Leandro Garcia Pinho
Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ); Coordenador da disciplina Fundamentos da Educação III do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do Projeto de Educação Ambiental PEA Pescarte (UENF). Principais temas de interesse: história e cultura, cotidiano e vivências na atividade pesqueira, história da educação, políticas educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 26/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência da Religião
2002 - 2006
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Jesuítas e pensamento mestiço
Beatriz Helena Domingues.
Mestrado em História
1999 - 2002
Universidade Estadual de Campinas
Título: O futuro inacabado: Vieira e sua História do Futuro, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Leandro Karnal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em História
1995 - 1998
Universidade Federal de Juiz de Fora
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião.
Organização de eventos
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . VI SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2009. (Congresso).
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . V SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2008. (Congresso).
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . IV SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2007. (Congresso).
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . III Semana Acadêmico-científico-cultural das FIPH. 2006. (Congresso).
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . II Semana Acadêmico-científico-cultural das FACULDADES INTEGRADAS PADRE HUMBERTO. 2005. (Congresso).
PINHO, L. G. ; COUTINHO, S.P. . Semana Acadêmico-científico-cultural das Faculdades Integradas Padre Humberto. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL BRASIL ? COLÔMBIA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ATUAIS: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2018. (Outra).
XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE:."Iniciação à docência e pesquisa: um balanço sobre as produções dos integrantes do PIBID/ISEPAM". 2018. (Seminário).
IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Minicurso "Educação e sexualidade na escola: perspectivas para o trabalho interdisciplinar na Educação Básica". 2017. (Congresso).
Primer Congreso Internacional de la Sociedad Chilena de Ciencias de las Religiones. "Formação, habilitação e ingresso de professor para o Ensino Religioso na escola pública do Brasil". 2017. (Congresso).
9 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Coordenador do Simpósio Temático 12 - "Tempos e espaços do ensino: abordagens teóricas e metodológicas da historiografia da história da educação". 2016. (Seminário).
9 Seminário Brasileiro de História da Historiografia. 2016. (Seminário).
XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisplinaridade. 2016. (Encontro).
XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisplinaridade.Ensino religioso confessional no Rio de Janeiro incompatibilidade entre a lei 3.459/00 e a realidade na administração escolar. 2016. (Encontro).
Jornadas 2015 - VI Jornadas de Investigación y V Jornadas de Extensión y IV Encuentro de Egresados y Maestrandos."Las políticas educativas para la educación religiosa: un análisis entre la regulación y la aplicación de la asignatura en Río de Janeiro". 2015. (Encontro).
2 Encontro Internacional de Política Social."Estado, democracia e cidadania sob a ótica da teoria social". 2014. (Encontro).
2 Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-RIO - SEEJA." Política Educacional e PROEJA: um balanço das produções acadêmicas entre os anos de 2009 até 2013". 2014. (Seminário).
3 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER3). História do Ensino Religioso: perspectivas de uma política educacional no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (Pós LDB 9.394/96). 2014. (Congresso).
3 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER3). A história do Programa Nacional do Livro Didático sob a luz da política educacional: breves considerações sobre a trajetória do Livro Didático. 2014. (Congresso).
9 Encontro Nacional de Política Social."Estado, democracia e cidadania sob a ótica da teoria social". 2014. (Encontro).
I Seminário de Ciências Humanas: um olhar sobre Campos dos Gotacazes e Brasil."Repensando a formação social brasileira". 2014. (Seminário).
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem."História do Ensino Religioso: perspectivas de uma política educacional no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (Pós-LDB 9.394/96). 2014. (Outra).
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem."Memória e educação no ambiente interdisciplinar". 2014. (Outra).
IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ."Uma arena de tensões: da EJA ao PROEJA". 2014. (Seminário).
IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ."A (in)definição da laicização na política pública educacional da legislação estadual para o ensino religioso no Rio de Janeiro 25 anos após a Constituição de 1988". 2014. (Seminário).
IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."A investigação sobre representações sociais no campo educacional". 2014. (Outra).
IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."Anomia no Ensino Religioso: uma análise da regulação e das representações sociais nas falas dos professores". 2014. (Outra).
IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa."A produção letrada dos jesuítas no Brasil quinhentista: entre missivas e tratados". 2014. (Outra).
Seminário "Educação, Direito e Cidadania: diálogo interdisciplinas". 2014. (Seminário).
VI CONFICT Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Integrante do Comitê Externo de Avaliação. 2014. (Congresso).
XIV Mostra de Pós-graduação."O Programa Nacional do Livro Didático e sua utilização na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemiriim-ES". 2014. (Outra).
Ciclo de Palestras - Conferência Nacional de Educação."Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos". 2013. (Encontro).
I Encontro de Extensão do IFF.Avaliação de Projetos de Extensão durante o I Encontro de Extensão do IFF. 2013. (Encontro).
I Fórum em Humanidades."Natureza em questão: perspectivas críticas". 2013. (Outra).
II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Comunicação oral. 2013. (Congresso).
54 ICA - International Congress of Americanists. Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inacianos em meio ao Novo Mundo. 2012. (Congresso).
IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. A invenção do conceito de raça: teorias raciais em foco. 2012. (Congresso).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL E I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. O Direito social à segurança no ambiente escolar. 2012. (Congresso).
IX SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL.História, política e educação: abordagens, objetos, perspectivas.. 2012. (Seminário).
1 Semana Acadêmica Os saberes em foco: educação e tecnologia.Conhecimento científico, educação e valores - algumas reflexões. 2011. (Encontro).
VI Seminário Internacional As rede educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Percebendo a História da educação no Brasil: representações e narrativas sobre a educação jesuítica. 2011. (Seminário).
4 Seminário Nacional de História da Historiografia.Ensino de introdução aos estudos históricos e teoria da história: discutindo a formação teórico-metodológica do professor de História. 2010. (Seminário).
III Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Redentor. Globalização: um mundo em constante transformação - riscos e desafios. 2010. (Congresso).
III Seminário Transdisciplinar sobre Pesquisa e Formação do Professor.Desafios para uma educação emancipatória: sexualidade e interculturalidade. 2010. (Seminário).
I Seminário: Educar para a Diversidade.História da África na História do Brasil: perspectivas para o ensino na atualidade. 2010. (Seminário).
III Seminário Nacional de História da Historiografia.África e América: olhares jesuíticos sobre a natureza das colônias lusitanas. 2009. (Seminário).
VI Semana Acadêmico-científico-cultural. Organização do evento. 2009. (Congresso).
II Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas.Construindo a História Local. 2008. (Seminário).
V Semana Acadêmico-científico-cultural. Organização do evento. 2008. (Congresso).
5 Telecongresso Internacional de Educação: Educação, competitividade e desenvolvimento. 2007. (Congresso).
Cultura e História da África.História da África em perspectiva. 2007. (Encontro).
IV Semana Acadêmico-científico-cultural das Faculdades Integradas Padre Humberto.(Re)pensando a história cultural: conceitos e abordagens. 2007. (Outra).
Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade.Visões historiográficas sobre o pensamento jesuítico. 2007. (Seminário).
Conferência Reconstruindo as competências de quem ensina com Pedro Demo. 2006. (Encontro).
III SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2006. (Encontro).
II Semana Acadêmico-científico-cultural. 2005. (Encontro).
As reformas do governo e os reflexos na Educação. 2004. (Encontro).
III Ciclo de Estudos Históricos - Ciência, Técnica e Pesquisa em História.História e religião: aproximações possíveis. 2004. (Encontro).
III Ciclo de Estudos Históricos - Ciência, Técnica e Pesquisa na História. 2004. (Encontro).
V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Jesuítas e modernidade-medieval: nuances político-religiosas luso-brasileiras nos séculos XVI e XVII. 2003. (Simpósio).
I Seminário ISEI. 2002. (Seminário).
IV Encontro Regional de História - História, representações e narrativas. 2002. (Encontro).
IV Encontro Regional de História - História, representações e narrativas.A História no Ensino Fundamental. 2002. (Encontro).
Projeto Arte e Cultura na FAFITA.Organização do evento. 2002. (Outra).
Encontro Departamental - Integração X Atualização. 2001. (Encontro).
XXI Encontro de Ciências Sociais.Perspectivas para o Terceiro Milênio. 2000. (Encontro).
XXI Encontro de Ciências Sociais. 2000. (Encontro).
Caminhos da História Ensinada em Minas Gerais. 1998. (Encontro).
Simpósio Anual da Cehila e XI Semana de Teologia - As religiões nas Gerais.Simpósio Anual da Cehila e XI Semana de Teologia. 1998. (Simpósio).
VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF.VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF. 1998. (Seminário).
V Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia. 1997. (Congresso).
