Hugo César Martins Costa

Possui graduação em Educação Física (2004), especialização em Treinamento Esportivo/Musculação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2017) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio pelo "Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES" na Universidade de Oklahoma (Department of Health and Exercise Science). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), tendo atuado principalmente nas áreas da atividade física para a saúde, treinamento esportivo, musculação e ensino do Voleibol.

Informações coletadas do Lattes em 18/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências do Esporte

2013 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Protocolos de treinamento na musculação equiparados pelo tempo sob tensão provocam alterações similares na força e hipertrofia musculares
Orientador: em University of Oklahoma ( Michael G. Bemben)
com Mauro Heleno Chagas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências do Esporte

2007 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Respostas fisiológicas e mecânicas provocadas por protocolos de treinamento com diferentes durações da repetição no exercício supino
, Ano de Obtenção: 2009.Mauro Heleno Chagas.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Especialização em Treinamento Esportivo - Musculação

2005 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Comparação da flexibilidade dos músculos isquiotibiais entre crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino
Orientador: Mauro Heleno Chagas

Graduação em Educação Física

2000 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise do treinamento técnico-tático nas categorias de formação do voleibol: um estudo de caso
Orientador: Pablo Juan Greco

Formação complementar

2010 - 2010

Programas de saúde no ambiente de trabalho. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Qualidade de Vida, ABQV, Brasil.

2008 - 2008

Atualização Científica em Musculação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Estudo da Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2003 - 2003

"Para pensar sobre anabolizantes". (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2002 - 2002

Overtraining e Recuperação. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2002 - 2002

Síndromes de Dominância Muscular. (Carga horária: 12h). , Superar Cursos, SUPERAR, Brasil.

2002 - 2002

Aprendizagem Motora: passado, presente e futuro. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2002 - 2002

Sistemas de Atividade Motora em Desenvolvimento. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Portadores de deficiência e atividades de lazer. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; VIDIGAL, J. M. S. ; FERNANDES, AMANDA PAULA . III Simpósio de Atividade Física e Saúde - Região Sudeste. 2018. (Congresso).

MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. ; MARTINS-COSTA, H.C. . International Symposium of Sports Biomechanics. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

V Simpósio Regional de Atividade Física e Saúde - Sudeste.Efeito do treinamento de força em exercícios multiarticulares na hipertrofia de músculos flexores do cotovelo. 2022. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE TREINAMENTO DA FLEXIBILIDADE NO CROSSFIT. 2021. (Congresso).

III Semana Acadêmica do Curso de Educação Física do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.Treinamento de força na musculação: avaliação e prescrição. 2019. (Seminário).

VII Congresso de Ciência do Desporto e VI Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. EFEITO CRÔNICO DE TÉCNICAS DE ALONGAMENTO ESTÁTICA E DINÂMICA EM PROTOCOLOS DE TREINAMENTO REALIZADOS COM INTENSIDADE E DURAÇÃO CONTROLADAS. 2019. (Congresso).

III Simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Sudeste.Comparação entre duas intensidades de alongamento dinâmico no aumento agudo da flexibilidade. 2018. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. COMPARAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO ESTÁTICA E DINÂMICA EM PROTOCOLOS DE TREINAMENTO REALIZADOS COM INTENSIDADE E DURAÇÃO CONTROLADAS. 2017. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para a Saúde. 2015. (Congresso).

V Congresso Internacional de Jogos Desportivos. 2015. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Prática de atividade física e exposição ao programa academia da cidade na região noroeste de Belo Horizonte. 2013. (Congresso).

Educação Física e Atenção Primária à Saúde. 2012. (Seminário).

XIV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Comparação do desempenho no teste de 1RM e do número de repetições realizadas nos exercícios supino livre e guiado. 2012. (Congresso).

I Jornada Paraolímpica.Inclusão da pessoa com deficiência na Educação. 2011. (Outra).

I Seminário de Qualificação Técnica do Programa Minas Olímpica - Oficina de Esportes.Tendências atuais na metodologia de treino em modalidades individuais. 2011. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica. O trabalho mecânico em um protocolo de treinamento de força se correlaciona significativamente com a concentração de lactato sanguíneo. 2011. (Congresso).

VI International Conference on Strength Training. Effect of duration of repetition on metabolic demand during a resistance training session. 2008. (Congresso).

IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva. Vide títulos dos pôsteres e resumos no item: Produção Bibliográfica. 2006. (Congresso).

I Congresso Internacional da Casa da Educação Física. 2005. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2004. (Congresso).

Ações Preventivas e Promoção de Qualidade de Vida.Dicas de exercícios físicos e uso de anabolizantes/suplementos alimentares. 2003. (Outra).

Simpósio Internacional dos Jogos Esportivos Coletivos. 2003. (Simpósio).

I Fórum de Obesidade de Belo Horizonte. 2002. (Outra).

II Convenção das Escolas de Educação Física do Estado de Minas Gerais. 2002. (Congresso).

