Paulo Vieira Netto

Possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (2006). Concluiu as aulas de Especialização em Engenharia Automotiva na Escola Politecnica da USP em 2013, iniciando trabalho de conclusão com o tema "Proposta de melhoria da eficiência global de um motor de combustão interna ciclo Otto com etanol como combustível através da aplicação da metodologia de Análise de Valor". Iniciou em agosto de 2014 mestrado na área de engenharia mecânica na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em trabalho conjunto com a Fiat Chrysler Automobiles Latam para estudo de diminuição de atrito em motores através da melhoria do sistema de lubrificação. Atualmente trabalha no setor de simulações virtuais em tem de força do grupo Fiat Chrysler Automobiles Latam, responsável por analises estruturais e termoestruturais, multicorpos, analises 1-D através de software dedicado de sistemas dos motores e lubrificação. Tem se tornando cada vez mais em ponto de referência dentro do grupo da área de projeto de motores e na simulação de circuito de óleos para melhoria de desempenho de bombeamento e no projetos de bombas hidráulicas, assim como na resolução de problemas dinâmicos que auxiliam a área de projetos e simulações estruturais.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica Plena

2001 - 2006

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros
Título: PAC- Projeto All Clear
Orientador: Arthur Tamsauskas
Bolsista do(a): FUNDAPLUB.

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2000

Colégio Jardim São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Termoelasticidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: tribologia.

Produções bibliográficas

  • VIEIRA NETTO, P. ; ZOTTIN, W. . Aplicacao de simulação EHL na aplicação de mancais lubrificados em sistemas de direção hidráulica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Sygma Motors Eng. Ind. E Com. de Motores LTDA. , Avenida Cassiano Ricardo 1364, sala 2, Jardim Alvorada, 12240-540 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 38785500, Fax: (12) 38785525, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto de Tecnologia Aeronautica

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Fiat Chrysler Automobiles LATAM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: analista de engenharia de projetos, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
especialista em simulações virtuais utilizando metodo dos elementos finitos, simulações multicores 1-D e de circuitos de óleo e mancais de rolamento lubrificados por pressão. Vivencia internacional no desenvolvimento de metodologias de validação virtuais do grupo para a área de motores de combustão interna e seus componentes.

2011 - 2012

International Trucks South America

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: engenheiro de BIW e exterior trim, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
projetos de BIW dos caminhoes da empresa, release de componentes, acompanhamento de simulações estruturais dos componentes de BIW, nacionalização de componentes

2010 - 2011

MWM Internacional Motores

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: engenheiro de projetos, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
coordenador de grupo tecnico para aplicação de servicos de projetos para área de aplicação especial da empresa e matriz Navistar nos Estados Unidos da America

2009 - Atual

Sygma Motors Eng. Ind. E Com. de Motores LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: engenheiro de projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
engenheiro de projetos de motor

2008 - 2009

MAHLE Metal Leve

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: engenheiro de pesquisas, Carga horária: 40

Outras informações:
engenheiro de pesquisas da área de Simulação Numérica com trabalhos na área de simulação de bronzinas, buchas, bielas, anéís e metais sinterizados para indústria automotiva

2006 - 2008

MWM International Motores

Vínculo: engenheiro, Enquadramento Funcional: engenheiro mecânico - profissional, Carga horária: 40

Outras informações:
engenheiro mecânico da área de projetos Motor Básico e Aplicação na área de simulação numérica

2005 - 2006

MWM International Motores

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário de cálculo estrutural, Carga horária: 20

Outras informações:
estagiário da área de projetos Motor Básico com aplicação da tecnologia CAE

2005 - 2005

PHE Indústria e Comércio

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário na área de atendimento ao cliente, Carga horária: 40

2005 - 2005

International Engines South America

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário de cálculo estrutural, Carga horária: 20

Outras informações:
estagiário na áre de Projetos de Motor Básico e Aplicação com aplicação de tecnologia CAE

2004 - 2005

Rücker do Brasil

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário de cálculo, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário da área de Cálculo Estrutural com trabalhos realizados para VW Caminhôes e ônibus, INA, Ford, Mercedes Benz Caminhôes e GM em componentes estruturais de chassis e motores

2003 - 2005

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitor e colaborador, Carga horária: 12

Outras informações:
1. auxílio aos professores e alunos da matéria de Resistência dos Materiais 2. colaborador na reforma do Projeto Hurricane - veiculo anfíbio do tipo Hovercraft construído pela faculdade que não estava funcional 3. auxílio aos técnicos do laboratório de Motores da faculdade durante o período do projeto Hurricane