Evangeline Maria Cardoso

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/FIOCRUZ, área temática Saúde e Trabalho. Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia com área de concentração em Determinantes Bio-Sociais do Processo Saúde-Doença pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Epidemiologia pelo Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane - FIOCRUZ/AM. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Experiência na área de Gestão em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador

Informações coletadas do Lattes em 05/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2010 - 2014

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Análise conjuntural da vigilância em saúde do trabalhador no estado do Amazonas
, Ano de obtenção: 2014. Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. Palavras-chave: Vigilância em Saúde; Saúde do Trabalhador.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia

2006 - 2009

Universidade Federal do Amazonas
Título: Condições de Saúde Bucal em Idosos residentes em Manaus/Amazonas, Ano de Obtenção: 2009
Maria Augusta Bessa Rebelo.Palavras-chave: Saúde bucal; Idosos; Perfil epidemiológico.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Educação na Saúde

2021 - 2022

Faculdade de Medicina da USP
Título: Saúde coletiva e áreas de evidências educacionais ? uma experiência de ensino à distância durante a pandemia de COVID-19
Orientador: Patrícia Zen Tempski

Especialização em Epidemiologia

2005 - 2006

Fundação Oswaldo Cruz - CPqLMD - AM
Título: Projeto de Pesquisa Levantamento Epidemiológico da Cárie Dentária, Doença Periodontal, Uso e Necessidade de Prótese em Idosos Residentes em Manaus

Especialização em Política de Recursos Humanos para a Gestão do SUS

2001 - 2002

Universidade de Brasília, UnB

Especialização em Vigilância em Saúde Pública e Saúde Indígena

2000 - 2001

Universidade Federal do Amazonas

Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

1999 - 2000

Universidade Federal do Amazonas

Especialização em Administração dos Serviços de Saúde

1989 - 1990

Universidade de Ribeirão Preto

Aperfeiçoamento em Saúde das Populações Indígenas

1995 - 1995

Universidade Federal do Amazonas
Ano de finalização: 1995;

Graduação em Odontologia

1980 - 1984

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2014 - 2014

Estudos e Pesquisas para Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 80h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2007

Curso de saúde do Trabalhador para Atenção Básica. (Carga horária: 40h). , Centro de Referencia Regional de Saúde do Trabalhador de Horizonte, CEREST/HO, Brasil.

2006 - 2006

Formação de Educadores do Controle Social do SUS. , Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, SUSAM, Brasil.

2003 - 2003

Formação de monitores para o controle social SUS. (Carga horária: 28h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2003 - 2003

Teoria e prática na Estratégia Saúde da família. , Rede Unida de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde, REDE UNIDA, Brasil.

2003 - 2003

Introdutorio em Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, SUSAM, Brasil.

2001 - 2002

Atualização em Gestores das Unidades de Saúde. (Carga horária: 92h). , Intituto Superior de Administração e Economia, ISAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Organização de eventos

LOPES, N. R. ; CARDOSO, E. M. ; SANTOS, C.V.C. ; SAILVA, L. A. ; NINA, S.F.M. ; OLIVEIRA, R. P. . Seminário Interinstitucional de Atenção Integral a Populações Expostas a Agrotóxicos. 2013. (Outro).

Participação em eventos

4 Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. A intersetorialidade como eixo estruturante para ações de atenção à populações expostas a agrotóxicos no Amazonas. 2021. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Condições de Trabalho e Situação de Saúde entre Agricultores de uma Comunidade Rural do Amazonas. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Exposição aos Agrotóxicos e o Processo de Trabalho na Agricultura Familiar: Vulnerabilidades e risco. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Qualidade de Vida em Idosos Hipertensos e Diabéticos Acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família no Município de Manaus, Amazonas. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUMA ÁREA AGRÍCOLA DO AMAZONAS. 2017. (Congresso).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família.Saúde do Trabalahdor para Profissionais da Atenção Básica. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria das Graças Silva Sarmento

CRAINEY, J. L.; NAVA, A. F. D.;CARDOSO, E. M.. Avaliação da Saúde Bucal de Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus Tipo II atendidos na UBS Dr. José Figlioulo - Distrito Norte - Manaus/AM. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia) - Fundação Oswaldo Cruz (AM).

Aluno: NATHALIE MATOS GAMA

BASTA, P. C.; SILVA, C. S. P.;CARDOSO, E. M.. Prevalência e Perfil Clínico-epidemiológico de Portadores de Diabetes Mellitus Atendidos na Atenção Primária a Saúde do Município de Coarí, Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Instituto Leônidas & Maria Deane.

