Lara Gama Vidal

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é pesquisadora associada ao Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ecotoxicologia e Ecologia, com ênfase em nécton e conservação de ecossistemas marinhos.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)

2010 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Contaminantes Orgânicos em botos-cinza (Sotalia guianensis) da costa do Brasil.
José Lailson Brito Junior. Coorientador: Olaf Malm. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: organoclorados; Sotalia guianensis; Organobromados; fluxo trófico; piretróides.

Mestrado em Oceanografia

2009 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O uso do boto-cinza (Sotalia guianensis) como sentinela da poluição ambiental por compostos organoclorados (DDT, PCB, HCH, HCB e Mirex) em baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2010
José Lailson Brito Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: organoclorados; Sotalia guianensis.

Graduação em Oceanografia

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Compostos organoclorados em cetáceos da costa do Estado do Rio de Janeiro.
Orientador: José Lailson Brito Jr.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso Básico de Segurança de Plataforma - CBSP. (Carga horária: 40h). , Multilink Assessoria Técnica, MULTILINK, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de Escape de Aeronave Submersa - HUET. (Carga horária: 40h). , Multilink Assessoria Técnica, MULTILINK, Brasil.

2012 - 2012

Fundamentos de GCMS. (Carga horária: 16h). , Agilent Technologies Brasil, AGILENT, Brasil.

2007 - 2007

Mudanças Climáticas e Repercussões Sócio-Ambientai. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2005 - 2005

Aves Marinhas como monitores de mudanças ambientai. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2004 - 2004

Microbiologia Marinha. , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Ecotoxicologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Conservação da Fauna Marinha.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2012. (Congresso).

IV International Workshop on Pollutants in the Environment. 2010. (Simpósio).

XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos. ACUMULAÇÃO DE COMPOSTOS ORGANOCLORADOS (DDT, PCB, HCB, HCH E MIREX) NO BOTO-CINZA, SOTALIA GUIANENSIS, NAS BAÍAS DE SEPETIBA E DE ILHA GRANDE, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2010. (Congresso).

19a Semana de Iniciação científica da UERJ.Compostos organoclorados no tecido adiposo da baleia-de-bryde, na costa do Estado do Rio de Janeiro.. 2008. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia. CONCENTRAÇÕES DE MERCÚRIO TOTAL EM TECIDOS DE FRANCISCANAS, DA COSTA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL. 2008. (Congresso).

XIII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamíferos Acuáticos de América del Sur, 7° Congreso SOLAMAC.. Compostos organoclorados (DDT, PCB e HCB) no tecido adiposo subcutâneo da baleia-de-bryde, Balaenoptera edeni, na costa do Estado do Rio de Janeiro.. 2008. (Congresso).

16a Semana de Iniciação Científica da UERJ.Concentrações de mercúrio total em tecidos da tartaruga-verde, Chelonia mydas, da costa do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. 2007. (Outra).

XII COLACMAR. Avaliação da exposição de cetáceos do Sudeste brasileiro a compostos organoestânicos através das concentrações hepáticas de estanho.. 2007. (Congresso).

XIX Semana Nacional de Oceanografia.Mercúrio Total em peixes da Baía de Guanabara - RJ, Brasil.. 2007. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Acumulação de compostos organoclorados (DDT, PCB, HCH e HCB) no tecido adiposo subcutâneo de cetáceos odontocetos da costa do Estado do Rio de Janeiro.. 2006. (Congresso).

XVIII Semana Nacional de Oceanografia.participante. 2006. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Oceanografia. participante. 2005. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Oceanografia. participante. 2004. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Barbosa Fonseca

DOMIT, C.;Vidal, Lara G.. Conhecimento tradicional e científico sobre a forma de uso de área e habitat pelo boto-cinza, no entorno de unidades de conservação no Estado do Paraná.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Giulianna Macedo Rodrigues

Vidal, Lara G.; DOMIT, C.. Influência de fatores ambientais no uso do entorno do Parque Nacional do Superagui pela população de boto-cinza.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ronaldo Alves dos Santos Junior

