Carlos Eduardo de Almeida Sá

Doutor em Teorias e Políticas em Educação (Educação, Conhecimento e Formação) pelo Programa de Pós-Graduação da UNINOVE (Universidade Nove de Julho), Mestre em Comunicação e Semiótica (Tecnologias da Informação) pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de SP), Pós-Graduado em Sócio-Psicologia pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de SP) e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e Televisão) pela USJT (Universidade São Judas Tadeu). Trabalhou com cinema e vídeo na área de acervos e projetos. Iniciou a carreira de docente lecionando para cursos técnicos de Radialismo e, desde 2001 leciona para o ensino superior para os cursos de Comunicação Social. Coordenou estágios do curso de Rádio Televisão e Internet da Universidade Anhembi Morumbi e o curso de pós-graduação em Estratégias de Programação de Televisão na mesma Instituição. Participa do grupo de pesquisa Cultura do Ouvir, Vínculos e Ambientes Comunicacionaisda Faculdade Cásper Líbero. Em 2016 publicou o livro Uma viagem de descobrimento: a cultura do ver e do ouvir e a sala de aula, pela editora Todas as Musas. Atualmente leciona Semiótica e disciplinas de áudio os cursos de Comunicação do Centro Universitário das Américas - FAM.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2011 - 2014

Universidade Nove de Julho
Título: O ouvido educado: a audição de documentários radiofônicos em salas de aula de ensino médio sob o prisma da cultura do ouvir e da complexidade.
Marcos Antonio Lorieri. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Complexidade; Rádio.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2001 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O videoclipe: Um percurso histórico da Panoram ao Universo Digital, Ano de Obtenção: 2003
Prof. Dr. Rogério da Costa Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura de Massa; Panoram; Tecnocultura; Vídeo; Videoclipe.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Sócio-Psicologia - Formação Social da Consciência

1998 - 2000

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Graduação em Comunicação Social (Radialismo)

1993 - 1996

Universidade Sao Judas Tadeu

Formação complementar

2021 - 2021

Escrita de roteiro de não ficção para podcast narrativo. (Carga horária: 2h). , Domestika Inc., DOMESTIKA, Estados Unidos.

2020 - 2020

Inova Escola - Espaços Diferenciados. (Carga horária: 25h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2017 - 2017

Inova Escola - Recursos Tecnológicos. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2015 - 2015

Competências Profissionais Laureate. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2011 - 2014

Pesquisa de doutorado com bolsa CAPES / PROSUP. , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2006 - 2006

Feticismi Visuali e Sincretismi Culturali. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2004 - 2004

Premiere Pro. (Carga horária: 40h). , UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.

2001 - 2003

Pesquisa de mestrado com bolsa CAPES 2. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1998 - 1998

Assistência de direção cinematográfica. (Carga horária: 32h). , Sindicato dos trabalhadores na indústria cinematográfica do Estado de SP, SINDCINE, Brasil.

1997 - 1997

Do roteiro ao vídeo - com Lucila Meirelles. (Carga horária: 32h). , Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.

1996 - 1996

Oficina Literária. (Carga horária: 15h). , Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teorias da Educação.

Participação em eventos

13 Simpósio de Comunicação FAPCOM. 2020. (Seminário).

Jornada SBS + Educação - palestra Educadores Originais. 2020. (Outra).

Na sala: a ascensão do podcast em meio a cultura da visibilidade.A ascensão do podcast em meio a cultura da visibilidade. 2020. (Encontro).

Capacitação Docente 2019 - Centro Universitário das Américas. 2019. (Simpósio).

Vínculos: sangue, corpo, imagens e ambientes. (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura). 2019. (Encontro).

28 Congresso de Tecnologia do SET EXPO 2016 - Broadcast and New Media Technology Trade Show & Conference. 2016. (Congresso).

Curso - Avaliação: Estratégias Avançadas. 2016. (Outra).

O rádio-documentário: teoria, história e técnicas de produção. 2016. (Outra).

SET Expo Broadcast and New Media Technology Trade Show & Conference. 2016. (Feira).

Encontro de Pesquisa das Escolas de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi. 2015. (Encontro).

II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, numa promoção da ABPEducom e Pesquisadores da Educomunicação do NCE, Núcleo de Comunicação e Educação da USP..?A educação em tempos de sedução da imagem e o Eros moriniano como possibilidade de resgate dos sentidos?. 2015. (Seminário).

