Raquel Moreira de Souza

Graduação em Ciências Sociais (Universidade de Brasília - UnB), graduação em Psicologia (Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal- UDF) mestrado em Sociologia (Universidade de Brasília - UnB) e especialização em Psicanálise e Análise do contemporâneo (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS) . Experiência e trabalhos acadêmicos nas áreas das Ciências Sociais, Psicologia e Humanidades, com ênfase nos seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade, religião, Direitos Humanos e educação.

Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2013 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: ?Aqui cabe todo mundo?: fé, militância e exercício religioso na Igreja da Comunidade Metropolitana de SP e RJ, Ano de Obtenção: 2015
Marcelo Carvalho Rosa.Palavras-chave: Religião; gênero; sexualidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do gênero e sexualidade. Setores de atividade: Atividades de organizações associativas.

Especialização em Psicanálise e Análise do Contemporâneo

2023 - 2024

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O corpo na psicanálise freudiana: reflexões e emergências da contemporaneidade
Orientador: Prof. Elias Grossmann

Graduação em Psicologia

2021 - 2024

UDF Centro Universitário

Graduação em Ciências Sociais

2007 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2016 -

Facilitadora de Biodanza. (Carga horária: 1200h). , Escola de Biodanza do Distrito Federal, EBDF, Brasil.

2016 -

Psicanálise Clinica. (Carga horária: 1200h). , Instituto Âmago, IA, Brasil.

2014 - 2015

Facilitadora de Tertúlia Literária Dialógica. (Carga horária: 200h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Congresso de iniciação científica do DF. Trabalho e religiosidade: reformulação dos discursos sobre identidade sexual. 2012. (Congresso).

Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual - ENUDS.Homossexual verdadeiro ou heterossexual confuso? A (re)elaboração de gênero e sexualidade em uma igreja inclusiva. 2012. (Encontro).

Second ISA Forum of Sociology. Christian religious life and LGBTs identity. 2012. (Congresso).

XIV CONGRESO LATINOAMERICANO SOBRE RELIGION Y ETNICIDAD. ?Porque Deus não faz distinção de pessoas? A emergência da Teologia Inclusiva e seus embates. 2012. (Congresso).

Crítica & Ficção no Brasil: uma leitura do presente. 2010. (Outra).

Crítica de poesia: tiques, toques e truques. 2010. (Outra).

Jornada de estudos sobre romances gráficos. 2010. (Seminário).

Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).

Seminário Internacional Encontro de Saberes - Minicurso. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional Políticas Públicas para as Mulheres Rurais: Diálogos Sul-Sul. 2010. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).

Seminário do DAN. 2009. (Seminário).

Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais - ENECS. 2008. (Encontro).

Seminário Internacional Povos Indígenas e Poder Político na América Latina. 2008. (Seminário).

Perícia Antropológica e a defesa dos direitos socioculturais no Brasil. 2007. (Simpósio).

