Lucas Motta Brum

Possui graduação (Bacharelado) em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA - 2010), atua na área clínica com reabilitação de dependentes químicos (Inovar - Centro de Recuperação de Dependentes Químicos). Graduado em Licenciatura (Psicologia) pelo Programa de Formação de Professores para Educação Profissional (PEG - UFSM 2013/2014), Mestre em Psicologia da Saúde (UFSM) e ex-voluntário do CAPS - Cia do Recomeço (SM) onde coordenou a oficina de "Grafite e Saúde Mental". Atuou como voluntário e integrante da Equipe - 'Cuidado aos Cuidadores', prestando acompanhamento psicológico a médicos, enfermeiros e psicólogos no desastre da boate Kiss (Santa Maria-RS). Também atuou no acolhimento aos familiares e vítimas da tragédia.

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Psicologia dos desastres: O Cuidado de Si de enfermeiros,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Prof. Dr. Alberto Quintana
Coorientador: Camila Peixoto Farias.

Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Psicologia

2005 - 2010

Centro Universitário Franciscano

Formação complementar

2013 -

Extensão universitária em Saúde e Políticas de Subjetivação em Michel Foucau. (Carga horária: 44h). , Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Fundamentos em Gestão de Pessoas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Hebraico

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia dos Desastre.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Organização de eventos

BRUM, L. M. . I Jornada Trabalho e Contemporaneidade. 2013. (Outro).

BRUM, L. M. . II Jornada Interdisciplinar em Saúde - JIS. 2008. (Congresso).

BRUM, L. M. . Interfaces no Fazer Psicológico - Interlocução entre teoria e prática. 2008. (Outro).

BRUM, L. M. . VI Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2007. (Outro).

BRUM, L. M. . Clínica Psicologica Contemporânea. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Saúde Mental na Pós Graduação.A importância da saúde mental na pós graduação. 2016. (Encontro).

I Jornada Trabalho e Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Saúde do Servidor e da Servidora. 2012. (Seminário).

15ª Jornada Nacional de Educação: Educação, autonomia e cidadania. 2010. (Outra).

2º Interfaces no fazer Psicológico. 2009. (Encontro).

Congresso Internacional de Saude Mental e Reabilitação Psicossocial. 2009. (Congresso).

Outras palavras ... Diferentes olhares no cuidado de pessoas que usam drogas. 2009. (Seminário).

V Defencil - Semiario Internacional de Defesa Civil. 2009. (Seminário).

Interfazes no fazer Psicológico: interlocução entre teoria e Prática Psicológica. 2008. (Encontro).

Seminário Estadual Pré-Conferencia Nacional de Comunicação. 2008. (Seminário).

Clínica Psicológica comtemporânea. 2007. (Seminário).

Grupo de Estudos sobre Psicanálise: Freud e Lacan; Conceitos Básicos. 2007. (Outra).

II Seminário Interno Fábulas e Fantasias: Incursões pelo Mundo Infantil. 2007. (Seminário).

I Seminário Interno - 50 Anos de Jack Kerouac. 2007. (Seminário).

O Alienista conta sua História. 2007. (Oficina).

Qualidade de Vida e as Doenças Psicossomátias. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Andressa Sauzem Mayer

SANTOS, S. S.; ROSSO, A. R.;BRUM, L. M.. O Significado do graffiti e da pixação para os jovens trangressores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Produções bibliográficas

  • BRUM, L. M. . Das Construções de si ao Devir Clínico. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso) , v. XII, p. 873/Número 3e4-904, 2014.

  • BRUM, L. M. . Novos caminhos na clínica psicológica - Esquizoanálise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . I Seminário de Saúde do Trabalhador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUM, L. M. . Aula Inaugural - da pós graduação - Diálogos entre Ciência e Comunidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . Aula Inaugural - Saúde Mental na Pós Graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. ; Bastos, R. ; QUINTANA, A. M. . A Psicologia e sua importância na atuação em desastres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUM, L. M. . Cuidado aos Cuidadores: acompanhamento psicológico a médicos e enfermeiros no incidente da boate Kiss. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . Encontros entre Psicanálise e Esquizoanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. ; GONÇALVES, J. ; BECK, C. L. C. ; JAEGER, M. . Afastamento do trabalho e sofrimento psíquico em motoristas de transporte coletivo urbano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, J. ; BRUM, L. M. ; JAEGER, M. ; BECK, C. L. C. ; PERRONE, C. . Reflexões sobre a construção do sentido do trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUM, L. M. . Encontros entre Psicologia e Esquizoanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, J. ; BRUM, L. M. ; JAEGER, M. ; BECK, C. L. C. . IV Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUM, L. M. . I Jornada Trabalho e Contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, L. M. . Formação Acadêmica em Relação com o SUS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . Encontros entre Psicologia e Esquizoanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. ; Posser, E. M. . A cartografia como processo de pesquisa interventiva nos modos de subjetivação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, L. M. . Reflexões sobre o pensamento esquizoanalítico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . Um breve encontro com a esquizoanálise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, L. M. . Triagem terapêutica como dispositivo de intervenção na demanda do atendimento clínico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUM, L. M. . Sexualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

