Hugo Lázaro Marques Martins

Pós-Doutorado (PhD) em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra - Portugal. Doutorado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), com distinção acadêmica "cum laude". Mestrado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012); Especialista em Direito Internacional Público e Privado pelas Faculdades Milton Campos - CEDIN; Graduação em nível de bacharelado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de João Monlevade (2007); professor titular da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI, nas cadeiras de Direito Público e Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção 75 de Minas Gerais; Possui 16 (dezesseis) anos de experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente no seguinte tema: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direitos Humanos, Direito Internacional e Direito Eleitoral. Procurador-Geral do Município de João Monlevade; Consultor Jurídico da Câmara de São Domingos do Prata - MG (2016-2020); Procurador da Câmara de Vereadores de Dionísio - MG (2012-2014); Procurador e Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de São José do Goiabal - MG (2012-2016); Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata - MG (2008)

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2014 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: AS SANÇÕES (SÓCIO)ECONÔMICAS INTERNACIONAIS FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS: uma reflexão e propostas diante dos desafios do século XXI
, Ano de obtenção: 2017. Júlio de Aguiar de Oliveira. Coorientador: Mário Lúcio Quintão Soares.

Mestrado em Direito

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: OS CONFLITOS INTERNACIONAIS NO SÉCULO XXI E A NECESSIDADE DE REVISÃO CONCEITUAL E ESTRUTURAL DA ONU COMO PILAR DA SEGURANÇA INTERNACIONAL
, Ano de Obtenção: 2012.Leonardo Nemer Caldeira Brant.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Direito Internacional

2008 - 2008

Faculdades Milton Campos
Título: A SOBERANIA E A DISCRICIONALIDADE ESTATAL FRENTE AO DIREITO INTERNCIONAL
Orientador: Leonardo Nemer Caldeira Abrant

Graduação em Direito

2003 - 2007

Instituto de Ensino Superior de João Monlevade
Título: Corte Internacional de Justiça e a resolução pacífica dos conflitos internacionais
Orientador: Adriano Santos Grigorini
Bolsista do(a): Instituto de Ensino Superior de João Monlevade, IES - FUNCEC, Brasil.

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Programa Interdiciplinar de Capacitação Docente. (Carga horária: 120h). , Instituição de Ensino Superior de João Monlevade, IES - FUNCEC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Direito Ambiental. (Carga horária: 120h). , Instituição de Ensino Superior de João Monlevade, IES - FUNCEC, Brasil.

2004 - 2004

Controle de Constitucionalidade. (Carga horária: 12h). , Instituição de Ensino Superior de João Monlevade, IES - FUNCEC, Brasil.

2003 - 2003

As Inivações da parte geral do Direito Civil. (Carga horária: 12h). , Instituição de Ensino Superior de João Monlevade, IES - FUNCEC, Brasil.

2000 - 2000

Orientação para o Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Internacional Privado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Organização de eventos

MARTINS, H. L. M. . I Seminário do Partido Progressista de São Domingos do Prata ? MG. 2008. (Congresso).

MARTINS, H. L. M. . I Seminário do Partido Popular Socialista de São Domingos do Prata, Minas Gerais. 2008. (Congresso).

MARTINS, H. L. M. . II Seminário do Partido da República de São Domingos do Prata ? MG. 2008. (Congresso).

MARTINS, H. L. M. . I Seminário do Partido da República de Dionísio ? MG. 2008. (Congresso).

MARTINS, H. L. M. . I Seminário Promovido pelo Partido Social Liberal de São Domingos do Prata em Minas Gerais. 2008. (Congresso).

MARTINS, H. L. M. . I Congresso do Partido Republicano Progressista de São Domingos do Prata ? MG. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiênci a. O respeito da diversidade das pessoas com Deficiência. 2015. (Congresso).

IV Ciclo de Diálogos Jurídicos. As políticas de segurança pública no Brasil e no mundo sob a ótica dos Direitos Humanos. 2015. (Congresso).

XXIV Congresso Nacional do CONPEDI/UFS. Os Consórcios Intermunicipais e a efetivação da prestação do serviço público de saúde: Uma breve analise do instituto frente ao Princípio Constitucional da Eficiência. 2015. (Congresso).

XXIV Congresso Nacional do CONPEDI/UFS. A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS COMO PILAR DA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: Uma proposta de restruturação da ONU frente ao precedente da Resolução 377 (V) da AGNU. 2015. (Congresso).

Convite ao Pensar.O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO NA MANUTENÇÃO DA PAZ.. 2014. (Seminário).