Aluno: Daniel Carvalho Martins

GARNELO, M. L.;CARDOSO, E. M.; SANTANA, V. S.. Revelar e Medir: Um estudo sobre a subnotificação de casos de LER/DORT na Zona Franca de Manaus. 2017. Dissertação (Mestrado em Condições de Vida e Situação de Saúde na Amazônia) - Instituto Leônidas & Maria Deane.

Comissão julgadora das bancas

Renato Jose Bonfatti

BONFATTI, R. J.; RIBEIRO, F. S. N.; PINA, J. A.; VASCONCELLOS, L. C. F.; CHAVEIRO, E. F.. Análise conjuntural da vigilância em saúde do trabalhador no estado do amazonas. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Maria Augusta Bessa Rebelo

REBELO, M. A. B.; Gonçalves, M.J. F; SPONCHIADO JR, E. C.. Condição de Saúde Bucal em Idosos Residentes no Município de Manaus-Amazonas. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

VASCONCELLOS, L. C. F.; RIBEIRO, F. S. N;Bonfatti, R.J.; CHAVEIRO, E.; PINA, J. A.. Análise conjuntural da vigilância em saúde do trabalhador no estado do Amazonas. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

MINAYO-GOMEZ, C.; Mattos, UAO;VASCONCELLOS, L. C. F.. Vigilância em saúde do trabalhador no estado de Amazonas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Jose Augusto Pina

CHAVEIRO, E. F.; RIBEIRO, F. S. N.;PINA, Jose Augusto; BONFATTI, R. J.; VASCONCELLOS, L. C. F.. Análise conjuntural da vigilância em saúde do trabalhador no estado do Amazonas. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

Goncalves, M.J.F.; SPONCHIADO JUNIOR, E. C.;REBELO, M. A. B.. Condição de Saúde Bucal em idosos residentes no município de Manaus-Amazonas. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Orientou

Carol Falcão de Carvalho Alencar

CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO IDOSA EM UMA COMUNIDADE RURAL DO AMAZONAS; 2017; Dissertação (Mestrado em CONDIÇÕES DE VIDA E SITUAÇÕES DE SAÚDE NA AMAZÔNIA) - Fundação Oswaldo Cruz AM, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Evangeline Maria Cardoso;

LUCIMAR PEREIRA DOS SANTOS

Análise dos agravos relacionados ao trabalho no Amazonas, 2010; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde de Trabalhador e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Paulo José Gomes da Silva

Mortalidade por acidente de trabalho: Uma análise epidemiológica na cidade de Manasu, 2011; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Silmara Martins de Freitas

Acidente de trabalho: uma questão de saúde pública no município de Tefé; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Intituto de Pesquisa Leonidas e Maria Deanne - FIOCFRUZ/AM; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Célia Maria Rodrigues

Prevalência de disfonia em professores da rede pública de ensino do município de Manaus; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Eugênia Cavalcante da Silva

Informação e Saúde do Trabalhador: Benefício de todos; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Gabriel dos Santos Iannuzzi

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MANAUS - AMAZONAS; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Tainá da Silva Pontes

ESTRESSE EM PROFISSIONAIS SAÚDE DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE MANAUS, AMAZONAS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Valderlana Monteiro da Costa

PREVALÊNCIA DE CÂNCER EM TRABALHADORES RURAIS E SUA RELAÇÃO COM A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS AGROTÓXICOS, VILA DO ENGENHO/AM, BRASIL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Fernando César Diniz Maia, Bolsista

ANÁLISE DO IMPACTO NA SAÚDE DOS AGRICULTORES EM DECORRÊNCIA DA EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS, VILA DO ENGENHO, AMAZONAS, BRASIL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Thaliê Cavalcante Santos

QUALIDADE DE VIDA EM HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MANAUS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Evangeline Maria Cardoso;

Foi orientado por

Mario Vianna Vettore

Condições de Saíde Bucal em Idosos Residents em Manaus, Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Mario Vianna Vettore;

Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

Perfil epidemiológico da cárie dentária, da doença periodontal e do uso e necessidade de prótese em idosos residentes em Manaus; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em epidemiologia) - FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deaene; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Maria Augusta Bessa Rebelo

Condição de Saúde Bucal em Idosos; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Augusta Bessa Rebelo;

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

Análise conjuntural da vigilância em saúde do trabalhador no estado do Amazonas; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ; Orientador: Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos;

Produções bibliográficas

  • VETTORE, MARIO VIANNA ; REBELO, MARIA AUGUSTA BESSA ; REBELO VIEIRA, JANETE MARIA ; CARDOSO, EVANGELINE MARIA ; BIRMAN, DINA ; LEÃO, ANNA THEREZA THOMÉ . Psychometric Properties of the Brazilian Version of GOHAI among Community-Dwelling Elderly People. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 19, p. 14725, 2022.

