Mariana Pereira Santos

Enfermeira, graduada no curso de Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental - IPUB/UFRJ. Monitora voluntária da disciplina Psicologia Aplicada à Saúde, pelo departamento GSI da Universidade Federal Fluminense. Participante do projeto de extensão - Estresse e fatores de risco para a hipertensão arterial de docente da rede de ensino estadual de Niterói. Participante do projeto de extensão -Espaço aberto para saúde. Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cardiointensivismo Baseado em Evidências e Gestão de Informação e Conhecimento em Saúde. Bolsista PIBIC.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Saúde Mental

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2012 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: Aspectos emocionais durante o banho no leito do paciente infartado: revisão integrativa de literatura
Orientador: Dalmo Valério Machado de Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Martins

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de atualização profissional: APSTM. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2015

Construção de artigos e estudos científicos. , Escola Técnica de Saúde Gênesis, ETSG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Oficina do Observatório de Saúde Mental e Reforma Psiquiatra: Desafios estratégicos da atenção psicossocial na Baixada Litorânea, Macaé e Silva Jardim. 2017. (Oficina).

5 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2016. (Congresso).

8 Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde.A enfermagem na criação de redes na atenção psicossocial. 2016. (Simpósio).

Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia do XXVI Seminário de Iniciação Científica.Efeito do controle hidrotérmico durante o banho no leito sobre o consumo de oxigênio pelo miocárdio de pacientes infartados: crossover trial.. 2016. (Seminário).

V Congresso Familiares Parceiros do Cuidado: Familiares e Usuários como Parceiros na Pesquisa, no Ensino e no Cuidado. 2016. (Congresso).

I Encontro Internacional Inovação no Ensino da Saúde e Enfermagem e I Simpósio Internacional no Ensino de Saúde Mental, Saúde Coletiva e Saúde da Mulher.Prevalência da Síndrome de Burnout entre docentes de escola estadual. 2015. (Seminário).

I Encontro Internacional Inovação no Ensino da Saúde e Enfermagem e I Simpósio Internacional no Ensino de Saúde Mental, Saúde Coletiva e Saúde da Mulher.Práticas de saúde mental em perspectiva: notas de uma observação-participante em hospital psiquiátrico.. 2015. (Simpósio).

I Encontro Internacional Inovação no Ensino da Saúde e Enfermagem e I Simpósio Internacional no Ensino de Saúde Mental, Saúde Coletiva e Saúde da Mulher. 2015. (Simpósio).

III Jornada Anual de Ciências Cardiovasculares/UFF.Padrão hemodinâmico não invasivo dos efeitos do banho no leito com temperatura da água constante com pacientes com infarto agudo do miocárdio.. 2015. (Outra).

III Jornada Anual de Ciências Cardiovasculares/UFF.Posicionamento no leito de pacientes com infarto agudo do miocárdio: respostas sobre índice cardíaco e consumo de oxigênio pelo miocárdio.. 2015. (Outra).

Seminário Arte e Loucura. 2015. (Seminário).

VIII Semana de Psicologia da UFF. 2015. (Outra).

V Semana de Enfermagem do Instituto de Psiquiatria/UFRJ. 2015. (Encontro).

IV Fórum dos Mestrados Profissionais em Enfermagem. 2014. (Outra).

Workshop: A fisiologia como base fundamental na prática do exame físico. 2014. (Outra).

V Simpósio sobre Esquizofrenia. 2013. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SILVA, J.L.L. ; PEREIRA, L. C. L. ; SANTOS, M. P. ; BORTOLAZZO, P. A. A. B. ; RABELO, T. G. S. ; MACHADO, E. A. . Prevalência da síndrome de Burnout entre professores da Escola Estadual em Niterói, Brasil. Enfermería Actual de Costa Rica , v. 34, p. 14-25, 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Consumo de oxigênio pelo miocárdio e aspectos hemodinâmicos durante o banho no leito de pacientes com infarto agudo do miocárdio., Descrição: Investigas as repercussões hemodinâmicas e de consumo miocárdio de oxigênio durante a mudança postural. Comparar as repercussões hemodinâmicas e de consumo de oxigênio durante o banho no leito, sob o controle de temperatura e posicionamento, em pacientes com infarto agudo do miocárdio e não-infartados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Coordenador / Dalmo Valério Machado de Lima - Integrante / Monyque Évelyn dos Santos Silva - Integrante / Lucélia dos Santos Silva Barros - Integrante / Fernanda Faria Reis - Integrante / Karine Carrillho dos Santos - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Familiares Parceiros do Cuidado, Descrição: Estudar o impacto da utilização de metodologias combinadas de orientação/psico-educação, informação e grupos de ajuda-mútua, em programa de 40 horas, ao longo de 06 meses, com a participação de 50 familiares voluntários, da rede de saúde mental da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Coordenador / Pedro Gabriel Godinho Delgado - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria da UFRJ. , Avenida Venceslau Brás, Botafogo, 22290140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39385534

Experiência profissional

2020 - Atual

CAPSi III Maria Clara Machado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

2020 - 2021

CAPS AD João Cândido

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20

2020 - 2020

Instituto Municipal de Assistência Juliano Moreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2015 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC

Outras informações:
Projeto: Consumo de oxigênio pelo miocárdio e aspectos hemodinâmicos durante o banho no leito de pacientes com infarto agudo do miocárdio.

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária

Outras informações:
Disciplina Psicologia Aplicada à Saúde, pelo departamento GSI da Universidade Federal Fluminense

Atividades

  • 08/2015 - 08/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Médicas, Centro de Ciências Médicas.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cardiointensivismo Baseado em Evidências e Gestão de Informação e Conhecimento em Saúde..

2016 - 2016

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Acadêmica bolsista em Saúde Mental no CAPS AD Miriam Makeba.

2018 - 2020

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB) .

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária voluntária no projeto de pesquisa Familiares Parceiros do Cuidado/NUPPSAM

2017 - 2018

Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Acompanhante Terapêutico, Carga horária: 34

Outras informações:
Acompanhante terapêutico da enfermaria feminina

2019 - 2020

CAPS III João Ferreira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20

2019 - 2019

Núcleo de Apoio a Saúde da Família Joãosinho Trinta

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20

2019 - 2020

Centro de atenção psicossocial infanto juvenil maria clara machado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20

2019 - 2019

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20