Thaís Fernanda Martins Nascimento
Doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e bolsista Capes. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bolsista Capes. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2017, foi bolsista pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander e esteve em Mobilidade Acadêmica Internacional no curso de Sociologia pela Universidade de Coimbra/FEUC (Portugal). Premiada pela Universidade Federal Fluminense com os prêmios de Reconhecimento Acadêmico (2016), Menção Honrosa ao Mérito Acadêmico (2017) e Láurea Acadêmica (2018). Sobre a experiência profissional, em 2016, foi estagiária na Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Programa de Estágio Interno Não Obrigatório, pelo Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas (Neeipp). De 2018 a 2022, lecionou Filosofia e Sociologia aos estudantes do ensino médio da rede estadual paulista. Integrou o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) da Unifesp. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC) da Universidade de São Paulo, e fez estágio em docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na disciplina de Introdução às Ciências Sociais (FFLCH/USP), no 1 semestre de 2024.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Sociologia
2023 - Atual
Universidade de São Paulo
Sylvia Gemignani Garcia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação
2020 - 2022
Universidade Federal de São Paulo
Título: PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA (2020-2021): FOCO NAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, Ano de Obtenção: 2022
Márcia Aparecida Jacomini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Gestão Pública Municipal
2018 - 2020
Universidade Federal Fluminense
Título: DA INVISIBILIDADE À VISIBILIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Graduação em Políticas Públicas
2014 - 2017
Universidade Federal Fluminense
Título: Idoso e Políticas Públicas: Uma análise sobre a importância das ações governamentais no contexto de transição demográfica
Orientador: Prof. Dra. Priscila Ermínia Riscado
Curso técnico/profissionalizante em Comércio Exterior
2013 - 2013
Formação complementar
2024 -
Extensão universitária em ENGLISH@USP - focus on Listening. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Sociologia. , Universidade de Coimbra, FEUC, Portugal.
2015 - 2016
Extensão universitária em Justiça Transicional na America Latina. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Inglês. (Carga horária: 200h). , Centro de Estudo de Línguas, CEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas educacionais.
Participação em eventos
Congresso Acadêmico UNIFESP 2022: Universidade, Conhecimento e Democracias. Programa Inova Educação na rede estadual paulista (2020-2021): foco nas habilidades e competências socioemocionais. 2022. (Congresso).
Conferência de abertura do grupo SciCi= A recepção da Sociologia de Pierre Bourdieu no Brasil: circunstâncias e mediadores. 2021. (Outra).
Congresso Acadêmico da Unifesp 2021: Universidade em Defesa da Vida. 2021. (Congresso).
Educação, Pesquisa e Resistências: 10 anos + 1 do Geppege. 2021. (Outra).
III Congresso Internacional e V Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação. Desafios educacionais e relações étnico-raciais: discussão sobre currículo, desigualdades e diferenças. 2020. (Congresso).
Aula Magistral com Boaventura de Sousa Santos sobre Tradução Intercultural e Luta Social na esteira de Gandhi. 2017. (Outra).
6 Conferência Municipal da Cidade de Angra dos Reis. 2016. (Outra).
Agenda Acadêmica IEAR/UFF.Políticas públicas para o idoso: Uma análise sobre a representatividade via ações governamentais em Angra dos Reis. 2016. (Outra).
Aula Inaugural do IEAR/UFF. 2016. (Outra).
Ciclo de debates: geopolítica contemporânea. 2016. (Outra).
Debate Acadêmico Dilemas da democracia hoje: refletindo sobre a crise. 2016. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Políticas Públicas do IEAR/UFF. 2015. (Outra).
Agenda Acadêmica UFF. 2014. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Políticas Públicas. 2014. (Outra).
ENPP - Encontro Nacional de Políticas Públicas. 2014. (Encontro).
I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis. 2014. (Outra).
II Seminário de Música e Educação. 2014. (Seminário).
Palestra Etnografando a vida na escola. 2014. (Outra).
Palestra O trabalho de campo antropológico: considerações sobre os caminhos da pesquisa empírica. 2014. (Outra).
Semana do IEAR. 2014. (Outra).
