Otávio Cardoso-Filho
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005), graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Especial pela FAVENORTE, é especialista em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa - UNIMONTES (2007) e em Biologia Docente pela FAVENORTE, Mestre em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela UFMG/ICA (2011) e Doutor em Ciências da Saúde - UNIMONTES (2018). Atualmente é Assessor de Projetos Especiais da Pró Reitoria de Pesquisa da UNIMONTES, é professor de Estágio Supervisionado e disciplinas Bases do Ensino de Ciências no Curso de Licenciatura em Biologia da UNIMONTES, professor de Fund. da Natureza e Sociedade no curso de Pedagogia da UNIMONTES, é coordenador de Relações Institucionais, professor, presidente da CPA e membro no NDE da FCO. Atuou como Coordenador do Curso de Ciências Biológicas do IFNMG, atuou como professor substituto da UFMG/ICA nos cursos de Engenharia de Alimentos e Zootecnia em 2016, coordenou o curso de Ciências Biológicas no período de 2012 a 2016, coordena o curso de pós graduação Lato Sensu em Biologia Forense e foi professor no Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB durante 5 anos. Foi membro do Conselho Superior (CONSU) por duas gestões da Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo - FACIGE e do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Foi professor da rede SOEBRAS no período de outubro de 2008 a dezembro de 2015. Foi professor da Educação Básica Pública do Estado de Minas Gerais no período de 2003 a 2014. É avaliador de Cursos Superiores do Guia do Estudante - Melhores Universidades. Tem experiência nas diversas áreas.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2014 - 2018
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Efeitos do Resveratrol na Caquexia Associada ao Câncer: ensaios in vivo no Modelo Tumoral Murino Singênico de Melanoma Cutâneo em Camundongos C57BL/6
Alfredo Batista Mauricio de Paula. Coorientador: Ludmilla Regina Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciências Agrárias
2009 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Importância medicinal e alimentar de Plantas Daninhas em Cultivos de Eucalipto em Diferentes Relevos, Ano de Obtenção: 2011
Leonardo David Tuffi Santos.Palavras-chave: Cerrado; Fitossociologia; Florística; Plantas daninhas.
Especialização em Biologia Docente
2019 - 2019
Instituto Superior de Educação Verde Norte
Título: Percepção dos Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas do IFNMG-CEAD Quanto a Utilização da Plataforma Virtual Durante a Prática Pedagógica de Ensino Remoto
Orientador: Ângela Cristina Rodrigues da Silva
Especialização em Metodologia Científica e Epstemologia da Pesquisa
2006 - 2007
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: A Prevalência da Esquistossomose na Região Urbana de Santo Antônio do Retiro
Orientador: Rosôngela Sirqueira
Graduação em Ciências Biológicas
2002 - 2005
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Prevalência da Doença de Chagas na Região de Brejo Grande do Município de Santo Antônio do Retiro-MG
Orientador: Maria Alice Diniz Martins
Pós-doutorado
2021
Pós-Doutorado. , Instituto de Ciências Agrárias - UFMG, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2010 - 2010
Capacitação pedagogica para professores EAD. (Carga horária: 24h). , UNIMONTES/ e-Tec, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Controle de plantas daninhas e cupins nas pastagen. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, ICA/UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutor para EAD. (Carga horária: 40h). , Alfama Cursos, ALFAMA, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos: Gebea e Gas. (Carga horária: 12h). , ICA / UFMG, ICA / UFMG, Brasil.
2009 - 2009
II Encontro UAB / Unimontes. (Carga horária: 20h). , Universidade Aberta do Brasil - UNIMONTES, UAB, Brasil.
2009 - 2009
Cencias de Alimento. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Evento em Equoterapia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Praticas Laboratoriais de Biologia a Distância. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
2008 - 2008
Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Disc. Isol. Av.Prod. Nat. Semi-árido Alim. Animal. (Carga horária: 60h). , ICA / UFMG, ICA / UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Disc. Isol. Met. Ens. Aprend. Aplic. Ens. Superior. (Carga horária: 30h). , ICA / UFMG, ICA / UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Disc. Isol. Uso Rac. Rec. Ger. Energ. Semi-árido. (Carga horária: 60h). , ICA / UFMG, ICA / UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Metodológica e Tecnológica de Tutores. (Carga horária: 42h). , Universidade Aberta do Brasil - UNIMONTES, UAB, Brasil.
2008 - 2008
Agroecologia no Brasil e Politicas Publicas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
O ensino de biologia que faz a diferença. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Disc. Isol. Bioquímica e Biotecnologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para Tutorias. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
2006 - 2006
Microbiologia do Alimento. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Multiplicadores do Programa Semeando. (Carga horária: 4h). , Federação da Agricultura e Pecúaria de Minas Gerais, FAEMG, Brasil.
2006 - 2006
Propagação de Plantas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2004 - 2004
Resistencia Bacteriana a Antimicrobiana. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2004 - 2004
bioprospcção. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2004 - 2004
Preparação Histológica do Sistema Neural. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal.
Organização de eventos
CARDOSO FILHO, O. . Simpósio de Instalações Industriais em Indústrias de Alimentos. 2016. (Outro).
Cardoso-Filho, O. ; Cardoso, A. S. ; MORAIS, F. ; Maia, M. F. ; MADUREIRA, A..M.A. ; COTA, L. . II FEIRA DE PROFISSÕES DA ISEIB/FAVENORTE. 2015. .
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; COTA, L. ; Cardoso, A. S. ; Maia, M. F. . Aula de Campo no Parque Sapucaia. 2014. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . Feira de Ciências: O Mundo Encantado das Ciências. 2014. .
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Cardoso, A. S. ; MADUREIRA, A..M.A. ; COTA, L. ; Maia, M. F. . Semana da Biologia. 2013. (Outro).
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Cardoso, A. S. ; COTA, L. ; MADUREIRA, A..M.A. ; Maia, M. F. . Feira de Vitaminas. 2013. .
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Maia, M. F. ; Cardoso, A. S. ; MADUREIRA, A..M.A. ; COTA, L. . Responsabilidade Social: Orfanato de Montes Claros. 2013. (Outro).
Cardoso-Filho, O. ; Santos Tuffi, L . 1 ILPF - Simposio de Integração Lavoura-Pecuaria-Floresta. 2010. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . I Fórum Florestal do Note de Minas. 2010. (Outro).
Cardoso-Filho, O. ; Luciana Castro Geraseev . 5 Encontro de Zootecnista do Norte de Minas. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. ; Anna Christina de Almeida . 3 Dia de Campo Agroecológico / Mestrado. 2009. (Exposição).
Cardoso-Filho, O. . 19ª Semana do Produtor Rural. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . Controle de plantas daninhas e cupins nas pastagens. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . Degradação ambiental promovidas pelo homem na região norte de Minas. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . I Simposio de Segurança Alimentar do Norte de Minas Gerai. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . XIX CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. 2009. (Congresso).
Cardoso-Filho, O. . I Encontro UAB/UNIMONTES. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . II Encontro UAB/UNIMONTES. 2009. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . II Simpósio da apogeu Empreendimentos. 2008. (Outro).
Cardoso-Filho, O. . I Coferência do Meio Ambiente. 2008. (Outro).
Participação em eventos
II FEIRA DE PROFISSÕES DA ISEIB/FACIGE. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 2015. (Feira).
IX FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. INCIDÊNCIA E PERFIL DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM UM HOSPITAL EM MONTES CLAROS - MG. 2015. (Congresso).
Contribuições de Filósofos e Educadores para o Processo de Ensino Aprendizagem.. 2014. (Congresso).
I Encontro do Programa de Formação Continuada - Sistema de Avaliação e o Perfil Docente para Atuação na Educação Superior. 2014. (Encontro).
Cognição e Aprendizagem: Desafios para o Professor na Atualidade. 2013. (Encontro).
Programa de Desenvolvimento Docente - Gestão de Sala de Aula. 2013. (Encontro).
Programa de Desenvolvimento Docente - Instituições de Ensino Superior como Protagonista na Construção e Difusão do Conhecimento. 2013. (Encontro).
Mini curso: Padrões Fitogeograficos Brasileiros e Técnicas de Herborização. 2010. (Outra).
19ª Semana do Produtor Rural. 2009. (Encontro).
3 Dia de Campo Agroecologico. 2009. (Outra).
Dê seu show, professor. 2009. (Encontro).
II Encontro UAB/UNIMONTES. 2009. (Encontro).
I Simposio de Segurança Alimentar do Norte de Minas Gerais.Parasitoses Animais Vinculadas a Alimetação Humana. 2009. (Simpósio).
Treinamento no Portal Capes. 2009. (Outra).
XIX CORNID - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. 2009. (Congresso).
I Ciclo de Palestras: Biotecnologia na Fruticultura. 2008. (Encontro).
IV Encontro Institucional de Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado. 2008. (Encontro).
Jornada de Epistemologia da Pesquisa Científica.A Prevalência da Esquistossomose na Região Urbana do Município de Santo Antônio do Retiro- MG. 2007. (Outra).
O uso de modelos no ensino de ciências e biologia. 2007. (Oficina).
Projeto "Vida aos Montes". 2007. (Outra).
"Introduction to Remote Sensing". 2006. (Encontro).
IX Semana da Biologia. 2006. (Encontro).
II Seminário Sociedade Meio Ambiente: O meio ambiente na universidade. 2004. (Seminário).
VII Semana da Biologia. 2004. (Encontro).
Encontro Capacitar para Incluir. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
CARDOSO-FILHO, OTÁVIO; PINTO, M. S.; SOBRAL, D.. Comparativo Microbiológico de Queijos Artesanais no Municio de Montes Claros. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Animal) - Instituto de Ciências Agrárias - UFMG.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; PAULA, A. M. B.; B. Adriana; Andrede, J.M.O; Farias, L. C.; SOUZA, L.R.. Efeito do resveratrol sobre a progressão do modelo tumoral murino singênico de melanoma cutâneo em camundongos C57Bl/6. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
PAULA, A. M. B.;CARDOSO FILHO, OTÁVIO; SOUZA, L.R.; Andrede, J.M.O. ?Efeitos do Resveratrol na viabilidade, proliferação e apoptose de células B16F10 de Melanoma cutâneo murino: estudos in vitro?. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; PAULA, ALFREDO MAURÍCIO BATISTA DE; Farias, L. C.; B. Adriana; DAVID, LUDMILLA REGINA DE SOUZA. ?Efeitos da Quercetina sobre a viabilidade e morte celular e expressão gênica de marcadores do ciclo celular em células de Melanoma cutâneo murino B16F10?. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; MORAIS, F.; DUARTE, E. R; Vasconcelos, V. O.; Fonseca, F. S. A.. Mauritia flexuosa Lf (Aracaceae) e Mautiella armata (Mart.) Burret no controle alternativo de Haemonchus contortus em ovinos. 2020. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Instituto de Ciências Agrárias - UFMG.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; PAULA, A. M. B.; Andrede, J.M.O; Rodrigues, V.D.; Farias, L. C.. Análises do peso corporal, volume, massa e força muscular esquelética e expressão sérica de biomarcadores inflamatórios e nutricionais durante a progressão tumoral do modelo de carcinogênese química oral em camundongos Swiss.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Cardoso-Filho, O.; Luciana Castro Geraseev; DUARTE, E. R; Oliveira, N. J. F.. Parâmetros sanguíneos em ovinos alimentados com feno de coprodutos da banana desidratados por diferentes métodos. 2019. Dissertação (Mestrado em PRODUÇÃO ANIMAL) - UFMG/ICA.
