Rochana Campos de Andrade Lima Santos

Graduada em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Geociências - UFPE. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e sanitária e do Programa de Pós Graduação em Geografia PPGG. Professora pesquisadora e coordenadora do setor de oceanografia geológica do LABMAR-UFAL, foi consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas- FAPEAL e Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH-AL. Atualmente é representante da UFAL no Projeto ORLA e no conselho da RESEX de Jequía. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão costeira, sedimentologia, hidrogeologia e geografia e meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

2001 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Evolução da Linha de Costa a Médio e Curto Prazo Associada ao Grau de Desenvolvimento Urbano e aos Aspectos Geoambientais da Planície Costeira de Maceió
Orientador: Paulo da Nóbrega Coutinho
, Ano de obtenção: 2004. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Evolução; ambiental; desenvolvimento urbano; Evolução da linha de costa.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Costeira. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Geociências

1996 - 1998

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estudo Sedimentológico e Geoambiental no Sistema Estuarino Lagunar Mundaú-Al, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Paulo da Nóbrega Coutinho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sedimentologia; geoambiental.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Ambiental. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Hidrogeologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Recursos Minerais; Educação.

Especialização em Aproveitamento Em Recursos Hídricos

1988 - 1989

Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Geologia

1977 - 1984

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2020 - 2020

Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainalMar). (Carga horária: 6h). , Programa HOB, HOB, Brasil.

2020 - 2020

Petrografia das Rochas do Pre-sal- Análise e Técnicas. (Carga horária: 2h). , American Association of Petroleum Geologist, AAPG, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos do Mapeamento Geológico. (Carga horária: 1h). , doity, DOITY, Brasil.

2020 - 2020

Webbinário: Educação Superior Digital Onlife. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação Estadual em Gestão de Orlas e Praias 2019 - Maceió - AL. (Carga horária: 16h). , Superintendência do Patrimônio da União, SPU, Brasil.

2018 - 2018

Curso Teórico-Prático de mapeamento Aéreo com Drone. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação em Gestão de Águas Subterrâneas. (Carga horária: 40h). , Agencia Nacional de Água, ANA, Brasil.

1998 - 1998

Extensão Geologia do Quaternário. (Carga horária: 30h). , Universisdade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1997 - 1997

Gestão e Vulnerabilidae da Zona Costeira. (Carga horária: 30h). , Universisdade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1994 - 1994

Ambientes costeiros e problemas ambientais. , Universisdade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1993 - 1993

Disposição de efluentes em grandes corpos d'água. (Carga horária: 32h). , ABES-AL, ABES-AL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: geologia costeira.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Sedimentologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica.

Organização de eventos

LIMA, R. C. A. . . Congresso Estadual de Meio Ambiente. 2013. (Congresso).

LIMA, R. C. A. . . XVIII Encontro de Zoologia do Nordeste-Mesa Redonda. 2013. (Outro).

LIMA, R. C. A. . . VII Encontro Alagoano de Geografia. 2011. (Outro).

LIMA, R. C. A. . . VII Encontro Alagoano de Geografia-Comissão Cientifica. 2011. (Outro).

LIMA, R. C. A. . . XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos-Comissão Científica. 2011. (Outro).

LIMA, R. C. A. . ; Gama . Semana Integrada da Água. 2010. (Outro).

LIMA, R. C. A. . . Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Estadual de Profissionais de Alagoas. 2022. (Congresso).

V CEMEIA. 2022. (Outra).

VII GEO POLÍTICAS. 2022. (Seminário).

Elaboração do Plano de Manejo da RESEX marinha da lagoa de Jequiá.Plano de manejo. 2021. (Outra).

Conexão entre PET.Questão Ambiental e Direito da População. 2020. (Outra).

Gestão costeira Alagoana.A zona Costeira Alagoana. 2020. (Outra).

Impactos Ambientais na Zona Costeira.Imersão Lacos 21: Os Impactos Ambientais nas Zonas Costeira. 2020. (Encontro).

LIVE CREA - AL, Geologia e valorização Profissional.Geologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

Pensando a Pandemia nas Cidades: da escala regional à escala da casacas. 2020. (Outra).

Política Mineral. 2020. (Outra).

Websérie Subsidência e Resiliências Urbanas: Diálogos Sobre os Bairros Atingidos pela Extração de Sal-Gema em.Os Bairros atingidos pela extração de Sal-gema. 2020. (Outra).

Centros Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAMB) e de Engenharia Civil (CAEC).O Bairro do Pinheiro sob Diferentes Perspectivas da Engenharia. 2019. (Encontro).

Constituição do Fórum Alagoano de Mudanças climáticas. 2019. (Encontro).

CREA-AL Relatório dos Serviços de Engenharia executados no Bairro do Pinheiro.Geologia e Geomorfologia de Maceió. 2019. (Outra).

Encontro do CAEAMB-CTEC.estudo de Caso: O bairro do Pinheiro sob Diferentes Perspectivas da Engenharia. 2019. (Encontro).

Encontro no CREA-AL, Debate relatório Técnico da CPRM sobre re os bairros de Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió - Al.Geologia dos Bairros. 2019. (Encontro).

Etapa do Projeto Orla do Município de Maragogi.Processos Costeiros no Litoral de maragogi. 2019. (Encontro).

Grupo de Trabalho CONFEA, Abalos Sísmicos em Maceió.Geologia e Geomorfologia de Maceió. 2019. (Encontro).

I Seminário Pensar a Cidade - Pinheiro no Centro Universitário Tiradentes -.Análise do Arcabouço Geológico do Bairro do Pinheiro. 2019. (Seminário).

Semana Lixo Zero Maceió.A Contribuição dos Resíduos Sólidos gerados no IGDEMA e no CTEC para COOPREL. 2019. (Encontro).

Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação.Análise do Arcabouço Geológico e Seus Efeitos na Engenharia Civil. 2019. (Simpósio).

VI congresso Nacional de Educação Ambiental. LEVANTAMENTOS PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E DISCIPLINAMENTO DA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO ? ALAGOAS. 2019. (Congresso).

XIII ENANPEGE.Estudo da Erosão Marinha das Praias da Barra de Santo Antônio-AL. 2019. (Encontro).

A conferência da Terra, Fórum Internacional do Meio Ambiente.Variações da Linha de Costa de maceió, AL, associada ao grau de desenvolvimento Urbano, Obras Costeiras e Ambiência (1965-2002). 2018. (Outra).

Arquivo Público de Alagoas. 2018. (Outra).

Encontro no CREA-AL O Abalo no Bairro do Pinheiro, Maceió-AL.Geologia , Geomorfologia do bairro do Pinheiro - Maceió-AL. 2018. (Encontro).

Plano de Gestão Integrada do Município de Maragogi. 2018. (Outra).

Projeto Orla. 2018. (Oficina).

Rotary International Distrito 4.390.Evento Geológico no Bairro Pinheiro - Maceió-AL. 2018. (Encontro).

Seminário Projeto Orla APA Costa dos Corais. 2018. (Seminário).

27 Simpósio de Geologia do Nordeste e simpósio Brasileiro de Sismologia.Dinâmica Sedimentar das Praias de jatiúca, Cruz das Almas e jacarecica, Maceió/Al. 2017. (Simpósio).

Ciclo de Palestra da Engenharia.Gestão Costeira. 2017. (Encontro).

Ciclo de Palestras das Engenharias.Plano de Gestão Integrada da Orla Marítma - Projeto Orla. 2017. (Oficina).

Congresso Nacional de educação Ambiental &VII Encontro Nordestino de Biogeografia. Alagoas o Capital Natural e as Modificações no Meio Ambiente. 2017. (Congresso).

Encontro sobre Unidades de Conservação em Alagoas.Avaliação da Sustentabilidade à Erosão Costeira na APA dos Corais Litoral Norte do Estado de Alagoas. 2017. (Encontro).

Projeto Orla. 2017. (Oficina).

XXVII Encontro de Iniciação Científica da UFAL.Vulnerabilidade e Evolução Urbana das Praias da Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica - Maceió-AL. 2017. (Encontro).

XXX Encontro de Iniciação Científica da UFAL.Estudo da Erosão Marinha das Praias de Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica -AL. 2017. (Encontro).

Caiite. Estudo da Erosão Marinha da Praia da Pajuçara,Maceió. 2016. (Congresso).

Caiite. Vulnerabilidade da Praia da Pajuçara -Alagoas. 2016. (Congresso).

Dia Mundial de Combate à Dsertificação.Processos de Desertificação em Alagoas. 2016. (Encontro).

I CIDEG - Ciclo de Discussões sobre as Estruturas Geográficas.Geomorfologia e Geografia: A Natureza da Paisagem. 2016. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Educação Ambiental & VI Encontro Nordestino de BIOGEOGRAFIA. Maceió - Alagoas uma visão de Cidade: O capital Natural, Desafios e Inovações no Meio Ambiente Urbano. 2016. (Congresso).

UFAL Debate Grandes Temas.ÁGUA: Dinamismo Econômico, Qualidade de Vida. 2016. (Encontro).

III GeoBRheritage - III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. Inventário do Patrimônio Geológico e Geomorfológico para a Criação do geoparque Cânion do São Francisco, Brasil. 2015. (Congresso).

IV CIPEAL - Ciclo de Palestras de Engenharia Civil e Aquitetura.Processos de Erosão e a Expansão Imobiliária do Litoral Norte de maceió. 2015. (Encontro).

Pequena Mineração & Sustentabilidade no Estado de Alagoas. 2015. (Encontro).

VII Curso de Educação Ambiental, Formando Juventude de Meio Ambiente: Meio Ambiente e Uso da Água no Planeta.Meio Ambiente e Uso da Água. 2015. (Encontro).

1 Encontro de Geografia Física e 2 Ciclo de Estudos Sobre o Aquecimento Global.Gravidade dos Eventos Catastróficos ou mau Uso dos Espaços pelo Homem. 2014. (Encontro).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia CAIITE. Análise geoambiental da Região Hidrográfica do Mundaú-Alagoas. 2014. (Congresso).

Seminário Segurança Hídrica: Uma Visão Brasileira. 2014. (Seminário).

VIII Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia CONECTE. Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade da Praia do Saco da Pedra, Marechal Deodoro AL. 2014. (Congresso).

VIII Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia CONECTE. Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade da Praia do Pontal da Barra, Município de Maceió-AL. 2014. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Levantamento dos Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo do Rio Paraíba. 2013. (Congresso).

65 Reunião Anual da SBPC. Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo do Rio paraíba. 2013. (Congresso).

IX Congresso Acadêmico-UFAL. Componente da Comissão de Avaliação-IGDEMA. 2013. (Congresso).

IX Congresso Internacional de Educação Ambiental. A Experiência em EAD nas Regiões Hidrográficas do Mundaú e do CELMM no Estado de Alagoas-Brasil. 2013. (Congresso).

IX Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrolo. Geologia Prática em La Ensenãnza Básica Del Estado de Alagoas, Brasil. 2013. (Congresso).

Simpósio Alagoano de Engenharia Civil.A atuação do Engenheiro Civil na prevenção de desastres naturais e na recuperação de áreas afetadas. 2013. (Simpósio).

UFAL Debate grandes temas.Exaustão dos recursos naturais. 2013. (Outra).

Universidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.Geologia no enfoque ambiental. 2013. (Seminário).

8 Convenção da Região Nordeste de Cerâmica Vermelha. 2012. (Outra).

O Panorama Socioespacial de Alagoas em 2012-A Questão da Seca.Perspectivas do Canal do Sertão e da Transposição do Rio São Francisco para Alagoas. 2012. (Encontro).

Campanha da Fraternidade 2011- Tema fraternidade e a Vida no Planeta.O Complexo estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. 2011. (Outra).

Ciclo de Palestras "Ciência e Vida".Fenômenos Geológicos: Processos Tectônicos, Tsunames e Erosão Costeira. 2011. (Outra).

ECOPOLIS.A Problemática da Costa. 2011. (Oficina).

II Congresso nacional de Educação Ambiental. A Educação Ambiental Como Elemento do Conhecimento do Espaço Geográfico: nas regiões Hidrográficas do Mundaú e do CELMM. 2011. (Congresso).

II Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental.O Conhecimento Geológico para Gestão Ambiental. 2011. (Simpósio).

V Curso Básico de Educação Ambiental.Recursos Hídricos em Alagoas. 2011. (Encontro).

1° Oficina de Implementação do Projeto Orla no Município de Paripueira-AL.Morfodinâmica costeira no município de Paripueira-AL. 2010. (Oficina).

5 Encontro de Lideranças. 2010. (Encontro).

Consulta Pública do Plano Diretor de recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Cursos d'água das Regiões hidrográficas Litoral Norte e Camaragibe.Plano diretor da Região Hidrográfica do Litoral Norte e camaragibe. 2010. (Oficina).

Cooperação Européia ao desenvolvimento de Alagoas.Cooperação européia ao Desenvolvimento de Alagoas - Aspectos Econômicos, Técnico e Científico. 2010. (Outra).

II Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas Costeiras.A Experiência do Comitê do CELMM em Alagoas. 2010. (Encontro).

II Seminário Atmosfera e Sociedade.O rio São Francisco em Alagoas. 2010. (Seminário).

I seminário Ambiental de Alagoas.Recursos Hídricos e Educação Ambiental. 2010. (Outra).

Módulo em Alagoas do Programa de Especialização Internacional Master Eco-Polis em Políticas Ambientais e Territóriais para Sustentabilidade e Desenvolvimento Local.Ploblemática da Costa e Geomorfologia alagoana. 2010. (Encontro).

Seminário do Nordeste Sobre o Pré-Sal.Os Reflexos da Descoberta do Pré-Sal no Desenvolvimento do Nordeste. 2010. (Seminário).

Seminário Geral II - Propostas preliminares do Plano estadual de Habitação de Interesse Social do Estado de Alagoas (PEHIS/AL).O Impactos das Enchentes nas regiões Hidrográficas de Mundaú e Paraíba. 2010. (Seminário).

VIII Congresso Estadual de Educação Ambiental de Alagoas. Cidadania, Gestão Ambiental e Responsabilidade Socioambiental. 2010. (Congresso).

XIII Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental.Recursos Hidrocos. 2010. (Outra).

X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia sanitária e Ambiental.Recursos Hídricos. 2010. (Simpósio).

1° Oficina de Capacitação Sobre o Uso e Ocupação Sustentáveis da Orla dos Municípios Costeiros Alagoanos.1° Oficina de Capacitação Sobre o Uso e Ocupação Sustentáveis da Orla dos Municípios Costeiros Alagoanos. 2009. (Oficina).

2 Seminário Estadual de Energia.participante. 2009. (Seminário).

5° Semana Alagoana da Água.Recursos Hídricos e o Meio ambiente Alagoano. 2009. (Outra).

CONECTE. Levantamento, Atualização e Cadastramento de Poços, para Auxílio na Gestão das àguas Subterrâneas no RH do Pratay. 2009. (Congresso).

Encontro Regional de Educação Ambiental da Zona Costeira de Alagoas - CELMM, Manguezais e Corais.Ecossistemas Costeiros e Marinhos - APA Costa dos Corais em Alagoas. 2009. (Encontro).

I ECOALAGOAS (Seminário do Meio Ambiente).Erosão e Progradação. 2009. (Seminário).

Introdução à Ecologia Marinha. 2009. (Outra).

I Semana de Ecologia e Meio Ambiente: O Desenvolvimento Sustentável ao Alcance de Todos - ICBS/UFAL.A Geologia e o Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Outra).

I Seminário de Oportunidades de Negócios em Mineração. 2009. (Seminário).

Perspectivas de Ocupação para o Litoral Norte de Maceió.A Geologia como Condicionante da Morfologia Costeira. 2009. (Outra).

Semana Integrada de Meio Ambiente.Erosão Costeira: Causas e Efeitos. 2009. (Outra).

Simpósio Alagoano de Engenharia Civil.Erosão Costeira em Alagoas. 2009. (Simpósio).

XXIV Semana de Biologia da UFAL.Evolução da Crosta Terrestre. 2009. (Outra).

60° Reunião Anual da SBPC.Morfodinâmica Praial e Avaliação do Volume dos Sedimentos Remanejados da Praia de Pajuçara. 2008. (Outra).

Conferência Estadual de Meio Ambiente. O Litoral Alagoano. 2008. (Congresso).

Conferência Estadual do Meio Ambiente. Erosão Costeira. 2008. (Congresso).

Encontro Internacional Geografia: Tradições e Perspectivas.O São Francisco em Alagoas: O Homem e o Território. 2008. (Encontro).

I Simpósio Nacional Sobre Erosão.oficina: Suprimento sedimentar e manejo dos aquíferos costeiros. 2008. (Simpósio).

IV Semana de Arqitetura e Urbanismo e II Encontro de Desenho Urbano de Alagoas. Visão Geológica do Litoral Norte de Maceió. 2008. (Congresso).

IX Semana de Geografia.Metodologia par Estudo de Lagunas. 2008. (Outra).

Semana do Meio Ambiente.Geologia e Meio Ambiente Alagoano. 2008. (Outra).

Seminário Parcial de Avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS 2006.Avaliadora do Projeto: Análise do Padrão Espacial dos Casos de Tuberculose em Arapiraca. 2008. (Seminário).

V Congresso Acadêmcio da UFAL. Avaliação do Volume dos Sedimentos Remanejados da Praia da Pajuçara. 2008. (Congresso).

XXIII Semana de Biologia.Erosão e Vunerabilidade do Litoral Alagoano. 2008. (Outra).

Ciclo de Palestras: Temas relevantes para o ensino de ciências da natureza e suas tecnologias.Características Geológicas do Estado de Alagoas. 2007. (Encontro).

II Encontro Nordestino de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).

I Seminário Alagoano Sobre Erosão Costeira.Erosão Costeira. 2007. (Seminário).

Oficina Maceió da rede Nacional de Pesquisas sobre o Sistema de Espaços Livres e a Constituição da esfera pública contemporanea.Ocupação do Litoral Norte de Maceió. 2007. (Oficina).

Programa de Educação Ambiental - Instituto Lagoa Viva - Braskem.Meio Ambiente Alagoano. 2007. (Encontro).

XXIV Ciclo de Seminários de Integração.Erosão Costeira. 2007. (Seminário).

10ª Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental.Erosão e Vulnerabilidade das Praias no Município de Barra de Santo Antônio. 2006. (Encontro).

10ª Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental.Caracterização das Águas Subterrâneas nos Poços Tubulares da Parte Alta de Maceió. 2006. (Encontro).

I Congresso de Educação Ambiental da Região dos Manguezais de Alagoas.As Consequências da Ação Humana do Ponto de Vista Geomorfológica. 2006. (Encontro).

I Congresso de Educação Ambiental de Maceió.As Consequências da Ação Humana do Ponto de Vista Geomorfológica. 2006. (Encontro).

I Oficina de Capacitação dos Conselheiros da APA de Piaçabuçu.Processo de Migração das Dunas da APA de Piaçabuçu. 2006. (Oficina).

Meteorologia e Sociedade.Impactos Ambientais Atmosfericos e Geologicos. 2006. (Encontro).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Avaliação MorfodiNâmica das Praias do Litoral Norte de Maceió -AL. 2006. (Congresso).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Diagnòstico Preliminar dos Aquíferos Costeiros de Maceió. 2006. (Congresso).

XXI Semana de Biologia.O Meio Ambiente Alagoano: Geologia e Geomorfologia. 2006. (Outra).

6 Feira sustentável.A nova dinâmica da agricultura familiar brasileira. 2005. (Encontro).

I Congresso de Engenharia das Alagoas. I Congresso de Engenharia das Alagoas. 2005. (Congresso).

II Congresso Acadêmico da UFAL. Congresso Acadêmico UFAL. 2005. (Congresso).

Jardim Planetário 05 Prospectiva das Savanas.Jardim Planetário - Simpósio Sustentável dos Ecossistemas. 2005. (Simpósio).

VI Semana de Geografia.VI Semana de Geografia. 2005. (Outra).

X Congresso Brasileiro da ABEQUA. X Congresso da ABEQUA. 2005. (Congresso).

X Congresso da Abequa. Variaçoes da Linha de costa a médio Prazo na Planície Costeira de Maceió. 2005. (Congresso).

6 Sustentável.6 Feira Sustentável. 2004. (Encontro).

Desenvolvimento Humano: Alagoas em Penúltimo Lugar. Como Melhorar?.Desenvolvimento Humano: Alagoas em Penúltimo Lugar. Como Melhorar. 2004. (Seminário).

I Congresso Acadêmico da UFAL. I Congresso Acadêmico da UFAL. 2004. (Congresso).

I Fórum Social Alagoano: Outra Alagoas é Possível.I Fórum Social Alagoano: Outra Alagoas é Possível. 2004. (Encontro).

I Seminário de Engenharia Sanitária Ambiental.I Seminário de Engenharia Sanitária Ambiental. 2004. (Seminário).

Projeto Sexta-Feira Sustentável.O Risco Social do aumento da Pobreza do Estado De Alagoas. 2004. (Encontro).

Projeto Sexta-Feira Sustentável.O Futuro do Emprego Frente às Novas Tecnologias. 2004. (Outra).

XLII Congresso Brasileiro de Geologia. XlI Congresso Brasileiro de Geolgia. 2004. (Congresso).

Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste.XX EREGENE. 2003. (Encontro).

I Fórum Sobre Ecossistemas Litorâneos.Erosão Costeira. 2003. (Outra).

VI Semana do Geógrafo.IV Semana do Geógrafo. 2003. (Outra).