Vidal, Lara G.; DOMIT, C.; BERTOZZI, CAROLINA. Distribuição espacial e temporal do conhecimento sobre Pontoporia blainvillei e o que se conhece sobre a população do Estado do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Janeide de Assis Padilha

VIDAL, LARA GAMA; AZEVEDO-SILVA, CLÁUDIO E.;DORNELES, P. Concentrações de Cd, Se, Sn, Mn e Cu em penas de atobá-marrom (Sula leucogaster) e fragata (Fregata magnificens) do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Rio de Janeiro, Brasil (Aves: Pelecaniformes).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Zoologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Ribeiro Souza

PEREIRA, M. B.;Vidal, Lara G.. Uso da corvina (Micropogonias furnieri) no monitoramento da contaminação por mercúrio nas baías costeiras do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Olaf Malm

MALM, O. O uso do boto-cinza (sotalia guianensis) com sentinela da poluição ambiental por compostos organoclorados (DDT, PCB, HCH, HCB e Mirex) em baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Olaf Malm

Malm, Olaf. Contaminantes orgânicos em boto-cinza (Sotalia guianensis) da costa do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Renato Dorneles

Dorneles, P.R.MALM, Olaf; Fernandez, M. A. S.;Lailson-Brito, J. Jr. O uso do boto-cinza (Sotalia guianensis) como sentinela da poluição ambiental por compostos organoclorados (DDT, PCB, HCH, HCB e Mirex) em baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Renato Dorneles

DORNELES, P. R.AZEVEDO, Alexandre de FreitasLailson-Brito, J. Jr. Compostos organoclorados (PCBs, DDTs e HCB) no tecido adiposo subcutâneo do boto-cinza, Sotalia guianensis, da Baía de Sepetiba, RJ, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia e Hidrologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Renato Dorneles

Lailson-Brito, J. JrDORNELES, P. R.AZEVEDO, Alexandre de Freitas. COMPOSTOS ORGANOCLORADOS EM CETÁCEOS DA COSTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia e Hidrologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Valentim da Silva Lazoski

LAZOSKI, CRISTIANO. Avaliação do fluxo de compostos organoclorados e organobromados nas baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lena Geise

Geise, L.; Guimarães, J.R.D.; Torres, J.P M.; Brito, J.J.L.; Malm, O.; Carreira, R.S.. Contaminantes orgânicos em boto-cinza (Sotalia guianensis) da costa do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre de Freitas Azevedo

AZEVEDO, A. F.DORNELES, Paulo Renato. Compostos organoclorados em cetáceos da costa do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Renato da Silva Carreira

Guimarães, J.R.D.; TORRES, J. P. M.; BRITO JUNIOR, J. L.; GEISE, L.; MALM, O.;CARREIRA, R.S.. Contaminantes orgânicos em boto-cinza (Sotalia guinensis) da costa do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jean Remy Davée Guimarães

GUIMARÃES, J. R. D.. Contaminantes organicos em boto-cinza (Sotalia guianensis) da costa do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Biofisica) - Inst. de Biofisica Carlos Chagas Filho.

Jean Remy Davée Guimarães

GUIMARAES, J. R. D.. Transporte e biodisponibilidade de metais pesados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biofisica) - Inst. de Biofisica Carlos Chagas Filho.

Valeria Freitas de Magalhães

MAGALHÃES, V. F.; GUIMARÃES, Jean Remy Davée; Vianna, M.. Transporte, biodisponibilidade e efeitos tóxicos de elementos não essenciais em ambientes aquáticos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Paulo Machado Torres

Torres, Joao P. M.. projeto de tese. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Paulo Machado Torres

Torres, J.P.M.Vianna, Marcelo; FERNANDEZ, MARCOS A.S.. Contaminantes organicos em boto cinza da costa do Brasil. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Olaf Malm

Avaliação do fluxo de compostos organoclorados e organobromados nas baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro; ; 2015; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Olaf Malm;

Alexandre de Freitas Azevedo

O USO DE CETÁCEOS COMO SENTINELAS DA POLUIÇÃO AMBIENTAL POR COMPOSTOS ORGANOCLORADOS NAS BAÍAS COSTEIRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Alexandre de Freitas Azevedo;