Curso de Extensão.A ONU e o Sistema de Manutenção da Paz. 2014. (Seminário).

I Fórum de Qualificação Docente e Produção Científica.O desenvolvimento da pesquisa do Direito no Brasil. 2014. (Seminário).

XXIII Congresso Nacional do CONPEDI. A Construção Histórica dos Mecanismos para Manutenção da Paz na esfera internacional: Uma breve análise sobre as Instituições e Métodos de promoção da Paz. 2014. (Congresso).

Curso de Extensão.O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. 2013. (Seminário).

XXII Congresso Nacional do CONPEDI. O Conselho de Segurança das Nações Unidas e a sua contribuição para Manutenção da Segurança Internacional: Uma Breve reflexão sobre sua estrutura Organizacional e a atuação na Manutenção da Paz. 2013. (Congresso).

Dialética e estado em Carl Schmitt. 2012. (Congresso).

III Workshop Jurídico da FACHI-FUNCESI. 2012. (Seminário).

II Seminário de Filosofia do Direito - Biopolítica, Governabilidade e Relações Internacionais: Desafios do Estado Democrático de Direito.A Intervenção Humanitária sob a ótica da Biopolítica. 2011. (Seminário).

XX Encontro Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. A Legitimidade da Intervenção na Líbia face as obras de Alberico Gentili e Hugo Grotius. 2011. (Congresso).

XXIII Encontro Nacional do CONPEDI. O Fundamento do Direito Internacional na formação de uma Comunidade Internacional: posições doutranrias e as repercussões em casos concretos.. 2011. (Congresso).

I Colóquio Jurídico do Vale do Aço "Novos Debates, Velhos Problemas". 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Laís Menegasse Ferreira

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.; BRETAS, H.. A influência do poder midiático no tribunal do júri.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Franciele Aparecida da Silva Frank

BRETAS, H.;MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A identificação criminal na Lei 12.654-12: a plausibilidade constitucional dos bancos de dados genéticos, com ênfase no princípio da não autoincriminação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Isa Guerra Athayde Emery

MARTINS, H. L. M.; OLIVEIRA, A.; SILVA, D.. Da Complementariedade entre os princípios da precaução e de prevenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: José Afonso do Couto

MARTINS, H. L. M.; FIALHO, C.; RIBEIRO, R. A.. (In) Responsabilidade do Estado por Omissão no Trânsito: baseado na teoria do risco administrativo conforme artigo 37, parágrafo 6 da CF-88. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Miriam Bruno Índio do Brasil Apolinário

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; OLIVEIRA, A.. Os Princípios do Direito do Trabalho frente à Flexibilidade das Leis trabalhistas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Paloma Pricila Baptista

MARTINS, H. L. M.; FATALA, L.; OLIVEIRA, A.. Direito Internacional, Soberania e a exploração do petróleo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Poliana Mara de Oliveira

MARTINS, H. L. M.; OLIVEIRA, A.; MOREIRA, D. L.. O Furto Famélico à Luz do Ordenamento Jurídico Penal brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Ronan Fonseca Starling

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; OLIVEIRA, A.. A concepção de Soberania aplicada ao Direito Internacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Uruatã de Campos Ramos

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, J.; ALMEIDA, R. B.. A OIT e o Trabalho Escravo: o direito brasileiro sob a perspectiva da PEC 438-01. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Clousilene Eva Silva Lisboa

MARTINS, H. L. M.; MOREIRA, D. L.; OLIVEIRA, A.. A Plausividade da Transação Penal à Luz dos Princípios Constitucionais da Ampla Defesa e do Contraditório e do Devido Processo Legal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Elves Gonçalves da Rocha

MARTINS, H. L. M.; MOREIRA, D. L.; ALMEIDA, C.. O Homicídio Culposo e a causa de aumento de pena pela inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, à luz do non bis in idem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Emerson Ferreira Cardoso

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; ALMEIDA, J.. Direito Digital: Indenização por danos morais em redes sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Eveline Cristine Rodrigues de Freitas

MARTINS, H. L. M.; OLIVEIRA, A.; MOREIRA, D. L.. Revista Íntima no Estabelecimentos Prisionais: violação dos Direitos Fundamentais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Fabiano da Silva Alves

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; MOREIRA, D. L.. Teoria da Asserção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Fabrício Chaves Pinto

MARTINS, H. L. M.; MOREIRA, D. L.; OLIVEIRA, A.. A Possibilidade de Usucapião de Bens Públicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Hugo Eustáquio Mendes

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; FATALA, L.. Da aplicação da medida socioeducativa de intervenção em caso de ato infracional análogo ao tráfico de drogas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Barbara Souza Silva