II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, numa promoção da ABPEducom e Pesquisadores da Educomunicação do NCE, Núcleo de Comunicação e Educação da USP..Coordenador do GT Educomunicação, mídias e espaços educativos. II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, numa promoção da ABPEducom e Pesquisadores da Educomunicação do NCE, Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Outubro de 2015.. 2015. (Seminário).

Oficina de Radiojornalismo na Escola - II Seminário de Educomunicação UAM - USP. 2015. (Oficina).

IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP com o tema ?Gestão de sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais?, realizado na Universidade Cidade de São Paulo,. 2014. (Encontro).

IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XVIII Encontro Estadual da ANPAE-SP.(Re)pensando o espaço escolar como forma de sensibilização da cultura do ouvir. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional - Relações entre Rituais e Mimese - Mídia e Corpo (Christoph Wulf da Universidade de Berlim). 2014. (Seminário).

VII Simpósio de Comunicação da FAPCOM ? Cultura do ver e do ouvir na formação da cidadania com Prof. José Eugênio Menezes. 2014. (Simpósio).

XVII Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. A utilização do documentário radiofônico na educação: um suporte na construção do conhecimento.. 2014. (Congresso).

XVII Congresso Metodista de Pesquisa. 2014. (Congresso).

Aula Magna do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação - Novos Caminhos na História da Educação - Prof. Dr. Gary McCulloch - Institute of London. 2013. (Outra).

IV Seminário Internacional de Educação "Paulo Freire e a Educação Superior".Ensinar exige escutar: uma breve articulação entre a contribuição de Paulo Freire e a cultura do ouvir.. 2013. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Educação "Paulo Freire e a Educação Superior". 2013. (Seminário).

IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2013. (Outra).

XVII Congresso e Feira de Educação Saber 2013 - Oficina Contar Histórias, Uma Arte Mágica - Com Rúbia Mesquita e Oralidade nos anos iniciais com Cléo Busatto. 2013. (Congresso).

A narrativa na TV: Reportagem e História de Vida. 2011. (Encontro).

Aula Magna - Educação para um mundo possível. 2011. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove.A Subjetividade a partir da oralidade resultante da audição de documentários radiofônicos. Uma proposta para professores e alunos do ensino médio.. 2011. (Encontro).

O embate modernidade e pós-modernidade e seu impacto sobre os paradigmas da pesquisa educacional.. 2011. (Outra).

VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares.Algumas Questões do Pós-humano e uma Urgência na Elaboração do Currículo da Pedagogia da Simulação. 2011. (Outra).

20 Festup - Festival Universitário de Propaganda. 2008. (Outra).

Seminário Performático Fetichismos Visuais, Metrópole Comunicacional, Mercadoria Digital e Corpos Panoramas.Mediação no painel Second Life no Seminário Performático Fetichismos Visuais, Metrópole Comunicacional, Mercadoria Digital e Corpos Panoramas. 2007. (Seminário).

I Jornada de Semiótica e Complexidade: Sistemas e Cognição. 2003. (Outra).

A Cultura de Transdiciplinaridade no Ensino Superior. 2002. (Encontro).

II Workshop on Computational Intelligence and Semiotics. 2002. (Outra).

Primeiro encontro nacional de semiótica da cultura e da mídia- O Espírito do Nosso Tempo. 2002. (Encontro).

Ciclo de Palestras sobre Difusão dos Processos de Geração de Imagens. 1998. (Outra).

Comunicação & Educação e as Instituições: Repensando as Práticas. 1997. (Congresso).

Mídias e Educação - O Professor e os Meios de Comunicação/ Oficina - A Leitura do Vídeo em Sala de Aula: Fundamentos e Práticas - Itaú Cultural. 1997. (Oficina).

Workshop de Criação e Produção Publicitária. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: VAIANO, Camila Lopes

FURLANETTO, E. C.; BIASOLI, K. A.;SÁ, C. E. A.. Ateliê de Memórias: narrativas autobiográficas de ingressantes no ensino superior.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Amilton Nei de Oliveira Santos

LEBEDEV, N.; CERETTA, F. M.;SÁ, C. E. A.. A voz padrão das emissoras de Tv aberta brasileiras: histórico e tendências.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégias de Programação de Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Letícia Gazani, Rudney Rodrigues

AZIZI, D.;SÁ, C. E. A.. Sob o olhar do pedófilo - Ficção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Televisão e Internet) - Faculdade Mundial.

