. , Pontifícia Universidade Católica, PUC, Brasil.

1996 - 1996

Descartes 400 Anos princípios da Filosofia Moderna. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1994 - 1994

Preservação e a Valorização do Patrimônio Cultural. , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ABREU, M. ; BUENO, G. . Marcos Abreu - Muroh. 2018. (Exposição).

BUENO, G. ; LAGO, M. . Marcelo Lago e Grupo Açúcar. 2018. (Exposição).

BUENO, G. . Das artes - Artes visuais em revista. 2016. (Exposição).

BUENO, G. ; (Romano) ARAUJO, R. F. C. . Romano - Muro de som. 2016. (Exposição).

BUENO, G. ; STEENBOCK, A. . Anton Steenbock - Compasso. 2015. (Exposição).

BUENO, G. . Trajetórias em Processo - 3. 2015. (Exposição).

SPERIDIAO, G. ; BUENO, G. . Gustavo Speridiao - Estudos Superficiais. 2015. (Exposição).

SPERIDIAO, G. ; BUENO, G. . Gustavo Speridiao - Clube do trabalhador. 2015. (Exposição).

BUENO, G. ; POCZTARUK, R. . Romy Pocztaruk - Feira de Ciências. 2014. (Exposição).

BUENO, G. ; MATTOS, Daniela . Daniela Mattos - Um teto todo meu. 2014. (Exposição).

BUENO, G. ; BAKKER, C. . Claudia Bakker - Encontro de imagens. 2013. (Exposição).

BUENO, G. ; REINALDIM, I. ; LONTRA, M. . Mostra de alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 2013. (Exposição).

BUENO, G. ; DABLE, G. . Guilherme Dable. 2013. (Exposição).

BUENO, G. ; SPERIDIAO, G. . Gustavo Speridião - sobre fotografia e filme. 2013. (Exposição).

BUENO, G. . Alternative orders - a glimpse of brazilian art. 2012. (Exposição).

BUENO, G. ; MULLER, M. . Mulheres na Coleção Sattamini. 2012. (Exposição).

BUENO, G. . Paulo Laport. 2012. (Exposição).

BUENO, G. ; Lopes, Fernanda . Europalia - Art in Brazil - modulo anos 1960-80. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Vanderlei Lopes. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Luiza Baldan. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Anna Bella Geiger na Coleção Sattamini. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Matthias Schaller. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Lauro Muller. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Gustavo Speridiao - fora do plano tudo é ilusão. 2011. (Exposição).

BUENO, G. . Cristina Bahiense. 2011. (Exposição).

BUENO, G. ; FREITAS, R. . Memoria de um olhar - homenagem Reynaldo Roels. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Novas Aquisições. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Wagner Malta Tavares. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Sansom Flexor - Obra grafica. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Marco Veloso - contigo na paisagem. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Gilberto Mariotti - Fragata. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Patricia Parinejad - Encontro. 2010. (Exposição).

BUENO, G. . Afonso Tostes. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Arte contemporanea brasileira - Coleções João Sattamini e MAC Niteroi. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Felipe Cohen. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Trajetorias em processo - 2. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Abraham Palatnik. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Wanda Pimentel - Linha. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Razão em disputa. Arte concreta na coleção João Sattamini. 2009. (Exposição).

BUENO, G. . Trajetórias em Processo. 2008. (Exposição).

JACQUES, P. B. ; DULTRA, F. ; BUENO, G. ; Duarte, Ronald ; Ferreira, Gloria . Corpocidade. 2008. (Outro).

BUENO, G. . ano 01. 2008. (Exposição).

BUENO, G. . Arte moderna brasileira nas coleções do Estado - Museu de História e Arte do Rio de Janeiro. 2007. (Exposição).

BUENO, G. . Seminário - A formação do artista. 2006. (Outro).

BUENO, G. . Linguagens Visuais - 10 anos. 2006. (Exposição).

BUENO, G. . Linguagens Visuais - 10 anos. 2006. (Exposição).

BUENO, G. . Anos 90 / 00 - Pintura e desenho. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Cinemac. 2004. (Festival).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Casa 7. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Modernidade transitiva. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Anos 1960. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Anos 1960. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Anos 1960. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Projetos Especiais I - Malu Fatorelli. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Projetos Especiais II - Raul Mourão - drama.doc. 2004. (Exposição).

BUENO, G. . Projetos Especiais III - Felipe Barbosa e Rosana Ricalde. 2004. (Exposição).

BUENO, G. ; MACHADO, M. ; AQUILA, L. ; LONTRA, M. ; BASBAUM, R. . Ciclo de debates - Anos 1980: revisões / desdobramentos. 2003. (Outro).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini. Apropriações. 2003. (Exposição).

BUENO, G. . Hermelindo Fiaminghi na Coleção João Sattamini. Curadoria. 2003. (Exposição).

