Maria Luiza Carvalho de Lima
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2003) e Pós doutorado na Universidade de Québec em Montreal, Canadá. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e coordena o Laboratório de Estudos em Violência e Saúde. Professora adjunto nível III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violência interpessoal com ênfase nos homicídios e violência contra criança e adolescente, estudo da mortalidade por causas externas e acidentes de trânsito.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
1999 - 2003
Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ/RJ
Título: A Trajetória dos homicídios no Estado de Pernambuco: uma abordagem epidemiológica nas duas últimas décadas do século XX
Edinilsa Ramos de Souza. Palavras-chave: violência; homicídios; análise espaço-temporal; indicador de autocorrelação espacial local - LISA.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Mestrado em Saúde Coletiva
1991 - 1995
Instituto de Saúde Coletiva - UFBA
Título: VIOLÊNCIA E MORTE: diferenciais da mortalidade por causas externas na cidade do Recife,1991,Ano de Obtenção: 1997
Jairnilson Silva Paim.Palavras-chave: violencia; mortalidade por causas externas; distribuição espacial.
Especialização em Residência Médica Em Pediatria
1977 - 1979
Instituto Nacional de Previdência Social
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Previdência Social, INAMPS, Brasil.
Pós-doutorado
2009 - 2009
Pós-Doutorado. , Universidade de Quebec em Montreal, UQAM, Canadá. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2011 - 2011
Curso de Revisão Sistemática e Metanálise. (Carga horária: 44h). , Instituição de Avaliação de Tecnologia em Saúde - Recife/PE, IATS, Brasil.
2008 - 2008
Determinantes Sociais na Saúde. (Carga horária: 34h). , Istituto de Saúde Coletiva - UFBA, ISC - UFBA, Brasil.
1999 - 1999
EPI INFO E USO DA INTERNET. (Carga horária: 30h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1989 - 1989
Epidemiologia da Terceira Idade. , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE, FIOCRUZPE, Brasil.
1988 - 1988
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. (Carga horária: 36h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
1988 - 1988
Planej em Saúde e Gerenc de Prog em Doenças Crônic. , Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ/RJ, ENSP FIOCRUZ/RJ, Brasil.
1986 - 1986
Curso de Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Saúde-Prefeitura do Recife, SS-RECIFE, Brasil.
1984 - 1984
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 72h). , Fundação de Saúde Amaury de Medeiros - PE, FSAM/PE, Brasil.
1977 - 1979
Residência na Clínica de Pediatria. (Carga horária: 2000h). , Hospital Barão de Lucena - MPAS/INAMPS PE, HBL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia da Violênicia e Saúde e dos Acidentes de Trânsito.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Avaliação de Política e Programas na Área de Violência e Acidentes de Trânsito.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Violência e Saúde.
Organização de eventos
LIMA, M. L. C. . II Encontro Interdisciplinar de Violência e Saúde. 2012. (Outro).
LIMA, M. L. C. . IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
LIMA, M. L. C. . IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2009. (Congresso).
LIMA, M. L. C. . I ENCONTRO INTEDISCIPLINAR EM ACIDENTES E VIOLÊNCIA: OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICO. 2008. (Outro).
LIMA, M. L. C. . Perfil de mortalidade por causas violentas. 2004. (Congresso).
LIMA, M. L. C. . VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA - COODENADORA DE SESSÃO DE APRESENTÃÇÃO DE TEMA LIVRE. 2004. (Congresso).
LIMA, M. L. C. . VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. CASOS DE ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE NOTIFICADOS EM PERNAMBUCO, NO ANO DE 2011. 2012. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Cronicidade da Violência no Namoro de Adolescentes do Recife, Brasil. 2012. (Congresso).
10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ANOS POTENCIAIS DE VIDA PERDIDOS PELOS ACIDENTES DE MOTO EM PERNAMBUCO. 2012. (Congresso).
13th World Congress on Public Health. 13th World Congress on Public Health. 2012. (Congresso).
II Encontro Interdisciplinar de Violência e Saúde.Violência e Saúde. 2012. (Encontro).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE. 2010. (Congresso).
2ª Semana Interdisciplinar em Saúde.Acidentes e Violência na Atualidade. 2009. (Outra).
III Seminário Avançado de Pesquisa em Saúde Materno Infantil.Desenhos de estudo e Violência e Reflexão sobre o Projeto Fatores de Risco para Homicídios de Mulheres. 2009. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
I Encontro Interdisciplinar em Acidentes e Violências: olhares sobre a produção científica.LINHAS DE PESQUISA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM VIOLÊNCIA E SAÚDE - LEVES. 2008. (Encontro).
XVIII CONGRESSO MUNDIAL DE EPIDEMIOLOGIA E VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. TENDÊNCIA DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CIDADE DO RECIFE-1996 A 2005. 2008. (Congresso).
Seminário Internacional:perspectivas de enfrentametno dos impactos da violência sobre a saúde pública. 2007. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. CARACTERIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE PARA ATENDER AOS AGRAVOS PROVOCADOS POR ACIDENTES E VIOLÊNCIAS EM CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. INFORMAR PARA PROTEGER: A NOTIFICAÇÃO DE MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMILIA (USF), RECIFE, 2005. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública.. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA: um olhar sobre as crianças atendidas na emergência do Hospital da Restauração, Recife, 2005. 2006. (Congresso).
Tópicos avançados em Saúde Pública. 2005. (Seminário).
Perfil de Mortalidade por Causas Violentas. 2004. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Panorama da Mortalidade por Homicídios. 2004. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Adolescentes Violentados: Busca Ativa de Casos no Prosad/CISAM-PE.. 2004. (Congresso).
VII WORKSHOP INTERNACIONA DE HEPATITES VIRAIS DE PERNAMBUCO. 2003. (Outra).
V congresso brasileiro de epidemiologia. Evolução dos homicídios em Pernambuco: análise por área geográfica, de 1980 a 1998. 2002. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Validação das causas básicas nos óbitos por causas externas de menores de 20 anos residentes no Recife em 1995. 2000. (Congresso).
