André Luiz Bis Pirola

Doutor pelo Programa de Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Graduado em História (UFES). Pesquisador nas áreas de Ensino de História e Formação de Professores de História. Pesquisador do Laboratório de Ensino de História (LAHIS/UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (IFES-Campus Nova Venécia). Coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Geografia do Ifes campus Nova Venécia.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: História do Ensino de História: Lutas, Leis e Livros.
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de História; Livro Didático; História da Educação no Espírito Santo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Livro Didático. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O Livro Didático no Espírito Santo e o Espíritio Santo no Livro Didático: História e Representações, Ano de Obtenção: 2008
Juçara Luzia Leite.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Livro Didático; Ensino de História; História da Educação; História do Espírito Santo; História da Educação no Espírito Santo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Livro Didático. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

2001 - 2006

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Psicopedagogia e EJA: Um Diálogo Possível
Orientador: Prof. Dr. Elda Alvarenga

Graduação em andamento em Direito

2013 - Atual

Faculdade Multivix - Nova Venécia

Graduação em Licenciatura em História

1997 - 2001

Universidade Federal do Espírito Santo

Formação complementar

2009 - 2009

DELF. , Aliança Francesa (SP), AF, Brasil.

2006 - 2008

Curso de Língua Francesa. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Livro Didático.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho. O historiador que não traja à Rocha Pita veste o traje de Frei Jaboatão.... 2011. (Congresso).

Oficina de Atividades do Curso Escola de Gestores.Oficina de Atividades do Curso Escola de Gestores. 2011. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenções, Tradições e Escrita da História da Educação no Brasil. História da Educação no Espírito Santo: contatos e conflitos na escrita didática do século XIX. 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 Anos.Documentos Didáticos no Espírito Santo do Estado Novo: Algumas Fontes, Vestígios e Reflexões sobre Escritos para a Escola. 2011. (Simpósio).

Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Livros e Conflitos: A Circulação de obras entre a Metrópole Portuguesa e a Capitania do Espírito Santo. 2010. (Congresso).

Seminário de Educação e Curículo - Mantenópolis.A Contribuição da Disciplina História na Formação Humana. 2010. (Seminário).

Seminário de Formação Docente - Cachoeiro de Itapemirim.A História e Formação Humana: desafios para uma nova década. 2010. (Seminário).

VIII Encontro Regional de História da ANPUH-ES.A História do Espírito Santo Contada para as Crianças: Questões de Ontem e Hoje. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Prática de Ensino.Pesquisa História e Práticas Docentes: Autonomia em Tempos de Reforma.... 2010. (Encontro).

Congresso Nacional de Educação - CONAE. Elaboração de Emendas ao Plano Nacional de Educação. 2009. (Congresso).

II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial.Bibliotecas escolares e acervo de livros didáticos. 2009. (Seminário).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana-CIHELA. O Ensino de história na história da educação do Espírito Santo: A produção didática do professor Amâncio Pereira 1894- 1922. 2009. (Congresso).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A História na Educação no Espírito Santo:representações e práticas culturais nas legislações, livros didáticos e impressos pedagógicos (1854 e 1954). 2009. (Encontro).

Seminário Cultura Visual e Educação: Debates em torno da Pedagogia das Imagens. 2009. (Seminário).

Seminário Nacional 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação - UFES.O Livro Didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no livro didático: história e representações. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Livros e Professores no Espírito Santo dos Séculos XVIII e XIX: Algumas contribuições em dados e fontes.. 2009. (Simpósio).

Encontro Sobre o Livro Didático - PNLEM 2009.Livro Didático: Suas Múltiplas Faces e Desafios no Contexto Escolar. 2008. (Encontro).

I Jornada Internacional de Enseanza de la Historia. O lugar do método na pesquisa do livro didático de História: abordagens e perspectivas. 2008. (Congresso).

I Simpósio de Políticas Públicas, História e Educação.O Livro Didático no Espírito Santo: HIstória e Representação. 2008. (Simpósio).

Oficina de Leitura e Análise Paleográfica no Espírito Santo. 2008. (Oficina).

VIII Encontro de Pesquisadores do Ensino de História.Livro Didático de História: "Em Marcha para o Desenvolvimento": Representações e Apropriações. 2008. (Encontro).