V Seminário de Iniciação Científica da UFJF.V Seminário de Iniciação Científica da UFJF. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
CARMO, G. T.; SOUZA, D. S.; NEVES, E. D.;PINHO, L. G.; RIBEIRO, M. A. F.. "OS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UENF E SUAS RELAÇÕES COM OS SABERES SOCIOACADÊMICOS.". 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SOUZA, J.; RIBEIRO, M. A. F.; MELO, W. S.;PINHO, LEANDRO GARCIA. "O DIREITO À EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO CONSELHO TUTELAR: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA(RJ). 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.; MONCAO, V. M.; SILVA, R. M.; ANJOS, H. P.. CENTROS DE QUALIDADE DE VIDA ? CQVs: Educação integral para crianças de 0 a 6 anos em Campos dos Goytacazes (1990-2001). 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA, R. M.;PINHO, L. G.; FELIPPE, J. M. S.; RODRIGUES, R. L.. O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS ESTADUAIS (PNAEST) NA UENF: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CARMO, G. T.;PINHO, L. G.; GASPARET, M.; AZEVEDO, P. W.; LEMOS, S. F. C.. "Direitos Humanos e o Direito à Educação de adolescentes em conflito com a Lei". 2019. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
GIACOMINI, R. A.; LUQUETTI, Eliana Crispim França;PINHO, L. G.; OLIVEIRA, M. R.. "As tendências pedagógicas e a investigação do referencial teórico-metodológicos adotado em curso de Licenciatura em Química na cidade de Campos dos Goytacazes". 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; RANGEL, A. M.; NAJJAR, J. N. V.; AMARAL, S. C. S.. "Política educacional para a formação docente: o projeto institucional PIBID/ISEPAM, sua implementação e seus efeitos". 2019. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTÍNEZ, S. A.; ANJOS, H. P.;PINHO, L. G.; NUNES, L. R. D. P.; AMARAL, S. C. S.. "Trajetória de vida e atuação docente de professores com deficiência no município de Campos dos Goytacazes/RJ". 2019. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ANDRE, B. P.; AMARAL, S. C. S.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima. Trabalhando a sexualidade na escola pública: práticas e intervenções em Campos dos Goytacazes - RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.;MARTINEZ, Silvia Alicia; COSTA, K. V.. "Política pública para o campo: a Missão Rural de Itaperuna por uma perspectiva oficial". 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA, R. M.;PINHO, L. G.MARTINEZ, Silvia Alicia; PLETSCH, M. D.. "Expressões do modelo médico de deficiência na educação especial: a função do laudo nas escolas públicas municipais de Campos dos Goytacazes". 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; AMARAL, S. C. S.; MESQUITA, W. A. B.; MELLO, M. P.. "Cotas para negros e egressos de Escolas Públicas na UENF: uma análise sobre acesso, origem e permanência de estudantes após o ENEN/SISU". 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AMARAL, S. C. S.;PINHO, L. G.; MELLO, M. P.; MESQUITA, W. A. B.. "Cotas nos cursos de Pós-graduação das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro: uma análise da Lei n6.914/14 à luz do ciclo de políticas públicas". 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.; AMARAL, S. C. S.; ROCHA, H. A. B.. "O Programa Nacional do Livro Didático enquanto política educacional: a participação dos professores na escolha dos Livros Didáticos na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim-ES". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.;MARTINEZ, Silvia Alicia; ROCHA, H. A. B.. "Políticas públicas e educacionais em foco: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático, a Educação em Direitos Humanos e o Livro Didático de História". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia Alicia; SILVA, R. M.;PINHO, L. G.; GOUVEA, F. C. F.. "O Ensino Secundário do Colégio Rio Branco de Bom Jesus do Itabapoana: apontamentos sobre a história e a política educacional". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA, R. M.;NASCIMENTO, G.MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.; ALCANTARA, A. B.. "Promover a inclusão ou reafirmar a exclusão? A formação de professores nas salas de recursos multifuncionais em Campos dos Goytacazes-RJ". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.; SILVA, R. M.; ALCANTARA, A. B.. "Profissionalização da mulher na Era Vargas: a história da Escola Profissional Nilo Peçanha (1931 a 1946)". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; TIMOTEO, G.; CAMPOS, M. M.; WALTER, T.. "Adoecimento e morte dos pescadores artesanais na Bacia de Campos-RJ". 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; CARMO, G. T.;MARTINEZ, Silvia Alicia; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ANDRADE, E. R.. "Política educacional para a Educação de Jovens e Adultos: o significado do PROEJA segundo pesquisadores do OBEDUC". 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.; AMARAL, S. C. S.; FARIAS, F. R.. "O Ensino Religioso enquanto política pública: políticas educacionais na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro". 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PRADO, R. M.; CARMO, G. T.;MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.. "História, memória e poder: um estudo macro e micro político sobre a rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica". 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
DEPS, V. L.; RIBEIRO, D. H. P.; SOUZA, C. H. M.;PINHO, L. G.. "O ensino na perspectiva da autorregulação: percepções de alunos e professores da Rede Pública Estadual". 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CEZAR, L. S.;PINHO, L. G.; SOUZA, R. R.; SOARES, M. S.. "As irmandades religiosas e os sentidos da proteção e participação do negro na sociedade campista (1790-1890)". 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CARMO, G. T.;PINHO, L. G.; AMARAL, S. C. S.; LEMOS, S. F. C.. "Representações sociais de atores educacionais a respeito do PROEJA no Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus". 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TAVARES, G.;PINHO, L. G.; AMARAL, S. C. S.; LEMOS, S. F. C.. "Representações sociais de atores educacionais a respeito do PROEJA no Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus". 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
NASCIMENTO, G.; NOGUEIRA, S. M. A.; TAVARES, G.; NAJJAR, J. N. V.;PINHO, L. G.. "A descentralização e a democratização da gestão escolar: perspectivas da efetividade da gestão democrática da escola no Município de Cachoeiro de Itapemirim". 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CEZAR, L. S.;PINHO, L. G.; NOGUEIRA, S. M. A.; REIS, Maria Clareth Gonçalves; QUINTANA, E.. "Políticas sociais e cultura afro-brasileira: turismo pedagógico na comunidade quilombola de Monte Alegre-ES". 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.; SILVA, R. M.; MENDONCA, A. W. P. C.. "Formando os cidadãos fluminenses: República e escola primária no Município de Campos - RJ (1893-1930)". 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; CAMPOS, M. M.; LEITAO, M.. "A quarta coluna: sociabilidades e espaço de pertencimento na maçonaria". 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.NASCIMENTO, G.MARTINEZ, Silvia Alicia; ALENCAR, M. C.. Violência juvenil, políticas públicas de prevenção e o papel da escola: uma análise a partir de escolas da rede estadual do município de Campos dos Goytacazes. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.NASCIMENTO, G.; CARDOSO, T. M. F. L.. "O ensino profissionalizante (feminino) no Brasil: uma análise da Escola Profissional Feminina Nilo Peçanha (Campos, Rio de Janeiro, 1922-1930)". 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA, V. L. M.; TIMOTEO, G.;PINHO, L. G.; SIERRA, V. M.. "A judicialização na assistência farmacêutica e os princípios do Sistema Único de Saúde: uma análise no município de Campos dos Goytacazes". 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia Alicia; TAVARES, G.; SOUZA, M. G. A. de;PINHO, L. G.. Política pública de formação continuada de educação a distância: um estudo de caso na modalidade de educação a distância no Estado do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaNASCIMENTO, G.; ARAÚJO, G. C.;PINHO, L. G.. Políticas públicas para a formação de professores em Nível Médio no Estado do Rio de Janeiro: o caso do Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert (ISEPAM). 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; MOURA, Sérgio Arruda de.; LUQUETTI, Eliana Crispim França; BARRETO, Sílvia Lúcia dos Santos. Memória e história oral: nomeação de bairros em Natividade/RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; DAIBERT JUNIOR, R.; BARBOSA, Wilmar Valle.. Relações entre religiosidades católicas em Juiz de Fora a partir da Reforma Ultramontana, 1890-1958. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PINHO, L. G.; SOUZA, Inês Cabral Ururahy de.;MARTINEZ, Silvia Alicia; GANTOS, Marcelo Carlos. "Da situação irregular à proteção integral: a juventude em conflito com a Lei em Campos dos Goytacazes". 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; DOMINGUES, Beatriz Helena. O Quinto Império: pragmatismo e profecia nos escritos do Padre Antônio Vieira. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PINHO, L. G.. O problema da obediência em Hobbes. 2010. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AMARAL, S. C. S.;PINHO, L. G.; CORDEIRO, K. M. S.; SILVA, G. R.; PINHO, F. N. L. G.. "POLÍTICAS DE COTAS E INTERSECCIONALIDADE Uma análise sobre a inserção de mulheres negras nos cursos de pós-graduação ?stricto senso? nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro a partir da aprovação da Lei 6.914/2014". 2023. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
AMARAL, S. C. S.; SILVA, G. R.; RANGEL, I. R. G.;PINHO, L. G.; RIBEIRO, M. A. F.; SILVA, P. A. I. F.. A política de cotas étnico-raciais em concursos públicos da magistratura do Rio de Janeiro: análise sobre a perspectiva do mérito e da efetividade. 2023. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; AMARAL, S. C. S.; PINHO, F. N. L. G.; HUGUENIN, F. P. S.; LOPES, V. A. S.. SEGURIDADE SOCIAL: o acesso aos direitos sociais pelas mulheres na atividade pesqueira. 2023. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; PINHO, F. N. L. G.; AMARAL, S. C. S.; MARTÍNEZ, S. A.; RODRIGUES, V. M. R.; SILVA, R. M.; AMARAL, D. M.. "Políticas Educacionais voltadas ao campo, Pedagogia da Alternância e Escola Família Agrícola: um estudo de caso em Rio Novo do Sul - Espírito Santo". 2021. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.;MARTINEZ, Silvia Alicia; MURTA, F. P.; RODRIGUES, E.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima. POLÍTICAS EDUCATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADAS AO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: as regulações estaduais sob a perspectiva comparada. 2020. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SOUZA, P. M.; MELLO, A. H.; LIMA, M. S. B.; PONCIANO, N. J.; SILVA, R. M.; MARTÍNEZ, S. A.;PINHO, L. G.. "A (re)significação do Ensino Agrícola: uma análise da experiência dos Institutos Federais Campus Pinheiral e Campus Bom Jesus do Itabapoana". 2019. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; CARNEIRO, A. P.; ANDRE, B. P.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ZENAIDE, M. N. T.; AMARAL, S. C. S.; LIMA, W. L. F.. "Educação em Direitos Humanos: história, produção acadêmica e Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos". 2019. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia Alicia; AMARAL, S. C. S.;PINHO, L. G.; NUNES, L. R. D. P.; ANJOS, H. P.; GOUVEA, F. C. F.. "AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS NAS TRAJETÓRIAS DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES". 2019. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ARREGUY, M. E.; ARAUJO, G. G. C.; ORTEGA, F. J. G.; ZORZANELLI, R. T.. Corpos distópicos: o dualismo grotesco na cinematografia cyberpunk. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PRATA, M. C. R. Q.; LOPES, G. G.;PINHO, L. G.. "Bandas de música" em Itaperuna/RJ: "recontando" parte de uma memória cultural a partir de duas imagens. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, Memória cultural e sociedade) - Instituto Federal Fluminese de Campos dos Goytacazes.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. al.. A discriminação social ao negro e sua abrangência no contexto educacional. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
