Dailson Paulucio da Silva
Graduado em Educação Física. É mestre e doutor em Educação Física (área: fisiologia do exercício) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Biometria (LadeBio). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia do exercício, futebol e desempenho de endurance. Atualmente, trabalha como Fisiologista da equipe profissional e de base do Botafogo de Futebol e Regatas, áreas específicas principais: termografia, avaliação da enzima creatina quinase e monitoramento da carga de treino (externa e interna). É professor do curso de especialização "Ciências da Performance Humana - UFRJ".
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação Física
2016 - 2020
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise multidimensional do perfil de miRNAs plasmáticos de atletas de endurance com diferentes capacidades cardiorrespiratórias em resposta ao teste de esforço máximo
, Ano de obtenção: 2020. Fernando Augusto Monteiro Saboia Pompeu. Coorientador: Caleb Guedes Miranda dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Mestrado em Educacao Fisica
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: EFEITO AGUDO DA INGESTÃO DE TAURINA E DE ÁLCOOL NA EFICIÊNCIA MECÂNICA E NA ANÁLISE ELETROENCEFALOGRÁFICA DA BANDA DE FREQUÊNCIA ALFA, Ano de Obtenção: 2014
Dr. Fernando Augusto Monteiro Saboia Pompeu.Coorientador: Dr. Alair Pedro Ribeiro de Souza e Silva.
Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana
2013 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Confiabilidade das variáveis cardiopulmonares obtidas durante um teste incremental no cicloergômetro
Orientador: Fernando Augusto Monteiro Saboia Pompeu
Bolsista do(a): Ciências da Performance Humana, CPH, Brasil.
Especialização em Educação Inclusiva
2008 - 2009
Faculdade Ciências Aplicadas "Sagrado Coração"
Título: A aprendizagem e inclusão da criança com síndrome de down
Graduação em Bacharelado em Educação Física
2006 - 2009
Universidade Iguaçú
Título: O TREINAMENTO DE FORÇA ATENUA A ATIVIDADE DE MARCADORES DE LESÃO MUSCULAR INDEPENDENTE DO MÉTODO OXFORD VERSUS DELORME
Orientador: Marco Antonio Machado dos Santos
Graduação em Licenciatura em Educação Física
2006 - 2008
Universidade Iguaçú
Título: A cafeína e o treinamento de força altera sinergicamente marcadores de microlesão 24 horas após uma sessão?
Orientador: Marco Machado
Pós-doutorado
2023 - 2025
Pós-Doutorado. , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
3rd INTERNATIONAL CONFERENCE OF FOOTBALL.Monitoring of load in athletes of A League of the Brazilian Championship. 2019. (Simpósio).
21º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte. Avaliação bioquímica do sangue durante 4 semanas de treinamento com os métodos Delorme e Oxford. 2009. (Congresso).
12º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro.Cafeína não efeito sinérgico ao exercício na atividade sérica de marcadores de lesão muscular 24h após uma sessão de treino. 2008. (Simpósio).
III semana da Educação Física. 2008. (Outra).
II SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2007. (Outra).