BUENO, G. . Insola(r)ções. 2003. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini. Forma / suporte/ forma. 2003. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Acervo em papel. Curadoria. 2002. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Diálogo, Antagonismo, Replicação. Curadoria. 2002. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Esculturas e Objetos. Curadoria. 2002. (Exposição).

BUENO, G. . Mapa do Agora - A recente Arte Brasileira na Coleção João Sattamini. Curadoria. 2002. (Exposição).

BUENO, G. . Coleção João Sattamini - Modernos e Contemporâneos. Curadoria. 2002. (Exposição).

BUENO, G. . Raymundo Collares na Coleção João Sattamini. Curadoria. 2001. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 colóquio de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.Qual forma a modernidade deverá ter? Concursos de arquitetura na primeira metade do século XX. 2019. (Outra).

14 Congresso Internacional de Estética. A Oikema de Claude-Nicolas Ledoux: uma arquitetura para libertinos?. 2019. (Congresso).

Arte concreta e vertentes construtivas: teoria, crítica e história da arte técnica.Houve um projeto construtivo brasileiro?. 2018. (Seminário).

XI Jornadas de Historia del Arte. Ideas, Visualidad e Revoluciones.Uma modernidade para uma falsa revolução. 2018. (Seminário).

XV Seminario de HIstoria da Cidade e do Urbanismo.Um Rio de Janeiro linear? As referências soviéticas no debate urbanista carioca entre os anos 1930 e 1940. 2018. (Seminário).

Correspondências - diálogos e experiências em pesquisa - LEU-PROURB-FAU-UFRJ.Arquitetura em fuga. 2017. (Outra).

II Seminário de Literaturas Francófonas: debates interculturais e comparatistas.L'Etoile de Mer, de Man Ray. 2017. (Seminário).

IV Seminário Internacional - Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo em Língua Portuguesa - A língua que habitamos.A língua que não habitamos - uma bibliografia germanófona em circulação no Rio de Janeiro do Entreguerras. 2017. (Seminário).

MAC Forum (mesa redonda).Coleção MAC Niterói: arte contemporânea no Brasil: Luiz Camillo Osorio, Claudia Saldanha, Guilherme Bueno, Luiz Guilherme Vergara, Pablo Leon de la Barra, Raphael Fonseca. 2017. (Outra).

O gosto neoclássico: atores e práticas artísticas no Brasil do século XIX.Schinkel e sua presença nas coleções públicas do Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).

X Jornadas de História da Arte. Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança.O retorno de um monumento: A história do monumento a Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, de Mies van der Rohe. Aspectos de sua recepção historiográfica no imediato Pós-Guerra. 2017. (Simpósio).

Wagner Malta Tavares (palestra).Wagner Malta Tavares (palestra). 2016. (Outra).

Cultura Brasileira Hoje - Diálogos.Culutra Brasileira Hoje - Carlos Zilio e Cassio Loredano. 2015. (Outra).

I encontro de heterotopias da arte.vidas flutuantes. 2015. (Encontro).

XXXII International Congress of the Latin American Studies Association. Brazilian Modernism, first decade (1922-29): invented traditions, fictive history. 2014. (Congresso).

Bataille, Einstein, Leiris e a revista Documents.A forma alhures. 2013. (Seminário).

II Seminário Interno do Laboratório de Estudos Urbanos.comentário dos trabalhos apresentados do II Seminário do LEU-FAU-UFRJ. 2013. (Seminário).

4° encontro paulista de museus.Museu de Arte Contemporanea de Niteroi. 2012. (Encontro).

5o. Forum Nacional dos Museus.Painel VII: acervos e coleções - entre o público e o privado (mesa de debate). 2012. (Outra).

alternative orders - a glimpse of brazilian art (palestra).alternative orders - a glimpse of brazilian art (palestra). 2012. (Outra).

Métodos e mitos. Seminario de pesquia e extensão da Escola Guignard.Cura-te ai mesmo: meta-critica, meta-historia e outras metas no discurso sobre a arte. 2012. (Seminário).

Vetores - artes visuais em debate.O museu imaginário (similar nacional). 2012. (Encontro).

Historia da arte: ensaios contemporâneos.Fragmentos para historias de formas. 2010. (Outra).

missed bodies (palestra).missed bodies (palestra). 2010. (Outra).

Moacir dos Anjos (mesa-redonda / entrevista aberta).Moacir dos Anjos (mesa-redonda / entrevista aberta). 2010. (Outra).

Olha Geral! (mesa-redonda).Olha Geral! (mesa-redonda). 2010. (Outra).

O oficio do Historiador da Arte: pesquisa/acervo/arquivo/publicação/docência/curadoria.O oficio do Historiador da Arte: pesquisa/acervo/arquivo/publicação/docência/curadoria. 2010. (Seminário).

