Leandro Meneguelli Biondo

Analista Ambiental desde 2013, atualmente trabalha no Instituto Nacional da Mata Atlântica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (INMA / MCTIC), na Divisão de Ciências. Apoia a execução de projetos de pesquisa e a gestão do Instituto, que inclui as coleções de Botância e Zoologia do antes Museu de Biologia Mello Leitão, a Biblioteca Fernando Lee e as Estações Biológicas de Santa Lúcia e São Lourenço. Trabalhou com eficiência energética de edifícios e com a base de dados espacial do CNFP e do CAR, gerindo banco postgis e equipe de análise de imagens e geoprocessanento. Possui graduação em Meteorologia (2010) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Florestais (2016) pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, na área de Manejo Florestal com ênfase no uso de sensoriamento remoto para estimativas de estoque florestal com o IFN. Iniciou o curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na UnB em 2019 com o objetivo de aprofundar os conhecimentos em Direito, Economia e Ciências Polícas com foco na gestão pública. Atualmente participa de projetos do SFB para melhoria de dados florestais, criação e planejamento de sistemas de informação florestal, análise de paisagem e automatização de reconhecimento de biomassa por sensoriamento remoto. Os principais sistemas de atuação são o Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), incluindo a atualizacao anual do primeiro e o planejamento, execução e fiscalização do segundo. Participa da implementação e operacionalização dos sistemas federais e estaduais de cadastro de imóveis rurais, sua análise e programas de regularização ambiental (PRA). Apoia a regulamentação das cotas de reserva ambiental (CRA) e integração dos sistemas do SFB com o BACEN, Ibama, CGU, TCU, MPF, Receita Federal e Policia Federal. Consultor desde 2007 em ar condicionado e eficiência energética de edificações, particularmente com modelagem numérica de sistemas prediais para adequação de normas e certificação ambiental de empreendimentos (LEED, AQUA e PROCEL-PBE).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Florestais

2015 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: ESTIMATIVA DO ESTOQUE FLORESTAL POTENCIAL A PARTIR DOS DADOS DO INVENTÁRIO FLORESTAL NACIONAL,Ano de Obtenção: 2016
Renato Vinícius Oliveira Castro.Palavras-chave: RFDI; Produção Florestal; PALSAR; IFN; KRIGAGEM; SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Florestal.

Graduação em Gestão de Políticas Públicas

2019 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: Não informado
Orientador: Não informado

Graduação em Meteorologia

2004 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: Persistência de Precipitação no Verão 2009/2010 em São Paulo
Orientador: Augusto José Pereira Filho

Graduação interrompida em 2003 em Meteorologia

2003 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2003

Curso técnico/profissionalizante

1999 - 2002

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Gestão do Orçamento Público. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

4° Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). (Carga horária: 28h). , Serviço Florestal Brasileiro, SFB/MMA, Brasil.

2017 - 2017

2a Oficina de Integração do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). (Carga horária: 12h). , Serviço Florestal Brasileiro, SFB/MMA, Brasil.

2015 - 2015

Planej. da Contratação e Seleç. de Fornec. de TI. (Carga horária: 63h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Trein. Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Modelagem SimMadeira. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Disciplina Modelagem da Produção Florestal. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2014 - 2014

Discip. Avaliação Econômica de Projetos Florestais. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Geoprocessamento com Python com bibliotecas livres. (Carga horária: 8h). , pythonbrasil, PB, Brasil.

2013 - 2013

Monitoramento de queimadas por satélite e geoproc.. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2013 - 2013

Oficina Adicionando Geo ao PostgreSQL com PostGIS. (Carga horária: 7h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.

2013 - 2013

Dinamica Project - Módulo I - Dinamica EGO. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Training ?eCognition Tools + Functionality". (Carga horária: 30h). , Trimble Geospatial Division, TGD, Estados Unidos.

2013 - 2013

Processo Administrativo Disciplinar (PAD). (Carga horária: 27h). , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra.

