Marísia Teixeira Carneiro

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Guanabara(1968), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1979) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas:DISCURSO POLÍTICO.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1986 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Papel Temático: Valor de Diferenciação de discursos políticos
Miriam Lemle. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: DISCURSO POLÍTICO.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

1976 - 1979

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: MÔNICA RECTOR
Palavras-chave: Analise do discurso; DISCURSO POLÍTICO; Semântica; Semiótica; Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras

1964 - 1968

Universidade do Estado da Guanabara

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes.

Participação em eventos

III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Análise de procedimentos semânticos do fazer argumentativo: um estudo do gênero teste. 2003. (Congresso).

II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa.Minicurso: Abordagem semiolingüística de textos da mídia desinados a adolescentes. 2002. (Seminário).

.II Simpósio Internacional sobre Análise do Discuros: discurso, ação e sociedade. 2002. (Simpósio).

II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, ação e sociedade.Representação social e testes da mídia. 2002. (Simpósio).

XVI ENCONTRO DA ANPOLL.Apresentação de trabalho: Os gêneros discursivos: uma abordagem semiolingüística & Macropadrões textuais e o conceito de gênero. 2002. (Encontro).

IV CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA. Efeitos do filme publicitário em redações escolares. 2001. (Congresso).

II Cngresso Internacional da ABRALIN 2001. Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. 2001. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Máscaras e verdades na sala de aula. 2001. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Definição em narrativa escolar. 2001. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Identidade, qualificação e redação escolar. 2001. (Congresso).

11º INPLA.Identidade do enunciador em narrativas escolares. 2001. (Encontro).

1º C´rculo de Estudos da Linguagem.O gênero teste: argumentação e representação social. 2001. (Encontro).

XV Encontro Nacional da ANPOLL.O filme publicitário e a produção de textos narrativos em sala de aula. 2000. (Encontro).

V FÓRUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.Análise de narrativas em redações escolares. 2000. (Outra).

III Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Argumentação no texto escolar. 1999. (Congresso).

IX CONGRESSO DA ASSEL RIO. Argumentação e ensino. 1999. (Congresso).

9º InPLA.O filme publicitário (não) provoca polêmcia na escola?. 1999. (Encontro).

XVII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste.A produção de texto argumentativo e o filme publicitário em sala de aula. 1999. (Encontro).

III ENCONTRO FRANCO BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO.Qualificação e encadeamento em redações escolares. 1999. (Encontro).

VIII Congresso da ASSEL-Rio. Televisão: leitura e autoria. 1998. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA. O MAL-ENTENDIDO EM SALA DE AULA. 1998. (Congresso).

VII Mês de Letras.O ensino de Lingua matenra em questão. 1998. (Encontro).

Repensando Letras III.Aula de Português - perspectivas inovadoras. 1998. (Encontro).

XIII Encontro Nacional da ANPOLL.A influência da televisão na produção de textos de alunos do 1º grau. 1998. (Encontro).

III Fórum de Estudos Lingüísticos.Aspectos criativos da linguagem: da palavra ao texto. 1998. (Outra).

XI SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.Discurso e Gramática : efeitos ideológicos. 1997. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Estudos Lingüísticos.Discurso e Gramática: efeitos ideológicos . 1997. (Simpósio).

Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.Técnicas de redação de texto acadêmico. 1997. (Outra).

VI Congresso da ASSEL-RIO. Relações lexicais e tópico. 1996. (Congresso).

Mês de Letras.O interpretante em telejornais. 1996. (Encontro).

Curso de Pós-Graduação `lato sensu em Formaçãode Docentes para o Ensino Superior.Linguagem e Produção do Conhecimento. 1996. (Outra).

XLIII Seminário do GEL.Interface gramática e discurso: tópico e papel temático. 1995. (Encontro).

Mês de Letras.Papéis temáticos: uma proposta de análise da interface discurso e gramática. 1995. (Encontro).

