Ariane Bruna Serpa

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Atualmente atua como nutricionista da FIP (Feira Industrial Permanente) realizando controle higiênico sanitário das lanchonetes e restaurantes. Também atua no sindicato dos empregados no comerciários de Brusque, realizando atendimento nutricional. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Avaliação Nutricional da População e Dietética

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Nutrição

2005 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí
Orientador: Rosana Henn

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio São Luiz

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2001

Colégio São Luiz

Formação complementar

2006 - 2007

Extensão universitária em Nutricão. (Carga horária: 320h). , Lar Fabiano de Cristo.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Dietética.

Participação em eventos

CURSO AVANÇADO DE PRESCRIÇÕES E INDICAÇÕES PARA NUTRICIONISTAS. 2009. (Outra).

ÚLTIMAS TENDÊNCIAS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE NO ADULTO E INFANTIL DISCUTIDAS NO 17 CONGRESSO EUROPEU E OBESIDADE. 2009. (Outra).

PRINCÍPIOS DE PRESCRIÇÃO DE SUPLEMENTOS MANIPULADOS. 2009. (Outra).

PROGRAMA SESI COZINHA SAUDÁVEL. 2008. (Oficina).

CYCLUS EXPLICA O QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO. 2008. (Outra).

1 CURSO NUTRIÇÃO ESPORTIVA NATURAMEL. 2008. (Outra).

SUPLEMENTOS ALIMENTARES DO PONTO DE VISTA DA SAÚDE, ESTÉTICA E PERFORMANCE. 2007. (Seminário).

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL E ENTERAL. 2007. (Simpósio).

1ª JORNADA DE NUTRIÇÃO INFANTIL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEQUENO ANJO. 2007. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO DA UNIVALI. 2007. (Simpósio).

ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E ESTÉTICA. 2006. (Seminário).

2 SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO: ATUAÇÃO EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES. 2006. (Seminário).

BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES E INTERAÇÃO COM MEDICAMENTOS. 2005. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, E. B. ; SERPA, A. B. ; GRAF, R. ; KNOP, A. B. ; RAMOS, P. V. ; FORMENTO, P. . . Educação nutricional de crianças freqüentadoras de uma instituição de ensino do município de Itajaí.. In: 2º Seminário de Atualização em Nutrição: atuação em Unidades Produtoras de Refeições, 2006, Balneário Camboriú. 2º Seminário de Atualização em Nutrição: atuação em Unidades Produtoras de Refeições, 2006.

  • ALMEIDA, E. B. ; SERPA, A. B. ; GRAF, R. ; KNOP, A. B. ; RAMOS, P. V. ; FORMENTO, P. . Classificação do Estado Nutricional de Crianças e Adolescentes de uma Instituição de Ensino do município de Itajaí. In: 2º Seminário de Atualização em Nutrição: atuação em Unidades Produtoras de Refeições, 2006, Balneário Camboriú. 2º Seminário de Atualização em Nutrição: atuação em Unidades Produtoras de Refeições, 2006.

  • SERPA, A. B. ; ALMEIDA, E. B. ; FORMENTO, P. ; GRAF, R. ; KNOP, A. B. ; RAMOS, P. V. . Classificação do Estado Nutricional de Crianças e Adolescentes de uma Instituição de Ensino do Municipio de Itajaí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SERPA, A. B. ; ALMEIDA, E. B. ; FORMENTO, P. ; GRAF, R. ; KNOP, A. B. ; RAMOS, P. V. . Educação Nutricional de Crianças Frequentadoras de uma Instituição de Ensino no Município de Itajaí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SERPA, A. B. . Participação na banca avaliadora do concurso de Técnica Dietética II.. 2008.

SERPA, A. B. . Teste de Receitas para a disciplina de Técnica Dietética II. 2008.

SERPA, A. B. . Avaliação das condições higiênico sanitárias das alunas de Técnica Dietética II. 2008.

SERPA, A. B. . Elaboração de Fichas Técnicas para o Espaço Saúde Lacol. 2007.

SERPA, A. B. . Desintoxicar-se de tempos em tempos: um bem necessário. 2010. (Reportágem).

SERPA, A. B. . Alimentação Saudável para Terceira Idade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERPA, A. B. . Alimentação Saudável e Alimentos Funcionais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERPA, A. B. . Receita da Estação. 2009. (Reportágem).

SERPA, A. B. . As Cores dos Alimentos. 2009. (Reportágem).