Cardoso-Filho, O.; PRAZERES, G. S.. Elaboração de leite probiótico contendo Lactobacillus paracasei isoladas de queijos artesanais do Norte de Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Instituto de Ciências Agrárias - UFMG.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; PAULA, A. M. B.; SOUZA, L.R.; Andrede, J.M.O; Rodrigues, V.D.. Efeitos inibitórios do resveratrol na atividade migratória de células de melanoma cutâneo murino e na formação de metástases pulmonares: avaliação in vitro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO-FILHO, OTÁVIO; Farias, L. C.. Potencial antineoplásico da crotoxina isolada do veneno da serpente Crotalus durissus terrificus: Análise bioinformática e funcional no carcinoma epidermoide de boca. 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO FILHO, O.; Farias, L. C.; GUIMARÃES, A.L.S; XAVIER, A. R. E. O.; TELES, L. F.; MOURA, A. P. V.; SANTOS, S. H. S.; SILVA, C. C. O. E.. ?Potencial antineoplásico de antioxidantes e ação adjuvante do ácido gálico à radiação ionizante no carcinoma epidermoide de boca: uma revisão sistemática e estudo in vitro?. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO FILHO, OTÁVIO; PAULA, A. M. B.; SANTOS, S.H.S.; Paraiso, A.F.; Haikal, D. S.; DAVID, LUDMILLA REGINA DE SOUZA; Soares, W. D.; Rodrigues, V.D.; Andrede, J.M.O. Efeitos do uso de quercetina na caquexia relacionada ao modelo tumoral murino singênico de melanoma cutâneo. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO FILHO, O.; PINTO, M. S.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SORO SOBRE CINÉTICA DE FERMENTAÇÃO, VISCOSIDADE, SINÉRESE E PÓS-ACIDIFICAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Disc. Isol. Met. Ens. Aprend. Aplic. Ens. Superior) - ICA / UFMG.
Nunes, Y. R. F.; Franciellen Morais-Costa;Cardoso-Filho, O.. Eficácia acaricida de extratos de Protium widgrenii (Engler) de diferentes fenofases sobre o Ripicephalus (Boophilus) microplus.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Cardoso-Filho, O.; DUARTE, E. R; MORAIS, F.. Efeitos de óleos essenciais de plantas de cerrado sobre Rhipicephalus (B.) microphus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PRODUÇÃO ANIMAL) - UFMG/ICA.
Cardoso-Filho, O.; Franciellen Morais-Costa. Distância transacional: A variável estrutura e sua colaboração no alcance das necessidades educacionais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.. O uso da rede ahatsapp como ferramenta colaborativa na comunicação e no processo ensino aprendizagem na EAD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.. (Pré) conceitos na educação a distância e presencial: Um estudo sobre a percepção de termos usuais em documentos oficiais das suas modalidades.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.; Franciellen Morais-Costa. Estratégias metodológicas de avaliação da aprendizagem na educação a distância (EAD). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.; SOARES, A.C.M. Uso das redes sociais para fins educacionais: Relato de uma experiência no curso técnico de informática. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.; SOARES, A.C.M. A percepção do publico de alunos da comunidade planalto rural em relação ao sistema EAD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.; SOARES, A.C.M. Estratégias que devem ser utilizadas pelo tutor a distância nos processos avaliativos em EAD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Cardoso-Filho, O.; SOARES, A.C.M. Educação a distância na perspectiva da educação inclusiva. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
CARDOSO FILHO, O.; DUARTE, E. R. SELEÇÃO DE BACTÉRIAS LACTAS COMO POTENCIAL PROBIÓTICO PROVENIENTES DE BEZERROS LEITEROS NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UFMG/ICA.
CARDOSO FILHO, O.; PINTO, M. S.. COMPORTAMENTO MICROBIOLÓGICO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL DE MONTES CLAROS MATURADO A TEMPERATURA AMBIENTE E SOB REFRIGERAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - ICA / UFMG.
CARDOSO FILHO, O.; Délcio César Cordeiro Rocha. O PAISAGISMO E O ECODESIGN COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - ICA / UFMG.
CARDOSO FILHO, O.; Délcio César Cordeiro Rocha. A HORTA ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL CELESTINO PEREIRA SALGADO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - ICA / UFMG.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; COTA, L.. Anorexia e a Perda da Massa Óssea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; COTA, L.. A violência contra Docentes em uma Instituição de Ensino Básico em Montes Claros - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; Maia, M. F.. Fatores que Dificltam o Processo de Aprendizagem das Aulas de Ciências dos Alunos do 9° Ano de Uma Escola Pública em Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.. Prevalência de Enteroparasitose em Crianças na Fase Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.. Influencia do Clima Organizacional para Satisfação e Maturação dos Colaboradores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.. Debora Tais Souza Sampaio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.. Abordagem da Cultura Organizacional e suas Influencias nos Aspectos do Comportamento dentro das Organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.. Treinamento e Desenvolvimento Organizacional como Função de Negócio Estratégico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
FRAGA, C.A.C.; SANTOS, E. M.;Cardoso-Filho, O.. Efeitos toxicológicos de compostos presentes no tabaco na expressão de genes envolvidos no carcinoma de células escamosas de boca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdades Integradas Pitágoras.
FRAGA, C.A.C.; SANTOS, E. M.;Cardoso-Filho, O.. Efeitos Toxicológicos de Compostos Presentes no Tabaco na Expressão de Genes Envolvidos no Carcinoma de Células Escamosas de Boca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdades Integradas Pitágoras.
FRAGA, C.A.C.; SANTOS, E. M.;Cardoso-Filho, O.. Efeitos Toxicológicos de Compostos Presentes no Tabaco na Expressão de Genes Envolvidos no Carcinoma de Células Escamosas de Boca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdades Integradas Pitágoras.
Cardoso-Filho, O.; CRISTOVAM, L.. GESTÃO POR PROCESSOS: CONCEITO DE EVOLUÇÃO CONTÍNUA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACIGE.
Cardoso-Filho, O.; CRISTOVAM, L.. REALIDADE ECONOMICA MUNDIAL EVIDENCIANDO AS TRANSFORMAÇÕES E OS IMPACTOS QUE E-BUSINNESS CAUSA NAS EMPRESAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACIGE.
Cardoso-Filho, O.; CRISTOVAM, L.. A IMPORTANCIA DA APLICAÇÃO DO ENDOMARKETING NA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACIGE.
Cardoso-Filho, O.; CRISTOVAM, L.. COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS DO ABSENTEÍSMO NA CALL CENTER DE MONTES CLAOS/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACIGE.
Cardoso-Filho, O.; CRISTOVAM, L.. MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTO DIFERNCIAL NA GESTÃO DE PESSOAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACIGE.
Cardoso-Filho, O.; VIERIA, T. M.; MORAIS, F.. INCIDENCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO BAIRRO BEIJA FLOR E NO DISTRITO DE ALTO BELO, MUNICIPIO DE BACAIUVA/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
VIERIA, T. M.;Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.. DESCRIÇÃO DO TREMATÓDEO Anenterotrema sp. EM MORCEGOS FRUGÍVOROS, Carollia perspicillata, COLETADO EM PARQUES DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; VIERIA, T. M.; MORAIS, F.. Morcegos do Parque Sapucaia, Montes Claros - MG: Inventário das Espécies e Incidência do Vírus Rábico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; VIERIA, T. M.. PREVALÊNCIA DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; COTA, L.; Maia, M. F.. A Importância de Avaliar a Reciclagem correta do Lixo Produzido em Casa, nas Escolas da Cidade de Montes Claros/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; Maia, M. F.; COTA, L.. Principais Problemas Ocasionados pela Poluíção Sonora no Centro Urbano da Cidade de Montes Claros/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; COTA, L.; FAGUNDES, N. C. A.. Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Maria em Mirabela, MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; COTA, L.; FAGUNDES, N. C. A.. Educação Ambiental e do Principais Conceitos de Cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso, A. S.;Cardoso-Filho, O.; Maia, M. F.. Doenças Sexualmente Transmissíveis em Adolescentes: Analise do Prévio Conhecimento de Alunos da E. E. Antônio Canela. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; Cardoso, A. S.; Maia, M. F.. O Uso de Plantas Medicinais no Controle do Diabetes Mellitus, no Municipio de São João da Ponte-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso, A. S.;Cardoso-Filho, O.; Maia, M. F.. Possíveis Fatores que Influenciam no Índice de Gravidez na Adolescencia dos Alunos da E. E. do Bairro Cidade Jardim de Pirapora-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Nunes, Y. R. F.;Cardoso-Filho, O.; VELOSO, M. D. M. Caracterização do banco de sementes do solo em uma vereda degradada no norte de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Cardoso-Filho, O.; Cardoso, A. S.; MORAIS, F.. Avaliação da Incidência de Leishmaniose Visceral Humana e Canina na Região do Grande Maracanã na Cidade de Montes Claros - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; Maia, M. F.; COTA, L.. Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos e Diagnóstico Ambiental do Aterro Sanitário da Cidade de Montes Claros - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; Maia, M. F.. Importância das Matas Ciliares para Preservação das Nascentes e Corpos d'água. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; Maia, M. F.. FLORISTICA E FITOSSOCIOLOGIA DA COMPOSIÇÃO HERBÁCEA DO PARQUE FLORESTAL DO SAPUCAIA, MONTES CLAROS/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; Maia, M. F.. Violência contra Mulher: Estudo dos Aspectos Relevantes do Pré e Pós Denuncia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; DIAS, M. V. S.. ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DOS PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; DIAS, M. V. S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTA VALE, COMO INSTRUMENTO DE AGENTES CONTAMINANTES AO MEIO AMBIENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; DIAS, M. V. S.. UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DO CERRADO PARA FINS MEDICINAIS PELAS FAMILIAS E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES AVELAR EM MONTES CLAROS-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MADUREIRA, A..M.A.; COTA, L.. Conhecimento da População do Major Prates da Cidade de Montes Claros, Minas Gerais Sobre os Riscos de se contrair Brucelose. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MADUREIRA, A..M.A.; Maia, M. F.. RESÍDUOS QUIMIOTERÁPICOS: ANÁLISE DOS ASPECTOS LEGAIS, TOXICOLÓGICOS E IMPORTÂNCIA DO CORRETO DESCARTE NO MEIO AMBIENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; LEITE, D. F.; Maia, M. F.. Florística e Estrutura da Composição Arbórea de uma Área do Parque Sapucaia de Montes Claros sob Diferentes Tipos de Relevos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; Cardoso, A. S.; LEITE, D. F.. Nível de Conhecimento de Profissionais Biólogos e Nutricionista a Cerca da Contribuição das Vitaminas Hidrossolúveis (C, B6 e B12) Para Dieta Alimentar de Adolescentes.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MADUREIRA, A..M.A.; LEITE, D. F.. Adesão ao Tratamento não Farmacológico por Pacientes Hipertensos da Estrategia Saúde da Família do Bairro Vila Greice da Cidade de Montes Claros - MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MADUREIRA, A..M.A.; LEITE, D. F.. PERCEPÇÃO SOBRE O CONSUMO DE TRANSGENICOS: VISÃO PÚBLICA E DA CIÊNCIA EM MONTES CLAROS/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Santos Tuffi, L; LEITE, G. L. D.;Cardoso-Filho, O.. Manejo de Tiririca e Trapoeraba com Glyphosate em Ambientes sob Diferentes Intensidades Luminosas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - UFMG/ICA.
Santos Tuffi, L; ROCHA, F. S.;Cardoso-Filho, O.. Dinâmica de Infestação de Plantas Daninhas em Oito Variedades de Cana de Açucar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - UFMG/ICA.
Santos Tuffi, L; Sant'Anna-santos B. F.;Cardoso-Filho, O.. Capim andropogon e capim tanzânia em diferentes níveis de luminosidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - UFMG/ICA.
Cardoso-Filho, O.. O Uso de Tecnologias do Ensino Assimilado as Teorias e Construindo Novas Praticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Cardoso-Filho, O.. Sexualidade Sexual: Uma Abordagem Dentro dos Conteudos Curriculares Desde a Educação Basica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Cardoso-Filho, O.. A Educação Ambiental e a Contrução Pedagogica do Ser Humano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Cardoso-Filho, O.. Os Frutos do Cerrado como Alternativas de Alimentação para a População do Norte de Minas Gerais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; Vanessa Batista Amaral. Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Públicas, como Promotoras de Práticas Alimentares. 2009 - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.; Vanessa Batista Amaral. As Plantas Transgênicas e o Meio Ambiente: Uma Revisão de Literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.