  • BIRMAN, D. ; REBELO, M.A.B. ; FREITAS, Y. N. L. ; CARDOSO, E. M. ; VIEIRA, J. M. R. . Construction of a multidimensional oral health indicator for the older population in the city of Manaus-Amazonas-Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA , v. 24, p. 8fcvwRCVsMTDYks, 2021.

  • CARDOSO, E. M. ; NINA, S.F.M. ; BRASIL, L.J. ; ARRUDA, A. T. . Saúde mental e trabalho: Estresse em trabalhadores da saúde na cidade de Manaus.. Ciências da Saúde da Amazônia , v. 2, p. 59, 2016.

  • REBELO, MARIA AUGUSTA BESSA ; CARDOSO, EVANGELINE MARIA ; ROBINSON, PETER G. ; VETTORE, MARIO VIANNA . Demographics, social position, dental status and oral health-related quality of life in community-dwelling older adults. Quality of Life Research , v. 1, p. 1-8, 2015.

  • CARDOSO, EVANGELINE MARIA . Morbimortalidade relacionada ao trabalho no estado do Amazonas, Brasil, 2000-2011. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 23, p. 143-153, 2014.

  • CARDOSO, E. M. ; PARENTE, R.C.P. ; VETTORE, M.V. ; REBELO, M.A.B. . Condição de saúde bucal em idosos residentes no município de Manaus, Amazonas: estimativas por sexo. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 14, p. 131-140, 2011.

  • CARDOSO, E. M. ; SANTOS, C.V.C. ; SOUZA, R. A. T. ; SOARES, M. S. O. ; LOPES, N. R. . A INTERSETORIALIDADE COMO EIXO ESTRUTURANTE PARA AS AÇÕES DE ATENÇÃO A POPULAÇÕES EXPOSTAS A AGROTÓXICOS NO AMAZONAS. In: IV Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, 2021, On line. Anais do CBPPGS, 2021.

  • CARDOSO, E. M. ; VETTORE, M.V. ; PARENTE, R.C.P. ; REBELO, M.A.B. . CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL EM IDOSOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AMAZONAS. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife - PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva (ISSN1413-8123) - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO, 2009. v. 14.

  • NINA, S.F.M. ; CARDOSO, E. M. ; BRASIL, L.J. . PREVALÊNCIA DO ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICPIPIO DE MANAUS - AMAZONAS. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife - PE. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de saúde COletiva - ABRASCO, 2009. v. 14.

  • SOUZA, I.B. ; CARDOSO, E. M. ; NINA, S.F.M. ; ROSAS, C.T.L. ; SANTOS, C.V.C. . SAÚDE DO TRABALHADOR NA REALIDADE AMAZÔNICA: UM ESPAÇO DE PROPOSTAS E PERSPECTIVAS. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife - PE. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de saúde Coletiva - ABRASCO, 2009. v. 14.

  • FREIRE, L.S.M. ; NINA, S.F.M. ; GOMES, E.M. ; CARDOSO, E. M. ; FAURO, D.I. ; LEOPOLDINO, J. . GRUPO DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO DA AMAZÔNIA LEGAL: O CONTEXTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABLAHDOR. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Revista Ci~encia & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO, 2009. v. 14.

  • CARDOSO, E. M. ; SANTOS, T. C. ; HERKRATH, F. J. ; BARBOSA, T. L. . Quality of life in elderly people with diabetes mellitus and systemic arterial hypertension. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , 2022.