José Lailson Brito Junior

O USO DO BOTO-CINZA COMO SENTINELAS DA POLUIÇÃO AMBIENTAL POR COMPOSTOS ORGANOCLORADOS NAS BAÍAS COSTEIRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Lailson Brito Junior;

José Lailson Brito Junior

Contaminantes orgânicos em boto-cinza (Sotalia guianensis, Cetacea: Delphinidae) da costa do Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Lailson Brito Junior;

José Lailson Brito Junior

Estudo da concentração de compostos organoclorados em tecidos de cetáceos do Estado do Rio de Janeiro; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Lailson Brito Junior;

José Lailson Brito Junior

O USO DE CETÁCEOS COMO INDICADORES DO FLUXO TRÓFICO DE POLUENTES; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Lailson Brito Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MANHAES, B. ; SANTOS-NETO, E. B. ; VIDAL, L. G. ; BISI, T. L. ; AZEVEDO, A.F. ; LAILSON-BRITO, JOSÉ . High organochlorine concentrations in a threathened Guiana dolphin population. ORGANOHALOGEN COMPOUNDS , v. 80, p. 505-508, 2018.

  • RIZZINI ANSARI, NAFISA ; FERNANDEZ, MARCOS ANTÔNIO ; BRITO, JOSÉ LAILSON ; VIDAL, L. G. ; DE ANDRADE COSTA, ERIKA SILVA ; MALM, O. . Assessing mercury contamination in a tropical coastal system using the mussel Perna perna and the sea anemone Bunodosoma caissarum. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 679-688, 2016.

  • Lailson-Brito, José ; Cruz, Renato ; DORNELES, P. R. ; Dorneles, Paulo Renato ; Andrade, Leonardo ; AZEVEDO, Alexandre de Freitas ; Fragoso, Ana Bernadete ; VIDAL, L. G. ; Costa, Marianna Badini ; Bisi, Tatiana Lemos ; Almeida, Ronaldo ; Carvalho, Dario Pires ; Bastos, Wanderley Rodrigues ; MALM, Olaf . Mercury-Selenium Relationships in Liver of Guiana Dolphin: The Possible Role of Kupffer Cells in the Detoxification Process by Tiemannite Formation. Plos One , v. 7, p. e42162, 2012.

  • Lailson-Brito, José ; Dorneles, Paulo R. ; AZEVEDO-SILVA, CLÁUDIO E. ; BISI, TATIANA L. ; Vidal, Lara G. ; LEGAT, LETICIAÁ N. ; Azevedo, Alexandre F. ; TORRES, JOÃO PAULO M. ; MALM, Olaf . Organochlorine compound accumulation in delphinids from Rio de Janeiro State, southeastern Brazilian coast. Science of the Total Environment , v. 433, p. 123-131, 2012.

  • ALONSO, M. B. ; FEO, MARIA LUISA ; CORCELLAS, CAYO ; Vidal, Lara G. ; BERTOZZI, CAROLINA P. ; MARIGO, JULIANA ; SECCHI, EDUARDO R. ; BASSOI, M. ; Azevedo, Alexandre F. ; Torres, João P. ; LAILSONBRITO, J ; MALM, Olaf ; ELJARRAT, ETHEL ; BARCELÓ, DAMIÀ . PYRETHROIDS: AN OLD CONTAMINANT MAY REPRESENT A NEW CONCERN TO MARINE MAMMALS. Organohalogen Compounds , v. 74, p. 911-914, 2012.

  • Alonso, Mariana B. ; Feo, Maria Luisa ; Corcellas, Cayo ; VIDAL, L. G. ; Bertozzi, Carolina P. ; Marigo, Juliana ; Secchi, Eduardo R. ; BASSOI, Manuela ; Azevedo, Alexandre F. ; Dorneles, Paulo R. ; Torres, João Paulo M. ; LAILSON-BRITO, J.Jr. ; Lailson-Brito, José ; MALM, Olaf ; Eljarrat, Ethel ; Barceló, Damià . Pyrethroids: A new threat to marine mammals?. Environment International , v. 47, p. 99-106, 2012.