III Seminário "O Lazer em Debate". 2002. (Seminário).

I Seminário do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Ciências do Esporte/Escola. 2001. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Psicologia do esporte. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Giovanni Bastos Guerra

MARTINS-COSTA, H.C.; SIMOLA, R.A.P.; SILVA, A. N.. Efeito da recuperação ativa e passiva após uma partida de futsal - uma revisão sistemática. 2010 - Faculdades Integradas Pitágoras.

Orientou

Késari Jorge dos Santos

Comparação de protocolos de treinamentos na musculação com diferentes durações de repetição: efeito no tempo sob tensão e percepção de esforço; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo - Musculação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Luiz Maculan de Oliveira Melo

Correlação entre os desempenhos de flexibilidade envolvendo os músculos posteriores da coxa (Co-orientação); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Késari Jorge dos Santos

Projeto de Pesquisa: Comparação de protocolos de treinamentos na musculação com diferentes durações de repetição (Co-orientação); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Anna Carolina Souza Marques / Milena do Nascimento Silva

Análise do impacto do treinamento físico complementar no desempenho e índice de lesões em bailarinos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Diego Rafael Piris Urbieta / Felício Aparecido Brandi

Efeito agudo do alongamento estático nos músculos posteriores da coxa a partir de dois posicionamentos diferentes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Felipe da Cunha / Leandro Borges

Projeto de pesquisa: Comparação de volume de treinamento na musculação utilizando duas estratégias de pausas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Bruna Braga Fonseca

Motivos de adesão do aluno ao programa de treinamento com o personal trainer em academias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Conrado Garcia Costa

Escalada Esportiva: fatores que determinam um alto desempenho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Guilherme Augusto Coelho de Oliveira / Lucas Furtado de Barr

Comparação do número de repetições em protocolos de treinamento na musculação com pausas diferentes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Fernanda Carneiro Carvalho Borges

As caracterizações e condições do treinamento complementar em grupos de dança; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Gabriela Neves Mello

A importância da atividade física no controle dos níveis de colesterol: revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Adalberto Heitor dos Santos / Camilla Aryane Ferreira de Oli

Especialização precoce na iniciação das modalidades esportivas coletivas: revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Isabela Souto de Almeida / Silvana M de Oliveira Barbosa

Nível de atividade física de professores, profissionais e universitários de Educação Física; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Lízia Bolina Coelho

Atividades físicas para gestantes: revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Amanda Spencer da Rocha Silva / Ananídia Cardoso Constâncio

Nível de atividade física em estudantes de Educação Física ? pesquisa de campo dos primeiros e últimos períodos de uma Universidade de Bel Horizonte; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Juliana de Souza Santos Batista / Michele Aparecida da Silva

Projeto de Pesquisa: Aptidão física e ocorrência de quedas em idosos participantes do programa Academia da Cidade de Belo Horizonte; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Sarah Guimarães Fernandes / Talita de Oliveira Ferreira Ribe

Efeito da preparação física na competência estética de dançarinos: um estudo de revisão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Cleiderson Fernando Alves

Atividade Física e Sono: um estudo de revisão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Eduardo Carmona

Análise das exigências físicas do policial militar na atuação policial frente suas diferentes especificidades operacionais e atribuições; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Amanda Paula Fernandes

Estudo Saúde em BH (2008-2009): análise dos dados de implantação de uma unidade da Academia da Cidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Tiago Gramiscelli Cruz / Willian de Brito Vieira

Conhecimento sobre atividade física e nível de qualidade de vida de praticantes e não praticantes de atividade em academia (co-orientação); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Matheus Alves Avelar

Análise da aplicação do ?treinamento funcional? para corredores: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Alessandra Terra Aquino / Rodrigo Vieira Duarte

O efeito dos treinamentos aeróbico e resistido para pessoas portadoras de diabetes mellitus tipo 1: revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Daniel Márcio Barros de Souza / Philipe Marques Pires Guedes

Força muscular e fatores de risco de quedas em idosos: revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Roxana Pinho Alves Camargos

Efeito de diferentes durações da repetição no tempo de transição entre as ações excêntricas e concêntricas (Co-orientação); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Leandro Santiago / Raphael Meirelles

Análise de testes para avaliação dos efeitos do treinamento funcional: revisão de literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Daniele Mafra / Bárbara Rocha

Obesidade infantil e atividade física: revisão de literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Claudia Bela Medeiros / Walter Diogo Iamamura

Benefícios da prática de atividades físicas para o tratamento da osteoporose: revisão de literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Luzana Rodrigues da Mota

Confiabilidade do sensor de deslocamento fotoelétrico para medidas de variáveis mecânicas no supino guiado (Co-orientação); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Hugo Cesar Martins Costa;

Produções bibliográficas

  • DINARDI, RICARDO REIS ; RESENDE, E. N. ; COSTA, I. C. ; VIDIGAL, J. M. S. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR . EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM DIFERENTES VELOCIDADES DE MOVIMENTO SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 30, p. 1-0, 2022.