Cardoso-Filho, O.. Malária: uma revisão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciencias biologicas) - Faculdade de Saúde Ibituruna Fasi-Santa Casa.
Pollyanna Lorena Soares Araújo;Cardoso-Filho, O.. Educação de Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Jacy Soares Pereira Andrade;Cardoso-Filho, O.. O livro didático nas aulas de ciências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Simone Pereira Guimarães;Cardoso-Filho, O.. A lingua portuguesa e a internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Cardoso-Filho, O.; QUINTÃO, VALÉRIA COUTO. Cárie dentária em Indivíduos portadores de síndrome de Down wm Montes Claros-MG. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. H1N1 e sua relação com o cirurgião dentista.. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. Hepatite B: Quais os cuidados o cirurgião dentista deve tomar?. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. Hepatite C e os profissionais da saúde. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. Herpes e a odontologia laboratorial - Correlações e seus cuidados. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. HIV: Prevenção e cuidados durante o atendimento odontológico. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; COUTO QUINTÃO, VALERIA. Prevalência de cárie em usuários de drogas da unidade CAPS - Montes Claros, MG. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; SOUZA, L.R.. Tétano e difteria: Cuidados na clínica odontológica. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; COUTO QUINTÃO, VALERIA. Análise da cárie dentária em crianças de escolas públicas e privadas. 2019. Faculdade de Ciências Odontológicas.
Cardoso-Filho, O.; Délcio César Cordeiro Rocha; Franciellen Morais-Costa; FROTA, M. T.; Carlos Renato Viegas. Enriquecimento Animal e Educação Ambiental no Parque Municipal Amaro Sátiro de Araújo. 2009. ICA / UFMG.
Délcio César Cordeiro Rocha;Cardoso-Filho, O.; Franciellen Morais-Costa; FROTA, M. T.; Carlos Renato Viegas. Levantamento Faunistisco em Área do Cerrado no Norte de Minas Gerais. 2009. ICA / UFMG.
Délcio César Cordeiro Rocha;Cardoso-Filho, O.; Franciellen Morais-Costa; FROTA, M. T.; Carlos Renato Viegas. Cracterização do Comportamento Alimentar de Ovinos em Área do Cerrado no Norte de Minas Gerais em Diferentes épocas do Ano.. 2009. ICA / UFMG.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.. Avaliador de Trabalhos Científicos do 7 FÓRUM DE BIOTEMAS. 2009. Universidade Estadual de Montes Claros.
Cardoso-Filho, O.; MORAIS, F.. Avaliador de Trabalhos Científicos do 6 FÓRUM DE BIOTEMAS. 2009. Universidade Estadual de Montes Claros.
Orientou
Queijo Artesanal; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Instituto de Ciências Agrárias - UFMG; (Coorientador);
Estudo do resveratrol, ácido gálico e do ácido clorogênico na progressão do Melanoma cutâneo experimental singênico: efeitos sobre a proliferação celular, a angiogênese tumoral, a ocorrência de metástases e a caquexia associada ao câncer; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Montes Claros; (Coorientador);
CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
IMPACTOS DOS INDICADORES AMBIENTAIS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
PREVALÊNCIA DA OBESIDADE NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A PERCEPÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO HOSPITALAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LIDERANÇAS DO GESTOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A GESTÃO DE OPME?S E SEUS DESAFIOS NO ÂMBITO DO SUS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
INSERÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
OS IMPACTOS DE UMA MÁ GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
ANALISE DA ORGANIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS IMUNOBIOLÓGICOS EM SALAS DE VACINA EM UM MUNICÍPIO DO NORTE DE MINAS GERAIS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Malária - uma revisão; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Faculdades de Saúde Ibituruna- Fasi Santa Casa; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Incidência do Caâncer de Próstata no Brasil e em Minas Gerais no Período de 2014 e 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Relação do Desmatamento com o Impacto Ambiental sobre o Rio São Francisco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Controle e Mapeamento de Proliferação do Mosquito Aedes aegypti; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Hipertensão Arterial em Idosos no Municipio de São João da Ponte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Prevalência da Leishmaniose Visceral no Municipio de Montes Claros - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Anorexia e a Perda de Massa óssea; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Prevalência de enteroparasitose em Crianças da Fase Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Divergências Apontadas por alunos cristãos entre suas crenças religiosas e o conteúdo de evolução; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Influência da Educação Ambiental no Comportamento dos Adolescentes, Visitantes do Parque Municipal Milton Prates, Montes Claros - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Padronização do Processo Produtivo para Produção de Inóculo Brucella abortus B19; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Conhecimento sobre Plantas Medicinais com Atividade de Controle da Pressão Arterial, Utilizadas pela População Atendida na ESF do Bairro Santo Antonio II, na Cidade de Montes Claros - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Classificação e Destino Final dos Resíduos Sólidos na Comunidade Rural FerreirÓpolis, MunicÍpio de Salinas - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
INCIDENCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO BAIRRO BEIJA FLOR E NO DISTRITO DE ALTO BELO, MUNICIPIO DE BACAIUVA/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Morcegos do Parque Sapucaia, Montes Claros - MG: Inventário das Espécies e Incidência do Vírus Rábico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
PREVALÊNCIA DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Importância de Avaliar a Reciclagem correta do Lixo Produzido em Casa, nas Escolas da Cidade de Montes Claros/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Principais Problemas Ocasionados pela Poluíção Sonora no Centro Urbano da Cidade de Montes Claros/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Maria em Mirabela, MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Educação Ambiental e do Principais Conceitos de Cidadania; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Avaliação da Incidencia de Leishmaniose Visceral Humana e Canina na Região do Grande Maracanã na Cidade de Montes Claros - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO ATERRO DA CIDADE DE MONTES CLAROS- MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Conhecimento da População do Bairro Major Prates da Cidade de Montes Claros, Minas Gerais Sobre os Riscos de se Contrair Brucelose; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Sistema de Ensino Superior do Norte de Minas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Resíduos Quimioterápicos: Análise Dos Aspectos Legais, Toxicologicos e Importância do Correto Descarte No Meio Ambiente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Sistema de Ensino Superior do Norte de Minas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Florística e Estrutura da Composição Arbórea de Uma Área Do Parque Sapucaia de Montes Claros Sob Diferentes Tipos de Relevos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Sistema de Ensino Superior do Norte de Minas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Nível de conhecimento de profissionais Biólogo e Nutricionista a cerca da contribuição das vitaminas hidrossolúveis (C, B6e B12) para a dieta alimentar de adolescentes; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Adesão Ao Tratamento não Farmacológico por Pacientes Hipertensos da Estrategia de Saúde da Família do Bairro Vila Greice da Cidade de Montes Claros-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
PERCEPÇÃO SOBRE O CONSUMO DE TRANSGENICOS: VISÃO PÚBLICA E DA CIÊNCIA EM MONTES CLAROS/MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Importância da Educação Ambiental para Preservação e Sustentabilidade do Bioma Cerrado no Norte de Minas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O Uso das Novas Tecnologias no Processo Ensino Aprendizagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Perda da Biodiversidade do Bioma Cerrado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
As Plantas Transgenicas e o Meio Ambiente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Utilização de Plantas Daninhas do Cerrado como Fonte Alimentar e Medicinal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
População e Meio Ambiente: Alternativas para Evitar a Poluição; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Fauna e Flora do Cerrado: Indicadores de Qualidade Ambiental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O Papel do Educador na Inclusão Social Dianta da Violencia Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
AFunção da Escola: Relação Aluno/Familia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Sexualidade na Escola: Estudo Sobre a Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissiveis na E; E; Major Andrade R; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Sexualidade e Drogas na Adolescencia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O Papela da Eduação na Construção da Cidadania; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Integração entre o Educador e o Aluno no Ensino da Biologia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Publicas, como Promotoras de Praticas Alimentares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O Uso do Tabaco e suas Consequências: Um Estudo realizado em Habitantes da Cidade de Campo Azul - MG; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Prevalência da Leishmaniose Visceral no Municipio de Montes Claros - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Hipertensão Arterial em Idosos na Municipio de São Joao da Ponte - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Controle e Mapeamento da Proliferação do Mosquito da Dengue na Cidade de Ubaí - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Relação do Desmatamento com o Impacto Ambiental sobre o Rio São Francisco; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Incidência e Prevalência do Cancer de Próstata no Brasil e em Minas Gerais no Período de 2014 a 2016; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O Uso do Tabaco e suas Consequências: Um Estudo Realizado em Habitantes da Cidade de Campo Azul - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Morcegos do Parque Sapucaia, Montes Claros - MG: Inventário das Espécies e Incidência do Vírus Rábico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Prevalência de Esquistossomose Mansônica na Área Urbana do Município de Montes Claros - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Importância de Avaliar a Reciclagem Correta do Lixo Produzido em casa, nas Escolas da Cidade de Montes Claros - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
A Importância de Avaliar a Reciclagem Correta do Lixo Produzido em casa, nas Escolas da Cidade de Montes Claros - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Principais Problemas Ocasionados pela Poluíção Sonora no Centro Urbano da Cidade de Montes Claros - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Maria em Mirabela - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Educação Ambiental e dos Principais Conceitos de Cidadania; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Divergências Apontadas por Alunos Cristãos entre suas Crenças Religiosas e o Conteúdo de Evolução; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Influ~encia da Educação Ambiental no Comportamento dos Adolescentes visitantes do Parque Municipal Milton Prates - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Padronização do Processo Produtivo para Produção de Inóculo de Brucella albortus B19 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Conhecimento sobre Plantas Medicinais como Atividade de Controle da Pressão Arterial, Utilizadas pela População Atendida da ESF do Bairro S; Antonio II da Cidade de Moc - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Classificação e Destino Final dos Residuos Sólidos na Comunidade Rural Ferreiropolis, Munipio de Salinas - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Incidência da Leishmaniose Vesceral Canina no Bairro Beija Flor e no Distrito de Alto Belo, Municipio de Bocaiuva - MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Avaliação da Incidência de Leishmaniose Visceral Humana e Cnina na Região do Grande Maracanã na Cidade de Moc - Mg; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos e Diagnóstico Ambiental do Aterro da Cidade de Montes Claros - MG; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Nível de Conhecimento de Profissionais Biólogo e Nutricionista a cerca da Contribuiçãodas Vitaminas Hidrossolúveis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Adesão ao Tratamento não Farmaólógico por Pacientes Hipertensos da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Vila Greice Moc-MG; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Percepção Sobre o Consumo de Transgênicos: Visão Pública da Ciências em Montes Claros MG; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
O racismo no atendimento odontológico; 2019; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Ciências Odontológicas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Condições de saúde bucal de quilombolas do Norte de Minas; 2019; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Ciências Odontológicas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Acesso ao serviço público de saúde pelas comunidades quilombolas do Norte de Minas: Revisão de literatura; 2019; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Ciências Odontológicas; Orientador: Otávio Cardoso-Filho;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, D. R. M. ; COELHO, E. S. S. ; MARTINS, V. S. ; SOUZA, L.R. ; Cardoso-Filho, O. . Antimicrobial effect of resveratrol on an etiological agent of human dental caries, Streptococcus mutans. Arquivos em Odontologia (UFMG) , v. 60, p. 53-57, 2024.
-
MORAIS-COSTA, FRANCIELLEN ; SILVA, ÂNGELA CRISTINA RODRIGUES ; SILVA, ERÚZIA MORAIS ; SILVA, WESLEY ALVES ; PAIXÃO, GEOVANE DA SILVA ; CARDOSO FILHO, OTÁVIO . PET - Plano de Estudos Tutorado: alternativa para a continuidade no processo de ensino e aprendizagem. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e6324, 2024.
-
CARDOSO-FILHO, OTÁVIO ; MAIA, B. F. ; REIS, A. K. S. ; SANTOS, V. H. S. ; SILVA, A. C. R. . ASSESSMENT OF THE POTENTIAL APPLICATION OF THE GAME PLAGUEINC. AS A PLAYFUL TOOL FOR TEACHING SCIENCE ANDBIOLOGY. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 15127-15139, 2023.
