Calânico Sobrinho Rios
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Universidad Autónoma de Asunción. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Pós-Graduado em Direito, Professor de Direito e Membro do Colegiado de Curso da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Direito Milton Campos. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. Defensor Público de Classe Especial do Estado de Minas Gerais (aposentado). Advogado.
Informações coletadas do Lattes em 05/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito
2018 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: UMA (RE)LEITURA DA VOCAÇÃO HEREDITÁRIA: o direito à herança do embrião resultante da fertilização in vitro
, Ano de obtenção: 2020. Walsir Edson Rodrigues Júnior.
Mestrado em MASTER EN DERECHO PÚBLICO
2002 - 2004
Universidad Autonoma de Asuncion
Título: Controle de Constitucionalidade ante a Jurisdição Suprema, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Nivaldo dos Santos
Especialização em Especialização em Direito Civil e Processual Civil
2010 - 2011
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce
Título: O Direito Sucessório na Perspectiva da Função Social da Propriedade
Orientador: Amarildo Lourenço Costa
Bolsista do(a): FADIVALE, FADIVALE, Brasil.
Pós-doutorado
2021 - 2023
Pós-Doutorado. , Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, FDUC, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito Civil.
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em Inovação e Eficiência em Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2018 - 2018
Projetos Inovações Pedagógicas: O Google Classroom no processo de .... (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em APRENDER A APRENDER NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2014 - 2017
IMMEDIATE CONVERSATION. (Carga horária: 140h). , WIZARD BY PEARSON, WIZARD, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2016 - 2016
Exame de Proficiência em Língua Italiana. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação do Processo Judicial Eletrônico. (Carga horária: 6h). , Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, EJEF, Brasil.
2015 - 2015
Gestão para Melhoria de Resultados. (Carga horária: 8h). , Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, DPMG, Brasil.
2015 - 2015
Exame de Proficiência em Língua Inglesa para P. Seletivos de Pós-Graduação. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
V Seminário de Direitos Humanos e Direito Internac. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 148h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2008 - 2008
I Fórum Regional de Ensino Jurídico. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Atualização para a Docência no ES. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em CADES - Curso de Atualização do Ensino Superior. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em I PC/Fadivale: A pesq. na c. do conhecimento. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
X Seminário de Direitos Humanos e Internacional.SUCESSÃO DE EMPRESA FAMILIAR A LUZ DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA. 2021. (Outra).
XXVII Fórum Científico da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE).XXVII Fórum Científico. 2019. (Outra).
XXVIII Fórum Científico da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE).XXVIII Fórum Científico. 2019. (Outra).
XXVI Fórum Científico da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE).XXVI Fórum Científico. 2018. (Outra).
Balcão de Direitos da Comarca de Governador Valadares.Balcão de Direitos. 2008. (Outra).
Mesa Redonda: Política e Direito: Uma relação possível e necessária.Política e Direito: Uma relação possível e necessária. 2006. (Outra).
I FÓRUM REGIONAL DE ENSINO JURÍDICO.I FÓRUM REGIONAL DE ENSINO JURÍDICO. 2004. (Seminário).
VII ENCONTRO DE EDUCADORES DO LESTE MINEIRO.APRENDER E ENSINAR: INOVANDO E ENCANTANDO. 2003. (Encontro).
I PAINEL CIENTÍFICO DA FADIVALE.A pesquisa científica na construção do conhecimento. 2002. (Encontro).