BEDIM, Juçara Gonçalves Lima;PINHO, L. G.; ALMEIDA, M. Z. T.. Abstração geométrica: aspectos sócio-culturais e as generalizações do cálculo geométrico no cotidiano profissional de uma serralheria. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. Almeida; Jullyana M.S. Pádua. Inclusão dos portadores de necessidades especiais no Ensino Superior. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
ALMEIDA, M. Z. T.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima;PINHO, L. G.. al.. A relação pedagógica e a formação da autonomia articulada pela psicologia da educação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. dos Santos; Lenise Mazur Quintal Costa. A violência na escola como extensão da violência familiar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. B. Rezende; Marcelly R.F.Junqueira; PaulaRFávaro. Avaliação escolar: o erro discente como prática reconstrutiva. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. . Escola e ação docente: caminhos entrelaçados. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. Avaliação escolar: instrumento inacabado para o processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. Castilholi; Fernanda F. Santos; Rodolfo L.Martins. Educação a distância: o uso da tecnologia para a aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. Faria; Tânia Ferreira. Profissão educador: docente ou doente?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
BEDIM, Juçara Gonçalves Lima;PINHO, L. G.; ALMEIDA, M. Z. T.. L.da S. Kort Kampç Sávia S. Ribeiro. Práticas pedagógicas e ciências exatas: um diálogo com a afetividade do professor e do aluno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALMEIDA, M. Z. T.. Letramento e alfabetização: qual o caminho? Reflexões teóricas e práticas sobre o ato de alfabetizar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima. T.S.Garcia; Maria de Fátima A.Freire; Rosa Araújo. História da Arte e Arte na História: ensino e interdisciplinaridade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. Silva; Yucif M.V.Sacre. A Ciência e o Senso Comum: conhecimentos complementares e interdependentes. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. M.de Sousa; Jorge H.C.Santos. Os efeitos da Educação Corporativa no desenvolvimento oranizacional do Século XXI: um estudo na Caixa Econômica Federal. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. V. Tavares; Guilherme A.Zacarias; MariaVilma BGarcia. A Língua Portuguesa como instrumento instituinte de cultura. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. al.. Informática educativa: a tecnologia a serviço da educação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. A. Barros; Luciana P. Magalhães. APAE: a quem serve?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; BARBOSA, E.. A Língua Brasileira de Sinais na construção do conhecimento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; POUBEL, C. M. S.; PINHO, F. N. L. G.; AMARAL, S. C. S.. O HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIO NA ATUAÇÃO DOCENTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MOREIRA, E.; PINHO, F. N. L. G.;PINHO, L. G.; MARTÍNEZ, S. A.; POUBEL, C. M. S.. "Perspectivas da Educação do Campo-EJA no Norte/Noroeste Fluminense: um estudo de caso do PRONERA/EJA-RJ e as suas ações-reflexões político- pedagógicas nos assentamentos.?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
POUBEL, C. M. S.; ANDRE, B. P.; RANGEL, E. M.; PINHO, F. N. L. G.;PINHO, L. G.. O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: a utilização das ferramentas digitais no processo pedagógico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
RANGEL, E. M.;PINHO, L. G.; ANDRE, B. P.; POUBEL, C. M. S.. A PERSPECTIVA DA TEORIA CONSTRUTIVISTA: PRÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
NASCIMENTO, G.PINHO, L. G.; SILVA JUNIOR, H.. MÚSICA NAS ESCOLAS: A aplicabilidade da lei 11769/2008 no município de Muriaé. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TIMOTEO, G. M.;NASCIMENTO, G.PINHO, L. G.. ?A Alfabetização Infantil e os Obstáculos para o Alcance das Metas Psicopedagógicas do Processo Educacional?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; RIBEIRO, L. L.; SOUZA, C. M.. "Acessibilidade no contexto escolar: estudo sobre uma escola da Rede Municipal em São Fidélis-RJ". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; SOUZA, C. M.; RANGEL, E. M.. "Infecções sexualmente transmissíveis: informações para formar no ambiente escolar". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ARAUJO, F. V.; RIBEIRO, L. L.. "Educação inclusiva e educação especial: caminhos percorridos na Escola Pública em São Francisco de Itabapoana-RJ". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTÍNEZ, S. A.; SOUZA, S. R.;PINHO, L. G.; BELO, D. C.. "Escolarização das mulheres inseridas na atividade pesqueira no município de São João da Barra/RJ: desestímulos e necessidades". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
CEZAR, L. S.; TIMOTEO, G. M.;PINHO, L. G.. "Mulheres do Farol de São Tomé: práticas, representações e relações de trabalho das marisqueiras". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; RODRIGUES, A. B. F.; PINHO, F. N. L. G.. "Saberes tradicionais sobre plantas medicinais: um olhar a partir do trabalho de iniciação científica em uma escola pública de São Francisco de Itabapoana-RJ". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ANDRE, B. P.;NASCIMENTO, G.; AMARAL, S. C. S.. "Formação inicial e continuada de professores: uma abordagem multicultural nas práticas escolares". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ANDRE, B. P.; SILVA, R. B.;PINHO, L. G.. "TDHA: um desafio para o professor". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; CARMO, G. T.; SILVA, E. C. E.. "Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental II e as práticas em sala de aula". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TIMOTEO, G.;NASCIMENTO, G.PINHO, L. G.. "Mulheres e trabalho: uma análise da inserção da mulher no mercado offshore na Bacia de Campos dos Goytcazes". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia Alicia; SILVA, R. M.;PINHO, L. G.. "A dupla missão formativa da Escola Industrial Nilo Peçanha (1947-1956): entre o lar e o ofício". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TEIXEIRA, S.; TABACHI, G.;PINHO, L. G.. "A construção social do preconceito: os povos indígenas e o direito". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ANDRE, B. P.; ALVARO, P. T.;PINHO, L. G.. "O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia Alicia; AMARAL, S. C. S.; ANDRE, B. P.;PINHO, L. G.. "Cotas para negros e egressos de Escolas Públicas na UENF: uma análise sobre acesso, origem e permanência de estudantes após o ENEN/SISU". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
NASCIMENTO, G.; ANDRE, B. P.;PINHO, L. G.. "A música na Educação Infantil: uma proposta de movimento, música e arte". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
NASCIMENTO, G.; ANDRE, B. P.;PINHO, L. G.. "A música no Ensino Fundamental: contribuições para a aprendizagem significativa". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TOTTI, M. E. F.; SILVA, M. E. C. E.;GARCIA PINHO, LEANDRO. "A importância da Educação Ambiental nos primeiros anos do Ensino Fundamental". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ANDRE, B. P.; GUIMARAES, D. N.;PINHO, L. G.. "O desafio docente frente ao Multiculturalismo na Escola Municipal Francisco de Assis". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
DEPS, V. L.;PINHO, L. G.; ISTOE, R. S. C.. "A afetividade na relação professor/aluno na percepção do aluno e do professor: um estudo de caso com alunos e professores do 1 segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campos dos Goytacazes-RJ". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
SILVA, R. M.;PINHO, L. G.NASCIMENTO, G.. "A participação da família no cotidiano escolar: um diálogo possível". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ANDRE, B. P.; SOUZA, C. H. M.. "As diversas fases do ensino religioso na educação do Brasil: trajetórias da legislação e da história". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
REIS, Maria Clareth Gonçalves;PINHO, L. G.; CARMO, G. T.. "Creche: meio de integração e desenvolvimento físico, cognitivo e social". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
TIMOTEO, G.;PINHO, L. G.. "Cultura defensiva: elementos teóricos de uma proposta interpretativa". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
REIS, Maria Clareth Gonçalves; TAVARES, G.;PINHO, L. G.. "A construção da aprendizagem do lúdico". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
NASCIMENTO, G.PINHO, L. G.; ESTEVES, J. C. R.. "Os desafios na implementação do Ensino de Filosofia nas Escolas Estaduais de Campos dos Goytacazes". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
REIS, Maria Clareth Gonçalves;PINHO, L. G.; CEZAR, L. S.. "Ações afirmativas no contexto social brasileiro: uma abordagem sobre as cotas raciais na UENF". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; ANDRE, B. P.; REIS, Maria Clareth Gonçalves. "Possibilidades e desafios do cumprimento da Lei 10.639/03: com enfoque no projeto 'Batuque Aí' - Escola Municipal Francisco de Assis - Campos dos Goytacazes-RJ". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
MARTINEZ, Silvia AliciaPINHO, L. G.; SILVA, R. M.. "Liceu de Artes e Ofícios de Campos: notas de sua trajetória histórica". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; COSTA, F. C. S.; MONTEIRO, Marcio de Oliveira. "O nacional-desenvolvimentismo brasileiro: o período Juscelino Kubitschek". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.; MONTEIRO, Marcio de Oliveira. Um olhar sobre a ação afirmativa no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.; MONTEIRO, Marcio de Oliveira. O pensamento político de Oliveira Vianna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
FERNANDES, R. R.;PINHO, L. G.; COSTA, F. C. S.. Memórias da tortura no Regime Militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
FERNANDES, R. R.;PINHO, L. G.; COSTA, F. C. S.. Aperibé: um Distrito às margens da ferrovia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
ALVES, T. C. B.;PINHO, L. G.; COSTA, F. C. S.. Transição política brasileira em perspectiva: a desagregação do regime ditatorial-militar no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
PINHO, L. G.; COSTA, F. C. S.; MONTEIRO, Marcio de Oliveira. Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz de Itaporanga: o legado espiritual de São Bernardo no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna.
PINHO, L. G.. .Multiculturalismo e cotidiano escolar: por uma educação além dos preconceitos e limitações na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Itaperuna.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.; VIEIRA, Marco Antonio Pedro. A luta contra a Violência Doméstica: os desafios para a conquista da cidadania feminina no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Redentor.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.; REIS, Jacob Alves dos. Descobrindo a Saúde Mental no Brasil: do surgimento da Reforma Psiquiátrica à inserção no Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Redentor.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.; REIS, Jacob Alves dos. Violência contra a mulher: uma realidade estudada no Bairro Nossa Senhora de Fátima de Miracema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Redentor.