Possibilidades do ateliê contemporâneo.Possibilidades doateliê contemprâneo. 2010. (Seminário).

Coloquio Acervo Banerj.Nucleo Bernardelli e Grupo Santa Helena - trânsito e horizontalidade na arte brasileira. 2009. (Outra).

Arte e tempo - XV encontro da pos-graduação EBA UFRJ.Arte e seu tempo. 2008. (Encontro).

Corpocidade.Cidade como campo ampliado da arte. 2008. (Encontro).

Entre narrativas e ficções (mesa redonda).Entre narrativas e ficções (mesa redonda). 2008. (Outra).

Pesquisas Artísticas Presentes (encontro promovido pelo Projeto Subsolo).(sobre os trabalhos de Cadu e Marilá Dardot). 2008. (Encontro).

Arte e espaço: ambientações hibridas XIV Encontro da pos-graduação em artes visuais EBA UFRJ.Arte e espaço: ambientações hibridas. 2007. (Encontro).

Circuito Novos Artistas.Circuito Novos Artistas (palestra). 2007. (Outra).

Correspondência Transnacional / Transnational Correspondence.The American Dream. 2007. (Simpósio).

Iole de Freitas (mesa redonda).Debate com Iole de Freitas. 2007. (Outra).

Projeto Geringonça (SESC-RJ).(crítica ao vivo). 2007. (Oficina).

Teoria e crítica de arte e arquitetura no século XX (mesa redonda).Teoria e crítica de arte e arquitetura no século XX. 2007. (Outra).

Da Precariedade.Da Precariedade. 2006. (Encontro).

Da precariedade - XIII encontro da pos-graduação em artes visuais EBA UFRJ.Da precariedade. 2006. (Encontro).

Exposição Ana Holck.Ana Holck (palestra). 2006. (Outra).

Exposição Malu Fatorelli - Escola de Artes Visuais do Parque Lage.Malu Fatorelli (palestra). 2006. (Outra).

Exposição Milton Machado - Homem Muito Abrangente.Milton Machado (palestra). 2006. (Outra).

Intervenções Efêmeras em Contextos Urbanos.Intervenções Efêmeras em Contextos Urbanos. 2006. (Seminário).

Rumos Itaú Cultural Artes.Hugo Houayek - Rumos Itaú Cultural Artes (palestra). 2006. (Outra).

Arte no Ventilador.Pensar uma teoria da arte hoje. 2005. (Outra).

Rede Nacional de Artes Visuais.Questões de Arte, Questões de Arte Contemporânea. 2005. (Oficina).

Exposição 4.1.4.Espaço e Percepção. 2004. (Outra).

Ciclo de debates Anos 1980 - revisões / desdobramentos.Ciclo de debates - Anos 1980 - revisões / desdobramentos. 2003. (Outra).

Debate com Leonardo Tepedino e Renata Lucas.Debate com Leonardo Tepedino e Renata Lucas. 2003. (Outra).

I Congreso Internacional de Historiografía de la Arquitectura. Interpretando el conjunto residencial del Pedregulho: miradas historiográficas sobre la arquitectura moderna entre 1950-1960. 2003. (Congresso).

Insola(r)ções.Insola(r)ções. 2003. (Outra).

Anos 1950.Anos 1950. 2002. (Outra).

Anos 1980.Anos 1980. 2002. (Outra).

Exposição Chang Chi Chai.Chang Chi Chai. 2002. (Outra).

O quadro inacabado.Cida Marsico. 2001. (Outra).

Vento Contentamento.Exposição Vento Contentamento. 2001. (Outra).

Quando - dimensões da temporalidade na arte; 7o. Encontro do Mestrado em História da Arte.On the road - possíveis diálogos entre a Land Art e arquitetura. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Carlos Silva Guimarães

CAMPOS, M.; CASTRO, M. B.;BUENO, G.. Isso vai transformar o Rio. Reflexões sobre o processo de criação do Museu de Arte do Rio - MAR. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Costa de Faria

FARIA, V. C.; ROCHA-PEIXOTO, G.; ZONNO, F.; ESKINAZI, M.;BUENO, G.. Mies van der Rohe sob o olhar humanista de Romano Guardini: residências Esters e Tugendhat. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - UFRJ.

Aluno: Gabriela Caspary Corrêa

CASPARY, G.;BUENO, G.; SIQUEIRA, V. B. C.;Lopes, Fernanda. A Petite Galerie, Franco Terranova e o circuito de arte no Rio de Janeiro, 1954-1988. 2018. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Ellen Cristina Cruz Lima

LIMA, E. C. C.;BUENO, G.; REINALDIM, I.; CARVALHO, P.. A cor Beuys. 2018. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Laura de Araujo Jorge Cosendey

CAMPOS, M.;BUENO, G.; MARTINS, S. B. G.. Até onde vai a curadoria?. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Alonso Pinto

BUENO, G.; SCOVINO, F.; Venancio Filho, Paulo. A pintura abstrata e suas contaminações. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Amalia Giacomini

MACHADO, M.;BUENO, G.; FLORIDO, Marisa. A arte não esta mais la. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos-Graduação em Ares Visuais.