  • CARDOSO, E. M. ; SANTOS, C.V.C. ; LOPES, N. R. . A intersetorialidade como eixo estruturante para ações de atenção à populações expostas a agrotóxicos no Amazonas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, A. T. ; LOPES, N. R. ; NINA, S.F.M. ; MAIA, F. C. D. ; NEVES, R. A. F. ; SANTOS, C.V.C. ; CARDOSO, E. M. . CONDIÇÕES DE TRABALHO E SITUAÇÃO DE SAÚDE ENTRE AGRICULTORES DE UMA COMUNIDADE RURAL DO AMAZONAS, BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. C. ; SOUZA, M. T. M. ; MENDONCA, N. A. ; BELTRAO, C. A. M. S. ; SOUZA, J. D. B. ; BARBOSA, T. L. ; HERKRATH, F. J. ; CARDOSO, E. M. . QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, V. M. ; BARBOSA, S. M. N. ; PERIN, T. ; HERKRATH, F. J. ; CARDOSO, E. M. . PREVALÊNCIA DE CÂNCER EM TRABALHADORES RURAIS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS AGROTÓXICOS, VILA DO ENGENHO/AM, BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, T. L. ; CARDOSO, E. M. ; HERKRATH, F. J. . TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANAUS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, E. M. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUMA ÁREA AGRÍCOLA DO AMAZONAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    PAIC_Informação e Saúde do Trabalhador: Benefício de todos., Descrição: A Saúde do Trabalhador no Brasil é um campo da Saúde Coletiva que no seu escopo o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e vigilância, incluindo a intervenção nos ambientes e processos de trabalho. No âmbito da saúde pública foi necessário a determinação da notificação compulsória de alguns agravos relacionados ao trabalho estabelecida pelo Ministério da Saúde, estratégia importante como ferramenta para direcionar a construção de um perfil epidemiológico, assim como agilizar e direcionar as ações de vigilância em saúde do trabalhador. No entanto, os avanços normativos estabelecidos não garantiram o desenvolvimento das ações e serviços de saúde de forma que pudessem ser caracterizados como efetivos para o suporte a vigilância e à atenção integral aos trabalhadores. Esse cenário revela a importância do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN enquanto fonte de dados para vigilância em saúde do trabalhador e mais importante ainda para os trabalhadores que terão benefícios e direitos resguardados quanto a proteção da sua saúde. Nesse, o presente projeto se propõe analisar dados de registros dos agravos relacionados ao trabalho no SINAN e avaliar os avanços em relação a qualidade da informação no estado do Amazonas. A metodologia preconizada se ampara num estudo epidemiológico transversal, de caráter descritivo, utilizando uma abordagem quantitativa. Os dados para análise serão exclusivamente de fonte secundária e aglomerados, e as informações obtidas serão utilizadas como subsídio para tomada de decisão quanto a realização de cursos e treinamentos sobre notificação compulsória de agravos relacionados ao trabalho, parte de outro projeto de extensão de mesmo tema e que tem como objetivo o desenvolvimento desses cursos em parceria com o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador ? CEREST/AM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos - Integrante / Eugênia Cavalcante da Silva - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Informação e Saúde do Trabalhador: Benefício de todos., Descrição: O projeto se desenvolve no campo da saúde do trabalhador, que tem como princípio precípuo a proteção da saúde, no entanto, esse compromisso não está sendo guardado com a amplitude necessária tendo em vista a alta incidência de agravos relacionados ao trabalho e a baixa capacidade de detecção dos casos pelo Sistema Único de Saúde, caracterizando-se como um problema que precisa ser enfrentado pelo serviço e pelo ensino. Considerando a hipótese de desconhecimento dos profissionais de saúde sobre a identificação e registro dos agravos de notificação compulsória relacionados ao trabalho, o serviço é responsável pelo desenvolvimento das ações de proteção da saúde e o ensino pela produção e socialização do conhecimento. Nesse contexto, o presente projeto propõe o desenvolvimento de curso de curta duração, na modalidade de ensino à distância, com o objetivo criar um espaço de discussão e qualificação profissional, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências para identificação e notificação compulsória de agravos relacionados ao trabalho, além da análise, produção e divulgação de informação fidedigna, capaz de revelar o real perfil epidemiológicos dos agravos e subsidie a tomada de decisão para a proteção e promoção da saúde da população trabalhadora no estado do Amazonas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos - Integrante / Aélia Fernanda de Magalhães Santana - Integrante / Sarah Domitila Menezes Mourão - Integrante / Eugênia Cavalcante da Silva - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Informação em Saúde do trabalhador: A percepção dos trabalhadores da saúde, Descrição: A saúde do trabalhador é um campo da saúde coletiva que tem como princípio precípuo a proteção da saúde dos trabalhadores, no entanto, a alta incidência de agravos relacionados ao trabalho e a baixa capacidade de detecção pelo Sistema Único de Saúde, além da baixa qualidade dos registros de notificação compulsória, tem dificultado essa missão da saúde coletiva no estado e se caracteriza como um problema que precisa ser enfrentado pelo serviço e pelo ensino. Nesse contexto, o presente projeto, parte integrante de um projeto maior com o objetivo de analisar a qualidade dos dados secundários e desenvolver capacitação dos profissionais de saúde na modalidade à distância por meio de transmissão pelo Sistema IPTV da UEA ? Telessaúde, tem como foco central acrescentar a abordagem do trabalhador da saúde e avaliar, a partir da sua percepção as dificuldades para produção de informação