OLIVEIRA, A.; CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. O Princípio da co-culpabilidade, ante a inefetividade da aplicação dos direitos sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Fabiane Caroline da Silva

OLIVEIRA, A.; CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. A punibilidade dos psicopatas homicidas no direito penal brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Isabella Barcelos Silva

OLIVEIRA, A.; CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. O Crime de Bigamia ante o princípio da monogamia e o estado laico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Júlia Lage Moura

OLIVEIRA, A.; CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. Estupro de vulnerável: uma análise da presunção da violência sexual no que se refere aos menores de 14 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Tatiane Assis Rosa

OLIVEIRA, A.; CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. A função ressocializadora da pena privativa de liberdade e a sua aplicação através do método APAC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Flávio Henrique Santos Silveira

Silva, T. M.;MARTINS, H. L. M.; BRAZ, E. F.. A diferença entre a união estável e o casamento diante da outorga uxória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Juan de Oliveira Alonso

Silva, T. M.; BRAZ, E. F.;MARTINS, H. L. M.. Inquérito Civil em matéria ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Raylton de Lima Gomes

BRAZ, E. F.; Silva, T. M.;MARTINS, H. L. M.. A (in)constitucionalidade da usucapião familiar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Yasmin Torres Nunes Cossenzo

Silva, T. M.; BRAZ, E. F.;MARTINS, H. L. M.. A constitucionalidade da exigência do prévio requerimento administrativo nas ações previdenciárias em que se pleiteia aposentadoria por idade do trabalhador rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Suellen Glissane Gandra

Silva, T. M.; BRAZ, E. F.;MARTINS, H. L. M.. As cláusulas abusivas no contrato de adesão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Patrícia Maria da Cruz

MARTINS, H. L. M.; GOMES, R. P. B.; COUTO, C. E. A.. Os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Anderson de Assunção Marcelos

GOMES, A. V.; PAULA, F. T.;MARTINS, H. L. M.. O valor probatório do inquérito policial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Eliziário Almir dos Santos

MARTINS, H. L. M.; GOMES, A. V.; PAULA, F. T.. A redução da maioridade penal e seu impacto no sistema carcerário mediante a ineficácia das medidas socioeducativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Fábio Nascimento Ferreira

GOMES, A. V.; PAULA, F. T.;MARTINS, H. L. M.. O uso de algemas como garantia da segurança policial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Guilherme F Guimarães

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. Coculpabilidade como causa de atenuante inominada do art. 66 do Código Penal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Liliane Dias Martins

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. Descriminação dos crimes contra a honra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Marla Elita Xavier Quaresma

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. A (im)possibilidade do contraditório no inquérito policial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Mayara Sthefani Fonseca

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. Inexigibilidade de conduta diversa como causa supralegal de exclusão da culpabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Shirdrem Moreira da Silva

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. A (im)possibilidade de tentativa de latrocínio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Thassia Abreu L Figueiredo

PAULA, F. T.; GOMES, A. V.;MARTINS, H. L. M.. A inconstitucionalidade de prisão temporária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil.

Aluno: Cíntia Prímola de Melo

CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. A Visão atual dos Tribunais Superiores quanto ao âmbito de aplicação do princípio da insignificância aos reincidentes.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Nemísia Reis Moreira

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A Privatização do sistema penitenciário brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Tiago Henrique Macieira de Souza

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A iniciativa probatória do juiz no processo penal e a Constituição Federal.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Lézio Nogueira da Silva Filho

CARMONA, G. L. P.;MARTINS, H. L. M.. O Instituto da Delação Premiada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Luciana Tomaz Pereira

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A aplicação do princípio da insignificância e os crimes ambientais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Alcimar de Morais Borges

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; COSTA, A.. A Responsabilidade do Servidor Público face o Princípio da Eficiência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Cleiciany Martins Marcelino de Souza

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; BRETAS, H.. A Judicialização da Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Edilaine Aparecida Vieira

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; FATALA, L.. Regime de Aposentadoria do Transgênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Edivaldo Ramos Fernandes

MARTINS, H. L. M.; FATALA, L.; SILVA, T.. Dispensabilidade do Advogado no Processo Administrativo Disciplinar Demissionário na PMMG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Eva Aparecida dos Reis

MARTINS, H. L. M.; FATALA, L.; BRETAS, H.. Reserva do Possível versus Mínimo Existencial: o confronto orçamentário nas políticas públicas sob o viés da concretização dos Direitos Fundamentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: José Jorge Araújo Rocha

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.; BRETAS, H.. Subjetividade do Magistrado na fixação da Penal Base no Direito Penal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Juliana Cristina Santos Araujo