I Encontro Alagoano de Geografia.I Encontro Alagoano de Geografia. 2002. (Encontro).

VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. 2002. (Simpósio).

XLI Congresso Brasileiro de Geologia. XLI Congresso Brasileiro de Geologia. 2002. (Congresso).

Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação.Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2001. (Encontro).

II Encontro Nordestino de biogeografia.II Encontro Nordestino de Biogeografia. 2001. (Encontro).

VII Congresso da ABEQUA. VIII Congresso da ABEQUA. 2001. (Congresso).

O Nordeste e o Mar.O Nordeste e o Mar. 2000. (Encontro).

Simpósio Brasileiro Sobre Praias Arenosas.Simpósio Brasileiro Sobre Praias Arenosas. 2000. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Laura Honório de Oliveira Silva

SOUZA, N. M.; SILVA, R. C.;Lima,Rochana Campos de Andrade; REBOLLEDO, J. F. R.. Cartografia de Aptidão à Urbanização: o Caso da Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy. 2023. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade de Brasília.

Aluno: Raquel Lourenço da Silva

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; CUSTODIO, C.. Mineração de agregados para Construção Civil Frente a Expansão Urbana: Relação Entre Atividade e Impactos causadores. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Diniz Madruga Neto

MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .; Pedrosa. Avaliação dos Efeitos dos Processos Erosivos e de Vulnerabilidade no Litoral do Município do Paulista - PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Aerto de Andrade Bezerra

Lopes, A.P.;Lima,Rochana Campos de Andrade; Lopes. J.L. Análise sobre o Estado de Conservação das Nascentes no Município de Olho D'Água do Casado, Alagoas. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Clyvia Roberta Gomes de Souza

Lima,Rochana Campos de Andrade; Lopes, A.P.; MANSO, V. A. V.. CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTOLÓGICA E GEOAMBIENTAL NO SISTEMA ESTUARINO LAGUNAR JEQUIÁ ? LITORAL SUL DE ALAGOAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; VAZ MANSO, VALDIR DO AMARAL. Morfodinâmica e Caracterização Geoambiental na Planície Costeira do Município de Marechal Deodoro, Alagoas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anderson dos Santos Ramos

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; FREIRE, C. C.. Vulnerabilidade a Inundações na bacia do Rio Mundaú em Alagoas. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Clyvia Roberta Gomes de Souza

LIMA, R. C. A. .; SILVA, A. P. L.; MANSO, V. A. V.. Caracterização sedimentológica e geoambiental no Sistema Estuarino Lagunar Jequiá. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Antonioni Duarte Lins Guerrera

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .; AMORIM, E. L. C.. Avaliação da Cafeina como Indicador de Contaminação em Águas Subterrâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Arthur Henrique Barreto

LUEDEMANN, M. S.;LIMA, R. C. A. .; ROCHA, I. O.. A Petrobras e a Indústria de petróleo no Brasil e em Alagoas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luiz Henrique da Silva

FRAGOSO JUNIOR, C. R.; PEREIRA, F. F.;LIMA, R. C. A. .. Estimativa da Taxa de Assoreamento Baseada em Perfis Transversais em um Sistema estuarino Lagunar Mundaú: Integração Ecobatímetro e RTK. 2019. Dissertação (Mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Márcio Jamerson Guedes da Silva

SOUZA, W. A. R.;LIMA, R. C. A. .; MEIRELLES JUNIOR, J. C.. Proposta de Implementação do Programa Coleta Seletiva Solidária - Desafios e Possibilidades para a Universidade Federal de Alagoas: Estudo da Percepção da Comunidade Acadêmica Sobre Programas de Coleta Seletiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Verônica Amaral Gurgel

LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.; SILVA, P. R. F.. Transformações nas Dinâmicas Espaciais no Estado de Alagoas com a Inserção da Eucaliptocultura na Mesorregião Geográfica do Leste Alagoano. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: CARLOS EDUARDO GUEDES SILVA DE OLIVEIRA FABIN

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .. Balanço Sedimentar da Baia de Suape. 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Márcio Jamerson Guedes da Silva

SOUZA, W. A. R.; BARBOSA, M. A. C.;LIMA, R. C. A. .. Proposta de Implementação do Programa Coleta Seletiva Solidária - Desafios e Possibilidades para a Universidade Federal de Alagoas: estudo da Percepção da comunidade Acadêmica Sobre Programas de Coletiva seletiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isla Kaliane de Alexandria Henrique

NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .; BARCELLOS, R. L.. Dinâmica Costeira na Praia de Formosa-cabedelo: Causas, Consequências e Influências do processo Inadequado de Uso e Ocupação. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: André Luiz Santos de Albuquerque

LIMA, R. C. A. .; PERICLES, C.; AMORIM, E. L. C.. Evolução Urbana e caracterização Geoambiental da Planície Costeira do Município de Paripueira - Alagoas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rivaldo Couto dos Santos Junior

MEDEIROS, P. R. P.;LIMA, R. C. A. .; BRANDINI, N.. Avaliação Espaço-Temporal do Estado Trófico e Suas Interfases Socioespaciais no Sistema Lagunar Manguaba (Alagoas/Brasil). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: João Lessa de Azevedo Neto

AMORIM, R. F. C.; MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .. Uso do sistema de Modelagem Costeira - SMC na Enseada do Pontal de Coruripe-AL. 2015. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wilson Francisco da Silva

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .; CABRAL, J. J. S. P.; FERREIRA, I. V. L.; AMORIM, E. L. C.. Análise da Vulnerabilidade Natural a Contaminação das Águas Subterrâneas na Região Metropolitana de Maceió. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ênio Ricardo Gomes Júnior

MOURA, A. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Gestão integrada das zona costeira: estudo de caso da implementação do plano de gestão integrada da orla do Município de Paripueira-AL. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carlos Alberto Inacio da Silva

Reis, R. S.; Pedrosa, A. V.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação da Dinâmica sedimentar na Laguna Mundaú. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rizelda Regadas de Carvalho

NEUMANN, V. H. M. L.; Fambrini; VIEIRA, M. M.; MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .. Origem e Proveniência da Sequência Siliciclástica Inferior da Bacia do Jatobá -PE. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Darlan Martínes Schimdt

MOURA, M.;LIMA, R. C. A. .; SANTOS, R. J. Q.. Transporte de Sedimentos no Rio Coruripe e Quantificação do seu Empilhamento a partir do evento Pluviométrico de junho/2009 no reservatório Coruripe I, Município de Coruripe-AL. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Magaly Vieira Costa dos Santos

CUSTODIO, C.; SOUZA, Vladimir C. B.; SOUZA, Roberaldo C.;LIMA, R. C. A. .; GALVAO, Carlos O.. Estudo do Comportamento de Um Pequeno Aqüífero Aluvial na Bacia Experimental de Santana do Ipanema: Semi - Árido Alagoano. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juvenita Lucena de Albuquerque

MANSO, V. A. V.; FREIRE, G. S. S.; NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .; LIMA FILHO, M.. Caracterização Morfodinâmica e Vunerabilidade do Litoral Leste da Ilha de Itamaracá - PE. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Uina da Silva Torres

GUERRA, N. C.; MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .; ARAÚJO, T. C. M.; FREIRE, G. S. S.. Avaliação Geoambiental das Praias do Município de Jaboatão dos Guararapes Região Metropolitana do Recife. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Magaly Vieira Costa dos Santos

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .. Recusos Hídricos Subterrâneos na bacia do rio Ipanema. 2007. Dissertação (Mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcelo Meneses Diniz Madruga

ALMEIDA, N. M.; ROBRINI, M. E.; NACEDO, R. J. A.;Lima,Rochana Campos de Andrade; MANSO, V. A. V.. Influência das Ondas e das Características Geomorfológicas no Zoneamento Teritorial em Goiana, Litoral Norte de PE, Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: SIDINEYDE SOARES DE LIMA COSTA

VAZ MANSO, VALDIR DO AMARAL; NEUMANN, V. H. M. L.; Madruga Filho;LIMA, R. C. A. .; FREIRE, G. S. S.. Estudos Ambientais, Caracterização Sedimentológica e Batimetria do Trecho Urbano do Rio Parnaíba, em Terezina, Piauí, Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gilberto Nascimento de Arruda

Neto; FRANCA, E. J.; Lima Filho; VAZ MANSO, VALDIR DO AMARAL;LIMA, R. C. A. .. DIAGNÓSTICO GEOQUÍMICO HISTÓRICO E RECENTE DO RIO BEBERIBE, ESTADO DE PERNAMBUCO. 2020. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elida Regina de Melo e Silva

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Madruga Filho; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Transporte de Sedimentos no Litoral de Jaboatão dos Guararapes-PE e suas Implicações para Estabilidade da Costa. 2019. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Cristina da Silva de Melo

BARCELLOS, R. L.; FLORES, M. J.; FERREIRA JUNIOR, A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .. Estudo do Processo Sedimentar Atual e Distribuição da matéria Orgânica Sediemntar na Plataforma Continental Interna de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rizelda Regadas de Carvalho

NEUMANN, V. H. M. L.; Fambrini; ASFORA, V. K.;LIMA, R. C. A. .; MORAIS, A. S.. Estudos Geoquímicos, Sedimentológicos e Estratigráficos dos Sedimentos Ocorrentes nos Municípios de Lagoa do Carro e Carpina no Estado de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Denise Maria Santos

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Fambrini; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Morfologia e Sedimentologia da Plataforma Continental Interna da àrea BITUPITÁ - Ceará/Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luis Augusto de Gois

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; ABREU, J. G. N.;LIMA, R. C. A. .. A Interferência das Estruturas de Proteção da Costa na Preservação dos sedimentos Costeiros da Praia do Bairro Novo ,Olinda-PE. 2018. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Alberto Rocha de Oliveira

MANSO, V. A. V.; BARCELLOS, R. L.; NEUMANN, V. H. M. L.; ABREU, J. G. N.;LIMA, R. C. A. .. Estudo Sedimentológico, Hidrodinâmico e Ambiental do estuário do Rio Itapessoca (Carrapicho e Catuama) litoral Norte de Pernambuco - Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Henrique Ravi Rocha de Carvalho Almeida

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Madruga Filho;LIMA, R. C. A. .; FREIRE, G. S. S.. Influência dos Processos Mordodinâmicos, Sedimentológicos e Geomorfológicos no Zoneamento Co. 2018. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elmo Leonardo Xavier Tanajura

PACHECO, A. P.; MANSO, V. A. V.; CARRINO, T. A.; MARQUES, H. A.;LIMA, R. C. A. .. Análise Geoespacial dos processos de subsidência na Planície Deltáica do rio São Francisco. 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renê Jota Arruda de Macêdo

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Toldo Júnior;LIMA, R. C. A. .; Valença; Madruga Filho; FREIRE, G. S. S.. Saliências, Tômbolos e Enseadas das Praias Arenosas de Pernambuco: Limites de Formação e Estabilidade. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edlene Pereira da Silva

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; FREIRE, G. S. S.; LIMA, E. A. M.;LIMA, R. C. A. .; Madruga Filho. Geofísica e sedimentologia da Plataforma Rasa Adjacente ao Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca- PE- Visando a Exploração de Areias Siliciclásticas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eduardo Paes Barreto

MANSO, V. A. V.; Valença; NEUMANN, V. H. M. L.; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Processos Morfodinâmicos, sedimentológicos e Geomorfológicos na Plataforma Continental Interna da Praia de São José da Coroa Grande, Litoral Sul de PE. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geocências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria José de Oliveira Barbosa

MANSO, V. A. V.; Valença;LIMA, R. C. A. .; Pedrosa; Fambrini. Estudo Sedimentológicos e Geofísicos para Caracterização Ambiental do estuário do Rio Timbó-PE. 2012. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Valdirene Araujo

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Santos; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .; Valença. Estudo da Morfologia e Sedimentologia do Litoral Leste e da Plataforma Continental do Município de Acaraú-Ceará-Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciano Cintrão Barros

Valença; Neto; NEUMANN, V. H. M. L.; CUNHA, Moacyr;LIMA, R. C. A. .. Estudos Sedimentológicos, Batimétricos e Geoquímicos na região Interna do Porto de Suape-PE. 2009. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: José Reinaldo Lima Verde Leal

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;COUTINHO, P. N.; MAIA, L. P.; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .; LIMA FILHO, M.. Estudo da Evolução do Rio Cocó para determinação de Sua Capacitação de Suporte e Proposta de Recuperação. 2009. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Josué Pereira da Silva

Valença;LIMA, R. C. A. .; MANSO, V. A. V.; Neto; GUERRA, N. C.. Estudos Sedimentológicos, Morfodinâmicos e batimétricos do estuario do Rio Formoso-PE. 2008. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lucimary Albuquerque da Silva

Valença; NEUMANN, V. H. M. L.; Neto; CUNHA, Moacyr;LIMA, R. C. A. .; MANSO, V. A. V.; SCHETTINI, Carlos A. F.. Estudo Sedimentológico, Morfológico e Hidrodinâmico do Canal de Santa Cruz - PE. 2008. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jorge Luiz Lopes da Silva

Barreto, A.M.F.; ALMEIDA, J. A. C.; OLIVEIRA, E. V.;LIMA, R. C. A. .; Valença; CORREA, A. C. B.; BERGQVIST, Líliana. P.. Reconstituição Paeloambiental Baseada no Estudo de Mamíferos Pleistocênicos de Maravilha e Poço das Trincheiras, Alagoas Nordeste do Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Paula Lopes da Silva

Valença; Neto; LIMA, E. S.; Honorato;LIMA, R. C. A. .. Diagnóstico Geoquímico e Geocronologia do Sistema Estuarino - Lagunar - Alagoas. 2008. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fábio José de Araújo Pedrosa

LIMA FILHO, M.; MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .. Evolução da Paisagem Litorânea do Município de Olinda entre 1920 e 2004 Evidências do Tecnógeno em Pernambuco. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Hortência Maria Barbosa de Assis

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Lima Filho; Toldo Júnior;LIMA, R. C. A. .; MENOR, E. A.. Influência da Hidrodinâmica das Ondas no Zoneamento Litorâneo e na Faixa Costeira Emersa, Entre Olinda e Porto de galinhas, Pernambuco. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: SIDINEYDE SOARES DE LIMA COSTA

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Madruga Filho;LIMA, R. C. A. .; FREIRE, G. S. S.. Sedimentologia, Geofísica e aspectos Ambientais do Trecho Urbano do Rio Paraíba, em Teresina, Piauí, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geocências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rizelda Regadas de Carvalho

NEUMANN, V. H. M. L.; MANSO, V. A. V.; Neto;LIMA, R. C. A. .; MORAIS, A. S.. Estudos Sedimentológicos, Estratigráficos e Geoquímicos dos sedimentos Ocorrentes em Lagoa do Carro e Carpina/PE. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thaís de Santana Oliveira

BARCELLOS, R. L.; MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .; CORREA, A. C. B.. Sedimentação Holocênica na região de Influência do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Henrique Ravi Rocha de Carvalho Almeida

MANSO, V. A. V.; Santos; Madruga Filho;LIMA, R. C. A. .; SEGUNDO, G. H. C.. Influência dos Processos Morfodinâmicos no Zoneamento Costeiro e na Plataforma continental Rasa do Município da barra de são Miguel - Alagoas, Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Alberto Rocha de Oliveira

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Santos;LIMA, R. C. A. .; FREIRE, G. S. S.. Estudos Sedimentológicos, hidrodinâmicos e Ambiental do estuário do rio Itapessoca (Carrapicho e catuama) Litoral Norte de Pernambuco-Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thiago Lopes de Melo Almeida

Santos; NEUMANN, V. H. M. L.; Madruga Filho; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Influência da Dinâmica Costeira na Evolução Geomorfológica no Litoral do Município de Itamaracá-PE (Aplicação do SMC-BRASIL). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ivaneide de Oliveira Santos

MARIANO, G.;LIMA, R. C. A. .; VALENCA, R.; BRILHA, J. B. R.; HENRIQUES, R. F. F.. Inventariação e Classificação do Patrimônio Geológico com Suporte do Sensoriamento remoto e de Sistemas de Informações Geográficas-SIG no Cânion do Rio São Francisco - Estados de Alagoas e Sergipe: Ferramentas para a sua Conservação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Patrícia fernanda Passos de oliveira

Valença; MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;LIMA, R. C. A. .. Simulação de Dados Hidrodinâmicos do Litoral de Goiana - PE Através da Aplicação do Sistema de Modelagem Costeira (SMC-BRASIL). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elmo Leonardo Xavier Tanajura

PACHECO, A. P.;LIMA, R. C. A. .; CARRINO, T. A.; AMARO, V. E.; MANSO, V. A. V.. Análise Geoespacial dos Processos de Subsidência na Planície deltaica do Rio São Francisco. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geocências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eduardo Paes Barreto

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Valença; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Processos morfodinâmicos sedimentológicos e geomorfológicos da plataforma continental interna da praia de São José da Coroa Grande-PE. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Denise Maria Santos

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; Fambrini; FREIRE, G. S. S.;LIMA, R. C. A. .. Morfologia e Sedimentologia da plataforma Continental Interna Oeste da Área Bitupitá CE Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Denise Maria Santos

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.; FREIRE, G. S. S.; Pedrosa;LIMA, R. C. A. .. Morfologia e Sedimentologia da Plataforma Continental Interna Oeste da Área Bitupitá-CE-Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós - Graduação em Geociências - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Leonardo Hislei Uchôa Monteiro

MANSO, V. A. V.; NEUMANN, V. H. M. L.;COUTINHO, P. N.; MAIA, L. P.;LIMA, R. C. A. .; LIMA FILHO, M.. Mapeamento das estruturas Submersas da Plataforma Continental-Litoral Leste do estado do Ceará. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciano Cintrão Barros

LIMA, R. C. A. .. Estudos Sedimentológicos, Batimétricos, Hidrodinâmicos e Geoquímicos do Complexo Estuarino de Suape-PE. 2008 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jorge Luiz Lopes da Silva

Barreto, A.M.F.; Valença;LIMA, R. C. A. .; Neto; CORREA, A. C. B.. Reconstrução Paleoambiental Quaternária Baseada no Estudo de depósitos de Tanques em Maravilha, Alagoas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Paula Lopes da Silva

Valença; Neto;LIMA, R. C. A. .; MANSO, V. A. V.; Honorato. Caracterização Geoquímica e sedimentológica do Sistema estuarino Lagunar do Roteiro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lucimary Albuquerque da Silva

Valença; MANSO, V. A. V.;LIMA, R. C. A. .. Estudos Geoambientais do Estuário do Canal de Santa Cruz -PE. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniele Suoza doa Santos

LIMA, R. C. A. .. Viabilização do Aproveitamento do Lixo Urbano como Fonte Alternativa de Energia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Lopes da Silva

Valença; Neto; NEUMANN, V. H. M. L.; Honorato;LIMA, R. C. A. .; MANSO, V. A. V.; GUERRA, N. C.. Aspectos Morfodinâmicos e Diagnóstico Geoquímico do sistema Estuarino-Lagunar do Roteiro, Litoral Sul de Alagoas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jorge Luiz Lopes da Silva

Barreto, A.M.F.; Valença; Neto; CORREA, A. C. B.;LIMA, R. C. A. .. Sítios Paleontológicos em Maravilha AL. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fábio José de Araújo Pedrosa

Lima Filho;LIMA, R. C. A. .; ARAÚJO, T. C. M.; MANSO, V. A. V.. Erosão Marinha. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raquel Lourenço da Silva

Lima,Rochana Campos de Andrade; SILVA, A. P. L.; FREIRE, C. C.. MINERAÇÃO DE AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL FRENTE A EXPANSÃO URBANA: RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE E IMPACTOS CAUSADORES. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anderson dos Santos Ramos

Lima,Rochana Campos de Andrade; Lopes, A.P.; CUSTODIO, C.. MAPEAMENTO DE VULNERABILIDADE A INUNDAÇÕES NA BACIA DO RIO MUNDAÚ EM ALAGOAS, ATRAVÉS DO MÉDOTO AHP.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Aerton de Andrade Bezerra

SILVA, A. P. L.; Lopes. J.L;Lima,Rochana Campos de Andrade. Análise sobre o estado de conservação das nascentes no município de Olho D'Água do Casado, Alagoas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; MANSO, V. A. V.. Morfodinâmica e Caracterização Geoambiental na Planície Costeira do Município de Marechal Deodoro, Alagoas. 2019.

Aluno: Luiz Henrique da Silva

FRAGOSO JUNIOR, C. R.;LIMA, R. C. A. .; NEVES, M. G. F. P.. Estimativa da Taxa de assoreamento na Laguna Mundaú: Integração Ecobatimetro e RTK. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Arthur Henrique Barreto

LUEDEMANN, M. S.;LIMA, R. C. A. .; ROCHA, I. O.. A Petrobras e a Indústria de petróleo no Brasil e em Alagoas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Verônica Amaral Gurgel

LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.; PERICLES, C.. Análise das Consequências Ambientais e Socioeconômicas do Cultivo do eucalipto na mesorregião Leste do estado de Alagoas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sherliton da Silva Alves

ARAUJO, K. D.;LIMA, R. C. A. .; Lopes. J.L. Dinâmica da Serapilheira e fauna Edáfica em Áreas com o Plantio de Eucalyptus spp. e Caatinga sob pastejo Animal, em Olho d'Água das Flores, Semiárido de Alagoas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rivaldo Couto dos Santos Junior

MEDEIROS, P. R. P.;LIMA, R. C. A. .; SEGUNDO, G. H. C.. Avaliação espaço-Temporal do Estado Trófico e suas Interfaces Socioespaciais no sistema Lagunar Manguaba. 2015.