    Grande área: Ciências Agrárias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Latinoware 2018. Banco de Dados espacial livre e Público: desafios e realizações com MUITOS dados declarados.. 2018. (Congresso).

Agroecologia 2017 - Caminhos do Saber. Caminho da Água - Aplicativo Plantadores de Rios. 2017. (Congresso).

FOSS4G. National Collaborative Mapping of Forests and Natural Resources From a Government Initiative - The Rural Environmental Registry (CAR). 2017. (Congresso).

FOSS4G. Estimating potential forest storage inside rural properties with kriging of the National Forest inventory and Satellite Radar Imagery. 2017. (Congresso).

13° Congresso Latino americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. 2016. (Congresso).

Uso de software livre para informações geoespaciais no governo: Casos de sucesso na Europa e no Brasil.Software Livre em Cadastros Rurais, identificação de Uso do Solo e Gerenciamento de Florestas. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Cadastro de Bens Imóveis - Receita Federal. 2015. (Seminário).

Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal. 2014. (Seminário).

Python Brasil [9]. 2013. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico. 2013. (Congresso).

ENCONTRO SOBRE HABITAÇÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. 2012. (Encontro).

Encontro Sobre Projeto, Planejamento e Gestão de Obras. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Vinicius Oliveira Castro

CASTRO, R. V. O.MATRICARDI, E. A. T.; MESQUITA JUNIOR, H. N.. Estimativa do estoque florestal potencial a partir dos dados do inventário florestal nacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi

CASTRO, R. V. O.MATRICARDI, E. A. T.; MESQUISA JR, H. N.. Estimativa do estoque florestal potencial a partir de dados do inventário florestal nacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Augusto José Pereira Filho

Classificação automática de Sistemas Precipitantes com Radar Meteorológico; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Augusto Jose Pereira Filho;

Renato Vinicius Oliveira Castro

Estimativa do estoque florestal potencial a partir dos dados do inventário florestal nacional; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília,; Orientador: Renato Vinícius Oliveira Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TROVAO, Bernardo A. M. ; BIONDO, L. M. ; Oliveira, Gustavo H. de ; Mendes, Rejane M ; Rocha, Janaína de A. . Capacitação no Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR para membros e técnicos do Ministério Público. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Motta, Luís P ; BIONDO, L. M. . Análise Geoespacial em Banco de Dados. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    VALIDAÇÃO ESPACIAL DE DADOS FLORESTAIS PARA INSERÇÃO EM BANCO POSTGRESQL COM USO DE OPERADORES SQL E RELAÇÕES GEOMÉTRICAS DO POSTGIS, Descrição: aplicação de operadores SQL para a validação de dados espaciais de inventário florestal que se pretende adicionar a um sistema de gerenciamento de informações de concessões florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).As funções aqui descritas estão operacionais e em de implantação no Sistema de Cadeia de Custódia do SFB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Meneguelli Biondo - Coordenador / Humberto Navarro de Mesquita - Integrante / Ekena Rangel Pinagé - Integrante.

  • 2013 - Atual

    POTENCIAL DO USO DE DADOS PALSAR NA IDENTIFICAÇÃO DE FLORESTAS EM ÁREAS SEM VISIBILIDADE A SENSORES ÓPTICOS, Descrição: Desenvolvimento de metodologia para identificação de áreas florestais com o uso do PALSAR/ALOS em regiões da Amazônia com ausência de dados de sensores remotos passivos. Os resultados desta análise servirão para melhorar o detalhamento de informações do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, publicado anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Meneguelli Biondo - Coordenador / Humberto Navarro de Mesquita - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Hidrologia de uma Micro Bacia Rural em Ambiente Urbano, Descrição: Estimar o balanço hídrico da bacia do PEFI (Parque Estadual Fontes do Ipiranga), caracterizar a sua hidrologia e posteriormente simular vazões da bacia com o modelo TOPMODEL. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Meneguelli Biondo - Coordenador / Augusto Jose Pereira Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Classificação automática de Sistemas Precipitantes com Radar Meteorológico, Descrição: Eventos precipitantes ocorridos entre 2003 e 2007 identificados visualmente e realizada uma análise estatística de textura das imagens de radar na tentativa de classificar automaticamente os sistemas presentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Meneguelli Biondo - Coordenador / Augusto Jose Pereira Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Serviço Florestal Brasileiro, Gerencia de Cadastro de Florestas - GECAD. , Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Asa Norte, 70818-900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 2028-7244, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Centro de Tecnologia de Edificações