VIII Congresso LatinoAmericano de Medicina Social. Mortalidade por causas externas em crianças e adolescentes residentes em Recife. 2000. (Congresso).
VI jornada científica de Pós-Graduação.Homicídios no estado de Pernambuco: uma análise espaço-temporal, no período de 1981 a 1999. 2000. (Outra).
V WORKSHOP EM HEPATITES VIRAIS DE PERNAMBUCO. 2000. (Outra).
IV WORKSHOP EM HEPATITES VIRAIS DE PERNAMBUCO.Estado Atual. 1999. (Outra).
Oficina de Trabalho: Propostas de implantação de um Sistema de Informações Geográficas para Apoio ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde/ Programa de Saúde da Família. 1999. (Oficina).
V jornada científica de Pós-Graduação.Prevalência de Hepatites B e C: identificação de grupos de risco. 1999. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O uso de técnicas simplificadas na construção de indicador de carência social e sua relação com a ocorrência da tuberculose em Olinda-PE. 1998. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O uso das técnicas de componentes principais e cluster na identificação de populações de risco: o caso da hanseníase em Olinda-PE. 1998. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Estudo epidemiológico da demanda atendida pelo serviço do SOS-Recife e proposta de vigilância epidemiológica a partir do perfil de morbidade encontrada no período de janeiro a dezembro de 1997. 1998. (Congresso).
IX Congresso da Associação Brasileira de Hansenologia e IV Congresso do Colégio de Hansenologia dos Países Endêmicos. Vigilância de doenças endêmicas em áreas urbanas. 1997. (Congresso).
SEMINÁRIO E OFICINA DE TRABALHO SOBRE "GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE". 1997. (Simpósio).
XI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ENFERMEDADES DE TRANSMISIÓN SEXUAL Y LA V CONFERENCIA PANAMERICANA DE SIDA. 1997. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A CATEGORIA ESPAÇO E PROCESSO SAÚDE DOENÇA: ALGUNS ASPECTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS. 1994. (Congresso).
XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA ESQUITOSSOMOSE NO ESTADO DE PERNAMBUCO. 1994. (Congresso).
CURSO: RACIONALIDADES MÉDICAS E TERAPIAS ALTERNATIVAS REALIZADO NO I ENCONTRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE. 1993. (Outra).
I ENCONTRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE. 1993. (Encontro).
II Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Diferenciais de sexo/Gênero em serviços de emergência no Rio de Janeiro: as causas externas. 1992. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1990. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO RECIFE: CAMARINS AO PROSÊNCIO. 1990. (Congresso).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA / CURSO PRÉ-CONGRESSO: EPIDEMIOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE-DIAGNÓSTICO. 1990. (Outra).
OFICINA DE TRABALHO: ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA - NO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. 1990. (Oficina).
I Encontro Internacional de Grupo de Trabalho Sobre Violência e Saúde na Améria Latina. 1989. (Encontro).
SEMINÁRIO ¨SAÚDE NO MUNICÍPIO - LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. 1989. (Seminário).
VI ENCONTRO MUNICIPAL DO SETOR DE SAÚDE E V ENCONTRO NACIONAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE. 1988. (Encontro).
VI Encontro Municipal do Setor Saúde e V Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde.PLANEJAMENTO DESCENTRALIZADO - PROPOSTA DE SUPERVISÃO DA PCR. 1988. (Encontro).
ENCONTRO DA SOCIEDADE DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DE PERNAMBUCO.REFORMA SANITÁRIA. 1987. (Encontro).
I ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE. 1986. (Encontro).
VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE. 1986. (Outra).
II SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE INCFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS E SOBREVIVÊNCIA INFANTIL. 1984. (Seminário).
SEMINÁRIO SOBRE PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DE SAÚDE. 1983. (Seminário).
II SIMPÓSIO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-PREVIDENCIÁRIA - II SINAMP. 1981. (Simpósio).
Participação em bancas
GOMES, A. P. P. F.;LIMA, M. L. C.; BRITO, A. M.. Perfil epidemiológico e análise da violência sexual, segundo gênero em pessoas que fazem uso de cack, atendidas pelo programa atitude no estado de Pernambuco.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
LIMA, M. L. L. T.SOUZA, W. V.LIMA, M. L. C.. Desenho de um sistema de informações para vigilância epidemiológica das lesões e traumas decorrentes dos acidentes de transporte terrestre. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Aggeu Magalhães/Fiocruz.
SILVA, J. L.;LIMA, M. L. C.. ENTRE AS AMARRAS DO MEDO E O DEVER SOCIOSSANITÁRIO: NOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DE REDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; FALBO NETO, G. H.; GOUVÉIA, G. C.; ARAUJO, T. V. B.; SILVA, M. R. F.. Prevalência da vitimização física e fatores associados à violência entre namorados adolescentes da cidade do Recife,2008.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
MOREIRA, R. S.; DUARTE, E. C.;LIMA, M. L. C.. Os (des)caminhos da saúde na região integrada de desenvolvimento do entorno do Distrito Federal: fluxos de assistência em saúde entre 2001 e 2005. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
MOTA, E. L. A.; COSTA, M. C. N.;LIMA, M. L. C.. MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRÂNSITO: EVOLUÇÃO EM ANOS RECENTES E DIFERENÇAS REGIONAIS NA BAHIA. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal da Bahia.
LIMA, M. L. C.BEZERRA, E. A. D.MOREIRA, R. S.; ARAUJO, T. V. B.. Perpetração da violência sexual entre namorados adolescentes em Recife - PE: Prevalência padrão de direcionalidade e fatores de risco, 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Aggeu Magalhães/Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; LIRA, J. L. C.; CESSE, E. A. P.. VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE NAMORO ENTRE ADOLESCENTES DO RECIFE: EM BUSCA DE SENTIDOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, C. M. T.; ARAUJO, T. V. B.. VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NA PRÁTICA DOS FONOAUDIÓLOGOS:MAGNITUDE E CONDUTA. 2009. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-PIPASC/UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; AQUINO, E. M. M. L. L.;BRAGA, M. C.; ALVES, S. V.. Situação de saúde e violência contra as mulheres no recife, PE. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, T. V. B.; ARAUJO, C. M. T.. Adaptação Transcultural de um Instrumento de Avaliação do Handicap Auditivo para Portadores de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional.. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; ALBUQQUERQUE, R. M.; BARRETO, T. V.. Necessidade não atendida de Contracepção entre Mulheres Grávidas. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.SOUZA, W. V.; COUTO, G. B. L.. Fatores associados à prevalência e gravidade da cárie dentária em pré-escolares residentes em áreas cobertas pelo Programa Saúde da Familia no Recife. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.. Desigualdades raciais na Mortalidade de mulheres adultas no Recife, 2001 a 2003. 2005. Dissertação (Mestrado em Metrado Profissional em Vigilância sobre Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas/UPE.