Reunião Anual da SPBC. Papel temático: valor de diferenciação de discursos políticos. 1992. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Anina Fittipaldi

CARNEIRO, M. T.; PEREIRA, Luci Ruas; CHIAVEGATTO, Valéria Coelho. Universidade e Empresa: Mesclagem de Vozes e Papéis Sob a Ótica Sócio-Cognitivista . 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Leite Pereira dos Santos

CARNEIRO, M. T.; TROUCHE, Lygia Maria Gonçalves; GAVAZZI, Sigrid; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; SILVA, Maria Emilia Barcellos da. Redação/Texto Dissertativo no Vestibular ( Seleção/Organização Informacional). 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa Santiago de Sousa

CARNEIRO, M. T.; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; MEYER, R. M. B.; GURGEL, M. C. L.; DIAS, M. C. P.. A construção da identidade cultural na aquisição formal da língua portuguesa como L2. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Xavier Pontes

CARNEIRO, M. T.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. A classe dos nominais em perspectiva textual. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

CARNEIRO, M. T.; CHIAVEGATTO, V.; SILVA, M. C. P. S. E.; ROSA, M. C.; PAULIKUONIS, M. A. L.. Concurso público para professor assistente de Lingüística. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; SAAVEDRA, M.; VASCONCELLOS, Z. M. C.. Banca de seleção de candidatos ao Mestrado em Letras. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.. Concurso público de seleçcao de transferência externa. 2000. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; CHIAVEGATTO, V.; FERNANDES, E.. Banca de seleção de candidatos ao Mestrado em Letras . 2000. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; LEMLE, M.; HEYE, J.; MAGALHÃES, R.. Concurso para professor assistente de Lingüística da FFP/UERJ. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; RODRIGUES FILHO, N.. Membro da Comissão examinadora do Concurso Público de Habilitação 'a Livre Docência em Psicologia, na sub-área de Psicolingüística. 1992. Universidade Gama Filho.

CARNEIRO, M. T.; SAVEDRA, M.; VASCONCELLOS, Z. M. C.. Concurso de Seleçao de Candidatos ao Mestrado em Lingüística da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; SAVEDRA, M.; VASCONCELLOS, Z. M.. Seleção de transferência interna e aproveitamento de estudos no Instituto de Letras da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.; SAVEDRA, M.; MEYER, R. M. B.; GURGEL, M. C. L.; DIAS, M. C. P.. Dissertação de Mestrado em Letras: área Lingüística - A construção da identidade cultural na aquisição formal da língua portuguesa como L2. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.. Membro do Comitê Consultor Interno do processo de seleção do PIBIC/UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, M. T.. ´0i9j. 1943. Fundação de Tecnologia do Estado do Acre.

Orientou

Ecyr Affonso de Souza

Pressuposição no discurso pedagógico ( PROVISÓRIO); Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Beatriz Pelosi Martins

Ana´lise do discurso publicitário e suas formas de concretização, com base na teoria semiolingüística; Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vanderci Monteiro Sene Palla

Identidade do aprendiz de língua estrangeira: categoria de valor ( PROVISÓRIO); Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

CArlos Eduardo Serrina de Lima Rodrigues

Performatividade, representação e discurso: estudo sobre a teoria dos atos de fala e sua aplicação na análise da representação social no discurso pedagógico; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lívia Duarte Lemos

Mecanismos argumentativos em testes da mídia; Início: 2001; Iniciação científica (Graduando em Letras Português Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

THERESA MARIA ZAVARESE SOARES

Mecanismos argumentativos em testes da mídia; Início: 2001; Iniciação científica (Graduando em Letras Português Francês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

THERESA MARIA ZAVARESE SOARES

Mecanismos discursivos em textos da mídia; 2002; 38 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Francês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marísia Teixeira Carneiro;

THERESA MARIA ZAVARESE SOARES

QUALIFICAÇÃO E IDENTIDADE DO SUJEITO; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marísia Teixeira Carneiro;

Lívia Duarte Lemos

Qualificação e identidade; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marísia Teixeira Carneiro;

THERESA MARIA ZAVARESE SOARES

A influência da televisão na produçào de textos de alunos do ensino fundamental; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marísia Teixeira Carneiro;

THERESA MARIA ZAVARESE SOARES

A influência da televisão na produçào de textos de alunos do ensino fundamental; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marísia Teixeira Carneiro;

Produções bibliográficas

  • CARNEIRO, M. T. . Relevância e mal-entendido. Veredas (UFJF) , v. 1, p. 63-77, 2000.

