Christine Brumini
Possui graduação em Fisioterapia, especialização em Reumatologia, em Gerência de Serviços para Pessoa Idosa e em Gestão em Saúde pela UNIFESP. Especialista em Gerontologia pela SBGG. Mestre e Doutora em Ciências Aplicadas à Reumatologia pela UNIFESP. Atuou como Docente, membro do COEPE e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Ibirapuera (2014-2021). Também atuou como coordenadora da Reabilitação do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte CRI-ZN (2008-2014). Fisioterapeuta no AME Idoso Sudeste.Tem experiência na área de Reumatologia, Gerontologia, Saúde pública e Gestão em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Reumatologia
2017 - 2023
Universidade Federal de São Paulo
Título: EFETIVIDADE DO USO PRÉVIO DE INJEÇÃO INTRA-ARTICULAR DE CORTICOSTEROIDE EM PACIENTES SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS PROGRESSIVOS EM IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO E RANDOMIZADO
Anamaria Jones. Coorientador: Jamil Natour e Rita Furtado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Reumatologia
2012 - 2015
Universidade Federal de São Paulo
Título: Efetividade da órtese de joelho em idosos com osteoartrite de joelhos: ensaio controlado e randomizado, Ano de Obtenção: 2015
Anamaria Jones.Coorientador: Jamil Natour. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Gerencia de salud para Personas Mayores
2012 - 2013
Organização Panamericana de Saúde
Título: Programa de cuidadores de idosos internados por fratura de fêmur
Orientador: Dalia Romero
Especialização em Reumatologia para fisio e TO II
2008 - 2009
Universidade Federal de São Paulo
Título: Não
Orientador: Não
Especialização em Reumatologia para fisio e TO I
2007 - 2008
Universidade Federal de São Paulo
Título: Imagem corporal em Artrite Reumatóide
Orientador: Jamil Natour
Graduação em Fisioterapia
2002 - 2006
Universidade Paulista
Título: Sulfato de magnésio por iontoforese na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos
Orientador: Richard Liebano
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reumatologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reumatologia/Especialidade: Gerontologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Organização de eventos
BRUMINI, C. . Jornada de Fisioterapia. 2018. (Congresso).
BRUMINI, C. ; MENDES, FAR ; Sartor, CD ; DIAS, LB ; VALE, F. . Congresso Paulista de Desempenho Funcional e Reabilitação. 2017. (Congresso).
BRUMINI, C. ; VALE, F. ; DIAS, LB . Liga Acadêmica de Pesquisa em Saúde da UNIB. 2016. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Reumatologia. 2018. (Congresso).
10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2017. (Congresso).
10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Caso Clínico - Oncogeriatria: desafios e tratamento. 2017. (Congresso).
10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. EFETIVIDADE DA ÓRTESE DE JOELHO EM IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO E CONTROLADO. 2017. (Congresso).
Congresso Paulista de Desempenho Funcional e Reabilitação. 2017. (Congresso).
Congresso Paulista de Desempenho Funcional e Reabilitação. Exercícios aeróbicos em crianças com artrite idiopática juvenil: uma revisão sistemática. 2017. (Congresso).
Congresso Paulista de Desempenho Funcional e Reabilitação. Exercício resistido progressivo em idosos com osteoartrite de joelho: uma revisão de literatura. 2017. (Congresso).
Oficina Proprietária de Prevenção de Quedas em Idosos. 2016. (Oficina).
V Encontro de Produção Científica do Curso de Fisioterapia. 2016. (Encontro).
Curso de Capacitação para Funcionários do Banco Itaú, Envelhecimento Ativo e Inclusão do Idoso.Envelhecimento Ativo e Inclusão do Idoso. 2015. (Outra).
Desenho de Estudos.Interpretação para prática clínica. 2015. (Outra).
ENAGE 2015 - Gestão de Serviços de Saúde. 2015. (Outra).
ENAGE 2015 - Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2015. (Simpósio).
I Semana de Saúde do Curso de Fisioterapia e Educação Física.Minicurso: Exercícios com a bola terapêutica. 2015. (Encontro).