-
FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; SILVA, A. C. R. ; SOARES, M. M. ; SILVA, A. C. R. . o use virtual gamification through the wordwallplatform in high school for understanding genetics and its relation to cancer. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 13187-13200, 2023.
-
VELOSO, PEDRO HENRIQUE FONSECA ; FONSECA, MARIA CECÍLIA AFONSO ; DUARTE, MARIA EDUARDA NOVAIS ; RODRIGUES, SARA EMANUELLE RIBEIRO ; CARDOSO FILHO, OTÁVIO . Plano de Estudo Tutorado (Pet) como estratégia para o ensino não presencial: Uma avaliação na qualidade e aplicabilidade para o ensino de Ciências e Biologia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e20211629124, 2022.
-
COELHO, P.J.R. ; MORAIS, L. E. B. ; TORRES, S. A.S. ; Cardoso-Filho, O. ; PEREIRA, R.D.P. ; MENDES, D. C. . Smile Transformation with Composite Resin by Semi-Direct Technique: a Case Report. JOURNAL OF HEALTH SCIENCES (UNOPAR) , v. 24, p. 114-118, 2022.
-
SOUZA, JO'O GABRIEL S. ; COSTA OLIVEIRA, BÁRBARA E. ; COSTA, RAPHAEL C. ; BECHARA, KAREN ; CARDOSO-FILHO, OTÁVIO ; BENSO, BRUNA ; SHIBLI, JAMIL AWAD ; BERTOLINI, MARTINNA ; BAR'O, VALENTIM A.R. . Bacterial-derived extracellular polysaccharides reduce antimicrobial susceptibility on biotic and abiotic surfaces. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY , v. 142, p. 105521, 2022.
-
GUIMARÃESA, VICTOR HUGO DANTAS ; BASILIO SILVA, JÉSSICA NAYARA ; DE FREITAS, DANIELA FERNANDA ; FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; DA SILVEIRA, LUIZ HENRIQUE ; MARINHO, BARBHARA MOTA ; DE PAULA, ALFREDO MAURÍCIO BATISTA ; MELO, GERALDO ACLÉCIO ; SANTOS, SÉRGIO HENRIQUE SOUSA . Hydroalcoholic Extract of Solanum lycocarpum A. St. Hil. (Solanaceae) Leaves Improves Alloxan-Induced Diabetes Complications in Mice. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS , v. 28, p. 1-12, 2021.
-
BELÉM, GLADYANE MENDES ; CARDOSO FILHO, OTAVIO ; FONSECA, FRANCINE SOUZA ALVES DA ; DUARTE, EDUARDO ROBSON . Plantas do cerrado com atividade antimicrobiana: uma revisão sistemática da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e07101622753, 2021.
-
INÁCIO, MATHEUS FERREIRA ; MORAIS-COSTA, FRANCIELLEN ; CARDOSO FILHO, OTÁVIO ; MARTINS, ISABELA PAROLIS ; MARTINS JÚNIOR, VALDO SOARES ; DUARTE, EDUARDO ROBSON ; ARRUDAS, SÔNIA RIBEIRO ; NUNES, YULE ROBERTA FERREIRA . Leaves of Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) is effective in vitro and in vivo in the control of Haemonchus contortus. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e276101220493, 2021.
-
ARAÚJO, E.B. ; Freitas, D. F. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. . Human visceral leishmaniasis: from diagnosis to treatment. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 42208-42211, 2020.
-
CARDOSO FILHO, OTÁVIO ; BARBOSA CRUZ, ISABELA ; RODRIGUES SANTOS, AMANDA ; COUTO QUINTÃO, VALERIA ; ROSELI RIOS DURÃS, LORENA ; DANIELLE RIBEIRO, RENATA ; MORAIS COSTA, FRANCIELLEN ; BARBOSA CRUZ, LUCAS ; TOLENTINO MOURA, PAULO HENRIQUE ; FERNANDA DE FREITAS, DANIELA ; RIBEIRO ARRUDAS, SÔNIA ; PEREIRA SENA DA CRUZ, ALLAN CRYSTIA ; COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; REGINA SOUZA, LUDMILLA . VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS (B6, B12 E C): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e285, 2019.
-
MAGALHÃES, DANIELA OLIVEIRA LIMA ; MAGALHÃES, ITALO RODRIGUES ; ANDRADE, FREDERICO MARQUES ; DURÃES, LORENA ROSELI RIOS ; RODRIGUES, JOÃO VITOR DA SILVA ; ALMEIDA, EMERSON WILLIAN SANTOS DE ; DIAS, ORLENE VELOSO ; DAVID, CELIO PEREIRA ; FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; DAVID, LUDMILLA REGINA DE SOUZA . Interações realizadas por genes líderes do câncer de mama: uma abordagem computacional. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e301, 2019.
-
PEREIRA, CAMILA SANTOS ; OLIVEIRA, MARCOS VINÍCIUS MACEDO DE ; SOUZA, LUDMILLA REGINA DE ; FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; QUINTÃO, VALÉRIA COUTO ; SOUZA, ANDRÉIA BRITO DE ; BARROSO, MARCOS VINÍCIUS MENDES ; SILVEIRA, LUIZ HENRIQUE DA ; GUIMARÃES, ANDRÉ LUIZ SENA ; SOUZA, SÉRGIO HENRIQUE SANTOS ; PAULA, ALFREDO MAURÍCIO BATISTA DE . SIRT1 and Ki67 immunohistochemical expression in progression of cutaneous malignant melanoma. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 90-98, 2019.
-
Cardoso-Filho, O. ; Vieira, M. M. ; SOUZA, L.R. ; PAULA, A. M. B. . Abstract. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle , v. 10, p. 1378-1435, 2019.
-
Cardoso-Filho, O. ; SOUZA, L.R. ; Vieira, M. M. ; PAULA, A. M. B. . Resveratrol negatively modulates proadipogenic gene expression in visceral white adipose tissue of C57BL/6 mice bearing syngeneic cutaneous melanoma. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle , v. 10, p. 1379-1380, 2019.
-
FERNANDES L. S. ; LELIS D. F. ; Cardoso-Filho, O. ; Freitas, D. F. . Evaluation of the fluoxetine distribution by the municipal pharmacy of Campos Gerais ? Mg. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 21500-21504, 2018.
-
LIMA, A. H. F. ; SILVA, D. C. S. S. ; Cardoso-Filho, O. ; Freitas, D. F. . Identification of aflatoxins in peanut butter candy marketed in Campos Gerais, Mg, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 20342-20345, 2018.
-
MOURA, PAULO HENRIQUE TOLENTINO ; CRUZ, ISABELA BARBOSA ; MOURA, ANDRÉ LUÍS TOLENTINO ; CRUZ, LUCAS BARBOSA ; FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; PAIVA, PATRÍCIA ALVES ; OLIVEIRA, JANAÍNA RIBEIRO DE ; CRUZ, ALLAN CRYSTIAN PEREIRA SENA DA . Acidente de Trabalho e Choque Elétrico. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. Esp., p. S1488-S1493, 2018.
-
COSTA, M. A. B. ; Cardoso-Filho, O. ; SANTOS, S.H.S. ; Freitas, D. F. . Medications Rational Use to Prevent Incorrect Disposal. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 8, p. 22395-22399, 2018.
-
Cardoso-Filho, O. ; LELIS D. F. ; SOUZA, L.R. ; DUARTE, E. R ; Franciellen Morais-Costa ; PAULA, A. M. B. . Effects of leaf and seed alcoholic extracts from of annona crassiflora mart. (annonaceae) in mice. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 22826-22831, 2018.
-
SILVA., B. T. ; GUIMARÃES, V. H. D. ; Freitas, D. F. ; Cardoso-Filho, O. . Avaliação da contribuição da atenção farmaceutica no tratamento dos usuários hipertensos do município de Ilicinea ? MG. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE , v. 16, p. 1-11, 2018.
-
SOARES, JOSÉ ANTÔNIO SOUZA ; PEREIRA, LÍVIA MONÇÃO ; FREITAS, DANIELA FERNANDA DE ; BICALHO, AUDREY HANDYARA ; SOUSA, BERENILDE VALÉRIA DE OLIVEIRA ; FILHO, OTÁVIO CARDOSO ; SANTOS, ELOÁ MANGABEIRA ; RAMETTA, ZUÍLA MARIA DE JESUS ; RAMETTA, FLÁVIA DE JESUS ; RAMETTA, FILIPE DE JESUS ; RAMETTA, LETÍCIA PRATES MORAIS ; NASCIMENTO, CLÁUDIO ILDEU COSTA ; SANTOS, SÉRGIO HENRIQUE SOUSA ; GUIMARÂES, TALITA ANTUNES . Tromboembolismo venoso: profilaxia medicamentosa em pacientes clínicos de alto risco. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 1, p. e229-9, 2018.
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Nunes, Y. R. F. ; ROCHA, S. M. . Efeito do armazenamento nas propriedades físico-químicas do óleo de Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) oriundas do norte de Minas Gerais. Caderno de Ciências Agrárias , v. 8, p. 31-37, 2017.
-
RAMETA, Z.M.J. ; Freitas, D. F. ; Cardoso-Filho, O. . HEALTH AND ADMINISTRATIVE PROFESSIONALS RECEPTION REGARDING THE PATIENTS ELECTRONIC MEDICAL RECORD (EMR). INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 7, p. 17170, 2017.
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Jhonathan de Oliveira Silva ; Maria Alice Diniz Martins . Alternativas para o Ensino da Ecologia na Educação Básica: Um Relato de Caso. Revista Unimontes Científica , v. 15, p. 71-75, 2014.
-
Cardoso-Filho, O. ; Martins, W. R. ; Cardoso, A. S. ; MORAIS, F. . Importância Socioeconomica de Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart (Macaúba) para a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Riacho Dantas e Adjacências, Montes Claros/MG. Revista Cerrados (UNIMONTES) , v. 12, p. 1-12, 2014.
-
TUFFI SANTOS, L.D. ; CARDOSO FILHO, O. ; SANTOS JÚNIOR, A. ; SANT'ANNA-SANTOS, B.F. ; FELIX, R.C. ; Leite, F.P. . Floristic and structural variation of weeds in eucalyptus plantations as influenced by relief and time of year. Planta Daninha (Impresso) , v. 31, p. 491-499, 2013.
-
RUFINO, E. V. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. . A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CARLOS CHAGAS/MG. Educare (Montes Claros) , v. 5, p. 32-45, 2013.
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; LEITÃO, J. J. B. . Educação Ambiental: Conhecimento e Consciência Ética de Alunos no Ensino Médio. Educare (Montes Claros) , v. 5, p. 15-32, 2013.
-
Michelle da Silva e Carvalho ; Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Dario Alves Oliveira . PLANTAS TÓXICAS: IMPORTÂNCIA PARA A PECUÁRIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. REB: Revista Eletrônica de Biologia , v. 5, p. 1-8, 2012.
-
Cardoso-Filho, O. . Ecologia e Dinâmica de Plantas Daninhas em Cultivo de Eucalipto em Diferentes Relevos. Revista AgroMinas , v. 16, p. 28-30, 2011.
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Jhonathan de Oliveira Silva ; Maria Alice Diniz Martins . Alternativas metodológicas aplicadas ao ensino da ecologia, norte de Minas Gerais. Fazer Local e Pensar Global , v. 01, p. 02-04, 2009.
-
SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Maria Alice Diniz Martins . Reflexão a respeito da consciência negra: abordado através da culinária africana.. Fazer Local e Pensar Global , v. 01, p. 04-06, 2009.
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Eduardo Robson Duarte . Parasitoses animais Vinculadas à alimentação Humana. CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS , v. 01, p. 29-35, 2009.