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; OLIVEIRA, A.. O Dano Moral na Alienação Parental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Juliana Cristina Santos Araujo

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; OLIVEIRA, A.. O Dano Moral na Alienação Parental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Marco Antonio Perucci Ventura

MARTINS, H. L. M.; SILVA, T.; ALMEIDA, J.. O Dano Moral no Ambiente de Trabalho e o Quantum Indenizatório rente aos Tribunais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Thais Barcelos Fonseca

MARTINS, H. L. M.; ALMEIDA, C.; FATALA, L.. A Responsabilidade Objetiva do INSS sobre os Laudos das Perícias Médicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: THIAGO SILVA DE OLIVEIRA

MARTINS, H. L. M.; FATALA, L.; ALMEIDA, C.. A Lei Maria da Penha e a (In)eficácia das Medidas Protetivas de Urgência em determinados Casos de Violência Doméstica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Willys Celso de Oliveira

MARTINS, H. L. M.; FATALA, L.; SILVA, D.. Da (In)eficácia do Direito Penal na Tutela do Meio Ambiente no que tange à Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica em Crimes Ambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Viviane Dias Duarte

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. O Princípio da Insignificância e sua aplicação nos crimes de Furto.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: DARLENE AUXILIADORA GERMANO

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A aplicabilidade da exigência de cumprimento de 1/6 da Pena Privativa no Regime Semi-aberto no tocante à autorização para o trabalho externo, frente à necessidade de ressocialização.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: HANIELLY DE CASTRO ROSA

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A proposta de criação do juiz das garantias pelo projeto de Lei do Novo Código de Processo Penal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Davi Siman Viegas

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. Execução da Medida Sócio-educativa de Internação e sua (In)eficácia na Ressocialização do adolescente em conflito com a lei.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Elton Alves da Cunha

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A (In)possibilidade de transação penal nos Crimes Ambientais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Matilde Maria dos Santos Oliveira

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. A Conduta Social como circunstância judicial de fixação de pena base.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Maria José Felisberta Moraes

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. Análise da Constitucionalidade do artigo 311 do Código de Processo Penal após a alteração trazida pela Lei n° 12.403/11. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Norma Aparecida da Costa Silva

MARTINS, H. L. M.; CARMONA, G. L. P.. O leigo no Tribunal do Júri: uma discussão acerca da (i)legalidade do leigo no Tribunal do Júri.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Dênia Alves Freitas

MARTINS, H. L. M.; Wanderley Jr., Bruno; Ottoni, Davi Niemann. A Violência Doméstica contra a Mulher e a Lei Maria da Penha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Cristina Inácio

MARTINS, H. L. M.; Ottoni, Davi Niemann; Wanderley Jr., Bruno. Lei Maria da Penha - A Eficácia e as inovações obtidas após a promulgação da Lei 11.340/2006, em relação aos crimes contra a mulher. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Edna Alves Silva Ferreira

MARTINS, H. L. M.; P. P. Vieira. PATERNIDADE SÓCIO-AFETIVA E OBRIGAÇÕES ALIMENTAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Lucas de Oliveira

MARTINS, H. L. M.; P. P. Vieira. O NOVO RECURSO DE AGRAVO SOB ÓTICA DOS PRINCÍPIOS DA EFETIVIDADE E DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Gerson Geraldo Soares

P. P. Vieira;MARTINS, H. L. M.. A AUSÊNCIA DO ESTADO NA LIMITAÇÃO DOS JUROS NO CONTRATO DE MÚTUO ENTRE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E PARTICULARES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Eder Costa Vale

Silva, T. M.;MARTINS, H. L. M.. CONCOMITÂNCIA DA ENTIDADE FRENTE AO ORDENAMENTO JURÍDICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Tiago Túlio Marques Duarte

Silva, T. M.;MARTINS, H. L. M.. O CONTRIBUINTE DE BOA-FÉ PROTEGIDO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: MARCOS ANTÔNIO MOREIRA

MARTINS, H. L. M.. CRIMES DE TRANSITO SUBMETIDOS AO TRIBUNAL DO JURI: realidade ou ficção?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Mariângela Ângelo Andrade

MARTINS, H. L. M.. O HABEAS CORPUS COMO AÇÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Aluno: Thiago Prodígios Schoenenkorb

MARTINS, H. L. M.. PRESUNÇÃO DE VIOLENCIA QUANTO À IDADE DA VÍTIMA NO CRIME DE ESTUPRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Orientou

