Ivana Leão Ribeiro

Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Alagoas (2008), Especialização em Terapias Manuais e Recursos Cinesioterapêuticos pela Espaço Ciência - FITS (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2017) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, atuando na linha de pesquisa: Processos de avaliação e intervenção em fisioterapia do sistema musculoesquelético, com abordagem em avaliação da dor crônica, análise cinemática da escápula e reabilitação do membro superior no pós operatório precoce e tardio de mulheres afetadas por câncer de mama. Durante o doutorado obteve bolsa sandwich da CAPES PDSE, para realizar parte do seu doutorado no Department for Health Science and Technology (05/2017-10/2017) na University of Aalborg, Dinamarca. Tem experiência na área de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Neuropediatria e Laudo Cinesiológico-Funcional. Atualmente é pesquisadora do Departamento de Kinesiología da Universidad Católica del Maule (Talca, Chile) e tutora de cursos de pós graduação em Fisioterapia da Uniara (Araraquara, Brasil).

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Department for Health Science and Technology

2017 - 2017

Aalborg University
Título: Intervenção cirúrgica e tratamento fisioterapêutico no câncer de mama: efeitos na cinemática escapular, dor e função do ombro em mulheres acometidas.
Orientador: em Aalborg University ( Pascal Max Madeleine)
com Tania de Fátima Salvini. Coorientador: Paula Rezende Camargo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Fisioterapia

2014 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: Intervenção cirúrgica e tratamento fisioterapêutico no pós-operatório do câncer de mama: efeitos na cinemática escapular, morbidade dos membros superiores e qualidade de vida.
Tania de Fatima Salvini. Coorientador: Paula Rezende Camargo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fisioterapia; Membro Superior; Movimento; Neoplasia da mama; Reabilitação.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Fisioterapia

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: Mapeamento Topográfico de Sensibilidade Dolorosa à Pressão em Portadores da Síndrome do Impacto do Ombro,Ano de Obtenção: 2014
Tania de Fatima Salvini.Coorientador: Paula Rezende Camargo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Dor; Limiar da dor; Ombro; Ossos; Músculos; Tendões. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Terapias Manuais e Recursos Cinesioterapêuticos

2009 - 2010

Faculdade Integrada Tiradentes
Título: Perfil Epidemiológico de indivíduos que praticam o método Pilates
Orientador: Rodrigo Ribeiro de Oliveira

Graduação em Fisioterapia

2004 - 2008

Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL
Título: Perfil Epidemiológico dos tumores de crianças e adolescentes internados no Hospital do Açúcar de Maceió no período de Janeiro de 2007 à Agosto de 2008
Orientador: Ana Luiza Exel

Formação complementar

2010 -

Inglês - Preparatório para Mestrado e Doutorado. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2010 - 2010

Aperfeiçoamento em Perícia e Assistência Técnica J. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos Cândida Cintra, CECC, Brasil.

2009 - 2009

Atualização em Eletrotermoterapia. (Carga horária: 20h). , Espaço Ciência FITIS, FITIS, Brasil.

2009 - 2009

Mulligan Manual Therapy, Upper and Lower Quadrant.. (Carga horária: 32h). , Tha Mulligan Concept Teachers Association, MCTA, Brasil.

2009 - 2009

Curso Básico de Bandagem Funcional Therapy Taping. (Carga horária: 16h). , Therapy Taping Association, THERAPY TAPING, Brasil.

2009 - 2009

Pilates Clássico Científico. (Carga horária: 150h). , Fisiociência, CECC, Brasil.

2006 - 2009

Formação para a Língua Inglesa. (Carga horária: 648h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Terapia Manual Integrada nas DisfunçõesMiofasciais. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Fisioterapia, SBF, Brasil.

