Gustavo Eggert Boehs

Gustavo E. Boehs é doutor em Design com ênfase em Mídia e Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é animador pela Melies Escola de Cinema e Animação 3d. Tem experiência profissional nos campos de design, computação gráfica e animação, tendo participado da criação de filmes de curtas e longas metragens, vídeos publicitários, plug-ins para softwares de animação, pesquisa acadêmica e treinamento técnico. Seu curta Pronto para Assar foi selecionado para exibição no Animamundi 2010. Desde 2013 é professor na UFSC. Atualmente sua pesquisa concentra-se na aplicação do aprendizado de máquina e de ferramentas de inteligência artifical a processos e práticas de animação de personagens.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Design e Expressao Gráfica

2015 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS ANIMAIS NÃO HUMANOS POR CAPTURA DE MOVIMENTOS
Milton Luiz Horn Vieira. Palavras-chave: Design; Midias Digitais; Personagens Digitais; Captura de Movimentos; Aprendizado de Máquina; Redes Neurais.

Mestrado em Design e Expressao Gráfica

2012 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A QUALIDADE DO EFEITO ESTEREOSCÓPICO EM AMBIENTES VIRTUAIS FRENTE À ESCOLHA DO MÉTODO DE GERAÇÃO DE IMAGENS,Ano de Obtenção: 2013
Milton Luiz Horn Vieira.Palavras-chave: hipermídia; Design; Estereoscopia.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Design

2004 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: AS ESPECIFICIDADES DA INTERATIVIDADE NA WEB
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Andres Diaz Merino

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Formação complementar

2008 - 2009

Voyage. (Carga horária: 750h). , Melies Escola de Cinema e Animação, MEL, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Produção de efeitos especias para vídeos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Produção de vídeos de animação.

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Organização de eventos

PEREIRA, A. T. C. ; BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. . 2º Animacatarina. 2012. (Festival).

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Participação em eventos

SIBGRAPI e SBGames. Decoupling Expressiveness and Body-Mechanics in Human Motion. 2018. (Congresso).

SIGGRAPH. Non-humanoid creature performance from human acting. 2016. (Congresso).

3º Animacatarina.Mesa redonda: Animação + Tecnologia. 2015. (Seminário).

3D Imaging (IC3D), International Conference on. Stereoscopic image quality in virtual environments. 2014. (Congresso).

Cine Curtinhas Itaú Cultural.Pronto para Assar (Curta de Animação). 2014. (Outra).

2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. (1) Posicionamento de Profundidade na Janela Estereoscópica; (2) O Mercado e o Uso de Tablets. 2012. (Congresso).

Animacatarina.Mesa Redonda de Animação 3d. 2012. (Outra).

Autodesk Univeristy. 2011. (Congresso).

Animamundi.Pronto para Assar. 2010. (Outra).

Siggraph. 2010. (Congresso).

Animamundi. 2009. (Outra).

Animamoon. 2008. (Outra).

N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2007. (Encontro).

N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2006. (Encontro).

Purungo. 2005. (Encontro).

N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2004. (Encontro).

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Participação em bancas

Aluno: Juliano de Souza Pinto Pereira

BOEHS, G.E.ANDRADE, W. M.STEIN, M.. DESENVOLVIMENTO DE JOGO 2D EM PLATAFORMA GRATUITA: CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO DE BREAKFAST DETECTIVES. 2018.