Laís Menegasse Ferreira

A influência do poder midiático no tribunal do júri; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Uruatã de Campos Ramos

A OIT e o Trabalho Escravo: o direito brasileiro sob a perspectiva da PEC 438-01; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Ronan Fonseca Starling

A concepção de Soberania aplicada ao Direito Internacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Paloma Pricila Baptista

Direito Internacional, Soberania e a exploração do petróleo; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

José Afonso do Couto

(In) Responsabilidade do Estado por Omissão no Trânsito: baseado na teoria do risco administrativo conforme artigo 37, parágrafo 6 da CF-88; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Hélvio de Castro Oliveira Júnior

Os efeitos dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos no Ordenamento Jurídico do Brasil: Uma análise de posicionamento do STF perante o pacto de São José da Costa Rica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Juan Perez Alonso

Agências reguladoras no Brasil: atuação e análise da conduta regulamentar Anatel; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Poliane Nardi Crepalde Cota

(In)constitucionalidade da licitação da Copa e Olimpíadas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Ridamar de Oliveira

O aprimoramento do controle da administração pública frente aos novos desafios dos processos licitatórios dos órgãos públicos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Rômulo de Castro Lopes

Licitações Públicas: a importância frente à administração pública e seus procedimentos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Ensinar Brasil; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Alice Imaculada Ferreira Lage

A aplicação da reciprocidade na proporcionalidade do aviso prévio ao tempo de serviço na Lei 12; 506 de 2011; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Italo Viana Chaves

Admissibilidade da oposição como modalidade de intervenção de terceiros no processo do trabalho; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

José Luciano Porto Penna

A administração pública e a aplicabilidade da corresponsabilidade pelo inadimplemento de obrigações trabalhistas devidas por empresas terceirizadas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Ana Esther Rosa Campos

O desrespeito ao princípio da dignidade da pessoa humana e suas aplicações no sistema prisional brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Keiler Coelho Lage Procópio

A Possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Jaqueline Carmem Ferreira

O Sistema de proteção regional de Direitos Humanos: uma breve análise no caso Maria da Penha; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

João Batista de Souza Junior

A violência doméstica contra a mulher e a estabilidade provisória do vínculo empregatício; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

FERNANDA ITÁLIA COTA CABRAL

A interrupção da gravidez da autora do crime de estupro: considerações penais em face do princípio da isonomia; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Gilmar Carlos Alvarenga

A previsibilidade da eutanásia no direito penal brasileiro; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

BARBARA DRUMOND MENDONÇA

A decisão de impronúncia à luz dos princípios constitucionais do processo penal; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Ana Luiza Pessoa Domingues Moreira

A Lei 9; 469]97 e a Omissão do pagamento dos precatórios alimentares: em breve análise sob a ótica do Sistema de Proteção dos Direitos Humanos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Arthur Alexandre Campidelli de Pádua

Uma análise do Sistema Acusatório Eleito pela Constituição Federal de 1988 e os resquicíos do Sistema Inquisitorial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

PAULO FERNANDES RODRIGUES

A Lei 100 e a Contratação de Servidores Públicos: breves considerações perante os princípios norteadores do Direito Administrativo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Samara Ribeiro Rodrigues

O Caráter Subsidiário da Adoção Internacional no Ordenamento Jurídico Brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Hugo Lázaro Marques Martins;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, H. L. M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. M. . Breves considerações sobre a punibilidade de agentes políticos em função da auto-promoção pessoal.. Jus Navigandi , v. 1, p. 1-15, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. M. . As organizações internacionais e o encobrimento das relações de poder no Direito Internacional contemporâneo.. Jus Navigandi , v. 1, p. 1, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. M. . Do cabimento de habeas corpus contra a prisão cautelar fundada em situação de risco do idoso conscrito em asilo.. Jus Navigandi , v. 1, p. 1-1, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. M. . Hamas e Hezbollah: uma análise sob a ótica do Direito Internacional. Jus Navigandi , v. 1, p. 1-1, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. . A Corte Internacional de Justiça e a sua contribuição para manutenção da segurança internacional. Uma breve reflexão sobre sua estrutura organizacional e atuação na manutenção da paz. Jus Navigandi , v. 1, p. 1-14, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. ; MACIEIRA, P. O. P. . Os princípios da privacidade e da intimidade frente aos preceitos basilares do direito administrativo: Uma breve reflexão sobre a lei de acesso à informação (nº 12.527/11). Governet. Boletim Recursos Humanos , v. 5, p. 412-418, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. . O respeito ao princípio do devido processo legal e julgamento das contas do Poder Executivo municipal perante o Legislativo: vícios insanáveis e reapreciação das contas prestadas pelo gestor perante a Câmara Municipal, à luz da Súmula 473 do STF.. Jus Navigandi , v. 1, p. 1-15, 2014.