Feira do Jovem Empreendedor. Desenvolvimento de uma cadeira para banho para deficientes físicos. 2010. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, T. F. M. ; CERCHI, B. A. ; NASCIMENTO, P. M. S. . Desafios Educacionais e relações étnico-raciais: discussão sobre currículo, desigualdades e diferenças. Anais do III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação , v. 1, p. 1-12, 2021.
-
NASCIMENTO, T. F. M. . Programa Inova Educação na rede estadual paulista (2020-2021): foco nas habilidades e competências socioemocionais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOULART, D. C. ; SIQUEIRA, G. P. ; NASCIMENTO, T. F. M. ; LOURENÇO, V. C. . Inova Educação: leitura crítica sobre a proposta de reforma educacional dirigida à juventude paulista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOULART, D. C. ; NASCIMENTO, T. F. M. . A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, T. F. M. ; CERCHI, B. A. ; NASCIMENTO, P. M. S. . Desafios educacionais e relações étnico-raciais: discussão sobre currículo, desigualdades e diferenças. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
Impacto socioeconômico de grandes empreendimentos privados no Brasil: estudo de caso no Município de Angra dos Reis - RJ, Descrição: O presente projeto possui por escopo observar como um grande empreendimento de natureza privada impacta social e economicamente na localidade em que se instalou. Em última instância, o objetivo do presente projeto é compreender, de forma descritiva e explicativa, como sociedades ditas democráticas se desenvolvem em função de um empreendimento desenvolvido por uma empresa privada de grande porte e quais os impactos sociais e econômicos que estes apresentam de forma específica na vida das pessoas que residem em localidades nas quais estes empreendimentos se encontram abrigados. Ademais, busca-se observar que tipo de relação este empreendimento constrói com os demais atores sociais? Tais como Estado (em especial o governo local), funcionários, sindicato, moradores da comunidade circunvizinha, entre outros. A localidade que fará parte do projeto é o Município de Angra dos Reis, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento analisado será o estaleiro Brasfels, localizado no bairro Jacuecanga, na cidade de Angra dos Reis. A pesquisa será realizadano âmbito da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF/IEAR) e contará com a participação de (1) pesquisador docente do IEAR/UFF no curso de graduação em Políticas Públicas e um (1) bolsista de Iniciação Científica, discente na referida graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thais Fernanda Martins Nascimento - Integrante / Priscila Ermínia Riscado - Coordenador / Julio César Fernandez Paramos Vieira - Integrante / Lucas Soares - Integrante.
-
2015 - 2016
Conhecendo a Jusitiça: Poder Judiciario na Costa Verde, Descrição: O objetivo da pesquisa é mapear e analisar o Poder Judiciário na Costa Verde. Analisar o perfil dos seus integrantes, as características do seu processo decisório, as relações entre as diferentes instituições (e atores) da administração pública do município e indagar o tipo de ativismo judicial predominante no município. Finalmente, observar as politicas publica de acesso à justiça na região. Integrantes: Andres Del Río - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thais Fernanda Martins Nascimento - Integrante / Andrés del Río - Coordenador.
Prêmios
2018
Prêmio Láurea Acadêmica, Universidade Federal Fluminense (UFF).
2017
Prêmio de Menção Honrosa ao Mérito Acadêmico, Universidade Federal Fluminense (UFF).
2016
Prêmio de Reconhecimento Acadêmico, Universidade Federal Fluminense (UFF).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2022
Secretaria de Educação do Estado de SãoVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora com contrato temporário, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora de Filosofia e Sociologia em escolas da rede pública do Estado de São Paulo (contrato temporário).
2016 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Execução de atividades relacionadas ao Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas (NEEIPP) pelo Programa de Estágio Interno Não Obrigatório da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).
2021 - 2022
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista Capes em nível de mestrado, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
2020 - 2022
Universidade Federal de São PauloVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Integrante do grupo de pesquisa
Outras informações:
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (Geppege) coordenado pela Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini.
2024 - Atual
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio em docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo.
2023 - Atual
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP)Vínculo: Integrante do GPSECC, Enquadramento Funcional: Integrante do grupo de pesquisa
Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC) da FFLCH/USP.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thaís Fernanda Martins Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?