ANPED - VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O livro didático no Espírito Santo: a construção de representações culturais. 2007. (Encontro).

Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História.História e Memória: o livro didático no Espírito Santo. 2007. (Simpósio).

VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latino americana. Memória de autores de livros didáticos: reflexões sobre a prática de escrita de si. 2007. (Congresso).

Ciclo de Debates sobre Ensino de História e Currículo.Ensino de História: Panorama Contemporâneo. 2006. (Seminário).

III Seminário de Psicopedagogia: educar e Cuidar. 2006. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar em História e Educação. 2006. (Seminário).

VI Encontro Regional da ANPUH - ES. 2006. (Encontro).

I Reunião Internacional de Teoria Arqueológica na América do Sul. 1998. (Congresso).

XXI Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Bruno dos Santos Prado Moura

PIROLA, A. L. B.LEITE, Juçara Luzia; MALVERDES, Andre; OLIVEIRA, U. J.; FAGUNDES, Pedro Ernesto. Uma campanha de difamações contra o Brasil: a Ditadura Militar contra as denúncias de violações de direitos humanos veiculadas no exterior (1969-1974). 2023. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Dilza Novaes do Nascimento

PIROLA, A. L. B.; SOUZA, Everaldo Simões; LUCINDO, Leila Brígida Ponath. Múltiplos Olhares sobre a Educação Professional: Diálogos com a Cultura Afro-Brasileira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Elizati Nascimento Campos

PIROLA, A. L. B.; SOUZA, Everaldo Simões; LUCINDO, Leila Brígida Ponath. O Processo Avaliativo da Práxis Docente: Premissas e perspectivas na Educação Profissional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Maria Amelia Lucas Chaves

PIROLA, A. L. B.; SOUZA, Everaldo Simões; LUCINDO, Leila Brígida Ponath. Diálogos e Perspectivas no Ensino de Química. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Noêmia Carvalho de Novaes

PIROLA, A. L. B.; SOUZA, Everaldo Simões; LUCINDO, Leila Brígida Ponath. Reflexões sobre a diversidade: habilidades e competências no desenvolvimento da educação profissional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Welds Duarte Oliveira

PIROLA, A. L. B.; SOUZA, Everaldo Simões; LUCINDO, Leila Brígida Ponath. A Implantação e Desenvolvimento da Educação Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Médio Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Orientou

Larissa Miotto Galvão

IG - Indicação geográfica; 2024; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: André Luiz Bis Pirola;

Pedro Rafael Favero Rodrigues

IG - Indicação Geográfica; 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: André Luiz Bis Pirola;

Breno Rocha Petine

IG - Indicação Geográfica; 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: André Luiz Bis Pirola;

Produções bibliográficas

  • PIROLA, ANDRÉ LUIZ BIS ; LEITE, Juçara Luzia . -Barro na mão do oleiro-: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional. Revista História Hoje , v. 5, p. 08-25, 2016.

  • PIROLA, ANDRÉ LUIZ BIS . Formação de professores de história no Espírito Santo do final do século XIX: a história ensinada por bacharéis, padres e médicos. Territórios e Fronteiras (Online) , v. 8, p. 75-92, 2015.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . Historiografia e Educação: uma questão de método (sobre práticas de imposição de uma leitura correta da história). Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG) , v. 16, p. 128-138, 2010.

  • LEITE, Juçara Luzia ; PIROLA, A. L. B. . Acervos e Fontes para a História da Educação: possibilidades de bibliotecas e livros didáticos.. Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 1, p. 87-96, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Rumo ao "Grande Mar". In: Luciana Moura e Michele Salles. (Org.). Juventude Interrompida. 1ed.Matão-SP: Casa Editora O Clarim, 2022, v. 1, p. 17-36.

  • PIROLA, A. L. B. . Culturas Orientais. Culturas Orientais. 2ed.: , 2012, v. , p. 163-196.

  • PIROLA, A. L. B. . A América Antiga. A América Antiga. 2ed.São Paulo: SM, 2012, v. , p. 199-214.