Aluno: Manuel Fiaschi

Venancio Filho, Paulo; MACHADO, M.;BUENO, G.. A beleza na arte contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Rebeca Cavalcanti Rasel

LUZ, R.; DANZIGER, L.;BUENO, G.. Processos de inscrição e superfícies de escrita: a arte enquanto narrativa, ficção e sentido. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes - UERJ.

Aluno: Bianca Bernardo Barros

FATORELLI, M. L.; DANZIGER, L.;BUENO, G.. A fábrica de peles - Hundertwasser e o caminhar contemporâneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes - UERJ.

Aluno: Cristina de Pádula

ZILIO, C.BUENO, G.; FATORELLI, M. L.. Repetição, exercício e ascese. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Cardoso Lopes

FARIAS, A.; Ferreira, Gloria;BUENO, G.. Éramos o time do rei: a experiência Rex. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Felix da Costa

BUENO, G.; Osorio, L.C.; MACHADO, M.. Nefelibata - Habitante das Nuvens. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Dias Borges

SALGADO, C.; Ferreira, Gloria; FLORES, L.;BUENO, G.; ARAUJO, I.. Palagens. 2019. Tese (Doutorado em Processos Artísticos Contemporâneos) - Programa de Pós-Graduação em Artes - UERJ.

Aluno: Caroline Pires Ting

SIQUEIRA, V. B. C.;BUENO, G.; CUNHA, G. L.; PEREIRA, A. R. T.; ABREU, L. P.. Colecionismo orientalista e interação cultural entre China, Macau e Portugal. 2019. Tese (Doutorado em História e crítica de arte) - Programa de Pós-Graduação em Artes - UERJ.

Aluno: Fernanda Cardoso Lopes

Lopes, Fernanda; Ferreira, Gloria; BASBAUM, R.; SCOVINO, F.;BUENO, G.; CORREA, P. L. A.. Experimental: construções e atitudes. Outra possibilidade de leitura para a arte brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes - UFRJ.

Aluno: Thais Graciotti Pontes

graciotti, thais;BUENO, G.; CAMPOS, M.; SCOVINO, F.; SALGADO, C.; COSTA, Cadu. Viagem a um arquipélago possível: o artista viajante em processo. 2018. Tese (Doutorado em Historia e Teoria da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Júnia Penna

FATORELLI, M. L.; Ferreira, Gloria; SALGADO, C.;BUENO, G.; BORES, R.. Entre traçados: o espaço da obra. 2018. Tese (Doutorado em Processos Artísticos Contemporâneos) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Hugo Maria de Mendonça Houayek

SCOVINO, F.; Venancio Filho, Paulo; MACHADO, M.;BUENO, G.; FLORIDO, Marisa. Sobre o mau pintor. Busca, impossibilidade e fracasso. A pintura como linguagem imperfeita. 2018. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) - Escola de Belas Artes - UFRJ.

Aluno: Floriano Carvalho de Araujo (Romano)

Venancio Filho, Paulo; SCOVINO, F.;BUENO, G.; FLORIDO, M.; MAGALHAES, M. E. C.. A cidade sonora. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helio Antunes Branco

Venancio Filho, Paulo; Ferreira, Gloria;BUENO, G.; SCOVINO, F.; OLIVEIRA, L. S.. Desocupações extraordinárias: arte contemporânea como evocação de maus comportamentos e busca desesperada de felicidade. 2016. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Pedro Meyer Barreto

Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.BUENO, G.; FLORES, L.; GONZAGA, R. M.. Pintura Camuflada. 2013. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Ana Holck

BUENO, G.; MACHADO, M.; SCOVINO, F.;ZILIO, C.; CONDURU, R.; Holck, Ana. Notas sobre o canteiro de obras. 2011. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Ana Linnemann

BUENO, G.; Ferreira, Gloria; LINNEMANN, A.. Mas como vou arranjar (o) tempo?. 2011. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) - Programa de Pos Graduação em Artes Visuais.

Aluno: Adriana Gomes do Nascimento

NASCIMENTO, A. G.;BUENO, G.; MACHADO, M.; PEREIRA, M. S.; PECHMAN, R.. (Arte) e (Cidade): ação cultural e intervenção efêmera. 2009. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ.

Aluno: Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira

Ferreira, Gloria; ANCORA DA LUZ, Angela; ORTHOF, G.;BUENO, G.; RENNO, R.. In Site: práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Pape

PAPE, C.; Ferreira, Gloria;BUENO, G.; KUBRUSLY, R.;ZILIO, C.; MOTTA, M. A.. Fragmentos Deflagradores. 2006. Tese (Doutorado em Linguagens Visuais) .