2008 - 2008

Balance e Faixas Elásticas. (Carga horária: 10h). , Thera - Band Brasil, THERA - BAND, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Estagiária em Hidroterapia. (Carga horária: 720h). , Clínica Fisio Corpore, FISIO CORPORE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Estágio em Ergonomia e Preventiva no 59ºBIMTZ. (Carga horária: 48h). , Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Estagiária da Associação Pestalozzi de MAceió. (Carga horária: 312h). , Centro de Integração Empresa - Escola, CIEE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Projeto de Análise de Risco Ergonômico. (Carga horária: 36h). , Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Dia da Responsabilidade Social. (Carga horária: 5h). , Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.

2006 - 2006

Exercício Físico no Paciente com Câncer. (Carga horária: 16h). , Zona Alvo - Centro de Estudos e Avaliação Física, CEAF, Brasil.

2006 - 2006

Fisioterapia na Terceira Idade. (Carga horária: 8h). , Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia, ENEEFISIO, Brasil.

2005 - 2005

Reabilitação Geral. (Carga horária: 16h). , Zona Alvo - Centro de Estudos e Avaliação Física, CEAF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Organização de eventos

RIBEIRO, I. L. . Olimpíadas Universitárias Jubs. 2008. (Outro).

RIBEIRO, I. L. . I Simpósio de Fisioterapia Oncológica: Reabilitação e Qualidade de Vida. 2007. (Outro).

Participação em eventos

d) Seminario Taller ?Actualización en Manejo Fisioterapéutico del Dolor de Hombro?, Universidad Industrial de Santander..Hombro doloroso post-cirugía en cáncer de mama. 2018. (Outra).

Jornada de Kinesiología de la Universidad Católica del Maule.Evaluación de dolor, funcionalidad y calidad de vida con enfoque en la intervención kinesiológica en pacientes oncológicos ? Línea de investigación em kinesiología. 2018. (Outra).

Jornadas UCM ? Actualización em Fisioterapia.El rol del Kinesiólogo en la rehabilitación post cirugía de abdominoplastia. 2018. (Outra).

Més del câncer de mamas en la Universidad Santo Tomás.Prescripción del ejercicio físico durante el tratamiento de cáncer de mamas. 2018. (Outra).

XII Congreso Chileno de Cancerología. 2018. (Congresso).

3 Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. 2016. (Congresso).

12° Congresso Brasileiro de dor - CBDOR. "INTENSIDADE DA DOR, FUNÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES, AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FORÇA MUSCULAR NO OMBRO EM MULHERES SOBREVIVENTES DE CÂNCER DE MAMA".. 2015. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia. Amplitude de Movimento e Força Muscular do complexo do ombro em mulheres submetidas à tratamento cirúrgico do câncer de mama. 2015. (Congresso).

Neurofisiologia da dor. 2015. (Outra).

XXII Simpósio de Fisioterapia da UFScar e Encontro de ex-alunos da UFScar.ASpectos biomecânicos do complexo do ombro e tratamento fisioterapêutico no pós-operatório imediato e tardio da cirurgia do câncer de mama.. 2015. (Simpósio).

22 Congresso de Iniciação Científica e 7 Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Parecerista de de resumos de trabalhos submetidos para apresentação. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia Legal. 2014. (Congresso).

8th Congress of EFIC ? the European Federation of the IASP Chapters. ANATOMICAL DIFFERENCE IN PRESSURE PAIN THRESHOLD IN PATIENTS WITH UNILATERAL SYMPTOMS OF SHOULDER IMPINGEMENT. 2013. (Congresso).

VI Congresso Interdisciplinar de Dor da USP. Correlação entre a qualidade de vida, dor, depressão e distúrbios do sono em sujeitos com sintomas de impacto do ombro.. 2013. (Congresso).

II Semana Acadêmica Estácio - FAL.Perícia judicial e assistência técnica em fisioterapia.. 2010. (Simpósio).

II Semana Acadêmica Estácio - FAL.Análise das lesões osteomioarticulares em bailarinas no município de Maceió.. 2010. (Simpósio).

I Semana Acadêmica Integrada Estácio - FAL.Perfil epidemiológico dos tumores de crianças e adolescentes internados no hospital do açúcar no período de janeiro de 2007 à agosto de 2008.. 2010. (Simpósio).