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Eficiência Energética, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultoria com certificação LEED, PROCEL Edifica e AQUA para edifícios comerciais através de análise crítica e simulação computacional. Entre os empreendimentos consultados estão CPD do Santander, CPD da VIVO, CPD da BM&F Bovespa, CPD da Globo, Estádio Mineirão, Estádio Maracanâ, Shopping Center Guadalupe, Shopping Center Calila Campo Grande e Calila Belém, Edifícios Bratke Sansão e Teoemp, Edifício Odebrecht São Paulo, Edifício Previ Marques Reis, Edifício SIG Opportunity, Templos Salomão (SP) e Cenáculo da Fé (PR) da EngIURD, Edifício NeoCorporate, Edifício Unitas Colinas e Edifício Petrobrás Itaigara (BA).

  • 2010 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colaboração em projetos de pesquisa do LABHIDRO - IAG - USP HIDROLOGIA DE UMA MICRO BACIA RURAL EM AMBIENTE URBANO

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitoria de disciplina de graduação - ACA0339 - Hidrometeorologia, do curso de Meteorologia do DCA-IAG-USP

  • 2009 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colaboração em projetos de pesquisa do LABHIDRO - IAG - USP CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE SISTEMAS PRECIPITANTES COM RADAR METEOROLÓGICO

  • 2005 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Tecnologia de Informação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio profissional no Centro de Computação Eletrônica da USP

  • 2007 - 2013

    Arbi Assessoria Técnica

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Efic. Energética e Meteorologia, Carga horária: 15

    Outras informações:
    -Consultoria na certificação ambiental de edifícios comerciais, pelos padrões LEED Green Building, AQUA e PROCEL Edifica, com a elaboração de estudos físicos das edificações e sua relação com os seus ocupantes e o meio ambiente, incluindo vistoria técnica e fotográfica. - Desenvolvimento de projetos de climatização de edifícios comerciais e residenciais, com cargas térmicas entre 30 mil e 6 milhões de Btu/h, conforme normas técnicas brasileiras e internacionais. Entre os clientes atendidos estão Leroy Merlin, Trump Realty Brasil, SKR Engenharia, SANCA Engenharia, IBMEC, Engeform, SDI e RAS Engenharia, colaborando em mais de 220 projetos até maio de 2013. - Elaboração de relatórios referentes a rendimento de equipamentos, comparativos técnicos de diferentes sistemas e conceitos de refrigeração. Análise de viabilidade de implantação e operação de métodos de melhoria de eficiência energética como o controle de variáveis ambientais utilizando sensores não convencionais de climatização e o uso de fontes alternativas de energia.

  • 2014 - 2016

    Serviço Florestal Brasileiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Divisao

    Outras informações:
    Gerente executivo substituto. Atuou com o Cadastro Nacional de Florestas Publicas e com a Câmara Técnica de Destinação de Terras Públicas da Amazônia Legal. Participou do desenvolvimento de metodologia para análise da paisagem junto ao Inventário Florestal Nacional com imagens RapiEye. Desenvolvimento de métodos e estrutura computacional para processamento de imagens de RADAR do território nacional para uso nas concessões florestais e no CAR.