  • GHAZEL, NOURHEN ; SOUISSI, AMINE ; SALHI, IYED ; DERGAA, ISMAIL ; MARTINS-COSTA, HUGO CESAR ; MUSA, SARAH ; BEN SAAD, HELMI ; BEN ABDERRAHMAN, ABDERRAOUF . Effects of eight weeks of mat pilates training on selected hematological parameters and plasma volume variations in healthy active women. PLoS One , v. 17, p. e0267437, 2022.

  • DINARDI, RICARDO REIS ; TOURINO, FRANK DOUGLAS ; LACERDA, LUCAS TÚLIO ; FERREIRA-JÚNIOR, JOÃO B. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. . Effect of different manipulations of the cluster-set method on training volume and time under tension in resistance training practitioners. REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE , v. 12, p. 29-34, 2022.

  • LANZA, MARCEL B. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; DE SOUZA, CAROLINA C. ; LIMA, FERNANDO V. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; CHAGAS, MAURO H. . Muscle volume vs. anatomical cross-sectional area: Different muscle assessment does not affect the muscle size-strength relationship. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 132, p. 110956, 2022.

  • DINIZ, RODRIGO C. R. ; TOURINO, FRANK DOUGLAS ; LACERDA, LUCAS T. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; LANZA, MARCEL BAHIA ; LIMA, FERNANDO VITOR ; CHAGAS, MAURO HELENO . Does the Muscle Action Duration Induce Different Regional Muscle Hypertrophy in Matched Resistance Training Protocols?. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 36, p. 2371-2380, 2022.

  • SOUZA, TAMIRES CÁSSIA DE MELO ; GOSTON, JANAINA LAVALLI ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; MINIGHIN, ELAINE CARVALHO ; ANASTÁCIO, LUCILENE REZENDE . Can Anthocyanins Reduce Delayed Onset Muscle Soreness or Are We Barking Up the Wrong Tree?. Preventive Nutrition and Food Science , v. 27, p. 265-275, 2022.

  • MARTINS-COSTA, HUGO C. ; LACERDA, LUCAS T. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; LIMA, FERNANDO V. ; ANDRADE, ANDRÉ G. P. ; PEIXOTO, GUSTAVO H. ; GOMES, MATEUS C. ; LANZA, MARCEL B. ; BEMBEN, MICHAEL G. ; CHAGAS, MAURO H. . Equalization of Training Protocols by Time Under Tension Determines the Magnitude of Changes in Strength and Muscular Hypertrophy. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 36, p. 1770-1780, 2022.

  • LANZA, MARCEL B. ; LACERDA, LUCAS T. ; GURGEL SIMÕES, MARINA ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; DINIZ, RODRIGO C. ; CHAGAS, MAURO H. ; LIMA, FERNANDO V. . Normalization of the electromyography amplitude during a multiple-set resistance training protocol: reliability and differences between approaches. JOURNAL OF ELECTROMYOGRAPHY AND KINESIOLOGY , v. 68, p. 102724, 2022.

  • FERNANDES, AMANDA PAULA ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; VIDIGAL, JOSÉ MAURO SILVA ; FERMINO, ROGÉRIO CÉSAR . Estrutura, perfil dos frequentadores e padra-o de utilizac-a- o de Academias a Céu Aberto em Belo Horizonte, Minas Gerais. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 27, p. 1-9, 2022.

  • CORRADI, ERICA F.F. ; LANZA, MARCEL BAHIA ; LACERDA, LUCAS TÚLIO ; ANDRUSHKO, JUSTIN W. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; LIMA, FERNANDO VITOR ; CHAGAS, MAURO HELENO . Acute physiological responses with varying load or time under tension during a squat exercise: A randomized cross-over design. JOURNAL OF SCIENCE AND MEDICINE IN SPORT , v. 24, p. 171-176, 2021.

  • LACERDA, LUCAS T. ; TOURINO, FRANK DOUGLAS ; DINIZ, RODRIGO CESAR RIBEIRO ; PEDROSA, G. ; LANZA, M. B. ; MARTINS COSTA, HUGO CÉSAR ; LIMA, FERNANDO V. ; CHAGAS, MAURO H. . Resistance training with different repetition duration to failure: effect on hypertrophy, strength and muscle actiivation. PeerJ , v. 9, p. 1, 2021.

  • DINIZ, RODRIGO CÉSAR RIBEIRO ; TOURINO, FRANK DOUGLAS ; LACERDA, LUCAS TÚLIO DE ; MARTINS COSTA, HUGO CESAR ; LANZA, MARCEL BAHIA ; PEDROSA, GUSTAVO FERREIRA ; LIMA, FERNANDO VITOR ; CHAGAS, MAURO HELENO . Resistance training intervention performed with different muscle action durations influences the maximal dynamic strength without promoting joint-angle specific strength gains. Journal of Sports Sciences , v. Online, p. 1-7, 2021.