AULA MAGNA.O Direito e as Profissões Jurídicas no Início do Século XXI. 2001. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES JUNIOR, W. E.; LIMA, T. M. M.; POLI, L. M.;RIOS, C. S.; CARMINATE, R. F.. ?ANÁLISE CRÍTICA DO INSTITUTO DA LEGÍTIMA NO DIREITO BRASILEIRO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA AUTONOMIA PRIVADA E DA SOLIDARIEDADE FAMILIAR. 2021. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CUNHA, L. P.; MIRANDA, :. R. P.;RIOS, C. S.. A ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
MIRANDA, :. R. P.; CUNHA, L. P.;RIOS, C. S.. DIREITO SUCESSÓRIO DO FILHO CONCEBIDO POR INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HOMÓLOGA POST MORTEM.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MIRANDA, :. R. P.; CUNHA, L. P.. REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR N. 150/2015. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
DIAS, L. S.; FERNANDES, D. B.;RIOS, C. S.. PATERNIDADE E MATERNIDADE SOCIOAFETIVA: multiparentalidade na serventia do registro civil das pessoas naturais.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
AMORIM, V. L.;RIOS, C. S.; SILVA, R. G.. A EFETIVIDADE DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS DIANTE DO COTEXTO CULTURAL BRASILEIRO.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
FERNANDES, D. B.;RIOS, C. S.; DIAS, L. S.. ABANDONO AFETIVO INVERSO: a responsabilidade civil dos filhos perante os pais idosos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
VITORIO, :. T. B. S. C.; DIAS, L. S.;RIOS, C. S.RIOS, C. S.. MULTIPARENTABILIDADE E SEUS EFEITOS JURÍDICOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
VITORIO, :. T. B. S. C.; DIAS, L. S.;RIOS, C. S.. ABORTO DE FETOS ANENCÉFALOS: proteção ao direito à vida e o princípio da dignidade da pessoa humana.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; AZEVEDO, L. M. P.; FERNANDES, D. B.. A responsabilidade civil por abandono afetivo paterno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; CUNHA, L. P.; DIAS, L. S.. O erro médico e a inversão do ônus da prova. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; CUNHA, L. P.; DIAS, L. S.. Reflexões jurídicas acerca da usucapião familiar no contexo do direito de família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; FERNANDES, D. B.. Crime de informática: aspectos nacionais e internacionais dos crimes de informática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; RIBEIRO, A.. Responsabilidade das escolas perante o Bullying. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; FERNANDES, D. B.; MATOSINHO, E. G.. Responsabilidade civil do médico: uma análise do erro na cirurgia plástica estética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; FERNANDES, D. B.; MATOSINHO, E. G.. A adoção por casal homoafetivo e o princípio do melhor interesse da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; FERNANDES, D. B.; MATOSINHO, E. G.. Crimes de informática: delitos impróprios, estelionato. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; FERNANDES, D. B.; MATOSINHO, E. G.. Prisão civil como medida coercitiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; ALMEIDA, K. L. X.. Indenização por dano moral: reflexões sobre o caráter punitivo no contexto jurídico brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; ALMEIDA, K. L. X.. Lei n. 5.301/69: a vedação à promoção aos miliares que respondem a processo judicial em Minas Gerais à luz da presunção de inocência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; ALMEIDA, K. L. X.. Bullying: a possibilidade de responsabilização civil dos pais do agressor em relação á vítima. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; DIAS, L. S.. A obrigação subsidiária dos avós na complementação dos alimentos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; DIAS, L. S.. PL 4053/08 e a síndrome de alienação parental: a reprimenda estatal aos violadores da formação psicológica da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; MATOSINHO, E. G.. Guarda compartilhada: aspectos técnicos e práticos com o advento da lei 11.698/08. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; LAET JR, E. G. M.. O instituto da extradição no ordenamento jurídico brasileiro: aspectos gerais e críticas às normas regulamentadoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; MATOSINHO, E. G.. Análise Jurídica da responsabilidade civil objetiva dos planos de saúde por erro do médico credenciado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; DIAS, L. S.. A possibilidade de responsabilização civil do advogado perante o cliente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; DIAS, L. S.; MATOSINHO, E. G.. A aplicabilidade da guarda conferida a terceiros sob a perspectiva de melhor interesse do menor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.; MATOSINHO, E. G.; DIAS, L. S.. Depositário infiel e a garantia da execução: repercussões da ilicitude da prisão do depositário infiel nas ações de execução fiscal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2009. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2008. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2008. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
RIOS, C. S.. Integrante de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório de Defensor Público Substituto. 2008. Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
Orientou
HERANÇA DIGITAL: a necessidade da normatização patrimonial e extrapatrimonial dos bens digitais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