PINHO, L. G.. Pedro II e a construção de um monarca: vida e costumes no II Reinado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
ALVES, T. C. B.;PINHO, L. G.. al..O "nilismo" em perspectiva: Itaperuna e os embates políticos na imprensa local. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
FERNANDES, R. R.;PINHO, L. G.. Idade Média, Idade da Luz: universidades medievais, esperança da cristandade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
FERNANDES, R. R.;PINHO, L. G.. S.Gomes;BernadeteS.Ribeiro;JoséFrancisco M.Laurindo.Memória institucional do Exército Brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
OLIVEIRA, Sávia da Silva.;PINHO, L. G.. A educação para cidadania: caminhos para romper com a condição de vulnerabilidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Redentor.
OLIVEIRA, Sávia da Silva.;PINHO, L. G.. Terceira Idade e Serviço Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Redentor.
PINHO, L. G.. O imaginário historiográfico e a formação da maçonaria: das origens européias à presença no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. F. Hanna et al.Do desbravamento à emancipação: uma releitura dos acontecimentos formativos do Município de Porciúncula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. Novos rumos da religiosidade contemporânea: evangélicos e política em Itaperuna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.. Visão da produção legislativa em Itaperuna/RJ (1996-2004). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
ALVES, T. C. B.;PINHO, L. G.. Poubel.; Miguella Borges; Vilmar L.V.Dias.Expansão cafeeira em Itaperuna: especificidades e crise desse café de pobre. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; ALVES, T. C. B.. Política e Religião em meio à ditadura militar: interfaces ente o Estado Brasileiro e a Igreja Católica - Diocese de Leopoldina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.. L. Perez; Elisângela B.Nunes; Núbia F.M.da Costa.Itaperuna: partidos políticos e conservadorismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
COSTA, F. C. S.;PINHO, L. G.. A permanência do tradicionalismo ao Concílo Vaticano II em Bom Jesus do Itabapoana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
ALVES, T. C. B.;PINHO, L. G.. Comunidades nativas do Norte-Noroeste Fluminense: por um resgate histórico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; ALVES, T. C. B.. O Concílio Vaticano II e os movimentos de resistência: reflexos na Dioeces de Campos dos Goytacazes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. Embates católicos no interior do Noroeste Fluminense: o cisma dentro da Igreja Católica e a formação da Igreja Tradicionalista a partir do Concílio Vaticano II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.. Religião e política: a participação contestatória ao Regime Militar brasileiro por membros clericais - Diocese de Leopoldina (décadas de 60 e 70). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto.
PINHO, L. G.; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima; ALENCAR, P. V.. al..Ensino da leitura e da escrita: a difícil tarefa da escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Itaperuna.
LIMA, S. C. S.; CORD, M. M.; FONSECA, P. M. M.; FLEXOR, K. K.;PINHO, L. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira de Magistério Superior na área de conhecimento de História Contemporânea. 2015. Universidade Federal Fluminense.
PINHO, L. G.. 12 Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense - VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. Instituto Federal Fluminese de Campos dos Goytacazes.
PINHO, L. G.. 20 Encontro de Iniciação Científica da UENF. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; AMARAL, S. C. S.; SILVA, R. M.; CEZAR, L. S.. Presidente da Banca de Seleção ao Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais - PPGPS-UENF. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.. Avaliado ad hoc na I Mostra da Biologia na VII Semana Acadêmica da UENF / XIII Semana Acadêmica da Biologia. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; FARIAS, F. R.. Coordenador do GT05 "Educação, Memória e História" do 3 CONINTER - Congresso Internacional de Sociais e Humanidades. 2014. Universidade Católica do Salvador.
PINHO, L. G.. Avaliador do Painel 2 no 2 Encontro de Extensão. 2014. Instituto Federal Fluminese de Campos dos Goytacazes.
PINHO, L. G.. Participação no Comitê Externo de avaliação do 11 Circuito de Iniciação Científica do IFF. 2014. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.NASCIMENTO, G.; DEPS, V. L.. Processo de Seleção de Bolsa de Apoio ao Ensino. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.; DEPS, V. L.; TAVARES, G.. Seleção de Bolsa de Apoio ao Ensino (disciplinas: Fundamentos da Alfabetização, Infância e Produção Cultural). 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
PINHO, L. G.. Avaliador de Projetos do 8 Circuito de Iniciação Científica do IF Fluminense. 2011. Instituto Federal Fluminese de Campos dos Goytacazes.
Orientou
"OS SENTIDOS DA (DES)ESCOLARIZAÇÃO DOS(AS) PESCADORES(RAS) EM GUAXINDIBA/SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ: navegando por histórias e memórias"; Início: 2019; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; (Orientador);
"OS VELHOS E SEUS MARES: REMINISCENCIAS DO TRABALHO NA PESCA A PARTIR DAS MEMÓRIAS ORAIS DE PESCADORES\AS ARTESANAIS DE GARGAÚ\SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA"; Início: 2019; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; (Orientador);
?O muro do silêncio que circunda a pesca artesanal: uma análise da (in)justiça ambiental e seus reflexos no estado de vulnerabilidade social na vida dos pescadores/pescadoras artesanais da Bacia de Campos?; 2022; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Política educacional para a formação docente: o projeto institucional PIBID/ISEPAM, sua implementação e seus efeitos"; 2019; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Trabalhando a sexualidade na escola pública: práticas e intervenções em Campos dos Goytacazes - RJ; 2018; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Política pública para o campo: a Missão Rural de Itaperuna por uma perspectiva oficial"; 2017; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"O Programa Nacional do Livro Didático enquanto política educacional: a participação dos professores na escolha dos Livros Didáticos na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim-ES"; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Políticas públicas e educacionais em foco: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático, a Educação em Direitos Humanos e o Livro Didático de História"; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Política educacional para a Educação de Jovens e Adultos: o significado do PROEJA segundo pesquisadores do OBEDUC; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
O Ensino Religioso enquanto política pública: políticas educacionais na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Políticas sociais e cultura afro-brasileira: turismo pedagógico na comunidade quilombola de Monte Alegre-ES"; 2014; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Leandro Garcia Pinho;
Violência juvenil, políticas públicas de prevenção e o papel da escola: uma análise a partir de escolas da rede estadual do município de Campos dos Goytacazes; 2013; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
SEGURIDADE SOCIAL: o acesso aos direitos sociais pelas mulheres na atividade pesqueira; 2023; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Políticas Educacionais voltadas ao campo, Pedagogia da Alternância e Escola Família Agrícola: um estudo de caso em Rio Novo do Sul - Espírito Santo"; 2021; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
POLÍTICAS EDUCATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADAS AO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: as regulações estaduais sob a perspectiva comparada; 2020; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Educação em Direitos Humanos: história, produção acadêmica e Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos"; 2019; Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
A violência na escola como extensão da violência familiar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Santos et al; ; Escola e ação docente: caminhos entrelaçados; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Silva; Jennifer P; S; Soares; Avaliação Escolar: instrumento incacabado para o processo ensino-aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Castilholi; Fernanda F; Santos; Rodolfo L; Martins; Educação a distância: uso de tecnologias para a aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
; A discriminação social do negro e sua abrangência no contexto educaional; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
L; S; K; Kamp; Sávia S; Ribeiro; Práticas pedagógicas e ciência exatas: um diálogo com a afetividade do professor e do aluno; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Abstração geométrica: aspectos sócio-culturais e as generalizações do cálculo geométrico no cotidiano do profissional de uma serralheria; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
; A relação pedagógica e a formação da autonomia articulada peal Psicologia da Educação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Basto; Marcelly R; F; Junqueira; Paula R; Favaro; Avaliação escolar: o erro discente como prática reconstrutiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
B; Moretto; Lívia D; Faria; Tânia F; Ferreira; Profissão educador: docente ou doente?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Côre; Letramento e alfabetização: qual o caminho? Reflexões teóricas e práticas sobre o ato de alfabetizar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
O HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIO NA ATUAÇÃO DOCENTE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
?A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
?EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Perspectivas da Educação do Campo-EJA no Norte/Noroeste Fluminense: um estudo de caso do PRONERA/EJA-RJ e as suas ações-reflexões político- pedagógicas nos assentamentos; ?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: a utilização das ferramentas digitais no processo pedagógico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
A PERSPECTIVA DA TEORIA CONSTRUTIVISTA: PRÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"MARCOS HISTORICOS RECENTES DAS POLITÍCAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: história política a partir da Constituição Federal de 1988"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
?UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: aspectos da trajetória do Jardim de Infância Municipal Professora Maria Madalena Magacho ? Itaperuna-RJ?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Infecções sexualmente transmissíveis: informações para formar no ambiente escolar"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Educação inclusiva e educação especial: caminhos percorridos na Escola Pública em São Francisco de Itabapoana-RJ"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Acessibilidade no contexto escolar: estudo sobre uma escola da Rede Municipal em São Fidélis-RJ"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Saberes tradicionais sobre plantas medicinais: um olhar a partir do trabalho de iniciação científica em uma escola pública de São Francisco de Itabapoana-RJ"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Formação inicial e continuada de professores: uma abordagem multicultural nas práticas escolares"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"As diversas fases do Ensino Religioso na Educação no Brasil: trajetórias da legislação e da História"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
"Possibilidades e desafios do cumprimento da Lei 10; 639/03: com enfoque no projeto 'Batuque Aí' - Escola Municipal Francisco de Assis - Campos dos Goytacazes-RJ"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz de Itaporanga: o legado espiritual de São Bernardo no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário São José de Itaperuna; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
; MULTICULTURALISMO E CULTURA ESCOLAR: por uma educação além dos preconceitos e limitações na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Itaperuna; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Pedro II e a Construção de um monarca: vida e costumes no II Reinado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Gonçalves; Do desbravamento à emancipação: uma releitura dos acontecimentos formativos do município de Porciúncula; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Novos rumos da religiosidade contemporânea: evangélicos e política em Itaperuna; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
O imaginário historiográfico e a formação da maçonaria: das origens à presença no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Embates católicos no interior do Noroeste Fluminense: o cisma dentro da Igreja Católica e a formação da Igreja tradicionalista a partir do Concílio Vaticano II; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Religião e política: a participação contestatória ao regime militar brasileiro por membros clericais - Diocese de Leopoldina (décadas de 60 e 70); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
al; ; Ensino da leitura e da escrita: a difícil tarefa da escola; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Itaperuna; Orientador: Leandro Garcia Pinho;
Produções bibliográficas
-
MOREIRA, EDUARDO ; PINHO, LEANDRO GARCIA . ENTRE -BURLAS- E -SEGREDOS-: O DIREITO CONSUETUDINÁ-RIO NA PESCA ARTESANAL EM GARGAÚ/RJ. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 2228-2252, 2023.
