Hugo José Rhoden
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1990) e mestrado em Mestrado em Filosofia pela Pontificia Universitas Studiorum a S Thoma Aquinate in Urbe (1991) com validação do diploma pela Universidade Católica do RS - PUCRS. Atualmente é professor assistente iv da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Religião Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, política, ética, teologia e os problemas da existência de Deus, humanismo ateu e alienação.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Filosofia
1990 - 1991
Pontificia Universitas Studiorum a S Thoma Aquinate in Urbe
Título: O problema da religião em Descartes e Kant,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Abelardo Lobato
Palavras-chave: Descartes; Kant; Religião; Santo Tomás de Aquino; Racionalismo; Ateísmo. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia da Religião. Setores de atividade: Educação.
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Ética, Cultura e Natureza. (Carga horária: 44h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia da Religião.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Pastoral/Especialidade: Ensino Religioso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Participação em eventos
Ciclo de Debates em Ética e Política.Natureza e Cultura em Lima Vaz. 2011. (Seminário).
"Conhecendo a Unioeste/Campus de Toledo". Exposição de resenhas de obras filosóficas. 2011. (Exposição).
XIV Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste. 2011. (Outra).
XIII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste. 2010. (Outra).
I Congresso Nacional de Filosofia da Unicentro/II Colóquio Kant da SKB-Pr.Considerações sobre as Ciências Humanas ea Antropologia Filosófica em H.C.Lima Vaz. 2009. (Simpósio).
XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporanea.Razão e fé: a atualidade do Pensamento de Tomás de Aquino. 2009. (Simpósio).
XII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste.Considerações sobre as ciências Humanas e a Antropologia Filosófica em H.C.Lima Vaz. 2009. (Outra).
XI Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste.Mito e Filosofia. 2008. (Outra).
XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste.Liberdade e Direito em Lima Vaz. 2007. (Simpósio).
XI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporanea da Unioeste.A Doutrina do Direito em Tomás de Aquino. 2006. (Simpósio).
Curso de Extensão "Educação e Filosofia:grandes educadores".Pluralismo ético e educação. 2006. (Oficina).
III Semana Acadêmica de Filosofia.Coordenador do Evento. 2006. (Encontro).
XII Círculo de Estudos e Debates Teológico-Pastorais. Células tronco e bioética: o progresso biomédico e os desafios éticos. 2005. (Congresso).
Conferência Interamericana de Instituições Católicas de Educação Superior:. 2005. (Congresso).
II Semana Acadêmica de Filosofia.Coordenador do evento. 2005. (Encontro).
IX Círculo de Estudos e Debates Teológico-Pastorais do CINTEC. 2002. (Outra).
Elaborando Projetos Competitivos: a visão dos órgãos de fomento. 2002. (Outra).
V Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporanea da UNIOESTE. 2001. (Simpósio).
Seminário Regional de Fundações Privadas do Paraná - Região Oeste. 1999. (Seminário).
III Encontro de Marketing Católico. 1998. (Encontro).
I Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira. 1989. (Encontro).
Parapsicologia e Religião - Centro Latino Americano de Parapsicologia. 1984. (Outra).
Participação em bancas
AMES, José Luís;RHODEN, H. J.; SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. Ordenação pública e forma de constituição de governo em Maquiavel. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos Filosóficos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
AMES, José Luís;RHODEN, H. J.; WELTER, N. K.. História e ação política. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos Filosóficos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Concepção de justiça política em Aristóteles. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fundamentos Filosóficos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Considerações sobre o pensamento político de Maquiavel, a partir da natureza humana. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Filosofia do Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Influência da filosofia de Maquiavel na evolução política do estado moderno. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Filosofia do Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Doutrina da desobediência civil na teoria de John Rawls. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Filosofia do Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Proposta curricular da disciplina de ensino religioso no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Ensino religioso nas escolas públicas do ensino fundamental do Paraná. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; SCHUTZ, R.; SCHOMMER, I. L.. Os saberes necessários à prática educativa em Paulo Freire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; GAMBIM, Pedro; SAKAMOTO, B. A. M.. A relação entre felicidade e virtude na ética de Aristóteles. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; GAMBIM, Pedro; GUIANYAMIEN, F. R.. Autonomia e Eticidade como princípio de formaçõao do indivíduo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; GAMBIM, Pedro; SAKAMOTO, B. A. M.. A amizade em Aristóteles. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; SAKAMOTO, B. A. M.; UTTEICH, Luciano Carlos. O jogo das aparências: imagem e representação em Nicolau Maquiavel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FAVRETO, Elemar K; SILVA, José Atílio Pires da;RHODEN, H. J.. Ética e política na perspectiva de Tomás de Aquino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BULHÕES, M. T. M.;RHODEN, H. J.; SHORN. Remi. A origem divina do erro na linguagem humana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; Machado, Célia. Um recorte da diciplina de filosofia no período militar brasileiro com enfase na ideologia dominante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BELLEI, A. A.;RHODEN, H. J.; ANTUNES, J.. Nietzsche e a Gaia Ciência - um estudo sobre moral, metafísica e consciência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Sujeito e sexualidade: uma análise foucaultiana sobre os mecanismos de produção do sujeito na obra "História da sexualidade". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universida Católica do Paraná Campus Toledo.