  • VIDAL, L. G. ; BISI, T. ; DORNELES, P. R. ; FERRAZ, D. ; AZEVEDO, A. F. ; LEPOINT, G. ; DAS, K. ; MALM, O. ; LAILSON-BRITO, J. . RELATIONSHIPS BETWEEN PCB 153 AND STABLE NITROGEN ISOTOPES IN A GUIANA DOLPHIN (Sotalia guianensis) FOOD WEB, GUANABARA BAY, BRAZIL. Organohalogen Compounds , v. 73, p. 1697-1700, 2011.

  • Lailson-Brito, José ; Dorneles, Paulo Renato ; AZEVEDO-SILVA, CLÁUDIO EDUARDO ; AZEVEDO, Alexandre de Freitas ; VIDAL, LARA GAMA ; MARIGO, JULIANA ; BERTOZZI, CAROLINA ; ZANELATTO, REGINA CÉLIA ; Bisi, Tatiana Lemos ; MALM, Olaf ; TORRES, JOÃO PAULO MACHADO . Organochlorine concentrations in franciscana dolphins, Pontoporia blainvillei, from Brazilian waters. Chemosphere (Oxford) , v. 84, p. 882-887, 2011.

  • Vidal, L.G. ; BISI, T. ; DORNELES, P. R. ; FERRAZ, D. ; AZEVEDO, A. F. ; LEPOINT, G. ; DAS, K. ; MALM, O. ; LAILSON-BRITO, J. . ORGANOCHLORINE COMPOUNDS IN BLUBBER OF GUIANA DOLPHINS, Sotalia guianensis, FROM SEPETIBA BAY, RIO DE JANEIRO STATE, BRAZIL. Organohalogen Compounds , v. 73, p. 1697-1700, 2011.

  • LAILSON-BRITO, J. ; Dorneles, P.R. ; Azevedo-Silva, C.E. ; Azevedo, A.F. ; Vidal, L.G. ; Zanelatto, R.C. ; Lozinski, C.P.C. ; AZEREDO, A. ; Fragoso, A.B.L. ; Cunha, H.A. . High organochlorine accumulation in blubber of Guiana dolphin, Sotaliaguianensis, from Brazilian coast and its use to establish geographical differences among populations. Environmental Pollution (1987) , v. 158, p. 1800-1808, 2010.

  • Dorneles, Paulo R. ; Lailson-Brito, Jose? ; Azevedo, Alexandre F. ; Meyer, Johan ; Vidal, Lara G. ; Fragoso, Ana B. ; Torres, João P. ; Malm, Olaf ; Blust, Ronny ; Das, Krishna . High Accumulation of Perfluorooctane Sulfonate (PFOS) in Marine Tucuxi Dolphins ( Sotalia guianensis ) from the Brazilian Coast. Environmental Science & Technology , v. 42, p. 5368-5373, 2008.

  • LAILSON-BRITO, J. ; DORNELES, P. R. ; AZEVEDO-SILVA, C. E. ; AZEVEDO, A. F. ; VIDAL, L. G. ; TORRES, J. P. M. ; MALM, O. . HIGH ACCUMULATION OF ORGANOCHLORINE COMPOUNDS IN SOUTHERN HEMISPHERE THE CASE OF DELPHINIDS FROM RIO DE JANEIRO CONTINENTAL SHELF, BRAZIL.. Organohalogen Compounds , v. 70, p. 1665-1668, 2008.

  • DORNELES, P ; LAILSONBRITO, J ; FERNANDEZ, M ; VIDAL, L ; BARBOSA, L ; AZEVEDO, A ; FRAGOSO, A ; TORRES, J ; MALM, O . Evaluation of cetacean exposure to organotin compounds in Brazilian waters through hepatic total tin concentrations. Environmental Pollution (1987) , v. 156, p. 1268-1276, 2008.

  • LAILSON-BRITO, J. ; DORNELES, P. R. ; AZEVEDO-SILVA, C. E. ; SECCHI,E. ; DALLAROSA, L. ; BASSOI, M. ; AZEREDO, A. ; VIDAL, L. G. ; AZEVEDO, A. F. ; MALM, O. ; TORRES, J. P. M. . PERSISTENT ORGANOCHLORINE RESIDUES IN BLUBBER OF ANTARCTIC HUMPBACK WHALE, Megaptera novaeangliae.. Organohalogen Compounds , v. 69, p. 1745-1747, 2007.