  • MARTINS, H. L. M. . O Procedimento Administrativo de Prestação de Contas e o Respeito aos Princípios Constitucionais Derivados do Devido Processo Legal: Uma breve análise da possibilidade legal da Anulação e Reapreciação das Contas prestadas pelo Gestor Público perante a Câmara Municipal, à Luz da Súmula 473 do STF. Governet. Boletim do Orçamento e Finanças , v. 9, p. 1029/1034, 2013.

  • MARTINS, H. L. M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. M. . A Punibilidade de Agentes Políticos em Função da Autopromoção Pessoal. Governet. Boletim do Legislativo , v. 7, p. 406-413, 2011.

  • MARTINS, H. L. M. ; CABRAL, M. W. F. C. G. . Teoria e História do Direito Internacional: O Fundamento do Direito Internacional na formação de uma Comunidade Internacional: Posições Doutrinárias e as repercussões em casos concretos.. 1. ed. Santa Catarina: Conpedi, 2014. v. 3. 163-191p .

  • MARTINS, H. L. M. . As Nações Unidas e necessidade de sua Revisão como Pilar da Segurança Internacional frente aos Conflitos do Século XXI. 1. ed. Saarbrücken: LAP Lambert Academic Publishing, 2014. v. 1. 250p .

  • MARTINS, H. L. M. . Os Consórcios Intermunicipais e a efetivação da prestação do serviço público de saúde: Uma breve analise do instituto frente ao Princípio Constitucional da Eficiência. XXIII Congresso Nacional do Conpedi. 1ed.Florianópolis - SC: Conpedi, 2015, v. 2, p. 250-278.

  • MARTINS, H. L. M. . A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS COMO PILAR DA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: Uma proposta de restruturação da ONU frente ao precedente da Resolução 377 (V) da AGNU. XXIII Congresso Nacional do Conpedi. 1ed.Florianópolis - SC: Conpedi, 2015, v. 2, p. 187-228.

  • MARTINS, H. L. M. ; ALMEIDA, R. B. . ABORTO: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA PROIBIÇÃO JURÍDICA NO BRASIL, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA URUGUAIA. Congresso da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica. 22ed.Florianópolis - SC: Conpedi, 2015, v. 1, p. 187-199.

  • MARTINS, H. L. M. ; MACIEIRA, P. O. P. . REFLEXOS CONSTITUCIONAIS CONCERNENTES ÀS LETRAS DE RAP, COM ENFOQUE AOS DELITOS DE INCITAÇÃO E APOLOGIA AO CRIME.. In: Antonio Carlos Wolkmer, Enéa de Stutz e Almeida, Juliana Neuenschwander Magalhães. (Org.). Direito Penal e Constituição. 22ed.Florianópolis - SC: Conpedi, 2015, v. 2, p. 187-228.

  • MARTINS, H. L. M. ; CABRAL, M. W. F. C. G. . A Adoção Internacional e o Ordenamento Jurídico brasileiro: Uma breve reflexão sobre o seu caráter subsidiário. In: MENEZES, Wagner; ANUNCIAÇÃO, Clodoaldo Silva da; VIEIRA, Gustavo Menezes.. (Org.). Direito Internacional em Expansão. 1ed.Belo Horizonte: Editora Arraes, 2014, v. 3, p. 406-415.

  • MARTINS, H. L. M. . A construção histórica dos mecanismos para a manutenção da paz na esfera internacional: Uma breve análise sobre as Instituições e métodos de promoção da paz que precederam a ONU. In: Antonio Carlos Wolkmer, Enéa de Stutz e Almeida, Juliana Neuenschwander Magalhães. (Org.). A Humanização do Direito e a Horizontalização da Justiça no Século XXI. 1ed.Florianópolis - SC: Conpedi, 2014, v. 2, p. 377-395.

  • MARTINS, H. L. M. . O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO NA MANUTENÇÃO DA PAZ. In: Wagner Menezes. (Org.). Anuário do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. XXIed.Florianópolis: CONPEDI, 2013, v. VI, p. 292-319.

  • MARTINS, H. L. M. . Os Consórcios Intermunicipais e a efetivação da prestação do serviço público de saúde: Uma breve analise do instituto frente ao Princípio Constitucional da Eficiência. In: XXIII Congresso Nacional CONPEDI, 2015, Aracaju. Direito, Constituição e Cidadania: Contribuições para os objetivos de desenvolvimento do milênio. Florianópolis - SC: Conpedi, 2015. v. 2. p. 377-395.