Participação em bancas
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. O jogging na preparação para o envelhecimento saudável. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Cafeína e Performance Humana: uma revisão sobre seus possíveis efeitos ergogênicos em exercícios aeróbios e anaeróbios.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. A influência da estratégia de prova na performance em corridas de média e longa distâncias.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Musculação e emagrecimento.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC): Potencial efeito para controle de peso através de treinamento aeróbico e força.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Potência Crítica: Revisão dos Modelos Lineares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Perfil Antropométrico, Estado Nutricional e nível de atividade física de escolares do Ensino Médio.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Comparação da prática de exercício físico fora do âmbito acadêmico entre estudantes do curso de Educação Física de uma universidade privada e uma pública.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Obesidade e disfunção erétil: uma revisão de literatura.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, F. S.PAULUCIO, D.. Predição da massa corporal magra de adultos brasileiros através da área muscular do braço.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FONSECA, M. P. S.;SILVA, DP.. Gomes.A inclusão e acessibilidade da pessoas com deficiência nos clubes do RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PALMA, A.;SILVA, DP.. Os benefícios relacionados à qualidade de vida funcional obtidas por indivíduos frequentadores da academia da terceira idade do bairro Bananal na Ilha do Governador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GONCALVES, N. P. C.;SILVA, DP.. Influência da prática de capoeira na melhoria da qualidade de vida de indivíduos moradores da baixada fluminense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, DP.. Índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ): de clientes de um estúdio de personal trainers da Zona Oeste do RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Treinamento intervalado de alta intensidade e o diabetes tipo 2; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Comparação dos deslocamentos de uma equipe de elite da série A e B do campeonato brasileiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Os efeitos da suplementação de taurina no exercício físico; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Os efeitos do pré-condicionamento isquêmico no desempenho atlético e os principais mecanismos envolvidos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Futebol moderno: do alto nível de exigência e aos atuais modelos de periodização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Potencialização Pós Ativação: principais mecanismos fisiológicos e neurológicos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Overtraining revisão geral e alguns de seus marcadores; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos do GH sobre a lipólise: entendendo os mecanismos para uma prescrição de exercícios eficiente; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade nas potências aeróbia e anaeróbia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos do método Pilates sobre parâmetros cardiovasculares; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeito agudo do alongamento estático no desempenho anaeróbio em jogadores de futebol; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Ações do alongamento sobre o treinamento de força; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Aptidão cardiorrespitratória como um prognóstico útil da saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos da suplementação de beta-alanina no desempenho esportivo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Hidroginástica para gestantes; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Treinamento de força: implicação para divisão de treino; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeito do alongamento sobre a performance esportiva: uma revisão da literatura; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Relação entre exercício físico e cognição em crianças e adolescentes: implicações sobre o desempenho escolar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
A influência do padrão de contato dos pés no solo sobre a economia de corrida; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
A influência de diferentes intervalos de recuperação sobre a percepção subjetiva do esforço no supino reto; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
A influência da hidratação na performance em esportes de endurance; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
A imagem corporal entre jovens e adultos em academias de grande e pequeno porte; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Sarcopenia em idosos por falta de atividade física; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Benefícios do treinamento concorrente em crianças e adolescentes obesos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Perfil de composição corporal de alunos ingressantes em uma academia de ginástica no Rio de Janeiro; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Treinamento de força como potencial fator de auxílio no tratamento e na prevenção da osteoporose; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Agentes antioxidantes e sua importância na performance no exercício físico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos sobre o rendimento e a saúde associados ao treinamento em altitude; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Verificação do nível de compreensão dos profissionais de educação física na prática de exercícios físicos para diabéticos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Os benefícios da musculação como tratamento da sarcopenia na terceira idade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Treinamento funcional na prevenção de quedas em idosos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos do exercício físico e de suas variáveis sobre a pressão arterial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Utilização da cafeína como ergogênico nutricional no exercício físico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis nas academias de ginástica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
O efeito agudo do etanol e da taurina na potência absoluta de beta antes e após o exercício; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Efeitos do exercício aeróbio contínuo e intervalado na composição corporal e no EPOC: uma revisão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Benefícios do treinamento de força na terceira idade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Perfil de composição corporal e aptidão física da seleção brasileira de judô; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Lesões músculo-esqueléticas e medidas profiláticas no futebol: há considerações sobre os aspectos tático-técnicos? Uma revisão crítica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Os benefícios do treinamento com exercícios sobre a capacidade física de idosos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação - Ciências da Performance Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Dailson Paulucio da Silva;
Produções bibliográficas
-
MATTOS, DANIELE ; SANTOS, CALEB GUEDES M. ; FORBES, SCOTT C. ; CANDOW, DARREN G. ; ROSA, DOUGLAS ; BUSNARDO, ROBERTA GIOVANINI ; RIBEIRO, MARCOS DORNELAS ; SILVA, DP. ; CHESTER, CYNTHIA ; MACHADO, Marco . Individual Responses to Creatine Supplementation on Muscular Power is Modulated by Gene Polymorphisms in Military Recruits. Journal of Science in Sport and Exercise , v. 5, p. 70-76, 2022.
-
TERRA, AUGUSTO ; PAULUCIO, DAILSON ; MACHADO, Marco ; BISHOP, DAVID J. ; KOCH, ALEXANDER J. ; ALVARENGA, RENATO ; POMPEU, FERNANDO A. M. S. . Effect of Unaware Clock Manipulation on Pacing Strategy and Performance in Recreational Athletes. Applied Sciences-Basel , v. 11, p. 8062, 2021.