-
Cardoso-Filho, O. ; Machado, V. D. ; SANTOS JUNIOR, A. ; Santos Tuffi, L . ECOLOGIA DE PLANTAS DANINHAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO SEU MANEJO. Caderno de Ciências Agrárias , v. 1, p. 182-190, 2009.
-
Cardoso-Filho, O. . Processos Biológicos de Tratamento de Efluentes. 1. ed. Montes Claros: Montes Claros, 2012. v. 200. 120p .
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. . Políticas Publicas. 1. ed. Montes Claros: Montes Claros, 2011. v. 200. 50p .
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. . Meio Ambiente: Educação Ambiental. 1. ed. Montes Claros: Montes Claros, 2010. v. 200. 92p .
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. . Recursos Hídricos. 1. ed. Montes Claros: Montes Claros, 2010. v. 200. 64p .
-
ALMEIDA, C. B. ; SILVIA, M. R. A. ; SILVA, G. M. ; CARDOSO-FILHO, OTÁVIO . Os Desafios do Trabalho Docente na Educação Infantil no Contexto da Pandemia. In: Leonardo Augusto Couto Finelli; Aline Maria Gonzaga Ruas. (Org.). Experiências de Educação em Tempos de Educação Hibrida. 1ed.Guaruja: Cientifica Digital, 2022, v. 2, p. 131-146.
-
Franciellen Morais-Costa ; CARDOSO FILHO, OTÁVIO . Planejamento do Ensino Emergencial Remoto nos Cursos de Graduação para o Estágio Supervisionado. Repensando o Estágio Curricular Supervisionado da Unimontes em tempos de pandemia (Covid -19). 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2021, v. 1, p. 192-201.
-
CARDOSO FILHO, OTÁVIO ; Franciellen Morais-Costa . Plataformas e Ferramentas para a Prática Pedagógica Remota do Estágio Curricular Supervisionado em Tempos de Pandemia. In: Rahyan de Carvalho Alves. (Org.). Repensando o Estágio Curricular Supervisionado da Unimontes em tempos de pandemia (Covid -19). 1ed.: , 2021, v. 1, p. 202-2014.
-
Cardoso-Filho, O. . Uso Sustentável de Plantas Daninhas em Cultivos de Eucalipto. Instituto de Ciências Agrárias, Montes Claros, 10 ago. 2011.
-
Cardoso-Filho, O. . Uso Sustentável de Plantas Daninhas em Cultivos de Eucalipto. Cultivar, Montes Claros.
-
Cardoso-Filho, O. . Plantas Daninhas Aliadas a Sustentabilidade. Portal dia de Campo, Rio de Janeiro.
-
Santos-Neto P. E. ; COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Cardoso-Filho, O. . A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. In: ABENO 2020, 2020, FEIRA DE SANTANA. 55ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2020. v. supl1. p. 13-240.
-
COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Cardoso-Filho, O. ; Santos-Neto P. E. ; Brito-Junior M. . Programa de aquisição de instrumentais (PAI): Inovação no ensino odontológico. In: 54 Reunião da Abeno, 2019, Recife. Reunião da Abeno, 2109.
-
Brito-Junior M. ; Cardoso-Filho, O. ; Santos-Neto P. E. ; OLIVEIRA, MARCOS VINÍCIUS MACEDO DE . Simpósio multidisciplinar como estratégia para articulação ciclos básico/profissional em odontologia. In: 54 Reunião da Abeno, 2019, Recife. Reunião da Abeno, 2019.
-
Rodrigues, V.D. ; Vieira, M. M. ; Cardoso-Filho, O. ; PAULA, A. M. B. . Effects of resistance training on survival, muscle strength, and cachexia of mice submitted to syngeneic cutaneous melanoma-related cachexia model. In: I Congresso Internacional da Saúde, 2018, Montes Claros. Congresso Internacional de Saúde, 2018.
-
Cardoso-Filho, O. ; PAULA, A. M. B. . Resveratrol Promove Aumento de Peso e do Diâmetro Muscular em Camundongos C57Bl/6 Submetidos so Modelo Experimental Singênico de Melanoma Cutâneo. In: FEPEG, 2016, Montes Claros. FEPEG 2016, 2016. v. XI.
-
Cardoso-Filho, O. ; PAULA, A. M. B. . Resveratrol Reduz o Desenvolvimento do Melanoma Cutâneo Experimental Singênico em Camundongos C57Bl/6. In: FEPEG, 2016, Montes Claros. FEPEG 2016, 2016. v. XI.
-
Cardoso-Filho, O. ; PAULA, A. M. B. . Resveratrol não Influencia a Reversão da Caquexia Associada ao Melanoma Maligno Cutâneo Experimental Singênico. In: FEPEG, 2016, Montes Claros. FEPEG 2016, 2016. v. XI.
-
MORAIS, F. ; Nunes, Y. R. F. ; Cardoso-Filho, O. . Mauritiella amarata Mart na Inibição do Crescimento em Staphylococcus spp Provenientes de Vacas com Mastite Clinica. In: FEPEG, 2016, MONTES CLAROS. FEPEG. MONTES CLAROS: UNIMONTES, 2016. v. 10. p. .-..
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; SANTOS, G. S. C. . PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. In: II MOSTRA DE PROFISSÕES DA ISEIB/FACIGE, 2015, MONTES CLAROS - MG. II MOSTRA DE PROFISSÕES DA ISEIB/FACIGE, 2015.
-
Cardoso-Filho, O. ; TUFFI SANTOS, L.D. ; SANTOS JUNIOR, A. ; FELIX, R.C. ; Brant, M. C . Ecologia e Dinâmica de Plantas Daninhas em Cultivo de Eucalipto em Diferentes Relevos. In: Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande-MS. Boletim. .: ., 2012. v. 1. p. 32-36.
-
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Eduardo Robson Duarte . Parasitoses Animais Vinculadas a Alimentação Humana. In: I Simposio de Segurança Alimentar do Norte de Minas Gerais, 2009, Montes Claros. Cardeno de Ciencias Agrárias, 2009.
-
COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Brito-Junior M. ; Santos-Neto P. E. ; Cardoso-Filho, O. . Avaliação multidisciplinar em odontologia baseada em metodologia ativa. In: 54 Reunião da Abeno, 2019, Recife. Reunião da Abeno, 2019.
-
Cardoso-Filho, O. ; RODRIGUES SANTOS, AMANDA ; DAVID, LUDMILLA REGINA DE SOUZA ; SANTOS, S.H.S. ; PAULA, A. M. B. . Efeitos do Resveratrol na Caquexia Associada ao Câncer no Modelo Tumoral Murino Singênico de Melanoma Cutâneo em Camundongos C57Bl6.. In: Congresso de Bioquímica, 2019, Ribeirão Preto. Congresso de Bioquímica, 2019.
-
Cardoso-Filho, O. ; Cardoso, A. S. ; MORAIS, F. ; BARRETO, J. B. . Incidência e Perfil de Pacientes com Câncer de Mama de um Hospital em Montes Claros - MG. In: IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015, MONTES CLAROS - MG. IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015.
-
Cardoso-Filho, O. ; ALMEIDA, E. H. ; MORAIS, F. . A disciplina Recursos Hídricos, no Curso Tecnico em Meio Ambiente: E-tec Brasil/CEMF/UNIMONTES. In: V FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO - UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO, 2011, MONTES CALROS. V FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO - UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO, 2011.
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; ALMEIDA, E. H. . A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE:E-TEC BRASIL/CEMF/UNIMONTES. In: V FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO - UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO, 2011, MONTES CLAROS. V FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO - UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO, 2011.
-
Manganotti Souza, S. A. ; Cardoso-Filho, O. ; Vanessa Batista Amaral ; Meira, M. R. ; Melo, M. T. P. ; Ernane Ronnie Martins . Efeito do extrato aquoso de (Cyperus rotundus L.) na germinação de manjericão (Ocimun basilicum L.). In: 50 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari. Plantas medicinais, aromáticas e condimentares, 2010.
-
Manganotti Souza, S. A. ; Cardoso-Filho, O. ; Vanessa Batista Amaral ; Meira, M. R. ; Melo, M. T. P. ; Ernane Ronnie Martins . Efeito alelopático de Brachiaria decumbens na germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de manjericão (Ocimum basilicum).. In: 50 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari. Plantas medicinais, aromáticas e condimentares, 2010.
-
Santos Tuffi, L ; Machado, V. D. ; Brant, M. C ; SANTOS JUNIOR, A. ; Cardoso-Filho, O. . CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS POR DIFERENTES FORMULAÇÕES DE GLYPHOSATE.. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2010, Ribeirão Preto.. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas, 2010.
-
Michelle da Silva e Carvalho ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Wesley Alves da Silva ; Dario Alves Oliveira . Estudo preliminar de Miracrodun urundeuva FR. ALLEMÃO. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço - MG. IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.
-
Franciellen Morais-Costa ; Michelle da Silva e Carvalho ; Cardoso-Filho, O. ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Wesley Alves da Silva ; Dario Alves Oliveira . Riscos de intoxicação de animais na pecuária, por plantas tóxicas: uma revisão bibliográfica. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço - MG. IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.
-
COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Pereira, G. M. ; Cardoso-Filho, O. . ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO A ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: ABENO 2020, 2020, FEIRA DE SANTANA. 55ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2020. v. supl1. p. 13-240.
-
Oliveira, M. P. ; Santos-Neto P. E. ; Cardoso-Filho, O. . AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÉNCIA. In: ABENO 2020, 2020, FEIRA DE SANTANA. 55ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2020. v. supl1. p. 13-240.
-
OLIVEIRA, MARCOS VINÍCIUS MACEDO DE ; Oliveira, M. P. ; Pereira, G. M. ; Cardoso-Filho, O. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO PARA ENSINO DE IMUNOLOGIA. In: ABENO 2020, 2020, FEIRA DE SANTANA. 55ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2020. v. supl1. p. 13-240.
-
COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Brito-Junior, M. ; Santos-Neto P. E. ; Pereira, G. M. ; Cardoso-Filho, O. . AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ODONTOLOGIA BASEADA EM METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO. In: ABENO 2019, 2019, Recife. 54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2019. v. supl1. p. 23-263.
-
COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA ; Almeida, R. M. ; Cardoso-Filho, O. ; Santos-Neto P. E. ; OLIVEIRA, MARCOS VINÍCIUS MACEDO DE ; Brito-Junior M. . PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTAIS (PAI): INOVAÇÃO NO ENSINO ODONTOLÓGICO. In: ABENO 2019, 2019, Recife. 54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2019. v. supl1. p. 23-263.
-
Brito-Junior M. ; Almeida, R. M. ; Cardoso-Filho, O. ; Santos-Neto P. E. ; OLIVEIRA, MARCOS VINÍCIUS MACEDO DE ; COSTA MENDES, PATRÍCIA HELENA . SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA PARA ARTICULAÇÃO CICLOS BÁSICO/PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA. In: ABENO 2019, 2019, Recife. 54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 2019. v. supl1. p. 23-263.
-
Dayrell, O. R. ; Cardoso-Filho, O. ; Cardoso, A. S. . AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA E CANINA NA REGIÃO DO GRANDE MARACANÃ, NA CIDADE DE MONTES CLAROS - MINAS GERAIS, EM 2012. In: Semana do Biólogo, 2013, MONTES CLAROS. Boletim. MONTES CLAROS: Rosilleny, 2013.
-
Cardoso-Filho, O. ; SANTOS JUNIOR, A. ; Leite, F.P. ; Machado, V. D. ; Santos Tuffi, L . Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em área de cultivo de eucalipto. In: Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros., 2010, Montes Claros. A natureza do Conhecimento, 2010.
-
Brant, M. C ; Cardoso-Filho, O. ; Machado, V. D. ; Santos Tuffi, L . Dessecação de plantas daninhas com glyphosate associado ao sulfato de amônia.. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. A natureza do Conhecimento, 2010.
-
Melo, M. T. P. ; Meira, M. R. ; Cardoso-Filho, O. ; Valadares, R. V. ; Manganotti Souza, S. A. ; Vanessa Batista Amaral . Efeito alelopático de Brachiaria decumbens na germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Manjericão (Ocimum basilicum).. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. Natureza do Conhecimento, 2010.