Liga Acadêmica de Fisioterapia da UNIB.Desenhos de estudos: interpretação para prática clínica. 2015. (Outra).
Pós graduação Estácio de Sá.Funcionalidade e o Processo de Envelhecimento. 2015. (Outra).
Curso CEAD. 2014. (Outra).
Desenvolvimento e Liderança. 2014. (Outra).
Encontro de Reumatologia Avançado - ERA 2014. 2014. (Encontro).
Ensino Responsãovel. 2014. (Outra).
XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Correlação entre questionários funcionais, variáveis clínicas, demográficas e testes funcionais. 2014. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2014. (Congresso).
XX Encontro de Reumatologia Avançada.Correlação entre questionários funcionais, variáveis clínicas, demográficas e testes funcionais em idosos com osteoartrite de joelho. 2014. (Encontro).
ENAGE 2013.ENAGE 2013. 2013. (Outra).
Oficina Preparatória para a Campanha de quedas " Cuidados aos Pés ". 2013. (Oficina).
Prevenção de Quedas.Bate papo com o Voluntário. 2013. (Simpósio).
6 Edicion Internacional de la Especialización: Gerencia en Salud para Personas Mayores. 2012. (Outra).
Coaching Coletivo. 2012. (Outra).
Educação e Velhice.Educação e Velhice. 2012. (Outra).
ENAGE 2012.CRI Norte: um serviço de atenção secundária. 2012. (Outra).
Envelhecimento Ativo e Inclusão do Idoso.Envelhecimento Ativo e Inclusão do Idoso. 2012. (Outra).
Envelhecimento Ativo e o Papel do Educador.Envelhecimento Ativo e o Papel do Educador. 2012. (Outra).
II Semana do Pós-Graduando da UNIFESP. 2012. (Seminário).
Iniciativas Amigas dos Idosos.Iniciativas Amigas dos Idosos. 2012. (Outra).
Oficina Preparatória para Campanha de Quedas. 2012. (Oficina).
Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos " Fortaleça seus Ossos" s.Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos " Fortaleça seus Ossos". 2012. (Seminário).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Implantes dentários como alternativa na reabilitação dentária em idosos: um estudo retrospectivo. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Fisioterapia em grupo de idosos com afecções em ombro e cervical: uma proposta de atendimento. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Abordagem odontológica no paciente disfágico. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Observatório de Idosos Saudáveis:Monitoramento dos Usuários de um Centro de Convivência para Idosos na Cidade de São Paulo. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Programa de Idosos Voluntariados: Um Estímulo ao Protagonismo no Centro de Convivência para Idosos. 2012. (Congresso).
7 Congresso de Paulista de Geriatria e Gerontologia. Fragilidade e Percepção subjetiva de saúde em idosos de um centro de referência de São Paulo. 2011. (Congresso).
Curso de Work Shop em Estatísica Básica Em Ciências do Esporte e Saúde. 2011. (Feira).
Dia Mundial de Osteoporose. 2011. (Outra).
ENAGE 2011 - IV Jornada da Enfermagem. 2011. (Outra).
ENAGE 2011 - VI Jornada da Odontológica. 2011. (Outra).
ENAGE 2011 - V Simpósio de Geriatria e Gerontologia.Dor Crônica: uma visão interdiciplinar do cuidado ao paciente. 2011. (Simpósio).
Gerenciamento de Estresse para Líderes. 2011. (Feira).
II Congresso do Instituto da Memória. 2011. (Congresso).
Oficina Preparatória para a Mobilização da Semana Mundial de de Prevenção de Quedas. 2011. (Oficina).
Programa de Desenvolvimento de Lideres - Autoconhecimento e Harmonização. 2011. (Outra).
Programa de Desenvolvimento de Líderes - Comunicação e Espiritualidade : Aprimorando Habilidades da Liderança. 2011. (Outra).
Programa de Desenvolvimento de Líderes - Estratégia e Planejamento nas Organizações Hospitalares. 2011. (Outra).
Programa de Desenvolvimento de Líderes - Fatores que influenciam na Liderança estratégica. 2011. (Outra).
Programa de Desenvolvimento de Líderes - Gestão de Pessoas. 2011. (Outra).