  • TEIXEIRA, DANIEL MARANGON DUFFLES ; COSTA, HUGO CÉSAR MARTINS- ; ANDRADE, DOUGLAS ROQUE ; FERNANDES, AMANDA PAULA ; MARQUES, ADRIZE PAOLA GONÇALVES ; VIDIGAL, JOSÉ MAURO SILVA . Relato do Encontro de Secretarias Estaduais de Minas Gerais e Municipais de Belo Horizonte vinculadas à área de atividade física e saúde / Report from the Meeting of Minas Gerais State and Belo Horizonte Municipal Secretaries linked to the area of physical activity and health. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 88005-88015, 2021.

  • REZENDE, VITOR HUGO SANTOS ; BORBA, DIEGO DE ALCÂNTARA ; SOUZA, LUCAS AUGUSTO DE ; CHAVES, SUENE FRANCIELE NUNES ; PINHEIRO, MARIA HIPÓLITO ALMEIDA ; COSTA, HUGO CÉSAR MARTINS ; COELHO, DANIEL BARBOSA ; SIMOLA, RAUNO ÁLVARO DE PAULA ; COSTA, CARLOS MAGNO AMARAL ; GADELHA, ANDRÉ BONADIAS ; FERREIRA JÚNIOR, JOÃO BATISTA . Effects of cumulative school soccer matches separated by 24-h or 48-h intervals on physical recovery status of U-19 players. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano , v. 23, p. 1-13, 2021.

  • MARTINS-COSTA, HUGO C. ; LANZA, MARCEL B. ; DINIZ, RODRIGO C. R. ; LACERDA, LUCAS T. ; GOMES, MATEUS C. ; LIMA, FERNANDO V. ; CHAGAS, MAURO H. . The effect of different resistance training protocols equalized by time under tension on the force-position relationship after 10 weeks of training period. European Journal of Sport Science , v. 22, p. 1-11, 2021.

  • FERREIRA-JÚNIOR, JOÃO B. ; BENINE, R. P. C. ; CHAVES, S. F. N. ; BORBA, D. A. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; FREITAS, E. D. S. ; BEMBEN, MICHAEL G. ; VIEIRA, C. A. ; BOTTARO, M. . Effects of Static and Dynamic Stretching Performed Before Resistance Training on Muscle Adaptations in Untrained Men. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. Publish Ahead of Print, p. 00, 2020.

  • DINARDI, RICARDO REIS ; OLIVEIRA, GUILHERME ; FURTADO, L. ; VIDIGAL, J. M. S. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR . REALIZAÇÃO DO SISTEMA SUPERSÉRIE COM DIFERENTES SEGMENTOS CORPORAIS NÃO IMPACTA NO VOLUME E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 23, p. 1-22, 2020.

  • PEDROSA, G. ; MACHADO, SANDRA CARVALHO ; DINIZ, RODRIGO CESAR RIBEIRO ; LACERDA, LUCAS T. ; LIMA, FERNANDO V. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; ANDRADE, ANDRÉ G.P. ; BEMBEN, MICHAEL G. ; CHAGAS, MAURO H. . The effects of altering the concentric/eccentric phase times on EMG response, lactate accumulation, and work completed when training to failure. Journal of Human Kinetics , v. 73, p. 33-43, 2020.

  • CHAVES, S. F. N. ; JUNIOR JR, V. A. ; ENCARNACAO, I. G. A. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; FREITAS, E. D. S. ; COELHO, D. B. ; FRANCO, F. S. C. ; LOENNEKE, J. P. ; BOTTARO, M. ; FERREIRA-JÚNIOR, JOÃO B. . Effects of Horizontal and Incline Bench Press on Neuromuscular Adaptations in Untrained Young Men. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERCISE SCIENCE , v. 13, p. 859-872, 2020.

  • LACERDA, LUCAS T. ; MARRA-LOPES, RODRIGO O. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; LIMA, FERNANDO V. ; RODRIGUES, SARA A. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; BEMBEN, MICHAEL G. ; CHAGAS, MAURO H. . Is Performing Repetitions to Failure Less Important Than Volume for Muscle Hypertrophy and Strength?. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 34, p. 1237-1248, 2020.

  • FREIRE DA SILVA, G ; DOUGLAS TOURINO, F ; RIBEIRO DINIZ, RC ; TÚLIO DE LACERDA, L ; MARTINS COSTA, HC ; PEREIRA DE ANDRADE, AG ; CAMARGOS GOMES, M ; HELENO CHAGAS, M ; VITOR LIMA, F . Comparison of quadriceps muscle activation in exercises with different duration of concentric and eccentric contractions. ARCHIVOS DE MEDICINA DEL DEPORTE , v. 37, p. 291-297, 2020.

  • FERREIRA-JÚNIOR, JOÃO B. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; DINARDI, RICARDO REIS . Commentary: High-speed resistance training in elderly women: Effects of cluster training sets on functional performance and quality of life. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 121, p. 79-80, 2019.

