Marcelane Aparecida Ferreira

Possui graduação em licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2009), graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUES E INGLÊS pela FACULDADE CENECISTA DE SENHOR DO BONFIM (2017), graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela FACULDADE IBRA (2024), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Gama Filho (2013) e doutorado em DOUTORADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO - FACULDAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES (2021). Atualmente é docente da Sociedade Universitária da Amazônia Ltda, nucleo docente estruturante curso farmacia da Sociedade Universitária da Amazônia Ltda, nucleo docente estruturante curso enfermagem da Sociedade Universitária da Amazônia Ltda e coordenador pedagógico da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente no seguinte tema: paradigmas, comportamento, profissional, formaçao.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em DOUTORADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

2019 - 2021

Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales
Título: A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGOGICO E AS MULTIPLAS FUNÇÕES NA ESCOLA: FORMANDO IDEIAS E CONSTRUINDO IDENTIDADE PROFISSIONAL
Orientador: DR CARLINO IVAN MORINIGO
Coorientador: DR MILVIO DA SILVA RIBEIRO. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciências da Educação

2011 - 2013

Universidade Gama Filho
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGOGICO, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Dr. Paulo Correia de Aguilar
Coorientador: Dr. Ricardo Vélez Rodriguez. Palavras-chave: identidade profissional do Coordenador Pedagogioco; Construção da Identidade Profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em ENSINO DE SOCIOLOGIA

2024 - Atual

Faculdade IBRA
Título: ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS FAMILIARES

Especialização em Gestão Escolar

2008 - 2009

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: O processo de Avaliação nas 4 séries do Ens. Fundamental das escolas Públicas estaduais de Conc. do Araguaia-PA
Orientador: Eny Manso Luz

Graduação em CIENCIAS SOCIAIS

2019 - 2024

Faculdade IBRA
Título: MOVIMENTOS SOCIAIS ELUTASDE CLASSE: PONTO DE ARTICULAÇÃO
Orientador: BRENDA RODRIGUES BARREO SILVA

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUES E INGLÊS

2014 - 2017

FACULDADE CENECISTA DE SENHOR DO BONFIM
Título: ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SERIES INICIAIS

Graduação em licenciatura Plena em Pedagogia

2005 - 2009

Universidade do Estado do Pará

Formação complementar

2018 - 2018

AGENTE MULTIPLICADOR DE EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO. (Carga horária: 20h). , COORDENADORIA MUNICIPAL DE TRANSITO, DETRAN PA, Brasil.

2016 - 2016

BASICO DE LIBRA - NIVEIS I E II. (Carga horária: 120h). , SISTEMA EDUCACIONAL DE LIBRAS: O VOO DA GAIVOTA, VOO DA GAIVOTA, Brasil.

2011 - 2013

Mestreado em Ciencias da Educação. , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

2002 - 2004

TÉCNICO EM ENFERMAGEM. (Carga horária: 3800h). , SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE - SEPAE, SEPAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Especialista em Ciências da Educação.

Organização de eventos

FERREIRA, M. A. ; FERREIRA, M. A. . PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA ENSINO FUNDAMENTAL II. 2020. (Outro).

Participação em eventos

JORNADA PEDAGOGICA - BNCC, CURRÍCULO E PLANO DE ENSINO ALTO XINGU : UM NOVO OLHAR PARA A PRÁXIX PEDAGÓGICA.BNCC E CURRÍCULO. 2020. (Outra).

V Conferencia Municipal de Educação.Coordenador de Discursão do Eixo 7 - CONAE 2018 - Planos de Cargos e Carreiras. 2018. (Outra).

Orientou

Rafaela Marques da Silva

A conjuntura da educação e do Ensino Superior do país; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Sociedade Universitária da Amazônia Ltda; Orientador: Marcelane Aparecida Ferreira;

SAMARA DOMINGOS DE SOUSA CASTRO

Os povos indígenas brasileiros e sua luta por uma educação especifica, diferenciada e intercultural; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Sociedade Universitária da Amazônia Ltda; Orientador: Marcelane Aparecida Ferreira;

Silvana da Costa Ribeiro

Problemas da juventude ou a sociedade produzindo uma juventude problemática?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Sociedade Universitária da Amazônia Ltda; Orientador: Marcelane Aparecida Ferreira;

CARLANE DOS SANTOS ALMEIDA

Professores como intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Sociedade Universitária da Amazônia Ltda; Orientador: Marcelane Aparecida Ferreira;

JEANE DE CASTILHO QUEIROZ

OFICINA (Oficina para Elaboração de trabalhos Científicos); ; 2019; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - Sociedade Universitária da Amazônia Ltda; Orientador: Marcelane Aparecida Ferreira;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, M. A. . ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS FAMILIARES: NOVAS CONFIGURAÇÕES E DESAFIOS. Revista EVOLUcione - Periodico Cientifíco Multidisciplinar , v. Vol 03, p. 167-176, 2024.