-
PINHO, L. G. ; MOREIRA, E. . A ?verdade das pedras?: vivências na pesca artesanal a partir de um grupo de pescadores na localidade de Gargaú (RJ). TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA , v. 11, p. 24-43, 2023.
-
REIS, FABIANA DE ARRUDA RESENDE ; OLIVEIRA, HUDSON CÁSSIO GOMES DE ; PINHO, LEANDRO GARCIA ; TIMOTEO, GERALDO MARCIO . Educação ambiental crítica e metodologias participativas na educação não formal: perspectivas da produção científica brasileira no período de 2010 a 2021. Pesquisa em Educação Ambiental (Online) , v. 18, p. 1-21, 2023.
-
MARTINS RANGEL, ETUANY ; GARCIA PINHO, LEANDRO . ACESSO DAS MARISQUEIRAS À SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2015-2019). O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 4, p. 301-332, 2022.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, LEANDRO GARCIA . Uma análise das Políticas educativas de currículo e formação docente para o ensino religioso no Brasil após LDB 1996. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 4, p. e62319, 2022.
-
POUBEL, C. M. S. ; PINHO, L. G. ; LOPES, M. S. ; MARTÍNEZ, S. A. . Escolarização de pescadores/as: análise das publicações acadêmicas entre 2010 até 2019. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , p. 1-39, 2022.
-
PINHO, L. G. . 'HUMANISMO, ADAPTABILIDADE E JESUÍTAS: DISCURSOS INACIANOS EM MEIO AO NOVO MUNDO'. REVISTA PHILOLOGUS , v. 78, p. 1766-1779, 2021.
-
PINHO, LEANDRO GARCIA ; VARGAS, Evandro Francisco Marques . Devoções em comunidades pesqueiras artesanais: mapeando linguagens e tradições em São Francisco de Itabapoana-RJ. Revista Philologus , v. 27, p. 1766-1779, 2021.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, LEANDRO GARCIA . UM EXAME DO ESTADO DA ARTE SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS (2012-2017). EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 36, p. 1-21, 2020.
-
RODRIGUES, V. M. R. ; PINHO, L. G. . DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA: HISTÓRIA, POLÍTICAS SOCIAIS E INTERSETORIALIDADE. LINKSCIENCEPLACE , v. 5, p. 313-330, 2018.
-
MARTÍNEZ, S. A. ; Araújo, Fabrícia ; SOUZA, S. R. ; Vargas, Evandro ; PINHO, L. G. . Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ. TEXTO LIVRE , v. 11, n. 3, p. 176-191, 2018.
-
MENEZES DE SOUZA POUBEL, CLARISSA ; GARCIA PINHO, LEANDRO ; TTAVARES DO CARMO, GERSON . Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 16, p. 125-140, 2017.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar. Licencia&acturas , v. 4, p. 23-32, 2016.
-
ARAUJO, F. V. ; CORDEIRO, K. M. S. ; PINHO, L. G. . 'POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: TRAJETÓRIAS ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 E 1980'. AGENDA SOCIAL (UENF) , v. 10, p. 119-133, 2016.
-
MACHADO DE ATHAYDE, SIMONE ; SAGIO CEZAR, LILIAN ; GARCIA PINHO, LEANDRO . TURISMO PEDAGÓGICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MONTE ALEGRE-ES: IDENTIDADES, CONFLITOS RELIGIOSOS E AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/ 2008. InterScience Place , v. 10, p. 142-168, 2015.
-
PINHO, L. G. ; VARGAS, Evandro Francisco Marques . 'Ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro: conceitos, história e legislações'. ETD. Educação Temática Digital , v. 17, p. 308-327, 2015.
-
PINHO, L. G. ; BARBOSA, M. H. R. B. ; BASTOS, C. M. G. ; GALITO, J. S. B. . Educação, saúde e cidadania: trajetórias de atuação e formação de multiplicadores na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Revista de Extensão da UENF , v. 1, p. 83-102, 2015.
-
AMARAL, S. C. S. ; PINHO, L. G. ; NASCIMENTO, G. ; MARTINEZ, Silvia Alicia . Modernidade e individualismo sob a ótica de Bauman e Giddens. InterScience Place , v. 1, p. 138-175, 2014.
-
AMARAL, S. C. S. ; PINHO, L. G. ; NASCIMENTO, G. . Os anos 60 e o movimento negro norte-americano: uma década de elevação de consciência, eclosão de sentimentos e mobilização social. InterScience Place , v. 1, p. 182-197, 2014.
-
SOUZA, C. M. ; PINHO, L. G. . A investigação sobre as representações sociais no campo educacional. Revista Philologus , v. 20, p. 259-267, 2014.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . Anomia no ensino religioso: uma análise da regulação e das representações sociais nas falas dos professores. Revista Philologus , v. 20, p. 603-614, 2014.
-
CORDEIRO, K. M. S. ; PINHO, L. G. . O livro didático de língua portuguesa e sua utilização na sala de aula: apontamentos sobre a política educacional do Programa Nacional do Livro Didático. Revista Philologus , v. 20, p. 1862-1874, 2014.
-
PINHO, L. G. ; CARVALHO, A. L. H. . Política pública, violência e escola pública: a iniciativa do Programa Estadual de Integração na Segurança em escolas do Estado do Rio de Janeiro. Intermeio (UFMS) , v. 19, p. 126, 2013.
-
MARTINEZ, Silvia Alicia ; PINHO, L. G. ; VIANA, J. ; GAMA, M. ; BALDES, M. ; MACHADO, R. . Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ). Vértices (Campos dos Goitacazes) , v. 14, p. 215-227, 2012.
-
CARVALHO, A. L. H. ; PINHO, L. G. . O direito social à segurança no ambiente escolar. Revista Diálogos , v. 17, p. 26-37, 2012.
-
PINHO, L. G. . A imagética jesuítica em zona de contato: textos jesuíticos sobre a flora e a fauna brasílicas no século XVI. Locus (UFJF) , v. 17, p. 189-215, 2011.
-
PINHO, L. G. . Comparando Ocidentes. História Unisinos , v. 13, p. 108-211, 2009.
-
PINHO, L. G. . Pioneirismo lusitano revisitado: o caso da expansão marítimo-comercial em fins da Idade Média e início da Era Moderna. Transformar (Itaperuna) , v. único, p. 30-39, 2006.
-
PINHO, L. G. . Relação pesquisa e prática pedagógia em História: caminhos a serem construídos. Transformar (Itaperuna) , Itaperuna-RJ, v. 3, p. 41-58, 2005.
-
PINHO, L. G. . A dimensão mitológica e o simbolismo ritual: caminhos para uma análise em Antropologia da Religião. Transformar (Itaperuna) , Itaperuna-RJ, v. 2, p. 11-34, 2004.
-
PINHO, L. G. . Jesuítas, antropologia e contexto colonial luso-brasileiro: uma reflexão sobre a formação do conheciemnto em ciências humanas. Locus (UFJF) , Juiz de Fora, v. 09, n.01, p. 101-112, 2003.
-
PINHO, L. G. . O escudo da presciência. Sacrilegens (UFJF) , v. 1, p. 89-110, 2003.
-
PINHO, L. G. . Professor e aluno: sujeitos históricos na construção do conhecimento.. Transformar (Itaperuna) , v. 1, p. 26-28, 2003.
-
BOECHAT, H. L. T. ; RIBEIRO, D. H. P. ; PINHO, L. G. . Ensaios interdisciplinares em tempos líquidos: homenagens a Zygmunt Bauman. Volume 2.. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021. v. 1. 324p .
-
BOECHAT, H. L. T. ; PONTES-RIBEIRO, D. H. ; PINHO, L. G. . Ensaios interdisciplinares em tempos líquidos: homenagem a Zygmunt Bauman.. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2020. 200p .
-
FARIAS, F. R. ; PINHO, L. G. . Educação Memória História. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017. 232p .
-
PINHO, L. G. . Fazendas Históricas de Itaperuna. Itaperuna: Damadá Artes Gráficas, 2005.
-
RODRIGUES, V. M. R. ; PINHO, L. G. . Educação em Direitos Humanos: rumos da produção científica. In: Edma Silva Moreira; Maxim Repetto; Simonne Teixeira. (Org.). DIÁLOGOS CRÍTICOS SOBRE SOCIEDADE E ESTADO: Reflexões Desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. 1ed.BoaVista;Campos dos Goytacazes: Editora da UFRR; EDUENF, 2021, v. 1, p. 423-454.
-
PINHO, L. G. ; PINHO, F. N. L. G. ; TIMOTEO, G. M. . "Pescador tem voz, é gente!": comunidade e identidade entre pescadores e pescadoras artesanais. In: Hildeliza Boechat Cabral; Dulce Helena Pontes-Ribeiro; Leandro Garcia Pinho. (Org.). Ensaios interdisciplinares em tempos líquidos: homenagens a Zygmunt Bauman. Volume 2.. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021, v. único, p. 143-154.
-
PINHO, L. G. ; AMARAL, S. C. S. . Comunidade, elite global e desregulamentação em Bauman. In: Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral; Dulce Helena Pontes-Ribeiro; Leandro Garcia Pinho. (Org.). Ensaios interdisciplinares em tempos líquidos: homenagem a Zygmunt Bauman. 1ed.Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2020, v. , p. 186-193.