Aluno: Monique Teixeira, Leidiane Thayná, Anderson Torquata

SÁ, C. E. A.; AZIZI, D.; CASTILHO, L.. Planeta Conexão Kids - Programa infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Televisão e Internet) - Faculdade Mundial.

Aluno: Contador, Juan Matheus Vasconcelos e outros

RIGANTI, H.; JOSE, C. L.;SÁ, C. E. A.. .TCC - Documentário Radiofônico Casa de Ocupantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Batista, Débora e outros

RIGANTI, H.; JOSE, C. L.;SÁ, C. E. A.. .TCC - Documentário Radiofônico - Pra você guardei o amor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Kelvin MORCILO e outros

Carla Risso; Edson Paiva Dias;SÁ, C. E. A.. Campanha de Publicidade e Propaganda Fiat Freemont. 2012.

Aluno: Rafael SOUTO e outros

Carla Risso; Edson Paiva Dias;SÁ, C. E. A.. Computadores Megaware. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Gisele Berne e outros

Carla Risso; Edson Paiva Dias;SÁ, C. E. A.. Campanha publicitária TNG Moda Jovem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Luciana Nogueira e outros

Sônia Lanza; Daniel Bento Paletta;SÁ, C. E. A.. .Trabalho de conclusão de curso Publicidade e Propaganda - Campanha Metais Sanitários Docol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Garcia, Diego e outros

Sérgio Marin; Sérgio C. F. Lima;SÁ, C. E. A.. Campanha Publicidade e Propaganda - Produtos de Higiene Bucal Bitufo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Miguel, Camila e outros

RYO, Marcos;SÁ, C. E. A.; Daniel Bento Paletta. Campanha Publicitária West Coast Calçados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Sales, Camila Reis e outros

Daniel Bento Paletta;SÁ, C. E. A.; Edson Paiva Dias. Campanha Publicitária Tip Top Confecção Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Clodoaldo Aparecido Alves da Silva

Edson Paiva Dias; Carla Risso;SÁ, C. E. A.. Citröen C3. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Alemany, Faley Strab e outros

Ronaldo Arnoni; Paula Veneroso; Marcelo Rollemberg; José Roberto Cintra;SÁ, C. E. A.. .Violência Doméstica: quando o homem é a vitima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Cristiane Oliveira e outros

Paula Veneroso; Ronaldo Arnoni;SÁ, C. E. A.. Convivendo com a esquizofrenia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Simionato, Carolina e outros

Marcelo Rollemberg; Paula Cristina Veneroso; Luiz Carlos Seixas; Ronaldo Arnoni;SÁ, C. E. A.. .Da resistência à redenção: indies x majors no mercado fonográfico brasileiro. (Video reportagem). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: ALVES, André e outros

Edson Paiva Dias; Sônia Lanza;SÁ, C. E. A.. .Campanha de Publicidade e Propaganda - Sucos Yoki - Mais Vita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: CARDOSO, Ana Deyse e outros

Sérgio Marin; Sérgio Sanches;SÁ, C. E. A.. .Campanha de Publicidade e Propagnada - Acessórios Morana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Macedo, Elisa e outros

SÁ, C. E. A.; Edson Paiva Dias; RYO, Marcos. .Campanha de Publicidade e Propaganda - Chocolates Talento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Manzolli, Bárbara e outros

Edson Paiva Dias; RYO, Marcos;SÁ, C. E. A.. .Giraffas Fast Food. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Thomaz Teixeira Favaro

José Roberto Cintra;SÁ, C. E. A.. ?Surf no Cinema: Análise da Representação do Esporte em Documentários?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Sbrana Sciotti

SÁ, C. E. A.. ?Sete e ? ? programa de TV (ficção). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Rodrigo Spadoni

SÁ, C. E. A.. ?Web TV? - monografia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Maria Dolores Saes Papa

SÁ, C. E. A.; MEIRELLES, Lucila; VALE, Marco; CANNITO, N.. O Vídeo e as Formas do Olhar: A Singularidade no Olhar de Lucila Meirelles. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Felipe Molina e outros

RYO, Marcos; SMITH, J.; FOLCO, Anibal;SÁ, C. E. A.. TGI - Design Digital. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Camila Patrícia e outros

SÁ, C. E. A.; FONTES, Alcides Martins; FERRITE, J. F.. Rádio Absoluta FM - Programação Hipersegmentada. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Unisantanna.