LIMA, M. L. C.; GUIMARAES, M. J. B.; ARAUJO JUNIOR, J. L. A. C.; BRANCO, M. A. F.. O Uso das Informações de Interesse Epidemiológico na Gestão de Saúde: Um Estudo de Caso em Dois Municípios Pernambucanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Aggeu Magalhães/Fiocruz.
LIMA, M. L. C.. Violência de Gênero Cometida por Parceiros Durante a Gravidez em Mulheres do Distrito Sanitário II da Cidade do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, T. V. B.;MINAYO, M. C. S.. Mortalidade por causas violentas no Município de Feira de Santana, 1999. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
FRIEDRICH, K.; SIQUEIRA, M. T.; COSTA, A. M.;LIMA, M. L. C.; SILVA, L. G.. Os efeitos neurotóxicos e o sistema regulatório: da dúvida científica à ocultação de perigo para a saúde humana no registro de ingredientes ativos de organofosforados. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
LIMA, M. L. C.; FREITAS, A. B.; OLIVEIRA, C. C.; GURGEL, I. G. D.;MOREIRA, R. S.BRAGA, M. C.. Epidemiologia dos acidentes de trânsito com foco na mortalidade por motocicletas no Estado de Permambuco: uma exacerbação da violência social.. 2012. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; SAMICO, I. C.; COSTA, A. M.; TEIXEIRA, C. F.; GURGEL, I. G. D.. implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física Pernambuco: Uma Avaliação na Perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; KOLLER, S. H.; ARAUJO, E. C.; SOUZA, A. I.; FALBO NETO, G. H.;LIMA, M. L. L. T.; SILVA, P. H. N. V.. Perdas, danos e recomeços: resiliência de garotas adolencentes em situação de rua - uma perspectiva bioecológica.. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação StrictoSensu Saúde Materno Infantil) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
BARREIRA, A. K.LIMA, M. L. C.; Tavares, M.;MOREIRA, R. S.BRAGA, C. VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA ENTRE ADOLESCENTES NAMORADOS DO RECIFE: PREVALÊNCIA, CO-OCORRÊNCIA, CRONICIDADE, FATORES ASSOCIADOS E PADRÕES DE DIRECIONALIDADE.. 2010. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
FERREIRA, D.K.S.;LIMA, M. L. C.. Condições de Saúde, de trabalho e modos de vida de policiais militares: estudo de caso na cidade do Recife-PE. 2009. Tese (Doutorado em saúde pública) - Aggeu Magalhães/Fiocruz.
CABRAL FILHO, J. E.; BRITO, M.; BRAGA, M. C.;LIMA, M. L. C.. Fatores de risco para homicidios de Mulheres em Recife/PE, 2009-2010: estudo tipo caso-controle.. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Materno Infantil) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
NASCIMENTO, C. M. B.; ALBUQUERQUER, P. C.;LIMA, M. L. C.. Acidente de transporte terrestre por motocicleta: um estudo da longitudinalidade e coordenação do cuidado às vítimas pela APS.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
XIMENES, R. A. A.SOUZA, W. V.LIMA, M. L. C.. Bullying entre Adolescentes escolares do Recife: associação entre variáveis segundo teoria bioecológica de Bronfenbrenner.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
MOTA, E. L. A.; FRANCO, A. L. E. S.;LIMA, M. L. C.. Epidemiologia dos Acidentes de Trânsito: Incidência e Deterinantes Comportamentais em um Estudo Longitudinal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.
MELO, M. M. D. C.SOUZA, W. V.LIMA, M. L. C.. Análise da Ocorrência de Cárie Dentária e do Acesso à Saúde Bucal em uma Coorte de Pré-Escolares do Recife. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
OLIVEIRA, M. T.LIMA, M. L. C.. Violência doméstica e gravidez na adolescência: avaliação da implantação do programa Educativo- vivencial na Atenção Básica de Saúde no Agreste Pernambucano. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Materno Infantil) - Instituto de Medicina Integrada Professor Fernando Figueira.
LIMA, M. L. C.. Implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física Pernambuco: Uma Avaliação na Perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.. VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA ENTRE NAMORADOS ADOLESCENTES DO RECIFE: prevalência, co-ocorrência, cronicidade, fatores associados e direcionalidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; KOLLER, S. H.; ARAUJO, E. C.; SOUZA, A. I.; FALBO NETO, G. H.;LIMA, M. L. L. T.; SILVA, P. H. N. V.. Perdas, danos e recomeços: resiliência de garotas adolencentes em situação de rua - uma perspectiva bioecológica.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira.
LIMA, M. L. C.. EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES DE TRANSPORTE COM FOCO NA MORTALIDADE POR ACIDENTES DE MOTOCICLETAS, NO ESTADO DE PERNAMBUCO: uma exacerbaçao social. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; CESSE, E. A. P.; NAHAS, M. V.; SILVA, L. G.; ACIOLI, M. D.. Condições de saúde , de trabalho e modos de vida de policiais militares: estudo de caso em uma coorte de pré-escolares do Recife - PE.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
CABRAL FILHO, J. E.; BRITO, M.; BRAGA, M. C.;LIMA, M. L. C.. Fatores de risco para homicidios de mulheres na cidade de Recife/Pernambuco 2008/2009: Estudo do tipo caso-controle.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira.