MULTIPARENTALIDADE E SEUS EFEITOS NO DIREITO SUCESSÓRIO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelato em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
COMPANHEIROS E O DIREITO SUCESSÓRIO: A nova conjuntura sucessória após a declaração de inconstitucionalidade do art; 1; 790 CC nas uniões hétero e homoafetivas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
POLIAMORISMO FAMILIAR: as dessemelhanças de trato jurídico entre a família monogâmica e a família poliafetiva; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
ABANDONO AFETIVO: a responsabilidade socioafetiva à luz do direito civil e a possibilidade de reparação decorrente do abandono; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
DIREITO SUCESSÓRIO DO EMBRIÃO FECUNDADO IN VITRO APÓS A MORTE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
ALIENAÇÃO PARENTAL E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E OS MÉTODOS DE COMBATE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA: adoção de embriões humanos excedentários; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Adoção: análise da Lei 12; 010/2009 na perspectiva histórica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
A relativização da responsabilidade alimentar avoenga; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Filiação socioafetiva e a sua impossibilidade de desconstittuição; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Filiação socioafetiva: as controvérsias nas relações familiares e suas implicações no ordenamento jurídico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Direito à saúde previsto na Constituição Federal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Alienação Parental: suas consequências no ordenamento jurídico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Direito Sucessório na união homoafetiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Abandono afetivo e suas implicações no ordenamento jurídico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
A responsabilidade nos casos de abandono afetivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
A possibilidade de punição civil por dano frente ao abandono afetivo dos pais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
O acesso à justiça pela população de baixa renda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
União homoafetiva: direitos e preconceitos que envolvem a tutela deste instituto jurídico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Limitação do valor do bem de família legal no processo de execulção; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Responsabilidade civil no abandono afetivo, e a possibilidade de indenização pelo dano moral causado na vida da criança ou adolescente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Reflexos das convicções humanas em decisões judiciais, sob a ótica da justificação e aplicação da norma jurídica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Contratos no ordenamento jurídico brasileiro: contratos de seguro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Dano moral na relação consumerista: responsabilidade civil do fabricante indenizar em acidente de consumo relacionado a produto alimentício; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
SUCESSÃO DE EMPRESA FAMILIAR A LUZ DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Orientador: Calânico Sobrinho Rios;
Produções bibliográficas
-
RIOS, C. S. ; RODRIGUES JUNIOR, W. E. . A LEGÍTIMA SOBRE OS BENS DE ESTRANGEIROS SITUADOS NO BRASIL: UM DIÁLOGO NORMAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS. REVISTA IBDFAM: FAMÍLIAS E SUCESSÕES , v. 36, p. 142-163, 2019.
-
SOARES, D. D. ; RIOS, C. S. . PATERNIDADE SOCIOAFETIVA: análise sobre os efeitos no direito sucessório face aos princípios da igualdade entre os filhos e da dignidade da pessoa humana. REVISTA ONLINE FADIVALE , v. 1, p. 1-25, 2019.
-
RIOS, C. S. . DO ABSENTEÍSMO NO AFETO FAMILIAR À SUA (IM)POSSÍVEL COMPENSAÇÃO PECUNIÁRIA. REVISTA ONLINE FADIVALE , v. 1, p. 1-22, 2016.
-
RIOS, C. S. . Noção Teórica do controle de Constitucionalidade. Revista da FADIVALE , v. 1, p. 57-88, 2003.
-
RIOS, C. S. . E-BOOK - DIREITO À HERANÇA DO EMBRIÃO RESULTANTE DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO: das medidas acautelatórias à sucessão definitiva. 1. ed. Belo Horizonte: Conhecimento, 2021. v. 1. 320p .
-
RIOS, C. S. . DIREITO À HERANÇA DO EMBRIÃO RESULTANTE DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO: das medidas acautelatórias à sucessão definitiva. 1. ed. Belo Horizonte: Conhecimento, 2021.
-
RIOS, C. S. ; RODRIGUES JUNIOR, W. E. . A liberdade de testar e a sucessão de bens de estrangeiros situados no Brasil: um diálogo entre normas brasileiras e estrangeiras. In: Calânico Sobrinho Rios; Gabriela Mascarenhas Lasmar; Walsir Edson Rodrigues Júnior. (Org.). A liberdade de testar e a sucessão de bens de estrangeiros situados no Brasil: um diálogo entre normas brasileiras e estrangeiras. 1ed.Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2019, v. , p. 1-22.
-
RIOS, C. S. ; RODRIGUES JUNIOR, W. E. . Os conviventes da união estável são herdeiros necessários?. In: Calânico Sobrinho Rios; Gabriela Mascarenhas Lasmar; Walsir Edson Rodrigues Júnior. (Org.). Os conviventes da união estável são herdeiros necessários?. 1ed.Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2019, v. , p. 9-30.
-
RIOS, C. S. . AS (DES)VANTAGENS DA LEGÍTIMA: NUM BREVE TRANSITAR PELA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO. In: Sthéfano Bruno Santos Divino; Matheus Felipe Moreira Zanetti. (Org.). Reflexões de Direito Civil Contemporâneo. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. I, p. 9-236.