  • LAILSON-BRITO, J. ; DORNELES, P. R. ; AZEVEDO-SILVA, C. E. ; MARIGO, J. ; BERTOZI, C. ; VIDAL, L. G. ; MALM, O. ; TORRES, J. P. M. . PCB, DDT AND HCB IN BLUBBER OF FRANCISCANA DOLPHIN, Pontoporia blainvillei, FROM SOUTHEASTERN BRAZILIAN COAST.. Organohalogen Compounds , v. 69, p. 1748-1751, 2007.

  • TORRES, J. P. M. ; LAILSON-BRITO, J. ; DORNELES, P. R. ; AZEVEDO-SILVA, C. E. ; AZEREDO, A. ; MEIRE, R. O. ; VIDAL, L. G. ; LOZINSKI, C. ; AZEVEDO, A. F. ; MALM, O. . ORGANOCHLORINES IN BLUBBER OF MARINE TUCUXI DOLPHIN, Sotalia guianensis, FROM RIO DE JANEIRO COASTAL BAYS, BRAZIL. Organohalogen Compounds , v. 68, p. 580-582, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Vidal, L.G. . Monitoramento de cetáceos e quelônios do Plano Básico Ambiental da Dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Aspectos socioeconômicos da pesca e de capturas acidentais: uma avaliação em prol da gestão integrada e conservação da toninha na Área de Manejo II, Descrição: 1. Elaborar e implementar um experimento de marcação e recaptura para auxiliar na estimativa da probabilidade de encalhe e do número de toninhas mortas anualmente em artes de pesca na Área de Manejo II. 2. Avaliar a mortalidade da toninha em artes de pesca e identificar/mapear áreas, períodos e artes de maior risco de capturas nas Áreas de Manejo II e III. 3. Avaliar o cumprimento e o efeito da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA n 12/2012 sobre a captura acidental. 4. Avaliar a percepção dos setores pesqueiros artesanal e industrial quanto à problemática da captura da toninha nas Áreas de Manejo II e III e quanto às consequências da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA n 12/2012 sobre a atividade pesqueira. 5. Elaborar propostas em conjunto com o setor pesqueiro para compatibilização da atividade com a conservação da toninha, por exemplo, propor áreas de exclusão de pesca de emalhe (permanentes ou temporárias) e/ou áreas marinhas protegidas com base em alvos de conservação integrados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Coordenador / Marta Cremer - Integrante / Camila Domit - Integrante / Caroline Bertozzi - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Planejamento sistemático para a conservação na zona costeira de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / Camila Domit - Coordenador / Liana Rosa - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Biologia da Conservação de tetrápodes marinhos da Bacia de Santos, Brasil, Descrição: Várias espécies de tetrápodes marinhos podem ser consideradas sentinelas da saúde dos oceanos. Pesquisas voltadas à caracterização desta fauna, do ponto de vista de seus parâmetros biológicos e de seu estado de saúde, são importantes para o diagnóstico e monitoramento das zonas costeiras e oceânicas. O objetivo principal deste projeto é caracterizar aspectos relacionados à dinâmica populacional, como a biologia reprodutiva, e à saúde de espécies de répteis, aves e mamíferos marinhos encalhados (mortos ou enfermos) no litoral da área de abrangência da Bacia de Santos, Brasil. A base de dados suportada pelo projeto permitirá o monitoramento desta fauna em médio e longo prazo. Neste sentido, serão estruturados centros de excelência para a realização de análises bioecológicas e de saúde, os quais serão utilizados para a formação de recursos humanos especializados na realização de estudos neste escopo. As instituições participantes desta proposta trabalharão em estrutura