LIMA, M. L. C.. ENTRE AS AMARRAS DO MEDO E O DEVER SOCIOSSANITÁRIO: NOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DE REDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOBRAL, A. P. V.; SOUZA, E. H. A.;LIMA, M. L. C.. Tendência de mortalidade por acidentes de trânsito em Pernambuco no Período de 1996 a 2008. 2010.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, T. V. B.. Mulheres do Recife enfrentando a violência cometida pelo parceiro íntimo. 2010.
LIMA, M. L. C.; SCOTT, R. P.; ALVES, S. V.. Caracterização da Rede de Proteção social para violência nas relações amorosas entre adolescentes em uma comunidade do Recife. 2010.
B. JEAN;SOUZA, W. V.LIMA, M. L. C.; DANTAS, B. M.; CESSE, E. A. P.. HOMICÍDIOS E ACESSO AOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE EM OLINDA/PE. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
MOTA, E. L. A.; COSTA, M. C. N.;LIMA, M. L. C.. Mortalidade por Acidentes de Trânsito: Evolução em Anos Recentes e Diferenças Regionais na Bahia. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal da Bahia.
MOREIRA, R. S.; DUARTE, E. C.;LIMA, M. L. C.. Os (des)caminhos da Saúde da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal: Fluxos de Assistência em Saúde entre 2001 e 2005.. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; FALBO NETO, G. H.; GOUVÉIA, G. C.; ARAUJO, T. V. B.; SILVA, M. R. F.. Prevalência da vitimização física e fatores associados à violência entre namorados adolescentes da cidade do Recife,2008.. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; AQUINO, E. M. M. L. L.; BRAGA, M. C.; ALVES, S. V.. Situação de saúde e violência contra as mulheres no recife, PE. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, C. M. T.; ARAUJO, T. V. B.. Violência Familiar Contra Criança e Adolescente na Prática dos Fonoaudiólogos: Magnitude e Conduta.. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-PIPASC/UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; LIRA, J. L. C.; CESSE, E. A. P.. VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE NAMORO ENTRE ADOLESCENTES DO RECIFE: EM BUSCA DE SENTIDOS. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; ARAUJO, T. V. B.; ARAUJO, C. M. T.. Adaptação Transcultural de um Instrumento de Avaliação do Handicap Auditivo para Portadores de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional.. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.SOUZA, W. V.; COUTO, G. B. L.. Fatores associados à prevalência e gravidade da cárie dentária em pré-escolares residentes em áreas cobertas pelo Programa Saúde da Familia no Recife. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; ALBUQUERQUE, R. M.; BARRETO, T. V.. Necessidade Não Atendida de Contracepção entre Mulheres Grávidas. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; SA, R. M. P. S.;DESLANDES, S. F.. A Família em Foco: Representantes e Prática de Profissionais que Atendem Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Intrafamiliar.. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Desigualdades raciais na Mortalidade de mulheres adultas no Recife, 2001 a 2003. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Metrado Profissional em Vigilância sobre Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas/UPE.
LIMA, M. L. C.; GUIMARAES, M. J. B.; ARAUJO JUNIOR, J. L. A. C.; BRANCO, M. A. F.. O uso das Informações de Interesse Epidemiológico na Gestão de Saúde: Um Estudo em Dois Municípios Pernambucanos. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.. Violência de Gênero Cometida por Parceiros Durante a Gravidez em Mulheres do Distrito Sanitário II da Cidade do Recife. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Mortalidade por causas violentas no Município de Feira de Santana, 1999. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
LIMA, M. L. C.. Homicídio em Adolescentes no Recife: Um Recorte no Espaço Urbano. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/UPE.
LIMA, M. L. C.; NASCIMENTO, C.M. B.. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: análise dos acidentes de transporte terrestre e o consumo de bebida alcoólica em uma cidade do Nordeste Brasileiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em III Curso de Especialização em Gestão e Serviços) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
SILVEIRA JUNIOR, J. C.;LIMA, M. L. C.. Análise da distribuição espacial de homicidiosno municipio de Olinda - PE nos anos de 2004 e 2005.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
LIMA, M. L. C.; SILVA, M. F. P.. Politica Pública: texto e contexto do cuidado à infância de risco.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC.
CARNEIRO, R. M.; COUTINHO NETO, O. B.;LIMA, M. L. C.. Seleção de Professor Substituto na área de Sáuide Coletiva.. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Mestrado em Saúde Coletiva. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Seleção de Mestrado em Saúde Coletiva. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Doutorado em Saúde Pública. 2011. Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.. Mestrado em Saúde Coletiva. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Mestrado em Saúde Pública. 2010. Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.. Doutorado em Saúde Pública. 2010. Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.. Seleção de Mestrado em Saúde Coletiva. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Doutorado em Saúde Pública. 2009. Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; LUDEMIR, A. B.; CARRERO, M.; LIMA, L. P.; BARRETO, T. V.; FALANGOLA, A.; MARQUES, A. P.. Seleção de Mestrado em Saúde Coletiva. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Mestrado em Saúde Coletiva. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.. Mestrado em Saúde Pública. 2008. Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
LIMA, M. L. C.; GOUVÉIA, G. C.; BRAGA, M. C.. Curso de Especilização em Saúde Pública. 2007. Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.