Aluno: Danilo Hermano

WOLF, P.;BOEHS, G.E.SENS, A. L.. DISTOPIA: TRAILER DE ANIMAÇÃO 2D PARA MERCADO DIGITAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Marques Faraco

ANDALÓ, F.STEIN, M.BOEHS, G.E.. DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGEM PARA JOGO ELETRÔNICO EM 3D. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduarda Dippe Ramos Rondon

STEIN, M.ANDRADE, W. M.BOEHS, G.E.. DESIGN DE PERSONAGEM PARA JOGOS: APOIANDO A NARRATIVA E O STORYTELLING COM ESCOLHAS DE DESIGN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabrício Henrique Roepcke

ANDALÓ, F.BOEHS, G.E.STEIN, M.. LEVEL DESIGN E SISTEMA DE CASAS MODULARES PARA O JOGO CRYSTAL LEAGUE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Henrique Cardoso da Rosa

ANDRADE, W. M.STEIN, M.BOEHS, G. E.; CARDOSO, A. B. R.. Produção de Teaser de Série Animada Inclusiva a Surdos: Configuração da Língua Brasileira de Sinais Adaptada à Animação 2d. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pedro Clark Teodoroski

ANDALÓ, F.BOEHS, G. E.PEREIRA, C. G.. Criação de Personagens 3d para Jogos: Etapas e Processo de Criação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Morgana De Franceschi Hoefel

PEREIRA, C. G.BOEHS, G. E.STEIN, M.. Produção de Bíblia para Viabilização de Série Animada: Juju Mágica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Artur Tavares da Silva

ANDALÓ, F.BOEHS, G. E.ANDRADE, W. M.. Princípios da Produção Cinematográfica para Vídeios Inspirativos On-Line. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Bicalho Ramos de Lima

ANDRADE, W. M.BOEHS, G. E.ANDALÓ, F.. Execução de Animação em Formato Seriado: Potencializando o Tempo de Produção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cíntia Cardoso

ANDRADE, W. M.ANDALÓ, F.BOEHS, G. E.. Proposta de Gestão para o Desenvolvimento de Animação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Beatriz Schnorrenberger

PEREIRA, C. G.BOEHS, G. E.ANDRADE, W. M.. Combate e Prevenção ao Mosquito da Dengue: Projeto de Animação 2d. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa de Luca Bortolato

ANDALÓ, F.BOEHS, GUSTAVOANDRADE, W. M.. Criação de Cenário Realista 3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Guilherme Moraes Constâncio

ANDALÓ, F.BOEHS, G. E.VIEIRA, M. L. H.. Projeto d Videoclipe Musical em Animação 3d. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Alexandre Wobeto

ANDALÓ, F.STEIN, M.BOEHS, G. E.. Efeitos Visuais: Um Estudo de Técnicas 3d na Produção de uma Cena Composta com Filmagens Reais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: William Romar Degenhardt

BARROS, N. M.; BELLUOMINI, A.;BOEHS, G. E.. Identificação das falhas de um processo produtivo para alcançar um incremento de produtividade. 2014.

Aluno: Gabriel Barbosa Fronza

ANDALÓ, F.BOEHS, G. E.FADEL, L. M.. Escultura com Controle. O Estudo da Ciência e da Arte da Anatomia Aplicado a Anatomia Digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thales Eduardo Macedo

ANDALÓ, F.PEREIRA, C. G.BOEHS, G. E.. Produção de Curta-Metragem em Animação 3d e Análise do Caso: A Fome de Thor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

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Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos de Souza

MERINO, E. A. D.;SOUZA, A. C.; Mateus Jr, J. R.. As especificidades da interatividade na web. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Milton José Cinelli

Cinelli, Milton José; TRISKA, R.; ROISENBERG, M.; SILVA, R. M. A.; VIEIRA, M. L. H.. Animação de Personagens animais não humanos por captura de movimentos. 2018. Tese (Doutorado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Triska

VIEIRA, M. L. H.TRISKA, R.; OURIVES, E. A. A.; Moreira de Barros, N.. A Qualidade do Efeito Estereoscópico em Ambientes Virtuais frente à Escolha do Método de Geraçãod e Imagens. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Gradaução em Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Triska

VIEIRA, M. L. H.; ROISENBERG, M.; CINELLI, M. J.;TRISKA, R.. Animação de personagens animais não humanos por captura de movimentos.. 2018. Tese (Doutorado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Triska

VIEIRA, M. L. H.PEREIRA, A. T. C.TRISKA, R.; ROISENBERG, M.; SILVA, R. M. A.. Animação de personagens animais não humanos por captura de movimentos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Milton Luiz Horn Vieira

VIEIRA, M. L. H.TRISKA, R.OURIVES, E. A. A.BARROS, N. M.. A qualidade do efeito estereoscópico em ambientes virtuais frente ã escolha do método de geração de imagens. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design e Expressão Gr) - Universidade Federal de Santa Catarina.