Programa de desenvolvimento de Líderes - Motivação e Resultados. 2011. (Outra).
Programa de Desenvolvimento de Líderes - Sensibilização e Conceitos de Humanização na Assistência. 2011. (Outra).
Reabilitação do Idoso.Proferiu na semana da Saúde do Idoso, a palestra: Reabilitação do Idoso. 2011. (Seminário).
Sustentabilidade, Voluntariado e Ação Social. 2011. (Feira).
Colóquio Internacional O que é o "care"? Emoções, divisão do trabalho, migrações. 2010. (Outra).
Curso: Interpretação da Norma ISO 9001:2008. 2010. (Outra).
Curso Formação de Auditores Internos NBR ISO 9001:2008. 2010. (Outra).
II Simpósio de Internações de Longa Permanência. 2010. (Simpósio).
Oficina Estadual de Osteoporose, Quedas e Fraturas do SUS/SP - CEFOR. 2010. (Oficina).
Annual European Congress of Rheumatology ? EULAR. Body image in patents with rheumatoid arthritis. 2009. (Congresso).
ENAGE 2009.Coordenadora da Mesa: O envelhecimento sob a Ótica do SUS. 2009. (Simpósio).
ENAGE 2009.Coordenadora da Mesa: Sexualidade e Vida Amorosa na Terceira Idade. 2009. (Simpósio).
ENAGE 2009 - III Simpósio de Geriatria e Gerontologia. 2009. (Simpósio).
II Curso de Assisência Domiciliária ao Idoso: Da gestão a assistência. 2009. (Outra).
Seminário: Envelhecimento e Cuidados Inovadores para Pessoas Idosas. 2009. (Seminário).
Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Iniciativas da Pessoa Idosa. 2009. (Seminário).
Treinamento Formação de Membros da CIPA - Gestão 2009/2010. 2009. (Outra).
XV Encontro de Reumatologia Avançada. 2009. (Encontro).
Curso de Formação de Brigada de Incêndio e Pronto Socorrismo Teórico e Prático. 2008. (Outra).
ENAGE - II Simpósio de Gerontologia. 2008. (Seminário).
Encontro de Integração na Associação Congregação de Santa Catarina. 2008. (Encontro).
Simpósio da Liga de Reumatologia. 2007. (Simpósio).
Curso ?Luto? ministrado durante o II Encontro de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos. 2006. (Encontro).
Curso de Oncologia e Fisioterapia: Aspectos Auais. 2006. (Outra).
Curso de Reabilitação Pulmonar e Cardiovascular. 2006. (Outra).
Dia de Fazer a Diferença. 2006. (Encontro).
I Encontro de Prevenção de Acidentes e Violência no Estado de São Paulo. 2006. (Encontro).
I Seminário de Cuidados Paliativos ? HPSM. 2006. (Seminário).
IV Simpósio de Fisioterapia Respiratória - Santa Casa. 2006. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia e II Encontro Internacional de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos. Cuidados Paliativos: Modelo de Assistência Multiprofissional ao doente fora de possibilidade de cura. 2006. (Congresso).
Simpósio de Ventilação Mecânica. 2006. (Simpósio).
VII Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória. 2006. (Simpósio).
Workshop de Assistência Domiciliária. 2006. (Outra).
Curso Prática em Fisioterapia aplicada à Otopedia e Neurologia. 2005. (Outra).
III Curso de Habilitação Básica FES em eletroterapia funcional (FES) aplicada a Reabilitação de incapacidades físicas. 2005. (Outra).
III Workshop ? Assistência Domiciliária ? HU da USP. 2005. (Outra).
IX Curso de Tanatologia. 2005. (Outra).
5th Congress of the World Association of Laser Therapy. 2004. (Congresso).
Capacitação em Alfabetização de Adultos pelo Método Natural. 2004. (Outra).
Curso Prática em Fisioterapia aplicada à Ortopedia. 2004. (Outra).
Jornada de Fisioterapia Esportiva da Universidade Paulista. 2004. (Outra).
Participação em bancas
BRUMINI, C.; VOOS, M. C.; COELHO, F. M. S.. Protocolo para avaliação interdisciplinar da diadococinesia. 2017 - Universidade Federal de São Paulo.