-
Melo, M. T. P. ; Meira, M. R. ; Cardoso-Filho, O. ; Valadares, R. V. ; Manganotti Souza, S. A. ; Vanessa Batista Amaral . Efeito do extrato aquoso de Cyperus rotundus L. sob a germinação de Manjericão (Ocimum basilicum L.).. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. Natureza do Conhecimento, 2010.
-
Souza, A. P. R. ; Oliveira, F. L. R. ; MORAIS, F. ; FROTA, M. T. ; Cardoso-Filho, O. . AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DO ?PROJETO BIBLIOTECAS VIRTUAIS?.. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. Natureza do Conhecimento, 2010.
-
Souza, A. P. R. ; Oliveira, F. L. R. ; MORAIS, F. ; FROTA, M. T. ; Cardoso-Filho, O. . Projeto ?Bibliotecas Virtuais?: Avaliação dos usuários do site www.ambienteemfoco.com.br. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. Natureza do Conhecimento, 2010.
-
Souza, A. P. R. ; Oliveira, F. L. R. ; MORAIS, F. ; FROTA, M. T. ; Cardoso-Filho, O. . Projeto ?Bibliotecas Virtuais?: Avaliação dos usuários do site www.brasilatual.com.br. In: XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Semana do Conhecimento e Cultura, 2010, Montes Claros. Natureza do Conhecimento, 2010.
-
Dario Alves Oliveira ; Michelle da Silva e Carvalho ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . FITOTERÁPICOS: UMA ABORDAGEM TOXICOLÓGICA. In: 6 Biotemas, 2009, Montes Claros. 6 Biotemas, 2009.
-
Dario Alves Oliveira ; Michelle da Silva e Carvalho ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . PLANTAS ABORTIVAS: USO CRESCENTE ENTRE ADOLESCENTES. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6ª Fórum de Biotemas, 2009.
-
Dario Alves Oliveira ; Michelle da Silva e Carvalho ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . PLANTAS MEDICINAIS: FONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Dario Alves Oliveira ; Michelle da Silva e Carvalho ; Bárbara Caroline Ferreira ; Sarah Carvalho ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . TOXICIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Cardoso-Filho, O. ; Franciellen Morais-Costa ; Vanessa Batista Amaral ; DUARTE, F.R ; Michelle da Silva e Carvalho ; Maria Alice Diniz Martins ; Verônica Alves Mota . A IMPORTÂNCIA DO PEQUI PARA AS FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO DE JAPONVAR, NORTE DE MINAS GERAIS. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. ; Michelle da Silva e Carvalho ; Maria Alice Diniz Martins . IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM ÁREA DE CERRADO - NORTE DE MINAS GERAIS. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Wesley Alves da Silva ; Paulo Rogério Fernandes ; Maria Orminda Santos ; Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Saimo Reblleth . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO NAP SOBRE MEIO AMBIENTE. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Paulo Rogério Fernandes ; Wesley Alves da Silva ; Maria Orminda Santos ; Cardoso-Filho, O. ; Franciellen Morais-Costa ; Saimo Reblleth . CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS RECONHECIDA PELOS ALUNOS DO NAP. In: 6 Fórum de Biotemas, 2009, Montes Claros - MG. 6 Fórum de Biotemas, 2009.
-
Saimo Reblleth ; Wesley Alves da Silva ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . Potencial Etnobotânico de Plantas Medicinais no Norte de Minas Gerais. In: 1ª Jornada Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009, Montes Claros - MG. 1ª Jornada Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009.
-
Cardoso-Filho, O. ; Franciellen Morais-Costa ; Wesley Alves da Silva ; Saimo Reblleth . PLANTAS MEDICINAIS RECONHECIDAS COMO USO TERAPÊUTICO NO NORTE DE MINAS GERAIS. In: 1ª Jornada Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009, Montes Claros - MG. 1ª Jornada Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009.
-
Saimo Reblleth ; Wesley Alves da Silva ; Franciellen Morais-Costa ; Cardoso-Filho, O. . DIVERSIDADE E USO DE PLANTAS ALIMENTARES EM QUINTAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS.. In: 1ª Semana Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009, Montes Claros - MG. 1ª Semana Unificada da Saúde UNIMONTES, 2009.
-
FROTA, M. T. ; Maria Alice Diniz Martins ; Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. . O Blog Educasempre Como Recurso Didático na Formação de Professores. In: III Forum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
FROTA, M. T. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Maria Alice Diniz Martins . Cartunização: Proposta para o Ensino Aprendizagem em Ambientes Informatizados. In: II Forum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
MORAIS, F. ; SILVA, V. R. S. ; Cardoso-Filho, O. ; Wesley Alves da Silva . Estrutura Fisica do Solo do Cerrado. In: III Forum de Ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Wesley Alves da Silva . Etnoecologia no Mundo Cientifico: Homem Versus Ecologia. In: III Forum de Ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2009, Motes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; Wesley Alves da Silva . O Papel da Agricultura Familiar no Brasil e a Importância de Mudanças de Produção para Produtos Orgânicos. In: III Forum de Ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
Cardoso-Filho, O. ; Michelle da Silva e Carvalho ; SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva . Impotância Socio-Econômica do Buriti (Mauritia flexuosa L. F.) - Arecaceae. In: III Forum de Ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2009, Montes Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva ; SILVA, V. R. S. ; Cardoso-Filho, O. ; Maria Alice Diniz Martins . Biometria de Frutos e Sementes de Dipteryx alata vogel (Fabaceae - Faboideae). In: III Forum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2009, Mones Claros. FORUM DE ENSINO, 2009.
-
DUARTE, F.R ; SILVA,L.L. ; MORAIS, F. ; PROQUE, R. ; Cardoso-Filho, O. . Práticas Agroecológicas como Metodologia de Ensino-Apredizagem. In: I Congresso em Desenvolvimento Social, 2008, Montes Claros. Globalização do Regional e Regionalização do Global, 2008.
-
Cardoso-Filho, O. . SEGUNDO DIA DE CAMPO AGROECOLÓGICO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO ICA/UFMG. In: XI ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2008, Montes Claros. Semana do Conhecimento, 2008.
-
Cardoso-Filho, O. . ECOLOGIA DO BIOMA CERRADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Manganotti Souza, S. A. . EFEITO ALELOPATICO DE BRACHIARIA DECUMBES NA GERMINAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Vanessa Batista Amaral ; Manganotti Souza, S. A. ; Ernane Ronnie Martins . EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE CYPERUS ROTUNDUS L. NA GERMINAÇÃO DE MANJERICÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Franciellen Morais-Costa ; Wesley Alves da Silva ; Saimo Reblleth . PLANTAS MEDICINAIS RECONHECIDAS COMO USO TERAPÊUTICO NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Cardoso-Filho, O. ; SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva . O Papel da Agricultura Familiar no Brasil e a Importância de Mudanças de Produção para Produtos Orgânicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva ; SILVA, V. R. S. ; Maria Alice Diniz Martins . Biometria de Frutos e Sementes de Dipteryx Alata Vogel (FABACEAE-FABODEAE). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; SILVA, V. R. S. . Estrutura Física e Química do Solo do Cerrado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Maria Alice Diniz Martins . Reflexões a Respeito da Consciência Negra: Abordando através da Culinária Africana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Jhonathan de Oliveira Silva ; MORAIS, F. ; Maria Alice Diniz Martins . Alternativas Metodológicas Aplicadas ao Ensino da Ecologia, Norte de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Maria Alice Diniz Martins ; FROTA, M. T. ; MORAIS, F. . O Blog Educasempre como Recurso Didático na Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva ; SILVA, V. R. S. . Etnoecologia no Mundo Científico: Homem Versus Ecologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Maria Alice Diniz Martins . CARTUNIZAÇÃO: PROPOSTAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INFORMATIZADOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Michelle da Silva e Carvalho . IMPORTÂNCIA sOCIO-ECONOMICA DO BURITI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; Wesley Alves da Silva ; Saimo Reblleth . POTENCIAL ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; Saimo Reblleth ; Wesley Alves da Silva ; MORAIS, F. . DIVERSIDADE E USO DE PLANTAS ALIMENTARES EM QUINTAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; SILVA, V. R. S. . IMPORTÂNCIA DO BIODISEL NO BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. ; SILVA, V. R. S. ; MORAIS, F. ; Vanessa Batista Amaral . O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PUBLICA, MONTES CLAROS, MINAS GERAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . PLANTAS ABORTIVAS: USO CRESCENTE ENTRE ADOLESCENTES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . CONHECIMENTO ETNOBOTANICO DE PLANTAS MEDICINAIS PELOS ALUNOS DO NAP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO NAP SOBRE MEIO AMBIENTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . A IMPORTANCIA DO PEQUI PARA AS FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO DE JAPONVAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . IMPORTANCIA DA PESQUISA EM AREAS DE CERRADO-NORTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PLANTAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . FITOTERAPICOS: UMA ABORDAGEM TOXICOLOGICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUARTE, F.R ; SILVA,L.L. ; MORAIS, F. ; PROQUE, R. ; Cardoso-Filho, O. . Práticas Agroecológicas com Metodologia de Ensino-Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . SEGUNDO DIA DE CAMPO AGROECOLÓGICO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO ICA/UFMG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cardoso-Filho, O. . A Prevalência da Esquistossomose na Região Urbana do Municipio de Santo Antônio do Retiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Cardoso-Filho, O. . A Prevalencia da /esquistossomose na Região Urbana do Município de Santo Antonio do Retiro - MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Cardoso-Filho, O. . Propagação Vegetal e Biotecnologia 2008 (Palestra).
-
Cardoso-Filho, O. . Degradação Ambiental e Perspectivas dos Impactos na Agricultura 2008 (Palestra).
Outras produções
Cardoso-Filho, O. . Orientação e pesquisas em comunidades. 2008.
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. ; SILVA, V. R. S. ; Vanessa Batista Amaral ; DUARTE, F.R . Coordenador de Mini Curso: Meio Ambiente e Sustentabilidade no Bioma Cerrado. 2010.
Cardoso-Filho, O. . Plantas Medicinais Reconhecidas e Utilizadas Pelos Pais e Alunos do Municipio de Nova Esperança - MG. 2007.
Cardoso-Filho, O. . Higiene Corporal e Ambiental. 2007.
CARDOSO FILHO, O. ; MORAIS, F. . Política Pública Ambiental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
CARDOSO FILHO, O. . Processos Biológicos de Tratamento de Efluentes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
Cardoso-Filho, O. ; MORAIS, F. . Recursos Hidricos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
MORAIS, F. ; Cardoso-Filho, O. ; ALMEIDA, E. H. . Educação Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Cardoso-Filho, O. . Meio Ambiente e Manejo Sustentável do Cerrado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Cardoso-Filho, O. . Introdução à Citologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cardoso-Filho, O. . Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. 2009. (Monitor).
Cardoso-Filho, O. . II Simposio da Apogeu Empreendimentos Educacionais (Ciências e Tecnológia na Contemporaneidade). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cardoso-Filho, O. . Conferência do Meio Ambiente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cardoso-Filho, O. . Propagação Vegetal e Biotecnologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cardoso-Filho, O. . Elaboração de Projetos de Pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cardoso-Filho, O. . Impactos Ambientais e Perspectivas na Agricultura. 2008. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Efeitos antimicrobianos, antiácidos e removedores de biofilme do resveratrol sobre o Streptococcus Mutans, causadora da cárie dentária, Descrição: O presente estudovisa investigar o efeito inibitório do resveratrol, em relação à atividade microbiana, aderência, e acidogenicidade de Streptococcus mutans.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Ludmilla Regina Souza - Integrante / GUIMARÂES, TALITA ANTUNES - Integrante / Allicya Kassandra Maria Alves Mota - Integrante / Débora Rafaella Mendes dos Santos - Integrante.