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Orientou

Rodrigo Veras Burigo

Desenvolvimento e Produção de Animação: uma solução Para o ambiente de ensino ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Pedro Rocha Zacheu

Criação de vídeo de curta duração com vistas a otimização do alcance na plataforma do Youtube; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Daniel Vicente Campos

CRIAÇÃO DE PERSONAGEM PARA JOGO DE AÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM MOTOR DE JOGOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Otávio Esser Vieira

Produção independente de animação 2D: Utilizando recursos para otimização de produção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Bruno Augusto Lima Ricci

Criação e desenvolvimento de uma Reel de Animação 3D: Focada nos princípios de animação e acting de personagens; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Guilherme Espíndola Machado

Criação de uma Peça de Motion Graphics; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Luiz Antonio Mestieri de Paula

Bíblia de Animação Voltada a Editais de Fomento Audiovisual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Fernanda da Silva Silveira

Curta-Metragem 3D; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Julia Finkler

ADAPTAÇÃO DE CONTO GAÚCHO PARA ANIMAÇÃO 3D; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

Marcos Lehmkuhl

CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGO BEAT?EM UP; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

João Victor Queiroz Garcia

Criação de concept art de personagens baseados na obra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gustavo Eggert Boehs;

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Foi orientado por

Milton Luiz Horn Vieira

Estereoscopia na TV Digital -Influência de Técnicas e estilos na Percepção Humana; 2013; Dissertação (Mestrado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Milton Luiz Horn Vieira;

Milton Luiz Horn Vieira

O emprego de MOCAP para a sintese de movimentos não humanoides; 2018; Tese (Doutorado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Milton Luiz Horn Vieira;

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Produções bibliográficas

  • BOEHS, G.E. ; VIEIRA, M.L.H. . Style Invariant Locomotion Classification for Character Control. COMPUTER GRAPHICS FORUM , v. 00, p. 1-12, 2018.

  • BOEHS, G. E. ; ANDRADE, Wiliam Machado de ; VIEIRA, M. L. H. . Aventuras na Ilha: A Gestão da Adaptação de uma Obra. Celacom ... Endicom (UMESP) , v. XVIII Col., p. 1-14, 2014.

  • BOEHS, G. E. ; GONCALVES, M. M. ; PEREIRA, A. T. C. ; VIEIRA, M. L. H. . O uso de displays estereoscópicos em hipermídias. Projética , v. 3, p. 27-35, 2012.

  • BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. . A estereoscopia na linguagem cinematográfica: uma análise histórica de diferentes elementos da linguagem fílmica. RUA. Revista Universitária do Audiovisual , v. 1, p. 6, 2012.

  • BOEHS, G. E. ; ANDRADE, W. M. . Projeto 19: Animação 3d 1. Revista Expressão Gráfica, p. 36 - 39, 06 set. 2014.

  • ANDRADE, W. M. ; NISHIDA, J. K. ; VIEIRA, M. L. H. ; PRIM, G. S. ; BOEHS, G. E. . Motion Capture Automated Customized Presets. In: Intelligent Human Systems Integration 2019, 2019, San Diego. Proceedings of the 2nd International Conference on Intelligent Human Systems Integration (IHSI 2019): Integrating People and Intelligent Systems, 2019.