SANTOS, PC; ALVES, NGP;Brumini, Christine. Características funcionais das crianças com paralisia cerebral espástica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Brumini, Christine; Sartor, CD; ALVES, NGP. Exercício resistido progressivo em idosos com osteoartrite de joelho: uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Brumini, Christine; CUNHA, P.; PINHEIRO, ML. Atuação da Fisioterapia no idoso com depressão: uma revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Brumini, Christine; RIBEIRO, LHS; DIONÍSIO, FN. Avaliação do desempenho da dupla tarefa em idosos institucionalizados com doença de Alzheimer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
MENDES, FAR;Brumini, Christine; ANDRADE, NS. Efeito agudo do salbutamol na frequência cardíaca e pressão arterial sistêmica durante o exercício físico em pacientes com asma moderada ou grave: estudo aleatorizado, duplo-cego e cruzado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Brumini, Christine; DIONÍSIO, FN; MENDES, FAR. Exercícios aeróbicos em crianças com artrite idiopática juvenil: uma revisão sistemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
BRUMINI, C.; CUNHA, P.;BRUMINI, C.. Comprometimento da força e da função do membro superior de indivíduos com doença de Parkinson: Uma revisão da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Brumini, Christine; SANTOS, PC; ARTILHEIRO, M. Dor lombar em cuidadoras formais de idosos internados em um hospital de retaguarda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera.
Orientou
Exercício resistido progressivo em idosos com osteoartrite de joelho: uma revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Christine Brumini;
Atuação da Fisioterapia no idoso com depressão: uma revisão da literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Christine Brumini;
Avaliação do desempenho da dupla tarefa em idosos institucionalizados com doença de Alzheimer; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Christine Brumini;
Exercícios aeróbicos em crianças com artrite idiopática juvenil: uma revisão sistemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Christine Brumini;
Dor lombar em cuidadoras formais de idosos internados em um hospital de retaguarda; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Christine Brumini;
Produções bibliográficas
-
ORLANDI, ALINE ; BRUMINI, C. ; Jones, Anamaria ; Natour J . Translation to Brazilian Portuguese, cultural adaptation and reproducibility of the questionnaire 'Ankylosing Spondylitis: What do you know?'. Sao Paulo Medical Journal , v. 1, p. 1-10, 2016.
-
JORGE, RTB ; BRUMINI, C. ; JONES A ; NATOUR J . Body image in patients with rheumatoid arthritis. Modern Rheumatology , v. june 3, p. 1439-7609, 2010.
-
André Yu, Renato ; BRUMINI, C. ; Esteves Junior, Ivaldo ; Masako Ferreira, Lydia ; Eloin Liebano, Richard . Magnesium sulphate given topically by iontophoresis for viability of random skin flaps in rats. Scandinavian Journal of Plastic and Reconstructive Surgery and Hand Surgery , v. 43, p. 197-200, 2009.
-
BRUMINI, C. ; BRAGA, D. N. ; ALABARSE, S. L. . Atendimento multiprofissional no idoso cardiopata. Como tratá-lo?. Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares do Idoso. É diferente?. 1/1ed.: Atheneu, 2013, v. , p. 105-113.