BARRETO, T. V.; CARRERO, M.;LIMA, M. L. C.; LIMA, L. P.; FALANGOLA, A.; MARQUES, A. P.. Mestrado em Saúde Coletiva. 2006. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, M. L. C.; LIMA, L. P.; BARRETO, T. V.; FALANGOLA, A.; CARRERO, M.; LUDEMIR, A. B.. Mestrado em Saúde Coletiva. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Acidentes de Transporte Terrestre por Motocicleta: um estudo da coordenação do cuidado as vítimas na Atenção Primária à Saúde; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; (Orientador);
Fatores associados ao bullying entre adolescentes de escolas públicas e privadas em Recife: uma abordagem bioecológica usando modelos de equações estruturais; Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; (Orientador);
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE-PE, ENTRE 2016 E 2017; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Vigilância epidemiologica das Lesões e Traumas em Acidentes de Moto: desenvolvimeno de um modelo conceitual para um sistema de informação; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Entre as Amarras do Medo e o Dever Sociossanitário: Notificação da Violência Contra Crianças e Adolescentes Sob a Perspectiva de Rede na Atenção Primária; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
TRINTA ANOS DE HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO: TENDÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL NO PERÍODO DE 1981 A 2011; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
TENDÊNCIA DE HOMICÍDIOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DE PERNAMBUCO, NO PERÍODO DE 1981 A 2010; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NÃO LETAIS EM OLINDA: comparando três períodos; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Perpetração da violência sexual entre namorados adolescentes em Recife - PE: Prevalência, padrão de dierecionalidade e fatores de risco, 2008; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Prevalência da vitimização física e fatores associados à violência entre namorados adolescentes da cidade do Recife,2008; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NA PRÁTICA DOS FONOAUDIÓLOGOS:MAGNITUDE E CONDUTA; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE NAMORO ENTRE ADOLESCENTES NO RECIFE: EM BUSCA DE SENTIDOS; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: UM OBSERVATÓRIO DOS ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC,; Coorientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Adaptação Transcultural de um Instrumento de Avaliação do Handicap Auditivo para Portadores de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional; 2008; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-PIPASC/UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
; Fatores associados à prevalência e gravidade da cárie dentária em pré-escolares residentes em áreas cobertas pelo Programa de Saúde da Família no Recife; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Coorientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA: UM OLHAR SOBRE AS CRIANÇAS ATENDIDAS NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO,RECIFE; 2005; 2005; Dissertação (Mestrado em Metrado Profissional em Vigilância sobre Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas/UPE,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
A mortalidade por causas externas em crianças e adolescentes: análise de tendência na série temporal de 1979 a 1995, em residentes em Recife e avaliação do sistema de informação; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Materno Infanatil) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira,; Coorientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Adolescentes em Situação de Acolhimento no Recife: Diagnóstico institucional e distribuição espacial; ; 2015; Tese (Doutorado em saúde pública) - Aggeu Magalhães/Fiocruz,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Competência social: fatores de risco e de proteção em adolescentes acolhidos em lar da infância e juventude e em adolescentes que vivem com a família , em Recife no ano de 2013; 2011; Tese (Doutorado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Análise da implantação do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes em Recife, Pernambuco; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Epidemiologia dos acidentes de trânsito com foco na mortalidade por motocicletas no estado de Pernambuco: um novo olhar; ; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Violência física e psicológica entre adolescentes namorados do Recife: co-ocorrência, severidade, cronicidade e fatores de risco, segundo os padrões de direcionalidade em Recife; ; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física em Pernambuco: uma avaliação na perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães,; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: análise dos acidentes de transporte terrestre e o consumo de bebida alcoólica em uma cidade do Nordeste Brasileiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em III Curso de Especialização em Gestão e Serviços) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco no período de 1998 a 2007; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Aggeu Magalhães/Fiocruz; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Hepatite, dermatite esfoliativa e colecistite em pacientes sob tratamento para hanseníase: relato de caso; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Dermatologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Micetoma: análise da casuística do Pavilhão Carlos Chagas, no período de agosto de 1996 a fevereiro de 1997; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Pneumologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Relato de um caso: manifestações pulmonares na leucemia/linfoma de células T do adulto, associado ao HTLV; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Pneumologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Alterações ecocardiográficas da função diastólica do ventrículo esquerdo na doença de Chagas-forma indeterminada, no hospital Oswaldo Cruz; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cardiologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
perfil diagnóstico dos derrames pleurais em pacientes atendidos no Pavilhão Carlos Chagas- Hospital Universitário Oswaldo Cruz no período de 1998 a 1999; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Pneumologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Violência contra a criança e adolescente na cidade do recife no ano de 1991; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Proposta de Melhoria do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Município de Caruaru; 1990; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em XI CURSO BÁSICO DE SAÚDE PÚBLICA) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-NESC; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Mortalidade por Causas Externas- uma das faces da violencia urbana; 1989; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em X Curso Básico Regionalizado de Saúde Pública) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Estudo da serie temporal dos homicídios em crianças e adolescentes em Pernambuco, de 1980 a 2010; 2012; Iniciação Científica - Aggeu Magalhães/Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Diferenciais intra-urbanos da prevalênciada cárie dentária na dentição decídua no Recife- Distrito Sanitário IV; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Diferenciais intra-urbanos da prevalênciada cárie dentária na dentição decídua no Recife- Distrito Sanitário IV; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Supervisão Estágio de Docência; 2011; Orientação de outra natureza; (Introdução à Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Supervisão Estágio de Docência; 2011; Orientação de outra natureza; (Introdução à Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Supervisão Estágio de Docência; 2010; Orientação de outra natureza; (Introdução à Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz; Orientador: Maria Luiza Carvalho de Lima;
Produções bibliográficas
-
2015 MELO, M. M. D. C. ; SOUZA, W. V. ; TAVARES, M. C. ; LIMA, M. L. C. ; JAMELLI, S. ; COUTO, G. B. L. . Social Conditions and High Levels of Dental Caries in Five-year-old Children in Brazil. Journal of dentistry for children (Chicago, Ill.) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1935-5068 Journal of dentistry for children (Chicago, Ill. Online)) , v. 82, p. 29-35, 2015.
-
2015 MELO, GABRIELA BARDELINI TAVARES ; ALVES, SANDRA VALONGUEIRO ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE . Mortalidade por causas externas em Pernambuco, 2001-2003 e 2011-2013. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 68, p. 855-861, 2015.
-
2015 SILVA, PAUL H. NOBRE DE VASCONCELOS ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO ; SOUZA, WAYNER VIEIRA ; MOREIRA, RAFAEL DA SILVEIRA ; OLIVEIRA, FERNANDO JOSÉ MOREIRA . Muertes por accidente de motocicleta y su asociación con variables relacionadas a la reproducción social en un estado del noreste brasileño. salud colectiva , v. 11, p. 401, 2015.
-
2014 ABATH, MARCELLA DE BRITO ; LIMA, MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE ; LIMA, PRISCILLA DE SOUZA ; SILVA, MARIA CARMELITA MAIA E ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE . Avaliação da completitude, da consistência e da duplicidade de registros de violências do Sinan em Recife, Pernambuco, 2009-2012. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 23, p. 131-142, 2014.