-
ABRANTES, V. H. F. ; SILVA, DP. ; ALVARENGA, R L ; TERRA, A ; KOCH, AJ ; MACHADO, Marco ; POMPEU, FAMS . Hypertrophie der Skelettmuskulatur - molekulare und anwendungsbezogene Aspekte der Trainingsphysiologie. German Journal of Exercise and Sport Research , p. 195-207, 2020.
-
VELASQUE, R ; SILVA, DP. ; ALVARENGA, RENATO ; SANTOS, C. G. ; SERPA, T. K. F. ; MACHADO, M. ; KOCH, A. J. ; ALONSO, L. ; POMPEU, FERNANDO A. M. S . Could static stretching decrease anaerobic power in young soccer players?. MEDICINA DELLO SPORT , v. 73, p. 210-219, 2020.
-
SILVA, H. L. ; MIRANDA, V. S. ; KOCH, A. ; SANTOS, C. G. M. ; PAULUCIO, D. ; MACHADO, M . Could different load reduction resistance training schemes lead changes on serum vascular endothelial growth factor?. MEDICINA DELLO SPORT , v. 73, p. 383-391, 2020.
-
MONNERAT, GUSTAVO ; SÁNCHEZ, CARLOS A.R. ; SANTOS, CALEB G.M. ; PAULUCIO, DAILSON ; VELASQUE, RODOLFO ; EVARISTO, GEISA P.C. ; EVARISTO, JOSEPH A.M. ; NOGUEIRA, FABIO C.S. ; DOMONT, GILBERTO B. ; SERRATO, MAURICIO ; LIMA, ANTONIO S. ; BISHOP, DAVID ; CAMPOS DE CARVALHO, ANTONIO C. ; POMPEU, FERNANDO A.M.S. . Different Signatures of High Cardiorespiratory Capacity Revealed With Metabolomic Profiling in Elite Athletes. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 15, p. 1156-1167, 2020.
-
XAVIER, RAPHAEL ; SÁNCHEZ, CARLOS ; PAULUCIO, DAILSON ; DA SILVA, IZADORA MOREIRA ; VELASQUE, RODOLFO ; NOGUEIRA, FERNANDO S ; FERRINI, S G LUIZ ; DORNELAS RIBEIRO, MARCOS ; SERRATO, MAURICIO ; ALVARENGA, RENATO ; POMPEU, FERNANDO A M S ; SANTOS, CALEB G M . A Multidimensional Approach to Assessing Anthropometric and Aerobic Fitness Profiles of Elite Brazilian Endurance Athletes and Military Personnel. MILITARY MEDICINE , v. -, p. 1, 2019.
-
VELASQUE, RODOLFO ; DOS SANTOS, CALEB G.M. ; XAVIER, RAPHAEL ; PAULUCIO, DAILSON ; ALVARENGA, RENATO ; PFAFFL, MICHAEL W. ; POMPEU, FERNANDO A. M. S . Letter to The Editor: MicroRNA Profile and Adaptive Response to Exercise Training: A Review. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 40, p. 678-679, 2019.
-
PAULUCIO, DAILSON ; TERRA, AUGUSTO ; SANTOS, CALEB G. ; CAGY, MAURICIO ; VELASQUES, BRUNA ; RIBEIRO, PEDRO ; DA COSTA, BRUNO M. ; GONGORA, MARIANA ; ALVARENGA, RENATO ; ALONSO, LUCIANO ; POMPEU, FERNANDO A. M. S. . Acute effect of Ethanol and Taurine on frontal cortex absolute beta power before and after exercise. PLoS One , v. 13, p. e0194264, 2018.
-
MONNERAT-CAHLI, G. ; PAULUCIO, D. ; MOURA NETO, R. S. ; POMPEU, F. A. M. S. ; BUDOWLE, B. ; SANTOS, C. G. . Letter to the editor: A genetic-based algorithm for personalized resistance training. BIOLOGY OF SPORT , v. 1, p. 27-29, 2017.
-
ALONSO, L. ; SILVA, L. ; PAULUCIO, D. ; POMPEU, F. A. M. S. ; BEZERRA, L. ; LIMA, V. ; OLIVEIRA, M. ; DANTAS, P. ; SILVA, J. ; NUNES, R. . Field Tests vs. Post Game GPS Data in Young Soccer Player Team. Journal of Exercise Physiology Online , v. 20, p. 102-110, 2017.