-
2016 - Atual
BIOPROSPECÇÃO DE FRUTÍFERAS DO EXTRATIVISMO DA BACIA DO RIO PANDEIROS COM PONTENCIAL ANTIMICROBIONADO E ANTIPARASITÁRIO, Descrição: Parasitos e microrganismos resistentes a produtos convencionais tem inviabilizado a criação de animais e dificultado o controle doenças em humanos. Nesta região em estudo, a população humana vive em condições dependentes, quase que exclusivamente, da disponibilidade de recursos ambientais e naturais com destaque para os frutos do Cerrado. As plantas frutíferas do extrativismo poderiam conter metabólitos com potenciais para o controle dessas doenças, valorizando essas espécies vegetais. Serão avaliados o potencial antimicrobiano e antiparasitário para extratos e metabólitos das frutíferas Caryocar brasiliense (Pequi), Spondias mombin (Cajá), Spondias tuberosa (Umbu), Butia capitata (Coquinho azedo). Conforme nossos estudos preliminares essas frutíferas tem representado fonte importante para o extrativismo das populações dos municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Mariano. No primeiro subprojeto será promovida a caracterização estrutural e ultra estrutural em microscopia eletrônica e histoquímica com caracterização de extratos por HPLC e determinação de atividades antioxidantes. No segundo será investigado o efeito antibacteriano in vitro de metabólitos e extratos contra isolados de Escherichia coli e Staphylococcus aureus de origem bovina. Será avaliado o potencial como antisséptico e para redução de biofilmes para os extratos mais efetivos. No terceiro serão selecionado extratos efetivos para controle de Haemonchus contortus em ovinos avaliando parâmetros sanguíneos e toxicológicos. No quarto serão pesquisados efeitos dos extratos contra Biomphalaria glabrata para o controle da esquistossomose. No quinto será avaliado o potencial dos extratos com ação ovicida para inibição do desenvolvimento de miracídio de Faciola hepatica. O ICA/UFMG está diretamente ligado a formação humana do Norte de Minas e o projeto prevê a capacitação para produção de mudas e conservação sustentável do extrativismo dessas frutíferas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Integrante / Franciellen Morais - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Integrante / Eduardo Robson Duarte - Coordenador / Alfredo Mauricio Batista de Paula - Integrante.
-
2014 - Atual
Caracterização do banco de sementes do solo em uma vereda degradada no norte de Minas Gerais, Descrição: As veredas são consideradas um tipo fisionômico do cerrado e são constituídas por comunidades hidrófilas associadas a Mauritia flexuosa (buriti). São ambientes que participam do controle do fluxo do lençol freático, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos, com importância ecológica, paisagística e social. Poucos estudos vêm sendo desenvolvidos no sistema veredas, assim, este projeto pretende fortalecer o desenvolvimento de pesquisas sobre as florestas higrófilas em veredas, principalmente sobre o funcionamento deste sistema, atuando diretamente na obtenção de subsídios que permitam conservar e recuperar as funções ambientais do ambiente, além de abrir a possibilidade de prospectar novos bioprodutos, que possam ser utilizados pela sociedade. Desta forma este projeto apresenta como objetivos (1) investigar qualitativa e quantitativamente as conexões florísticas e estruturais entre amostras de florestas higrófilas associadas a veredas; (2) caracterizar o banco de sementes do solo destas florestas; (3) avaliar a dinâmica da matéria orgânica do solo, o aporte de serapilheira e a ciclagem de nutrientes; (4) avaliar os padrões fenológicos inter e intrapopulacional de Mauritia flexosa e Mauritiella armata e suas relações com variáveis ambientais (precipitação, temperatura e insolação); (5) conhecer e descrever a biologia reprodutiva de M. flexuosa e M. armata; (6) avaliar a estrutura e a distribuição espacial de indivíduos de das palmeiras M. armata e M. flexuosa; (7) caracterizar a estrutura do diásporo e das plântulas, o processo germinativo, classificar a dormência e definir métodos de propagação de M. flexuosa e M. armada; (8) caracterizar tecidos da raiz, estipe e pecíolo de M. flexuosa e M. armata, que produzem secreções utilizadas tradicionalmente como medicamento; e (9) avaliar a ação bactericida do extrato vegetal aquoso e etanólico e dos óleos, na inibição de crescimento bacteriano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Integrante / Franciellen Morais - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Coordenador / MARIA DAS DORES MAGALHÃES VELOSO - Integrante / Eduardo Robson Duarte - Integrante.
-
2013 - 2014
USO DO LÚDICO NO CONTEÚDO DA QUÍMICA NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FILOMENO RIBEIRO., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / Davidson Barbosa Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
Divergências apontadas por alunos cristãos entre suas crenças religiosas e o conteúdo de evolução., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador.
-
2013 - 2014
CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COMO ATIVIDADE DE CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO ATENDIDA NO PSF DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO II, MONTES CLAROS-MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / Cristiana Pereira de Souza - Integrante.
-
2013 - 2014
PREVALÊNCIA DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / ANGELA MARIA AUGUSTA MADUREIRA - Integrante / Leide Cota - Integrante / VIVIANE BEATRIZ GONÇALVES - Integrante.
-
2013 - 2014
DESCRIÇÃO DO TREMATÓDEO Anenterotrema sp. EM MORCEGOS FRUGÍVOROS, Carollia perspicillata, COLETADO EM PARQUES DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / ANGELA MARIA AUGUSTA MADUREIRA - Integrante / Thallita Maria Vieira - Integrante / Leide Cota - Integrante / Elisangela Oliveira Desidério - Integrante.
-
2013 - 2014
PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO PARA PRODUÇÃO DE INOCULO Brucella abortus B19, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / Leonardo Oliveira Abreu - Integrante.
-
2013 - 2014
INCIDENCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO BAIRRO BEIJA FLOR E NO DISTRITO DE ALTO BELO, MUNICIPIO DE BACAIUVA/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / ANGELA MARIA AUGUSTA MADUREIRA - Integrante / Leide Cota - Integrante / ANTONIELE GARCIA - Integrante.
-
2013 - 2014
INFLUENCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTES VISITANTES DO PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES, MONTES CLAROS-MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / Deborah Cristina Soares Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
CLASSIFICAÇÃO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE RURAL DE FERREIROPOLIS,MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais - Integrante / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / Maria Fernanda Maia - Integrante / Marques Pereira de Oliveira - Integrante.
-
2012 - 2013
CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DO BAIRRO MAJOR PRATES DA CIDADE DE MONTES CLAROS SOBRE OS RISCOS DE SE CONTRAIR TUBERCULOSE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / CASSIO CARDOSO - Integrante.
-
2012 - 2013
RESÍDUOS QUIMIOTERÁPICOS: ANÁLISE DOS ASPECTOS LEGAIS, TOXICOLÓGICOS E IMPORTÂNCIA DO CORRETO DESCARTE NO MEIO AMBIENTE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / ANGELA MARIA AUGUSTA MADUREIRA - Integrante / Cléia Patricia Pereira Lopes - Integrante.
-
2011 - 2013
DINÂMICA DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA DESTINADOS A PRODUÇÃO DE MADEIRA E FORRAGENS NO SEMIÁRIDO DO NORTE DE MINAS GERAIS, Descrição: Conhecer o comportamento das plantas daninhas em sistemas de integração lavoura-floresta-pecuária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Integrante / Leonardo David Tuffi Santos - Coordenador / Antonio dos Santos Junior - Integrante.
-
2011 - 2012
FLORISTICA E ESTRUTURA DA COMPOSIÇÃO ARBÓREA DE UMA ÁREA DO PARQUE FLORESTAL DA SAPUCAIA, MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / Marcio Iraides Cardoso Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
RELAÇÕES ECOLÓGICAS DOS COMPONENTES DO PARQUE FLORESTAL SAPUCAIA, MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / RODRIGO RIBEIRO PEREIRA - Integrante.
-
2011 - 2012
UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DO CERRADO PARA FINS MEDICINAIS PELAS FAMILIAS E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES AVELAR EM MONTES CLAROS-MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / Patricia Santos Lima Ferreira - Integrante.
-
2011 - 2012
PERCEPÇÃO SOBRE O CONSUMO DE TRANSGENICOS: VISÃO PÚBLICA E DA CIÊNCIA EM MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / Leandro Silva Pereira - Integrante.
-
2011 - 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL AUGUSTA VALE, COMO INSTRUMENTO DE AGENTES CONTAMINANTES AO MEIO AMBIENTE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / Marcia dos Santos Rocha - Integrante.
-
2011 - 2012
FLORISTICA E FITOSSOCIOLOGIA DA COMPOSIÇÃO HERBÁCEA DO PARQUE FLORESTAL DO SAPUCAIA, MONTES CLAROS/MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante.
-
2011 - 2012
ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DOS PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Anamaria Souza Cardoso - Integrante / MARIA VALDA SOARES DIAS - Integrante / DULCIVANIA FERREIRA LEITE - Integrante / Merli Rodrigues Lima - Integrante.
-
2010 - 2012
IMPORTANCIA ECOLOGICA DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVOS DE EUCALIPTO, Descrição: Projeto aprovado no edital demanda universal da FAPEMIG. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Leonardo David Tuffi Santos - Integrante / Fernando P. Leite - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
IMPORTANCIA ECOLOGICA DE PLNATAS DANINHAS EM CULTIVOS DE EUCALIPTO E AREAS DE CERRADO E MATA ATLANTICA, Descrição: O Projeto tem como objetivo verificar os impactos promovidos pelo manejo das plantas daninhas a base de herbicidas em cultivo de eucalipto, bem como avaliar o potencial dessas plantas em área de reserva natural do Cerrado e da Mata Atlântica. E assim Propor estratégias sustentáveis para um manejo adequado dos ecossistemas em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Leonardo David Tuffi Santos - Integrante., Financiador(es): Celulose Nipo Brasileira - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE OVINOS EM ÁREA DE CERRADO NO NORTE DE MINAS GERAIS EM DIFERENTES ÉPOCAS DO ANO., Descrição: Objetivo Geral: Determinar a composição florística e a estrutura de uma área de 1,5 ha, através de estudos sobre a estrutura das comunidades arbórea, arbustiva e herbácea, caracterização da dieta de ovinos em pastejo e seu comportamento em área de cerrado, no norte de Minas Gerais em diferentes épocas do ano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais-Costa - Integrante / Luciana Castro Geraseev - Integrante / Márcia Teixeira Frota - Integrante / Délcio César Cordeiro Rocha - Integrante.
-
2008 - 2010
CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO E DA DIETA DE OVINOS EM PASTEJO EM ÁREA DE CERRADO NO NORTE DE MINAS, Descrição: Objetivo Geral: Caracterizar a dieta de ovinos em pastejo em área de cerrado, no norte de Minas Gerais em diferentes épocas do ano. Determinar o índice de seletividade em função da composição florística e estudos sobre a estrutura das comunidades arbórea, arbustiva e herbácea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Otávio Cardoso-Filho - Coordenador / Franciellen Morais-Costa - Integrante / Luciana Castro Geraseev - Integrante / Délcio César Cordeiro Rocha - Integrante / Eduardo Robson Duarte - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Integrante / Ernane Ronnie Martins - Integrante / Rubens Manoel dos Santos - Integrante / Leandro Roberto da Cruz - Integrante / Fabiana Paiva Coelho - Integrante / Wellington G. O. Carvalho Júnior - Integrante.
Prêmios
2018
Melhor tese defendida no Programa de Ciências da Saúde - UNIMONTES em 2018, .
2016
Professor Homenageado - 1/2016 Curso de Administração, FACIGE.
2016
Professor Homenageado - 2/2016, FACIGE.
2016
Professor Homenageado - 1/2016 Ciências Biológicas, ISEIB.
2015
Mensão Honrosa no Trabalho Doenças Veiculadas pela Água, ISEIB.
2015
Professor Homenageado - 1/2015 Ciências Biológicas, UNIUBE.
2015
Professor Homenageado - 2/2015 Administração, FACIGE.