e informação de qualidade. Por meio de abordagem qualitativa utilizando a técnica de grupo focal se buscará a compreensão de núcleos de sentido para esses trabalhadores e organização em domínios para subsidiar a tomada de decisão quanto a formatação do curso e proposição de estratégias para o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, órgão gestor da vigilância em saúde do trabalhador no estado e parceiro na execução do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos - Integrante / Aélia Fernanda de Magalhães Santana - Integrante / Sarah Domitila Menezes Mourão - Integrante / Eugênia Cavalcante da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    PREVALÊNCIA DE ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MANAUS . - AMAZONAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Integrante / Adenilda Texeira Arruda - Coordenador / Taciana Lemos Barbosa - Integrante / Tainá da Silva Pontes - Integrante / Gabriel dos Santos Iannuzzi - Integrante / Franciney Anselmo Ferreira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MANAUS - AMAZONAS., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Integrante / Adenilda Texeira Arruda - Coordenador / Taciana Lemos Barbosa - Integrante / Tainá da Silva Pontes - Integrante / Franciney Anselmo Ferreira - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Qualidade de vida em idosos hipertensos e diabéticos acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família em Manaus, Descrição: O número de portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) vem aumentando acompanhando o aumento da expectativa de vida no Brasil. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e a diabetes (DM) estão entre as mais prevalentes DCNT entre os idosos. Tais doenças compartilham fatores de risco e encontram-se associadas à interferência na qualidade de vida do indivíduo. Nesse contexto o projeto teve como objetivo caracterizar a população a população acometida pelo diabetes e hipertensão e indicar as variáveis que interferem na qualidade de vida desses indivíduos decorrente desses agravos. Tratou-se de estudo transversal, no qual foi realizado um inquérito domiciliarem pacientes acompanhados pelas unidades básicas de saúde nas quatro zonas da cidade.Foram aplicados 496 questionários para avaliação da qualidade de vida, utilizando o World Health OrganizationQualityof Life ? BREF (WHOQOL-BREF). Observou-se que 260 indivíduos da amostra era portadores apenas de HAS, 186 de HAS e DM e 49 apenas de DM. O sexo predominante foi o feminino (65,65%). A média de idade foi de 71 anos. A maioria dos participantes possuíam apenas o ensino fundamental (52,93%), 9 indivíduos possuíam ensino superior (1,82%) e 1 possuía mestrado. Dos entrevistados, 52,53% viviam com o cônjuge. A qualidade de vida foi influenciada mais fortemente pelos fatores ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Fernando José Herkrath - Integrante / Thaliê Cavalcante Santos - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PREVALÊNCIA DE CÂNCER EM TRABALHADORES RURAIS E SUA RELAÇÃO COM A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS AGROTÓXICOS, VILA DO ENGENHO/AM, BRASIL., Descrição: O uso dos agrotóxicos como uma prática ordinária vem ocorrendo há mais de 10 anos na Vila do Engenho, portanto não se trata de um elemento tecnológico novo na região, além do fato de que o conhecimento adquirido é compartilhado entre os agricultores, dando credibilidade a sua eficácia por meio de conhecimento empírico e desconectado das especificações técnicas e legais. A proposta desta pesquisa consistiu em identificar os casos de câncer em trabalhadores rurais da Vila do Engenho, Amazonas, expostos direta ou indiretamente aos agrotóxicos utilizados principalmente na produção de abacaxi. Evidenciou-se uma subnotificação do registro dos casos de câncer no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considerando que trata-se de uma agravo de notificação compulsória quando relacionado ao trabalho. Entre os casos suspeitos, foram realizadas 11 entrevistas com a família e/ou indivíduo doente guiadas, baseadas em roteiro semi-estruturado, dentre esse foi identificado 7 casos em que não houve exposição laboral e 5 casos com história de contato com agrotóxicos decorrente do processo de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Fernando José Herkrath - Integrante / Valderlana Monteiro da Costa - Integrante / Samuel Monteiro do Nascimento Barbosa - Integrante / Tanara Perin - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Análise do Impacto na saúde dos agricultores em decorrência da exposição aos agrotóxicos, VIla do Engenho, Amazonas, Brasil, Descrição: Foram analisados a situação de trabalho de 244 agricultores, sendo a maioria homens, casados, com 1 a 4 filhos, e ensino fundamental incompleto. Agricultores familiares, dos quais 166 aplicavam agrotóxicos, a maioria sem treinamento específico para uso desses produtos, utilizavam o equipamento costal manual e que não utilizavam o equipamento de proteção individual ou utilizavam apenas alguns itens, na maioria das vezes a bota. Apesar do cenário de risco potencial para intoxicação por agrotóxico, apenas 9,84% reconheceram que já sofreu algum episódio de intoxicação. Os sinais e sintomas físicos mais referidos foram irritação na pele, aumento de sudorese, dor de cabeça frequente. Houve referência de desmaio por 7% dos trabalhadores. Em relação ao decréscimo da energia vital o sintomas mais comum foi a dificuldade de tomar decisões, em relação a sintomas relacionado ao humor depressivo o mais comum foi a sensação de estar o tempo todo nervoso, ja no que se refere ao pensamento depressivo foi mais referido o fato de sentir-se incapaz de desempenhar um papel útil na vida. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Fernando César Diniz Maia - Integrante / Rodrigo Adaam de Falcoa Neves - Integrante.