-
PAULUCIO, DAILSON ; DA COSTA, BRUNO M ; SANTOS, CALEB G. ; VELASQUES, BRUNA ; RIBEIRO, PEDRO ; GONGORA, MARIANA ; CAGY, MAURICIO ; ALVARENGA, RENATO L. ; POMPEU, FERNANDO AMS . Acute ethanol and taurine intake affect absolute alpha power in frontal cortex before and after exercise. NEUROSCIENCE LETTERS , v. 657, p. 5-10, 2017.
-
SILVA, DP. ; COSTA, B. M. ; SANTOS, C. G. M. ; NOGUEIRA, F. ; KOCH, A. ; MACHADO, M. ; VELASQUES, B. ; RIBEIRO, P. ; POMPEU, F. A. M. S. . Taurine supplementation improves economy of movement in the cycle test independently of the detrimental effects of ethanol. BIOLOGY OF SPORT , v. 34, p. 353-359, 2017.
-
PAULA, J. A. B. ; NOGUEIRA, F. S. ; SILVA, DP. ; POMPEU, F. . The validity of maximum heart rate predictions based on age for young men. GAZZETTA MEDICA ITALIANA ARCHIVIO PER LE SCIENZE MEDICHE , v. 175, p. 154-157, 2016.
-
ALONSO, L. ; BORGES, M. V. O. ; SOUSA, E. C. ; SOUZA, M. M. ; PAULUCIO, D. ; RIBEIRO, P. ; VELASQUES, B. ; POMPEU, F. A. M. S. ; SANTOS, C. G. ; DANTAS, P. M. S. . Heritability of Displacement Speed in a 30-m Sprint. Journal of Exercise Physiology Online , v. 19, p. 1-14, 2016.
-
PAULUCIO, D. ; NOGUEIRA, F. S. ; VELASQUES, B. ; RIBEIRO, P. ; POMPEU, F. . Day-to-Day Variation of Cardiopulmonary Variables Obtained During an Incremental Cycling Test to Volitional Exhaustion. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE , v. 18, p. 81-89, 2015.
-
FRAGA, CINDY ; VELASQUES, BRUNA ; KOCH, ALEXANDER J. ; MACHADO, MARCO ; PAULUCIO, DAILSON ; RIBEIRO, PEDRO ; POMPEU, FERNANDO AUGUSTO MONTEIRO SABOIA . Carbohydrate mouth rinse enhances time to exhaustion during treadmill exercise. CLINICAL PHYSIOLOGY AND FUNCTIONAL IMAGING , v. XXXX, p. n/a-n/a, 2015.
-
MACHADO, M ; WILLARDSON, JM ; SILVA, DP. ; FRIGULHA, IC ; KOCH, AJ ; SOUZA, SC. . Creatine Kinase Activity Weakly Correlates to Volume Completed Following Upper Body Resistance Exercise. Research Quarterly for Exercise and Sport , v. 83, p. 276-281, 2012.
-
MACHADO, M ; PEREIRA, Rafael ; SILVA, DP. ; CARDOSO, BS ; CURTY, V. M. ; MACHADO, R. J. F. ; HACKNEY, A. C. . Angiotensin-Converting Enzyme (ACE) genotype and rest interval length between sets in resistance training: a pilot study. MEDICINA DELLO SPORT , v. 64, p. 367-377, 2012.
-
SILVA, DP. ; FRIGULHA, IC ; MACHADO, R. J. F. ; SOUZA, SC. ; XAVIER-NETO, G. ; DURAES, M. D. . Hiperckemia induzida pelo treinamento de força não sofre influência dos intervalos de repouso entre as séries. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 6, p. 569-577, 2012.
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; LIBAINO, G. A. . Resposta Crônica da Pressão Arterial Sistólica em Diferentes Métodos de Treinamento de Força: Delorme versus Oxford. Perspectivas Online (Campos dos Goitacazes) , v. 3, p. 197-204, 2010.
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; HACKNEY, A. C. ; MACHADO, M . Comparison of DeLorme with Oxford resistance training techniques: effects of training on muscle damage markers. Biology of Sport , v. 27, p. 77-81, 2010.
-
MACHADO, M ; ZOVICO, P. V. C. ; SILVA, DP. ; PEREIRA, L. N. ; BARRETO, J. G. ; PEREIRA, Rafael . Caffeine does not increase the resistance-exercise induced micro-damage. Journal of Exercise Science and Fitness , v. 6, p. 115-120, 2008.