  • LEITE, Juçara Luzia ; PIROLA, A. L. B. . Problematizando a relação entre historiografia e ensino de história: inquietações do contexto da formação de professores de história. In: SILVA, Cristiani Bereta.; ROSSATO, Luciana; DELGADO, Andrea F.; OTTO, Claricia.. (Org.). Experiências de Ensino de História no Estágio Supervisionado. 1ed.Florianópolis: Ed. UDESC, 2011, v. , p. 31-47.

  • PIROLA, A. L. B. . História da Educação no Espírito Santo: contatos e conflitos na escrita didática no século XIX.. In: LEITE, Juçara Luzia; ALVES, Claudia. (Org.). Intelectuais e História da Educação no Brasil: poder, cultura e políticas.. 1ed.Vitória: Edufes, 2011, v. 10, p. 209-229.

  • LEITE, Juçara Luzia ; PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: o desafio das fontes. In: SILVA, Gilvan; SIMÕES, Regina Helena; FRANCO, Sebastião. (Org.). História e Educação: territórios e fronteiras. Vitória (ES): GM/ PPGHIS-UFES, 2007, v. , p. 197-216.

  • PIROLA, A. L. B. . História da Educação no Espírito Santo: contatos e conflitos na escrita didática no século XIX. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenções, Tradições e Escrita da História da Educação no Brasil, 2011, Vitória-ES. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . O historiador que não traja à Rocha Pita veste o traje de Frei Jaboatão.... In: III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011, Vitória. Anais do III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011. v. 1. p. 1-11.

  • PIROLA, A. L. B. . Documentos Didáticos no Espírito Santo do Estado Novo: Algumas Fontes, Vestígios e Reflexões sobre Escritos para a Escola. In: XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 Anos, 2011, São Paulo. Anais do XXI Simpósio Nacional de História, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros e Conflitos: A Circulação de Obras entre a Metrópole Portuguesa e a Capitania do Espírito Santo. In: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . Pesquisa Histórica e Práticas Docentes: Autonomia em Tempos de Reforma. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . A História do Espírito Santo Contada para as Crianças: Questões de Ontem e Hoje. In: VIII Encontro Regional de História da ANPUH-ES, 2010, Vitória. Anais do VIII Encontro de História da ANPU-ES, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . O Ensino de história na história da educação do Espírito Santo: A produção didática do professor Amâncio Pereira 1894-1922. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana-CIHELA, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana - CIHELABrasileiro Livro e História Editorial, 2009. p. 1-7.

  • PIROLA, A. L. B. . A História na Educação no Espírito Santo:representações e práticas culturais nas legislações, livros didáticos e impressos pedagógicos (1854 e 1954). In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Bibliotecas escolares e acervo de livros didáticos. In: II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no Livro Didático: história e representações. In: Seminário Nacional 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação - UFES, 2009, Vitória-ES. Anais do Seminário Nacional 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação - UFES, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros Didáticos de História do Espírito Santo na ditadura militar: Mutações didáticas. In: VII Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros e Professores no Espírito Santo dos Séculos XVIII e XIX: Algumas contribuições em dados e fontes.. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . O Lugar do Método na Pesquisa do Livro Didático de História: Abordagens e Perspectivas. In: I Jornada Internacional de Enseanza de la Historia, 2008, Rio Cuarto. Anais da I Jornada Internacional de Enseanza de la Historia. Rio Cuarto, 2008. v. 1. p. 1-13.

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: História e Representações. In: I Simpósio de Políticas Públicas, História e Educação, 2008, Vitória. Anais do I Simpósio de Políticas Públicas, História e Educação. VItória: PPGE, 2008. p. 1-10.

  • PIROLA, A. L. B. . Livro Didático de História: "Em Marcha para o Desenvolvimento": Representações e Apropriações. In: VIII Encontro de Pesquisadores do Ensino de História, 2008. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . História e Memória: o livro didático no Espírito Santo. In: Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História. São Paulo: LIVRES, 2007. v. 1. p. 1391-1405.