SERPA, A. B. . Hábitos Saudáveis. 2009. (Reportágem).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Qualidade dos alimentos comercializados na temporada de verão nos pontos de milho verde e churros, instalados à beira mar na praia de Balneário Camboriú, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Bruna Serpa - Integrante / Elizabeth Barth Almeida - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Índice de qualidade da refeição consumida por turistas idosos durante o jantar em um hotel do município de Balneário Camboriú - SC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Bruna Serpa - Integrante / Rubimara Graf - Integrante / Ana Beatrice Knop - Integrante / Patricia Formento - Integrante / Priscilla Vanholi Ramos - Integrante / Laiz Guedes Lauda - Integrante / Márcia Reis Felipe - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Entrevista com Turista na Beira Mar de Balneário Camboriú, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Bruna Serpa - Integrante / Elizabeth Barth Almeida - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Perfil socioeconômico, aquisição mensal de gêneros alimentícios e avaliação da aplicação do benefício concedido pelo programa Bolsa Família às famílias de um município do litoral de Santa Catarina., Descrição: Para enfrentar as situações de pobreza e de exclusão social, o governo cria ações por meio de programas e políticas sociais. Assim, foi instituído o Programa Bolsa Família (PBF), que associa a transferência do benefício financeiro ao acesso dos direitos sociais básicos, como saúde, alimentação, educação e assistência social. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o perfil socioeconômico, a aquisição mensal de gêneros alimentícios e a aplicação do benefício concedido pelo PBF às famílias de um município do litoral de Santa Catarina. O estudo foi transversal e descritivo, utilizando-se da aplicação de um questionário semi-estruturado. Foram calculadas as freqüências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e também as associações entre renda e escolaridade à aplicação do benefício e gêneros alimentícios adquiridos mensalmente, utilizando-se o teste 2 e exato de Fischer, com nível de confiança de 95%. Os resultados demonstraram que a maioria da população estudada se encontrava no nível médio para escolaridade (63,5%). Em relação ao benefício, 75% receberam um valor inadequado, sendo que 51,9% em excesso e 23,1% insuficiente. A maioria dos entrevistados aplicava seu benefício na compra de alimentos (40,4%) e os gêneros mais adquiridos foram os cereais (76,9%). Os resultados encontrados são preocupantes, evidenciando a falta de fiscalização por parte de órgãos competentes na inscrição de famílias que não se enquadram nas diretrizes do PBF. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Bruna Serpa - Integrante / Rubimara Graf - Integrante / Rosana Henn - Coordenador.

Prêmios

2007

Primeira Colocação do concurso Saúde e Sabor: Refeição para Paciente Gestante Hipertensa e Diabética, Universidade do Vale do Itajaí.

2006

Primeira Colocação do Concurso Saúde e Sabor: Preparação Salgada, Universidade do Vale do Itajaí.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Feira Industrial Permanente. , Rod. Antônio Heil, km 23, 3800, Santa Terezinha, 88352-502 - Brusque, SC - Brasil, Telefone: (47) 32556200

Experiência profissional

2009 - 2009

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

2009 - Atual

Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 10

Outras informações:
Atendimento individual, avaliação nutricional, elaboração de dietas e acompanhamento semanal

2009 - Atual

Feira Industrial Permanente

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

Outras informações:
Supervisão e avaliação das condições higiênico sanitárias dos estabelecimentos, elaboração e execução de treinamentos para manipuladores , elaboração de receitas e avaliação técnica das preparações culinárias. Atendimento nutricional e acompanhamento dos funcionários

2008 - 2008

Instituto de Cardiologia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 225

Outras informações:
Visitas e atendimento aos pacientes hospitalizados, entrega de orientações nutricionais e atendimento nutricional de funcionários do hospital.

2008 - 2008

Hotel Monthez

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 180

Outras informações:
Avaliação higiênico-sanitária, controle de procedimentos operacionais, treinamento de manipuladores de alimentos, elaboração de receitas diet/light, elaboração de cardápios para funcionários, aplicação de atividades de pesquisa.

2008 - 2008

Renaux View

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 230

Outras informações:
Controle higiênico-sanitário dos alimentos, treinamento de manipuladores, acompanhamento do preenchimento de procedimentos operacionais, elaboração de cardápio, controle de estoque, compras.

2007 - 2007

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 480

Outras informações:
Monitoria na disciplina teórica e prática de Técnica Dietética I

2007 - 2007

Hospital Evangélico e Maternidade Cônsul Carlos Renaux

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 84

Outras informações:
Área clínica e área de produção

2006 - 2006

Prefeitura Municipal de Brusque

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 130

Outras informações:
Bolsa Família, cadastro Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), elaboração de educação nutricional.