Wellington Stefaniu
Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Uem, em 2022. Mestre em Letras pela Unicentro, em 2016 (Interface entre Linguística e Literatura). Licenciado em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Unicentro, em 2014. Professor colaborador na Unicentro, campus Santa Cruz, desde 2022, ministrando as disciplinas de Literatura Brasileira I e II, Teoria Literária, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, TCC, Introdução aos Estudos Literários e Educação e Sociedade. Atua como professor do ensino superior desde 2014 e como professor dos ensinos fundamental e médio desde 2013. Coordenador dos Projetos de extensão "Antropologia, Mito, Existencialismo e Psicanálise nas poesias Simbolista e Surrealista: Literalmente Literatura Aliteral", desde meados de 2023, pela Unicentro e Jornal Escolar Belém News (2022 a 2023). Foi bolsista de Iniciação Científica em 2013 pela Fundação Araucária. Quanto às suas áreas de atuação, dedica-se aos estudos tanto das Literaturas escritas em Língua Portuguesa quanto da Linguística Moderna, bem como da filosofia existencialista, Antropologia e Psicanálise, publicando seus escritos nas seguintes temáticas: Literatura simbolista e surrealista pelo viés lacaniano e existencialista (Heidegger); Psicanálise de cunho freudiano, junguiano e lacaniano em comunhão aos estudos literários; Teoria literária formalista e teoria literária sociológica; Valorização da literatura brasileira enquanto registro de resistência às chagas do colonizador ; Literatura Moçambicana pós-indepedência; Existencialismo na literatura angolana: decolonialidades e simbolismo em Ondjaki; Surrealismo brasileiro em Murilo Mendes: existencialismo e arte recalcada; Gêneros literários; Tragédia grega e os arquétipos do inconsciente coletivo; Análise de discurso de linha pecheuxtiana; Semântica e Semântica da Enunciação; Antropologia Estrutural e Cultural aplicadas aos estudos literários (Malinowski e Strauss); Estudo das literaturas orais dos povos originários brasileiros pelo viés antropológico e pós-moderno. Também é Aluno da graduação dos cursos de Psicologia (Centro Universitário Guairacá), Filosofia (Faculdades Guairacá) e Letras Libras Bacharelado (Unioeste).
Informações coletadas do Lattes em 03/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2018 - 2022
Universidade Estadual de Maringá
Título: PARA ONDE AS ROSAS MIGRAM: O PÂNICO DA POESIA MODERNA PELOS VERSOS DE MURILO MENDES
Marisa Corrêa Silva. Palavras-chave: MURILO MENDES; SURREALISMO; MATERIALISMO LACANIANO; PSICANÁLISE.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Letras
2014 - 2016
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: LINGUAGEM, MITO E TRAGÉDIA NO JORNALISMO
, Ano de Obtenção: 2016.HERTZ WENDEL DE CAMARGO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Novas Perspectivas da Docência no Ensino Superior
2017 - 2018
FACULDADE CAMPO REAL
Título: A Proposta das Metodologias Ativas Aplicadas à Teoria da Argumentação
Orientador: Dartagnan da Silva Zanela
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2009 - 2013
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Ecos simbólicos e psicanalíticos em The End de James Douglas Morrison: a versão alternativa de Édipo Rei cantada por um bardo moderno
Orientador: Daniela Silva da Silva
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Preparação e revisão: o trabalho com o texto. (Carga horária: 33h). , Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do Enem. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.
2015 - 2015
Reunião Pedagógica da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná. (Carga horária: 4h). , Faculdades do Centro do Paraná, UCP/ASSESPI, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do Enem 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2022 - 2022
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2013
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2012 - 2012
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa concedida pela Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Paraná, para a realização da pesquisa intitulada "A Nomeação das Ruas do bairro Santa Cruz: Lugares de Memória e Efeitos de Sentido", sob a orientação da professora doutora Maria Cleci Venturini.
Atividades
-
11/2012 - 09/2013
Estágios , Penitenciária Industrial de Guarapuava.,Estágio realizado, Professor estagiário de Literatura, Leitura e Produção textual, responsável pelo projeto de remição de pena.
2021 - 2023
Colégio Nossa Senhora de BelémVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2020 - 2020
Colégio Nossa Senhora de BelémVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2018 - 2018
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
Avaliador de redações do Ensino Fundamental e Médio de avaliação em larga escala operacionalizada pelo Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação - CAEd/UFJF.
2016 - 2018
FACULDADE CAMPO REALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2014 - 2018
Faculdades do Centro do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
PROFESSOR DE LITERATURA BRASILEIRA E TEORIA LITERÁRIA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wellington Stefaniu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?