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: a construção de representações culturais. In: ANPED - VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: PPGE/ UFES, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . Memória de autores de livros didáticos: reflexões sobre a prática de escrita de si. In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latino americana, 2007, Buenos Aires. Anais do VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latino americana, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . História da Educação no Espírito Santo: contatos e conflitos na escrita didática do século XIX. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenções, Tradições e Escrita da História da Educação no Brasil, 2011, Vitória-ES. Livro de Resumos do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • PIROLA, A. L. B. . Documentos Didáticos no Espírito Santo do Estado Novo: Algumas Fontes, Vestígios e Reflexões sobre Escritos para a Escola. In: XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 Anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 Anos, 2011. v. 1. p. 1.

  • PIROLA, A. L. B. . O historiador que não traja à Rocha Pita veste o traje de Frei Jaboatão.... In: III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011, Vitória. Anais do III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011. v. 1. p. 73-73.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros e Conflitos: A Circulação de Obras entre a Metrópole Portuguesa e a Capitania do Espírito Santo. In: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. . A História do Espírito Santo Contada para as Crianças: Questões de Ontem e Hoje. In: VIII Encontro Regional de História da ANPUH-ES, 2010, Vitória. Anais do VIII Encontro de História da ANPUH-ES, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. . Pesquisa Histórica e Práticas Docentes: Autonomia em Tempos de Reforma. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. . O Ensino de história na história da educação do Espírito Santo: A produção didática do professor Amâncio Pereira 1894- 1922. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana-CIHELA, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana - CIHELABrasileiro Livro e História Editorial, 2009. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. . A História na Educação no Espírito Santo:representações e práticas culturais nas legislações, livros didáticos e impressos pedagógicos (1854 e 1954). In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste, 2009. p. 422-422.

  • PIROLA, A. L. B. . Bibliotecas escolares e acervo de livros didáticos. In: II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro. Livro de resumos do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros e Professores no Espírito Santo dos Séculos XVIII e XIX: Algumas contribuições em dados e fontes.. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Livro de Resumo do XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009. p. 112-112.

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no Livro Didático: história e representações. In: Seminário Nacional 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação - UFES, 2009, Vitória-ES. Livro de Resumo do Seminário Nacional 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação - UFES, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Livros Didáticos de História do Espírito Santo na ditadura militar: Mutações didáticas. In: VII Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Livro de Resumos do VII Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, 2009.

  • PIROLA, A. L. B. . Livro Didático de História: "Em Marcha para o Desenvolvimento": Representações e Apropriações. In: VIII Encontro de Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro de Pesquisadores do Ensino de História, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . História e Memória: o livro didático no Espírito Santo. In: Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História. São Paulo: FEUSP. p. 1391-1391.

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: a construção de representações culturais. In: ANPED - VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . Memória de autores de livros didáticos: reflexões sobre a prática de escrita de si. In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latino americana, 2007, Buenos Aires. Libro de Resúmenes VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latino americana, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • PIROLA, A. L. B. . História da Educação no Espírito Santo: contatos e conflitos na escrita didática no século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . Oficina de Atividades do Curso Escola de Gestores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . Documentos Didáticos no Espírito Santo do Estado Novo: Algumas Fontes, Vestígios e Reflexões sobre Escritos para a Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . O historiador que não traja à Rocha Pita veste o traje de Frei Jaboatão.... 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . A Contribuição da Disciplina História na Formação Humana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . A História e Formação Humana: desafios para uma nova década. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . A História do Espírito Santo Contada para as Crianças: Questões de Ontem e Hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . A História na Educação no Espírito Santo:representações e práticas culturais nas legislações, livros didáticos e impressos pedagógicos (1854 e 1954). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, Juçara Luzia ; PIROLA, A. L. B. . Bibliotecas escolares e acervo de livros didáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIROLA, A. L. B. . Livros e Professores no Espírito Santo dos Séculos XVIII e XIX: Algumas contribuições em dados e fontes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no Livro Didático: história e representações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIROLA, A. L. B. . Elaboração de Emendas ao Plano Nacional de Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . O Ensino de história na história da educação do Espírito Santo: A produção didática do professor Amâncio Pereira 1894- 1922. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . O lugar do método na pesquisa do livro didático de história: abordagens e perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: História e Representações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático: Suas Múltiplas Faces e Desafios no Contexto Escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . Livro Didático de História: "Em Marcha para o Desenvolvimento": Representações e Apropriações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . Memória de autores de livros didáticos: reflexões sobre a prática de escrita de si. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. ; LEITE, Juçara Luzia . História e memória: o livro didático no Espírito Santo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIROLA, A. L. B. . O Livro Didático no Espírito Santo: a construção de representações culturais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIROLA, A. L. B. . Ensino de História: Panorama Contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIROLA, A. L. B. . Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos 2005 (Monografia).