RHODEN, H. J.; RAUBER, J. J.; SILVA, A. C.. O factum da razão como possibilidade da lei moral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universida Católica do Paraná Campus Toledo.
RAUBER, J. J.; SILVA, A. C.;RHODEN, H. J.. Nietzsche e a superaçãp do paradigma metafísico-racionalista da subjetividade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universida Católica do Paraná Campus Toledo.
RHODEN, H. J.. O conceito de propriedade em Hegel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Geradores para uma ética em Dusserl. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. O mal na cincepção antimaniquéis de S. Agostinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. O conceito de família na filosofia do direito de Hegel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; SAKAMOTO, B. A. M.; BAMBERG, Hélio José. S. Kierkegaard: O homem em busca do seu eu. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GAMBIM, Pedro; WELTER, N. K.;RHODEN, H. J.. A prudência em Arisóteles. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; AMES, José Luís; SAKAMOTO, B. A. M.. O pensamento ético e político de Maquiavel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; BAMBERG, Hélio José; AMES, José Luís. Concepção de justiça política em Aristóteles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; SAKAMOTO, B. A. M.; AMES, José Luís. O sujeito político na teoria de Estado de John Locke. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; BAMBERG, Hélio José; AMES, José Luís. A alienação do trabalho em Karl Marx. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; BAMBERG, Hélio José; SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. Redução da religião à antropologia em Ludwig Feurbach. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da; GAMBIM, Pedro. O conceito aristotélico de felicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; BAMBERG, Hélio José; AMES, José Luís. A alienação do trabalho em Karl Marx. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. A propriedade privada em Locke como meio legítimo para o progresso da humanidade. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. A necessidade da aposta. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. A questão da religião em Marx e a religião como forma de alienação. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Mito: fuga ou necessidade do transcendental. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; ROVEDA, D.; BASSANI, D. A.. 20º Concurso Público para Admissão de Professor de Ensino Superior. 2000. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. 15º Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo da UNIOESTE. 1997. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. 14º Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo da Unioeste. 1997. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. 13º Concurso Público de Provas e Títulos para Professor não titular. 1996. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Consultor ad hoc - Programa de Extensão Universitária - SESU Mec. 2010. Ministério da Educação Secretaria de Eduacação Superior.
RHODEN, H. J.; SCHUTZ, R.; BASSANI, D. A.. Comissão de Extensão do Centro de Cências Humanas e Sociais. 2010. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.; VEIL, M. T.; membro comitê. Comitê de Bolsas de Extensão da Unioeste. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Comissão de Extensão do Centro de Cências Hunanas e Sociais. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Comissão de Avaliação do MEC para implantação do curso de Psicologia da PUCPR - Campus de Toledo. 2006. Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo.
RHODEN, H. J.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2005. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Consultor Especializado do Conselho Editorial da revista Acta Scientiarum. 2005. Universidade Estadual de Maringá.
RHODEN, H. J.. Consultor Especializado do Quadro de Assessoria Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. 2004. Universidade Estadual de Maringá.
RHODEN, H. J.. Parecer ad hoc sobre artigo científico da Revista Varia Scientia. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RHODEN, H. J.. Parecer Técnico-Científico em Projeto de Pesquisa. 2001. Universidade Estadual de Maringá.