Aluno: André Luiz Santos de Albuquerque

LIMA, R. C. A. .; PERICLES, C.; AMORIM, E. L. C.. Caracterização Geoambiental e vulnerabilidade à Erosão marinha de Paripueira - Alagoas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Benício Emanoel Omena Monte

LIMA, R. C. A. .. Zoneamento de Riscos para Ocupação Urbana em Rio Largo -AL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MIKAEL TIMÓTEO RODRIGUES

LIMA, R. C. A. .; FREIRE, C. C.; SILVA, A. P. L.. Levantamento, atualização e cadastramento de poços, para auxílio dos instrumentos de outorga e gestão das águas subterrâneas na região hidrográfica do rio Pratagy. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos Alberto Inacio da Silva

LIMA, R. C. A. .; FREIRE, C. C.; SILVA, A. P. L.. Caracterização da região hidrográfica do rio Pratagy para uso dos instrumentos de gestão das águas subterrâneas na região metropolitana de Maceió. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jeilson Lima Vieira

COSTA, J. A.;LIMA, R. C. A. .. A Dinâmica Natural da Praianha e do seu Entorno, Marechal Deodoro-AL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lúcio de Azevedo Lessa

LIMA, R. C. A. .. Caracterização Sócioambiental da Vázea da marutuba: o Olhar da Comunidade Tradicional que Habita o Povoado Marituba do Peixe. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biodiversidade e manejo de Unida) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jefferson Gomes de Lima

Toledo,M;LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.. Problemas Causados no Solo Pela Agricultura no Município de Santana do Mundaú em Alagoas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lúcio de Azevedo Lessa

ARAUJO, Lindenberg M.; NASCIMENTO, A. L.;LIMA, R. C. A. .. Análise Socioespacial da Inserção de Estrangeiros na Comunidade do Mirante da Sereia, Maceió - AL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Geografia em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Claudio de Melo Lima Filho

CALADO, T. C. S.;LIMA, R. C. A. .. Impactos da Atividade Turística sobre a Fauna de Crustacea Decapoda no Complexo Turístico de Marapé - Jequiá da Praia - AL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jonas Moisés de Lima Alves

CALADO, T. C. S.;LIMA, R. C. A. .; ACCIOLY, Gilda. Jonas Moisés de Lima Alves. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adelson Balbino de Lima

LIMA, R. C. A. .; Toledo,M; MOURA, José R.. Vulnerabilidade à Ocorrência de Movimento de Massa em Áreas de Encostas Ocupadas na Cidade de Maceió em Alagoas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jefferson Gomes de Lima

MOURA, José R.;LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. Problemas Causados no Solo Pela Agricultura no Município de Santana do Mundaú em Alagoas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: David Christopher Muniz de Amorim

LIMA, R. C. A. .; Toledo,M; Guimarães Júnior. Possibilidades para o Desenvolvimento do Geoturismo no Município de Boca da Mata - Alagoas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alinne Dué Ramos da Silva

Toledo,M;LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.. Diagnóstico Socioambiental do Espaço do Complexo Estuarino - Lagunar Mundaú - Manguaba (CELMM), Estado de Alagoas, Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: João Lessa de Azevedo

Reis, R. S.; Pedrosa, A. V.;LIMA, R. C. A. .. Diagnóstico físico-ambiental das Dunas do Cavalo Russo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gerenciamento dos recursos Hídri) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Verdja Leite da Silva

LIMA, R. C. A. .; CALHEIROS, S. Q. C.; Guimarães Júnior. Monitoramento Ambiental na Cobertura Vegetal e Uso do Solo da Ilha de Santa Rita, Alagoas (Brasil), no Período de 1965 a 1995. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Aline Mendonça Cavalcante Davino

LIMA, R. C. A. .. Caracterização da Qualidade das Águas Subterrâneas e da Produtividade dos Poços Tubulares da Parte Alta do Município de Maceió. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Lúcia Mota Miranda

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.. Diagnóstico da Situação Ambiental ao Longo do Perímetro da Reserva Extrativista Marinha da Laguna do Jequiá - Jequiá da Praia Alagoas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sergio Roberto Moura Leal

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.. Inventário Ecoturístico da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Santa Tereza - Atalaia- AL. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Olindina Maria Moura da Silva

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.. Perfil e Riscos Ambientais na reserva Extrativista Marinha da Laguna do Jequiá-Alagoas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Alba Valéria de Oliveira

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.. Estudo da Relação Entre o Meio Ambiente e as Doenças no Entorno da Reserva Extrativista Marinha da Laguna do Jequiá. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ulysses Gomes Cortez Lopes

LIMA, R. C. A. .. A Utilização da Pesquisa Hemerográfica como Instrumento de Gestão de Orgaõs Públicos nas Questões Ambientais Referentes aos Recursos Hídricos: um Estudo de Caso no Estado de Alagoas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Luiz dos Santos Albuquerque

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; ANJOS, C. A. M.. Análise Morfodinâmica e Sedimentológica das Praias do Município de Paripueira. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: José Augusto Silva de Gusmão, Manuel Messias dos Santos

LIMA, R. C. A. .; SANTOS, R. J. Q.. Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório da Unidade Hidroelétrica de Xingó - UHE, no Trecho Situado na Unidade Demonstrativa de Cultivo de Peixes em Tranques-Rede do Programa Xingó-AL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Aluno: João Lessa de Azevedo Neto

LIMA, R. C. A. .; SANTOS, R. J. Q.. Mapeamento Físico e Uso do Solo Enfocando os Problemas Antrópicos em Parte da Planície Costeira dos Municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio-Alagoas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Aluno: Lenilda Ramalho de Figueiredo eMaria do Rosário Maira Ferraz

LIMA, R. C. A. .; SANTOS, R. J. Q.. A Educação Ambiental Como Enfoque na Preservação da Caatinga na Estação Ecológica de Xingó-AL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Aluno: Jackson Pinto Silva

COSTA, J. A.;LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. Arranjos Produtivos Locais - APLs - Para o Desenvolvimento da Cidade: O Caso do Bairro de Jaraguá, Maceió/AL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tays da Silva Ferreira

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; ANJOS, C. A. M.. Estudo da Variação do Parâmetro Transmissividade na Área da Bacia do Tabuleiro do Martins, Em Maceió/AL. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: HEITOR BARBOSA OLIVEIRA

FERNANDES, D. P.; COSME, J.;Lima,Rochana Campos de Andrade; VIEIRA, L.. Identificação e susceptível a movimento de massa em um talude na Avenida Pierre Chalita Maceió - AL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: João Paulo da Silva santos

FREIRE, C. C.;Lima,Rochana Campos de Andrade; AMORIM, E. L. C.. Simulação de Modelo de Cobrança pelo Uso da Água Subterrânea: Estudo de caso Aquifero Barreiras - AL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: PIETRA MARIA ALCANTARA PEREIRA

FERREIRA, I. V. L.; Barboza,M.G.;Lima,Rochana Campos de Andrade; BEZERRA, K. L. T.. Contribuição das Cooperativas de reciclagem na gestão de resíduos sólodos urbanos na cidade de maceió/AL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MARIANA DE BARROS DLUMOU

FREIRE, C. C.; AMORIM, E. L. C.;Lima,Rochana Campos de Andrade. Evolução da outorga de Água Subterrânea no estado de Alagoas: Estudo de caso no município de Maceió. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Erick Phelipe Ramos Dos Santos

Lima,Rochana Campos de Andrade; TAVARES, A. C. F.; DUARTE, R.. Dinâmica de Alteraçãp na Paisagem da Planície Costeira de Maragogi-AL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Santos Silva Júnior

Lima,Rochana Campos de Andrade; MORAIS, K. A. M.; MARQUES, J. A. F.. Distribuiçaõ das Áreas com registro de Licença para Extração de Argila no Estado de Alagoas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Odete Thaís Feitas Alves de Melo

LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.; SOUZA, C. R. G.; BEZERRA, K. L. T.. EVOLUÇÃO URBANA E VULNERABILIDADE DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ-AL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: DAVID FELICIANO LIMA DE ALCÂNTARA

SANTOS, R. J. Q.;Lima,Rochana Campos de Andrade. ESTUDO DO SISTEMA DA MACRODRENAGEM URBANA LOCALIZADO NO BAIRRO TABULEIRO DO MARTINS, MACEIÓ-AL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Odete Thais Freitas Alves de Melo

Lima,Rochana Campos de Andrade; SALOMON, K. R.; BEZERRA, K. L. T.; SOUZA, C. R. G.. EVOLUÇÃO URBANA E VULNERABILIDADE DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ - AL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: LETICIA DE QUEIROZ BARBOSA

SALOMON, K. R.; FERREIRA, I. V. L.;LIMA, R. C. A. .; ARAUJO, L. G. S.. a Experiência de contratação das cooperativas de catadores de resíduos reutilizáveis e recicláveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Verônica Amaral Gurgel

MEDEIROS, D. A.;LIMA, R. C. A. .; SOUSA, R.. Uso Corporativo do Território no estado de Alagoas: Uma Análise da Monocultura do Eucalipto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

Aluno: Heverton Henrique Nascimento Silva

LIMA, R. C. A. .; FREIRE, C. C.; SALOMON, K. R.. Classificação Granulométrica das Praias de Jequiá e Proposta de Recuperação de Área degradada no Povoado de Lagoa Azeda - AL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Júlio de Oliveira França Barbosa

FERNANDES, D. P.;LIMA, R. C. A. .; BATISTA, Z. V.. Estudo das Descontinuidades na Execução do Túnel Cacimba Cercada entre os Municípios de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira-AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .; FERREIRA, I. V. L.. Perímetros de Proteção para Poços de captação de Águas Subterrâneas: Aplicação na Cidade de Maceió-AL, Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Heloisa Vital Domingues

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.. Avaliação Comparativa para Análise do Risco de Contaminação em Aquíferos: estdo de Caso - Postos de Combustíveis em maceió -AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: BRUNO CAVALCANTE COSTA

FREIRE, C. C.;LIMA, R. C. A. .; AMORIM, E. L. C.. Avaliação da Concentração de Cafeina Como Indicador de Contaminação ao Longo do Perfil de Um solo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida

FREIRE, C. C.; FRAGOSO JUNIOR, C. R.;LIMA, R. C. A. .; FERREIRA, I. V. L.. Perímetro de proteção para poços de capacitação de águas subterrâneas: aplicação na cidade de maceió, Alagoas, Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Heloise Vital Domingues

FREIRE, C. C.; AMORIM, E. L. C.;LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.. Avaliação comparativa para análise de risco de comtaminação em aquifero: estudo de caso - postos de combustíveis em maceió,AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MAURÍCIO DE GOIS GOMES

CUSTODIO, C.;LIMA, R. C. A. .; FRAGOSO JUNIOR, C. R.. Avaliação das Outorgas para Captação de Águas Subterrâneas na Cidade de Maceió/AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Caroline Souza Valeriano

LIMA, J. L. L.;LIMA, R. C. A. .; LIMA, F. B.. Estudo de Caso: escavação e Tratamento para Emboque de Túnel em Rocha Utilizando a metodologia NATM - Canal do sertão, São José da Tapera/AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Letícia Leite de França Lopes

FREIRE, C. C.; AMORIM, E. L. C.;LIMA, R. C. A. .. Estimativa de indicadores de Contaminação de Aquíferos por Questões Sanitárias e Intrusão salina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Clyvia Roberta Gomes de Souza

LIMA, R. C. A. .; MARQUES, J. A. F.; AMORIM, E. L. C.. Vulnerabilidade e Evolução Urbana das Praias da Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica - Maceió-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Felipe Rosa do Nascimento

LIMA, R. C. A. .; FREIRE, C. C.; SALOMON, K. R.. Análise Geoambiental da Planície Costeira do Município da Barra de santo Antônio - Alagoas s. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Laura Honório de Oliveira Silva

LIMA, R. C. A. .; CARVALHO FILHO, A. M.; MASSAHUD, R. T. L. R.. Riscos Geológicos Urbanos: estudo de caso do bairro do Santo Amaro - Maceió-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MAVYLA SANDREYA CORREIA TENORIO

BATISTA, Z. V.; FERNANDES, G. M. D.;LIMA, R. C. A. .; OLIVEIRA, L. M. T. M.. Estudo Geológico Integrado de um Análogo de reservatório de Petróleo e Análise Paramétrica Via Simulação Numérica da Formação Maceió (porção Norte) da Bacia Alagoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

LIMA, R. C. A. .; MARQUES, J. A. F.; AMORIM, R. F. C.. Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade da Praia da Pajuçara e parte da Ponta Verde, Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MAGDA VALÉRIA DE SOUZA PEREIRA

LIMA, R. C. A. .; MARQUES, J. A. F.; AMORIM, E. L. C.. Parâmetros Granulomêtricos das praias da Barra de São Miguel-Alagoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MORGANA CARINE SANTOS DE LIMA

SALOMON, K. R.;LIMA, R. C. A. .; LIMA, J. L. L.. Recuperação de àreas de manguezais em Maceió. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Larissa Maria Carvalho Oliveira

LIMA, R. C. A. .; MORAIS, K. A. M.; MARQUES, J. A. F.; UCHOA, S. B. B.. Levantamento da Exploração Licenciada de rochas e areia utilizados na Construção Civil no estado de Alagoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Liuz Henrique da Silva

FRAGOSO JUNIOR, C. R.; Reis, R. S.;LIMA, R. C. A. .; NEVES, M. G. F. P.. Aplicabilidade da Utilização de Um Medidor de vazão (ADCP M9) para a quantificação de Sólidos em Suspensão na Bacia do Rio Pratagy. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thaís Peixoto de Freitas

CUSTODIO, C.; AMORIM, E. L. C.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação do uso do solo e a Contaminação das Águas Subterrâneas por Nitrato em Aquíferos Urbanos-Estudo de Caso na Região Metropolitana de Maceió. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Geiza Thamirys Correia Gomes

FREIRE, C. C.;LIMA, R. C. A. .; SALOMON, K. R.; AMORIM, E. L. C.. Verificar a Análise de Risco das àguas Subterrâneas na Bacia do Tabuleiro dos Martins, Maceió-AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mayra Abreu Gouveia

CAFFARO FILHO, R. A.; NOBRE, R. C. M.;LIMA, R. C. A. .; MASSAHUD, R. T. L. R.. Análise de Risco à Saúde Humana Associada à Contaminação Ambiental por Posto de Combustível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anderson dos Santos Ramos

LIMA, R. C. A. .; MARISCO, L. M. O.; SILVA, P. R. F.. Análise geoambiental das Sedes dos Municípios ao Longo do Rio Mundaú-AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Flávio Bezerra dosSsantos

CAVALCANTI, A. S.;LIMA, R. C. A. .. Soluções para Levantamentos Topográficos Planimétricos pelo Método do caminhamento Utilizando um Algoritmo na Ferramenta Visualg. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Luiz Henrique da Silva

FRAGOSO JUNIOR, C. R.;LIMA, R. C. A. .; NEVES, M. G. F. P.. Estimativa da Produção de Sólidos em Suspensão na Bacia do Rio Meirim - AL com uso de um Medidor de Vazão Acústico (ADCP M9). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Geiza Thamirys Correia Gomes

FREIRE, C. C.;LIMA, R. C. A. .. Análise dos Riscos de Contaminação das Águas Subterrâneas no Cinturão Verde de Arapiraca/AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thaís Peixoto Souza

FREIRE, C. C.;LIMA, R. C. A. .; AMORIM, E. L. C.. Avaliação do uso do solo e a contaminação das águas subterrâneas por nitrato nos aquíferos urbano da região Metropolitana de Maceió-ALs. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Milton Nunes Filho

MARQUES, J. A. F.;LIMA, R. C. A. .. Caracterização Geotécnica e Estudo da Pressão Admissível do Solo da UFAL- campus A.C.Simões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kássia Karina Silva de Araujo

SILVA, A. P. L.;LIMA, R. C. A. .; MASSAHUD, R. T. L. R.. Descarte Irregular dos Resíduos Sólidos Urbanos nos Bairros Vergel do Lago e Jatiúca em Maceió, Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kássia Karina Silva de Araujo

Lopes, A.P.;LIMA, R. C. A. .. Descarte Irregular dos Resíduos Sólidos Urbanos nos bairros Vergel do Lago eJatiúca em Maceió, Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Nunes de Aquino, Juliana Vieira Machado

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; MASSAHUD, R. T. L. R.. Degradação do meio físico e impactos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Jacarecica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juliana Fortunato de Araújo, Kahoma Cristina de Melo Freitas

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; MASSAHUD, R. T. L. R.. Coleta de resíduos Sólidos no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA-UFAL 2011-2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Verônica Amaral Gurgel

LIMA, R. C. A. .; OLIVEIRA, M. R.; BARROSO, C. M. R.. As Modificações Socioeconômicas e Ambientais no Município de Craíbas - AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Laura Andreia Nascimento Gonçalves da Silva

LIMA, R. C. A. .; SILVA, A. P. L.; Guimarães Júnior. Condições do saneamento Básico na Área Urbana do Município de Penedo -Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Djanira Maria da Silva

LIMA, R. C. A. .; Lopes, A.P.; Guimarães Júnior. As Implicações Antrópicas no Bioma Caatinga no Município de Piranhas-Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nicolas Alexandre Gama

LIMA, R. C. A. .; TAVARES, A. C. F.; CERQUEIRA, J. A. C.. Mapeamento Geoambiental nas Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo da região Hidrográfica do Rio paraíba do Meio em Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rafael Oliveira Silva

ARAUJO, Lindenberg M.;LIMA, R. C. A. .; MARISCO, L. M. O.. As Implicações da Internacionalização do Turísmo nos Municípios de barra de santo Antônio e Paripueira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Ivone Barbosa da Silva, Nídia Verbênia da Silva Cabral

SILVA, A. P. L.;LIMA, R. C. A. .. Caracterização de Nascentes no Semi-Árido de Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Talita Fortaleza de Lima

ARAUJO, Lindenberg M.;LIMA, R. C. A. .; MARISCO, L. M. O.. Estudo da Gestão Ambiental da Exploração Turística das Piscinas Naturais de maragigi com Base em Análise de Stakeholders. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Ivone Barbosa da Silva, Nídia Verbênia da Silva Cabral

Lopes, A.P.;LIMA, R. C. A. .; PADILHA, J. A.. O Caso das Nascentes da Serra da Caiçara, Maravilha-AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Benício Emanoel Omena Monte

LIMA, R. C. A. .; FREIRE, C. C.; SILVA, A. P. L.. Análise Temporal da Balneabilidade das \praias Alagoanas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Wilson Francisco da Silva

MEDEIROS, P. R. P.; Guimarães Júnior;LIMA, R. C. A. .. Determinação da Carga do Material em Supensão no Rio São Francisco: Ano Hidrológico 2007. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Guilherme Milesi

ARAUJO, Lindenberg M.;LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. O Perfil e a Percepção do Turista Sobre o Turismo em Maceió. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ivan Lopes Barbosa Neto

Campion; Farias;LIMA, R. C. A. .. Estudo Bionômico Comparativo entre perfis do Infralitoral do Topo Recifal da Praia do francês, Marechal Deodoro - AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Edivaldo Galdino

Laurentino;LIMA, R. C. A. .. A Qualidade da àgua e Seu Uso Racional no Município de União dos Palmares - AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Davi Coimbra Amorim

Campion;LIMA, R. C. A. .. Importância Ecofisiográfica e Socioeconômica da Berma na Região da Praia do Francês (Marechal Deodoro - AL). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Michelly Moura Eugênio Alves

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; COSTA, J. A.. Degradação no Rio São Miguel Pela Influência do Município de São Miguel dos Campos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos Tibúcio de araújo Abreu

NASCIMENTO, A. L.;LIMA, R. C. A. .; OLIVEIRA, M. R.. A Produção Açucareira no Município de Atalaia e Implicações Sócioambientais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Mácio Sampaio Lima

LIMA, R. C. A. .; CALHEIROS, S. Q. C.; Guimarães Júnior. Caracterização Morfodinâmica e Vulnerabilidade das Praias do Município da Barra de Santo Antônio - Alagoas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Líbia Julimar Monteiro de Oliveira

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; COSTA, J. A.. Classificação Físionômico-Ecológico da Vegetação e Estado de Conservação dos Remanecentes da bacia do Rio Niquim- Marechal Deodoro -AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Augusto Cezar Lessa Cavalcante

LIMA, R. C. A. .; OLIVEIRA, M. R.. Caracterização Socioeconômica das Comunidades de Pescadores do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Angela Maria Palmeira

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; OLIVEIRA, M. R.. Aspectos Socioeconômicos das Comunidades Pesqueiras da Laguna Manguaba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Antonio Ferreira da Silva

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.. Análise da Qualidade das Água Subterrâneas na Cidade de Maceió-AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Josefa da Conceição, Júlio Cezar Oliveira Souza

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.. Caracterização da Ocupação Urbana na Bacia do Tabuleiro do Martins:Produção e Reprodução do Espaço Geográfico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Áudria Morgana Monteiro de Morais

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; FERREIRA NETO, J. V.. Recursos Hídricos da Região do Tabuleiro do Marins, em Maceió- Proposta de Gerenciamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas.