4 Congresso Internacional de Fisioterapia. 2008. (Congresso).

I Semana de Fisioterapia da FAL.Perfil epidemiológico dos tumores de crianças e adolescentes internados no hospital do açúcar no período de janeiro de 2007 à agosto de 2008. 2008. (Simpósio).

Liga Acadêmica de Oncologia - LAO/UNCISAL. 2007. (Seminário).

Sábado da Dor. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Caroline Evelin Neves Scarpa

Lixandrão, MC;RIBEIRO, IVANA L.. Análise da cinemática 3D da escápula durante a elevação do braço em hemiparéticos crônicos e grupo controle. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Debora Martins

LIXANDRAO, M. C.;RIBEIRO, IVANA L.; FERREIRA, J. P.. Confiabilidade e mínima mudança detectável da cinemática escapular 3-D de indivíduos pós acidente vascular cerebral com dor no ombro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marina Machado Cid

JANUARIO, L. B.;RIBEIRO, IVANA L.; BARBIERI, D. F.. Normalização do sinal eletromiográfico ? um estudo de confiabilidade em mulheres com e sem mialgia de trapézio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Adriele de Oliveira

SIQUEIRA JUNIOR, A.;RIBEIRO, IVANA L.; LIXANDRAO, M.. Caracterização termográfica dos indivíduos portadores da síndrome do impacto subacromial.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Julia Kortstu Ferreira

ROSA, D. P.;RIBEIRO, IVANA L.; CAMARGO, P. R.. Efeito de um protocolo de fisioterapia em sujeitos com encurtamento da cápsula posterior e dor no ombro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Cecília Capoani Angélico Leda

SALVINI, T. F.; AVILA, M. A.; SERRAO, P. R. M. S.;RIBEIRO, I. L.. Efeitos de um programa de hidroterapia no limiar de dor dos tender points em mulheres com Síndrome Fibromiálgica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Caroline Evelin Neves Scarpa

RIBEIRO, I. L.; LIXANDRAO, M.. Análise da cinemática 3D da escápula durante a elevação do braço em hemiparéticos crônicos e grupo controle.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paula Ravena de Menezes Pinto

RIBEIRO, I. L.; HABECHIAN, F. A.; LIXANDRAO, M.. Análise da dor, função do membro superior, qualidade de vida e distúrbios do sono em indivíduos com síndrome do impacto no ombro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Debora Martins

AVILA, M. A.; SERRAO, P. R. M. S.;RIBEIRO, I. L.. EFEITOS DO PILATES SOBRE VARIÁVEIS DE DOR E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM FIBROMIALGIA ADULTAS E IDOSAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

MUNOZ, D. E. E. G.;RIBEIRO, I. L.. Influencia del perfil antropométrico y nível de actividad física sobre el equilíbrio postural em nios com sobrepeso y obesidade de la comuna de Talca.. 2018. Universidad Católica del Maule.

LOPEZ, S. H. C.;RIBEIRO, I. L.. Parámetros de crecimiento físico, maduración y composición corporal de jóvenes futebolistas chilenos. 2018.

RIBEIRO, I. L.. Parecerista Ad hoc de projetos de pesquisa na área de Fisioterapia do PIBIC. 2015. CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL.

RIBEIRO, I. L.. Parecerista de resumos de trabalhos submetidos para apresentação no 22 Congresso de Iniciação Científica e 7 Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFScar.. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Murilo Destro dos Santos

ANÁLISE DO LIMIAR DE DOR À PRESSÃO NO OMBRO, DOR, FUNÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES OPERADAS POR CÂNCER DE MAMA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Thais Oliveira Almeida

Análise da imagem corporal, sintomas de depressão, ansiedade e qualidade do sono em sobreviventes de câncer de mama; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Angélica Viana Ferrari