Aluno: Giulia Villela Giovani

BLANC, A. L.; FRONER, Y. A.; SOUZA, L. A. C.;BUENO, G.. Aporias na conservação. Restauração de obras de arte concretas e neoconcretas brasileiras. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Conservação e Restauro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nelyane Santos

VIVAS, R.; ZAGO, R.;BUENO, G.. Os Salões e Bienais na década de 1960. Itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma História da Arte no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes plásticas, visuais e interartes) - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Letícia Weiduschadt

HUCHET, S.; MELENDI, M. A.;BUENO, G.. Processos de criação em artes visuais:o artista e seus métodos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes plásticas, visuais e interartes) - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Alice Honorio Senna Castello Branco

FRONER, Y.; LE BLANC, A.;BUENO, G.. Experimentação como método: arte concreta, política e materialidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Conservação e Restauro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hugo Maria de Mendonça Houyaek

SCOVINO, F.;BUENO, G.; GERHEIM, F.. Sobre o bom pintor e o mau pintor. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roosivelt Max Sampaio Pinheiro

Pinheiro, Roosivelt;ZILIO, C.; Ferreira, Gloria; Venancio Filho, Paulo; MACHADO, M.;BUENO, G.. Nett: tecer e dispor o desejo na Rede. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Linguagens Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

Aluno: Luiz Carlos Silva Guimarães

CAMPOS, M.; CASTRO, M. B.;BUENO, G.. Dois museus, dois aterros. O surgimento do Museu de Arte Moderna do Rio e do Museu de Arte do Rio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Júnia Maria da Fonseca Penna

FATORELLI, M. L.;BUENO, G.; FLORES, L.. Entre traçados: o espaço da obra. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes - UERJ.

Aluno: Valquíria Cordeiro de Souza

CABO, S.; HUSSAK, Pedro;BUENO, G.. Arte urbana - a voz que ecoa além dos muros. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Andreia da Silva Santos

CONDURU, R.; SIQUEIRA, V. B. C.;BUENO, G.. Desvio para o vermelho: um olhar sobre o espaço da obra de Cildo Meireles. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Lygia Santiago de Mello

CONDURU, R.; CABO, S.;BUENO, G.. Willys de Castro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Andreia da Silva Santos

BUENO, G.; CONDURU, R.; SIQUEIRA, V. B. C.. A fotografia como um meio, a instalação como assunto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Lucas Carvalho de Faria

BUENO, G.; AZEVEDO, M.. Uma conjectura contra-intuitiva sobre o estranho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Filipe Costa de Farias

BUENO, G.; CAMPOS, M.. Nan Goldin - no coração das turbulências do underground. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Érica Silva

SIQUEIRA, V. B. C.;BUENO, G.. O estranhamento na relação do público com a obra de arte moderna e contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ.

Aluno: Renata Guimaraes Sa

BUENO, G.. Eu posso compreender a arte hoje?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educaçao Artistica) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Hugo Houayek

BUENO, G.; SEKIGUCHI, J.; Venancio Filho, Paulo. sem título. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Alonos

BUENO, G.; SEKIGUCHI, J.; Venancio Filho, Paulo. sem título. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BUENO, G.; PASSARO, A.; ALVES, I. B.. Concurso Publico de Docente Adjunto do Departamento de Artes - Escultura em Pedra/Madeira/Metal. 2014. Escola de Belas Artes - UFRJ.

CAMPOS, M.; QUIRICO, T.;BUENO, G.. Concuros da Avaliação de Professores Substitutos - Departamento de História da Arte. 2013. Instituto de Artes - UERJ.

BUENO, G.; CAMPOS, M.; ROCHA, M.. Concurso Publico de Docente Adjunto do Departamento de História da Arte. 2013. Escola de Belas Artes - UFRJ.

BUENO, G.; GONZAGA, R. M.. Concurso de Admissão de Professor para o Departamento de Artes - áreas de Fotografia, Cor, Composição. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

BUENO, G.; REINALDIM, I.; LONTRA, M.. Mostra de alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 2013. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

BUENO, G.; MOURA, R.. Ministério das Relações Exteriores - Concurso Itamaraty para aquisição de acervo. 2011. Ministério das Relações Exteriores - DF.

ALBANI, A.;BUENO, G.; BOUSSO, V. D.; EIRO, J.; BRUSCKY, P.. Programa de Bolsas Funarte - Artes Visuais. 2008. Fundação Nacional de Arte - Funarte.