BRUM, L. M. . Grupo de Estudos de Esquizoanálise. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUM, L. M. ; Bastos, R. . 'Michel Foucault, seu pensamento e a relação com a Saúde'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRUM, L. M. . 'A Literatura como máquina de guerra'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2014

Clínica de Atendimento Psicológico

Vínculo: Funcionário - Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Intervenção clínica e social sob um paradigma Ético, Estético e Político que visa a potência, os afectos e desejos; A produção criativa do desejo e desejo criativo de produção nos afastam da idéia de viver pelas faltas e nos permite seguir, degustando e fabricando mais vida pela experimentação; Efetua-se então, uma forma única de clinicar, que fabrica linhas de fuga, singulariza-se, explora e intensifica as multiplidades, experimenta o novo, da-se ao devir e permite-se o diferente, busca o acontecimento, cria, monta uma caixa-de-ferramentas, roubando de todos os lugares o que possa ser útil à produção de vida.

2013 - 2014

Centro de Reabilitação Psicossocial Cia do Recomeço (CAPS AD)

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Psicólogo Voluntário, Carga horária: 3

Outras informações:
A oficina de Grafite/arte de rua visa oferecer aos usuários do CAPS (Centro de Reabilitação PsicoSocia) alternativas de linguagens visuais usando o design consciente, desenvolvendo a criatividade, o domínio da programação visual em diferentes plataformas da arte urbana e uma outra visão da urbe/territórios que percorremos diariamente. Potencializando assim, através dos encontros, outros possíveis a esses usuários que já carregam estigmas e identidades que dificultam sua reabilitação social. O foco principal é o reconhecimento da nossa cultura como linguagem de vanguarda aliada a conceitos de ética, estética, cidadania, amizade, democracia e educação. O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. O aparecimento dela na Idade Contemporânea ocorreu na década de 70, nos Estados Unidos, quando alguns jovens passaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade como forma de protesto. Com o passar dos anos, as marcas evoluíram com técnicas e desenhos mais elaborados. Atualmente o grafite é uma das artes mais procuradas pelo público jovem

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como voluntário, integrante da equipe "Cuidado aos Cuidadores", que prestou atendimento aos profissionais envolvidos na tragédia da boate Kiss, do dia 27/01/2013. Também prestou acolhimento psicológico a familiares e vítimas da tragédia.

2011 - Atual

Grupo de Estudos

Vínculo: Criador e Coordenador, Enquadramento Funcional: Psicólogo Coordenador, Carga horária: 2

Outras informações:
Criador e Coordenador do Grupo de Estudos: Introdução a Esquizoanálise.

2009 - 2010

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Membro do Colegiado, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Psicologia, Carga horária: 4

2008 - 2009

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Presidente do Diretório Acadêm, Enquadramento Funcional: Presidente do D.A. do Curso de Psicologia, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano, durante o ano de 2008. Sendo um dos criadores do Seminário: Interfaces no Fazer Psicológico. Evento que se tornou parte das produções do ano letivo da graduação em Psicologia da Unifra.

2007 - 2007

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Membro do Diretório Acadêmico, Enquadramento Funcional: Membro do D.A. do Curso de Psicologia, Carga horária: 8

2007 - 2007

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Psicanalise I, Carga horária: 12

2008 - 2009

Ambulatório de Saúde Mental de Santa Maria - RS

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Serviço de Psicologia, Carga horária: 12

Outras informações:
Exerceu como estagiário curricular do Serviço de Psicologia, atendimento terapêutico, triagens, entrevistas preliminares, e participou do grupo de estudos de psicanálise clínica.

2014 - 2016

Centro Brasileiros de Cursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor na área de Psicologia, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal, do curso de Auxiliar Administrativo.

2016 - Atual

Inovar - Centro de Reabilitação em Dependência Química

Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.