Semana Antropológica. 2007. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. M. . Homossexual verdadeiro ou heterossexual confuso? A (re)elaboração de gênero e sexualidade em uma igreja inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. M. . ?Porque Deus não faz distinção de pessoas? A emergência da Teologia Inclusiva e seus embates. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. M. . Christian religious life and LGBTs identity. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SOUZA, R. M. . Colaboradora da elaboração do livro Prêmio Territórios Quilombolas - 3ª edição. 2012.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    A ética cristã tradicional-patriarcal versus os direitos e as liberdades individuais das mulheres, Descrição: De modo vinculado à pesquisa financiada pelo CNPq, ?Trabalhadoras Invisibilizadas ? trabalho, cidadania, saúde e violência?, que objetiva Investigar, por meio de descrição e análise, mulheres pertencentes a quatro categorias profissionais no Distrito Federal, este plano de trabalho tem como foco compreender os significados e as representações dos direitos e das liberdades individuais para uma dessas categorias - as trabalhadoras terceirizadas em serviços de limpeza e conservação - em contraposição aos seus valores e às experiências religiosas por elas vivenciadas. Assim, o intuito do presente plano é analisar as representações dos direitos e das liberdades individuais para as trabalhadoras terceirizadas, levando em consideração suas adesões religiosas cristãs, mais especificamente as evangélicas. Os objetivos específicos são: a) compreender o quanto elas se identificam, ou não, como sujeitos sociais, com o direito de interferir na esfera política da sociedade, e como cidadãs, que têm o direito de decidir sobre sua sexualidade e sua capacidade reprodutiva (Nunes, 2008); b) analisar os possíveis conflitos e/ou harmonias entre o ideal de ?essência feminina? e seus demais valores morais, defendidos pela ética cristã tradicional-patriarcal, com o auto-reconhecimento das mulheres enquanto individuo autônomo e de direitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Moreira de Souza - Integrante / Tânia Mara Campos de Almeida - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Trabalho e religiosidade: reformulação dos discursos sobre identidade sexual, Descrição: A visão hegemônica acerca da sexualidade, pautada no binarismo homem- mulher e na naturalização heterossexual, vem sendo criticada. Estudos passaram a compreender a sexualidade como socialmente construída e culturalmente diversa, destoando dos determinismos biológicos dos gêneros. Além disso, difundiram-se, movimentos sociais contestadores dos costumes e normatizações das identidades sexuais, denunciando a heteronormatividade e reivindicando o reconhecimento da orientação sexual plural. Na esfera das religiões, alguns/mas teólogos(as) e líderes pastorais cristãos/ ãs têm proferido discurso sobre a legitimidade da sexualidade divergente da moral religiosa tradicional, que definiu as práticas não heterossexuais como pecado. Posições pró-união homoafetiva vêm sendo difundidas por meio de uma nova matriz teológica, alicerçadas sobre a afirmação de que Deus não condena o amor entre iguais. Nesse movimento de resignificação dos valores religiosos, surgiu nos Estados Unidos, nos anos 70, a Igreja Inclusiva Comunidade Metropolitana ? ICM, uma vertente das Igrejas Evangélicas, que se diferenciou por propagar a compatibilidade entre cristianismo e homossexualidade (Natividade 2010). A Igreja Comunidade Cristã Família Athos, situada em Brasília, é umas das várias Igrejas no Brasil que proferem a teologia inclusiva, propondo a eliminação de estigmas contra a diversidade sexual. Fundada em 2005, surgiu a partir de um grupo de orações promovido por seus atuais pastores. Apesar de afirmarem que não se trata de uma ?Igreja Gay? e, sim, aberta a qualquer pessoa, os fieis são majoritariamente autodefinidos como homossexuais e seus cultos estão permeados por palavras dirigidas à aceitação da sexualidade dita divergente. A partir de breves visitas à Igreja, foi possível perceber que muitos desses fieis são mulheres trabalhadoras, na condição de tercerizadas em instituições públicas e privadas, bem como possuem, em suas trajetórias de vida, uma vivência religios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Moreira de Souza - Integrante / Tânia Mara Campos de Almeida - Coordenador.

Prêmios

2012

Melhor Trabalho por Sessão - (Sessão 132), 9º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Bolsista da pesquisa Trabalhadoras invisibilizadas ? trabalho, cidadania, saúde, educação e violência CNPQ/UnB

2012 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor da disciplina Teoria Sociológica 1

2010 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor da disciplina Teoria Antropológica 1

2008 - 2008

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor da disciplina Introdução a Antropologia

2008 - 2010

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2008 - 2008

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2013 - 2019

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 20

2013 - 2014

Instituto de Pesquisa e Educação em Direitos Human

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2016 - 2018

INSTITUTO MAUÁ DE PESQUISA E EDUCAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão Social

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 10/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão Social

  • 08/2016 - 10/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia e sociologia brasileira

2024 - Atual

Espaço Semente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20