FIASCHI, M.;BUENO, G.; Ferreira, Gloria; MACHADO, M.; Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.. Manuel Fiaschi - Projeto de qualificação (mestrado). 2007. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

MEYER, Pedro;BUENO, G.; Ferreira, Gloria; MACHADO, M.; Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.. Pedro Meyer Barreto - Uma possibilidade de pintura hoje (projeto de qualificação de mestrado). 2007. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

CSEKO, J. T.;BUENO, G.; Ferreira, Gloria; MACHADO, M.; Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.. Joana Traub Csekö - Ponto de Vista (projeto de qualificação de mestrado). 2007. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

LOPES, A. T.;BUENO, G.; Ferreira, Gloria; MACHADO, M.; Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.. Ana Tereza Prado Lopes (projeto de qualificação de mestrado). 2007. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

BARROS, Roberta;BUENO, G.; Ferreira, Gloria; MACHADO, M.; Venancio Filho, Paulo;ZILIO, C.. Roberta Barros de Carvalho - projeto de qualificação de mestrado. 2007. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes.

BUENO, G.; NAVAS, A. M.; SZTURM, E.. Projeto Atos Visuais - Funarte - Brasília. 2006. Fundação Nacional de Arte - Funarte.

ZILIO, C.BUENO, G.; MACHADO, M.. O Fim da Nuvem (qualificação de mestrado). 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZILIO, C.BUENO, G.; MACHADO, M.. Imagem Congelada do Movimento: entre o efêmero e o eterno (qualificação de mestrado). 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZILIO, C.BUENO, G.; MACHADO, M.. O lugar da arte: no espaço público (qualificação de mestrado). 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZILIO, C.BUENO, G.; MACHADO, M.. Concurso - seleção do Curso de Doutorado em Artes Visuais; Linha de Pesquisa: Linguagens Visuais. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COCCHIARALE, Fernando;BUENO, G.. Projeto Fome de Livro. 2004. Fundação Biblioteca Nacional.

BUENO, G.; Osorio, L.C.. XXII Salão de Arte Jovem Mato-Grossense. 2004. Secretaria de Estado de Cultura.

BUENO, G.. Projéteis de Arte Contemporânea. 2003. Fundação Nacional de Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Augusto da Silva Zilio

ZILIO, C. A. S.BUENO, G. DA S.. Giulio Argan, Clement Greenberg - A teoria para a Arte Moderna como Projeto. 2001. Dissertação (Mestrado em Projeto de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Augusto da Silva Zilio

ZILIO, C. A. S.; FERREIRA, G.; PEREIRA, Margareth, S.; VENÂNCIO FILHO, P.; CONDURU, R. L. T.;BUENO, G. DA S.. Henry-Russell Hitchcock e o conceito de "Estilo Internacional". Estilo, Formalismo e a construção do discurso historiográfico na modernidade. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Venancio Filho

VENANCIO FILHO, P.. Henry-Russel Hitchcock e o Conceito de "Estilo Internacional". 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria Tavares Cavalcanti

CAVALCANTI, A. M. T.; PEREIRA, Sonia Gomes; TÁVORA, Maria Luisa. Henry-Russell Hitchcock e a noção de estilo internacional. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ellen Lima

A cor Beuys; 2016; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ,; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Gabriela Caspary Corrêa

A Petite Galerie, Franco Terranova e o circuito de arte no Rio de Janeiro, 1954-1988; 2016; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Instituto de Artes - UERJ,; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Thaís Graciotti

Viagem a um arquipélago de possíveis; 2016; Tese (Doutorado em Historia e Teoria da Arte) - Instituto de Artes - UERJ,; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Lucas Carvalho de Faria

Uma conjectura contra-intuitiva sobre o estranho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Lais de Melo Rodrigues

A influência de Kant sobre a teoria modernista de Clement Greenberg; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Mariana Lima

Ana Maria Tavares e Leda Catunda: outras possibilidades de pintura nos anos 1980; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Aline Damasceno

Formação de público na contemporaneidade: como os produtores de conteúdo lidam com a relação entre imagens, influências culturais e arte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Filipe Costa de Farias

Nan Goldin - no coração das turbulências do underground; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia da Arte) - Instituto de Artes - UERJ; Orientador: Guilherme da Silva Bueno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Glória Araujo Ferreira

Giulio Carlo Argan, Clement Greenberg: a teoria para a arte moderna como projeto; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria da Glória Araujo Ferreira;

Maria da Glória Araujo Ferreira

Henry - Russel Hitchicock e o conceito de estilo internacional; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em História e Crítica da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria da Glória Araujo Ferreira;

Jackline de Paula Ayres da Silva

preparação de lâminas histológicas como metodologia de estudo do sistema hematopoético; 2017; Orientação de outra natureza; (PROVOC - Iniciação) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jackline de Paula Ayres da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUENO, G. . A forma alhures. Arte & Ensaio (UFRJ) , v. 30, p. 138-144, 2015.

  • BUENO, G. . O Taiti do arquiteto moderno. Cadernos do PROARQ (UFRJ) , v. 24, p. 1-19, 2015.