de rede, realizando trabalhos complementares, com intercâmbio de amostras, material e equipes, para alcançar os objetivos. Desta forma, serão avaliadas as condições de saúde dos espécimes por meio de análises anatomopatológicas (necroscopia e histopatologia) e microbiológicas na UENF e na UFPR, análises parasitológicas nas UENF e análises reprodutivas (incluindo determinação sexual e maturidade sexual) na UNIVILLE e na UFPR. Os laboratórios também estarão aptos à montagem de lâminas para análises histológicas e histopatológicas em geral de tetrápodes marinhos. Os resultados deste projeto trarão subsídio à ações regionais e nacionais em prol da conservação das espécies e tomadas de decisão dos órgãos ambientais referentes à preservação e mitigação de atividades que causam impacto aos tetrápodes marinhos endêmicos, ameaçados ou migratórios (ações conduzidas por órgãos ambientais como IAP, FATMA, INEA, SEMA, IBAMA, ICMBio, assim como Ministérios Públicos estadual e federal em ações de defesa do patrimônio biológico), além do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades envolvidas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / Camila Domit - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Monitoramento de Praia - Bacia de Santos, Descrição: O programa monitoramento de praias está entre as condicionantes da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos ? Etapa 2, exigidas pelo IBAMA. Processo IBAMA n 02022.002141/11 -DILIC/CGPEG. O objetivo principal é caracterizar e monitorar a fauna de répteis, aves e mamíferos marinhos do litoral do Paraná quanto ao perfil biológico, ecológico e de saúde, subsidiar as instituições de gestão ambiental com informações técnicas e desenvolver tecnologias e métodos aplicados ao monitoramento marinho relacionados à qualidade ambiental do ecossistema por meio da avaliação de espécies sentinelas. Além disso, envolver a sociedade acadêmica e civil em ações em prol da conservação de espécies marinhas ameaçadas e de seus habitats, seguindo recomendações de instrumentos legais nacionais e internacionais. Entre os objetivos específicos do projeto esta a estruturação der um centro de excelência e métodos de pesquisa aplicados ao monitoramento, atendimento e análise de tetrápodes marinhos, estrutura e ações necessárias e que respondam à demandas da sociedade civil e diretamente a demandas de políticas públicas regionais e nacionais; a caracterização dos tetrápodes marinhos com ocorrência no litoral do Paraná, assim como avaliar o estado de saúde destes animais, monitorar a qualidade ambiental e envolver a sociedade em geral em ações em prol da conservação costeira e marinha no estado; a formação de recurso humano especializado em monitoramento, resgate, atendimento e avaliação de saúde da fauna marinha; bem como formar multiplicadores socioambientais nesta temática; o apoio apoio a ações regionais e nacionais de tomada de decisão dos órgãos ambientais frente a conservação de espécies de tetrápodes marinhos endêmicos, ameaçados ou migratórios (ações conduzidas por órgãos ambientais como IAP, SEMA, MMA, IBAMA, ICMBio, assim como Ministérios Públicos estadual e federal em ações de defesa do patrimônio biológico)ç alem do fortalecimento das atividades de extensão, de pesquisa e de ensino dentro da equipe do CEM e desta com outros laboratórios e departamentos da UFPR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / Camila Domit - Coordenador / Liana Rosa - Integrante.