  • CARNEIRO, M. T. . Consciência lingüística e aprendizagem da escrita. Cadenro Seminal , v. 7, n.7, p. 23-32, 1999.

  • CARNEIRO, M. T. . Intuição: da gramática da sentença à gramática do discurso. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 9, p. 119-124, 1997.

  • CARNEIRO, M. T. . Para uma análise semântica do discurso político. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , Rio de Janeiro, p. 62-63, 1984.

  • CARNEIRO, M. T. (Org.) . Pistas e travessias. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999. v. 1. 184p .

  • CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . Representação social em testes da mídia. In: Maria Aparecida Lino Pauliukonis; Sigrid Gavazzi. (Org.). Texto e discurso: mídia, literatura e ensino. 1ªed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, v. 1, p. 62-70.

  • CARNEIRO, M. T. ; CARNEIRO, M. T. . O eu e a linguagem. In: Valéria Coelho Chiavegatto. (Org.). Pistas e travessias II. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002, v. II, p. 7-260.

  • CARNEIRO, M. T. . Principais correntes da filosofia da linguagem no século XX. In: CARNEIRO, Marísia Teixeira. (Org.). Pistas e travessias. 1ªed.Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999, v. 1, p. 127-160.

  • CARNEIRO, M. T. . As qualificações na narrativa escolar: efeitos de filmes publicitários. In: André Valente. (Org.). Aulas de português: perspectivas inovadoras. 1ªed.Petrópolis: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999, v. 1, p. 235-244.

  • CARNEIRO, M. T. . Lingüística no primeiro grau. Revista Nova Escola, , v. 1, p. 55 - 55, 31 dez. 1996.

  • CARNEIRO, M. T. . Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Fortaleza. v. 26.

  • CARNEIRO, M. T. ; LEMOS, L. D. . O processo de qualificação como forma de expressão da subjetividade do seujieto enunciador. In: V CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2002, Rio de Janeiro. A Semiótica nos estudos lingüísticos e filológicos, 2001. v. V.

  • CARNEIRO, M. T. . Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. In: II Congesso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Resumos e Programas. Fortaleza: ABRALIN/UFC, 2001. v. 1. p. 92-92.

  • CARNEIRO, M. T. ; LEMOS, M. T. C. E. L. D. . Máscaras e verdades na sala de aula. In: IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2001, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF/O IL/UERJ/ NO IV CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2001. v. 1. p. 76-85.

  • CARNEIRO, M. T. . Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. In: II Congesso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Resumos e Programas, 2001. v. 1. p. 92-92.

  • CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . Efeitos do filme publicitário em redaçòes escolares. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro. cADERNOS DO CNLF/ O IL/UERJ NO IV CNLF, 2000. v. 1. p. 54-64.

  • CARNEIRO, M. T. . Argumentaçào no texto escolar. In: III CONGRESSO NACIONAL DE LINGÚÍSTICA E FILOLOGIA, 2000, Rio de Janeiro. Estudo da linguagem através dos textos. RIO DE jANEIRO: CIFEFIL/UERJ, 1999. v. 1. p. 17-25.

  • CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . Efeitos do filme publicitário em textos narrativos. In: XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2000, Salvador. PROGRAMA & RESUMOS, 2000. v. 1. p. 93-93.

  • CARNEIRO, M. T. . Televisão: leitura e autoria. In: VIII Congresso da Assel - Rio, 1999, Rio de Janeiro. Estudos da Linguagem Renovação & Síntese, 1998. v. 1. p. 270-275.

  • CARNEIRO, M. T. . Papel temático: valor de diferenciação de discursos políticos. In: 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992, São Paulo. 500 anos Memória e Diversidade, 1992. v. 1. p. 417-417.