  • BOEHS, GUSTAVO EGGERT ; VIEIRA, MILTON LUIZ HORN ; PEREIRA, CLOVIS GEYER . Decoupling Expressiveness and Body-Mechanics in Human Motion. In: 2018 31st SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2018, Paraná. 2018 31st SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2018. p. 220.

  • BOEHS, GUSTAVO E. ; VIEIRA, MILTON L. H. . Non-humanoid creature performance from human acting. In: ACM SIGGRAPH 2016 Posters, 2016, Anaheim. ACM SIGGRAPH 2016 Posters on - SIGGRAPH '16. New York: ACM Press. p. 1.

  • BOEHS, G. E. ; ANDRADE, W. M. ; VIEIRA, M. L. H. . Aventuras na Ilha: A Gestão da Adaptação de uma Obra. In: PENS@COM 2014, 2014, São Paulo. FÓRUM UNESCOM ? Tendências do Pensamento Comunicacional Brasileiro, 2014. v. 1. p. 1.

  • BOEHS, GUSTAVO ; VIEIRA, MILTON L. H. . Stereoscopic image quality in virtual environments. In: 2014 International Conference on 3D Imaging (IC3D), 2014, Liege. 2014 International Conference on 3D Imaging (IC3D), 2014. p. 1.

  • BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. . Posicionamento de Profundidade na Janela Estereoscópica. In: 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2012, Tomar, Portugal. Livro de Resumos - Desafios conceptuais para o Design e a Produção Gráfica - 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, 2012. v. 1. p. 122-122.

  • BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. ; COSTA, J. ; CRUZ, T. . O Mercado e o Uso de Tablets. In: 2a. Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2012, Tomar, Portugal. Livro de Resumos - Desafios conceptuais para o Design e a Produção Gráfica - 2a. Conferência Internacional em Design e Artes. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, 2012. v. 1.

  • BOEHS, G. E. . Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). In: Animamundi, 2010, Rio de Janeiro. Animamundi 2010 18º Festival Internacional de Animação do Brasil, 2010. v. 01. p. 23-201.

  • BOEHS, G. E. ; BRAGAR, R. S. O. ; BROGGIO, P. R. ; BOEHS, L. . Desenvolvimento de interfaces ergonomicamente projetadas para a pesquisa em Ambiente Virtual. In: 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2004, Florianopolis. Anais da 4ª SEPEX. Florianopolis: Editora UFSC, 2004. v. 1.

  • BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. ; COSTA, J. ; CRUZ, T. . O Mercado e o Uso de Tablets. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. . Posicionamento de Profundidade na Janela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOEHS, G. E. . Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOEHS, G. E. ; BRAGAR, R. S. O. ; BROGGIO, P. R. ; BOEHS, L. . Desenvolvimento de interfaces ergonomicamente projetadas para a pesquisa em Ambiente Virtual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

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Outras produções

BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. . Apoio técnico a animação de personagens II. 2018.

BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. . Apoio técnico a animação de personagens. 2018.

BOEHS, G. E. . fabricUtils. 2017.

BOEHS, G. E. . feNeuralNet. 2017.

BOEHS, G. E. . Motion Tools. 2012.

BOEHS, G. E. ; PEREIRA, C. G. ; COSTA, L. B. . Projeto de Identidade e Padronização Visual do Curso de Animação da UFSC. 2017.

CONTI, P. ; ZILI, C. ; GRACIANO, P. ; BARROS, M. ; PELUSO, P. H. M. B. ; BUTI, M. ; BOEHS, G. E. . Computação gráfica para comercial de automóvel Citröen. 2013.

VENTURA, T. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. ; PELUSO, P. H. M. B. . Computação gráfica para comercial da rede de colégios Marista (criação de animação de personagens 3d). 2011.

BARRETO, B. ; VENTURA, T. ; MEURER, D. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. . Computação gráfica para comercial Petrobras (criação e composição de elementos 3d). 2010.