-
RODRIGUES, V. M. R. ; PINHO, L. G. . Acesso à Educação Superior por pessoas com deficiência no Brasil e Direitos Humanos em Instrumentos normativos internacionais e nacionais. Direitos Sociais e Políticas Públicas. 1ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020, v. 1, p. 480-497.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . Formação, habilitação e ingresso de professor para o ensino religioso na escola pública do Brasil. In: Boris Briones Soto, Stefanie Butendieck Hijerra, Cremildo António Cau, Andrea Monsálvez Opazo. (Org.). BREVIARIO MULTIDISCIPLINARIO SOBRE EL FENÓMENO RELIGIOSO. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2019, v. único, p. 328-339.
-
BEDIM, Juçara Gonçalves Lima ; PINHO, L. G. ; MARTINEZ, Silvia Alicia . Reflexões e práticas pedagógicas para o trabalho voltado à história e cultura afro-brasileira e indígena na escola: experiências de um curso de formação docente.. In: Robert Daibert Júnior. (Org.). Religiões e religiosidade afro-brasileiras: identidades e tradições.. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2018, v. 1, p. 171-200.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . "História do Ensino Religioso". In: PINHO, Leandro Garcia; FARIAS, Francisco Ramos de.. (Org.). Educação Memória História. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2017, v. , p. 29-44.
-
SOUZA, C. M. ; PINHO, L. G. . Política educacional e PROEJA: um balanço das produções acadêmicas entre os anos de 2009 e 2013. In: Ana de Almeida Ribeiro. (Org.). Estudos e práticas em EJA: ampliando olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Caetés, 2016, v. , p. 303-314.
-
NASCIMENTO, G. ; PINHO, L. G. ; SAGIO, L. C. . ?Considerações acerca dos Saberes e fazeres tradicionais das comunidades pesqueiras litorâneas do Norte Fluminense e Região dos Lagos a partir do Projeto PESCARTE?. In: Geraldo Marcio Timóteo. (Org.). Educação ambiental com participação popular : avançando na gestão democrática do ambiente. 1ed.Campos dos Goytacazes: FUNDENOR, 2016, v. 1, p. 75-87.
-
MARTINEZ, Silvia Alicia ; PINHO, L. G. . A História da Educação na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF): ensino, pesquisa e extensão.. In: GONDRA,J; SILVA, M.L.; MENEZES, R. C. D. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro: Instituições, saberes e sujeitos. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014, v. único, p. 133-158.
-
PINHO, L. G. ; ALVES, T. C. B. . Práticas pedagógicas, pesquisa e currículo no Ensino de História. In: ARRUDA, S.; NASCIMENTO, G.. (Org.). Formação de professores: história, experiências e proposições.. 1ªed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013, v. único, p. 31-50.
-
PINHO, L. G. . O AntheChristo em algumas missivas de Antônio Vieira. In: DAIBERT JÚNIOR, Robert; SIMÕES, Bárbara. (Org.). Escrituras de Deus e do Diabo: ensaio de religião, história e literatura. 1ed.Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012, v. , p. 73-92.
-
PINHO, L. G. . Introdução. In: Diversos autores. (Org.). Fazendas Históricas de Itaperuna. Itaperuna: Damadá Artes Gráficas, 2004, v. , p. -.
-
PINHO, L. G. . Alunos do Curso de História escrevem a História da Itaperuna. Informativo da Fundação São José, Itaperuna, p. 01 - 01, 01 out. 2007.
-
RANGEL, E. M. ; PINHO, L. G. . GÊNERO E SEGURIDADE SOCIAL: O ACESSO DAS MULHERES NA ATIVIDADE PESQUEIRA ARESANAL AOS DIREITOS SOCIAIS.. In: 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021, Niterói. Anais do 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021.
-
ARAUJO, M. J. B. ; PINHO, L. G. . UMA ANÁLISE DA CORTINA DE FUMAÇA EM TORNO DA LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINA A PESCA ARTESANAL E SEUS REFLEXOS. In: 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021, Niterói. Anais do 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021.
-
MOREIRA, E. ; PINHO, L. G. . CARACTERIZANDO A ATIVIDADE PESQUEIRA NA COMUNIDADE DE GARGAÚ EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DO QUESTIONÁRIO PEA PESCARTE. In: 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021, Niterói. Anais do 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021.
-
DANGELIS, I. A. B. ; PINHO, L. G. . [IN]AÇÃO DE ESTADO E COGESTÃO: UM OLHAR SOBRE ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS ÀS COMUNIDADES PESQUEIRAS. In: 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021, Niterói. Anais do 10 CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2021.
-
PINHO, L. G. ; VARGAS, Evandro Francisco Marques . A folia pedagógica no Ensino Religioso: analise das representações sociais na fala dos docentes. In: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2015, Niterói. Anais Eletrônico XI Encontro Regional Sudeste de História Oral "Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas". Niterói, 2015. v. Único.
-
ARAUJO, F. V. ; PINHO, L. G. . Política social e ensino: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático e a Educação em Direitos Humanos. In: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e 1 Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1 Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015. p. 1931-1941.
-
CORDEIRO, K. M. S. ; PINHO, L. G. . O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, SEUS TEXTOS E ESTUDOS LINGUÍSTICOS: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOL. XIX, N 03 ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2015. p. 89-98.
-
ARAUJO, F. V. ; PINHO, L. G. . Políticas públicas e ensino: trajetórias do Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. In: 2° Encontro Internacional de Política Social e 9° Encontro Nacional de Política Social, 2014, Vitória. Anais do 2° Encontro Internacional de Política Social e 9° Encontro Nacional de Política Social, 2014.
-
CORDEIRO, K. M. S. ; PINHO, L. G. . POLÍTICA EDUCACIONAL, LIVRO DIDÁTICO E ESCOLA NOVA: algumas perspectivas para a discussão das contribuições dos pioneiros da educação nova para o desenvolvimento da política educacional voltada ao livro didático.. In: 2° Encontro Internacional de Política Social e 9 Encontro Nacional de Política Social, 2014, Vitória. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Políticas Sociais., 2014.
-
PINHO, L. G. . Percebendo a história da educação no Brasil: representações e narrativas sobre a educação jesuítica. In: VI Seminário Internacional As rede educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias. rio de janeiro: eduerj, 2011.
-
PINHO, L. G. . África e América: olhares jesuíticos sobre a natureza das colônias lusitanas. In: III Congresso Nacional de História da Historiografia, 2009, Mariana-MG. 3 seminário nacional de história da historiografia: aprender com a História?. Mariana: editora da ufop, 2009. v. único.
-
PINHO, L. G. . Construindo a história local: uma análise dos discursos e registros escritos sobre o passado da região Noroeste Fluminense no século XX. In: 2o. Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 2o. Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Mariana: UFOP, 2008. v. único.
-
PINHO, L. G. . Visões historiográficas sobre o pensamento jesuítico: a produção textual da Companhia de Jesus no Brasil Colônia e algumas de suas interpretações. In: Seminário Nacional de História da Historiografia, 2007, Mariana. Anais do Seminário Nacional de História da Historiografia:. Ouro Preto-MG: Edufop, 2007.
-
PINHO, L. G. . A História no ensino fundamental: entendendo os fios que constroem a formação/ identidade do professor da rede pública e privada do município de Itaperuna ? RJ. In: III Reginal de História da ANPUH-ES, 2002, Vitória. Resumo Eletrônico dos Anais do III Reginal de História da ANPUH-ES, 2002.
-
PINHO, L. G. ; FIUZA, I. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ATUAIS: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: VII Colóquio Internacional Brasil - Colômbia, 2018, Niterói RJ. Anais do VII Colóquio Internacional Brasil - Colômbia, 2018. p. 435-439.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . Ensino religioso confessional no Rio de Janeiro incompatibilidade entre a lei 3.459/00 e a realidade na administração escolar. In: XIII Encontro de História Oral: história oral, práticas educacionais e interdisciplinares, 2016, Porto Alegre - RS. Anais do XIII Encontro de História Oral, 2016. v. único.
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . 'Las políticas educativas para la educación religiosa: un análisis entre la regulación y la aplicación de la asignatura en Río de Janeiro'. In: Jornadas 2015 (VI Jornadas de Investigación y V Jornadas de Extensión y IV Encuentro de Egresados y Maestrandos', 2015, Montevidéo. Resúmenes de ponencias, 2015. v. Único. p. 75-75.
-
SOUZA, C. M. ; PINHO, L. G. . ' Política Educacional e PROEJA: um balanço das produções acadêmicas entre os anos de 2009 até 2013'. In: 2 Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio - SEEJA, 2014, Rio de Janeiro. Listagem de resumos, 2014. v. único. p. 147-147.
-
CARVALHO, A. L. H. ; PINHO, L. G. . O Direito social à segurança no ambiente escolar. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação, 2012, São Paulo. Caderno de Programação, 2012. v. único. p. p.72-p.72.
-
PINHO, L. G. . Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inacianos em meio ao Novo Mundo. In: 54 ICA - International Congress of Americanists, 2012, Viena - Áustria. Building Dialogues in the Amercias; Construindo diálogos nas Américas. Viena: Universität Wien, 2012. v. único. p. p.128.
-
PINHO, L. G. . Jesuítas e Modernidade no Brasil. In: VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF-MG, 1998, Juiz de Fora - MG. Livro de Resumos do VI Seminário de Iniciação Científica da UFJF-MG. Juiz de Fora - MG: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1998. p. 176-176.
-
PINHO, L. G. . Uma reavaliação da historiografia sobre os processos de independência e constituição dos Estados Nacionais na América. In: V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFJF, 1997, Juiz de Fora - MG. Livro de Resumos do V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFJF. Juiz de Fora - MG: Editora da UFJF, 1997.