Aluno: Altamiro Nobre Pedreira, Arthur saldanha de Oliveira, Sebas

LIMA, R. C. A. .; COSTA, J. A.; OLIVEIRA, M. R.. Hospital Universitário Seu Papel na Comunidade Alagoana. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andreia Luiza Alves

LIMA, R. C. A. .; COSTA, J. A.; NASCIMENTO, A. L.. Caracterização dos Sedimentos de Fundo da Enseada da Praia de Paripueira - Al. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Herbert Silva Leite

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; OLIVEIRA, M. R.. Acentamento de Trabalhadores Rurais Eldourado do carajás: Realidade e Pespectivas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fernando Antônio Silva Leandro e Walter Silva dos Santos

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. Relatório de estágio Supervisionado em Geografia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alba Rocha Lessa Gomes e Karina Machado Correia

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; OLIVEIRA, M. R.. Relatório de estágio Supervisionado em Geografia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

QUEIROZ, A. F. S.; Neto; SCHEIBE, L. F.;Lima,Rochana Campos de Andrade. Comissão Examinadora a Classe de Professor Titular - dra. Gisela Mara Hadlich. 2022. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, R. C. A. .. Avaliação de Impactos Ambientais e Análise de Risco. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; SUGLIANO, G. O. S.; CALADO, T. C. S.. Paleontologia. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; BATISTA, Z. V.; MANSO, V. A. V.. Concurso Público Docente Efetivo Portaria 4067/MEC, Proc. 23065.014187/2018-15. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Concurso Público-Geologia do Petróleo. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; MELO, N.; NICASSIO, R.. Concurso Público-Sensoriamento Remoto. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; MANSO, V. A. V.; FERREIRA NETO, J. V.. Concurso Público-Geologia. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; Madruga Filho. Banca Exminadora do Concurso Público para Docente. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

MOURA, José R.; STROH, P. Y.;LIMA, R. C. A. .; OLIVEIRA, A.; ROCHA, C. P.; NOBRE, R. C. M.. Comissão de Homologação de Pedidos de Inscrição no Concurso Público para Docente. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.; NOGUEIRA, E. M. S.. Professor Efetivo. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Geografia: Teoria e Método. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Geografia Física. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Geografia: Teoria e métodos. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Geografia Física. 2008.

BARROSO, C. M. R.;LIMA, R. C. A. .; ANJOS, C. A. M.. Geografia Humana. 2006. Universidade Federal de Alaoas.

LIMA, R. C. A. .. Limnologia e Oceanografia. 2006. Universidade Federal de Alaoas.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; MEDEIROS, P. R. P.. Professor Assistente. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; ANJOS, C. A. M.. Professor substituto. 2000. Universidade Federal de Alaoas.

SILVA, A. P. L.;LIMA, R. C. A. .. Avaliadora do relatório Técnico da Região dos Cânios do Xingò. 2022. Universidade Federal de Alagoas.

Lima,Rochana Campos de Andrade; FERNANDES, D. P.; AMORIM, E. L. C.. Comissão de Reavaliação da Disciplina EAMB039. 2022. Universidade Federal de Alagoas.

Lima,Rochana Campos de Andrade; Barboza,M.G.; Pedrosa, A. V.. Comissão de Avaliação de desempenho do CTEC. 2022. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Conselheira Câmera de Geominas - CREA-AL. 2022. CREA-AL.

Lima,Rochana Campos de Andrade. PIBIC?CNPq/UFAL/FAPEAL. 2021. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. PIBIC 2019-2020 avaliador ad hoc. 2020. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. avaliador ad hoc de projeto final do edital AORC/2019 FAPEAL. 2020. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc deRelatório Parciais PIBIC-UFAL 2018-2019. 2019. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2019. Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc de Projeto PIBIC-UFAL 2018-2019. 2019. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc PIBIC-UFAL 2016-2017. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc PIBIC-UFAL 2018-2019. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comitê Ad Hoc. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc PIBIC-UFAL 2017-2018 Relatório Final. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. CONECT 2018 CTEC. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Projetos PROCAEXT. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador PIBIC Relatório Final. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad Hoc relatório parcial - PIBIC. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultora Ad Hoc da Revista Geografar ISSN 1981-0989X. 2018. Universidade Federal do Paraná.

CALHEIROS, S. Q. C.; SILVA, P. R. F.; ARAUJO, K. D.; MELO, N.;LIMA, R. C. A. .. Suplente Colegiado PPGG. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

BATISTA, Z. V.; LIMA, R. P.;LIMA, R. C. A. .. Setor de Estudos GEOCIÊNCIAS. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc de Projeto PIBIC-UFAL 2018-2019. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

ARAUJO, K. D.;LIMA, R. C. A. .. Banca Seleção do Programa de Mestrado em Geografia Edital 01/2028-PROPEP/CPG/PPGG/UFAL. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Trabalhos Técnicos - XXII Simpósio Brasileiro de recursos Hídricos. 2017. Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad hoc PIBIC-UFAL 2016-2017. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

AMORIM, E. L. C.; SOUZA, Roberaldo C.;LIMA, R. C. A. .. Processo Seletivo Programa de Educação Tutorial - PET Ciência e Tecnologia. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

CARVALHO, A. A. T.; ALMEIDA, E. P.; SILVA, G. R.; SILVA, P. R. F.;LIMA, R. C. A. .. Comissão da Revista do PPGG. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Revista Estudos Geológicos. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

LIMA, R. C. A. .. Comissão de Avaliação do CONECTE. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultora Ad Hoc do Programa Institucional de Bolsas de IC-PIBIC/FAPEAL/UNEAL. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. X Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

ARAUJO, K. D.;LIMA, R. C. A. .. Seleção de Mestrado em Geografia. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comitê Científico do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2015. Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad Hoc Programa de Iniciação Científica Júnior no estado de Alagoas. 2015. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad Doc PIBIC UFAL 2015-2016. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comitê Científico do IX Congresso de Engenharia e Tecnologia - CONECTE. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

LUEDEMANN, M. S.;LIMA, R. C. A. .. Comissão Científica - I SENGES. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comitê Científico do VIII Congresso de Engenharia e Tecnologia - CONECTE. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; MELO, N.. Progressão Funcional-José Rildo Moura. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comissão Organizadora Estadual COE. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultora Ad Hoc PIBIC-UNEAL. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultora Ad Hoc PIBIC-UFAL. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliadora de Trabalho- I Seminário Acadêmico de Geografia. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comissão cientifica do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos. 2013. Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

LIMA, R. C. A. .. Avaliadora I Seminário Acadêmico de Geografia - CONAGEO. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; SILVA, A. P. L.; Moura, J.R.O.. Banca Examinadora para seleção de Monitoria. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; SILVA, A. P. L.; Moura, J.R.O.. Banca Examinadora para seleção de Monitoria. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; AMORIM, E. L. C.; ARAUJO, Lindenberg M.; CORREIA, M. D.; CAFFARO FILHO, R. A.. Avaliação EIA/RIMA-Estaleiro EISA. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Ad Hoc. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador de Trabalhos XIX Simp. Bras. de Recursos Hídricos. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão Funcional-Carlos dos Anjos. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão Funcional-Eliza Pinto de Almeida. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Comissão Científica do VII Encontro Alagoano de Geografia. 2011. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Assessora Científica da FAPEAL, 2009-2011. 2011. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliadora FAPEAL/PROPEP-UNEAL. 2010. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultor Ad Hoc Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-UNEAL. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador Interno Ad Hoc PIBIC - UFAL. 2009.

NASCIMENTO, A. L.;LIMA, R. C. A. .; MOURA, José R.. Avaliação de Seleção para Monitores (Sem Bolsa) - Introdução a Ciência Geográfica. 2009. IGDEMA/UFAL.

NASCIMENTO, A. L.;LIMA, R. C. A. .; MOURA, José R.. Avaliação de Seleção para Monitores (Com Bolsa) - Introdução a Ciência Geográfica. 2009. IGDEMA/UFAL.

ALMEIDA, E. P.; POVOA, C. A.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação de Seleção para Monitores (Com Bolsa) - Metodologia da Pesquisa em Geografia. 2009. IGDEMA/UFAL.

ALMEIDA, E. P.; POVOA, C. A.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação de Seleção para Monitores (Sem Bolsa) - Metodologia da Pesquisa em Geografia. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; STROH, P. Y.. Avaliação de Seleção para Monitores (Com Bolsa) - Projetos Integradores I. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; STROH, P. Y.. Avaliação de Seleção para Monitores (Sem Bolsa) - Projetos Integradores I. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; STROH, P. Y.. Avaliação de Seleção para Monitores (Com Bolsa) - Geologia. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; STROH, P. Y.. Avaliação de Seleção para Monitores (Sem Bolsa) - Geologia. 2009. IGDEMA/UFAL.

LIMA, R. C. A. .. Avaliador externo PROPEP-UNEAL. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.; SANTOS, Cirlene J. S.. Monitoria - Projetos Integradores II. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; ANJOS, C. A. M.. Monitoria - Geologia - Com Bolsa. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; ANJOS, C. A. M.. Monitoria - Geologia - Sem Bolsa. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

NICACIO, Rosilene M.; CHAVES, J. G.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação de Trabalhos Científicos. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

CHAVES, J. G.; MOURA, José R.; FERREIRA NETO, J. V.; MEDEIROS, P. R. P.;LIMA, R. C. A. .; ANDRADE, Umbelino. O.. Avaliação de Trabalhos Científicos. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

NASCIMENTO, A. L.; MARISCO, L. M. O.;LIMA, R. C. A. .. Avaliação do Processo de Progressão de Professor. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Consultor Interno ad hoc. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Projeto Social para Captação de Água e Desenvolvimento de Culturas Agrícolas no Município de Arapiraca/AL. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Uso de Sensoriamento Remoto e Métdos Analíticos na Estimativa de Recarga de Aquíferos. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Transparência de Nutrientes e Metais Pesados na Interação Continente - Oceano em Cinco Bacias do Litoral Sudeste e Nordeste Brasileiro. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Ad Hoc PPSUS -FAPEAL. 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

ANJOS, C. A. M.; BARROSO, C. M. R.;LIMA, R. C. A. .. Monitoria - Geologia. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

ANJOS, C. A. M.; BARROSO, C. M. R.;LIMA, R. C. A. .. Monitoria - Geologia. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .. Fiscalização Preventiva Integrada no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. 2006. CREA-AL.

LIMA, R. C. A. .; CALADO, T. C. S.; SUGLIANO, G. O. S.. Curso de Especialização. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; FERREIRA NETO, J. V.. Monitoria. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. Monitoria. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; Barboza,M.G.. Análise da Proposta de Manejo da APA de Santa Rita. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; FERREIRA NETO, J. V.; ANJOS, C. A. M.. Progressão Funcional-Carlos Maurício Rocha Barroso. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; ANJOS, C. A. M.; BARROSO, C. M. R.. Progressão Funcional - José Rildo de Oliveira Moura. 2004. Universidade Federal de Alaoas.

LIMA, R. C. A. .; BARROSO, C. M. R.; ANJOS, C. A. M.. Monitoria. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; ANJOS, C. A. M.; BARROSO, C. M. R.. Monitoria. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

CALHEIROS, S. Q. C.;LIMA, R. C. A. .; NASCIMENTO, A. L.. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, R. C. A. .; Barreto, A.M.F.; Bezerra, F.H.R.. Comissão Técno- Científica. 2003. Universisdade Federal de Pernambuco.

LIMA, R. C. A. .; RAMOS, V. A.; OLIVEIRA, M. R.. Relatório de Progressão Funcional. 1998. Universidade Federal de Alaoas.

LIMA, R. C. A. .; RAMOS, V. A.; OLIVEIRA, M. R.. Progressão Funcional. 1998. Universidade Federal de Alaoas.

Orientou

Mariana Lessa Pinheiro de Almeida

Monitoria; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL - PROGRAD; (Orientador);

Viviane Tavares Silva

Estagio Curricular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; (Orientador);

Jaíne Ribeiro Santos

Estagio Curricular; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Raquel Lourenço da Silva

Mineração de Agragados para Construção Civil Frente a Expansão Urbana: Relação Entre Atividade e Impacto Causadores; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Raquel Lourenço da Silva

ANÁLISE SISTÊMICA DA ESPACIALIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DE UMA MINERADORA; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

MORFODINÂMICA E CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL NA PLANÍCIE COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTOLÓGICA E GEOAMBIENTAL NO SISTEMA ESTUARINO LAGUNAR JEQUIÁ; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Vulnerabilidade a Inundações nas àreas Urbanas dos Municípios da bacia do Rio Mundaú AL/PE; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

Mofologia das praias de Marechal Deodoro - AL; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verônica Amaral Gurgel

Análise dos Impactos Econômicos e Socioambientais do cultivo de Eucalipto no Estado de Alagoas; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

André Luiz Santos de Albuquerque

Evolução Urbana e Caracterização Geoambiental da Planície Costeira do Município de Paripueira-Alagoas; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kizzi Utizi

Costa dos Corais e la Costa del Comune di Maceió; 2010; Tese (Doutorado em Dottorado) - Universita' Di Ferrara,; Coorientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Zoneamento de risco para a ocupação urbana em Rio Largo-AL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

MIKAEL TIMÓTEO RODRIGUES

Levantamento, atualização e cadastramento de poços,para auxílio dos instrumentos de outorga e gestão das águas subterrâneas na região hidrográfica do rio Pratagy; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Caracterização da Região Hidrográfica do rio Pratagy para uso dos instrumentos de gestão das águas subterrâneas na região metropolitana de Maceió; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

David Christopher Muniz de Amorim

Possibilidades para o desenvolvimento do Geoturismo no Município de Boca da Mata - Alagoas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Olindina Maria Moura da Silva

Perfil e Riscos Ambientais na Reserva Extrativista Marinha da Laguna do Jequiá - Alagoas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Sergio Roberto Moura Leal

Inventário Ecoturístico da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Santa Tereza - Atalaia/AL; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Maria Lúcia Mota Miranda

Diagnòstico da Situação Ambiental ao Longo do Perímetro da Reserva Extrativista Marinha da Laguna do Jequiá - Jequiá da Praia - Alagoas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Aline Mendonça Cavalcante Davino

Caracterização da Qualidade das Águas Subterrâneas e da Produtividade dos Poços Tubulares da Parte Alta do Município de Maceió; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verdja Leite da Silva

Monitoria Ambiental na Cobertura Vegetal e Uso do Solo da Ilha de santa Rita, Alagoas (Brasil), no Período de 1965 a 1995; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Alba Valéria de Oliveira

Estudo da Relação entre o Meio Ambiente e as Doenças no Entorno da reserva Extrativista marinha da Laguna do Jequiá; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Maria José Gomes de Melo

Os Impactos do Turísmo de Eventos em São Miguel dos Campos - Alagoas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geohistória) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Alba Valéria de Oliveira

Zoneamento e Estudo da Relação Entre o Uso Antrópico do Meio Ambiente e a Ocorrências de Doenças Na RESEX de Jequiá da Praia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unida) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Aline Mendonça Cavalcante Davino

Qualidade da Água Subterrânea do Tabuleiro Costeiro da Região de Maceió; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espelialização em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Olindina Maria Moura da Silva

Perfil da bacia Hidrográfica do rio Jequiá; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unida) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

João Lessa de Azevedo Neto

Mapeamento Físico e Uso do Solo Enfocando os Problemas Antrópicos em Parte da Planície Costeira dos Municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio-Alagoas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Augusto de Gusmão e Manuel Messias dos Santos

Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório da Unidade Hidroelétrica de Xingó - UHE, no Trecho Situado na Unidade Demonstrativa de Cultivo de Peixes em Tanques - Rede do Programa Xingó - AL; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Lenilda Ramalho de Figueiredo e Maria do Rosário Maira Ferra

A Educação Ambiental Como Enfoque na Preservação da Caatinga na Estação Ecológica de Xingó; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Santos Silva Júnior

Distribuição das Áreas com registro de Licença para Extração de Argila no Estado de Alagoas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Erick Phelipe Ramos Dos Santos

DINÂMICA DE ALTERAÇÕES DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE MARAGOGI-AL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas Alves de Melo

EVOLUÇÃO URBANA E VULNERABILIDADE DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ - AL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Heverton Henrique Nascimento Silva

CLASSIFICAÇÃO GRANULOMÉTRICA DAS PAIAS DE JEQUIÁ E PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA NO POVOADO DE LAGOA AZEDA - LITORAL SUL DE ALAGOAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Heverton Henrique Nascimento Silva

Parâmetros Granulométricos das Praias de Jequiá da Praia - Alagoas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Laura Honório de Oliveira Silva

Riscos Geológicos Urbanos: Estudo de caso do bairro de Santo Amaro em Maceió-Alagoas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Felipe Rosa do Nascimento

Avaliação Geoambiental da Planície Costeira do Município da Barra de Santo Antônio - Alagoas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Larissa Maria Carvalho Oliveira

Levantamento da Exploração Licenciada de rochas e areia utilizados na Construção Civil no estado de Alagoas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade da Praia da Pajuçara e parte da Ponta Verde, Maceió-AL -AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Vulnerabilidade e Evolução Urbana das Praias da Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica - Maceió - AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

MAGDA VALÉRIA DE SOUZA PEREIRA

Parâmetros Granulométricos das Praias da barra de são Miguel - Alagoas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Vulnerabilidade e Evolução Urbana das Praias da Jatiúca, cruz das Almas e Jacarecica - Maceió/AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo do Rio Mundaú - AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Mágda Valéria de Souza Perreira

Parâmetros Granulométricos das Praias da Barra de São Miguel -AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Geiza Thamirys Correia Gomes coorientador

Análise dos Riscos de Contaminação das Águas Subterrâneas no Cinturão Verde de Arapiraca coorientadora; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Djanira Maria da Silva

As Implicações Antrópicas no Bioma Caatinga no Município de Piranhas - AL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Juliana Fortunato de Araújo, Kahoma Cristina de Melo Freitas

Contribuição dos residuos sólidos gerados no IGDEMA, para a cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Nunes de Aquino, Juliana Vieira Machado

Degradação do meio físico e impactos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Jacarecica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Elton Angelo Capela da Silva

Destinação dos Residuos Sólidos no IGDEMA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verônica Amaral Gurgel

As modificações socioeconomicas e ambientais no Município de Craíbas a partir da implantação da mineradora Vale Verde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Laura Andreia Nascimento Gonçalves da Silva

Condições do sanemento básico na área urbana no Município de Penedo-AL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Nicolas Alexandre Gama

Mapeamento Geoambiental nas áreas urbanas dos municípios ao Longo da Região Hidrográfica do rio paraíba do Meio em Alagoas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marianna Luna Souza Rivetti

Análise da Vulnerabilidade e Risco de contaminação dos Aquíferos na Região Metropolitana de Maceió; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Análise Temporal da balneabilidade das Praias Alagoanas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Estudo dos Sedimentos que Atapetam o Sistema Lagunar Mundaú; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Micael Timótio Rodrigues

Avaliação do Volume dos Sedimentos Remanejados da Praia da Pajuçara; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Michelly Moura Eugenio Alves, Paulianne Roberto Cursino dos

Degradação no Rio São Miguel pela influência do Município de São Miguel dos Campos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Caracterização Morfodinâmica e Vulnerabilidade das Praias do Município da Barra de Santo Antônio - Alagoas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Augusto Cezar Lessa Cavalcante

Caracterização Socioeconômica das Comunidades de Pescadores do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Angela Maria Palmeira

Aspectos Socioeconômicos das Comunidades Pesqueiras da Laguna Manguabaa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Andreia Luiza Alves

Caracterização Sedimentológica dos sedimentos de Fundo da Enseada da Praia de Paripueira -AL; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Maria Leticia Epifânio de Lima

Estudo dos Sedimentos que Atapetam o Sistema lagunar Jequiá e Seu Canal; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Heverton Henrique Nascimento Silva

Parâmetros Granulométricos das Praias do Município de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anna Alice Tenório Lins Bonfim

Vulnerabilidade das Praias do Município de Jequiá da Praia-Alagoas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcos Vinícius da Silva Santos

TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA PRAIA DA PAJUÇARA, MACEIÓ - AL; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

PIETRA MARIA ALCANTARA PEREIRA

VULNERABILIDADE DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ ? ALAGOAS; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas de Melo

Evolução Urbana e Mapeamento geoambiental da planície costeira da Praia da Pajuçara; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

JALAN BARBOSA MENESES

Levantamentos para o Planejamento, Gestão e Disciplinamento da Zona Costeira do Estado de Alagoas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Matheus de Souza Santos

Estudo da Erosão Marinha das Praias de Marechal Deodoro -AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Lucas Henrique Silva

Vulnerabilidade das Praias de Marechal Deodoro-Alagoas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida

Parâmetros Granulométricos das Praias de Marechal deodoro - Alagoas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

HELOIZE MARIA DO NASCIMENTO SANTOS

Evolução Urbana e Mapeamento Geoambiental da Planície Costeira de Marechal Deodoro - AL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Vulnerabilidade das Praias da Barra de Santo Antônio - AL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, ufal-propep; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Felipe Rosa do Nascimento

Parâmetros granulomêtricos das Praias da Barra de São Miguel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kedyna Luana tavares Bezerra

Estudo da Erosão Marinha das Prais da Barra de Santo Antônio - Al; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

Estudo da erosão marinha da praia da Pajuçara, Maceió-AL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, ufal-propep; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kedynna Luanna Tavares Bezerra

Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias de Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Vulnerabilidade das Praias de Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

KEDYNA LUANNA TAVARES BEZERRA

ESTUDO DA EROSÃO MARINHA DAS PRAIAS DE JATIÚCA, CRUZ DAS ALMAS E JACARECICA- MACEIÓ-AL; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