Intervenção cirúrgica e tratamento fisioterapêutico no câncer de mama: efeitos na cinemática escapular, dor e função do ombro em mulheres acometidas; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ivana Leão Ribeiro;

Paula Ravena de Menezes Pinto

Mapa topográfico de sensibilidade dolorosa à pressão em portadores da síndrome do impacto do ombro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ivana Leão Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • LORCA, LUZ ALEJANDRA ; SACOMORI, CINARA ; FASCE PINEDA, GERARDO ; VIDAL LABRA, RODRIGO ; CAVIERES FAUNDES, NATALIE ; PLASSER TRONCOSO, JORGE ; LEAO RIBEIRO, IVANA . Validation of the EORTC QLQ-ELD 14 questionnaire to assess the health-related quality of life of older cancer survivors in Chile. Journal of Geriatric Oncology , v. 1, p. 1, 2021.

  • DIXIT, SNEHIL ; AHMAD, IRFAN ; GULAR, KUMAR ; EID, REFAAT A. ; REDDY, RAVI SHANKAR ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; ABOHASHRH, MOHAMMED ; ALSHAHRANI, MASTOUR SAEED ; TEDLA, JAYA SHANKER ; DIXIT, NITIN ARUN . Efficacy of single versus multiple exposure by electromagnetic modalities on gram-negative and positive bacterial strains in an in-vitro model. SAUDI JOURNAL OF BIOLOGICAL SCIENCES , v. 1, p. 1, 2020.

  • RIBEIRO, IVANA LEÃO ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; FERRARI, ANGÉLICA VIANA ; ARRAIS, CRISTINA LIMA ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . Three-dimensional scapular kinematics, shoulder outcome measures and quality of life following treatment for breast cancer - A case control study. Musculoskeletal Science and Practice , v. 40, p. 72-79, 2019.

  • RIBEIRO, IVANA LEÃO ; MOREIRA, ROBERTA FÁTIMA CARREIRA ; FERRARI, ANGÉLICA VIANA ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . Effectiveness of early rehabilitation on range of motion, muscle strength and arm function after breast cancer surgery: a systematic review of randomized controlled trials. CLINICAL REHABILITATION , v. 33, p. 026921551987302-1886, 2019.

  • RAMÍREZ-PARADA, KAROL ; GARAY-ACEVEDO, DIANA ; MELLA-ABARCA, WILLIAMS ; PETRIC-GUAJARDO, MILITZA ; SÁNCHEZ-ROJEL, CÉSAR ; MCNEELY, MARGARET L. ; LEAO-RIBEIRO, IVANA ; FERNÁNDEZ-VERDEJO, RODRIGO . Axillary web syndrome among Chilean women with breast cancer: incidence and possible predisposing factors.. SUPPORTIVE CARE IN CANCER , v. 1, p. 1-7, 2019.

  • ZEGÓBIA, ANA RAFAELA ; MENDONÇA, CÍNTIA SABINO LAVOTARO ; RIBEIRO, IVANA LEAO . O papel do fisioterapeuta na adaptação laboral em portadores de deficiências físicas. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM (Uniara) , v. 22, p. 177-185, 2019.

  • CARRASCOSA, ANDRÉA CORRÊA ; RIBEIRO, IVANA LEÃO . Aplicação da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) em saúde do trabalhador. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM (Uniara) , v. 21, p. 115, 2018.

  • FERREIRA, J. P. ; SARTOR, C. D. ; LEAL, A. M. O. ; SACCO, I. C. N. ; SATO, T. O. ; RIBEIRO, I. L. ; SOARES, A. S. ; CUNHA, J. E. ; SALVINI, T. F. . The effect of peripheral neuropathy on lower limb muscle strength in diabetic individuals. CLINICAL BIOMECHANICS , v. 43, p. 67-73, 2017.

  • AVILA, MARIANA ARIAS ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; ZAMUNÉR, ANTONIO ROBERTO ; SALVINI, TANIA FATIMA . Effects of a 16-week hydrotherapy program on three-dimensional scapular motion and pain of women with fibromyalgia: A single-arm study. CLINICAL BIOMECHANICS , v. 49, p. 145-154, 2017.