  • PIROLA, A. L. B. . D. Pedro II e a Comunidade Judaica 2001 (Monografia).

Outras produções

PIROLA, A. L. B. . Documento Curricular - Projeto Educação no Trânsito (DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito - ES). 2010.

LEITE, Juçara Luzia ; PIROLA, A. L. B. . Documento Curricular - História Ensino Fundamental. e Médio (SEDU - Secretaria de Estado da Educação - ES). 2008.

PIROLA, A. L. B. . Documento Curricular - Projeto Saber Empreendedor (FINDES - Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo). 2007.

PIROLA, A. L. B. . Diretrizes e Estratégias - Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) - Etapa do Estado de São Paulo. 2009.

PIROLA, A. L. B. . As Origens da Índia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de LIvro Didático para o Ensino Médio).

PIROLA, A. L. B. . História do Ensino de História no Espírito Santo (1854-1954). 2009. (Relatório de pesquisa).

PIROLA, A. L. B. . Cadernos Saber Empreendedor. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o ensino fundamental e médio).

PIROLA, A. L. B. . CD Coletânea ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas). 2009.

PIROLA, A. L. B. . CD Força do Bem. 2008.

PIROLA, A. L. B. . CD Espiritismo e o Sentido da Vida. 2008.

PIROLA, A. L. B. ; FEEES . CD Estrela Reluzente. 2005.

PIROLA, A. L. B. ; FEEES . CD Kardec: O Homem Bicentenário. 2004.

PIROLA, A. L. B. . CD 1857 : André Luiz Canta. 2002.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    História e Acervo Didático do Espírito Santo (HADES), Descrição: Projeto inserido no âmbito dos trabalhos do Laboratório de Ensino de História da UFES. Seu objetivo principal é catalogar, classificar e analisar o acervo de obras relacionadas à História e seu ensino, produzidas e utilizadas no Espírito Santo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luiz Bis Pirola - Coordenador.

Prêmios

2014

Professor Homenageado, Turma de Mineração - IFES/2014.

2014

Professor Homenageado, Turma de Edificações - IFES/2014.

2009

Professor Homenageado, Turma de História - UFES - 2008/2.

2008

Professor Homenageado, Turma de História - UFES - 2008/1.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. , Rodovia Miguel Curry Carneiro, Santa Luzia, 29830000 - Nova Venécia, ES - Brasil, Telefone: (27) 37524300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Superior, Carga horária: 20

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Campus Nova Venécia-ES

Atividades

  • 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Nova Venécia.,Linhas de pesquisa

  • 02/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Nova Venécia.,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

2008 - 2008

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

2007 - 2007

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Mestrando em Estágio de Docência CAPES, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou junto à Disciplina Tópicos de Ensino de História (DID - 04464), cumprindo carga horária de 60 horas de ensino, no período 2007/1, orientado pela Profa. Dra. Juçara Luzia Leite.

Atividades

  • 09/2011

    Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Direito à Educação

  • 03/2011

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, História do Ensino de História

  • 03/2006

    Extensão universitária , Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Ensino de História (LAHIS).

  • 02/2008 - 01/2009

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da História, Estágio Supervisionado de Ensino de História, História da Educação, Tópicos Especiais de Ensino de História

  • 01/2007 - 12/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Pedagógico.,Linhas de pesquisa

  • 03/2007 - 07/2007

    Estágios , Centro de Educação.,Estágio realizado, Estágio Docência (CAPES) na disciplina Tópicos Especiais de Ensino de História.

2002 - 2003

FAESA - Fundação de Assistência e Educação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 25

2001 - 2002

COLÉGIO CRYSTELLO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

1999 - 2006

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40

1997 - 1999

Secretaria de Estado da Educação - ES

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 25

2022 - 2022

Little Stoke School

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Class Teacher / Teaching Assistant, Carga horária: 40

2020 - 2021

Priory Group

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Learning Disability Assistant, Carga horária: 40