VULNERABILIDADE DAS PRAIAS DE JATIÚCA, CRUZ DAS ALMAS E JACARECICA ? ALAGOAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Estudo da Erosão Marinha da Praia da Pajuçara, Maceió-AL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, ufal-propep; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Dinâmica sedimentar Atual da Praia da Pajuçara; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ufal-propep; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Vulnerabilidade da Praia da Pajuçara; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, ufal-propep; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade das Praias do Litoral do Município de Maceió-AL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Poline Cíntia Amorim de Barros

Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade das Praias do Litoral do Município de Maceió-AL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade das Praias do Pontal da Barra, Municipio de Maceió; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Nicolas Alexandre Gama

Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade da Praia do Saco da Pedra no Município de Marechal Deodoro; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Davi Nascimento Ferreira

Diagnóstico do Setor Mineral do Estado de Alagoas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Diego Marques Araújo

Levantamento dos Campos Petrolíferos no Estado de Alagoas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Nicolas Alexandre Gama

Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade das Praias do Município de Paripueira; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Nicolas Alexandre Gama

Modernização e manutenção da rede de Monitoramento Hidrometeorológica do estado de alagoas, Visando a Prevenção de desastres Naturais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Modernização e manutenção da rede de Monitoramento Hidrometeorológica do estado de alagoas, Visando a Preservação de desastres naturais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verônica Amaral Gurgel

Modernização e Manutenção da Rede de Monitoramento Hidrometeorológica do Estado de Alagoas, Visando à Prevenção de Desastres Naturais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Lucas Vinícius Oliveira Sandes

Modernização e Manutenção da Rede de Monitoramento Hidrometeorológica do Estado de Alagoas, Visando à Prevenção de Desastres Naturais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Instrumentos de Gestão para as Águas Subterrâneas na Região Hidrográfica do Rio Pratagy; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rafael Oliveira Silva

Integração dos Instrumentos de outorga, enquadramento e cobrança para gestão das águas subterrâneas na Região Hidrográfica do Rio Pratagy; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Leonardo Correia de Araújo

Integração dos Instrumentos de outorga, enquadramento e cobrança para gestão das águas subterrâneas na Região Hidrográfica do Rio Pratagy; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Morfodinâmica Praial e Avaliação do Volume do Sedimentos Remanejados das Praias da Pajuçara e Ponta Verde; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Integração dos Instrumentos de Outorga, Enquadramento e Cobrança para a Gestão das Águas Subterrâneas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

MIKAEL TIMÓTEO RODRIGUES

Integração dos Instrumentos de Outorga, Enquadrameento e Cobrança Para a Gestão das Ágaus Subterrâneas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Mofodinâmica Praial e Avaliação do Volume dos sedimentos Remanejados da Praia da Pajuçara; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Estudo dos Sedimentos que Atapetam o Sistema Lagunar Mandaú; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Márcio sampaio de Lima

Morfologia Praial e Avaliação do Volume de sedimentos Remanejados das Praias de Pajuçara e Ponta Verde; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

André Meira Gontijo

Variações da Linha de Costa a Curto Prazo e Vulnerabilidade das Praias do Município de Marechal Deodoro - AL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias do Município de Barra de Santo Antônio; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias do Município de Barra de Santo Antônio; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Variações Morfodinâmicas das Praias do Litoral Norte de Municípi de Maceió; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ana Cláudia F

S; Alves; Variações Morfológicas das Praias do Litoral Norte do Município de Maceió; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Carlos Alberto Inacio da Silva

Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias do Município da barra de São Miguel; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias do Município da Barra de Santo Antônio; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Cristiane da Costa Silva

Variações Morfodinâmicas e Vulnerabilidade das Praias do Litoral Norte do Município de Maceió - AL; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

Variações Morfodinâmicas e Vulnerabilidade das Praias do Litoral Norte do Município de Maceió-AL; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Renata Peixoto Calheiros

Zoneamento Hidroquímico e Condições Sanitárias do Aquífero Barreiras em Maceió; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ana Cláudia Fernandes da Silva

Variações Morfodinâmicas e Vulmerabilidade das Praias do Litoral Norte de maceió -AL; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

André Luiz Santos de Albuquerque

Morfologia e Sedimentologia das Praias do Município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Alba Rocha Gama

Utilização dos Parâmetros granulométricos e Hidrogeológicos na Caracterização da Praia de Paripueira - Alagoas; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

ADALBERTO DA SILVA SANTOS

Utilização dos Parâmetros Granulométricos e Hidrogeológicos na Caracterização da Praia de Paripueira - Alagoas; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alaoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rayane dos Santos Silva

Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas Alves de Melo

Orientação de Estágio Obrigatório; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Companhia de saneamento de AL; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Beatriz Sampaio Almeida

Estágio Curricular; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - AL, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

PIETRA MARIA ALCANTARA PEREIRA

Monitoria; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

HEITOR BARBOSA OLIVEIRA

Monitoria; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Beatriz Sampaio Almeida

estágio Obrigatório - Cadastramento de poços tubulares; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas Alves de Melo

estágio Obrigatório - Cadastramento de poços tubulares CASAL; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Companhia de água e saneamento de AL; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Flávia Fernanda Santos Gomes

Estágio Curricular; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Jaíne Ribeiro da Silva

Orientação de estágio; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Beatriz Sampaio Almeida

Estágio Curricular; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas de Melo

O Conhecimento Geológico e Suas Aplicações nas Engenharias; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Sandrielly Lino da Silva

O Conhecimento Geológico e Suas Aplicações nas Engenharias; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Geologia e Meio Ambiente; 2020; Orientação de outra natureza; (Mestrado PPGG) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Mikie Dhavid Andrade Torres

Estágio; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Raquel Lourenço da Silva

Mineração e Meio Ambiente; 2020; Orientação de outra natureza; (Mestrado PPGG) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas de Melo

Monitoria PLE; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

PIETRA MARIA ALCANTARA PEREIRA

Monitoria PLE; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rayane dos Santos Silva

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Sandrielly Lino da Silva

monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Victor Emanuel Barros de Melo

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Pedro Augusto Vieira Barbosa

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Gabriela Jatobá de Souza

monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Thamires Sandrelle Costa Rodrigues

Monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Felipe Rosa do Nascimento

estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

MAGDA VALÉRIA DE SOUZA PEREIRA

estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Heverton Henrique Nascimento Silva

monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rodrigo Granja Alencar

monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Elizabeth Maria Acccioly Laranjeiras

monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Maria Helena Montenegro

monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Santos Silva Júnior

Levantamentos das Áreas Licenciadas Para Exolotação de Argilas; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Alexia Ferreira Morais

Levantamentos das Áreas Licenciadas Para Exolotação de Argilas; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Loran Peres da Silva

Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas Alves de Melo

Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Geiza Thamirys Correia Gomes

Verificação a Análise de risco das Águas Subterrâneas na bacia do tabuleiro dos Martins, Maceió-AL; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Mágda Valéria de Souza Perreira

monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Felipe Rosa do Nascimento

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia -CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL no período (agosto 2016-julho 2017); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, PROCCAEX; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Heverton Henrique Nascimento Silva

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia -CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL no período (agosto 2016-julho 2017); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, PROCCAEX; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

JALAN BARBOSA MENESES

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia -CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL no período (agosto 2016-julho 2017); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Odete Thais Freitas Alves de Melo

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia -CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL no período (agosto 2016-julho 2017); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Mariana Barros Dlumou

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Flávia Fernanda Santos Gomes

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

BÁRBARA DE LIMA WANDERLEY

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Mayres Lane Pequeno dos Santos Silva

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Leonardo Garcia de Albuquerque Santana

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Júlio César da Silva Oliveira

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Bruno Manuel Gomes Pereira

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Maria Helena Montenegro Alencar Leite França

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Rodrigo Valeriano da Silva

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Bruno Correia Moura

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Eduardo Barbosa da Silva

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ewerton Lopes De Mello

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Santos Silva Júnior

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rafaela Alves da Silva

Orientação Acadêmica (PROA); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Walnia Daysiane Medeiros Brito

Levantamento dos Agregados Para Construção Civil em Alagoas; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Clyvia Roberta Gomes de Souza

Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

MAGDA VALÉRIA DE SOUZA PEREIRA

Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Elina Wanessa

Coleta Seletiva solidária e Educação Ambiental no Centro de Tecnologia da UFAL; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL-PIBIP-AÇÃO; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Magda Valéria de Souza

monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Lucas Oliveira Correia Silva

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia-CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL-PIBIP-AÇÃO; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anthony Teixeira de Castro Heliodoro

A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia-CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL-PIBIP-AÇÃO; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Arthur C S

Lima, João V; A Lira,Ítalo Barbalho, Pedro Brandã; O Conhecimento Geológico e Suas Aplicações na Engenharia Civil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Élida Monique da Costa Santos Cardoso

monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Leila Costa de Barros

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL - PROGRAD; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Aerton de Andrade Bezerra

Estágio curricular Obrigatório II; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kahoma Cristina de Melo Freitas

Estágio Curricular Obrigatório; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Djanira Maria da Silva

Estágio Curricular Obrigatório; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Juliana Fortunato de Araújo

Estágio Curricular Obrigatório; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Aerton de Andrade Bezerra

estágio no LGCA; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Élida Monique da Costa Santos Cardoso

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Leandro Fernandes Santos

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kahoma Cristina de Melo Freitas

Estágio Curricular Obrigatório III; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Djanira Maria da Silva

Estágio Curricular Obrigatório III; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Juliana Fortunato de Araújo

Estágio Curricular Obrigatório III; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Aerton de Andrade Bezerra

Estágio curricular Obrigatório I; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Thiago José da Silva Almeida

Estágio curricular Obrigatório I; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Claudio Ary Alves Torres Filho

Estágio Curricular Obrigatório I; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Élida Monique da Costa Santos Cardoso

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Anderson dos Santos Ramos

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Leandro Fernandes Santos

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verônica Amaral Gurguel

Estágio Curricular Obrigatório III; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Djanira Maria da Silva

Estágio curricular Obrigatório II; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José Leandro Fernandes dos Santos

Estágio Curricular Obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Juliana Fortunado de araújo

Estágio Curricular Obrigatório I; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

José L

Fernandes; Juliana Araújo, Djanira Silva; Destinação dos Resíduos Sólidos no Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, IGDEMA - UFAL; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Jairy Demésio dos Santos

Dados Preliminares da Exploração Turística do Patrimônio Histórico da Rua Sá Albuquerque no Bairro de Jaraguá - Maceió-AL; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Kahoma Cristina de Melo Freitas

Estágio Curricular Obrigatório II; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ulliane Emanuelle Guimarães Couto

Estágio Curricular Obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ariane Amélia Lacerda da Silva

Estágio Curricular Obrigatório III; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Djanira Maria da Silva

Estágio curricular Obrigatório I; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Verônica Amaral Gurgel

Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ariane Lacerda

Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Avaliação dos possíveis pontos de contaminação na região hidrográfica do Pratagy, município de Maceió/AL; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Nicolas Alexandre Gama

Atualização do cadastro de poços da SEMARH; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Agrimensura) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Luciano Lopes Lima

Atualização Cartográfica da SEMARH; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em geografia) - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - AL; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rafael Oliveira Silva

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Monitoria - Geologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Leonardo Correia de Araújo

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Élvis William Miranda Gomes

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Juarez Vicente de Oliveira Filho

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rafael Oliveira Silva

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Monitoria - Geologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Monitoria - Projetos Integradores; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Benício Emanoel Omena Monte

Estágio Curricular Obrigatório; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Roberta Juliany Maurício dos Santos

Monitoria em Geologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Rafael Oliveira Silva

Monitoria - Projetos Integradores; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Guilherme Milesi

monitoria; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Diego José Ramalho Pimentel da Silva

Ocorrências Minerais do Estado de Algoas; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Elisângela dos Santos Barros

Estudo Sedimentológico das areias das praias da Barra de Santo Antônio; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Jeilson Lima Vieira

Estudo Sedimentológico das areias das praias da Barra de Santo Antônio; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Diego José Ramalho Pimentel da Silva

Cadastramento das Ocorrências Minerais do Estado de Alagoas; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Guilherme Milesi

Monitoria; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alaoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Tárcio Robert Amâncio da Silva

Estagiário; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Marcio Sampaio Lima

monitoria; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Guilherme Milesi

monitoria; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Ana Paula Lopes da Silva

Análise Ambiental de municípios por geoprocessamento; 1995; Orientação de outra natureza; (Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rochana Campos de Andrade Lima Santos;

Produções bibliográficas

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . ; SALOMON, K. R. . AVALIAÇÕES DE IMPACTOS NAS IMPLANTAÇÕES DO CULTIVO DO EUCALIPTO NA MESORREGIÃO LESTE DO ESTADO DE ALAGOAS. REVISTA DE GEOGRAFIA , v. 37, p. 262, 2020.

  • FABIN, C. E. G. O. ; ARRUDA, S. D. D. ; VAZ MANSO, VALDIR DO AMARAL ; LIMA, R. C. A. . . Balanço Sedimentar da Baía de Suape (PE) entre os Anos de 1994 e 2007: Consequências Ambientais. ANUÁRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (UFRJ. IMPRESSO) , v. 43, p. 98-109, 2020.

  • ROCHA DE CARVALHO ALMEIDA, HENRIQUE RAVI ; VAZ MANSO, VALDIR DO AMARAL ; DE ANDRADE LIMA, ROCHANA CAMPOS ; FONSECA DA SILVA, DJANE . Mapping of the retrogradation and coastal vulnerability of the seashore at Barra de São Miguel County, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 7, p. 397-413, 2019.

  • LEAL, S. R. M. ; LIMA, R. C. A. . ; CALADO, T. C. S. . Inventário Ecoturístico da Reserva Particular (RPPN0 Fazenda Santa Tereza, Atalaia,Alagoas. Revista Nordestina de Ecoturismo , v. 3, p. 33, 2008.

  • SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA NETO, J. V. ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. . Contexto Estrutural na hidrogeologia em área do Tabuleiro do Martins - Maceió/Al. Boletim de Estudos de Ciências do Mar , Maceió, v. 11, p. 233-244, 2003.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Erosão e Progradação da linha de costa nas praias de Cruz das Almas, Jacarecica e guaxuma - Litoral norte de Maceió. Boletim de Estudos de Ciências do Mar , Maceió, v. 11, p. 213-231, 2003.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. . Estudo Sedimentológico e Principais Agentes de Impactos no Sistema Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba. Mangrove 2000, Recife, 2000.

  • CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. . ; SANTOS, R. J. Q. . Custo da Água Subterrânea na Região Metropolitana de Maceió - AL. Revista de Geociências, Maceió, v. 6, p. 5-18, 1995.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; CAVALCANTE, A. T. . Distribuição da Matéria Orgânica nos sedimentos de Fundo no Complexo Estuarini Lagunar Mundaú/Manguaba. Revista de Geociências, v. 6, p. 99-106, 1994.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. . Modelo Evolutivo do Sistema Estuarino lagunar Mundaú - Manguaba. Bolet. Estud. Cênc. do Mar, Maceió, v. 10, p. 139-154, 1988.

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . ; SALOMON, K. R. . Avaliações de Impactos Ambientais Causados pela Eucaliptocultura na Mesorregião Leste do estado de Alagoas. 4. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2019. v. Livro3. 110 a 121p .

  • LIMA, R. C. A. . . Variações da Linha de Costa de Maceió-AL, Associada ao Grau de desenvolvimento Urbano, Obras Costeiras e Ambiência. 4. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2019. v. 2. 687-697p .

  • SILVA, L. H. O. ; LIMA, R. C. A. . . Avanço Temporal dos Riscos Geológicos Urbanos no Bairro de Santo Amaro, Maceió-Alagoas. 4. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2019. v. 1. 824-836p .

  • SILVA FILHO, P. S. L. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA, I. V. L. . Gestão de Resíduos Sólidos, A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no CTEC para a Cooperativa de Reciclagem de Alagoas- COOPREL(2014-2015). 1. ed. Ponta Grossa: ATENA, 2019. v. 1. 10p .

  • TENORIO, D. A. ; DANTAS, C. L. ; LIMA, R. C. A. . . Rio São Francisco das Alagoas- Memórias , Histórias, Lendas, Terra e Gente. 1. ed. Brasília: Senado Federal, 2011. v. 162. 217p .

  • TENORIO, D. A. ; LIMA, R. C. A. . ; PERICLES, C. . Municípios Alagoanos. 2°. ed. Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2008. 333p .

  • LIMA, R. C. A. . ; BEZERRA, K. L. T. ; SILVA, L. H. ; SANTOS, M. S. . Levantamentos Para o Planejamento, Gestão e Disciplinamento da Zona Costeira do Município de Marechal Deodoro-Alagoas. In: Giovanni seabra. (Org.). Educação Ambiental - cenários atuais da saúde ambiental e humana. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2020, v. 2, p. 1072-1082.

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. ; NASCIMENTO, F. R. . Zoneamento Geoambiental da Planície Costeira do Município de Marechal Deodoro - Alagoas. In: Giovanni seabra. (Org.). Educação Ambiental - cenários atuais da saúde ambiental e humana. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2020, v. 2, p. 1060-1071.

  • SOUZA, C. R. G. ; BEZERRA, K. L. T. ; SILVA, L. H. ; LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade das Praias da Barra de Santo Antônio - Alagoas. In: Giovanni seabra. (Org.). Educação Ambiental - cenários atuais da saúde ambiental e humana. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2020, v. 2, p. 1051-1059.

  • SILVA JUNIOR, J. S. ; MORAIS, A. F. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamentos das Áreas Licenciadas de Exploração de Argila no Estado de Alagoas. In: Thaise Ribeiro luz. (Org.). Coletânea de Engenharia de Produção. 1ed.Itajubá: Kreatik, 2020, v. 1, p. 116-125.

  • MELO, O. ; SILVA, S. L. ; FREIRE, C. C. ; GOMES, G. T. C. ; LIMA, R. C. A. . . O Conhecimento geológico e Suas Aplicações nas Engenharias. In: Bruno Ferreira; Cristina Barros araujo; Márcio da Silva; Roberta ferreira; Suzana Oliveira;tamires meneses; Willamys silva. (Org.). Monitoria UFAL Connectando Experiências. 1ed.Maceió: Prograd - UFAL, 2020, v. 1, p. 364-368.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . Alagoas o Capital Natural e as Modificações no Meio Ambiente. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação Ambiental: Natureza, biodiversidade e Sociedade. 1ed.João Pessoa: Barlavento, 2017, v. 3, p. 387-397.

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. ; MELO, O. . Estudo da erosão Marinha e Vulnerabilidade das Praias da Pajuçara e Parte da Ponta Verde, Maceió-AL. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação Ambiental: Biomas, Paisagens e o Saber Ambiental. 1ed.João Pessoa: Barlavento, 2017, v. 1, p. 601-612.

  • NASCIMENTO, F. R. ; LIMA, R. C. A. . ; SANTOS, C. K. A. ; SILVA, H. H. N. . A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia - CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas - COOPREL. Educação Ambiental: Biomas, Paisagens e o Saber Ambiental. 1ed.João Pessoa: Barlavente, 2017, v. 1, p. 925-936.

  • LIMA, R. C. A. . ; COSTA, J. A. ; OLIVEIRA, M. R. ; GURGEL, V. A. ; BEZERRA, K. L. T. . Alagoas 200 Anos-Geografia-OEspaço e a Gente de Alagoas. In: Carlos Alberto Mendonça; Leonardo Simões. (Org.). Alagoas 200 Anos. 1ed.Maceió: IAM, 2017, v. 1, p. 202-222.

  • ALBUQUEQUE, A. L. S. ; LIMA, R. C. A. . . Caracterização Geoambiental do Município de Paripueira. In: Giovanni Seabra. (Org.). Caracterização Geoambiental do Município de Paripueira. 1ed.Ituiutaba,MG: Barlavento, 2016, v. Vol. I, p. 1206-1317.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; BEZERRA, K. L. T. ; OLIVEIRA, T. L. T. . Desafios e Inovação no Meio Ambiente Urbano - Maceió-Alagoas uma visão de Cidade: O Capital natural,desafios e Inovações no Meio Ambiente Urbano. In: Giovanni Seabra. (Org.). Maceió-Alagoas uma visão de Cidade: O Capital natural,desafios e Inovações no Meio Ambiente Urbano. 1ed.Ituiutaba -MG: Barlavento, 2016, v. Vol.II, p. 1457-1467.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; COSTA, J. A. ; RAMOS, A. S. ; SOUZA, C. R. G. ; OLIVEIRA, T. L. T. . Maceió Duzentos Anos - geografia. Maceió Duzentos Anos. 1ed.Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2015, v. , p. 152-195.

  • LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade a erosão, uso e ocupação na praia da Pajuçara, Maceió-AL. Atmosfera & Sociedade. 3ed.Maceió: EDUFAL, 2013, v. 3, p. 21-28.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; COSTA, J. A. ; SANTOS, R. J. Q. ; MONTE, B. E. O. ; RAMOS, A. S. . Municípios Alagoanos. In: Leonardo Simoes; Cícero Péricles de Carvalho; Douglas Apratto Tenório; Rochana Campos de Andrade Lima; Cármen Lúcia Dantas; Ivone Santos; José Ronaldo; Hamilton Cruz da Silva; Claudemir Mota. (Org.). Enciclopédia Municípios de Alagoas. 3ed.Maceió: OAM, 2012, v. , p. 1-539.

  • LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade da linha de costa do litoral norte de Maceió: sugestões para gestão. In: José Clênio Ferreira de Oliveira. (Org.). Atmosfera e Sociedade (aspectos Multi e interdisciplinares da Meteorologia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2011, v. 2, p. 167-180.

  • LIMA, R. C. A. . ; COSTA, J. A. ; OLIVEIRA, M. R. ; SANTOS, R. J. Q. ; MONTE, B. E. O. . O Rio São Francisco em Alagoas. In: José clênio Ferreira de Oliveira. (Org.). Atmosfera e Sociedade (aspectos Multi e Interdisciplinares da meteorologia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2011, v. 2, p. 189-205.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . A Educação Ambiental como Elemento do Conhecimento do espaço geográfico nas Regiões Hidrográficas do Mundaú e do CELMM -AL. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental:Responsabilidade para Conservação da Sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 1501-1506.

  • LIMA, R. C. A. . ; SILVA, A. P. L. ; Silva . Destinação dos resíduos Sólidos no Instituto de geografia desenvolvimento e Meio Ambiente, IGDEMA-UFAL. In: Giovanni Seabra, Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: Responsabilidade para Conservação da Sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 786-792.

  • ARAÚJO, T. C. M. ; LIMA, R. C. A. . ; SEOANE, J. C. S. ; MANSO, V. A. V. . Alagoas. In: Dieter Muehe. (Org.). Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro. Brasilia: Ministerio do Meio Ambiente, 2006, v. , p. 197-212.

  • LIMA, R. C. A. . ; TENORIO, D. A. ; PERICLES, C. . Municipios Alagoanos. In: Organização Arnon de Melo. (Org.). Municpios Alagoanos. 1°ed.Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006, v. , p. 1-333.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Estudo Sedimentológico, geológico e das unidades Geoambientais do Sistema Lagunar Mundaú. In: Lindemberg Medeiros de Araújo. (Org.). Geografia Espaço, Tempo e Planejamento. Maceió: EDUFAL, 2004, v. , p. 269-289.

  • LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Dinâmica de sedimentação dos campos de dunas costeiras ativas associadas à desembocadura do rio São Francisco-Pontal do Miaí - Pontal da Barra - litoral sul do Estado de Alagoas. In: Lindemberg Medeiros de araújo. (Org.). Geografia Espaço, Tempo e Planejamento. Maceió: EDUFAL, 2004, v. , p. 291-303.

  • SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA NETO, J. V. . A geomorfologia do Tabuleiro como consequência do neotectonismo. In: Lindemberg Medeiros de araújo. (Org.). Geografia Espaço,Tempo e Planejamento. Maceió: EDUFAL, 2004, v. , p. 255-268.

  • FERREIRA NETO, J. V. ; SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . . Os recursos hídricos da área do tabuleiro do Martins - Maceió/Al. In: Lindemberg. (Org.). Geografia Espaço, Tempo e Planejamento. Maceió: EDUFAL, 2004, v. , p. 231-254.

  • SILVA JUNIOR, J. S. ; MORAIS, A. F. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamentos das áreas Licenciadas de Exploração de Argila no Estado de Alagoas. In: VI Semana de Engenharia SEMENGE, 2019, Delmiro Gouveia. SEMENGE. UFAL: UFAL, 2019. v. 1. p. T5.

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . . Transformações Socioeconômicas e Ambientais Ocasionadas Pelo Cultivo do Eucalipto na Mesorregião Leste do Estado de Alagoas. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento. Porto Alegre: ENANPEGE, 2017. v. 1. p. 13431-13442.

  • Albuquerque, A.L.dos.S. ; LIMA, R. C. A. . . Caracterização Geoambiental do Município de Paripueira-Alagoas. In: VI Congresso Nacional de Educação Ambiental & VI Encontro Nordestino de Biogeografia, 2016, João Pessoa. VI Congresso Nacional de Educação Ambiental & VI Encontro Nordestino de Biogeografia, 2016.

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . . Potencialidades e perspectivas de Extração Mineral no Agreste Alagoano: O Caso da Mineradora Vale Verde em Craíbas -AL. In: 4 GeoALAGOAS, 2016, Maceió. 4 GeoAlagoas - Simpósio sobre as geotecnologias e geoinformação no Estado de Alagoas, 2016.

  • OLIVEIRA, L. M. C. ; MEDEIROS, W. D. S. ; SANTOS, L. M. ; LIMA, R. C. A. . . Distribuição da Exploração de Agregados Minerais e Materiais Licenciados Utilizados na Construção Civil nas Mesorregiões Agreste e Leste do Estado de Alagoas. In: 4 GeoAlagoas, 2016, Maceió. 4 GeoAlagoas. Maceió, 2016.

  • FERREIRA, R. V. ; MARIANO, G. ; LIMA, R. C. A. . ; SCHOBBENHAUS, C. . Inventário do Patrimônio Geológico e geomorfológico para a criação do Geoparque Cânion do Rio São Francisco, Brasil. In: III GeoBRheritage, III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2015, Lençóis-BA. III GeoBRheritage, III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2015. p. 304-308.

  • LOPES, E. W. R. ; HELIODORO, A. T. C. ; SILVA, L. O. C. ; SILVA FILHO, P. S. L. ; LIMA, R. C. A. . . Coleta Seletiva Solidária no Centro de Tecnologia da UFAL, Campus A. C. Simões. In: IX Congresso de Engenharia, Ciências e Tecnologia - CONECTE, 2015, Maceió. CONECTE 2015, 2015.

  • SILVA, L. O. C. ; SILVA FILHO, P. S. L. ; ZAIDAN, D. I. O. L. ; FERREIRA, I. V. L. ; LIMA, R. C. A. . . Coleta seletiva Solidária no CTEC-UFAL: Resultados Preliminares. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnológia - CAIITE 2015, 2015, Maceió. CAIITE 2015, 2015.

  • HELIODORO, A. T. C. ; LOPES, E. W. R. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA, I. V. L. . Coleta Seletiva Solidária e Educação do Ambiental do CTEC: Avaliação Preliminar da Participação do Corpo Discente. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE, 2015, Maceió. CAIITE, 2015.

  • LIMA, R. C. A. . ; SILVA, A. P. L. ; Moura, J.R.O. ; SANTOS, J. L. F. ; ARAUJO, J. F. . Destinação dos Resíduos Sólidos no Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, IGDEMA-UFAL. In: III Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012, Feira de Santana. # CNEU - Congresso Nordestino de Extensão Universitária: Cultura, Diversidade e Identidade: O Papel da Extensão. Feira de Santana: UFS, 2012.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . A Educação Ambiental Como Elemento do Conhecimento do espaço geográfico nas Regiões hidrográficas do Mundaú e do CELMM - AL. In: II Congresso nacional de Educação Ambiental, 2011, João Pessoa. II Congresso nacional de Educação Ambiental. João Pessoa, 2011.

  • MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Análise Temporal da balneabilidade das Praias do Município de Maragogi. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Maceió: ABRH, 2011.

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; SILVA, A. P. L. . Destinação dos Resíduos Sólidos no Instituto de Geografia desenvolvimento e Meio Ambiente, IGDEMA-UFAL. In: CNEA, 2011, João Pessoa. Educação Ambiental: Responsabilidade para Conservação da Sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011. v. 2. p. 786-792.

  • LIMA, R. C. A. . ; MONTE, B. E. O. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Aspectos da Evolução de Parte da Paisagem litorânea do Município de Maceió. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2010, Recife. VIII SINAGEO. Recife: UFPE, 2010.

  • LIMA, R. C. A. . ; COSTA, J. A. ; OLIVEIRA, M. R. ; SANTOS, R. J. Q. . O Rio São Francisco em Alagoas. In: Encontro Internacional Geografia: Tradições e Perspectivas, 2008, São Paulo. Encontro Internacional Geografia: Tradições e Perspectivas. São Paulo: USP, 2008.

  • Suguio, K. ; Barreto, A.M.F. ; Bezerra, F.H. R. ; LIMA, R. C. A. . ; PESSENDA, L. C. R. . Idades ao radiocarbono de Prováveis sambaquis do Litoral Nordeste Brasileiro. In: IX Congresso da Associação Brasileira de estudos do Quaternário e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da zona Costeira dos Países de expressão Portuguesa, 2003, Recife. Anais IX Congresso da Associação Brasileira de estudos do quaternário. Recife: ABEQUA, 2003.

  • LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Morfologia, Uso e Riscos de Ocupação no Litoral Sul Alagoano. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de expressão Portuguesa, 2003, Recife. Anais da ABEQUA. Recife: ABEQUA, 2004.

  • BARBOSA, L. M. ; Lima, C.U. ; LIMA, R. C. A. . ; Albuquerque, A.L.dos.S. . As Variações Morfológicas do Campo de Dunas Ativas Entre Pontal do Peba e a Foz do Rio São Francisco. In: IX Conc. da associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003, Recife. ABEQUA. Recife: ABEQUA, 2004.

  • LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Litoral Sul alagoano de Miaí de cima ao Pontal da Barra: Morfologia, Usos e Riscos. In: VI Simpósio de recursos Hídricos do Nordeste, 2002, Maceió. VI simpósio de recursos Hídricos do Nordeste. Maceió: ABRH, 2002.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Diagnóstico Geoambiental do Sistema Lagunar Mundaú- Alagoas. In: VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2002, Maceió. Anais do VI Símpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Maceió: ABRH, 2002.

  • LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Dinâmica de Sedimentação dos Campos de Dunas Costeiras Ativas Associadas à Desembocadura do Rio São Francisco: Pontal do Miaí/ Pontal da Barra - Litoral Sul do Estado de Aagoas. In: II Encontro Nordestino de Biogeografia, 2001, Maceió. II Encontro Nordestino de Biogeografia. Maceió, 2001.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. . Estudo Sedimentológico e principais agentes de impactos no sistema estuarino lagunar Mundaú-Al. In: Mangrove 2000, 2000, Recife. Mangrove 2000, Sustentabilidade de estuário e Manguezais: desafios e Perspetivas. Recife: UFRPE, 2000.

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; COUTINHO, P. N. . Modelo Evolutivo do Sistema Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. In: Bol. Estud. Cênc. Mar, 1998, Maceió. Boletim de Estudos de Ciências do Mar. Maceió: EDUDAL, 1998. v. 10. p. 139-154.

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; SILVA, A. P. L. . A Geomorfologia de maceió e Área de Influencia para Análise Ambiental por Geoprocessamento. In: I Simpósio Nacional de Geomorfologia, 1996, Uberlândia. Sociedade & Natureza. Uberlândia: EDUFU, 1996. v. 15. p. 286-292.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; LIMA, R. C. A. ; SANTOS, R. J. Q. . Recursos Hídricos subterrâneos da região de Paripueira-Alagoas-Brasil. In: III Simpósio de recursos Hídricos do Nosdeste, 1996, Salvador. III simpósio de recursos Hídricos do Nordeste. Salvador: ABRH, 1996. p. 143-150.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. . Custo da Água Subterrânea na Região Metropolitana de Maceió-Al. In: 9 Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e 1 Mercosul de Ágias Subterrâneas, 1995, Curitiba. 9 Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e 1 Mercosul de Águas Subterrâneas. Curitiba: ABAS, 1995. v. 1. p. 14-23.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. . Custo da Água Subterrânea na Região Metropolitana de Maceió-AL. In: Revista de Geociências, 1995, Maceió. Revista de Geociências. Maceip: ADUFAL, 1995. v. 6. p. 5-18.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. ; SANTOS, R. J. Q. . Impactos Ambientais Sobre os Aquíferos na Grande Maceió-Al. In: 8 Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 1994, Recife. 8 Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Recife: ABAS/DNPM/CPRM, 1994. v. 1. p. 190-200.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; LIMA, R. C. A. ; SANTOS, R. J. Q. . Estudo Preliminar da Potencialidade do Aquífero Serrariana Área Sul do Estado de Alagoas. In: 8 Congresso Brasileiro de Água Subterrâneas, 1994, Recife. 8 Congresso brasileiro de Águas Subterrâneas. Recife: ABAS/DNPM/CPRM, 1994. v. 1. p. 447-457.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; SANTOS, R. J. Q. . Distribuição da Matéria Orgânica nos Sedimentos de Fundo no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba. In: Revista de Geociências, 1994, Maceió. Revista de Geociencias. Maceió: ADUFAL, 1994. v. 06. p. 99-107.

  • ALMEIDA, A. L. G. R. ; BEZERRA, K. L. T. ; SANTOS, H. M. N. ; LIMA, M. L. E. ; LIMA, R. C. A. . . Parâmetros Granulométricos dos sedimentos das Praias de Marechal Deodoro-Alagoas-. In: 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 2019, Aracajú. 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 4 Simpósio Sobre o Cráton do São Francisco e Orógenos Marginais. Aracajú: SBG, 2019. v. 1. p. 63-63.

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. ; ALMEIDA, A. L. G. R. ; NASCIMENTO, F. R. ; LIMA, M. L. E. . Parâmetros Granulométricos dos Sedimentos da Praia da Pajuçara e Parte da Ponta Verde, Maceió-Algoas. In: 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 2019, Aracajú. 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 4 Simpósio Sobre o Cráton do São Francisco e Orógenos Marginais. Aracajú: SBG, 2019. v. 1. p. 87-87.

  • SANTOS, H. M. N. ; BEZERRA, K. L. T. ; ALMEIDA, A. L. G. R. ; LIMA, M. L. E. ; LIMA, R. C. A. . . Evolução Urbana e Mapeamento Geoambiental da Planície Costeira de Marechal Deodoro- AL. In: 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 2019, Aracajú. 28 Simpósio de Geologia do Nordeste, 4 Simpósio Sobre o Cráton do São Francisco e Orógenos Marginais. Aracajú: SBG, 2019. v. 1. p. 208-208.

  • BEZERRA, K. L. T. ; SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . . Dinânica Sedimentar das Praias de Jatiúca, Cruz das Alanas e Jacarecica, Maceió/AL. In: 27 simpósio de Geologia do Nordeste, 2017, João Pessoa. 27 simpósio de Geologia do Nordeste. João Pessoa: SBG, 2017. v. 1.

  • FERREIRA, R. V. ; MARIANO, G. ; LIMA, R. C. A. . ; SCHOBBENHAUS, C. . Inventário de Sítios Geológicos e Geomorfológicos para Embasar Proposta de Criação do Geoparque Cânion do Rio São Francisco, BrasilCâ. In: 48 Congresso Brasileiro de Geologia, 2016, Porto Alegre. 48 Congresso Brasileiro de Geologia, 2016.

  • SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . ; BEZERRA, K. L. T. . Vulnerabilidade da Praia de Pajuçara - Alagoas. In: Caiite 2016, 2016, Maceió. Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e tecnologia Caiite 2016. Maceió: ufal, 2016. v. 1. p. 1114-1116.

  • BEZERRA, K. L. T. ; SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo da Erosão Marinha da Praia da Pajuçara,Maceió-AL. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, 2016, Maceió. Caiite 2016. Maceió: ufal, 2016. v. 1. p. 1176-1179.

  • RAMOS, A. S. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Erosão e Vulnerabilidade Costeira no Município de Paripueira - AL. In: CAIITE, 2015, Maceió. Caiite 2015. Maceió: UFAL, 2015.

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Geotecnologias como Subsído para Análise dos Aspectos Físicos das Áreas Urbanas ao Longo do Rio Paraíba do Meio em Alagoas.. In: Geonordeste, 2012, Aracajú. VI GEONORDESTE, 2012.

  • RAMOS, A. S. ; GURGEL, V. A. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Geotecnologias para Análise do Comportamento Hidrológico da Bacia do Rio Mundaú no Estado de Alagoas.. In: Geonordeste, 2012, Aracajú. VI GEONORDESTE, 2012.

  • LIMA, R. C. A. . ; SANTOS, R. J. Q. . Diagnóstico Preliminar dos Aquíferos Costeiros de Maceió. In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. XLIII Congresso Braleiro de Geologia. Aracaju: SBG, 2006.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Avaliação Morfodinâmica das Praias do Litoral Norte de Maceió -AL. In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006. XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Aracaju: SBG, 2006.

  • LIMA, R. C. A. . ; MAIA, L. P. ; COUTINHO, P. N. . Estudo da erosão marinha na praia do Pontal da Barra - Maceió/Alagoas. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. XLI Congresso Brasileiro de Geologia. João Pessoa: SBG, 2002. p. 101-102.

  • MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Avaliação dos Possíveis Pontos de Contaminação na Região Hidrográfica do Pratagy município de Maceió-AL. In: 10 Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP-Mackenzie, 2010, São Paulo. 10 10 Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP-Mackenzie. São Paulo: Mackenzie, 2010.

  • Alves, A.C.F.S.P. ; LIMA, R. C. A. . ; SANTOS, R. J. Q. . Vulnerabilidade das Praias do Litoral Norte do Município de Maceió. In: III Encontro Alagoano de Geografia, 2005, Penedo. III EAG. Penedo: III EAG, 2005.

  • FIGUEIREDO, L. R. ; LIMA, R. C. A. . ; FERRAZ, M. R. M. . Educação Ambiental da Caatinga na Estação Ecológica de Xingó- AL. In: II EAG, 2005, Penedo. III EAG, 2005.

  • SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . . Diagnóstico Preliminar dos Aquíferos Costeiros de Maceió. In: III EAG, 2005, Penedo. III EAG, 2005.

  • Lima, M.S. ; LIMA, R. C. A. . ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Variações Morfodinâmicas das praias do litoral norte do município de Maceió. In: IIIEAG, 2005, Penedo. III EAG, 2005.

  • Silva, J.R. ; SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . . Zoneamento Hidroquímico e Condições sanitárias do Aquífero Barreiras em Maceió. In: IV Seminário de Iniciação Científica, 2005, Maceió. IV Seminário de Iniciação Científica. Maceió: FEJAL, 2005.

  • Lima, M.S. ; Alves, A.C.F.S.P. ; LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade e mudanças morfológicas do setor costeiro norte de Maceió - AL. In: EREGENE, 2005, Aracajú. EREGENE @))%. Aracajú: EREGENE, 2005.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Estudo da Erosão marinha e Zoneamento Geoambiental de Parte da Planície Costeira do Município de Maceió. In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá-MG. XLII Congresso Brasileiro de Geologia. Araxá-MG: SBG- Sociedade Brasileira de Geologia, 2004.

  • SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . ; Calheiro,R.P. . Diagnóstico Preliminar dos Aquíferos Costeiros de Maceió. In: Programa Semente de Iniciação Científica, 2004, Maceió. Programa Semente de Iniciação Científica - PSIC. Maceió: FEJAL, 2004. v. 1. p. 28-29.

  • LIMA, R. C. A. . ; FIGUEIREDO, L. R. ; FERRAZ, M. R. M. . A Educação Ambiental como Enfoque na Preservação da Caatinga na estação Ecológica de Xingó. In: I Congresso Acadêmico da UFAL, 2004, Maceió. I Congresso Acadênico da UFAL. Maceio, 2004.

  • LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Morfologia, Uso e Riscos de Ocupação no Litoral Sul Alagoano - Implicações ao Gerenciamento Costeiro. In: I Congresso Acadêmico, 2004. I Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió, 2004.

  • Albuquerque, A.L.dos.S. ; LIMA, R. C. A. . ; FERRAZ, M. R. M. . Morfologia e Sedimentologia das Praias do Município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas. In: I Congresso Acadêmico da UFAL, 2004, Maceió. I Congresso Acadêmico da UFAL, 2004.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. . Evolução da Linha de Costa a Médio e Curto Prazo Associada ao Grau de Desenvolvimento Urbano e aos Aspectos Geoambientais na Planície Costeira de maceió-Alagoas. In: I Congresso acadêmico da UFAL, 2004. I Congresso Acadêmico da UFAL, 2004.

  • ALVES, A. L. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo Preliminar da sedimentologia e Aspectos Sócio-econômicos na Enseada da Praia de Paripueira-AL. In: II Encontro Nordestino de Biogeografia, 2001, Maceió. Anais do II Encontro Nordestino de Biogeografia, 2001.

  • ARAÚJO, T. C. M. ; LIMA, R. C. A. . . Variação Volumétrica nas Praias do Litoral de Paripueira, Estado de Alagoas. In: VII Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, Imbé - RS. Boletim de Resumos- Mudanças Globais e o Quaternário. Mariluz, Imbé - RS: ABEQUA, 2001. p. 190-192.

  • MANSO, V. A. V. ; MAIA, L. P. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamento Batimétrico do Canal de Santa Cruz - Região do Forte Orange - Ilha de Itamaracá- PE. In: VII Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, Imbé - RS. Boletim de resumos - Mudanças Globais e o Quaternário. Mariluz: ABEQUA, 2001. p. 244-245.

  • BARBOSA, L. M. ; LIMA, R. C. A. . ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Morfologia e Variações no Campo de Dunas Costeiras Ativas e a APA de Piaçabuçu - Alagoas. In: Vii Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, Imbé - RS. Boletim de resumo - Mudanças Globais e o Quaternário. Maceió: ABEQUA, 2001. p. 550-551.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Estudo Sedimentológico e Geoambiental no sistema Lagunar Mundaú-Alagoas. In: VII Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz, Imbé - RS. Boletim de Resumo - Mudanças Globais e o Quaternário. Maceió: ABEQUA, 2001. p. 569-570.

  • SANTOS, R. J. Q. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA NETO, J. V. ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. . Condicionamento da Geologia Estrutural na Potencialidades. In: IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste, 2001, Recife. VI Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste. Maceió: ABRH, 2001.