  • FERREIRA, M. A. . MOVIMENTOS SOCIAIS E LUTAS DE CLASSE: PONTO DE ARTICULAÇÃO. EVOLUcione - Periodico Científico Mutidisciplinar , v. 3, p. 157-166, 2024.

  • FERREIRA, M. A. . A IMPORTÂNCIA DE CONHECER PARA ENTÃO CONVIVER COM A CRIANÇA QUE POSSUI TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR ? TOD. https://doi.org/10.31070/RM2022MAF01 , v. 1, p. minerva.edu.py, 2022.

  • FERREIRA, M. A. . COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ASPECTOS E RELAÇÕES ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO. https://doi.org/10.31070/RM2022MAF02 , v. 1, p. minerva.edu.py, 2022.

  • FERREIRA, M. A. . INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, M. A. ; FERREIRA, M. A. . TEORIAS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS VIGENTES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, M. A. ; ALVES, D. S. V. . TIPOLOGIAS EM PRODUÇÃO CIENIFICA E INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC. 2019. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu-PA, Esc. Mun. Ens. Fund. Pássaro Azul. , Av. Manoel de Barros, Setor Rodoviario, 68380000 - São Félix do Xingu, PA - Brasil, Telefone: (94) 984026587

Experiência profissional

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico

2023 - Atual

Sociedade Universitária da Amazônia Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nucleo Docente Estruturante Curso Farmacia, Carga horária: 4

Outras informações:
O NDE trouxe ao debate, na criação deste PPC, o contexto educacional em que o curso se insere, destacando os seguintes aspectos:a) Qualidade da Educação Básica e a entrega do candidato que pretende acessar o ensino superior: é de senso e conhecimento comum no Brasil que a Educação Básica, considerando aqui o percurso desde a educação infantil até o final do ensino médio, apresenta uma mescla de índices alarmantes de resultados negativos, positivo e regulares no desenvolvimento alunos. Assim, foram priorizados na configuração dos objetivos do curso, aspectos como o déficit de linguagem, conhecimentos gerais da área sociológica e filosófica, domínio das ferramentas de comunicação, perspectivas estabelecidas com o objetivo do curso.

2020 - Atual

Sociedade Universitária da Amazônia Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nucleo Docente Estruturante Curso Enfermagem, Carga horária: 4

Outras informações:
O NDE trouxe ao debate, na criação deste PPC, o contexto educacional em que o curso se insere, destacando os seguintes aspectos: a) Qualidade da Educação Básica e a entrega do candidato que pretende acessar o ensino superior: é de senso e conhecimento comum no Brasil que a Educação Básica, considerando aqui o percurso desde a educação infantil até o final do ensino médio, apresenta uma mescla de índices alarmantes de resultados negativos, positivo e regulares no desenvolvimento alunos. Assim, foram priorizados na configuração dos objetivos do curso, aspectos como o déficit de linguagem, conhecimentos gerais da área sociológica e filosófica, domínio das ferramentas de comunicação, perspectivas estabelecidas com o objetivo do curso.

2018 - Atual

Sociedade Universitária da Amazônia Ltda

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
* Docente das Disciplinas Pedagógicas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.* Docente das Disciplinas Pedagógicas do Curso de Enfermagem.* Docente das Disciplinas Pedagógicas de Pós Graduações Em Psicopedagogia e Psicopedagogia Institucional e Clinica.* Docente das Disciplina de Liíngua Portuguesa do Curso de Bacharelado em Enfermagem

2016 - 2019

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Pará

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Filosofia, Sociologia.

2011 - 2015

instituto educacional e cultural pequeno principe

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de História, Filosofia, Sociologia e Artes.

2021 - 2022

Secretaria Executiva de Educaçao - PA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporario, Carga horária: 30

Outras informações:
Docente das Disciplinas: Sociologia e Filosofia.