  • BUENO, G. . Mil trilhas (resenha). Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 16, p. 182-186, 2010.

  • BUENO, G. . Jardim da oposição (resenha). Arte & Ensaio (UFRJ) , v. 19, p. 216-217, 2009.

  • BUENO, G. . O sonho americano (sonhos que o dinheiro pode comprar). Arte e Ensaio , v. 14, p. 82-95, 2007.

  • BUENO, G. . The American dream (dreams that money can buy). Arte e Ensaio , v. 14, p. 82-95, 2007.

  • BUENO, G. ; CARVALHO, F. ; CAVALCANTI, A. M. T. ; Holck, Ana ; FREITAS, Iole ; Venancio Filho, Paulo . A desconstrução dessas certezas. Entrevista com Iole de Freitas. Arte e Ensaio , v. 15, p. 6-15, 2007.

  • BUENO, G. . Formalismo e Modernidade. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 13, p. 84-91, 2006.

  • ZILIO, C. ; Ferreira, Gloria ; BUENO, G. ; JOBIM, E. ; KLABIN, V. ; MAGALHAES, J. ; PUCU, I. ; FLORES, L. ; PAULA, R. ; Duarte, Ronald ; BASBAUM, R. . Que história é essa?! Entrevista com Carlos Zilio. Arte e Ensaio , v. 13, p. 6-21, 2006.

  • Ferreira, Gloria ; Labra, Daniela ; Lopes, Fernanda ; BUENO, G. ; Duarte, Ronald . Tornar real a realidade. Entrevista com Carmlea Gross. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 12, p. 6-17, 2005.

  • BUENO, G. . Vanguarda e.... Revista Polêmica, Rio de Janeiro, 2004.

  • BUENO, G. . Fronteiras; arte, crítica e outros ensaios. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 11, p. 185-186, 2004.

  • BUENO, G. . Interpretando el Conjunto Residencial del Pedregulho: miradas historiográficas sobre la arquitectura moderna entre 1950-1960. I Congreso Internacional de Historiografía de la Arquitectura, 2003.

  • BUENO, G. . O Espaço Moderno. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 9, p. 188-189, 2002.

  • BUENO, G. . Giulio Carlo Argan, Clement Greenberg: a teoria para a arte moderna como projeto. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 8, p. 16-27, 2001.

  • BUENO, G. . O mais novo Laocoonte. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 7, p. 207-209, 2000.

  • BUENO, G. . A noção de estilo. Arte e Ensaio , Rio de Janeiro, v. 6, p. 180-181, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BELLUZZO, A. ; PASQUALINI, M. ; BUENO, G. . Arte no Brasil: textos críticos do século XX. 2008.

BUENO, G. . Hermelindo Fiaminghi - Banco de dados. 2003.

BUENO, G. . Luiz Aquila - Banco de Dados. 2003.

BUENO, G. . Biblioteca Virtual de Artes Visuais. 2002.

BUENO, G. . membro do conselho editorial do periódico Concinnitas - Instituto de Artes - UERJ. 2019. (Membro de conselho editorial).

Labra, Daniela ; BUENO, G. ; SCOVINO, F. . workshop Critica e Curadoria de Arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Labra, Daniela ; BUENO, G. ; SCOVINO, F. . workshop Critica e Curadoria de Arte. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, G. . Leitura de portfolio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, G. . Leitura de portfolio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, G. . Leitura de portfolio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Labra, Daniela ; BUENO, G. ; SCOVINO, F. . workshop Critica e Curadoria de Arte. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, G. . Foto Rio 2009 - leitura de portfolio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Ferreira, Gloria ; Venancio Filho, Paulo ; BUENO, G. . Revista Arte & Ensaios, n. 13. 2006. (Editoração/Periódico).

Ferreira, Gloria ; Venancio Filho, Paulo ; BUENO, G. . Revista Arte & Ensaios, n. 12. 2005. (Editoração/Periódico).

BUENO, G. . Revista Arte & Ensaios, n. 11. 2004. (Editoração/Periódico).

BUENO, G. . Revista Arte & Ensaios, n. 10. 2003. (Editoração/Periódico).

BUENO, G. . Revista Arte & Ensaios, n.9. 2002. (Editoração/Periódico).

BENTES, I. ; DACOSTA, A. ; BUENO, G. . Curta Brasil. 2006.

DUARTE, P. S. ; REIS, P. ; BUENO, G. ; et al . Rumos Itau Cultural Artes Visuais. Trilhas do desejo. 2008 (Curador Assistente) .