  • ARAÚJO, T. C. M. ; LIMA, R. C. A. . . Caracterização Morfodinâmica das praias de Município de Paripueira-AL. In: Simpósio Brasileiro Sobre Praias Arenosas, 2000, Itajaí. Simpósio Brasileiro Sobre Praias Arenosas, Morfodinâmica, Ecologia, Usos,Riscos e Gestão. Itajai: Univali, 2000. p. 158-159.

  • LIMA, R. C. A. . ; ARAÚJO, T. C. M. . Vulnerabilidade das Praias dos Municípios de Paripueira eBarra de Santo Antônio - Al. In: Simpósio Brasileiro Sobre Praias Arenosas, 2000, Itajaí. Simpósio Brasileiro Sobre Praias arenosas. Itajaí: UNIVALI, 2000. p. 371-372.

  • SILVASANTOS, A. ; GAMA, A. L. ; LIMA, R. C. A. . ; ARAÚJO, T. C. M. . Utilização dos Parâmetros Hidroleológicos na Caracterização da Praia de Paripueira - Alagoas. In: X Encontro de iniciação científica da UFAL, 2000, Maceió. X Encontro de IC. Maceió: UFAL/Cnpq, 2000. v. 1. p. 192-192.

  • GAMA, A. L. ; SILVASANTOS, A. ; LIMA, R. C. A. . ; ARAÚJO, T. C. M. . Utilização dos Parâmetros Granulométricos na Caracterização da Praia de Paripueira - Alagoas. In: X Encontro de Iniciação Científica, 2000, Maceió. X Encontro de Iniciação Científica. Maceió: UFAL/Cnpq, 2000. p. 193-193.

  • LIMA, R. C. A. . ; ARAÚJO, T. C. M. ; LIMA, R. C. A. . Caracterização Sedimentológica das Praias do Município de Paripureira. In: VII Congresso da ABEQUA, 1999, Porto seguro. VII Congresso da ABEQUA. Porto seguro: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 1998.

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; COUTINHO, P. N. . Zoneamento Geoambiental na Área do Sistema Lagunar Mundaú-Alagoas. In: VII Congresso da ABEQUA, 1999, Porto Seguro. VII Congresso da ABEQUA. Porto Seguro: ABEQUA, 1999.

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; COSTA, J. A. ; SILVA, A. P. L. . Análise Ambiental por Geoprocessamento das Folhas Maceió e Pilar-Alagoas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, 1996, Salvador. XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia-Nícleo Bahia-Sergipe, 1996. v. 7. p. 80-81.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; OLIVEIRA, A. . Facies Caracterization of Mundau-Manguaba Lagoon Estuary Complex,alagoas. In: 14th International Sedimentological Congress, 1994, Recife. abstracts. Recife: IAS, 1994. v. 1. p. D-51.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. . Áreas de risco de contaminação dos Sistemas Aquíferos da Região da Grande Maceió-Al. In: I Congresso Brasileiro de Análise Ambiental, 1994, Rio Claro. I Congresso Brasileiro de Análise Ambiental. Rio Claro-SP: UNESP, 1994. v. 1. p. 40-44.

  • LIMA, R. C. A. . ; CAVALCANTE, A. T. ; WANDERLEY, P. R. M. ; LIMA, R. C. A. . Risco de Contaminação dos Auíferos Através do Sistema de Esgotamento Sanitário nas áreas dos Tabuleiros de Maceió-Alagoas. In: I Congresso Brasileiro de Análise Ambiental, 1994, Rio Claro. I Congresso Brasileiro de Análise Ambiental. Rio Claro: UNESP, 1994. v. 1. p. 152-154.

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Variações da Linha de costa a médio Prazo na planície Costeira de Maceió-AL. Anais ABEQUA, Guarapari, 2005.

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. . Análise da Vulnerabilidade à Erosão da Linha de Costa do Município de marechal Deodoro, Alagoas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BONFIM, A. A. T. L. ; SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . . Análise da Vulnerabilidade à Erosão da Linha de Costa do Município de Jequiá da Praia, Alagoas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, A. S. ; SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . . Impactos na Bacia Hidrográfica do rio Mundaú, no Estado de Alagoas, relacionados com o evento de junho-2010. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, K. L. T. ; SOUZA, C. R. G. ; NASCIMENTO, F. R. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo da Erosão Marinha das Praias da Barra de Santo Antônio-AL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, C. R. G. ; LIMA, R. C. A. . ; BEZERRA, K. L. T. . Vulnerabilidade e Evolução Urbana das Praias da Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica - Maceió-AL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Impactos Ambientais na Zona Costeira Nordestina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, C. R. G. ; BEZERRA, K. L. T. ; SILVA, L. H. ; LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade das Praias da Barra de Santo Antônio - Alagoas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. ; NASCIMENTO, F. R. . Zoneamento Geoambiental da Planície Costeira do Município de marechal deodoro - Alagoas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; BEZERRA, K. L. T. ; SILVA, L. H. ; SANTOS, M. S. . LEVANTAMENTOS PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E DISCIPLINAMENTO DA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO ? ALAGOAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Variações da Linha de Costa de maceió - AL, Associada ao Grau de Desenvolvimento Urbano, Obras Costeiras e Ambiência (1965-2002). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. H. O. ; LIMA, R. C. A. . . Avanço Temporal dos Riscos Geológicos Urbanos no Bairro de santo Amaro, Maceió - Alagoas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . ; SALOMON, K. R. . Avaliação de Impactos Ambientais Causados Pela Eucalipcultura na Mesorregião Leste do Estado de Alagoas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Evento Geológico no Bairro do Pinheiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Avaliação da Suscetibilidade à Erosão Costeira na APA dos Corais Litoral Norte do Estado de Alagoas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Gestão Costeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, F. R. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. . A Contribuição dos resíduos Sólidos Gerados no CTEC-UFAL, para a Cooperativa de Reciclagem de Alagoas - COOPREL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . Alagoas O Capital Natural e as Modificações no Meio Ambiente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . ; SOUZA, C. R. G. ; MELO, O. . Estudo da Erosão Marinha e Vulnerabilidade das Praias da Pajuçara e Parte da Ponta Verde, Maceió-AL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; BEZERRA, K. L. T. ; OLIVEIRA, T. L. T. . Maceió - Alagoas uma visão de Cidade: O capital Natural, Desafios e Inovações no Meio Ambiente Urbano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Albuquerque, A.L.dos.S. ; LIMA, R. C. A. . . Caracterização Geoambiental do Município de Paripueira-Alagoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, C. R. G. ; BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . . Vulnerabilidade da Praia de Pajuçara. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, K. L. T. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo da Erosão Marinha da Praia da Pajuçara, Maceió-AL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GURGEL, V. A. ; LIMA, R. C. A. . . Potencialidades e Perspectivas de extração Mineral no Agreste Alagoano: O Caso da Mineradora Vale Verde em Craíbas - AL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. M. C. ; MEDEIROS, W. D. S. ; SANTOS, L. M. ; LIMA, R. C. A. . . Distribuição da Exploração de Agregados Minerais e Materiais Licenciados Utilizados na Construção Civil nas Mesorregiões Agreste e Leste do estado de Alagoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, R. C. A. . . Geomorfologia e Geografia: A Natureza da Paisagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Processos de Desertificação em Alagoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. W. R. ; LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA, I. V. L. . Coleta Seletiva Solidária e Educação Ambiental no Centro de Tecnologia da UFAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Erosão e Gestão Costeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . O Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) Meio Ambiente e Usos da Água no Planeta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Erosão e Gestão Costeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Seminário Segurança Hídrica: Uma Visão Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. S. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Análise geoambiental da Região Hidrográfica do Mundaú-Alagoas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade da Praia do Saco da Pedra, Marechal Deodoro AL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. S. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade da Praia do Pontal da Barra, Município de Maceió-AL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Exaustão dos recursos naturais: reflexões Preservacionistas e desenvolvimentista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Mesa Redonda: Eventos Catastróficos e o mau uso do espaço pelo homem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Ecossistemas Costeiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamento dos aspectos geoambientais das áreas urbanas dos Municípios ao longo do Rio Paraíba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Aspectos geoambientais das áreas urbanas ao longo do Rio Paraíba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . A experiência em EAD nas regiões hidrográficas do Mundaú e do CELMM no Estado de Alagoas-Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MASSAHUD, R. T. L. R. ; LIMA, R. C. A. . . Geología práctica en la enseanza básica del Estado de Alagoas, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . A atuação do engenheiro Civil na Prevenção de Desastres naturais e na Recuperação de Áreas Afetadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Geologia no Enfoque Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, J. L. F. ; LIMA, R. C. A. . ; Lopes, A.P. ; MOURA, José R. . Destinação dos Residuos Sólidos no IGDEMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo do Rio Paraíba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. S. ; GURGEL, V. A. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios Alagoanos ao Longo do Rio Mundaú. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Análise Espacial e Geoambiental dos Municípios ao Longo do Rio Paraíba do Meio no Estado de Alagoas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GAMA, N. A. ; RAMOS, A. S. ; LIMA, R. C. A. . . Geotecnologias como Subsídio para Análise dos Aspectos Físicos das Áreas Urbanas ao Longo do Rio Paraíba do Meio em Alagoas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, A. S. ; GURGEL, V. A. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Geotecnologias par Análise do Comportamento Hidrológico da Bacia do Rio Mundaú no Estado de Alagoas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, A. S. ; GURGEL, V. A. ; GAMA, N. A. ; LIMA, R. C. A. . . Aspectos Geoambientais das Áreas Urbanas dos Municípios ao Longo do Rio Mundaú. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . A Educação Ambiental Como Elemento do Conhecimento do Espaço Geográfico: nas regiões Hidrográficas do Mundaú e do CELMM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Geologia: Conhecer para Saber Sobre os Materiais que Fazem Parte da Sua Vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Análise Temporal da Balneabilidade das Praias do Município de Maragogi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, R. C. A. . ; Lopes, A.P. ; Silva . Destinação dos Residuos Sólidos no IGDEMA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . ; Lopes, A.P. ; MOURA, José R. ; SANTOS, J. L. F. . Destinação dos Residuos Sólidos no IGDEMA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Lopes, A.P. ; LIMA, R. C. A. . . Dados Preliminares da Exploração turística do Patrimônio da Rua Sá Albuquerque no Jaraguá-Maceió-AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Recursos Hídricos em Alagoas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Fenônomenos Geológicos: Processos Tectônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . O Conhecimento Geológico para a Gestão Ambiental.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Avaliação das Potenciais Fontes de Contaminação das águas Subterrâneas da Região Hidrográfiaca do Pratagy - Maceió-AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Avaliação dos Possíveis Pontos de Contaminação na região Hidrográfica do Pratagy, no município de Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Seminário Geral II - Propostas preliminares do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do estado de Alagoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, R. C. A. . . A Experiência do CELMM no Estado de Alagoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . ; MONTE, B. E. O. ; Albuquerque, A.L.dos.S. . Aspectos da Evolução de parte da Paisagem Litorânea do Município de Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva,A ; LIMA, R. C. A. . . A Questão das Encostas Habitadas Sob a Ótica Gerencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva,C.I. ; RODRIGUES, M. T. ; Lima, M.S. ; LIMA, R. C. A. . . Avaliações da Vulnerabilidade das Praias da Barra de Santo Antônio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva,C.I. ; RODRIGUES, M. T. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamento, Atualização e Cadastramento de Poços, Para Auxílio na Gestão das Águas Subterrâneas na Região Hidrográfica do Rio Pratagy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva,C.I. ; RODRIGUES, M. T. ; LIMA, R. C. A. . . Levantamento, Atualização e Cadastramento de Poços, Para Auxílio na Gestão das Águas Subterrâneas na Região Hidrográfica do Rio Pratagy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Albuquerque, A.L.dos.S. ; MONTE, B. E. O. ; LIMA, R. C. A. . . Características Sedimentológicas das Praias de Paripueira, Alagoas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTE, B. E. O. ; SILVA, R. O. ; SANTOS, R. L. ; LIMA, R. C. A. . . Diagnóstico Ambiental das Praias do Município de Maceió - AL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Recursos Hídricos e o Meio Ambiente Alagoano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Geologia de Alagoas e o Meio Ambiente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . ; COSTA, J. A. ; OLIVEIRA, M. R. ; SANTOS, R. J. Q. . O Rio São Francisco em Alagoas: O Homem e o Território. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . . Evolução da Paisagem de Parte da Planície Costeira do Município de Maceió. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . ; RODRIGUES, M. T. . Avaliação do Volume dos Sedimentos Remanejados da Praia de Pajuçara. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, M. T. ; LIMA, R. C. A. . ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Morfodinâmica Praial e Evolução do Volume dos Sedimentos Remanejados da Praia de Pajuçara. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. V. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo da Relação Entre o Meio Ambiente e as Doenças no Entorno da Reserva Extrativista Marinha de Jequiá da Praia -AL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, M. L. M. ; LIMA, R. C. A. . . Diagnóstico da Situação Ambiental ao Longo do Perímetro da Reserva Extrativista Marinha do Jequiá-AL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, M. T. ; LIMA, R. C. A. . ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Morfodinâmica Praial e Avaliação do Volume dos Sedimentos remanejados da Praia da Pajuçara. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Erosão Costeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Dinâmica Sedimentar e Vulnerabilidade no Litoral Alagoano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Aquecimento Global e a Interferrência nos Ambientes Costeiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Geologia e Meio Ambiente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARANHAO., C. ; LIMA, R. C. A. . . Educação Ambiental Versus Responsabilidade Sócio - Ambiental nas Indústrias de Açúcar: Estudo de Caso na Usina Camaragibe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, S. R. M. ; LIMA, R. C. A. . . Inventário Ecoturístico da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Santa Tereza - Atalaia - AL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . Processo de Migração das Dunas da APA de Piaçabuçu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Erosão Costeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . O Meio Ambiente Alagoano Desenvolvimento e aspectos Geoambientais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . O Meio Ambiente Alagoano: Geologia e Geomorfologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Biologia e Geologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Evolução Paleogeográfica e Histórica de Parte da Planície Costeira de Maceió. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Erosão Costeira e os Aspectos Ambientais da planície Costeira de Maceió. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Variações da Linha de Costa no Município de Maceió. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Evolução da Linha Costa a Médio e Curto Prazo Associado ao Grau de Desenvolvimento Urbano e aos Aspectos Geoambientais na Planície Costeira de Maceió - Alagoas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. C. A. . . A Importância dos Trabalhos de Campo na Geografia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. C. A. . . Litoral Sul Alagoano de Miaí de Cima ao Pontal da Barra: Morfologia, Usos e Riscos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. . O complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. . I Encontro Nordestino de Saneamento Ambiental & V Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. . Geologia do Complexo Estuarino Laguna rMundaú-Manguaba. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . Temas Geradores de Mudanças Ambientais: Um Olhar Sobre Alagoas. Maceió: MEC, 2012 (Livro texto EAD - Processo Formador em educação Ambiental a Distância -Módulo III).

  • BARBOSA, L. M. ; LIMA, R. C. A. . ; Albuquerque, A.L.dos.S. . O Peba E As Dunas. Feira de Santana: CNPq, 2003 (Cartilha).

Outras produções

NOBRE, R. D. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo Ambiental Simplificado. 2019.

LIMA, R. C. A. . . Recuperação de sistema de dessalinização do Programa Água Doce em comunidades do Semiárido Alagoano'. 2014.

LIMA, R. C. A. . . Mapeamento de Vulnerabilidade das àguas Subterrâneas da Ilha de Vitória -ES. 2006.

LIMA, R. C. A. . . Variações e ocupação da linha de costa do município de Maceió-AL. 2005.

LINS, R. D. ; ESTEVES, A. N. ; LIMA, R. C. A. . . Plano Diretor do Município de Maceió. 2005.

LIMA, R. C. A. . . Variações da Linha de Costa do Litoral Norte de Maceió. 2005.

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2006.

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2006.

NOBRE, R. D. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo Ambiental Simplificado. 2019.

LIMA, R. C. A. . . Recuperação de Sistema de dessalinização do Programa Água Doce em Comunidades do semiárido de Alagoas. 2014.

Costa, W.D. ; LIMA, R. C. A. . . Estudo Hidrogeológico para subsidiar a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneoas na região metropolitana de Maceió. 2011.

LIMA, R. C. A. . ; IMA - Alagoas . Vistoria no Complexo Lagunar Mundaú - Manguaba (CELMM). 2009.

LIMA, R. C. A. ; LIMA, R. C. A. . . Perita da Ação Civil Pública 2005.80.00.003041-0. 2007.

LIMA, R. C. A. . . Ocupação desordenada na foz do rio Maragogi -AL. 2006.

LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. . Estudo da Erosão marinha e Zoneamento Geoambiental de Parte da Planície Costeira do Município de Maceió. 2001.

LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; BARBOSA, L. M. . Dinâmica de Sedimentação dos Campos de dunas Costeiras Ativas Associadas à desembocadura do Rio São francisco. 2000.

LIMA, R. C. A. . ; LIMA, R. C. A. ; ARAÚJO, T. C. M. ; SANTOS, R. J. Q. . Utilização dos Parâmetros Granulométricos e Hidrogeológicos na Caracterização da praia de Paripueira-Alagoas. 1999.

LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. . Dinânica de Sedimentação dos Campos de Dunas Costeiras Ativas Associadas à Desembocadura do Rio São Francisco - Pontal do Miaí- Pontal da Barra - Litoral Sul do Estado de Alagoas. 1999.

LIMA, R. C. A. . . Sísmo no Bairro do Pinheiro, Maceió -AL. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

LIMA, R. C. A. . ; CUSTODIO, C. ; GURGEL, V. A. ; BEZERRA, K. L. T. ; MENESES, J. B. ; SOUZA, C. R. G. . Levantamentos para o Planejamento, Gestão e Disciplinamento da Zona Costeira do Estado de Alagoas, Edital PPGs 14/2016. 2019. (Relatório de pesquisa).

VALENCA, R. ; MARIANO, G. ; LIMA, R. C. A. . ; GUIMARAES, T. O. ; SANTOS, E. M. . Geoparque Cânion do São Francisco. 2018. (Relatório de pesquisa).

Assis,H. ; Valle, Marcio Martins ; Muehe, Dieter. H ; LIMA, R. C. A. . . Carta Textural e Geomorfológica da Plataforma Rasa de Alagoas, Setor Maceió Leste. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Assis,H. ; Valle, Marcio Martins ; Muehe, Dieter. H ; LIMA, R. C. A. . ; Guenther, Garyc . Carta Textural e Geomorfológica da Plataforma Rasa de Alagoas, Setor Porto Calvo. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Assis,H. ; Valle, Marcio Martins ; Muehe, Dieter. H ; LIMA, R. C. A. . . Carta Textural e Geomorfológica da Plataforma Rasa de Alagoas, Setor Maceió Oeste. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

Assis,H. ; Valle, Marcio Martins ; Muehe, Dieter. H ; LIMA, R. C. A. . . Carta Textural e Geomorfológica da Plataforma Rasa de Alagoas, Setor Piaçabuçu. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

LIMA, R. C. A. . . Avaliação de Impactos em Ambientes de Costa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, R. C. A. . ; FERREIRA, I. V. L. . A Contribuição dos Resíduos Sólidos Gerados no Centro de Tecnologia-CTEC, para a Cooperativa de reciclagem de Alagoas-COOPREL. 2015. (Relatório de pesquisa).

LIMA, R. C. A. . . Parecer Técnico para o Programa Água Doce da SERHMA. 2014. (Parecer Técnico).

LIMA, R. C. A. . ; MASSAHUD, R. T. L. R. . Geologia Módulo II-EAD Licenciatura em Geografia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. . Módulo III Temas geradores de Mudanças Ambientais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

LIMA, R. C. A. . ; CAFFARO FILHO, R. A. ; AMORIM, E. L. C. ; KRELL, A. J. ; ARAUJO, Lindenberg M. ; LUSTOSA, M. C. J. ; CORREIA, M. D. . Parecer Técnico-científico sobre o EIA/RIMA referente ao licenciamento ambiental - estaleiro EISA de Alagoas SA. 2012. (Grupo de Trabalho Interdisciplinar).

FREIRE, C. C. ; LIMA, R. C. A. . . Integração dos Instrumentos de Outorga, Enquadramento e Cobrança para a Gestão das Águas Subterrâneas. 2011. (Relatório de pesquisa).

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, R. C. A. . . Geologia Ambiental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

LIMA, R. C. A. . . A Planície Costeira Alagoana. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, R. C. A. . . O Meio Ambiente e a Biodiversidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, R. C. A. . . Ambientes Costeiros. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

LIMA, R. C. A. . . O Meio Ambiente e a Biodiversidade. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

LIMA, R. C. A. . . Sedimentologia associada aos organismos bentônicos do Comlexo Estuarino Mundaú-Manguaba. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, R. C. A. . . Morfologia, Uso e Riscos de Miaí de Cima ao Pontal da Barra, Litoral Sul de Alagoas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, R. C. A. . ; COUTINHO, P. N. ; MANSO, V. A. V. ; SANTOS, R. J. Q. . Estudo da Erosão Marinha e Zoneamento Geoambiental em Parte da Planície Costeira do Município de Maceió. 2003. (Relatório de pesquisa).

LIMA, R. C. A. . . Excursão ao Litoral Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, R. C. A. . ; BARBOSA, L. M. . Dinâmica de sedimentação dos campos de Dunas Costeiras Ativas Associadas à Desenbocadura do Rio São Francisco - Pontal do Miaí - Pontal da Barra- litoral sul alagoano. 2001. (Relatório de pesquisa).

