Fabrício Lucas de Almeida

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, conclusão em 2021. Bacharel em Engenharia Elétrica com certificado de estudos em Controle e Automação pela Universidade Federal de Uberlândia, conclusão em 2017. Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Paracatu, conclusão em 2011.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2019 - 2021

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Análise de desempenho de junção à rede via OTAA e uso de ciclo útil em redes LoRaWAN,Ano de Obtenção: 2021
Alan Petrônio Pinheiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: associação à rede; ciclo útil; LoRa; LoRaWAN.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos Eletrônicos.

Graduação em Engenharia Elétrica

2011 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Projeto e Implementação de uma rede AS-Interface
Orientador: Marcelo Barros de Almeida

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2010

IFTM-Campus Paracatu

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

IFTM-Campus Paracatu

Formação complementar

2016 - 2016

6 Sigma Yellow Belt. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2013 - 2013

Proteus. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2013 - 2013

Controlador Lógico Programável. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Controle e Automação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenheiro P&D.

Produções bibliográficas

  • Almeida, Fabrício Lucas de ; Almeida, Marcelo Barros de ; Cunha, Márcio José da . DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE PARA CONSTRUÇÃO DE UM MESTRE AS-INTERFACE. DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE PARA CONSTRUÇÃO DE UM MESTRE AS-INTERFACE. 1ed.Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2021, v. 2, p. 95-110.

  • DE ALMEIDA, FABRICIO LUCAS ; BARROS DE ALMEIDA, MARCELO ; PETRONIO, ALAN . Análise experimental e melhorias de desempenho de junção à rede via OTAA através de estratégias de ciclo útil em redes LoRAWAN. In: 2021 14th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2021, São Paulo. 2021 14th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2021. p. 324.

  • ALMEIDA, F. L. ; ALMEIDA, M. B. ; CUNHA, M. J. . Melhorando a Resolução e relação sinal ruído através de técnica de oversampling em conversores A/D. In: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019, Uberlândia. XVII CEEL, 2019.

  • ALMEIDA, F. L. ; ALMEIDA, M. B. ; CUNHA, M. J. . DESENVOLVIMENTO DE FIRMWARE PARA CONSTRUÇÃO DE UM MESTRE AS-INTERFACE. In: XV CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2017, Uberlândia. Anais do Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Campinas: Galoá, 2017. v. 15.

Outras produções

ALMEIDA, F. L. . 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnológia - IFTM. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Sistema de Monitoramento Contínuo de Condição de Equipamentos Dinâmicos - Full Wireless, Descrição: O desenvolvimento do SMCCED-FW completo, envolverá o projeto, a fabricação, os testes e as certificações (INMETRO e ANATEL) dos sensores inteligentes e concentradores wireless, a especificação e a configuração de uma unidade central de processamento, bem como o desenvolvimento de um software de gerenciamento do sistema. Estão listadas abaixo as características dos componentes do SMCCED-FW: 1) Os sensores inteligentes, com funcionalidade de medição de vibração absoluta e temperatura em um mesmo invólucro, produzirão a própria energia que consomem para a sua operação e utilizarão tecnologia wireless para transmissão dos dados adquiridos à unidade central de aquisição/gerenciamento de dados; 2) Os concentradores wireless serão dimensionados para atender as características específicas dos sensores inteligentes desenvolvidos bem como para atender as condições ambientais comumente encontradas nas plantas de processamento de petróleo; 3) A unidade central de gerenciamento será o hardware no qual estará instalado o software de gerenciamento responsável pela aquisição, pós-processamento dos dados adquiridos bem como o interfaceamento do SMCCED-FW com a rede corporativa do ativo a ser monitorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabrício Lucas de Almeida - Integrante / Marcio José da Cunha - Integrante / Marcelo Barros de Almeida - Integrante / Roberto Mendes Finzi Neto - Coordenador / Márcio Antônio Duarte - Integrante / Valder Steffen Jr. - Integrante / Ronaldo da Silva - Integrante / Karina Mayumi Tsuruta - Integrante / Aldemir A. Cavalini - Integrante / Lucas Altamirando de Andrade da Rocha - Integrante / Bruno Gabriel Gustavo Leonardo Zambolini Vicente - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Robô Pick and place, Descrição: O projeto possui como objetivo geral aprimorar o funcionamento do robô tipo manipulador do fabricante Motorola, modelo MMS, por meio de desenvolvimento de softwares e melhorias no hardware do sistema como um todo, integrando-os de forma a ser possível a elaboração de um sistema confiável de confecção de placas de circuito impresso de melhor qualidade do que as produzidas com as técnicas manuais atualmente empregadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabrício Lucas de Almeida - Integrante / Josué Silva de Morais - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Controle preditivo apicado em unidades de voo autônomo do tipo quadcóptero, Descrição: Hoje existe a necessidade em grande demanda de manter o controle autônomo de dispositivos, veículos e máquinas em geral, sem a necessidade de que estes sejam tripulados. Tendo em vista esse pensamento temos o quadcóptero que pode ser equipado com uma grande variedade de equipamentos, podendo ser usado para a inspeção de áreas críticas que oferecem elevado risco pessoal, vigilância de perímetros, manutenções em lugares de difícil acesso como linhas de alta tensão. O controle preditivo foi escolhido, pois é adequada ao controle em casos de processos com características de dinâmica de dificuldade elevada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fabrício Lucas de Almeida - Integrante / Josué Silva de Morais - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Aplicação de técnicas de controle avançado em planta didática, Descrição: Este é um projeto que busca ampliar e fortalecer a formação de recursos humanos voltados ao atendimento da demanda por profissionais qualificados na indústria por meio de estudos e pesquisa nas áreas de modelagem de sistemas, malhas de controle em processos industriais, desenvolvimento de sensores, protocolos abertos de comunicação para ambientes industriais, aplicação de técnicas avançadas de controle, dentre outras áreas de interesse.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fabrício Lucas de Almeida - Integrante / Marcio José da Cunha - Coordenador.

Prêmios

2015

Primeiro lugar no 5 Torneio Universitário de Robotica, UFU.

2014

Primeiro lugar no 4 Torneio Universitário de Robotica, UFU.

2013

Primeiro lugar no 3 Torneio Universitário de Robotica, UFU.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Microprocessadores.

2013 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor na disciplina de Eletrônica Analógica 1