RHODEN, H. J.. Comissão para estudos sobre os cursos a serem implantados pela PUCPR em Toledo. 2000. Pontificia Universidade Católica do Paraná Campus de Toledo.
RHODEN, H. J.. Parecer técnico sobre proposta de editoração de livro. 1999. Universidade Estadual de Maringá.
RHODEN, H. J.. Parecer técnico sobre Projeto de Pesquisa. 1999. Universidade Estadual de Maringá.
RHODEN, H. J.. Parecer sobre artigo científico. 1998. Universidade Estadual de Maringá.
Orientou
Proposta curricular da disciplina de ensino religioso no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O ensino religioso na escola pública da comunidade de São Clemente - Santa Helena; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A família: suporte para o ensino religioso na escola; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Proposta curricular da disciplina de ensino religioso no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Proposta curricular da disciplina de ensino religioso no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O ensino religioso no Colégio Estadual José Anchieta-Ibema; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A importância do ensino religioso na escola pública; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Como entender a liberdade no Estado Civil de Thomas Hobbes; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética e Política Especialização Em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O controle popular do exercício do poder na perspectiva de John Locke; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética e Política Especialização Em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção de Deus no argumento ontológico de Santo Anselmo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Santo Agostinho e o fenomeno educativo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O prazer e a relaização humana: uma análise na concepção de Aristóteles; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Argumento ontológico sobre a existência de Deus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A desigualdade como primeiro mal do homem segundo Jean Jaques Rousseau; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A pessoa humana como subsistente constituído de dignidade e perfeição no pensamento de Tomás de Aquino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Legitimidade do contrato social em Rousseau; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O argumento ontológico em S; Anselmo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O conhecimento e a teoria da iluminação em S; Agostinho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A linguagem segundo S; Agostinho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
S; Agostinho: o mal como afastamento do bem supremo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universida Católica do Paraná Campus Toledo; Orientador: Hugo José Rhoden;
A gênese do direito subjetivo de propriedade em Guilherme de Ockam; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção de homem em T; de Aquino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Espinoza: uma filosofia da liberdade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universida Católica do Paraná Campus Toledo; Orientador: Hugo José Rhoden;
A busca do conhecimento do sujeito cartesiano; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Holdefer; Religião e Política no pensamento de Maquiavel; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A escola nova no Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Fundamentos éticos e morais na obra de Santo Agostinho; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Breve comentário acerca do problema de Deus em João Duns Escoto; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção de religião em Farias Brito; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Deus e a natureza; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Exposição e tentativa de contestação ao materialismo feuerbachiano; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A filosofia social nas encíclicas papais; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O conceito de Deus em Baruch Spinoza; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A projeção de Deus pelo homem em L; Feuerbach; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A liberdade da pessoa humana segundo o personalismo de Emmanuel Mounier; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
S; Hemkemeier; A alienação religiosa do homem segundo L; A; Feuerbach; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A origem hipotética da desigualdade entre os homens em Rousseau; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
As dimensões da pessoa humana no personalismo de Emmanuel Mounier; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O conceito de mal radical em Kant; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Desmistificação da religião em Feuerbach; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A alienação religiosa em Ludwig Feuerbach; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Considerações sobre as provas da existência de Deus em Kant; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A propriedade como direito natural do homem-Locke; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O homem e sua dimensão religiosa segundo Blaise Pascal; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção de Deus segundo Feuerbach; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Deus é a projeção do homem em Feuerbach; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção do homem-Deus em Ludwig Feuerbach; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A existência do Deus infinito e universal em Duns Escoto; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Crise ética no Brasil atual: abordagem filosófica; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Bulhões; O conceito de pessoa humana no personalismo de E; Mounier; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Considerações acerca da crítica de Marx à religião, a partir da 7 tese de Marx contra Feuerbach; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A liberdade como valor fundamental para o ser humano em Sartre; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
O conceito de mal radical em Kant; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A concepção de Deus em Pascal; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
A alienação religiosa em Marx; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Cultura como forma de participação política em Gramsci; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Mito:fuga ou necessidade do transcendental; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Estágio Supervisionado em Filosofia; 2009; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Estágio Supervisionado em Filosofia; 2009; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Monitoria Acadêmica no Curso de Extensão Ética e Política; 2006; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Hugo José Rhoden;
Produções bibliográficas
-
RHODEN, H. J. ; Considerações sobre as Ciências Humanas e a Antropologia Filosófica em H.C.Lima Vaz. In: I Congresso Nacional de Filosofia da Unicentro/II Colóquio Kant da SKB-Pr, 2009, Guarapuava. ICongresso Nacional de Filosofia da UNicentro/II Colóquio Kant da SKB-Pr, 2009.
