Vandecleia Batista de Oliveira

Graduada em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju - SE. Habilitada em patologia clinica e Imagenologia. Pós graduanda em Analises clinica e toxicologia pela faculdade Estácio de sá, Salvador - BA. Ex Ligante da liga de Citologia Oncótica na universidade Tiradente. Ex aluna de Iniciação Científica da UNIT, executou a parte experimental no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Aracaju - SE. Participação em projeto relacionado na área de Biotecnologia com pesquisas que avalia a atividade antimicrobiana de extratos vegetais de plantas medicinais de amplo uso na medicina popular do Nordeste Brasileiro. Avaliação da inibição do crescimento de fitopatógenos de interesse agrícola e de patógenos humanos utilizando extratos de plantas como forma de controle alternativa diante da resistência desenvolvida por microrganismo a fármacos e pesticidas convencionais.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em ANALISES CLINICA E TOXICOLOGIA

2019 - Atual

Faculdade Estácio SALVADOR (BA)

Graduação em Biomedicina

2013 - 2017

Universidade Tiradentes
Título: ULTRASSOM DIAGNÓSTICO X ESTÉTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Orientador: Ingridy Evangelista Viana Lucena

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Cometa

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2008

Colégio Cometa

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em 17º Sempesq-Semana de pesquisa. (Carga horária: 30h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em IX Jornada de Biomedicina da UNIT. (Carga horária: 20h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em 9º semana de Extensao da unit. (Carga horária: 30h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Sumario de urina:realização e interpretação. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2015 - 2015

Terapia Transfusional. (Carga horária: 2h). , Hospital Primavera, HP, Brasil.

2015 - 2015

II Congresso Baiano de Biomedicina e III Congresso Baiano de Analises. (Carga horária: 30h). , Faculdade nobre, NB, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Microbiologia dos Alimentos. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em investigação de vinculo genetico. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2014 - 2014

Campanha de captação de doadores de medula óssea. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em A diversidade nos move,as extensões nos conectam. (Carga horária: 30h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em hemograma da coleta a sua interpretação. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Projeto Biomedicina-Jornando-se um profissional do futuro. (Carga horária: 3h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em O papel do Biomédico no Diagnostico por imagem:deveres e direitos. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Amostra de iniciação cientifica voluntaria-ediçãoIII. (Carga horária: 10h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Biomedicina.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.

Participação em eventos

Congresso Baiano de Biotecnologia e inovação em Saúde. BIOMARCADORES DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E EPIDEMIOLOGIA NA REGIÃO NORDESTE.. 2016. (Congresso).

Jornada de Biomedicina.Lesão Intraepitelial de Baixo grau -Lsil. 2016. (Simpósio).

Jornada de Biomedicina.O HPV COMO AGENTE CAUSADOR DA LESÃO INTRAEPITELIAL DE BAIXO GRAU - L-SIL. 2016. (Outra).

Jornada de Biomedicina.CANDIDÍASE: SEUS ASPECTOS FÍSICOS, CLÍNICOS E BIOTECNOLÓGICOS. 2016. (Outra).

17ª SEMPESq da Universidade Tiradentes (UNIT).Potencial antimicrobiano do extrato de folhas de Anacardium occidentale contra Thielaviopsis paradoxa. 2015. (Simpósio).

9ª Semana de Extensão da UNIT - SemEX 2015. 2015. (Seminário).

I Feira de Genética. Tipagem sanguínea. 2015. (Feira).

Campanha de captação de doadores de medula óssea.Campanha de captação de doadores de madula óssea. 2014. (Outra).

IX Jornada de Biomedicna. 2014. (Encontro).

Jornada de Biomedicina. 2014. (Congresso).

Jornada de Biomedicina. microbiologia dos Alimentos. 2014. (Congresso).

Jornada de Biomedicina.Microbiologia dos Alimentos. 2014. (Outra).

7 semana de extensão da unit.O papel do Biomedico no Diagnóstico por imagem:Deveres e Direitos. 2013. (Simpósio).

7 semana de extensão da Unit.Hemograma da coleta a sua interpretação. 2013. (Simpósio).

7ª Semana de Extenção da Universidade Tiradentes (UNIT). 2013. (Seminário).