SANCHES, F. ; FARNEZE, B. ; NASCIMENTO, C. L. ; BRAGA, G. L. ; SANTOS, F. P. F. ; BOEHS, G. E. ; CASTANHARI, F. . Computação gráfica para videoclipe da banda Mombojó (criação de elementos 3d). 2010.

L'AMOUR, U. ; BOEHS, G. E. ; MEURER, D. ; VENTURA, T. ; CESAR, Allan ; MEDEIROS, M. . Pós-Produção para curta metragem em computação gráfica (composição de elementos filmados e 3d). 2010.

METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. ; CASTANHARI, F. . Computação gráfica para comercial BR Distribuidora (criação de elementos 3d). 2009.

BUSATO, C. ; BRAGA, G. L. ; EVA, T. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. . Computação gráfica para comercial Motorola (criação e composição de elementos 3d). 2009.

METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; NASCIMENTO, C. L. . Computação gráfica para comercial Honda (criação de elementos 3d). 2009.

DIOGO, M. ; BOEHS, G. E. ; VIEIRA, M. L. H. ; LUNA, P. M. . Com Tecnologia e Boa Infraestrutura UFSC Abre em 2016 Graduação em Animação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. ; MINOZZO, L. . Animação + Tecnologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOEHS, G. E. ; ANDALÓ, F. ; MEURER, D. . Mesa Redonda de Animação 3d. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOEHS, G. E. . Site pessoal. 2018; Tema: Trabalhos acadêmicos e técnicos e outras publicações do professor Gustavo E Boehs. (Site).

BOEHS, G. E. . 3DeepLearner. 2018; Tema: Conteúdo para difusão do conhecimento de aprendizado de máquina no contexto da animação 3d. (Blog).

BOEHS, G. E. ; ANDRADE, W. M. ; ANDALÓ, F. . Site do Curso de Animação. 2018; Tema: Site de divulgação e apoio ao Curso de Animação da UFSC. (Site).

BOEHS, G. E. ; MAYNARD, C. . Softimage ICE Deformers. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BOEHS, G. E. ; MICHAEL, Marcondes . Softimage Light, Render, Passes. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BOEHS, G. E. ; MICHAEL, Marcondes . Softimage Render Tree Training. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-cursos distribuidos pela internet).

CONTI, P. ; ZILI, C. ; GRACIANO, P. ; BARROS, M. ; BUTI, M. ; PELUSO, P. H. M. B. ; BOEHS, G. E. . Citroen Atacama - Vídeo Publicitário. 2013. Vídeo.

CONTI, P. ; NUNES, A. ; BERNSTEIN, M. ; DIMANTAS, M. ; LAPIERRE, T. ; SESSA, R. ; BOCCATO, P. ; LUCAS, M. ; BOEHS, G. E. . Minhocas. 2013. Animação.

VENTURA, T. ; MICHAEL, Marcondes ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. ; PELUSO, P. H. M. B. . Para Toda Vida - Marista (peça publicitária). 2011. Vídeo.

SANCHES, F. ; NASCIMENTO, C. L. ; SANTOS, F. P. F. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; CASTANHARI, F. . Papapa - Mombojó (videoclipe). 2010. Vídeo.

BARRETO, B. ; VENTURA, T. ; MEURER, D. ; BOEHS, G. E. ; MIOLO, M. . Captação - Petrobras (peça publicitária). 2010. Vídeo.

L'AMOUR, U. ; BOEHS, G. E. ; MEURER, D. ; VENTURA, T. ; CESAR, Allan ; MEDEIROS, M. . Time Warp Project. 2010. Vídeo.

BOEHS, G. E. . Pronto para Assar (Curta Metragem de Animação). 2009. Animação.

METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; LÖBEL, M. ; CASTANHARI, F. . Lua Cheia - BR Distribuidora (peça publicitaria). 2009. Vídeo.

METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; LÖBEL, M. ; BOEHS, G. E. . Party - Motorola (peça publicitária. 2009. Vídeo.