  • GUIMARAES, J. F. ; SALVINI, T. F. ; SIQUEIRA JUNIOR, A. L. ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; CAMARGO, P. R. ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO . Immediate Effects of Mobilization With Movement vs Sham Technique on Range of Motion, Strength, and Function in Patients With Shoulder Impingement Syndrome: Randomized Clinical Trial. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics , v. 39, p. 605-615, 2016.

  • RIBEIRO, IVANA LEÃO ; CAMARGO, P. R. ; Alburquerque-Sendín, F. ; Madeleine, P ; FERNANDEZ-DE-LAS-PENAS, C. ; SALVINI, T. F. . TOPOGRAPHICAL PRESSURE PAIN SENSITIVITY MAPS OF THE SHOULDER REGION IN INDIVIDUALS WITH SUBACROMIAL PAIN SYNDROME. Manual Therapy , v. 20, p. 134/10.1016/j.m-143, 2015.

  • HAIK, MELINA N. ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; SILVA, CAROLINE Z. ; SIQUEIRA-JUNIOR, ARISTIDES L. ; RIBEIRO, IVANA L. ; CAMARGO, PAULA R. . Scapular Kinematics Pre- and Post-Thoracic Thrust Manipulation in Individuals With and Without Shoulder Impingement Symptoms: A Randomized Controlled Study. The Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy , v. 44, p. 475-487, 2014.

  • SOUSA, CATARINA OLIVEIRA ; MICHENER, LORI ANN ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; REIFF, RODRIGO BEZERRA DE MENEZES ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . Motion of the shoulder complex in individuals with isolated acromioclavicular osteoarthritis and associated with rotator cuff dysfunction: Part 2 - Muscle activity. Journal of Electromyography and Kinesiology , v. 24, p. 520-530, 2014.

  • AVILA, MARIANA ARIAS ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; ZAMUNÉR, ANTONIO ROBERTO ; DE FATIMA SALVINI, TANIA . Three-Dimensional Scapular Motion during Arm Elevation is Altered in Women With Fibromyalgia. Clinical Biomechanics (Bristol) , v. 29, p. 815-821, 2014.

  • SOUSA, CATARINA DE OLIVEIRA ; CAMARGO, PAULA REZENDE ; RIBEIRO, IVANA LEÃO ; REIFF, RODRIGO BEZERRA DE MENEZES ; MICHENER, LORI ANN ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . Motion of the shoulder complex in individuals with isolated acromioclavicular osteoarthritis and associated with rotator cuff dysfunction: Part 1 - Three-dimensional shoulder kinematics. Journal of Electromyography and Kinesiology , v. 24, p. 520-530, 2014.

  • AVILA, M. A. ; ZAMUNER R., A. ; RIBEIRO, I. L. ; SILVA, E. ; SALVINI, T. F. . Correlação entre o limiar de dor, os pontos-gatilho miofasciais ativos e o fibromyalgia impact questionnaier (FIQ) em mulheres fibromiálgicas.. In: 10 Congresso Brasileiro de Dor., 2012, Salvador - BA. 10 Congresso Brasileiro de Dor., 2012.

  • ZAMUNER R., A. ; AVILA, M. A. ; RIBEIRO, I. L. ; SALVINI, T. F. ; SILVA, E. . A modulação autonômica da frequência cardíaca influencia o impacto da fibromialgia na qualidade de vida?. In: XXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia., 2012, Vitória - ES. XXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia., 2012.