LIMA, R. C. A. . ; OLIVEIRA, M. R. ; COSTA, J. A. ; SANTOS, R. J. Q. . Municípios de Alagoas. 2006 (Didática) .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE SISTÊMICA DA ESPACIALIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DE UMA MINERADORA NO MUNICÌPIO DE RIO LARGO-ALAGOAS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Odete Melo - Integrante / Raquel Lourenço da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - Atual

    TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA PRAIA DA PAJUÇARA, MACEIÓ - AL., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Odete Melo - Integrante / Marcos Vinícius da Silva Santos - Integrante / Pietra Maria Alcântera Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - Atual

    Evolução Urbana e Mapeamento geoambiental da planície costeira da Praia da Pajuçara, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Odete Melo - Integrante / Marcus Vinícius da Silva Santos - Integrante / Pietra Maria Alcântara Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2020 - Atual

    VULNERABILIDADE DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ ? ALAGOAS., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Odete Melo - Integrante / Marcos Vinícius da Silva Santos - Integrante / Pietra Maria Alcântera Pereira - Integrante.

  • 2019 - 2021

    CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTOLÓGICA E GEOAMBIENTAL NO SISTEMA ESTUARINO LAGUNAR JEQUIÁ, Descrição: Esta pesquisa corresponde a um plano de estudos sobre a sedimentologia e mapeamento geoambiental no Sistema estuarino lagunar de Jequiá. Tendo como propósito produzir informações atuais e que possa subsidiar atividades de gestão ambiental e econômicas na laguna nos esforços de preservação dos ecossistemas costeiros (praias, rios, mangues, estuários e lagunas), e as estratégias de uso do solo (ocupação urbana e turismo). Vale salientar também que este estudo servirá para atualização do plano de Manejo da RESEX da lagoa de Jequiá. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Heverton Henrique Nascimento Silva - Integrante / Maria Letícia Epifânio de Lima - Integrante / Anna Alice Tenório Lins Bonfim - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - 2020

    CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTOLÓGICA DAS PRAIAS, DO CANAL E DO CORPO LAGUNAR NA RESEX DE JEQUIÁ , MUNICÍPIO DE JEQUIÁ DA PRAIA- LITORAL SUL DE ALAGOAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Heverton Henrique Nascimento Silva - Integrante / Maria Letícia Epifânio de Lima - Integrante / Anna Alice Tenório Lins Bonfim - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Parâmetros Granulométricos das Praias do Município de Jequiá da Praia, litoral sul de Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Heverton Henrique Nascimento Silva - Integrante / Maria Letícia Epifânio de Lima - Integrante / Anna Alice Tenório Lins Bonfim - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2019 - Atual

    VULNERABILIDADE A INUNDAÇÕES NAS ÁREAS URBANAS DOS MUNICÍPIOS NA BACIA DO RIO MUNDAÚ - AL/PE 088.599.864-27 Maceió, 18, Descrição: Em junho de 2010, os Estados de Alagoas e Pernambuco foram atingidos por uma tempestade tropical que causou bruscas inundações na região hidrográfica do rio Mundaú. Esse evento afetou de forma significativa as regiões ribeirinhas, que em sua maioria é composta pela população mais carente. As inundações em ambientes urbanos ocorrem devido a um somatório de fatores ambientais e socioeconômicos que associados a alta precipitação causam diversos prejuízos à população, por este motivo, faz-se necessário determinar o grau de vulnerabilidade a inundações das áreas urbanas da bacia hidrográfica do Mundaú em Alagoas e Pernambuco. A utilização de dados georreferenciados tem se mostrado bastante efetiva em diversos segmentos da sociedade, podendo inclusive poupar vidas em decorrência das futuras inundações. O mapeamento da população residente, associado a geologia, geomorfologia, solos, declividade, Áreas de Preservação Permanente, modelos digitais de elevação, ou seja, a associação de fatores socioambientais permitirá identificar as áreas de baixa, média e alta vulnerabilidade a inundações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Anderson dos Santos Ramos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - 2020

    Morfodinâmica e Caracterização Geoambiental na Planície Costeira do Município de Marechal Deodoro, Alagoas, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as características morfodinâmicas, sedimentológicas, uso e ocupação do solo e as mudanças geoambientais da planície costeira do município de Marechal Deodoro/Alagoas/Brasil, para isso utilizaremos como limite da área a linha de costa e a AL-101 Sul. A metodologia será baseada em duas etapas: em trabalho de campo, para a execução de levantamentos de dados ao longo de 2018 a 2019; e Laboratório, serão realizadas análise dos dados primários e secundários e consequente determinação dos resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Matheus de souza Santos - Integrante / Lucas Henrique Silva - Integrante / Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida - Integrante / Heloíse Maria do nascimento santos - Integrante / Maria Letícia Epifânio de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2018 - 2019

    Evolução Urbana e Mapeamento Geoambiental da Planície Costeira de Marechal Deodoro - AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Matheus de souza Santos - Integrante / Lucas Henrique Silva - Integrante / Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida - Integrante / Heloíse Maria do nascimento santos - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Vulnerabilidade das Praias de Marechal Deodoro-Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Verônica Amaral Gurgel - Integrante / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Matheus de souza Santos - Integrante / Lucas Henrique Silva - Integrante / Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida - Integrante / Heloíse Maria do nascimento santos - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Estudo da Erosão Marinha das Praias de Marechal Deodoro -AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Verônica Amaral Gurgel - Integrante / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Matheus de souza Santos - Integrante / Lucas Henrique Silva - Integrante / Ana Letícia Gaia da Rocha Almeida - Integrante / Heloíse Maria do nascimento santos - Integrante.

  • 2017 - 2019

    LEVANTAMENTOS PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E DISCIPLINAMENTO DA ZONA COSTEIRA DO ESTADO DE ALAGOAS, Descrição: A cada dia são verificados e apresentados vários impactos que ocorrem na zona costeira, que englobam vários ambientes como praias, dunas, estuários, lagunas e rios. Nada, portanto, mais oportuno tratarmos do tema gestão costeira e os desafios atuais, já que o Estado de Alagoas tem uma longa linha de costa (220 km) distribuída por vários municípios (20) e com vários problemas decorrentes da ocupação e da falta de ordenamento e de gestão. O ambiente costeiro alagoano vem sendo ocupado desde a colonização para diversos fins. No princípio, esta ocupação se processou de forma lenta, com uma série de fortificações. A partir da década de 1940, lagunas, rios, riachos, mangues e alagadiços passaram a ser aterrados para que se processasse a expansão urbana, principalmente Maceió e outras cidades costeiras. As pesquisas refletem que variações na linha de costa estão relacionadas aos processos naturais e/ou antrópicos, tais como variação do nível médio do mar, processos oceanográficos (ondas, marés e correntes), suprimento de sedimentos e as tempestades são fatores naturais que podem ocasionar efeitos construtivos ou erosivos na zona costeira. Os processos antrópicos como construção de portos, muros de contenção, dragagens, marinas, piers ou qualquer outra intervenção artificial, podem, ocasionar mudanças. Em áreas não habitadas, esses processos passam despercebidos e não recebem qualquer atenção da população. Assim, só passam a representar um problema para a sociedade quando o homem ocupa essas áreas. Da mesma forma, para se entender as causas dessas mudanças, se faz necessário que sejamos capazes de analisar os processos que estão ocorrendo. Assim, as definições de ordenamento mostram-se indispensáveis como ponto de partida para um novo desafio que se traduz em planejamento, que passará pela definição de um modelo de gestão integrada da zona costeira, onde a parceria entre entidades públicas e privadas, da sociedade civil e de todos os setores econômicos são indispensáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Cleuda Custódio - Integrante / Verônica Amaral Gurgel - Integrante / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Felipe Rosa do Nascimento - Integrante / Jalan Barbosa meneses - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17

  • 2017 - 2018

    Vulnerabilidade das Praias da Barra de Santo Antônio-Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Verônica Amaral Gurgel - Integrante / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Felipe Rosa do Nascimento - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Estudo da Erosão Marinha das Praias da Barra de Santo Antônio-AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Verônica Amaral Gurgel - Integrante / Clyvia Roberta Gomes Souza - Integrante / Kedyna Luanna Tavares Bezerra - Integrante / Felipe Rosa do Nascimento - Integrante.

  • 2016 - 2018

    TRANSFORMAÇÕES NAS DINÂMICAS ESPACIAIS NO ESTADO DE ALAGOAS COM A INSERÇÃO DA EUCALIPTOCULTURA NA MESORREGIÃO GEOGRÁFICA DO LESTE ALAGOANO, Descrição: O projeto visou analisar a abrangência da eucaliptocultura nos municípios da Mesorregião Geográfica do Leste do estado de Alagoas em modelo de plantio paralelo com o cultivo secular da cana-de-açúcar. Pesquisou-se a distribuição e ocupação espacial que ocorrem em parte da Zona da Mata alagoana, e seus impactos econômicos, ambientais e sociais levados por essas mudanças no seu território e região. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados, dados bibliográficos históricos e econômicos, das modificações advindas do plantio e criado um banco de dados. Para à modelagem dos impactos ambientais foi utilizada uma matriz, a qual integrou os riscos com as fases de implantação, operação e utilização do plantio, associados aos fatores ambientais e socioeconômicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Verônica Amaral Gurgel - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2016 - 2017

    Dinâmica sedimentar Atual e Vulnerabilidade das Praias de Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Dinâmica Sedimentar Atual e Vulnerabilidade da Praia da Pajuçara, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2016

    EVOLUÇÃO URBANA E CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA PLANÍCIE COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE PARIPUEIRA - ALAGOAS., Descrição: A área em estudo localiza-se no município de Paripueira, litoral norte do estado de Alagoas, distante 27 km do centro da capital Maceió, limitada ao norte pelo rio Sapucaí e ao sul pelo rio Sauaçuí. Como todo município costeiro passa por alterações associadas ao crescimento urbano, principal responsável pela alteração no seu capital natural, ou seja, o espaço geográfico. Destacam-se assim, o processo de ocupação desordenada e falta de planejamento como os principais processos antrópicos que fomentaram as alterações físicas e socioeconômicas locais. Este estudo teve como objetivos identificar, analisar e mapear as mudanças geoambientais do município de Paripueira, enfatizando as alterações morfológicas e sedimentológicas das praias, levando em conta que as alterações na linha de costa podem influenciar no processo de erosão marinha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / André Luiz dos Santos Albuquerque - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2015

    Estudo da erosão marinha e vulnerabilidade das praias do Litoral do Município de Maceió -AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2014

    Estudo da erosão marinha e vulnerabilidade das praias do Municipio de Paripueira-AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Anderson dos Santos Ramos - Integrante / Nicolas Alexandre Gama - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Incentivo ao ensino de Geociências no Estado de Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / Regla Toujaguez La Rosa Massahud - Coordenador.

  • 2012 - 2016

    Projeto Geoparques na região do Cânion do São Francisco, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Rogério Valença - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Variações da Linha de Costa e Vulnerabilidade das Praias do Pontal da Barra, Municipio de Maceió e da Praia do Saco da Pedra no Município de Marechal Deodoro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2012

    Levantamento, Resgate, Diagnóstico Paleontológico e salvagarda do patrimônio fossilífero nos municípios de Olho D'Água do Casado, Poço das trincheiras e maravilha - Semiárido do Estado de Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / Jovesí de Almeida Costa - Integrante / Ana Paula Lopes - Integrante / Jorge Luiz Lopes - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Plataforma Continental Rasa do Brasil na Zona litorânea do Estado de Alagoas, Descrição: O projeto Coordenado pela CPRM (Dra. Hortência Assis), tem com objetivo a aquisição de dados batimétricos e faciológicos do fundo marinho e produzir informações geológicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / Hortência Assis - Coordenador., Financiador(es): Ministério das Minas e Energia - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Modernização e Manutenção da Rede de Monitoramento Hidrometeorológica do Estado de Alagoas, Visando à Prevenção de Desastres Naturais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / José Roberto Valois Lobo - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq/CT - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2012

    Capacitação de Agentes Gestores de Recursos Hídricos para o Sistma de Alerta de Eventos Críticos e monitoramento Hidrometeorológico em Alagoas, Descrição: Edital MCT/CNPq/CT - HIDRO/ANA n 015/2010 - Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos em parcereia com UFAL Modernização e manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológica do estado de Alagoas, visando à prevenção de desastres naturais O estado de Alagoas possui em seu território 07 bacias federais (Figura 01), que possuem suas nascentes no vizinho estado de Pernambuco. Essas bacias são subdivididas em vários rios secundários, que possuem em sua história registros de cheias e inundações, como a ocorrida no dia 14/03/1969, com quase 1000 pessoas desaparecidas, contabilizando centenas de mortos na cidade de São José da Laje, região da Zona da Mata alagoana. Em 2000, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, foram registrados no litoral norte do estado 280 mm de precipitação em menos de 12 horas, destruindo parcialmente municípios da região, várias casas e pontes e causando 53 mortes. Mais recentemente, em 2005, no município de Feliz Deserto, região Sul do estado, houve um evento extremo de precipitação que ocasionou a destruição de parte da sede do município. O principal objetivo deste projeto será o treinamento de uma equipe multidisciplinar nas áreas de Meteorologia, Hidrologia, Geografia, Geologia, Topografia, dentre outras, que serão responsáveis por duas ações distintas: a) monitoramento da nova rede hidrometeorológica do estado de Alagoas e b) operação da ?Sala de Situação?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / José Roberto Valois Lobo - Integrante / Fabiana Carnaúba Medeiros - Integrante / José Gino de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

  • 2008 - 2011

    Instrumento de Gestão Para As Águas Subterrâneas da Região Hidrográfica do Rio Pratagy, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / Cleuda Custódio - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Diagnóstico Preliminar dos Aquíferos Costeiros de Maceió, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Integrante / Ricardo JOSÉ queiroz dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Centro de Estudos Superiores de Maceió - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Protocolos de Avaliação e Recuperação de Ambientes Impactados por atividades Petrolíferas - PROAMB, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Rochana Campos de Andrade Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Estudo da Erosão Marinha e Zoneamento Geoambiental de Parte da Planície Costeira do Município de Maceió, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / André Luiz dos Santos Albuquerque - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Dinâmica de sedimentação dos campos de dunas costeiras ativas Associadas à desembocadura do rio são francisco- Pontal do Miaí- Pontal da Barra - Litoral Sul de alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador / Liana Maria Barbosa - Integrante / André Luiz dos Santos Albuquerque - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 1996

    Estudo Analítico dos Poços da Bacia Sedimentar de Alagoas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador.

  • 1988 - 1989

    Estudo Integrado da Dinâmica Bioecológica do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rochana Campos de Andrade Lima Santos - Coordenador.

Prêmios

2021

Exelência Acadêmica PIBIC, UFAL.

2019

Honra ao Mérito, Clube de Engenharia de Alagoas.

2019

Medalha de Honra ao Mérito, CREA-AL.

2018

Amigo da Engenharia Alagoana, CREA-AL.

2016

Comenda Guardião das Águas, Governo do Estado de Alagoas - SEMARH.

2015

Excelência Acadêmica - XXV Encontro de Iniciação Científica, UFAL-PRPPEP, CNPQ, FAPEAL,.

2014

Excelência Acadêmica, UFAL.

2013

Excelência Acadêmica, UFAL.

2012

Destaque ambiental 2012, SEMARH-IMA.

2012

Excelência Acadêmica, UFAL.

2011

Excelência Acadêmica, UFAL.

2011

Excelência Acadêmica, UFAL.

2011

Conselheira Titular da UFAL-RESEX Jequiá, ICMBio.

2010

Exelência Acadêmica com o trabalho Avaliação da Balneabilidade das Praias do Município de Maceió, UFAL.

2010

Excelência Acadêmica com o trabalho: Integração dos Instrumentos de outorga, enquadramento e cobrança para gestão das águas subterrâneas, UFAL.

2009

Excelência Acadêmica, UFAL.

2008

Excelência Acadêmica, UFAL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Geografia desenvolvimento e Meio Ambiente. , Campus A.C. Simões BR- 101 norte Km 96,7, Tabuleiro dos Martins, 57072-970 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141440, Ramal: 1440, Fax: (82) 32211580, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

FEDERAL DE ALAGOAS

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Vínculo: Consultora Ad Hoc, Enquadramento Funcional: Consultora

2006 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Curso de Geografia Bacharelado

Atividades

  • 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEMARH.,Cargo ou função, É Membro do Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe.

  • 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEMARH.,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica do Estado de Alagoas (CTE-AL), para Acompanhamento do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla.

  • 03/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FAPEAL.,Cargo ou função, Assessora Científica.

  • 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IGDEMA.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Geografia Bacharelado.

  • 04/2010 - 04/2010

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 03/2007 - 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEMARH.,Cargo ou função, É Membro do Conselho Gestor da APA Marituba do Peixe.

  • 12/2006 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FAPEAL.,Cargo ou função, Assessora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Alagoas.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia GGR006 Turma B, Geologia GGR006 Turma A, Projeto Integradores 4 GEOB 022 B, Projeto Integradores 4 GEOB 022 Turma A, Projeto Integradores 2 GEOB 011 Turma B, Projeto Integradores 1 GEOB 006 Turma B, Projetos Integradores 2 GEOB011 Turma A

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia GGR006 Turma B

  • 05/2006 - 11/2007

    Direção e administração, IGDEMA.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Geografia Bacharelado.

  • 02/2007 - 08/2007

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integradores, GEOB 006 Turma A, Projeto Integradores GEOL 006 Turma B, Projeto Integradores 1 GEOB 006 Turma B, Projetos Integradores 3 GEOB016 Turma A, Geologia GEO014 Turma B, Geologia GEOB014 Turma A

  • 09/2006 - 02/2007

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetor Integradores II, turmas A e B

  • 04/2006 - 02/2007

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Geologia turnas A e N

  • 04/2006 - 02/2007

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia do Quaternário e Ambiental, turmas A e B

  • 04/2006 - 09/2006

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Integradores Bacharelado, turmas A e B

  • 04/2006 - 09/2006

    Ensino, Geografia e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Integradores I, Licenciatura turmas A e B

  • 08/2006 - 08/2006

    Ensino, Especialização em Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

2013 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionou a disciplina Geologia Ambiental, para a Especialização em Geografia:Análise Ambienta, no período de 12 a 16/04/2010, CH 20 horas. Lecionou as seguintes disciplinas na Graduação: em 2008 - Geologia de Engenharia e Ambiental, Turnas A e H, curso de Eng. Civil Geologia, turnas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Integradores, Turmas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Int. 2, turmas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Int. III, turmas A e B, Bacharelado em Geografia em 2009 - Geologia de Engenharia e Ambiental, Turnas A e D, curso de Eng. Civil Geologia, turnas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Integradores, Turmas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Int. 2, turmas A e B, Bacharelado em Geografia Proj. Int.IVI, turmas A e B, Bacharelado em Geografia

1998 - 2004

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1995

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1992 - 1993

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental e Gestão Costeira

  • 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, LABMAR.

  • 02/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, LGCA- Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CREA.,Cargo ou função, Suplente da Câmara de GEOMINAS.

  • 12/2000

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geografia e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Coordenadora de Lab. de Geologia Costeira e Ambiental.

  • 09/1999

    Direção e administração, LABMAR.,Cargo ou função, chefe setor de Oc. do LABMAR.

  • 09/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, LABMAR.

  • 07/2004 - 09/2004

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambientes Costeiros

  • 06/2004 - 07/2004

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 06/2003 - 06/2003

    Ensino, Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 04/2003 - 05/2003

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambientes Costeiros

  • 03/2003 - 05/2003

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 07/2001 - 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, LABMAR.,Linhas de pesquisa

  • 03/2000 - 03/2001

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia do Quaternário

  • 03/2000 - 03/2001

    Outras atividades técnico-científicas , LABMAR, LABMAR.,Atividade realizada, Orientação dos estagiários: André Luiz de albuquerque, Altamiro Nobre Pedreira, Lídia Lina Lins, Manoela Costa Gomes.

  • 02/1998 - 03/2001

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral, Geologia do Quaternário e Ambiental, Hidrografia

  • 08/2000 - 02/2001

    Outras atividades técnico-científicas , LABMAR, LABMAR.,Atividade realizada, Orientação de estagiários no setor de Oc. Geológica:Geraldo Ramires de Lima Júnior, Rivaldo Couto dos santos, Márcio Magalhães Silva e Tyronilson dos santos Vasconcelos.

  • 01/2000 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

  • 02/1999 - 08/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geografia e Meio Ambiente.,Linhas de pesquisa

  • 07/1988 - 07/1998

    Estágios , LABHID-UFPE.,Estágio realizado, Estudo hidrogeológico no Vale do Gurguéia - PI.

  • 02/1987 - 03/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, LGGM-UFPE.

  • 03/1994 - 03/1996

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de geologia

  • 07/1993 - 03/1996

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Captação de Água Subterrâneas, Elementos de Geologia, Geologia, Hidrologia

  • 03/1992 - 03/1996

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia, Hidrologia

  • 02/1992 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geologia e Topografia.

  • 06/1992 - 01/1994

    Direção e administração, Museu de História Natural - setor de geologia UFAL.,Cargo ou função, chefe do setor de geologia.

  • 08/1993 - 09/1993

    Ensino, Aproveitamento em Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Capacitação de Água Subterrânea

  • 06/1985 - 12/1987

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geologia e Topografia.,Linhas de pesquisa

  • 08/1985 - 02/1987

    Estágios , PROEX - UFAL.,Estágio realizado, Mapa Geotécnico da Cidade de Maceió.