  • MARTINS, H. L. M. . A ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS COMO PILAR DA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: Uma proposta de restruturação da ONU frente ao precedente da Resolução 377 (V) da AGNU. In: XXIII Congresso Nacional CONPEDI - UFPB, 2015, Aracaju. Direito, Constituição e Cidadania: Contribuições para os objetivos de desenvolvimento do milênio. Florianópolis - SC: Conpedi, 2015. v. 1. p. 187-228.

  • MARTINS, H. L. M. ; CABRAL, M. W. F. C. G. . A Adoção Internacional e o Ordenamento Jurídico brasileiro: Uma breve reflexão sobre a o seu caráter subsidiário. In: XII Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2014, Salvador - BA. Direito Internacional em Expansão. Belo Horizonte: Arraes Editora, 2014. v. 3. p. 406-415.

  • MARTINS, H. L. M. . A Construção Histórica dos Mecanismos para Manutenção da Paz na esfera internacional: Uma breve análise sobre as Instituições e Métodos de promoção da Paz. In: XXIII Congresso Nacional CONPEDI - UFPB, 2014, João Pessoa - PB. A Humanização do Direito e a Horizontalização da Justiça no Século XXI. Florianópolis - SC: Conpedi, 2014. v. 2. p. 377-395.

  • MARTINS, H. L. M. ; VERSIANI, Gisele de Campos . A LEGITIMIDADE DA INTERVENÇÃO INTERNACIONAL NA LÍBIA FACE AS OBRAS DE ALBERICO GENTILI E HUGO GROTIUS. In: XX Encontro Nacional do CONPEDI, 2011, Belo Horizonte. XX Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. v. 1. p. 5044-5059.

  • ALMEIDA, R. B. ; MARTINS, H. L. M. . ABORTO: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA PROIBIÇÃO JURÍDICA NO BRASIL, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA URUGUAIA. In: IX Congresso da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica, 2015, Pirenópolis. ANAIS DO IX CONGRESSO DA REDE L ATINOAMERIC ANA DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA SOCIEDADES PLURAIS E ESTADOS NACIONAIS limites e desafios para a efetividade de direitos. Florianópolis - SC: Conpedi, 2015. v. 1. p. 01-383.

  • MARTINS, H. L. M. . Gestão Pública e os mecanismos de controle social: propostas de sua efetivação nas práticas legislativas. In: Café com Ciência, 2015, Itabira - MG. Café com Ciência, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. . Os princípios da privacidade e da intimidade frente aos preceitos basilares do direito administrativo: Uma breve reflexão sobre a lei de acesso à informação (nº 12.527/11). In: Café com Ciência, 2015, Itabira - MG. Café com Ciência, 2015.

  • MARTINS, H. L. M. ; CASSOLI, G. . A INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ E AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM A SUA REGULAMENTAÇÃO. Revista Jurídica da FEPODI , 2016.

  • MARTINS, H. L. M. ; ALMEIDA, R. B. . Aborto: Uma Reflexão sobre sua proibição jurídica no Brasil, a partir da experiência uruguaia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . As políticas de segurança pública no Brasil e no mundo sob a ótica dos Direitos Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, H. L. M. . Educação, Ações Afirmativas e Maioridade Penal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, H. L. M. . O ambiente ecologicamente equilibrado como direito humano fundamental e as políticas de desenvolvimento urbano: Uma breve análise sobre o controle processual judicial acerca de sua efetivação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS MECANISMOS PARA MANUTENÇÃO DA PAZ NA ESFERA INTERNACIONAL: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS INSTITUIÇÕES E MÉTODOS DE PROMOÇÃO DA PAZ QUE PRECEDERAM A ONU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. ; CABRAL, M. W. F. C. G. . O FUNDAMENTO DO DIREITO INTERNACIONAL NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE INTERNACIONAL: POSIÇÕES DOUTRINÁRIAS E AS REPERCUSSÕES EM CASOS CONCRETOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. ; MACIEIRA, P. O. P. . DIREITO E POLÍTICA: Uma analise das práticas legislativas para direcionamento das políticas públicas em prol da efetivação dos Direitos Fundamentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, H. L. M. . O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO NA MANUTENÇÃO DA PAZ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . A Intervenção Humanitária sob a ótica da biopolítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Eleitoral: A Luz da Lei 9.504/97. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito (EaD). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I (EaD). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Tributário I (EaD). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Tributário II (EaD). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito (EaD). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I (EaD). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Deontologia (EaD). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I (EaD). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo II (EaD). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito (EaD). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Hermenêutica Jurídica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Introdução ao Estudo do Direito I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Introdução ao Estudo do Direito II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Hermenêutica Jurídica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência e seu Protocolo Facultativo: o respaldo internacional da Lei 13.146-15. 2015. .