  • RIBEIRO, I. L. . Alterações musculoesqueléticas em câncer de mama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. . Dor em pacientes pós-tratamentodo câncer de mama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. . Câncer e exercício. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. . El rol del Kinesiólogo en la rehabilitación post cirugía de abdominoplastia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, IVANA LEÃO . Evaluación de dolor, funcionalidad y calidad de vida con enfoque en la intervención kinesiológica en pacientes oncológicos ? Línea de investigación em kinesiología. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. . Hombro doloroso post-cirugía en cáncer de mama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. . Como e quando atuar no câncer de mama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, I. L. ; Ferrari, A.V. ; CAMARGO, PAULA R. ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . 'INTENSIDADE DA DOR, FUNÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES, AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FORÇA MUSCULAR NO OMBRO EM MULHERES SOBREVIVENTES DE CÂNCER DE MAMA'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferrari, A.V. ; RIBEIRO, I. L. ; Batista, J.C. ; SALVINI, TANIA FÁTIMA . FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DO CÂNCER DE MAMA: EFEITOS NA DOR, AMPLITUDE DE MOVIMENTO E VOLUME DO MEMBRO SUPERIOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, I. L. ; Ferrari, A.V. ; CAMARGO, P. R. ; Batista, J.C. ; SALVINI, T. F. . Amplitude de Movimento e Força Muscular do complexo do ombro em mulheres submetidas à tratamento cirúrgico do câncer de mama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, I. L. . ASPECTOS BIOMECÂNICOS DO COMPLEXO DO OMBRO E TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO E TARDIO DA CIRURGIA DO CÂNCER DE MAMA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, I. L. . Doenças Ocupacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, I. L. ; Alburquerque-Sendín, F. ; CAMARGO, P. R. ; Madeleine, P ; SALVINI, T. F. . Mapa de sensibilidade dolorosa à pressão no ombro em indivíduos com síndrome do impacto no ombro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, I. L. ; CAMARGO, P. R. ; Alburquerque-Sendín, F. ; AVILA, M. A. ; SALVINI, T. F. . Correlação entre a qualidade de vida, dor, depressão e distúrbios do sono em sujeitos com sintomas de impacto do ombro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, I. L. ; CAMARGO, P. R. ; Alburquerque-Sendín, F. ; SALVINI, T. F. . ANATOMICAL DIFFERENCE IN PRESSURE PAIN THRESHOLD IN PATIENTS WITH UNILATERAL SYMPTOMS OF SHOULDER IMPINGEMENT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. O. ; CAMARGO, P. R. ; MICHENER, L. A. ; RIBEIRO, I. L. ; SALVINI, T. F. . SHOULDER PAIN, FUNCTION, AND THREE-DIMENSIONAL KINEMATICS IN SUBJECTS WITH ACROMIOCLAVICULAR OSTEOARTHRITIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVILA, M. A. ; RIBEIRO, I. L. ; ZAMUNER R., A. ; TREVISAN, D. C. ; Alburquerque-Sendín, F. ; SALVINI, T. F. . CORRELATION BETWEEN FUNCTIONAL STATUS AND MYOFASCIAL PAIN IN WOMEN WITH FIBROMYALGIA WHO UNDERWENT EIGHT-WEEK HYDROTHERAPY PROGRAM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, I. L. ; Ana Luíza Exel . Perfil Epidemiológico de Tumores de Crianças e Adolescentes Internados no Hospital do Açúcar no período de Janeiro de 2007 a Agosto de 2008.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARABINE, M. C. ; RIBEIRO, I. L. ; SACRAMENTO, L. S. . Perfil epidemiológico de bailarinas no município de Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, I. L. . "Perícia Judicial e Assistência Técnica em Fisioterapia". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ana Luíza Exel ; RIBEIRO, I. L. . Perfil epidemiológico dos tumores de crianças e adoslescentes internados no Hospital do Açúcar no período de janeiro de 2007 à agosto de 2008.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