  • 2016 - 2018

    Serviço Florestal Brasileiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisao

    Outras informações:
    Cadastro de Florestas, atividades de geoprocessamento com equipe de especialistas e consultores. Atualização anual do cadastro nacional de florestas públicas. Apoio no desenvolvimento dos sistemas do CAR ( cadastro, análise, central do proprietário, programa de regularização ambiental e cotas de reserva legal) . Apoio a projetos com cooperação internacional em execução de cadastros e melhoria de sistema. Gestor substituto do projeto KFW/CAR. Membro da câmara tecnica de destinação de terras públicas da amazônia legal desde 2013. Articulação técnica com as OEMAs dos 26 estados e DF para integraçãode sistemas e informações do SICAR. Apoio técnico nos ACTs e afins com DCF com as UFs, CNMP, PF, Incra, Bacen e outros.

  • 2019 - Atual

    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Especificação e execução dos módulos do SICAR e suas melhorias (Cadastro, Análise, Monitoramento, Central do Proprietário, PRA e CRA). Análises de florestas públicas com uso de geoprocessamento, bancos de dados Postgis, processamento de imagens, sensoriamento remoto, programação em Python (GDAL/OGR, ArcPy, OTB), QGIS e Arcgis, administração de servidores, modelagem econômica e ambiental de cenários. Análise de imagens de sensores passivos e ativos para classificação de vegetação (LANDSAT 4/5 e 7, RAPIDEYE e PALSAR do ALOS). Emissão de pareceres e notas técnicas relacionados aos sistemas do SFB e solicitações de Comissões Parlamentares, Ministros de Estado e orgãos de controle (CGU, TCU, MPF). Assessoria técnica em reuniões ministerias, encontros com governos de outros países, audiências públicas e reuniões legislativas. Publicação do CNFP consolidado dos anos 2013 a 2018, publicação do PAOF e Relatório de Gestão de Florestas Públicas nos mesmos anos, publicação mensal do Boletim do CAR. Integração bem sucedida de todos os sistemas estaduais do CAR e o Sicor com o sistema federal dl CAR. Concepção e publicação do Mapa Interativo Florestal do Brasil, com dados nacionais de todos os sistemas do SFB.

  • 2019 - 2019

    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Serviço do Cadastro de Florestas, Carga horária: 40

  • 2013 - 2018

    Serviço Florestal Brasileiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalha com florestas públicas com uso de geoprocessamento, bancos de dados Postgis, processamento de imagens, sensoriamento remoto, programação em Python (GDAL/OGR, ArcPy, OTB), QGIS e Arcgis, administração de servidores, modelagem econômica e ambiental de cenários. Análise de imagens de sensores passivos e ativos para classificação de vegetação (LANDSAT 4/5 e 7, RAPIDEYE e PALSAR do ALOS). Emissão de pareceres e notas técnicas relacionados aos sistemas do SFB e solicitações de Comissões Parlamentares, Ministros de Estado e orgãos de controle (CGU, TCU, MPF). Assessoria técnica em reuniões ministerias, encontros com governos de outros países, audiências públicas e reuniões legislativas. Publicação do CNFP consolidado dos anos 2013 a 2018, publicação do PAOF e Relatório de Gestão de Florestas Públicas nos mesmos anos, publicação mensal do Boletim do CAR. Integração bem sucedida de todos os sistemas estaduais do CAR e o Sicor com o sistema federal dl CAR. Concepção e publicação do Mapa Interativo Florestal do Brasil, com dados nacionais de todos os sistemas do SFB. Especificação e execução dos módulos do SICAR e suas melhorias (Cadastro, Análise, Monitoramento, Central do Proprietário, PRA e CRA).

  • 2019 - Atual

    Instituto Nacional da Mata Atlântica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Analista Ambiental na Divisão de Ciências do Instituto Nacional da Mata Atlântica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (INMA / MCTIC). Apoia a execução de projetos de pesquisa e a gestão do Instituto, que inclui as coleções de Botância e Zoologia do antes Museu de Biologia Mello Leitão, a Biblioteca Fernando Lee e as Estações Biológicas de Santa Lúcia e São Lourenço.

  • 2019 - Atual

    Instituto Nacional da Mata Atlântica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto do Chefe de Divisão, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Substituição eventual do Chefe da Divisão de Ciências do INMA/MCTIC