-
RHODEN, H. J. ; Ética e Intersubjetividade em Lima Vaz (Mini-Curso: Ética e Reconhecimento). In: XVII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2012, Toledo. Cadernos de Resumos do XVII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. Toledo (PR): GFM, 2012. p. 19-19.
-
RHODEN, H. J. ; Considerações sobre as ciências humanas e a Antropologia Filosófica de H.C.Lima Vaz. In: XII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste, 2009, Toledo. XIV Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste, 2009.
-
RHODEN, H. J. ; Razão e Fé: a atualidade do pensamento de Tomás de Aquino. In: XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporanea, 2009, Toledo. Anais do XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporanea, 2009.
-
RHODEN, H. J. ; Ética e Intersubjetividade em Lima Vaz (Mini-Curso: Ética e Reconhecimento). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Razão e fé: a atualidade do pensamento de Tomás de Aquino 2009 (Resumo de comunicação).
-
RHODEN, H. J. ; Criação, evolução e ciência (Conferência ministrada em Curso de Extensão). 2004 (Conferência ministrada em Curso de Extensão) .
-
RHODEN, H. J. ; A filosofia política em Tomás de Aquino (Conferência ministrada em Curso de Extensão). 2004 (Conferência ministrada em Curso de Extensão) .
-
RHODEN, H. J. ; Antropologia Filosófica em Tomás de Aquino (Palestra Proferida). 2001 (Palestra proferida) .
-
RHODEN, H. J. ; Considerações sobre a Antropologia Filosófica em Tomás de Aquino e Max Scheler (Palestra Proferida). 2001 (Palestra proferida) .
Projetos de pesquisa
-
2000 - 2002
Aspectos da Antropologia Filosófica em Tomás de Aquino e M. Scheler, a partir da crítica kantiana, Descrição: A proposta desta pesquisa é explicitar três caminhos de acesso na discussão do problema da antropologia filosófica. Na tradição filosófica, no nosso entender, pode-se caracterizar três filósofos nos quais se cruzam diferentes orientações na aproximação à pergunta clássica de E. Kant e M. Scheler. O estudo tem o propósito de, a partir destas três antropologias, estabelecer alguns elementos para fundamentar um discurso filosófico sobre o homem. Na visão clássica de Tomás de Aquino, na visão crítica kantiana, e na tentativa de síntese de Max Scheler, abre-se uma hipótese para uma resposta à pergunta formulada por Kant.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo José Rhoden - Coordenador / Hélio José Bamberg - Integrante.
Prêmios
2012
Homenagem de Reconhecimento pela participação relevante no desenvolvimento dos 25 Anos do Curso de Serviço Social da Unioeste, Colegiado de Serviço Social - UNIOESTE - Campus de Toledo.
2007
Homenagem de Patrono da turma de Formandos do Curso de Licenciatura em Filosofia, ano 2006, PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Toledo, Pr.
2005
Honra ao Mérito por ocasião da solenidade de comemoração dos 25 anos da UNIOESTE - Campus de Toledo, UNIOESTE - CAMPUS DE TOLEDO.
1997
Homenagem pela valiosa contribuição para a implantação e desenvolvimento do Curso de Secretariado Executivo Bilingüe, UNIOESTE-CAMPUS DE TOLEDO.
1995
Homenagem como Paraninfo dos Formandos do Curso de Bacharelado em Filosofia, UNIOESTE-CAMPUS DE TOLEDO.
1993
Homenagem como nome de Turma de Formandos do Curso de Filosofia no ano de 1993, UNIOESTE-CAMPUS DE TOLEDO.
1980
Certificado Homenagem por exemplar e relevante trabalho realizado como Membro do Conselho de Curadores da Fundação Municipal de Ensino Superior de Toledo (FUMEST), UNIOESTE-CAMPUS DE TOLEDO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Humanas e Sociais. , Rua da Faculdade, 645, Santa Maria, 85903-000 - Toledo, PR - Brasil, Telefone: (45) 33797000, Ramal: 7058
Experiência profissional
1982 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 24
Outras informações:
No período de março de 1982 até 11 de dezembro de 1992, o professor exerceu sua função como contratado pela CLT, com uma carga horária de 40h/a semanais.