  • LACERDA, LUCAS T. ; COSTA, CINARA G. ; LIMA, FERNANDO V. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; ANDRADE, ANDRÉ G.P. ; PEIXOTO, GUSTAVO H.C. ; BEMBEN, MICHAEL G. ; CHAGAS, MAURO H. . Longer Concentric Action Increases Muscle Activation and Neuromuscular Fatigue Responses in Protocols Equalized by Repetition Duration. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 33, p. 1629-1639, 2019.

  • BORBA, D. A. ; EPIFANIO, J. ; NUNES, J. G. ; VIDIGAL, J. M. S. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR . EFEITO DA ATIVIDADE CONDICIONANTE DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES NO DESEMPENHO DO ARREMESSO DE PESO. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 13, p. 1099-1106, 2019.

  • VIDIGAL, J. M. S. ; CALDEIRA, J. R. S. ; FERMINO, R. C. ; MARTINS COSTA, HUGO CÉSAR ; FERNANDES, AMANDA PAULA . Experiências em promoção da atividade física na ação ?Lazer Mais Saúde? em Belo Horizonte/MG'. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 24, p. 1-7, 2019.

  • GONZAGA, LUIZ HENRIQUE COSTA ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; DINARDI, RICARDO REIS ; VIEIRA, IGOR ; LACERDA, LUCAS TÚLIO DE . A realização de supersérie em uma sessão completa de treinamento impacta no volume e percepção subjetiva de esforço de praticantes de musculação. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte , v. 14, p. 150-154, 2019.

  • LIMA, FERNANDO VITOR ; COSTA, C. G. ; LACERDA, L. T. ; SILVA, L. V. R. ; DINIZ, R.C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; TOURINO, F. D. ; CHAGAS, M.H. . O efeito de diferentes durações das ações musculares na concentração de lactato sanguíneo em protocolos de treinamento de força na musculação. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 28, p. 1-9, 2017.

  • SILVA, FLÁVIO ; OLIVEIRA, GUILHERME ; MARTINS COSTA, HUGO ; REGIS, WILIAM . Royal Sun Culinary-Medicinal Mushroom, Agaricus brasiliensis (Agaricomycetes) Supplement in Training Capacity Improvement Parameters. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICINAL MUSHROOMS , v. 19, p. 759-766, 2017.

  • LIMA, FERNANDO V. ; DINIZ, RODRIGO C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; LACERDA, L. T. ; GONCALVES, R. ; CHAGAS, M.H. . Influência de um exercício aeróbico prévio no desempenho de força subsequente. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. 17, p. 15-25, 2017.

  • LACERDA, L. T. ; MARTINS-COSTA, HUGO CESAR ; DINIZ, R.C.R. ; TOURINO, FRANK DOUGLAS ; BEMBEN, M. G. ; LIMA, FERNANDO VITOR ; ANDRADE, A. G. P. ; CHAGAS, M.H. . Variations in Repetition Duration and Repetition Numbers Influence Muscular Activation and Blood Lactate Response in Protocols Equalized by Time Under Tension. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 30, p. 251-258, 2016.

  • MARTINS-COSTA, HUGO CESAR ; DINIZ, RODRIGO CESAR RIBEIRO ; LIMA, FERNANDO VITOR ; MACHADO, SANDRA CARVALHO ; ALMEIDA, RAFAEL SILVA VALLE DE ; ANDRADE, ANDRÉ GUSTAVO PEREIRA DE ; CHAGAS, MAURO HELENO . Longer repetition duration increases muscle activation and blood lactate response in matched resistance training protocols. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 22, p. 35-41, 2016.

  • DINARDI, RICARDO REIS ; DE ANDRADE, CLÁUDIA RIBEIRO ; MARTINS-COSTA, HUGO CESAR ; DA CUNHA IBIAPINA, CÁSSIO . Does the Airmax internal nasal dilator increase peak nasal inspiratory flow (PNIF) in adolescent athletes?. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (Print) , v. 84, p. 37-42, 2016.

  • MARTINS-COSTA, HUGO CESAR ; ARAÚJO, SÍLVIA RIBEIRO SANTOS ; LIMA, FERNANDO VITOR ; MENZEL, HANS-JOACHIM ; FERNANDES, AMANDA PAULA ; CHAGAS, MAURO HELENO . Análise do perfil da flexibilidade de crianças e adolescentes mensurada por meio de dois testes. Revista da Educação Física (UEM. Impresso) , v. 26, p. 257-265, 2015.

  • DINIZ, R.C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; MACHADO, S. C. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Repetition duration influences ratings of perceived exertion. Perceptual and Motor Skills , v. 118, p. 1-13, 2014.

  • CHAGAS, M.H. ; LIMA, F.V. ; AVELAR, A. ; DINIZ, R.C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. . Comparação do desempenho no teste de uma repetição máxima utilizando dois diferentes protocolos. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 23, p. 70-78, 2012.