Aluno: Felipe Gonçalves Jimenez e outros

SÁ, C. E. A.; FONTES, Alcides Martins; FERRITE, J. F.. .Rádio Expresso FM. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Unisantanna.

Aluno: Andreza Lopes

SÁ, C. E. A.. Projeto de Tecnologia Educacional - Aula de Trânsito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Ibero-Americano.

Aluno: Vanessa Emidia

Micky Fisher; LOPES, L. F.;SÁ, C. E. A.. Projeto Educacional - Reciclagem - Grupo Pão de Açucar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Ibero-Americano.

SILVEIRA, N. V. G.;SÁ, C. E. A.. Avaliação de categoria Web Site do Júri GRUPEMEF (Grupo de Pesquisadores de Mercado Farmacêutico). 2008. Grupo de Pesquisadores de Mercado Farmacêutico.

DUTRA, R. J. C.; ROSA, J. S.;SÁ, C. E. A.. I Mostra de Web Arte. 2004. Centro Universitário Ibero-Americano.

SÁ, C. E. A.. Spot - Grupo de Profissionais do Rádio. 1999. GPR - Grupo de Profissionais do Rádio.

Orientou

Gisele Berni e outros

TNG Moda Jovem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Rafael SOUTO e outros

Computadores Megaware; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Kelvin MORCILO e outros

Fiat Freemont; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Juliety Duarte e outros

TNT Energy drink; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Suelen Guijarro e outros

DECATHLON; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Emanuela Velez

CALDOS KNORR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Doná, Renato e outros

Campanha Publicitária Pipocas Yoki; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Sales, Camila Reis e outros

Campanha Publicitária Tip Top; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Miguel, Camila e outros

Campanha Publicitária West Coast; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Simões, Natalie e outros

Campanha Publicitária HDI Seguros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Cruz, Marx e outros

Campanha Publicitária PS 3 PlayStation 3; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Pinotti, Danielly e outros

Campanha Publicitária Conti Bier; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Macedo, Elisa e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio chocolates Talento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Manzolli, Bárbara e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio Girafas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Braga, Paloma e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio TVA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Alegre, Rafael e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio Roxos e Doentes; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Alvarenga, Priscila e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio - O Boticário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Freitas, Guilherme e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio - Frutiquello; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

CARDOSO, Ana Deyse e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio - Morana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

MEDEIROS, Nahiana e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio Jin Jin Wok; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

ALVES, André e outros

; Campanha de Publicidade e Propaganda - Spot de Rádio - Yoki; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Daiana Muller e outros

Cameras Digitais Fugi Film; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Pâmela COSTA e outros

Joalheria H-Stern; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Henrique BRITO e outros

Metais Deca; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Márcia LIMA e outros

Speedo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Diego PEREIRA e outros

Renault Megane; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Robson PERES e outros

Aparelhos de Barbear Bic; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Juliana Viel e outros

Nextel; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Dayana Martins e outros

Trabalho de conclusão de curso - Publicidade e Propaganda - Goodyear; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Luciano Ramalho e outros

Sorvetes Jundiá; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Eduardo Pereira e outros

Ades - Campanha Publicitária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Paula Moraes e outros

Pizza Hut; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Kelli Tiburcio e outros

Max love make-up; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Diego ZANELATO e Outros

Wii games; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Bruno Ishihara e outros

Imaginarium; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Douglas Pegorel

Kodak; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Paula Neiva e outros

Pentel; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Felipe Catão e outros

Consul Aquarela; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Erica HERCULANO e outros

Cosméticos Banho de Bebê; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Daniela DOLLAY e outros

Lingerie Fruitt de la Passion; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Leandro SANTOS e outros

Colas Pritt; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Bruno OLIVEIRA e outros

Tekinha kids; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Helen Parra

PROJETO: O DIABÓLICO JOGO DAS CARTAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Eduardo Camargo