2014
Professor Homenageado - Turma de Ciências Biológicas - Faculdade ISEIB, ISEIB.
2014
Professor Homenageado - Turma 2° Semestre Ciências Biológicas, ISEIB.
2009
Mensão honrosa no trabalho: Educação Ambiental: Percepção dos Alunos do NAP Sobre Meio Ambiente, Biotemas - UNIMONTES.
2009
Mensão honrosa no trabalho: Importância do Pequi para as Familias do Município de Japonvar, Norte de Minas Gerais, Biotemas - Unimontes.
2009
Mensão Honrosa no Trabalho: Plantas Abortivas: Uso Crescente entre Adolescentes, UNIMONTES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Montes Claros. , Campus Universitário Darci Ribeiro, Vila Mauriceia, 39400000 - Montes Claros, MG - Brasil, Telefone: (38) 32298082
Experiência profissional
2014 - 2014
Escola Estadual Quita PereiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2013 - Atual
Colégio biotecnicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
2013 - Atual
Colegio MaristaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
2012 - 2013
Escola Estadual Delfino MagalhãesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministrou aulas de Ciência, organizou eventos e supervisionou o PIBID.
2008 - 2016
SOEBRAS - FUNORTE/FASIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
2008 - 2012 - Ministrou:
Biologia celular,
Genética
Bioquímica
1 SEMESTRE DE 2013 MINISTROU AS DISCIPLINAS:
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Licenciatura - 40 Horas
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Bacharelado - 40 Horas
FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR no curso de Engenharia de Alimentos - 40 Horas
GENÉTICA (120 Horas por semestre)
2° SEMESTRE DE 2013 MINISTROU AS DISCIPLINAS:
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Licenciatura - 40 Horas
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Bacharelado - 40 Horas
FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR no curso de Engenharia de Alimentos - 40 Horas
1° SEMESTRE DE 2014 MINISTROU AS DISCIPLINAS:
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Licenciatura - 40 Horas
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Bacharelado - 40 Horas
FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR no curso de Engenharia de Alimentos - 40 Horas
CITOLOGIA/HISTOLOGIA - DEPENDÊNCIA - 40 Horas
TCC I - Trabalho de Conclusão de Curso I no Curso de Educação Física - Licenciatura - 40 Horas
2° SEMESTRE DE 2014 MINISTROU AS DISCIPLINAS:
CITOLOGIA/HISTOLOGIA no curso de Educação física Bacharelado - 40 Horas
FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR no curso de Engenharia de Alimentos - 40 Horas
GENÉTICA no curso de Nutrição - 40 Horas
GENÉTICA no curso de Psicologia - 40 Horas
GENÉTICA no curso de Psicologia - 40 Horas
GENÉTICA no curso de Psicologia - 40 Horas
2011 - Atual
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor dos cursos de Pós-Graduação das disciplinas:
Meio ambiente e saúde coletiva (10 Horas)
Metodologias do Ensino Superior (50 Horas)
Seminário Temático (10 Horas)
Epistemologia da Psicicologia e suas Implicações Educacionais (20 Horas)
Legislação Saúde Pública e Educação Ambiental/Saúde Coletiva e Saúde Ambiental: Historia e Paradigmas (20 Horas)
Fundamentos de Biossegurança: Uma Abordagem Multidisciplinar e Administração Institucional (20 Horas)
2013 - 2016
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Carga horária: 10
2012 - 2016
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Membro Docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Representante Docente por dois mandatos do CONSU - Conselho Superior do Instituto Superior de Educação Ibituruna.
02/2012 a 02/2013 Representante Docente do CONSU Conselho Superior da Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo - FACIGE
2011 - 2016
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor dos cursos de graduação das disciplinas:
GENÉTICA (40 Horas)
BIOLOGIA MOLECULAR (40 Horas)
METODOLOGIA CIENTIFICA (40 Horas)
TCC (40 Horas)
EVOLUÇÃO (40 Horas)
ECOLOGIA (40 Horas)
HISTOLOGIA (40 Horas)
BIOQUÍMICA (80 Horas)
ESTAGIO SUPERVISIONADO (200 horas)
Professor dos cursos de pós graduação Lato senso (Especialização)
2012 - 2014
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do NDE, Carga horária: 2
Outras informações:
Atua como presidente do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas, exercendo atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.
2011 - 2014
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro assessor do NUPE - Núcleo de Estágio Supervisionado.
2011 - 2014
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro Assessor do NEA - Núcleo de Educação a Distância.
2011 - 2014
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor da disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
2008 - 2011
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnico, Carga horária: 8
2009 - Atual
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Exerce função de Tutor à distância, ministra aula e acompanha seminários presencias.
2010 - 2010
UAB/UNIMONTESVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina Liminologia no curso de Ciências Biológicas - UAB/UNIMONTES
2009 - 2010
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou aula teorica e Acompanhou seminário da disciplina BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
2009 - 2009
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor /Professor, Enquadramento Funcional: Tutor Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou aula de METODOLOGIA CIENTIFICA
2009 - 2009
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou aula teorica e Prática de CITOLOGIA E HISTOLOGIA.
2009 - 2009
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou aula teorica e prática de BIOQUIMICA.
2009 - 2009
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou aula de GENÉTICA.
2009 - 2009
UAB/UNIMONTESVínculo: Tutor/Professor, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou aula de FISICA APLICADA A BIOLOGIA.
2007 - 2010
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuou como orientador de Trabalhos acadêmicos e Científicos e Ministrou aulas
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou a disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino em Ciências Naturais II no curso superior de Pedagogia.
2008 - 2012
Colégio IndyuVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2007 - 2007
colegium e pre-vestibular prismaVínculo: Professor de ensino médio, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 24
2002 - 2006
Escola Estadual Prefeito Odilio Fenandes CostaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino medio e fundamental, Carga horária: 24
2007 - 2011
Escola Estadual Professora Marilda de OliveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministrava aulas de biologia e ciências na educação básica, desenvolvia projetos com os alunos na área de meio ambiente, conservação e saúde.
2008 - 2008
Faculdade do Noroeste de MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministrou aula no curso superior de complementação. Disciplina: Ciências e tecnologias aplicadas à educação.
2007 - 2007
Fundação Educacional Montes ClarosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 10
2016 - 2016
ICA / UFMGVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico e Instalações Industriais, Operações Unitárias na Indústria de Alimentos e Refrigeração
2009 - 2010
ICA / UFMGVínculo: MONITOR, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor na disciplina de Zoologia Geral, no ICA / UFMG, a qual é ministrada pelo Prof. DSc. Délcio Cordeiro Rocha.
2006 - 2008
MAIA FLORESTALVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços
Outras informações:
Trabalhou como prestador de serviços acompanhando e realizando inventários florestais, laudos técnicos e projetos agroflorestais.
2007 - 2008
Nucleo Educacional EliteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2006 - 2006
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DO RETIROVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 24
2005 - 2005
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DO RETIROVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor do SISVAM, Carga horária: 30
2004 - 2004
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DO RETIROVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 24
2003 - 2003
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DO RETIROVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 18
2002 - 2003
Prefeitura Municipal de Santo ASntonio do RetiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Educador em Saúde, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades realizadas:
Palestras
Mini cursos
Gincanas
Teatros
2009 - 2009
Reduc FlorestalVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades:
1) Aula expositiva dialogada e prática enfatizando os seguintes temas:
1.1) Sistemas Agroflorestais.
1.2) Plantas Expontâneas.
1.3) Controle Biológico de Pragas.
1.4) Agronegócio e Agricultura Familiar.
2008 - 2009
Reduc FlorestalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas
1) Orientação junto às comunidades rurais vizinhas, atuando na prática da preservação dos recursos naturais.
2) Reuniões com agricultores familiares, na tentativa de auxiliá-los, quanto à educação ambiental.
3) Pesquisas etnobotânicas.
4) Observação de manejo florestal e controle biológico de pragas.
5) Levantamento de espécies invasoras.
2005 - 2005
SISVAMVínculo: Supervisor, Enquadramento Funcional: Supervisor
Outras informações:
Atuou no cargo de supervisor do Sisvam, vinculado ao Departamento Municipal de Ação Social de Santo Antônio do Retiro.
2016 - 2016
UFMG/ICAVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas: Instalações Industriais e Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico.
2010 - 2011
UFMG/ICAVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor voluntario, Carga horária: 6
Outras informações:
Monitor da disciplina ZOOLOGIA
2010 - 2012
Universidade de UberabaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor convidado da disciplina BOTÂNICA
Professor Convidado de Zoologia
Professor Convidado de Biologia Celular
2023 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 20
Outras informações:
Assessor de Projetos Especiais da Pró Reitoria de Pesquisa
2021 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Biologia.
Professor de Natureza e Sociedade no curso de Pedagogia.
Professor de Fund. da Educação Infantil no curso de Pedagogia.
2021 - Atual
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado/ contratado, Carga horária: 60
Outras informações:
Disciplinas Ministradas no Departamento de Biologia Geral:
Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Bases do Ensino Docente de Ciências Biológicas.
Formação de Profissional Docente de Ciências Biológicas.
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC).
Atividades Integradas de Extensão (AIEX).
Disciplinas Ministradas no Departamento de Métodos e Técnicas:
Fundamentos da Didática.
Natureza e Sociedade.
Fundamentos da Matemática.
Pesquisa Aplicada a Educação
Fundamentos da Educação Infantil.
2011 - 2011
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Formador no Curso Técnico em Meio Ambiente - Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec, das disciplinas:
Gestão de Recursos Hídricos - 270 Horas
Política Pública Ambiental - 207 Horas
2011 - 2011
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Pesquisador do Curso de Ciências Biológicas no Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB da disciplina Limnologia com carga horária: 60 Horas
2010 - 2010
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor a Distância do curso de Graduação em Ciências Biológicas no Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, cumprindo carga horária de 20 horas semanais
2003 - 2005
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor voluntario, Carga horária: 6
Outras informações:
Foi Monitor da disciplina de Ecologia
2018 - Atual
FACULDADE DE CIENCIAS ODONTOLOGICAS DO NORTE DE MINASVínculo: Membro da CPA, Enquadramento Funcional: Professor - Membro da CPA, Carga horária: 2
Outras informações:
Presidente da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) da Faculdade de Ciências Odontológicas.
2017 - Atual
FACULDADE DE CIENCIAS ODONTOLOGICAS DO NORTE DE MINASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
Ciências Morfológicas I (Citologia e Histologia)
Ciências Fisiológicas II (Fisiologia e Bioquímica)
Ciências Humana Sociais
2017 - Atual
FACULDADE DE CIENCIAS ODONTOLOGICAS DO NORTE DE MINASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Relações Institucionais, Carga horária: 10
2017 - Atual
FACULDADE DE CIENCIAS ODONTOLOGICAS DO NORTE DE MINASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo Assistência Pedagógica, Carga horária: 10
2017 - Atual
FACULDADE DE CIENCIAS ODONTOLOGICAS DO NORTE DE MINASVínculo: Membro - NDE, Enquadramento Funcional: Professor - Membro do NDE, Carga horária: 4
Outras informações:
Participação de reuniões semanais para decisões e estratégias para o processo ensino aprendizagem do curso de odontologia - FCO
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Microbiologia no curso Superior de Engenharia química.
Professor de Meio Ambiente e sustentabilidade no curso Superior de Engenharia Elétrica.
Professor de Microbiologia teoria e prática no Ensino Médio/Curso técnico de Química
Professor de Biologia do Ensino Médio/Curso técnico em Informática.
Professor de Meio Ambiente e tecnologia nos cursos técnicos de Edificações e eletrotécnica.
Professor de disciplinas relacionadas aos Ensino de Ciências no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EAD/UAB
Coordenador do curso de pós graduação em Educação e Tecnologias EAD
Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EAD/UAB
2017 - Atual
Faculdade de Ciências OdontológicasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Membro do NDE, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor das disciplinas Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Ciências Humanas e Sociais, Saúde Coletiva I, TCCI e TCCII
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Otávio Cardoso-Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?