-
RIOS, C. S. ; RODRIGUES JUNIOR, W. E. . A LEGÍTIMA SOBRE OS BENS DE ESTRANGEIROS SITUADOS NO BRASIL: UM DIÁLOGO ENTRE NORMAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS. Revista IBDFAM, Belo Horizonte, p. 142 - 161, 01 nov. 2019.
-
RIOS, C. S. . Noção Teórica do controle de Constitucionalidade. Revista da FADIVALE, Governador Valadares - MG, p. 57 - 88, 05 ago. 2003.
-
RIOS, C. S. . Inovações Tecnológicas e seus Impactos em Sala de Aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIOS, C. S. ; RIOS, C. S. . Aula Integrada: Dignidade Humana (professor debatedor). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIOS, C. S. . PORTARIA 146 DO MEC. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIOS, C. S. ; RIOS, C. S. . 1 Seminário Jurídico do Legislativo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIOS, C. S. . Controle de Constitucionalidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIOS, C. S. . OS DIREITOS SUCESSÓRIOS POST MORTEM DO EMBRIÃO CRIOPRESERVADO NA PERSPECTIVA DO DIREITO PORTUGUÊS E BRASILEIRO 2023 (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE PÓS-DOUTORADO EM DIREITO).
Outras produções
RIOS, C. S. . SERTANEJO VALENTE: https://www.youtube.com/watch?v=sJ1J5hZrGQ0. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).
RIOS, C. S. . DESCONJURO: https://www.youtube.com/watch?v=KDXYwawx1o8. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).
RIOS, C. S. . SONHO DE MENINO: https://www.youtube.com/watch?v=Bfr_K5QjS-c. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).
RIOS, C. S. . MORENA DO JEQUITINHONHA: https://www.youtube.com/watch?v=1LCWGLD6aOc. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).
RIOS, C. S. . DOCE RIO DOCE: https://www.youtube.com/watch?v=euP6ntkfiC4. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
O PROJETO PARENTAL À LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO LUSO-BRASILEIRO: a (im)possibilidade de isonomia de direitos sucessórios post mortem entre nascituro e embrião excedentário, Descrição: Projeto de pesquisa de Pós-Doutoramento em Direito apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, como requisito parcial, visando ao aprimoramento de habilidades de pesquisador e acadêmicas, sob a orientação do Prof. Dr. ANDRÉ GONÇALO DIAS PEREIRA, com área de concentração em Direito Civil Médico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Calânico Sobrinho Rios - Integrante / ANDRÉ GONÇALO DIAS PEREIRA - Coordenador.
Prêmios
2018
Homenagem - Excelência Profissional como Defensor Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
2016
Patrono dos formandos em Direito pela Fadivale, 2016.1, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2015
Paraninfo das Turmas dos Formandos do Curso de Direito da Fadivale, Formandos do Primeiro Semestre de 2015 do Curso de Direito da Fadivale.
2015
Comenda do Mérito da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
2015
Professor Nome de Turma, Formandos de 2015/2 Semestre da Fadivale.
2014
Professor Homenageado, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce / Formandos do Curso de Direito.
2014
Homenagem ao Professor Amigo, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce / Formandos do Curso de Direito / 2 Semestre 2014.
2013
Professor Homenageado, Formandos em Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2012
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2011
Diploma de Cidadania Honorífica, Câmara Municipal de Governador Valadares.
2011
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2011
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2011
Congratulações pelo Título de Cidadão Valadarense, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2010
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2010
Professor Homenageado, Formandos de 2010/2 Semestre da Fadivale.
2007
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2007
Professor Nome de Turma, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2006
Patrono dos Formandos em Direito, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce / Formandos do Curso de Direito.
2006
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2005
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2005
Professor Nome de Turma, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2004
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2004
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2003
Professor Nome de Turma, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2003
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2002
Professor Nome de Turma, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
2001
Professor Homenegeado, Formandos do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. , Rua Dom Pedro II, Centro, 35010090 - Governador Valadares, MG - Brasil, Telefone: (33) 32712004
Experiência profissional
2001 - Atual
Faculdade de Direito do Vale do Rio DoceVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Direito/Graduação/Pós-Graduação
1998 - 2017
Defensoria Pública do estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Defensor Público de Classe Especial, Carga horária: 30
Atividades
-
03/2014
Direção e administração, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.,Cargo ou função, Coordenador Local da Defensoria Pública na Comarca de Governador Valadares.
-
02/2011
Direção e administração, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.,Cargo ou função, Coordenador Regional do Vale do Rio Doce.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Calânico Sobrinho Rios e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?