-
SILVA, DP. ; COSTA, B. M. ; SANTOS, C. G. ; DESLANDES, A. C. ; RIBEIRO, P. ; POMPEU, F. . ACUTE EFFECT OF TAURINE AND ETHANOL INTAKE IN THE GROSS EFFICIENCY. In: ACSM's 61st Annual Meeting, 5th World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2014, Orlando, 2014, Orlando. ACSM's 61st Annual Meeting, 5th World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2014, Orlando, 2014.
-
COSTA, B. M. ; SILVA, DP. ; SANTOS, C. G. ; DESLANDES, A. C. ; RIBEIRO, P. ; POMPEU, F. . ACSM's 61st Annual Meeting, 5th World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2014, Orlando. In: ACSM's 61st Annual Meeting, 5th World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2014, Orlando, 2014, Orlando. ACSM's 61st Annual Meeting, 5th World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2014, Orlando, 2014.
-
MATTOS, D. M. S. ; SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; CARDOSO, BS ; ZOVICO, P. V. C. ; MACHADO, M ; PEREIRA, Rafael . Relação entre a variação da atividade sérica de CK e polimorfismo do gene da enzima conversora de angiontensina (ECA). In: 36º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2013, São Paulo. Transformando ideias em ações na atividade física e no esporte, 2013.
-
SILVA, DP. ; FRIGULHA, IC ; MACHADO, R. J. F. ; SOUZA, SC. ; XAVIER-NETO, G. . HIPERCKEMIA INDUZIDA PELO TREINAMENTO DE FORÇA NÃO SOFRE INFLUÊNCIA DOS INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES. In: 36 CELAFISCS, 2010, São Paulo. 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte "Boas Práticas do Exercíco, Esporte e Atividade Física", 2010. v. 18.
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; MACHADO, M . O TREINAMENTO DE FORÇA ATENUA A ATIVIDADE DE MARCADORES DE LESÃO MUSCULAR INDEPENDENTE DO MÉTODO? OXFORD VERSUS DELORME. In: 21º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009. São Paulo.
-
PEREIRA, Rafael ; THIEBAUT, A. ; SILVA, DP. ; Silva, P. A. V ; MACHADO, M . COMPORTAMENTO NEUROMUSCULAR DURANTE A EXAUSTÃO INDUZIDA POR CONTRAÇÕES DINÂMICAS. In: 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009, São Paulo. 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009.
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; MACHADO, M . AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DO SANGUE DURANTE 4 SEMANAS DE TREINAMENTO COM OS MÉTODOS DELORME E OXFORD. In: 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009, São Paulo. 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009.
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; FERREIRA, A. D. ; LOPES, L. J. ; MACHADO, M . COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TREINAMENTO DELORME E OXFORD: HEMATIMETRIA E LEUCOGRAMA. In: 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009, São Paulo. 21º Congresso Barsileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2009.
-
SILVA, DP. ; ZOVICO, P. V. C. ; BARRETO, J. G. ; MACHADO, M . CAFEÍNA NÃO APRESENTA EFEITO SINÉRGICO AO EXERCÍCIO NA ATIVIDADE SÉRICA DE MARCADORES DE LESÃO MUSCULAR 24H APÓS O TREINAMENTO DE FORÇA. In: 12° Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro, 2008.
-
Velasque R ; SANTOS, C. G. M. ; XAVIER, R. ; PAULUCIO, D. ; ALVARENGA, RENATO ; PFAFFL, M. W. ; POMPEU, FERNANDO A. M. S. . Letter to The Editor: MicroRNA Profile and Adaptive Response to Exercise Training: A Review. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , 2019.