  • MARTINS, H. L. M. . Aborto como direito humano: um estudo de sua permissibilidade jurídica a partir da experiência uruguai. 2015. .

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Direito Administrativo I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Hermenêutica Jurídica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . Filosofia do Direito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . O Poder Midiático ao Livro 1984 de George Orwell. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Justiça de Transição e a Decisão da Corte Interamericana de Proteção dos Direitos Humanos no caso Lund e outros x Brasil: Uma afronta ao Supremo Tribunal Federal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . Hermenêutica Jurídica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . História do Direito. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MARTINS, H. L. M. . O Sistema ONU de manutenção da segurança internacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARTINS, H. L. M. . O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA INTERNACIONAL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO NA MANUTENÇÃO DA PAZ.. 2013. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Grules - 1.2015, Descrição: A dua face da atividade de reciclagem no Brasil: A importância dos catadores de recicláveis à margem da sociedade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Tenório Moreira da Silva - Integrante / Renata Barbosa de Almeida - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Grupo de Pesquisa Supervisionado - GRULES 1.2015, Descrição: Saúde Mental do trabalhador como fator primordial no ambiente de trabalho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Tenório Moreira da Silva - Integrante / Renata Martins de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2015

    A Terceirização no âmbito da Administração Pública e suas diretrizes sob a luz da súmula 331 do TST, Descrição: Inserido no programa do GRULES 2.20015 da Rede Doctum. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    A terceirização na Administração Pública e na iniciativa privada e os problemas enfrentados pelo trabalhador terceirizado, Descrição: Programa de pesquisa inserido no GRULES 2.20015 da Rede Doctum. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    A concepção da moral e da legalidade da regulamentação do Aborto, perante o Direito brasileiro, Descrição: Analise das inúmeras facetas da regulamentação do aborto sob a ótica do Direito e da Sociedade brasileira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Gabriel Cassoli - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Programa Interdisciplinar de Capacitação Discente, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Integrante / Renata Martins de Souza - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Grupo de Pesquisa Supervisionado (GRULLES), Descrição: O Neoconstitucionalismo no Brasil: Riscos e Possibilidades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Tenório Moreira da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Grupo de Pesquisa Supervisionado (GRULES), Descrição: A Consolidação da Democracia através do Combate à Corrupção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Renata Martins de Souza - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Grupos de Pesquisa Supervisionado (Grules), Descrição: Projeto de pesquisa do curso de Direito com a temática "Efeitos da Pirataria Internacional na Arrecadação Tributária Brasileira".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Hugo Lázaro Marques Martins - Coordenador / Tenório Moreira da Silva - Integrante.

Prêmios

2017

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 01-2017, Funcesi.

2017

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 02-2017, Rede Doctum - Unidade João Monlevade - MG.

2017

Aprovado e Classificado no Concurso de Professor, UEMG.

2017

Distinção "Magna Cum Laude" no Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2016

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 01-2016, Funcesi.

2016

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 02-2016, Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade (MG).

2015

Paranínfo dos formandos do Curso de Direito de 01-2015, Funcesi.

2014

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 01-2014, Funcesi.

2014

Professor Homenageado dos formandos do Curso de Direito de 02-2014, Funcesi.

2013

Menção Honrosa, Câmara Municipal de São Domingos do Prata/MG.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Câmara Municipal de Vereadores de Dionisio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 10

2013 - 2014

Câmara Municipal de Vereadores de São José do Goiabal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 12

2013 - Atual

Instituto Ensinar Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10

2016 - 2017

Instituto Ensinar Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino do Curso de Direito, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo I, Direito Eleitoral, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Teoria da Constituição

2012 - 2014

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais -São Domingos do Prata

Vínculo: Eletivo, Enquadramento Funcional: Procurador e Assessor Jurídico, Carga horária: 5

2012 - Atual

OAB Total - Cursinho Preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
Leciona a disciplina de Direitos Humanos

2012 - Atual

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Atividades

  • 08/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia Jurídica, Direito Constitucional, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público, Direito Tributário, Direitos Humanos, Gestão Tributária e Fiscal

2011 - 2012

Centro de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Internacional Privado, Introdução às Noções do Direito II

2010 - 2010

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2008 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção 75 de Minas Gerais

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 15

2005 - 2007

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Prefeitura de João Monlevade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40