"FUNÂMBULO"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Fernanda de C

M; Guarnier; CHESTER PERDIGÃO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Camila Maciel

Revista NOVA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Almir Rocha

TV Cultura - Fundação Padre Anchieta; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Marília, Eduardo e outros

; Funâmbulo - Documentário em vídeo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social (Radialismo)) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Adriana Ficher

?Em Aberto? ? programa de TV (ficção); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Henrique Santilli Acquaviva

?Em Aberto?- programa de TV (ficção); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

María F

Luvizzoto; Rádio Tah programa de rádio (não-ficção); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Dolores Papa

?O Video e as formas do olhar: a singularidade no olhar de Lucila Meirelles?- monografia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Samantha Villalba

Rádio Hibris; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Uni Sant'Anna; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Débora Abreu

Rádio Expresso FM 104,7 MHz; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Uni Sant' Anna; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Camila Patricio

Rádio Absoluta FM; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Unisantanna; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Alef Khodair Abras

Hybris e a pós-modernidade: o descomedido na Augusta; 2019; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

KIM Tiffany Kim

Pós-modernidade e rua Augusta: o Burlesco; 2019; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Carlos Eduardo de Almeida Sá;

Produções bibliográficas

  • SÁ, C. E. A. . A Subjetividade a partir da oralidade resultante da audição de documentários radiofônicos. Uma proposta para professores e alunos do ensino médio.. Cd digital encontro discinte , v. cd, p. cd, 2011.

  • SÁ, C. E. A. . Primeiras poéticas do videoclipe e alguns desdobramentos do gênero. Communicare (São Paulo) , v. 6, p. 69-75, 2006.

  • Sá, Carlos Eduardo de Almeida ; SÁ, C. E. A. . Uma viagem de descobrimento: a cultura do ver e do ouvir e a sala de aula. 1. ed. São Paulo: Todas as musas, 2016. v. 200. 201p .

  • SÁ, C. E. A. ; Lorieri, Marcos Antonio . Sobre felicidade. In: Cleide Rita Silvério de Almeida; Elaine T. Dal Mas Dias. (Org.). Sobre felicidade. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2013, v. 1, p. 201-218.

  • SÁ, C. E. A. . ?Gestão de sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais?. In: IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XVIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014, São Paulo. (Re) pensando o espaço escolar como forma de sensibilização da cultura do ouvir, 2014.

  • SÁ, C. E. A. . Algumas Questões do Pós-humano e uma Urgência na Elaboração do Curriculo da Pedagogia da Simulação. In: VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares, 2011, São Paulo. VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2011.

  • SÁ, C. E. A. ; Lorieri, Marcos Antonio . Ensinar exige escutar: uma breve articulação entre a contribuição de Paulo Freire e a cultura do ouvir.. In: IV Seminário Internacional de Educação 'Paulo Freire e a Educação Superior', 2013, São Paulo. IV Seminário Internacional de Educação "Paulo Freire e a Educação Superior". São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2013.

  • SÁ, C. E. A. . Das primeiras poéticas do videoclipe rumo a uma nova linguagem videográfica. In: XXII Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2006, São Paulo. Anais do XXII Simpósio Multidisciplinar da USJT - "Conhecimento e Inovação - 100 anos do vôo do 14 Bis". São Paulo: Editora da Fé, 2006. p. 159-160.

  • SÁ, C. E. A. . Cultura do Ver e Cultura do Ouvir em Salas de Aula - Palestra Colégio Vinícius de Moraes (SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ronaldo Arnoni ; Paula Veneroso ; SÁ, C. E. A. . Primaveras filosóficas - Unifieo - O perdão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, C. E. A. . Subjetividade a partir da oralidade resultante da audição de documentários radiofônicos. Uma proposta para professores e alunos do ensino médio.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Sá, Carlos Eduardo de Almeida ; SÁ, C. E. A. . Encontro online Papo de Educomunicação 'Desinformação: por que não ouvimos como deveríamos ouvir'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Abel Reis ; GOMES, L. G. ; TORI, R. ; SÁ, C. E. A. . Seminário Performático Fetichismos Visuais Metrópole Comunicacional Mercadoria Digital e Corpos Panoramas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SÁ, C. E. A. . Gilda não morreu!. 2000. Vídeo.

Prêmios

2019

Reconhecimento do curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária - nota máxima MEC, Centro Universitário das Américas.