-
2014 BARREIRA, A. K. ; LIMA, M. L. C. ; BIGRAS, M. ; NJAINE, K. ; GONÇALVES, S. A . Direcionalidade da violência física e psicológica no namoro entre adolescentes do Recife, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online) , v. 17, p. 219-228-228, 2014.
-
2013 ALMEIDA, ANA PAULA BRAZ DE ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE ; OLIVEIRA JÚNIOR, FERNANDO JOSÉ MOREIRA DE ; ABATH, MARCELLA DE BRITO ; LIMA, MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE . Anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte no Estado de Pernambuco, Brasil, em 2007. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 22, p. 235-242, 2013.
-
2013 BARREIRA, ALICE KELLY ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE ; AVANCI, JOVIANA QUINTES . Coocorrência de violência física e psicológica entre adolescentes namorados do recife, Brasil: prevalência e fatores associados. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 233-243, 2013.
-
2012 DESLANDES, S. F. ; LIMA, M. L. L. T. ; LIMA, M. L. C. ; BARREIRA, A. K. ; SOUZA, E. R. . Assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e violência: a situação dos municípios em Pernambuco, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 33-42, 2012.
-
2011 SILVA, P. H. N. V. ; LIMA, M. L. C. ; MOREIRA, R. S. ; SOUZA, W. V. ; CABRAL, A. P. S. . Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 45, p. 409-415, 2011.
-
2011 CABRAL, A. P. S. ; SOUZA, W. V. ; LIMA, M. L. C. . Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Um observatório dos acidentes de transportes terrestre em nível local. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 14, p. 3-14, 2011.
-
2011 MELO, M. M. D. C. ; SOUZA, W. V. ; LIMA, M. L. C. ; BRAGA, C . Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 471-485, 2011.
-
2011 OLIVEIRA, M. T. ; LIMA, M. L. C. ; BARROS, M. D. A. ; PAZ, A. M. ; BARBOSA, A. M. F. ; LEITE, R. M. B. . Sub-registro da violência em adolescentes: a (in)visibilidade na demanda ambulatorial de um serviço de saúde para adolescentes no Recife-PE. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 11, p. 29-39, 2011.
-
2011 ACIOLI, R. M. L. ; LIMA, M. L. C. ; BRAGA, M. C. ; PIMENTEL, F. C. ; CASTRO, A. G. . Violência intrafamiliar contra crianças e adolecentes:identificação, manejo e conhecimento da rede de referência por fonoaudiológo em serviços públicos de saúde. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 11, p. 21-28, 2011.
-
2011 BIGRAS, M. ; CREPALDI, M. A. ; LIMA, M. L. C. . A mother-child secure attachment to prevent interpersonal violence among young people. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 11, p. 15-20, 2011.
-
2011 HOLANDA, W. T. G. ; LIMA, M. L. C. ; FIGUEIROA, J. N. . ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO PARA PORTADORES DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO OCUPACIONAL. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 755-767, 2011.
-
2011 CABRAL, AMANDA PRISCILA DE SANTANA ; SOUZA, WAYNER VIEIRA DE ; LIMA, MARIA LUIZA CARVALHO DE . Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: um observatório dos acidentes de transportes terrestre em nível local. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online) , v. 14, p. 03-14, 2011.
Outras produções
LIMA, M. L. C. . Curso Impactos da Violência na Saúde - Unidade I - Bases Conceituais e históricas da violência e setor Saúde. 2007.
LIMA, M. L. C. ; MELO FILHO, D. ; CARDOSO, L. O. . Estudos Estatísticos em Epidemiologia. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, M. L. C. ; MELO FILHO, D. ; CARDOSO, L. O. . Princípios de Demografia Aplicados à Saúde Pública. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE POR MOTOCICLETA: UM ESTUDO DA LONGITUDINALIDADE E DA COORDENAÇÃO DO CUIDADO PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima - Integrante / Maria Gabriella Pacheco da Silva - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
Competência social e institucionalização: um estudo sobre resiliência em adolescentes na Região Metropolitana do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Alice Kelly Barreira - Integrante / RAQUEL MOURA LINS ACIOLI - Integrante / Simone Assis Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2012 - 2016
Bullying entre adolescentes escolares: uma abordagem bioecológica, Descrição: Objetivo: Estimar a prevalência de envolvimento em bullying (vítima, agressor, vítima-agressor) e identificar os fatores associados relativos a variáveis pessoais, de processo e de contexto, em adolescentes escolares na cidade de Recife. Método: trata-se de um estudo transversal de prevalência com uma abordagem multinível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Simone Gonçalves de Assis - Integrante / Alice Kelly Barreira - Integrante / RAQUEL MOURA LINS ACIOLI - Integrante / Joviana Avanci - Integrante / Juliana Perazzo Ferreira - Integrante., Financiador(es): PAPES VI - FIOCRUZ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
Trinta Anos de Homicídios em Pernambuco: Análise do Padrão Temporal Espacial, Descrição: Objetivos Geral:Analisar o padrão epidemiológico temporal e espacial dos homicídios em adultos(de 20 a 59 anos) segundo sexo. Específicos: Descrever o perfil epidemiológico dos homicídios em adultos segundo variáveis sociodemográficas. Descrever o hanking das taxas de homicídios por ordem decrescente, por municípios e por quinquênios. Identificar as áreas de Cluster. Analisar a tendência ano a ano por região e desenvolvimento do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Carlos Feitosa Luna - Integrante / Fernando José Moreira de Oliveira Junior - Integrante / Marina Mariah Nunes Catunda - Integrante.
-
2012 - 2013
Padrão Temporal e Espacial dos Homicídios em Crianças e Adolescentes no Estado de Pernambuco no Período de 1980 - 2010., Descrição: Objetivos Geral:Analisar o padrão epidemiológico temporal e espacial dos homicídios em crianças e adolescentes(de 0 a 19 anos) segundo sexo. Específicos: Descrever o perfil epidemiológico dos homicídios em crianças e adolescentes segundo variáveis sociodemográficas. Descrever o hanking das taxas de homicídios por ordem decrescente, por municípios e por quinquênios. Identificar as áreas de Cluster. Analisar a tendência ano a ano por região e desenvolvimento do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Carlos Feitosa Luna - Integrante / Ana Beatriz Matos Ishigami - Integrante.
