Patrícia Cristina Caetano da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em História, Geografia, Sociologia, Produção de Textos e Psicologia Social. Durante o curso de filosofia iniciou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da qual participou do projeto da Interdisciplinariedade no ensino médio. Participou do Congresso de Filosofia Contemporânea em Hans Jonas Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e do Congresso de Filosofia Contemporânea em ética e filosofia política. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Concluiu pós graduação pela a Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Metodologia do Ensino Médio de Filosofia. Cursando Licenciatura em Geografia- Unicesumar. Graduação em Pedagogia, Faculdade Machado de Assis. Atualmente estou estudando Química pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia no Ensino Médio

2015 - 2016

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: A IMPLANTAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE EM SALA DE AULA: FUNDAMENTOS PARA AUTO-CONHECIMENTO A PARTIR DA IDADE ESCOLAR
Orientador: Ana Flavia Camilli Giusti

Aperfeiçoamento em capes

2011 - 2013

Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência
Título: A Interdisciplinariedade no Ensino Médio. Ano de finalização: 2013
Orientador: Prof. e Doutor Kleber Candiotto

Aperfeiçoamento em IX Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: O Homem como Objeto da Técnica em Hans Jonas. Ano de finalização: 2011
Orientador: Doutor Jelson Oliveira

Graduação em andamento em Pedagogia

2018 - Atual

Faculdade Machado de Assis

Graduação em andamento em Licenciatura em Geografia

2015 - Atual

Unicesumar

Graduação em Filosofia

2010 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A Técnica como um problema ético na civilização tecnológica e a necessidade de um novo Ethos para orientá-la segundo Hans Jonas
Orientador: Doutor Jelson Roberto de Oliveira

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em geografia. (Carga horária: 420h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Filosofia. (Carga horária: 360h). , Pontificia Universidade Católica do Paraná, PUC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora processo seletivo simplificado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO DOS ANOS 6 E 7. PROFESSORA DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO - 1 ANO

2014 - 2018

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Admitida pela a Secretaria da Educação a partir de 2014 até 2018 pelo o processo seletivo de professor substituto.

2017 - 2018

Kroton Educacional de Belo Horizonte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: elaborador de questões e material didático., Carga horária: 20

Outras informações:
elaboração de questões no campo de geografia econômica, história do Brasil e filosofia contemporânea.

2019 - 2020

SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
professor e tutor EAD em Ciências Humanas. Elaboração de material didático para EJA Profissional, curso de EAD na área de Ciências Humanas.

2021 - 2021

Escola Bastos Maia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora regente, Carga horária: 5

Outras informações:
professora de filosofia dos anos do ensino fundamental II, 6, 7, 8 e 9 anos.