  • CARNEIRO, M. T. . Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Livro de resumos, 2001.

  • CARNEIRO, M. T. ; LEMOS, L. D. ; SOARES, T. M. Z. . Identidade do enunciador em narrativas escolares. In: 11º InPLA, 2001, São Paulo. Caderno de resumo/Estudos da linguagem e outras áreas do conhecimento. São Paulo: PUC/SP, 2001. p. 34.

  • CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . Identidade, qualificação e redação escolar. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. A linguagem como prática social. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. v. 1. p. 239-239.

  • CARNEIRO, M. T. . Gramática e discurso em texto escolar do ensino fundamental. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Livro de resumos, 2001.

  • CARNEIRO, M. T. . O gênero teste: argumentação e representação social. In: 1º CELing, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

  • CARNEIRO, M. T. . DEFINIÇÃO EM NARRATIVA ESCOLAR. In: vi congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. A linguagem como prática social, 2001. v. 1. p. 263-263.

  • CARNEIRO, M. T. . Máscaras e verdade na sala de aula. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE lINGÜÍSTICA E fILOLOGIA, 2000. LIVRO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. v. 1. p. 52-52.

  • CARNEIRO, M. T. . Língua materna: finalidades e práticas discursivas. Rio de Janeiro: Cefil, 2001 (Artigo).

  • CARNEIRO, M. T. . Consciência lingüíistica e aprendizagem da escrita. Rio de Janeiro: DIALOGARTS, 1999 (Artigo).

Outras produções

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de Seleção para o Mestrado em Lingüística. 2002.

CARNEIRO, M. T. . Membro do Conselho Editorial da Revista Matraga/UERJ. 2002.

CARNEIRO, M. T. . Comité Consultor Interno /Processo de seleção do PIBIC/UERJ. 2002.

CARNEIRO, M. T. . Mecanismos discursivos em textos da mídia. 2001.

CARNEIRO, M. T. . Qualificação e identidade do sujeito. 2000.

CARNEIRO, M. T. . A influência da televisao na produção de textos de alunos do ensino fundamental. 1998.

CARNEIRO, M. T. . .

CARNEIRO, M. T. . Inclusão de Docente no corpo docente do Mestrado em Lingüística da UERJ. 2002.

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de Concurso Público para professor assistente de Lingüística / UERJ. 2001.

CARNEIRO, M. T. . Mecanismos discursivos em textos da mídia. 2001.

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de concurso para seleção de cnadidatos ao Mestrado em Letras: área Lingüística. 2001.

CARNEIRO, M. T. . Usos da tecnologia computacional no ensino de línguas estrangeiras. 2001.

CARNEIRO, M. T. . Materiais para o curso de Graduação em Língua Inglesa: fonética e fonologia, variações sobrfe o mesmo tema. 2001.

CARNEIRO, M. T. ; CARNEIRO, M. T. . Qualificação e identidade do sujeito. 2000.

CARNEIRO, M. T. . Memória histórica e discursos sobre a leitura no Brasil. 2000.

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de Seleção de Transferência externa. 2000.

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de Seleção de Mestrado. 2000.

CARNEIRO, M. T. . Participação em Banca de Concurso público para professor de Lingüística. 1999.

CARNEIRO, M. T. . A influência da televisão na produção de textos de alunos do curso fundamental. 1998.

CARNEIRO, M. T. . Análise de narrativas em redações escolares. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . Mecanismos discursivos em textos da mídia. 2002 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Abordagem semiolingüística de textos da mídia destinados a adolescentes. 2002 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Representação social e testes da mídia. 2002 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. ; DUARTE, L. L. ; SOARES, T. M. Z. . Qualificação e identidade. 2001 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Argumentação e ensino: uma abordagem produtiva. 2001 (Mesa-redonda) .

CARNEIRO, M. T. ; DUARTE, L. L. ; SOARES, T. M. Z. . Qualificação e identidade. 2001 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Argumentação e ensino: uma abordagem produtiva. 2001 (Mesa-redonda) .