  • 2016 - 2017

    TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS EM PACIENTES ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANAUS-AM., Descrição: Introdução: Os Transtornos Mentais Comuns são caracterizados por sintomas como irritabilidade, fadiga, insônia, dificuldade de concentração, esquecimento, ansiedade e queixas somáticas. São frequentes nos idosos que buscam os serviços de saúde, mas ao manifestarem-se por meio de queixas somáticas inespecíficas são subestimados entre os diagnósticos referidos, dificultando o encaminhamento e cuidado adequado. Objetivo: Estimar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns e fatores associados em idosos com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Manaus-Amazonas. Metodologia: Trata-se de um estudo seccional de caráter descritivo com 580 idosos assistido pela ESF. A coleta de dados ocorreu de março de 2015 a março de 2017 a partir da aplicação da escala Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para identificação da presença do Transtorno Mental Comum (TMC) e de questionários acerca das características socioeconômicas, do estilo de vida e da história médica dos indivíduos. Para o cálculo da prevalência do TMC será utilizado como ponte de corte escores com valores 7 na escala SRQ-20. Será realizada uma análise estatística univariada, com cálculo do X para avaliar a associação do TMC e demais variáveis. Os dados serão analisados por meio do software SPSS versão 15.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Integrante / Taciana Lemos Barbosa - Integrante / Fernando José Herkrath - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    IMPACTO DA EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE DOS AGRICULTORES E MITIGAÇÃO DOS DANOS COM TECNOLOGIA SOCIAL NA VILA DO ENGENHO, NO ESTADO DO AMAZONAS, Descrição: Trata-se de um projeto de inovação tecnológica para inserção de alternativas para fomentar no âmbito da agricultura familiar meios sustentáveis para fomentar no meio rural medidas de proteção quanto ao uso de agrotóxicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Socorro de Fátima de Moraes Nina - Integrante / Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos - Integrante / Nailton Ribeiro Lopes - Integrante / José Ferreira da Silva - Integrante / Raquel Paiva de Oliveira - Integrante / Adenilda Texeira Arruda - Integrante / Neila Rita Ferreira da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Investigação dos acidentes de trabalho fatais a partir do Sistema de Informação de Mortalidade, Descrição: Foi realizado uma investigação dos acidentes fatais, cuja relação do óbito com o trabalho não foi informada na declaração de óbito em vítimas com idade economicamente ativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Evangeline Maria Cardoso - Coordenador / Cláudia Tereza de Lima Rosas - Integrante / Cínthia Vivianne Carvalho dos Santos - Integrante / Geyle da Silva Monteiro - Integrante / Ericka Chaina da Costa Lima - Integrante / lucas dos santos silva - Integrante / Antônio Roberto Marques Lima - Integrante / Flávio Rui bezerra de Souza - Integrante / Zênia Feitosa de Oliveira - Integrante.

Prêmios

2003

Amigo da Saúde, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Içá.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde. , Avenida Carvalho Leal - 1777, Cachoeirinha, 69065001 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 38784350, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

1989 - 2021

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONAS

Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Cirurgiã Dentista, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 40

2008 - 2010

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

1992 - 1998

Fundação Nacional de Saúde do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista, Carga horária: 40

1987 - 1989

Mineração Taboca SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cirurgiã Dentista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.