2012

Professor orientador do trabalho de conclusão de curso TNG Moda Jovem - Menção honrosa na APP, APP - Associação Paulista de Publicidade.

2011

Professor paraninfo do curso de publicidade e propaganda turma de 2011., Centro Universitário FIEO.

2009

Professor orientador Projeto Kodak - UNIFIEO - Filme Publicitário - 2 lugar, INTERCOM - EXPOCOM SUDESTE.

2009

Professor orientador Projeto Colas Pritt - UNIFIEO - Jingle Primeiro Lugar, INTERCOM - EXPOCOM SUDESTE.

2009

Paraninfo e Professor Homenageado, UNIFIEO - 2009 - Formandos de Publicidade e Propaganda - Primeiro semestre.

2007

Professor Orientador do Projeto Swatch - UNIFIEO - 1 lugar categoria filme publicitário, INTERCOM EXPOCOM SUDESTE.

2007

Professor Orientador Projeto Nestlé - UNIFIEO - JIngle - Primeiro lugar, INTERCOM - EXPOCOM SUDESTE.

2007

Paraninfo e Professor Homenageado, UNIFIEO - Formandos de Publicidade - Segundo Semestre de 2007.

2006

Professor orientador Projeto Goóc UNIFIEO - Menção Honrosa - Conjunto da Obra, APP - Associação Profissionals da Propaganda.

2006

Professor Orientador do Projeto Quartzolit - UNIFIEO - 1 Lugar - Categoria Filme Publicitário -, INTERCOM - EXPOCOM.

2004

Paraninfo e Professor Homenageado, Centro Universitário Santanna - Curso de Rádio e Televisão.

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - 2001

Colégio Mário de Andrade

Vínculo: Professor Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor coordenador do curso de publicidade, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2000 - 08/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução a Publicidade, Produção Eletrônica

1997 - 2001

IPEP - COLÉGIO EGO SUM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Colégio - Ensino Técnico, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/1997 - 12/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Organização da produção, Roteiro, Produção e direção em vídeo

2011 - 2014

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (doutorado), Carga horária: 16

Outras informações:
Pesquisa de doutorado. Bolsista CAPES - PROSUP

2008 - 2010

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante da pós-graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina Recursos Tecnológicos para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Formação de Docentes para Ensino Superior e Educação Especial - Área de Deficiência Mental.

2001 - 2004

Centro Universitário Unisantanna

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior

Atividades

  • 08/2001 - 07/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação - Roteiro em Rádio, Técnicas de Produção e Interpretação em Rádio e Televisão, Projeto Experimental em Rádio e Televisão

2001 - 2007

Centro Universitário Ibero-Americano

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Universitário

Outras informações:
Professor de Tecnologia Educacionais e Comunicação.

Atividades

  • 02/2001 - 06/2007

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional e Comunicação, Estudo do Comportamento do Consumidor, Sistemas Internacionais de Comunicação, Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação

2005 - 2007

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Professor ensino de graduação, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2005 - 08/2007

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Novas tecnologias em rádio e televisão, Projeto experimental em rádio e televisão

2011 - 2012

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2005 - 2012

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16

Outras informações:
Ensino, Comunicação Social e Design Digital - Nível Graduação Disciplinas Ministradas Radiojornalismo II RTVC I e II (para Publicidade e Propaganda) Psicologia (Design)

Atividades

  • 02/2005

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Publicitária, Rádio, tv e outros veículos de comunicação

2014 - 2014

Faculdade Mundial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor do curso de Comunicação Social (Relações Públicas) - Disciplina Pesquisa de Opinião e Mercado II

2017 - 2017

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação do curso de pós-graduação Estratégias de Programação em Televisão.

2015 - 2017

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Hora aula, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Comunicação Social - Rádio, Televisão e Internet Disciplinas: Práticas de Roteiro Estratégias de Programação em Rádio e Televisão Locução e Apresentação em Rádio e Televisão Coordenação de Estágios Professor do curso de Comunicação Social -(Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária. Disciplinas: Produção Publicitária em Audiovisual. Produção Publicitária em Rádio Linguagem Audiovisual Metodologia da Pesquisa

2018 - Atual

FAM CENTRO UNIVERSITARIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente ensino superior, Carga horária: 21