Jornada de Biomedicina. jornando-se um profissional do futuro. 2013. (Congresso).

mostra de iniciaçao cientifica voluntaria-edição lll. FLUOROIMUNOENSAIO(FEO). 2013. (Exposição).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Extratos hidroetanólicos e Frações ricas em Flavonoides de Folhas de Anacardium occidentale e Spondias tuberosa: Avaliação antimicrobiana, antioxidante e Síntese de Nanopartículas metálicas, Descrição: Extratos vegetais são amplamente estudados na busca de moléculas visando novas formulações no tratamento de doenças. Neste ponto, a etnomedicina contribui com o conhecimento popular das propriedades medicinais de diversas plantas., algumas com comprovação científica (e.g. capacidade antioxidante, antimicrobiana). Isto é importante diante da crescente resistência de patógenos humano e fitopatógenos às formas de controle convencionais, sendo necessário novas formas de controle. Assim, Anacardium occidentale e Spondias tuberosa se inserem neste contexto, devido a sua gama de compostos O objetivo desta primeira parte do estudo foi preparar o extrato hidroetanólico de A. occidentale, sintetizar nanopartículas metálicas (NPM) NPM e avaliar in vitro a sua capacidade antimicrobiana. Os resultados mostraram a presença de compostos fenólicos, cuja capacidade redox permitiu a biogênese de NPM e uma caracterização preliminar da atividade antimicrobiano. Os dados preliminares são promissores, porém outros testes devem ser executados visando a caracterização do material e sua bioatividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Vandecleia Batista de Oliveira - Coordenador / Maria Lucila Hernández-Macedo - Integrante / Jorge A. López - Integrante / Lenilson Santos Trindade - Integrante / Pabula Silva Guimarães - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Avaliação antimicrobiana do extrato do resíduo do pseudofruto do cajueiro (Anacardium occidentale) e de nanopartículas metálicas sintetizadas com este extrato, Descrição: Projeto avalia a capacidade antimicrobiana do extrato do resíduo da polpa do pseudofruto do cajueiro (Anacardium occidentale) e das nanopartículas de prata (AgNP) obtidas a partir da redução deste íon pelo referido. Para isto, será utilizado o resíduo industrial decorrente do processamento para obtenção de polpa e suco, o qual pode contribuir na utilização de um resíduo, conferindo-lhe mais valor agregado, pois o mesmo não é completamente aproveitado, tornando-se um descarte com potencial impacto ambiental. Por outro lado, o projeto vai inserir o aluno em uma área de pesquisa emergente, que pode ajudar na formação e capacitação profissional na área de nanotecnologia. Diversas partes de A. occidentale são amplamente estudadas, pois a etnomedicna lhe atribui propriedades curativas. Algumas dessas bioatividades já estão comprovadas cientificamente (e.g. capacidade antioxidante, anti-helmínticas, hepatoprotetora, antimicrobiana). Assim, pretende-se combinar propriedades antimicrobianas de AgNP associadas à composição fitoquímica dos extratos do resíduo de caju, a fim de obter nanocompósitos com potencial uso veterinário, humano e agrícola. O objetivo do projeto é preparar o extrato do pseudofruto, caracterizá-lo fitoquimicamente e usá-lo na biogênese de AgNP e avaliar ambos quanto à atividade antimicrobiana em testes in vitro. Assim associando um conhecimento popular pretende-se inserir o mesmo em um campo interdisciplinar emergente, de interesse diante a resistência de diversos microorganismos aos atuais fármacos ou formas de controle, desenvolvendo estratégias alternativas com menor impacto ambiental. Isto é alvo de pesquisas acadêmicas, com vistas em possíveis aplicações industriais. O uso de resíduos de frutos tropicais produzidos em larga escala cá na região nordeste do País poderá apresenta uma potencial fonte de metabólitos de um resíduo, muitas vezes não monitorado. Assim, a obtenção de AgNP e o potencial do conhecimento medicinal desta planta é uma perspectiva de aplicação no âmbito de uma área biotecnológica emergente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Vandecleia Batista de Oliveira - Coordenador / samuel Oliveira Santos - Integrante / Maria Lucila Hernández-Macedo - Integrante / Leandro Eugenio Cardamone Diniz - Integrante / Jorge A. López - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Tiradentes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiari, Carga horária: 20

2015 - 2016

Instituto de Tecnologia e Pesquisa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2015 - 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), .,Linhas de pesquisa

2016 - 2016

unitlab

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Patologista clinica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

MULTIMAGEM

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Operadora de ressonância magnética, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagio Curricular.

2018 - 2018

Laboratório Dialab

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio, para fins de aprendizado e experiencia na área de Análises clínica.

2018 - 2019

Laboratório Bionalise

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiaria, para fins de aprendizado e experiencia da área de Análises Clínica.