-
PAULUCIO, D. . Monitoring of load in athletes of A League of the Brazilian Championship. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, B. M. ; SILVA, DP. ; SANTOS, C. G. ; DESLANDES, A. C. ; RIBEIRO, P. ; POMPEU, F. . ACUTE EFFECT OF ETHANOL AND TAURINE INTAKE IN HEART RATE DURING EXERCISE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, DP. . Fisiologia do exercício aplicada ao futebol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; MACHADO, M . Avaliação bioquímica do sangue durante 4 semanas de treinamento com os métodos delorme e oxford. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; SOUZA, SC. ; MACHADO, M . Comportamento Neuromuscular Durante a Exaustão Induzida por Contrações Dinâmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; FERREIRA, A. D. ; LOPES, L. J. ; MACHADO, M . Comparação entre o métodos de treinamento delorme e oxford: Hematimetria e Leucograma. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, DP. ; CURTY, V. M. ; AREAS, J. M. ; MACHADO, M . O treinamento de força atenua a atividade de marcadores de lesão muscular independente do método? Oxford versus Delorme. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, DP. ; ZOVICO, P. V. C. ; BARRETO, J. G. ; MACHADO, M . Cafeína não apresenta efeito sinérgico ao exercício na atividade sérica de marcadores de lesão muscular 24h após o treinamento de força. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
PAULUCIO, D. . Capixaba fisiologista do Botafogo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . III Congresso Internacional de Educação Física e Deporto - UERJ. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAULUCIO, D. . Botafogo compra aparelho que ajuda determinar a sensação térmica durante os treinos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . Sub-20 | Preparação para a Copa São Paulo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . Fisiologista dá dicas para espantar a ansiedade antes da Meia Maratona. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . Fisiologista capixaba é 'o cara' do Botafogo para o sucesso do time na Libertadores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . Bruno Silva se destaca na titularidade do Botafogo. 2017.
PAULUCIO, D. . Portuguesa realiza trabalhos físicos em parceria com UFRJ. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULUCIO, D. . Palestra - 3rd International Conference of Football Training Methods and Social Issues. 2019; Tema: Monitoring of load in athletes of A League of the Brazilian Championship.. (Rede social).
PAULUCIO, D. . Fisiologista do Botafogo foi palestrante em evento internacional de futebol. 2019; Tema: Carga de treino e performance no futebol. (Rede social).
PAULUCIO, D. . COMITÊ DE MEDICINA ESPORTIVA: 3ª REUNIÃO CIENTÍFICA DO ANO. A influência do controle de carga treino na performance e prevenção de lesão. 2018. (Palestra no Comitê de Medicina Esportiva SBOT-RJ / SBRATE).
Prêmios
2021
Egresso de destaque do período de 2011 a 2015, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos. , Avenida Carlos Chagas Filho, Cidade Universitária, 21941599 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39386826
Experiência profissional
2016 - Atual
Botafogo de Futebol e RegatasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisiologista, Carga horária: 40
Outras informações:
Fisiologista da equipe profissional do Botafogo de Futebol e Regatas (BFR) e Coordenador Científico das categorias de base do BFR.
2016 - 2017
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina ?Fisiologia do Exercício e Saúde?, com a carga horária
de 30 (trinta) horas, na 10ª turma do Curso de Especialização em Ciências da
Performance Humana, no período de 2016-2017, vinculado ao Laboratório de
Fisiologia do Exercício da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
2015 - 2016
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina ?Fisiologia do Exercício e Saúde?, com a carga horária
de 15 (quinze) horas, na 9ª turma do Curso de Especialização em Ciências da
Performance Humana, no período de 2015-2016, vinculado ao Laboratório de
Fisiologia do Exercício da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ,
2014 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina ?Fisiologia do Exercício e Saúde?, com a carga horária
de 15 (quinze) horas, na 8ª turma do Curso de Especialização em Ciências da
Performance Humana, no período de 2014-2015, vinculado ao Laboratório de
Fisiologia do Exercício da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado
2016 - 2016
Associação Atlética PortuguesaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisiologista
Outras informações:
Fisiologista da equipe profissional de futebol - Portuguesa da Ilha. Campeonato Carioca - 1ª Divisão - 2016.
2016 - 2018
FacRedentor Pós em Nutrição Esportiva aplicada a Saúde e Desempenho FisicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da disciplina de Fisiologia do Exercício.
2011 - 2011
Associação de Pais e Amigos de Muniz Freire (ES)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Associação de Pais e Amigos de Muniz Freire (ES)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
2010 - 2010
Escola Estadual de Ensino Médio Bráulio FrancoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2009
Escola Estadual de Ensino Médio "Menino Jesus"Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
2009 - 2009
Prefeitura Municipal de Muniz FreireVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
2017 - 2017
unisaude educacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina "Metodologia da Pesquisa, Produção Científica e Trabalho de Conclusão de Curso na Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dailson Paulucio da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?