-
PINHO, L. G. . 'Abordagens e desafios ao trabalho docente voltado à diversidade cultural'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . 'A (in)definição da laicização na política pública educacional da legislação estadual para o ensino religioso no Rio de Janeiro 25 anos após a Constituição de 1988'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, C. M. ; PINHO, L. G. . 'Uma arena de tensões: da EJA ao PROEJA'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VARGAS, Evandro Francisco Marques ; PINHO, L. G. . Política pública educacional e ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro: trajetória legal e panorama atual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ATHAYDE, S. M. ; CEZAR, L. S. ; PINHO, L. G. . 'Visitando a comunidade quilombola de Monte Alegre: turismo étnico, cultural e ambiental'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Conhecimento científico, escola e valores - algumas reflexões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . História da África na História do Brasil: perspectivas para o ensino na atualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. ; ALVES, T. C. B. . Ensino de introdução aos estudos históricos e teoria da história: discutindo a formação teórico-metodológica do professor de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . África e América: olhares jesuíticos sobre a natureza das colônias lusitanas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Historiografia africana em Língua Portuguesa: revendo o conhecimento histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . Construindo a História Local. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Historiografia jesuítica no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . Visões historiográficas sobre o pensamento jesuítico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . (Re)pensando a história cultural: conceitos e abordagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . História da África em perspectiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . História e religião: aproximações possíveis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . Jesuítas e modernidade: nuances político-religiosas luso-brasileiras no século XVI e XVII. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Pluralidade Cultural: um olhar sobre Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . A História no Ensino Fundamental: entendendo os fios que constroem a formação/identidade do professor da rede Públida e Privada do Município de Itaperuna-RJ. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Messianismo e profetismo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. ; Beatriz Helena Domingues . Jesuítas e modernidade no Brasil: a conciliação da Ciência e a Filosofia modernas com a tradição tomista nos escritos jesuítas no Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PINHO, L. G. . Padre Antonio Vieira e sua História do Futuro: nuances da modernidade-medieval na Ibero-América. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, L. G. . Uma reavaliação da historiografia sobre os processos de independência e constituição dos Estados Nacionais na América. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PINHO, L. G. . Revisor de Trabalhos Científicos no GT11-Educação, História e Memória do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2013.
MARTINEZ, Silvia Alicia ; PINHO, L. G. . Participação na Comissão de Elaboração do APCN para o Curso de Doutorado em Políticas Sociais. 2014.
MARTINEZ, Silvia Alicia ; PINHO, L. G. . Proposta de Curso de Doutorado em Políticas Sociais da UENF apresentada à Divisão de Avaliação (DAV) da CAPES. 2014. (Comissão de elaboração de APCN).
PINHO, L. G. . Relatório Final do Projeto de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro - Edital FAPERJ 2012. 2013. (Relatório de pesquisa).
PINHO, L. G. . Relatório Final de Projeto de Pesquisa APQ1 - FAPERJ. 2012. (Relatório de pesquisa).
PINHO, L. G. ; BEDIM, Juçara Gonçalves Lima . Revista Transformar. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista Científica).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Educação, Direitos Humanos e Escola, Descrição: O presente projeto tem o objetivo de servir de parâmetro orientador das atividades de pesquisa de natureza interdisciplinar nos campos da Educação, envolvendo temáticas de Direitos Humanos, além de questões diversas relacionadas à escola e seu cotidiano como ambiente formal de educação e formação para a cidadania. O objetivo é que o eixo temático da pesquisa permita a investigação de questões históricas, políticas, teóricas, normativas, documentais, filosóficas, empíricas e percepções diversas relacionadas direta ou perifericamente à educação, aos direitos humanos e à escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Fabrícia Veira de Araújo - Integrante / Victor Martins Ramos Rodrigues - Integrante.
-
2019 - Atual
"Memórias, Devoções e Sobrevivência na vida Pesqueira: histórias, hábitos e trabalho em comunidades do Norte Fluminense""Memórias, Devoções e Sobrevivência na vida Pesqueira: histórias, hábitos e trabalho em comunidades do Norte Fluminense", Descrição: Esta proposta de pesquisa se insere na Terceira Fase do Projeto de Educação Ambiental Pescarte (PEA Pescarte), sob a coordenação geral do Prof. Dr. Geraldo Mácio Timóteo e desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ). A realização do Projeto Pescarte é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. Esta é uma das Linhas de Pesquisa deste PEA e tem por objetivos: coletar, organizar e analisar dados qualitativos advindos de sujeitos das comunidades pesqueiras dos municípios litorâneos do Norte Fluminense acerca de suas memórias, suas devoções e seus modos de vida; analisar dados quantitativos vindos dos dados coletados do Questionário Pescarte; acompanhar ações de educação ambiental crítica desenvolvidas pelo PEA Pescarte; discutir políticas públicas voltadas às comunidades piscatórias abarcadas pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito deste PEA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Luciana Ramos Marcelino - Integrante / Geraldo Márcio Timóteo - Integrante / Victor Martins Ramos Rodrigues - Integrante / Etuany Martins Rangel - Integrante / Eduardo Moreira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza Poubel - Integrante / Natalia Lima Netto - Integrante / Milton Junior Barros Araujo - Integrante / Igor Alex Binder dAngelis - Integrante.
-
2017 - 2019
"PESCARTE: Cultura material e imaterial dos pescadores artesanais", Descrição: A proposta se insere no Projeto PESCARTE-UENF (2 Ciclo) e tem por objetivo o mapeamento de práticas culturais materiais e imateriais dos pescadores artesanais dos municípios da região Norte e dos Lados do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Giovane do Nascimento - Integrante / Lílian Cesar Ságio - Integrante / Geraldo Márcio Timóteo - Integrante.
-
2016 - 2018
"Política educacional, escola e religião: aspectos comparativos entre o Ensino Religioso no Brasil e a Educação Moral e Religiosa em Portugal", Descrição: Com uma leitura comparativa, a proposta é reunir discussões bibliográficas, trajetórias históricas, regulamentações e práticas acerca da presença curricular do ensino religioso no ambiente escolar. Para tal, no presente momento, o trabalho se debruça sobre aspectos comparativos entre o Ensino Religioso no Brasil e a Educação Moral e Religiosa em Portugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - 2017
"CULTURA NA ESCOLA É ESCOLA COM CULTURA: formação continuada de professores, patrimônio cultural e história - práticas interdisciplinares no Município de São Francisco de Itabapoana-RJ", Descrição: O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de uma sala de cultura, o ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, voltando-se, para tal, ao campo da formação continuada de professores do Ensino Fundamental. Espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de São Francisco de Itabapoana, considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Sob esta perspectiva, o projeto pretende contribuir com a formação continuada de professores, que, atuando junto ao projeto, serão oportunizados na atualização de propostas, conhecimentos e práticas pedagógicas voltadas aos temas da história e cultura afro-brasileira e indígena no Norte Fluminense, bem como à discussão da cultura local do município de São Francisco de Itabapoana. O público alvo são professores, gestores, alunos e comunidade da Escola Municipal João Batista de Almeida, que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Gerson Tavares do Carmo - Integrante / Gerciele da Silva Viana - Integrante / Patrícia Macedo Rodrigues Souza - Integrante / Vanilce Gomes da Silva - Integrante / Luciana Ramos Marcelino - Integrante / Ivan Alves da Silva - Integrante.
-
2012 - 2013
AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL SIGNIFICATIVO NAS RAÍZES DA FORMAÇÃO, DOS COSTUMES E TRADIÇÕES ÉTNICAS NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ, Descrição: O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de um Laboratório piloto de pesquisa, ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, no campo da formação continuada de professores e do Patrimônio Cultural. Neste aspecto, espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de Itaperuna (especificamente representada por uma escola de Ensino Fundamental), considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Para tal, o projeto pretende contribuir com a pesquisa sobre o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no Noroeste Fluminense, tendo como público alvo professores, coordenadores, alunos e comunidade de uma escola que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto. Esta escola-polo, de onde partirão as ações de ensino, pesquisa e extensão será a Escola Municipal Águas Claras, que conta com Ensino Fundamental completo e localiza-se em comunidade do Bairro Presidente Costa e Silva no Município de Itaperuna-RJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Juçara Gonçalves Lima Bedim - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante / Eduardo Quintana - Integrante / EUNICE DE CASTRO E SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
-
2012 - 2012
"Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inacianos em meio ao Novo Mundo", Descrição: Comunicação apresentada no 54 CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS "CONSTRUINDO DIÁLOGOS NAS AMÉRICAS" VIENA, ÁUSTRIA, JULHO 15-20, 2012 Dentro do SIMPÓSIO 6 ? HISTÓRIA TEMÁTICA 1051 - Saberes y conocimiento entre Europa y América. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2011 - 2014
Recuperação, estudo e divulgação do patrimônio material e intangível da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980), Descrição: Dando continuidade a exaustivo trabalho de catalogação e digitalização de fontes relativas ao Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, e a pesquisa inter-institucional, já concluída, que abordou parte da cultura escolar desse centenário educandário, este estudo pretende recuperar, estudar e divulgar o patrimônio material e intangível da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (LHC), situado no norte fluminense, nos primeiros 100 anos de funcionamento (1880-1980). A pesquisa se insere no bojo dos estudos históricos sobre a escola, que partem do pressuposto da existência de uma cultura escolar própria, produzida e produtora da sociedade na qual está inserida e que implica a análise de agentes, discursos, linguagens, formas de organização, materiais didáticos, manuais e práticas como seus elementos constitutivos privilegiados. Para além da compreensão da especificidade escolar de uma instituição que se tornaria paradigmática na região norte-fluminense, com este estudo pretende-se avançar na compreensão da história da escola do Estado do Rio de Janeiro e do ensino secundário no Brasil, este último muitas vezes aprisionado na análise do Colégio Pedro II, pelo caráter modelar que lhe foi destinado. Ainda, aspira-se realizar um trabalho de resgate histórico do patrimônio material e intangível da cultura escolar do LHC que leve a aprofundar e gerar conhecimentos; provocar o envolvimento da comunidade num trabalho inter-geracional de resgate da memória do LHC envolvendo (ex) alunos e (ex)professores da escola, assim como alunos de graduação e pós-graduação; e por último, criar uma oficina de conservação da cultura escolar, que tem a organização e preservação de arquivos escolares como principal objetivo, para ser oferecida a estudantes do magistério. Em síntese, pretende-se compreender e divulgar a relação da sociedade com a escolarização de outrora desde um olhar regional, podendo contribuir com novos subsídios para os desafios do ensino médio atual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Coordenador / Maria Amelia de Almeida Pinto Boynard - Integrante / Jussara Scafura Mesquita - Integrante / Fernanda Agum - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
MONTAGEM DO NÚCLEO DE REFERÊNCIA PARA ESTUDOS DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSES, Descrição: Montagem do Centro de Referência para estudos da cultura e história Afro-brasileira e Indígena do Brasil e do Noroeste Fluminense. A partir da perspectiva das políticas sociais que envolvem políticas afirmativas, o presente Núcleo se organizou sob o título de NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e conta com a coordenação de professores dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho e prof. Dr. Lilian Sagio Cezar), bem como do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Maria Clareth Gonçalves Reis), da UENF. Possui reuniões do grupo de pesquisa periódicas, bem como extraordinárias, que acontecem no prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem) da UENF, contando hoje com a participação de diferentes representantes dentro do âmbito acadêmico da Universidade bem como de participantes de diversas instituições/entidades/movimentos sociais da região Norte e Noroeste Fluminenses. Atualmente, o NEABI, que encontra-se em pleno funcionamento, é coordenado pela prof. Dra. Maria Clareth Reis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Evandro Francisco Marques Vargas - Integrante / Viviane Barboza dos Santos - Integrante / Deisimara Barreto Peixoto - Integrante / Carolina da Silva de Souza Sobrinho - Integrante / Tatiane Almeida de Souza - Integrante / Vanessa de Castro Bersot Pereira - Integrante / Emerson SaintClair - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2010
Ensino de Introdução aos Estudos Históricos e Teoria da História: discutindo a formação teórica do licenciado em História, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Taís de Cassia Badaró Alves - Integrante.