CARNEIRO, M. T. . Sessão n. 24 de comunicações coordenadas. 2000 (Coordenação) .

CARNEIRO, M. T. . Análise de narrativas em redaçòes escolares. 2000 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2000 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . O filme publicitário e a produçào de textos narrativos em sala de aula. 2000 (Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. ; SOARES, T. M. Z. . A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2000 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Principais correntes da filosofia da linguagem no século XX. 1999 (Capítulo de livro) .

CARNEIRO, M. T. . A argumentação em sala de aula. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . A produção do texto argumentativo e o filme publicitário em sala de aula. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Qualificação e encadeamento em redações escolares. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . As qualificações na narrativa escolar: efeitos de filmes publicitários. 1999 (Capítulo de livro) .

CARNEIRO, M. T. . Principais correntes da filosofia da linguagem no século XX. 1999 (Capítulo de livro) .

CARNEIRO, M. T. . A argumentação em sala de aula. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . A produção do texto argumentativo e o filme publicitário em sala de aula. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Qualificação e encadeamento em redações escolares. 1999 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . As qualificações na narrativa escolar: efeitos de filmes publicitários. 1999 (Capítulo de livro) .

CARNEIRO, M. T. . O filme publicitário (não) provoca polêmica na escola? . 1999 (Resumo/Poster) .

CARNEIRO, M. T. . O mal-entendido em sala de aula. . 1998 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . A influência da televisão na produção de textos de alunos do curso fundamental. 1998 (Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Práticas e escritura: uma visão discursiva.. 1998 (Coordenação) .

CARNEIRO, M. T. . O mal-entendido em sala de aula. . 1998 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . A influência da televisão na produção de textos de alunos do curso fundamental. 1998 (Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Práticas e escritura: uma visão discursiva.. 1998 (Coordenação) .

CARNEIRO, M. T. . Discurso e gramática: efeitos ideológicos. 1997 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Técnicas de redação do texto acadêmco. 1997 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Escrita e saber lingüístico. 1997 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Pesquisas em Lingüística. 1997 (Mesa-redonda) .

CARNEIRO, M. T. . Interface gramática e discurso: tópico e papel temático. 1997 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Discurso e gramática: efeitos ideológicos. 1997 (Resumo/ Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Técnicas de redação do texto acadêmco. 1997 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Escrita e saber lingüístico. 1997 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Pesquisas em Lingüística. 1997 (Mesa-redonda) .

CARNEIRO, M. T. . Interface gramática e discurso: tópico e papel temático. 1997 (Relatório de pesquisa) .

CARNEIRO, M. T. . Lingüística no primeiro grau.. 1996 (Artigo) .

CARNEIRO, M. T. . Intuição: da gramática da sentença à gramática do discurso. 1996 (Artigo) .

CARNEIRO, M. T. . A legibilidade do texto acadêmico. 1996 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . O interpretante em telejornais. 1996 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Lingüística no primeiro grau.. 1996 (Artigo) .

CARNEIRO, M. T. . Intuição: da gramática da sentença à gramática do discurso. 1996 (Artigo) .

CARNEIRO, M. T. . A legibilidade do texto acadêmico. 1996 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . O interpretante em telejornais. 1996 (Palestra) .

CARNEIRO, M. T. . Interface gramática e discurso. 1995 (Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . Interface gramática e discurso. 1995 (Comunicação) .

CARNEIRO, M. T. . .

CARNEIRO, M. T. . .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Cultura Brasileira Linguística e Teoria da Literatura. , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 20559900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877316, Fax: (21) 4253856, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística II, Lingüística IV - Linguagem e pensamento

  • 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Cultura Brasileira Linguística e Teoria da Literatura.,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Cultura Brasileira Linguística e Teoria da Literatura.,Cargo ou função, Outro.

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do discurso: abordagem semiolingüística e abordagem pragmática

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística I - Fundamentos teóricos, Lingüística II - Fundamentos teóricos, Lingüística IV - Pensamento e Linguagem

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da linguagem: caminhos da pragmática