  • 2013 - 2019

    REBIMAR- Programa de recuperação da Biodiversidade marinha do Paraná - Fase III, Descrição: O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros. Essa iniciativa é benéfica tanto para os pescadores artesanais, que terão um incremento e diversificação de pescados, quanto para os ecossistemas marinhos, devido ao aumento da biodiversidade nos locais onde os recifes são instalados. http://www.marbrasil.org/rebimar/sobre/.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / Camila Domit - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    QUALIPESCA GUANABARA Qualificação e Caracterização da Pesca e do Pescado da Baía de Guanabara, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Lailson Brito Junior em 04/02/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Tatiana Bisi - Integrante / Marcelo Vianna - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Integrante / Olaf Malm - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Relações tróficas e bioacumulação de micropoluentes em grandes peixes pelágicos da costa sudeste do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Olaf Malm - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Integrante / Bisi, Tatiana Lemos - Coordenador / Liana Rosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Organismos Nectônicos como Indicadores do Fluxo Trófico de Micropoluentes em Sistemas Aquáticos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Lailson Brito Junior em 09/01/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Olaf Malm - Integrante / Tatiana Bisi - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Integrante / Liana Rosa - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Organismos marinhos como indicadores da poluição ambiental da Baía da Ilha Grande, Descrição: O objetivo geral é identificar os grupos taxonômicos que podem ser utilizados como bioindicadores da contaminação ambiental marinha por micropoluentes (especialmente elementos-traço e organoclorados), com vistas ao monitoramento contínuo da poluição ambiental marinha da Baía da Ilha Grande. O Projeto proposto tem relevante importância na formação de recursos humanos nas áreas de Ecologia, Oceanografia, Ecotoxicologia e Monitoramento Ambiental. A execução da proposta aqui apresentada representará o fortalecimento de parcerias já existentes entre laboratórios de três Universidades (UERJ, UFRJ e UNIRIO). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Marcos Bastos Pereira - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Coordenador / Luciano Neves dos Santos - Integrante / Cátia Calado - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Nécton das baías costeiras do estado do Rio de Janeiro: relações tróficas, diversidade genética e bioacumulação de poluentes críticos - Edital BIOTA - RJ, Descrição: São alguns objetivos principais desse projeto: a) Investigar relações tróficas de organismos nectônicos por meio das razões isotópicas de carbono e de nitrogênio e avaliar as contribuições relativas de fontes de alimento internas e externas às baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande; b) Compreender os processos de acumulação e biomagnificação de poluentes orgânicos persistentes (POPs) e elementos-traço na teia trófica dos ambientes marinhos costeiros do litoral do Estado do Rio de Janeiro; c) Estimar a diversidade genética intraespecífica de peixes e de Sotalia guianensis do litoral do Rio de Janeiro; d) Estimar a abundância e mapear áreas críticas para a conservação do boto-cinza na zona costeira do Estado do Estado do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Haydée almeida Cunha - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Tatiana Bisi - Integrante / MALM, O - Integrante / Marcos Antônio Fernandez - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    O BOTO-CINZA, Sotalia guianensis, COMO INDICADOR DO FLUXO TRÓFICO DE MICROPOLUENTES NA COSTA DO BRASIL., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Ana Bernadete Lima Fragoso - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Claudio Eduardo Azevedo e Silva - Integrante / Tatiana Bisi - Integrante / Marta Cremer - Integrante / Camila Domit - Integrante / Shéron Joyce Dias Morales - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    PRONEX - Fluxo trófico e exportação de micropoluentes nas baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro: capacitação analítica e monitoramento ambiental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Marcos Antônio Fernandez - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Alexandre de Freitas Azevedo - Integrante / Olaf Malm - Coordenador.

  • 2009 - 2015

    Entrada, Fluxo Trófico, Áreas Críticas e Exportação de Micropoluentes nas Baías Costeiras do Estado do Rio de Janeiro e Áreas Adjacentes, Descrição: EDITAL CIÊNCIAS DO MAR n 09/2009 - CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Coordenador / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Paulo Alberto Silva Costa - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante / Reinaldo Calixto de Campos - Integrante / Marcos Antônio Fernandez - Integrante / Jean Remmy D Guimarães - Integrante / Marcelo Vianna - Integrante / Josino Costa Moreira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    O BOTO-CINZA, Sotalia guianensis, COMO SENTINELA AMBIENTAL DA POLUIÇÃO POR COMPOSTOS ORGANOCLORADOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OUTRAS REGIÕES DA COSTA BRASILEIRA., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Tatiana Bisi - Integrante / Mariana Batha Alonso - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Capacitação analítica para estudos ecotoxicológicos e monitoramento ambiental de elementos-traços em ecossistemas marinhos do Estado do Rio de Janeiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante / Marcos Antônio Fernandez - Integrante / Hélio Villena - Integrante / Gleyci Moser - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Micropoluentes em ecossistemas marinhos do Estado do Rio de Janeiro - capacitação analítica e monitoramento ambiental, Descrição: Capacitar analiticamente e Monitorar a contaminação por micropoluentes nas cadeias alimentares da costa do Estado do Rio de Janeiro através do uso de espécies sentinelas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Coordenador / Marcos Fernandez - Integrante / Marcos Bastos Pereira - Integrante / Paulo Alberto Silva Costa - Integrante / Marcelo Viana - Integrante / Paula Sarcinelli - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    O uso de cetáceos como sentinelas da poluição ambiental por compostos organoclorados nas baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Claudio Eduardo Azevedo e Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Avaliação da contaminação por micropoluentes nas cadeias alimentares das baías costeiras do Estado do Rio de Janeiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Olaf Malm - Coordenador / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Marcos Fernandez - Integrante / Paulo Alberto Silva Costa - Integrante / Marlon Fonseca - Integrante / Debora de Almeida Azevedo - Integrante / Maria da Conceição Klaus Vanderley Ramos - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante / Francisco Radler de Aquino Neto - Integrante / Reinaldo Calixto de Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    'Organochlorines in blubber of marine tucuxi dolphin along the Brazilian coast', Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Claudio Eduardo Azevedo e Silva - Integrante., Financiador(es): Society for Marine Mammalogy - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2015