Atividades
-
03/2011
Estágios , Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Estágio realizado, Supervisor de Estágio Acadêmico do Curso de Filosofia Licenciatura.
-
03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais.
-
03/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval
-
03/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Estágio realizado, Supervisar de Estágio do Curso de Filosofia Licenciatura.
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea
-
05/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Sociais, Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão em Cultura e Língua Latina.
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval
-
07/1999 - 08/2001
Ensino, Especialização Lato Sensu Em Filosofia do Direito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Direito Natural
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Medieval
-
11/1999 - 11/2000
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Especialização Lato sensu em Ensino Religioso.
-
11/1999 - 11/2000
Ensino, Especialização Lato Sensu Em Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino e da Pesquisa II
-
06/1999 - 08/1999
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Aperfeiçoamento em Educação Religiosa Escolar.
-
04/1997 - 09/1998
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Especialização Lato Sensu em Ética e Política.
-
04/1997 - 09/1998
Ensino, Especialização Lato Sensu Em Ética e Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Textos I
-
02/1997 - 12/1997
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Ciências Humanas e Estudos Sócio Econômicos.,Cargo ou função, Chefe de departamento do curso de Filosofia.
-
02/1997 - 12/1997
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
02/1996 - 12/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
10/1993 - 06/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Membro de Conselho Editorial da revista Tempo da Ciência.
-
02/1995 - 12/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
07/1994 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial de acompanhamento de projetos.
-
02/1994 - 12/1994
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Monografia
-
01/1994 - 12/1994
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Assessor de Planejamento de Centro.
-
02/1993 - 12/1993
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral II (Filosofia da Religião e Filosofia da Natureza)
-
02/1990 - 12/1990
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Introdução à Filosofia
-
02/1984 - 12/1990
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato - FACITOL, .,Cargo ou função, Coordenador do curso de Filosofia.
-
10/1988 - 06/1990
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato - FACITOL, .,Cargo ou função, Chefe de departamento de Filosofia.
-
02/1989 - 12/1989
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea, Introdução à Filosofia
-
02/1989 - 12/1989
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica I e II
-
06/1989 - 07/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato - FACITOL, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária Estatuinte.
-
07/1988 - 12/1988
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural II, História Contemporânea
-
07/1988 - 12/1988
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Problemas Brasileiros II
-
02/1988 - 12/1988
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos do Serviço Social
-
02/1988 - 12/1988
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo dos Problemas Brasileiros I
-
02/1988 - 07/1988
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural I
-
02/1987 - 12/1987
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
07/1986 - 12/1986
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural II
-
02/1986 - 07/1986
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural I
-
07/1985 - 12/1985
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Brasileiro, Prática de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado
-
02/1985 - 07/1985
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado I, Ética
-
07/1984 - 12/1984
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo dos Problemas Brasileiros II
-
03/1984 - 07/1984
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado I
-
07/1983 - 12/1983
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo dos Problemas Brasileiros II, Prática de Ensino de Filosofia II
-
03/1983 - 07/1983
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea, História do Pensamento Brasileiro, Prática de Ensino de Filosofia I
-
07/1982 - 12/1982
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Filosofia I, História da Filosofia Contemporânea
-
03/1982 - 07/1982
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Medieval, Cultura Religiosa I, Ontologia
2003 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea I
-
02/2006
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
02/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
02/2006
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
02/2003
Direção e administração, Centro de Ciências da Tecnologia e Produção Campus de Toledo, Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Diretor de Curso.
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia da Produção Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica II, História da Filosofia Medieval II
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa, História da Filosofia Medieval I
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia II
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação I, Introdução à Filosofia I
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Pesquisa Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Engenharia da Produção Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa
-
09/2003 - 09/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências da Tecnologia e Produção Campus de Toledo, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso "A dimensão humano-afetivo-sexual no processo de integração e maturidade da pessoa", com carga horária de 35 horas..
-
02/2003 - 07/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Método em História da Filosofia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hugo José Rhoden e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?