-
COSTA, F. G. ; BRUMINI, C. . Exercício resistido progressivo em idosos com osteoartrite de joelho: uma revisão de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, DCC ; BRUMINI, C. . Exercícios aeróbicos em crianças com artrite idiopática juvenil: uma revisão sistemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; JONES A . EFFECTIVENESS OF BRACING IN ELDERLY WITH KNEE OSTEOARTHRITIS: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; JONES A . EFFECTIVENESS OF BRACING IN ELDERLY WITH KNEE OSTEOARTHRITIS: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. . Efetividade da órtese de joelho em idosos com OA joelho: estudo controlado e randomizado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. . Efetividade da órtese de joelho em idosos com OA de joelho: ensaio clínico controlado e randomizado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRUMINI, C. ; Brumini, Christine . Correlação entre questionários funcionais, variáveis clinicas, demográficas e testes funcionais em idosos com osteoartrite de joelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; JONES A . CORRELÇÃO ENTRE QUESTIONÁRIOS FUNCIONAIS, VARIÁVEIS CLÍNICAS, DEMOGRÁFICAS E TESTES FUNCIONAIS EM IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. . CORRELAÇÃO ENTRE QUESTIONÁRIOS FUNCIONAIS, VARIÁVEIS CLÍNICAS, DEMOGRÁFICAS E TESTES FUNCIONAIS EM IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIGUEL, D. ; BRUMINI, C. ; MELOSO, R. ; BRAGA, D. N. . Observatório de Idosos Saudáveis: Monitoramento dos usuários de um Centro de Convivência para Idosos na Cidade de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIGUEL, D. ; BRUMINI, C. ; MELOSO, R. ; BRAGA, D. N. . Programa de Idosos Voluntariados: Um estímulo ao protagonismo no Centro de Convivência para Idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAIZARO, C. O. ; BRUMINI, C. ; ALABARSE, S. L. . Reabilitação do assoalho pélvico em idosas de um serviço ambulatorial para idosos na cidade de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COELHO, T. C. ; ALABARSE, S. L. ; BRUMINI, C. . Exercício físico e dança sênior no condicionamento físico e desempenho funcional de idosos obesos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMATO, G. D. ; BAVIERA, B. V. ; MENEZES, A. H. ; BRUMINI, C. . Intervenção da Terapia Ocupacional em idosos com osteoartrose de mãos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; BRUMINI, C. . Relato de caso: O papel da fisioterapia como membro da equipe interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; BLAT, K. M. ; BLAT, M. F. . Implantes dentários como alternativa na reabilitação dentária em idosos: um estudo retrospectivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; BLAT, K. M. ; BLAT, M. F. . Abordagem odontológica no paciente disfágico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; ALABARSE, S. L. ; BRUMINI, C. . Fisioterapia em grupo de idosos com afecções em ombro e cervical: uma proposta de atendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. . CRI Norte: um serviço de atenção secundária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRUMINI, C. ; MIGUEL, D. . Envelhecimento Ativo e Inclusão do Idoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRUMINI, C. ; MIGUEL, D. . Iniciativas amigas dos idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COELHO, T. C. ; BRUMINI, C. . Intervenção interdisciplinar em grupo de idosos com dor crônica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COUTO, M. ; BRUMINI, C. . As doenças que proporcionam aos idosos alto índice de intercorrências clínicas em ambulatórios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALABARSE, S. L. ; BRUMINI, C. . Abordagem do educador físico na equipe de Reabilitação de um serviço ambulatorial para idosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, A. H. ; AMATO, G. D. ; BAVIERA, B. V. ; BRUMINI, C. . Intervenção da terapia ocupacional em grupo na estimulação cognitiva leve para idosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; AUGUSTO, F. M. F. ; BRUMINI, C. ; MAGALHAES, A. C. ; REZENDE, L. A. ; CHECAN, S. C. A. M. . Perfil dos cuidadores de pacientes idosos atendidos em ambulatório de atenção secundária: Grupo de orientação aos cuidadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JORGE, RTB ; BRUMINI, C. ; JONES A ; NATOUR J . Body image in patents with rheumatoid arthritis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; GOMES, C. F. ; COELHO, T. C. ; BRAGA, D. N. ; RAIZARO, C. O. ; GACCIONE, D. M. . Dia Mundial de prevenção de quedas: a importância da fisioterapia na Campanha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; GOMES, C. F. ; COELHO, T. C. ; BRAGA, D. N. ; ESTEVES, R. ; PINO, B. T. . Proposta para atendimento fisioterapêutico em serviço secundário ao idoso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; BRAGA, D. N. ; BRUMINI, C. ; COELHO, T. C. ; ESTEVES, R. ; PINO, B. T. ; RAIZARO, C. O. . Reabilitação vestibular: uma proposta de intervenção em grupo para idosos de um Centro de Referência ao Idoso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRUMINI, C. ; Bifulco V ; FIGUEIREDO, M. T. A. . Cuidados Paliativos: Modelo de Assistência Multiprofissional ao doente fora de possibilidade de cura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bifulco V ; BRUMINI, C. ; FIGUEIREDO, M. T. A. . Doze anos da inclusão dos Cuidados Paliativos no dia a dia de uma Universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRUMINI, C. ; BRUMINI, C. ; Brumini, Christine . Cartilha de Prevenção de Queda em Idosos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Cartilha de Coluna. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Cartilha Joelho. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
BRUMINI, C. ; Brumini, Christine . Cuidado aos pés da pessoa idosa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Cartilha Ombro. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Cartilha de Dor Crônica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Laboratório de Atividades de Vida Diária. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo Educativo em Joelho. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo Educativo em Fibromalgia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo Educativo em Coluna. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo Educativo em Osteoporoso. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Triagem Reabilitação Gerontológica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Triagem Reabilitação Gerontológica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Laboratório de Ativiades de Vida Diária. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atndiemnto. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo Educativo em Fibromalgia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático).