-
2012 - Atual
Análise da Implantação do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes(VIVA) em Recife e Olinda- Pernambuco, Descrição: Avaliar o grau de implantação do VIVA contínuo e sua relação com os determinantes contextuais nos municípios de Recife e Olinda, pioneiros na implantação desse sistema de vigilância em Pernambuco e no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Marcella de Brito Abath - Integrante., Financiador(es): MS/secretaria de vigiliancia a saude - Auxílio financeiro.
-
2012 - Atual
Lesões e Traumas em Acidentes de Moto: Estudo epidemiológico na demanda do Hospital de Referência em PE, Descrição: Estudar a ocorrência de lesões e traumas referentes aos acidentes de moto, assim como a evolução dos casos e fatores associados a lesões, em um hospital público de referência para traumas no estado de Pernambuco, no período de 2011 a 2012.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima - Integrante / Juliana Perazzo Ferreira - Integrante.
-
2012 - Atual
Adolescentes institucionalizados: avaliação das instituições de acolhimento e competência social, Descrição: Objetivos Geral: Avaliar a competência social de adolescentes institucionalizados e que vivem com a família - Recife, 2013. Específicos: Avaliar os distúrbios de comportamento internalizantes e externalizantes(agressividade, transgressão, depressão, ansiedade). avaliar a autoestima e a resiliência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Alice Kelly Barreira - Integrante / RAQUEL MOURA LINS ACIOLI - Integrante / Katlyn Kelly Duclerc Marques Cabral - Integrante.
-
2012 - Atual
Análise da Completitude do SIM com Ênfase em Causas Externas, Descrição: Avaliar a completitude das variáveis da declaração de óbito, com ênfase nas causas externas, em PE no ano de 2010.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Gabriela Bardelini Tavares Melo - Integrante.
-
2011 - 2013
OCORRÊNCIA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS PELO SAMU/OLINDA, EM TRÊS PERÍODOS: PERFIL E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, Descrição: Descrever o perfil das vítimas e das características das ocorrências por acidentes de trânsito atendidos no SAMU/Olinda e a sua distribuição espacial no triênio de 2009 a 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Jeane Grande Arruda de Miranda Coelho - Integrante.
-
2010 - 2012
Entre as Amarras do Medo e o Dever Sociossanitário: Notificação da Violência Contra Crianças e Adolescentes Sob a Perspectiva de Rede na Atenção Primária, Descrição: Os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) parecem estar mais bem posicionados para identificar, notificar, prestar assistência e encaminhar os casos de violência contra crianças e adolescentes que chegam às unidades de saúde, uma vez que lidam diretamente com as particularidades de cada família numa posição de grande proximidade. Não obstante a isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seus artigos 13º e 245º, e as Portaria nº 1968/2001 e nº 104/2011 do Ministério da Saúde (MS) tornam compulsória a notificação desses agravos por parte de tais profissionais, o que constitui uma ação de grande importância para mensurar a dimensão epidemiológica desses agravos e formular políticas voltadas à sua prevenção, ainda que sejam muitos os entraves para executar essa notificação. Este trabalho objetivou identificar os fatores que influenciam (propiciando ou dificultando) a notificação da violência contra crianças e adolescentes sob a perspectiva de rede pelos profissionais de saúde de nível superior atuantes na ESF da cidade de Olinda-PE. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal quanti-qualitativo utilizando a triangulação de métodos, no qual foram entrevistados 107 dos 120 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) da ESF de Olinda-PE e cuja realização se deu por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012. Através do software Epi Info 2000, construiu-se um banco de dados que foi submetido à análise estatística de frequência e bivariada (baseada no teste de significância do qui-quadrado de Pearson), sendo a notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes considerada como a variável dependente. Além das análises quantitativas, os dados também foram submetidos à Análise de Conteúdo segundo Bardin. Nos resultados, mostraram-se como fatores que atuam facilitando o processo de notificação (p < 0,05): o fato de o profissional ter pós-graduação e. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / João Luis da Silva - Integrante.
-
2010 - 2012
Análise da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade em 10 Municípios de PE com mais de 100 mil Habitantes., Descrição: Promoção e adoção de comportamentos e de ambientes saudáveis; Monitorização da ocorrência de acidentes e de violências; Estruturação e consolidação do atendimento pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação; Assistência interdisciplinar e intersetorial às vítimas de acidentes e violências; Capacitação de recursos humanos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Mario Fabiano dos Anjos Moreira - Integrante / Alice Kelly Barreira - Integrante / Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima - Integrante / RAQUEL MOURA LINS ACIOLI - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Epidemiologia dos Acidentes de Transporte com Foco na Mortalidade por Acidentes de Motocicletas no Estado de Pernambuco: Um Novo Olhar., Descrição: Estudar a tendência das mortes por Acidentes de Trânsito (AT), estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP), identificar as áreas de ?cluster? segundo risco de morte por moto e analisar os determinantes sociais, tendo como abordagem a teoria da reprodução social, em PE de 1998 a 2009. Analisar a tendência das mortes por AT segundo as condições da vítima, por Regiões de Desenvolvimento do Estado; Estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por AT; Identificar as áreas ?cluster? de risco de mortalidade por acidentes de motocicletas; Analisar os determinantes sociais dos acidentes de mortalidade de moto, tendo como abordagem os determinantes contextuais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / PAUL HINDENBURG NOBRE DE VASCONCELOS SILVA - Integrante.