    Contaminação por compostos orgânicos persistentes (DDTs e PCBs), mercúrio e metilmercúrio nas cadeias tróficas marinhas - o uso de cetáceos como indicadores do fluxo trófico de poluentes., Descrição: A proposta desse projeto é realizar um estudo sobre as concentrações de metais essenciais e não essenciais (Fe, Cu, Zn, Mn, Cd, Pb e Hg), Metilmercúrio (MeHg) e poluentes organoclorados (DDTs e PCBs), em tecidos de cetáceos do Atlântico Sul Ocidental e da Península Antártica. Procurar-se-á compreender a dinâmica desses poluentes nas cadeias tróficas analisando alguns organismos que fazem parte da dieta das espécies de cetáceos estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Ana Bernadete Lima Fragoso - Integrante / Haydée almeida Cunha - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante / Antônio Azeredo - Integrante / Claudio Eduardo Azevedo e Silva - Integrante / Helena Amaral Kehrig - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2015

    Formação do Banco de Tecidos para Análises Ecotoxicológicas., Descrição: Formar um banco de tecidos de mamíferos aquáticos para viabilização de estudos ecotoxicológicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Paulo Renato Dorneles - Integrante / Olaf Malm - Integrante / Ana Bernadete Lima Fragoso - Integrante / Haydée almeida Cunha - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / João Paulo Machado Torres - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Universidade Federal do Paraná - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2005 - 2015

    Estudo das concentrações de metais-traço em tecidos de golfinhos do gênero Stenella (Cetacea, Delphinidae), da costa do Estado do Rio de Janeiro., Descrição: Determinar concentrações de metais-traço, especialmente o mercúrio, em tecidos de golfinhos do gênero Stenella da costa do Estado do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Coordenador / Olaf Malm - Integrante / Helena Amaral Kehrig - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2015

    Cefalópodes como vetores da transferência de metais pesados para cetáceos., Descrição: Estudo que busca determinar a contribuição dos cefalópodes na transferência de metais pesados, especialmente o Hg e o Cd, para os cetáceos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Coordenador / Olaf Malm - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Cádmio, estanho, sulfonato de perfluorooctano (PFOS) e difenil éteres polibromados(PBDES) em tecidos de cetáceos de águas brasileiras: aspectos ecotoxicológicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Gama Vidal - Integrante / José Lailson Brito Júnior - Integrante / Paulo Renato Dorneles - Coordenador / Olaf Malm - Integrante / Alexandre Freitas Azevedo - Integrante / Krishna DAS - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado

2015 - Atual

Associação MarBrasil, MarBrasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado

2014 - 2014

Associação Cultural e de Pesquisa Noel Rosa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oceanógrafo, Carga horária: 40

2013 - 2013

Associação Cultural e de Pesquisa Noel Rosa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2010 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista da CAPES mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

2005 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2006 - 12/2008

    Estágios , Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .,Estágio realizado, O uso de cetáceos como indicadores do fluxo trófico de poluentes..

  • 04/2005 - 07/2006

    Estágios , Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, .,Estágio realizado, Programa de Educação Ambiental com a comunidade da Ilha Grande-RJ.

2005 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colabortador

2015 - 2017

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica - Coordenação, Carga horária: 40