Brumini, Christine . Protocolo de Atendimento do Grupo educativo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2006
Sulfato de magnésio por iontoforese na viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos, Descrição: Objetivos: O presente estudo tem por finalidade avaliar os efeitos da aplicação do sulfato de magnésio por iontoforese na viabilidade do retalho cutâneo randômico em ratos. Métodos: Foram utilizados 45 ratos, adultos, machos, da linhagem Wistar para realização do retalho cutâneo randômico. Foram divididos em 3 grupos de 15 animais aleatoriamente: grupo 1 retalho cutâneo randômico, grupo 2 retalho cutâneo randômico com aplicação da substância MgSO4 sem estimulação elétrica e grupo 3 retalho cutâneo randômico com aplicação da substância MgSO4 com estimulação elétrica. Em todos os grupos estes procedimentos foram realizados imediatamente após a técnica operatória e nos dois dias seguintes. A porcentagem da área de necrose foi avaliada no sétimo dia de pós-operatório e interpretada com o Teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: O grupo 1 apresentou uma área de necrose de 46,15%, o grupo 2 apresentou uma área de necrose de 34,02% e o grupo 3 apresentou uma área de necrose de 42,27%. A análise estatística não evidenciou diferença significativa (p>0,05). Conclusão: O sulfato de magnésio, quando administrado por iontoforese, não é eficaz em aumentar a área de viabilidade de retalho cutâneo randômico em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christine Brumini - Integrante / Renato Yu - Integrante / Richard Liebano - Coordenador / Ivaldo Esteves Junior - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade Gama FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia, Carga horária: 3
2012 - 2013
Universidade Gama FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3
Atividades
-
02/2012 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia em Gerontologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Gerontológica Ampla, Intervenção Fisioterapêutica I, Principais Patologias I
2014 - 2021
Universidade IbirapueraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora doutoranda, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora da Graduação nas disciplinas: Eletrotermofoterapia, Avaliação Funcional, Clínica Trauma Ortop e Reumatologia, Fisioterapia aplicada à Trauma, Ortop e Reumatologia, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Gerontológica e CEAD
Supervisora de Estágio: Reumatologia (Ambulatorial)
Supervisora de Estágio: Gerontologia (ILPI)
2017 - 2020
Universidade IbirapueraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
2015 - 2020
Universidade IbirapueraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa
Atividades
-
08/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Funcional, Fisioterapia Reumatológica, Reabilitação em Reumato, trauma e ortopedia
-
02/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Traumatológica, Reumatológica e Ortopédica em Fisioterapia
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Geral
2009 - 2014
CRI - Centro de referência do idoso da zona norteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Reabilitação, Carga horária: 30
2008 - 2009
CRI - Centro de referência do idoso da zona norteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2012 - Atual
Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Atividades
-
08/2012
Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Serviços de Saúde para Pessoa Idosa
2008 - 2009
Universidade Federal de São PauloVínculo: Especialização, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2007 - 2008
Universidade Federal de São PauloVínculo: Especialização, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40
2005 - 2007
Universidade Federal de São PauloVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio no Ambulatório de Cuidados Paliativos do HSP.
2005 - 2006
Universidade PaulistaVínculo: TCC, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40
2016 - Atual
AME Idoso SudesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christine Brumini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?