-
2009 - 2009
África e América: olhares jesuíticos sobre a natureza das colônias lusitanas, Descrição: Projeto desenvolvido no Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação São José de Itaperuna com o objetivo de discutir a produção letrada jesuítica em contato com as terras da África e da América no alvorecer da Idade Moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário São José de Itaperuna - Remuneração.
-
2009 - Atual
Centro de Pesquisas para Formação de Professores do Norte Fluminense, Descrição: O projeto, iniciado em 2009, então sob a coordenação da profª Drª Silvia Alicia Martinez, tem por objetivo atualmente subsidiar discussões sobre a melhoria da produção científica de excelência das áreas da Educação (especialmente em seus fundamentos históricos, políticos e culturais) e da Formação de Professores dentro do âmbito da UENF. Para tal, a meta é dar continuidade a atividades acadêmico-culturais já desenvolvidas por esta proposta anteriormente, intensificando-as, e que se calcam, primordialmente, nos seguintes aspectos: oferta de subsídios em torno de temas educacionais relevantes para a realidade regional do Norte e Noroeste Fluminenses; assessoramento em políticas públicas de formação inicial e continuada de professores; e divulgação dos resultados das pesquisas por meio de participação dos resultados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. No bojo dessa pesquisa foram publicados variados trabalhos, dentre os quais o livro organizado por professoras vinculadas ao projeto: Azevedo; Peixoto; Andrade (orgs). Formação de professores: percursos investigativos no cotidiano escolar. Também, vinculado a este projeto, destaca-se o Projeto de Formação Continuada de Professores (UENF-CAPES), (MARTINEZ, S.A. Coord.), do qual participam professores da UENF, com previsão de variados produtos (livros, livretos e DVD), no ano de 2014. A partir de junho de 2014, o projeto conta com a coordenação do prof. Dr. Leandro Garcia Pinho (lLEEL-CCH-UENF).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador / Giovane do Nascimento - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Maria Clareth Gonçalves Reis - Integrante / Lilian Sago Cezar - Integrante / Renata Maldonado da Silva - Integrante.
-
2008 - 2009
Construindo a história local: uma análise dos discursos e registros escritos sobre o passado da região Noroeste Fluminense no século XX, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional e Cultural São José - Remuneração.
-
2005 - 2007
História, Antropologia e Cotidiano: o apogeu e a crise cafeicultora no Noroeste Fluminense sob a perspectiva dos escritos jornalísticos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador.
-
2004 - 2004
A Matriz, o Cristo e a Câmara: marcos da história patrimonial do município de Itaperuna-RJ, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Não informado.
-
2003 - 2003
História e Antropologia: o discurso e o papel dos jesuítas no Brasil Colonial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Não informado.
-
2002 - 2002
A História no Ensino Fundamental no município de Itaperuna-RJ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro Garcia Pinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação São José - Faculdades Integradas Padre Humberto - Remuneração.
Prêmios
2009
Homenagem em reconhecimento pelo relevante trabalho em prol da educação no município de Itaperuna, Rotary Club de Itaperuna.
2008
Participação em Banca de Qualificação de Mestrado em História, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem. , Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, 28013600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (022) 27397039, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL) e do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS) do Centro de Ciências do Homem (CCH).
2011 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Coordenador de disciplina - Fundamentos da Educação III
2011 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do PPGPS-CCH-UENF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2015
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do LEEL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2015
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR - UENF, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2012
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem.
2009 - 2011
Instituto Superior de Educação de ItaperunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pedagogia
2008 - 2011
Instituto Superior de Educação de ItaperunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pós-Graduação
2005 - 2011
Instituto Superior de Educação de ItaperunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
2005, 2006 e 2007: Professor das Disciplinas de Metodologia Científica, Pesquisa em Educação e Metodologia do Ensino de História e Geografia
2007 a 2008: Coordenador do Estágio Supervisionado
2008 aos dias atuais: Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento e Coordenador do Curso de Pedagogia
2005 - 2011
Instituto Superior de Educação de ItaperunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador
2005 - 2008
Instituto Superior de Educação de ItaperunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior
Atividades
-
08/2005 - 12/2008
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Metodologia do Ensino de História e de Geografia, Pesquisa em Educação
2007 - 2011
Centro Universitário São José de ItaperunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas Antropologia, Sociologia, História Social do Trabalho, História Social da Criança e Prática de Pesquisa em Psicologia
2004 - 2011
Centro Universitário São José de ItaperunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina Antropologia Cultural
2003 - 2011
Centro Universitário São José de ItaperunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor do Curso de História, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos, História do Brasil Colonial, Prática de Ensino em História, História da Arte.
2009 - 2010
Centro Universitário São José de ItaperunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Reitor Acadêmico e Professor-pesquisador, Carga horária: 20
2003 - 2008
Centro Universitário São José de ItaperunaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação
Atividades
-
05/2005 - 02/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa em Psicologia, Antropologia Cultural, História Social da Criança, História Social do Trabalho, Sociologia
-
03/2003 - 02/2011
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
02/2003 - 02/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, História da América, História do Brasil, Introdução aos Estudos Históricos, Prática de Ensino
-
02/2009 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Política Brasileira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/2007 - 12/2008
Ensino, História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, História do Brasil Colonial
-
02/2003 - 12/2008
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação do Trabalho Monográfico, Pesquisa em Educação, Metodolgoia Científica
2004 - 2009
Faculdades Integradas Padre HumbertoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 4
2003 - 2009
Faculdades Integradas Padre HumbertoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e professor no Curso de História, Carga horária: 20
2003 - 2009
Faculdades Integradas Padre HumbertoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor das FIPH, Carga horária: 20
2002 - 2009
Faculdades Integradas Padre HumbertoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Centro de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor-Pesquisador tendo responsável pelos seguintes projetos de pesquisa (e contando para isso com o auxílio de 2 alunos-bolsistas anuais):
1)?A História no Ensino Fundamental no município de Itaperuna?, desenvolvido no período de fevereiro a dezembro de 2002.
2)?História e Antropologia: o discurso e o papel dos jesuítas no Brasil Colonial?, desenvovildo no período de fevereiro a dezembro de 2003.
3)?A Matriz, o Cristo e a Câmara: marcos da história patrimonial do município de Itaperuna-RJ?, desenvolvido no período de fevereiro a dezembro de 2004.
4)?História, Antropologia e Cotidiano: o apogeu e a crise cafeicultora no Noroeste Fluminense sob a perspectiva dos escritos jesuíticos?, desenvolvido no período de fevereiro de 2005 a dezembro de 2006.
5)?Construindo a história local: uma análise dos discursos e registros escritos sobre o passado da região Noroeste Fluminense no século XX?, desenvolvido no período de fevereiro de 2007 a dezembro de 2008.
6)?África e América: aproximações e distanciamentos?, desenvolvido no período de fevereiro de 2009 até a presente data.
Atividades
-
02/2004 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
09/2003 - 05/2009
Direção e administração, Faculdades Integradas Padre Humberto.,Cargo ou função, Vice-diretor.
-
03/2003 - 05/2009
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América, História do Brasil, Introdução aos Estudos Históricos, Prática de Ensino de História, Tópicos Especiais em História da África
-
02/2002 - 05/2009
Pesquisa e desenvolvimento, CenPE - Centro de Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2003 - 2008
Faculdade RedentorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior e Pós-Graduação, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2002 - 12/2008
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Formação Sócio-histórica do Brasil, Teoria Política
-
02/2003 - 12/2004
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
02/2003 - 12/2004
Ensino, Docência Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2003 - 12/2004
Ensino, Terapia Familiar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagem Teórica da Família
2002 - 2004
Instituto Superior de Educação de Itaperuna - RJVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Normal Superior, Carga horária: 12
Atividades
-
03/2005 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Orientação de Pesquisas.,Cargo ou função, Professor-orientador.
-
02/2002 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Orientação de Pesquisas.,Linhas de pesquisa
-
01/2002 - 03/2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação, Metodologia da Pesquisa, Métodos e Técnicas do Ensino de Estudos Sociais - História e Geografia
2000 - 2003
Faculdade de Filosofia de ItaperunaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2000 - 09/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira
-
02/2000 - 09/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Sociologia
-
02/2000 - 09/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Sociologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leandro Garcia Pinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?