  • LIMA, F.V. ; MACHADO, S. C. ; COSTA, C. G. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; CHAGAS, M.H. . Comparação do desempenho no teste de 1RM e do número de repetições realizadas nos exercícios supino livre e guiado. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. Suplem, p. 2157-2166, 2012.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; MACHADO, S. C. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Impacto de diferentes velocidades de movimento no tempo de transição entre ações musculares excêntricas e concêntricas. Motricidade (Santa Maria da Feira) , v. 8, p. 365-372, 2012.

  • LIMA, C.O.V. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; Greco, P.J. . Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 251-261, 2011.

  • MELO, L. M. O. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; ARAUJO, S. R. S. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Validade de testes utilizados para medir a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa em estudantes universitários. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 19, p. 52-60, 2011.

  • LANZA, M. B. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; PERTENCE, A. E. M. . Aumento da intensidade da ação muscular excêntrica e seu efeito na atividade eletromiográfica durante o exercício flexão de joelhos. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 19, p. 33-46-46, 2011.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; Lima, C.O.V ; MATIAS, C. ; Greco, P.J. . Efeito do processo de treinamento técnico-tático no nível de conhecimento declarativo de jovens praticantes de voleibol. Revista Mineira de Educação Física , v. 15, p. 5-19, 2007.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; MACHADO, S. ; DINIZ, R.C.R. ; MACIEL, R. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Effect of duration of repetition on metabolic demand during a resistance training session. In: International Conference on Strength training, 2008, Colorado Springs. Abstracs of 6th International Conference on Strength Training, 2008. v. único. p. 135-136.

  • MACHADO, S. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Time under tension in a strength training protocol significatively correlates with blood lactate concentration. In: International Conference on Strength Training, 2008, Colorado Springs. Abstracts of 6th International Conference on Strength Training, 2008. v. único. p. 141-142.

  • FERREIRA, C. H. S. ; FERREIRA, L. H. ; IROKAWA, L. R. M. ; GOMES, E. C. ; CORRADI, ERICA F.F. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR . STRUCTURING AND CONTROL OF THE TRAINING LOAD IN CROSSFIT. In: 36 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2021, 2021, Foz do Iguaçu - PR. FIEP BULLETIN, 2021. v. 91.

  • Prado, G. C. ; LANZA, MARCEL B. ; CHAGAS, MAURO H. ; DINIZ, RODRIGO C. ; LIMA, FERNANDO V. ; DINARDI, RICARDO REIS ; CARVALHO-JUNIOR, L. H. ; MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR . Correlação da resposta hipertrófica entre diferentes músculos que atuam no exercício supino guiado. In: XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2021, Belo Horizonte, MG. Brazilian Journal of Motor Behavior - XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2021. v. 15.

  • Prado, G. C. ; CARVALHO-JUNIOR, L. H. ; MARTINS-COSTA, HUGO C. . O TREINAMENTO DE FORÇA PROMOVE RESPOSTA HIPERTRÓFICA SIMILAR EM DIFERENTES MÚSCULOS QUE PARTICIPAM DE UM EXERCÍCIO MULTIARTICULAR?. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da PUC Minas, 2021, Belo Horizonte, MG. XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, 2021.

  • MARQUES, B. P. ; MARTINS-COSTA, H.C. . The importance of supplementary strength training for the en dehors muscles. In: 24th Annual Meeting of the International Association for Dance Medicine & Science, 2014, Basel. IADMS 24TH ANNUAL MEETING, 2014.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ROSSETTI, M. B. ; OLIVEIRA, T. R. P. R. ; FERNANDES, A. P. ; GIRODO, A. M. ; JARDIM, C. C. G. . Prática de atividade física e exposição ao programa academia da cidade na região noroeste de Belo Horizonte. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba. Anais do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013.

  • VENANCIO, M. A. D. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; COTA, B. ; FERNANDES, A. P. ; MENDONCA, M. M. C. . Estudo sobre o nível de atividade física de profissionais que atuam em uma rede de academias de ginástica. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba. Anais do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013.

  • VIDIGAL, J. M. S. ; URBIETA, D. R. P. ; BRANDI, F. A. ; CANCADO, G. H. C. ; MARTINS-COSTA, H.C. . Comparação de duas posições do alongamento dos músculos posteriores da coxa no aumento da amplitude de movimento do joelho. In: IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013, Curitiba. Anais do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2013.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . O trabalho mecânico em um protocolo de treinamento de força se correlaciona significativamente com a concentração de lactato sanguíneo. In: XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011, Ribeirão Preto/SP. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011. v. único.

  • ANJOS, P. G. ; COTA, B. ; MARTINS-COSTA, H.C. . Impacto da prática regular de exercícios físicos nos indicativos de obesidade - análise de uma academia popular de Belo Horizonte. In: I Semana de Integração do ICBS: saúde, meio ambiente e educação, 2011, Belo Horizonte. Arquivo Brasileiro de Odontologia, 2011. v. 7. p. 1-50.