METRI, C. ; EVA, T. ; BRAGA, G. L. ; BOEHS, G. E. ; NASCIMENTO, C. L. . Boxe - Honda (peça publicitátia). 2009. Vídeo.

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Captura de movimento na prática: métodos e usos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flavio Andalo em 22/05/2018., Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de utilização de captura de movimento na criação de animações 3D para qualquer tipo de aplicação que sirva de referência para animadores e designers na criação de conteúdo através dessa técnica. Para tanto, este projeto vem estudando o método de aplicação da captura de movimento com alunos que trabalham com animação para que se busque um sistema otimizado e com melhor aproveitamento do tempo de trabalho. Pretende-se buscar como resultado principal nessa pesquisa a criação de um material que sirva de referência para animadores e designers brasileiros conhecerem a utilização da captura de movimento na criação de animações de personagens 3D para qualquer tipo de utilização por meio de aplicações práticas. Nos estudos que serão feitos para o desenvolvimento desse material, espera-se desfazer dois mitos comuns que existe na área de animação: de que utilizar motion capture é algo praticamente inacessível e, de que o sistema de motion capture faz todo o trabalho sozinho. Ao levantar dados para a criação desse projeto de pesquisa, esses dois pontos contrastantes foram citados diversas vezes por profissionais da área. Da mesma forma que esse trabalho busca mostrar que pode ser viável a utilização de motion capture, também acredita-se que será demonstrado que é necessário passar por um tratamento e refinamento do material que sai direto do sistema de motion capture. Esse resultado acredita-se que será obtido com a demonstração clara de todo o processo de utilização desse tipo de sistema e assim acredita-se que serão desfeitos esses dois mitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Flavio Andaló - Coordenador / Wiliam Machado de Andrade - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Tecnologias para o Desenvolvimento de Personagens Digitais Animáveis, Descrição: Personagens digitais criados por computação gráfica possuem diferentes aplicações como o uso em ambientes virtuais interativos, animações e efeitos visuais. Tendo os primeiros personagens digitais sido criados a mais de 40 anos, atualmente um grande número de procedimentos e técnicas está estruturado e consolidado. No entanto, demandas como a fiel simulação do movimento do corpo humano, seus diferentes tecidos e interação com outros objetos; bem como a demanda de exagerar a deformação de personagens até poses extremas, nem sempre são resolvidas integralmente com os modelos existentes. Esta pesquisa busca estruturar modelos reproduzíveis para a solução de demandas ainda existentes na prática da criação de personagens animáveis, elencando as prioridades determinadas pelos trabalhos realizados nas disciplinas de animação do curso de Design da UFSC. Para tanto a metodologia empregada buscará (1) elencar problemas relevantes dentro do contexto anteriormente posto, (2) analisar o problema e trabalhos relacionados, (3) elaborar hipóteses, propor e implementar possíveis soluções e (4) verificar as soluções propostas. Espera-se que esta pesquisa resulte em produção científica, geração de patentes, ganho de tempo e qualidade e estabelecimento da UFSC como centro de referência em tecnologia de personagens digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 - Subprojeto CRIAÇÃO, Descrição: PROJETO SUBMETIDO AO CONVITE AOS ESTADOS MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 -TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA SERVIÇOS MULTIPLATAFORMA EM LARGA ESCALA: SISTEMAS UBÍQUOS A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA. A metodologia de desenvolvimento adotada neste projeto será realizada com base nas normas/métricas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de desenvolvimento e qualidade de conteúdo hipermídia. As metodologias atuais de desenvolvimento de conteúdo, sejam em 2D, 3D ou realidade virtual, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante / Marco Antonio de Azevedo - Integrante / Fernando Antônio Crocomo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Usabilidade e Linguagem para produção de conteúdo para Hipermídia - TECMIDIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Luiz Horn Vieira em 13/08/2014., Descrição: O TECMIDIA tem por objetivo avaliar as metodologias de desenvolvimento adotadas com base nas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de conteúdo para hipermídia. As metodologias atuais, sejam em 2D, 3D ou RV, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos. Cabe, ao grupo, pesquisar formas de rever metodologias, procedimentos e ferramentas de criação de conteúdo hipermídia, à luz dos requisitos de interconectividade, interoperabilidade, ubiqüidade e mobilidade de diferentes opções e requisitos das principais plataformas tecnológicas. A cada interação do grupo de pesquisa pretende-se ter versões com funcionalidades reduzidas dos modelos de desenvolvimento de conteúdos propostos, porém completamente funcionais. A pesquisa do grupo é fundamentada no levantamento dos requisitos de formato dos conteúdos conforme a plataforma destino: Internet, TVDi, celular etc., na validação dos requisitos do sistema, no desenvolvimento das metodologias de produção de conteúdo propriamente dito, na adaptação dos protocolos e padrões definidos pela produção de conteúdo, tendo em vista as especificidades de cada plataforma. Serão analisados as opções disponíveis e os desafios de pesquisa para gerar metodologias, procedimentos e ferramentas adequados ao objetivo de desenvolvimento de sistemas ubíquos, levando em conta a realidade tecnológica e econômica do país e as tendências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Flavio Andaló - Integrante / Marco Antonio de Azevedo - Integrante / Alexandre Sena - Integrante / Raquel Ghizzo de Souza - Integrante.