RIBEIRO, I. L. . Tratamento fisioterapêutico após a cirurgia de câncer de mama - Projeto de pesquisa de doutorado em Fisioterapia UFSCar-SP.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Effect of pelvic floor muscle training on muscle strength, quality of life, and sexual function during adyuvant treatment of gynecologic cancer: A systematic review of randomized controlled trials., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / MOREIRA, ROBERTA FÁTIMA CARREIRA - Integrante / Sabrina Peviani Messa - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Shoulder outcome measures in relation to ICF domains after breast cancer surgery: A case control study., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / SALVINI, TANIA FATIMA - Integrante / MOREIRA, ROBERTA FÁTIMA CARREIRA - Integrante / Milena Pelosi Rizk Sperling - Integrante / Alejandra Luz Lorca - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Effectiveness of aerobic exercise on cardiopulmonary function, fatigue and quality of life during adyuvant chemotherapy treatment of breast cancer: A systematic review of randomized controlled trials., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / Antonio Zamúner R. - Integrante / MOREIRA, ROBERTA FÁTIMA CARREIRA - Integrante / Mauricio Flores Quezada - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Análise da sensibilidade no ombro, função dos membros superiores e qualidade de vida em mulheres operadas por câncer de mama., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Mariana Arias Avila - Integrante / Paula Rezende Camargo - Coordenador / Murilo Destro dos Santos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Estudio de las posibles alteraciones sensitivas, biomecánicas y autonómicas en mujeres sometidas a radioterapia para el tratamiento del cáncer de mama., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Mapa de sensibilidad dolorosa en el hombro, posibles síntomas de ansiedad, depresión y calidad del sueo en mujeres con diagnóstico de cáncer de mama, comparado con un grupo control de mujeres sanas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / b) Ximena Rosario Gálvez González - Integrante / Diego Manuel Ignacio Lara Torres - Integrante / Rodrigo Ricardo Moya Soto - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Calidad de vida, síntomas de fatiga, fuerza, rango de movimiento de miembro superior y nivel de actividad física en mujeres diagnosticadas con cáncer de mama previo a la operación., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / Fabián García Sepúlveda - Integrante / Miguel Fuentealba Naranjo - Integrante / Cecilia Rivera Maán - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Evaluación del control autonómico y capacidad funcional, la fatiga y la calidad de vida en un grupo de mujeres sometidas a radioterapia para el tratamiento del cáncer de mama, en comparación con un grupo control de mujeres sanas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Coordenador / Antonio Zamúner R. - Integrante / María Ignacia Arias Silva - Integrante / Jorge Alberto Campos Espinoza - Integrante / ; Ignacio Esteban Canales Recabal - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Apoio Técnico nível superior, Descrição: Cnpq. 2012 Processo: 371933/2011-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ivana Leão Ribeiro - Integrante / Tania de Fatima Salvini - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidad Católica del Maule, Departamento de Kinesiología. , Avenida San Miguel, 3605, Maule, Talca, - Chile, Telefone: (071) 2203100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade de Araraquara

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de curso EAD na área de Fisioterapia

Outras informações:
Cursos: Especialização em Perícia Judicial e Assistencia Técnica para Fisioterapeutas Especialização em Ergonomia Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

2014 - 2017

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado em Fisioterapia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Doutorado em Fisioterapia pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia - UFScar-SP.

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Fisioterapia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrado em Fisioterapia pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia-UFScar-SP.

2011 - 2012

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Apoio técnico do laboratório de plasticidade músculoesquelética - Departamento de Fisioterapia-UFScar.

Atividades

  • 03/2014 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR.,Linhas de pesquisa

  • 04/2011 - 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR.,Linhas de pesquisa

2009 - 2011

Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40

Outras informações:
Fisioterapeuta atuante na àrea de Fisioterapia Motora e Respiratória Infantil.

2018 - Atual

Universidad Católica del Maule

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidad Católica del Maule

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Kinesiología.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Ensino, Kinesiología, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de investigación en kinesiología, metodología científica, oncología aplicada a kinesiología, prescripción de ejercicios duante el tratamiento oncológico, salud de la mujer aplicada a la kinesiología

2019 - Atual

Universidad Santo Tomás

Vínculo: Professora Universitaria, Enquadramento Funcional: Área de Ciencias del Deporte y Actividad Físi, Carga horária: 4