SALCEDO, Sonia ; BUENO, G. . Baía do Rio - Panorama de Janeiros. Assistência de Curadoria. 2000 (Curador Assistente) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Crítica de arte moderna no Rio de Janeiro nos anos 1930 e 1940, Descrição: A pesquisa levanta artigos, ensaios e demais textos que permitem um panorama da crítica de arte modernista nas décadas de 1930 e 40, especialmente no Rio de Janeiro. Visa analisar os discursos predominantes no que seria uma transição da modernidade entre os grandes marcos de 1922 e 1951. A recuperação das fontes permite uma observação mais atenta a questões como o lugar social da arte entremeado a abordagens já dotadas de certa conotação formalista; nota-se também que a atuação da crítica é mais complexa e sofisticada do que o usual caráter diletante que lhe é atribuída, quando comparada a figura canônica de Mario Pedrosa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme da Silva Bueno - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    A construção do espectador moderno - Parte I: de Werther à Méliès, Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar o problema do estatuto do espectador na modernidade do século XIX. Trata-se da primeira etapa de uma investigação mais ampla, dedicada à análise das construções teóricas e discursivas modernas. Nossa meta é retraçar seus problemas motivadores e as soluções por elas esquadrinhadas, assim como a produção de novas metáforas visuais e textuais que lhe foram relacionadas. A exploração de determinadas imagens, temáticas e concepções artísticas, filosóficas e sociais, incide na redefinição da noção de experiência sensorial do sujeito e, por extensão, dos conceitos de obras de arte e de sua lógica produtiva. Adiante enfatiza-se como tal processo preparou os fundamentos das teorias formalistas no século XX. A relação entre texto e imagem também ganha relevo na medida em que obriga uma reconsideração acerca da idéia consagrada de impossibilidade de decodificar uma ?iconografia moderna?, que em última instância explicita uma condição ambiguamente traumática e recalcada da imagem. Neste aspecto, o problema nos convida para uma interpretação da modernidade para além do cânone teórico formalista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme da Silva Bueno - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    A construção do espectador moderno - Parte II: a modernidade no século XX - livros, Descrição: Como desdobramento da parte I, analisa-se o papel das tentativas iniciais de historicização da arte e da arquitetura moderna, partindo-se dos livros-manifestos das vanguardas até os primeiros grandes ensaios historiográfico-críticos, alguns dos quais redigidos quase simultaneamente ao primeiro grupo de títulos. Questões como tradição e alteridade assumem um papel peculiar no desenvolvimento tanto de teorias formalistas quanto funcionalistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme da Silva Bueno - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

BOLSA PDEE-Programa de Doutorando com Estágio no Exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34095261, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor da Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas

2012 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Adjunto do Instituto de Artes

Atividades

  • 08/2015

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historia e critica de arte

  • 04/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes - UERJ, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2012

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Arte I - Arte e Cultura Material, Historiografia da Arte III, Historiografia da Arte no Brasil, Seminario de Historia da Arte V, Seminario de Historia da Arte VII, Estética e Teoria da Arte, Laboratório

  • 03/2014 - 03/2016

    Direção e administração, Instituto de Artes - UERJ, .,Cargo ou função, Chefe do departamento de Historia e Teoria da Arte.

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do departamento de arquitetura e urbanismo. Disciplina: Cultura Moderna e Contemporânea e Tópicos Especiais

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do departamento BAH da Escola de Belas Artes. Disciplinas: Teoria da Percepção e Teoria da Informação

2002 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista - Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Bolsa de Apoio Técnico concedida pela FAPERJ para trabalho junto ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-ECO-UFRJ) no desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Artes Visuais

Atividades

  • 09/2005 - 09/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2006 - 08/2007

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte Moderna e Contemporanea

  • 02/2002 - 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa Avançado de Cultura Contemporânea, .,Linhas de pesquisa

2009 - 2012

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Vínculo: cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 0

2001 - 2004

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Vínculo: Cargo de Comissão, Enquadramento Funcional: Diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2001 - 09/2004

    Direção e administração, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, .,Cargo ou função, Diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa.

2006 - 2016

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

2008 - 2009

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: assistente curatoral, Enquadramento Funcional: assistente curatorial, Carga horária: 0

Outras informações:
responsável pelo mapeamento da produção artística emergente no estado do Rio de Janeiro e assistente do curador regional no programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais.

2001 - 2001

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente

Outras informações:
Pesquisador Assistente do "Programa Rumos Itaú Cultural Design" na cidade do Rio de Janeiro, sob supervisão da pesquisadora Sonia Salcedo del Castillo

Atividades

  • 08/2001 - 10/2001

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

1999 - 1999

Projeto Helio Oiticica

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistência na organização, levantamento e catalogação do acervo documental do artista plástico Helio Oiticica, desde 1980 sob a guarda da referida instituição.

Atividades

  • 01/1999 - 12/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Helio Oiticica, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2004

Universidade Candido Mendes

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor das Disciplinas "Crítica de Arte e Curadoria" e "Conceitos De História da Arte"

Atividades

  • 09/2003 - 02/2004

    Ensino, Marketing Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos de História da Arte, Crítica e Curadoria de Arte