-
2009 - 2012
Estudo da Violência entre Adolescentes Namorados em Recife, Descrição: Analisar a violência física e psicológica entre namorados adolescentes escolares do Recife, com relação à co-ocorrência, severidade, cronicidade e fatores de risco, segundo os padrões de direcionalidade. Estimar a prevalência da co-ocorrência das violências física e psicológica. Determinar o padrão de direcionalidade mais prevalente (ambos perpetram ou bidirecionam, apenas o homem perpetra e apenas a mulher perpetra). Estimar a prevalência de severidade da violência física e psicológica e o padrão de direcionalidade. Estimar a cronicidade da violência física e psicológica e o padrão de direcionalidade. Identificaros fatores de risco relativos as dimensões: pessoa, processo, contexto e tempo, de acordo com o modelo bioecológico de Bronfenbrenner, para a perpetração de violência física e psicológica severa e crônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Alice Kelly Barreira - Integrante.
-
2009 - 2011
Implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física em Pernambuco: uma avaliação na perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência, Descrição: Avaliar a implantação da Rede de Reabilitação Física em Pernambuco na perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima - Integrante.
-
2007 - 2007
Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: das Visões dos Profissionais de Saúde à Construção do Perdão., Descrição: Caracterizar o perfil epidemiológico da demanda atendida e avaliar a dinâmica da abordagem de crianças e adolescentes em situação de Violência Doméstica (VD), por profissionais em um serviço universitário Hospital das Clínicas de Pernambuco (HCPE/UFPE) e em unidades de atenção primária de saúde do Programa de Saúde da Família PSF do DIstrito Sanitário II da Prefeitura da CIdade do Recife; no período de agosto de 2005 a julho de 2006. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Integrante / Maria Dilma de Alencar Barros - Integrante / Marluce Tavares Oliveira - Coordenador / Kátia Cristina Guimarães Correia da Silva - Integrante / Roseana Maranhão Cunha de Zousa - Integrante / Mariana Tavares - Integrante / Edna Mallheiros - Integrante.
-
2006 - 2007
Violência Contra Adolescente: A Visibilidade da Violência na Demanda Ambulatorial do Cisam/Recife., Descrição: Estimar a prevalência da violência doméstica contra adolescentes (10-19 anos) na demanda ambulatorial do Cisam por busca ativa e comparar com a prevalência verificada em registro de prontuário estimada em período anterior sem a busca ativa, identificar os vitimizadores e possíveis fatores de risco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Integrante / Maria Dilma de Alencar Barros - Integrante / Marluce Tavares Oliveira - Coordenador.
-
2005 - 2008
Colaboração no Projeto de Pesquisa: Coorte Clínica de Hepatite: Estudo da Imunogenicidade do Vírus da Hepatite A em Residentes do Município do Recife., Descrição: Avaliar a reposta imunológica de crianças de 5 a 9 anos de idade após a vacinação contra a hepatite A residentes no bairro de Engenho do Meio, Recife, no período de 2005 a 2009 e comparar com a resposta imunológica de adolescentes e adultos que foram expostos ao vírus de forma natural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante / Eduardo Freese de Carvalho - Coordenador.
-
2005 - 2007
Colaboradora do Projeto Inquérito de Prevalência de Base Populacional das Infecções pelos Vírus das Hepatites A, B e C nas Capitais do Brasil., Descrição: Estimar a prevalência das infecções virais A, B e C, por meio dos marcadores virais para o conjunto das capitais em cada macrorregião e Distrito federal, compreendendo as faixas etárias de 5 a 19 anos para a HAV e de 10 anos e mais para as HBV e HCV, avaliando variáveis biológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Ricardo Alencar Arraes Ximenes - Integrante / Celina Martelli - Integrante / Leila Pereira Beltrão - Integrante / Leila Brasil - Integrante / Luís Cláudio Arraes - Integrante / José Carlos Fonseca - Integrante / Gerusa Maria Figueiredo - Integrante / Maria Regina Alves Cardoso - Integrante / Marília Turchi - Integrante / Ângelo Matos - Integrante / Airton Stein - Integrante / Marcelo Costa - Integrante / Edgar Hamman - Integrante / Maria Cinthya Braga - Integrante.
-
2001 - 2003
A Trajetória dos Homicídios no Estado de Pernambuco: Uma Abordagem Epidemiológica nas duas Últimas Décadas do Século XX., Descrição: A abordagem da dimensão ecológica da violência, o conhecimento da evolução do padrão espacial dos homicídios nas duas últimas décadas do século XX, a identificação de grupos e espaços sociais vulneráveis ao risco de morte por homicídio, o conhecimento de fatores estruturais e locais, na determinação da violência por homicídios em regiões do Estado, podem assim, para que efetive, no país, o princípio de direito à cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Carvalho de Lima - Coordenador / Maria de Fátima Militão Albuquerque - Integrante / Edinilsa Ramos de Souza - Integrante / Carlos Feitosa Luna - Integrante.
Prêmios
2010
Prix de la meilleure communication affichée en santé internationale, Université de montreal / Unité de Santé Internationale/ Faculté de Médicine.
2009
MENÇÃO HONROSA - Trabalho intitulado: Condições sociais e a cárie dentária em pré-escolares, Associação Brasileira de Saúde Coletiva - IX Congressso Brasileiro de Saúde Coletiva.
2008
Menção Honrosa - Trabalho apresentado sob forma de Poster intitulado : O uso de técnicas simplificadas na construção de indicador de carência social e sua relação com a ocorrência da Tuberculose, IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Sociedade Brasileira de epidemiologia.
2008
Prêmio de melhor pôster - intitulado: uma análise das políticas públicas para a redução da morbimortalidade por motociclistas em situação de trabalho, VI Encontro Rio de Transportes, Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Aggeu Magalhães/Fiocruz, Centro de pesquisas Aggeu Magalhães/Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. , Rua Prof. Moraes Rego s/n, Cidade Universitária, 50670420 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21012614, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Centro de Pesquisas Aggeu MAgalhães - CPQAM/Fundação Oswaldo Cruz - FiocruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovada por concurso público. Pesquisadora na área de Epidemiologia da Violência e Acidentes de Trânsito. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Violência e Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Disciplinas Ministradas: Epidemiologia Moderna Violência e Saúde.
2005 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto III do Dept° de Medicina Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Aprovada por Concurso Público. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Disciplinas Ministradas: Bioestatística; Introdução à Saúde Pública.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Luiza Carvalho de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?