  • 2001 - 2005

    Apoio ao desenvolvimento continuado do sistema de informação CIMM e à pesquisa experimental em processos de fabricação, Descrição: Trata-se de um projeto integrado de pesquisa, financiado pelo CNPQ, cuja primeira etapa iniciou em 2001/203 e a segunda etapa 2003/205. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Lourival Boehs - Coordenador / Fernando de Souza Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

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Prêmios

2018

Best Paper Honorable Mention for the category Computer Graphics/Visualization, SBC.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina. , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, 88040-970 - Florianopolis, SC - Brasil

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Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Atuou na criação do plano de aula e do material didático além de ministrar semanalmente aulas na disciplina de Tratamento de Imagem Digital. Tal disciplina é ofertada aos alunos do curso de Design, vinculado ao departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista da Graduação, Carga horária: 12

    Atividades

    • 10/2018

      Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Animação.

    • 01/2016

      Ensino, Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Animação de Personagens, Animação 3d, Efeitos Especiais, Estágio Obrigatório, Princípios da Animação, Projeto 3, Rendering de Animação

    • 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Animação.

    • 08/2017 - 02/2018

      Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Cargo ou função, Coordenador de Estágio do Curso de Animação.

    • 08/2013 - 12/2017

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Animação 3d, Edição de Áudio e Vídeo, Modelagem de Personagens, Projeto de Animação 3D 1, Projeto de Animação 3D 2

  • 2010 - 2011

    MidiaEffects

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: artista 3d, Carga horária: 40

  • 2009 - 2010

    Ilegal FX

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Artista 3D, Carga horária: 40

  • 2011 - 2013

    Designlab - Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico, Carga horária: 40

  • 2013 - 2013

    Animaking P.P.C.C. LTDA

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Artista 3D, Carga horária: 40

  • 2011 - 2011

    Cafundo Estudio Criativo, Cafundo

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Animador 3D, Carga horária: 20

  • 2011 - 2011

    Atomo Estúdio Gráfico

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 20

  • 2007 - 2008

    Dzigual Golinelli Design

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Nucleo de Pesquisa e Extensão

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Designer de Interfaces, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Dentro deste período Gustavo trabalhou no projeto Sociedade Catarinense do Conhecimento. Projeto criado em conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o objetivo da criação de uma ferramenta lúdica que permitisse a população catarinense se conhecer melhor. Foi criado um site de buscas dados geo-espacializados. O usuário pode também inserir seus próprios dados e contribuir para que governos e ONGs entendão melhor suas necessidades.