  • MOTA, L. R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; CHAGAS, M.H. ; LIMA, F.V. . Confiabilidade do sensor de deslocamento fotoelétrico para medidas de variáveis mecânicas no supino guiado. In: 14° Congresso Paulista de Educação Física, 2010, Jundiaí. 14 CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSIC, 2010.

  • MACHADO, S. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; CHAGAS, M.H. ; LIMA, F.V. . O peso total em um protocolo de treinamento na musculação correlaciona significativamente com o trabalho. In: 14° Congresso Paulista de Educação Física, 2010, Jundiaí. ANAIS: 14° Congresso Paulista de Educação Física, 2010.

  • LIMA, F.V. ; DINIZ, R.C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; MACHADO, S. ; Costa, C. ; CHAGAS, M.H. . Effect of self-paced exercise cadence on the time of concentric and eccentric muscle actions during bench press exercise. In: European Congress of Sport Science, 2008, Estoril. Book of Abstracts of 13th Annual Congress of The European College of Sport Science, 2008. p. 466-466.

  • LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. ; AVELAR, A. ; DINIZ, R.C.R. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; MARCOSSI, D. . Comparison of performance in one repetition maximum test using two different protocols. In: European Congress of Sport Science, 2008, Estoriol. Book of Abstracts of 13th Annual Congress Of The European College Of Sport Science, 2008. p. 466-467.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; MATIAS, C. ; Lima, C.O.V ; Greco, P.J. . Análise do treinamento técnico-tático nas categorias de formação no voleibol: um estudo de caso. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, 2006. v. 20. p. 485-485.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; Lima, C.O.V ; MATIAS, C. ; FERREIRA, W. ; Greco, P.J. . Análise da estrutura de treinamento técnico-tático de uma equipe pertencente às categorias de formação do voleibol. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; MACIEL, R. ; MARCOSSI, D. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Correlação entre o desempenho em um teste de força máxima e um teste de resistência de força. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Correlação entre o desempenho de flexibilidade e o índice de massa corporal: um estudo com adolescentes. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Desenvolvimento da flexibilidade dos músculos isquiotibiais entre crianças e adolescentes do sexo feminino. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Comparação da flexibilidade de crianças e adolescentes com diferentes índices de massa corporal. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • ZUNZARREN, T. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; SILVA, F. G. ; ZICO, C. C. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Comparação do desempenho de flexibilidade dos músculos isquiotibiais entre sexos: um estudo com crianças e adolescentes. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • SILVA, F. G. ; ZUNZARREN, T. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Correlação do desempenho de flexibilidade entre dois diferentes testes em crianças e adolescentes do sexo masculino. In: IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006, Belo Horizonte. IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva, 2006.

  • MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; PARANHOS, G. N. ; ALBUQUERQUE, S. A. ; JACINTO, A. L. B. ; LACERDA, LUCAS T. ; DINIZ, RODRIGO C. ; LIMA, C.O.V. . ?Efeito do treinamento de força em exercícios multiarticulares na hipertrofia de músculos flexores do cotovelo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Prado, G. C. ; LANZA, MARCEL BAHIA ; CHAGAS, MAURO H. ; DINIZ, RODRIGO C. ; LIMA, FERNANDO V. ; DINARDI, RICARDO REIS ; CARVALHO-JUNIOR, L. H. ; MARTINS-COSTA, H.C. . Correlação da resposta hipertrófica entre diferentes músculos que atuam no exercício supino guiado. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, HUGO CÉSAR ; SILVA, T. C. ; KODAMA, L. M. ; RODRIGUES, S. A. ; FERREIRA, C. H. S. ; IROKAWA, L. R. M. . ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE TREINAMENTO DA FLEXIBILIDADE NO CROSSFIT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. R. P. R. ; ROSSETTI, M. B. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; MENDONCA, H. F. ; OLIVEIRA, O. S. ; FERNANDES, A. P. . Narrativas fotográficas: resinificando o cuidado em saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. R. P. R. ; ROSSETTI, M. B. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; ROCHA ; MARQUES, R. J. R. . Desafios e perspectivas do programa pet saúde obesidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. R. P. R. ; ROSSETTI, M. B. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; MACHADO, A. V. ; COUTINHO, R. A. O. . Oficinas de mudança de estilo de vida: a opinião dos participantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ROSSETTI, M. B. ; OLIVEIRA, T. R. P. R. ; FERNANDES, A. P. ; GIRODO, A. M. ; JARDIM, C. C. G. . Prática de atividade física e exposição ao programa academia da cidade na região noroeste de Belo Horizonte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, F.V. ; MACHADO, S. C. ; COSTA, C. G. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; CHAGAS, M.H. . Comparação do desempenho no teste de 1RM e do número de repetições realizadas nos exercícios supino livre e guiado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . O trabalho mecânico em um protocolo de treinamento de força se correlaciona significativamente com a concentração de lactato sanguíneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; MACHADO, S. ; DINIZ, R.C.R. ; MACIEL, R. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Effect of duration of repetition on metabolic demand during a resistance training session. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; Lima, C.O.V ; MATIAS, C. ; FERREIRA, W. ; Greco, P.J. . Análise da estrutura de treinamento técnico-tático de uma equipe pertencente às categorias de formação do voleibol (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; DINIZ, R.C.R. ; MACIEL, R. ; MARCOSSI, D. ; LIMA, F.V. ; CHAGAS, M.H. . Correlação entre o desempenho em um teste de força máxima e um teste de resistência de força (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Comparação da flexibilidade de crianças e adolescentes com diferentes índices de massa corporal (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Correlação entre o desempenho de flexibilidade e o índice de massa corporal: um estudo com adolescentes (Pôster. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; SILVA, F. G. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Desenvolvimento da flexibilidade dos músculos isquiotibiais entre crianças e adolescentes do sexo feminino (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, F. G. ; ZUNZARREN, T. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; ZICO, C. C. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Correlação do desempenho de flexibilidade entre dois diferentes testes em crianças e adolescentes do sexo masculino (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZUNZARREN, T. ; MARTINS-COSTA, H.C. ; SILVA, F. G. ; ZICO, C. C. ; FRANCO, J. P. M. ; MENZEL. J-H. ; CHAGAS, M.H. . Comparação do desempenho de flexibiliade dos músculos isquiotibiais entre sexos: um estudo com crianças e adolescentes (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MARTINS-COSTA, H.C. . FAPEMIG - Ciência no ar - Ciência no Esporte. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Como dar fim ao sedentarismo? Eis uma boa meta para 2016. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . ATIVIDADE FÍSICA Inovações a favor da saúde: aplicativos podem ajudar você a alcançar suas metas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. ; URBIETA, D.R.P. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade Física: abrace essa idéia (Tarde Viva). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS-COSTA, H.C. . Atividade física e Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Projeto FIP - PUC-Minas - INSTRUMENTAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO PARA MENSURAR E ANALISAR PARÂMETROS DINÂMICOS DO MOVIMENTO DE EXTENSÃO DO JOELHO, Descrição: O presente estudo tem como objetivo instrumentar uma maca com sensores de força e deslocamento para medição de torque na articulação do joelho e da amplitude de movimento, e atuadores para prover o alongamento passivo dos músculos posteriores da coxa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Coordenador / Claysson Bruno Santos Vimieir - Integrante / Matheus Milanez dos Reis - Integrante / André Argueso Machado - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Efeito do consumo do açaí (euterpe oleracea mart.) na dor tardia, recuperação e dano muscular induzido pelo exercício em corredores: estudo clínico, randomizado, duplo-mascarado e placebo controlado, Descrição: Durante a prática do exercício físico, aplica-se sobrecarga muscular que pode variar de acordo com tempo de duração do exercício, modalidade, velocidade do estímulo, frequência, dentre diversos outros fatores, provocando alteração homeostática e microtraumas locais. Ocorrei ruptura das miofibrilas envolvidas no processo de contração e liberação de mediadores inflamatórios e de estresse oxidativo, favorecendo a instauração da dor muscular de início tardio, que pode ter início 8h após o exercício, atingindo a intensidade máxima entre 24 e 72h, com redução gradativa após esse período. O reestabelecimento da homeostase em processos inflamatórios e oxidativos no organismo a partir do uso de alimentos ricos em compostos bioativos pode fomentar a criação de estratégias eficazes e seguras para o controle dos desfechos negativos decorrentes desses estímulos. Pesquisas que atribuem ao açaí o potencial efeito de controle da inflamação e do estresse oxidativo, bem como os possíveis desfechos na otimização da recuperação do dano muscular induzido pelo exercício e na melhora da dor tardia em indivíduos ativos, são muito promissoras. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito do consumo do açaí (Euterpe oleracea Mart.) na dor tardia, recuperação e dano muscular induzido pelo exercício físico, biomarcadores de inflamação e estresse oxidativo em praticantes de corrida de rua. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Coordenador / Lucilene Rezende Anastácio - Integrante / Janaina Lavalli Goston - Integrante / Tamires de Cássia de Mello Souza - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Avaliação do efeito agudo da suplementação com o cogumelo Agaricus blazei em parâmetros inflamatórios e de estresse oxidativo durante exercícios de carga muscular, Descrição: Avaliar o efeito agudo da suplementação com o cogumelo Agaricus blazei em parâmetros inflamatórios e de estresse oxidativo durante exercícios excêntricos de alta intensidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / REGIS, WILIAM - Coordenador / Lorena Magalhães - Integrante / Cristiane Crisuk - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Efeito de séries alternadas entre exercícios de musculação no desempenho de força e percepção de esforço, Descrição: O estudo tem como objetivo comparar a percepção de esforço e volume de treinamento na musculação proporcionado pela realização de um protocolo convencional e um protocolo com séries alternadas entre exercícios. Sujeitos com experiência prévia em treinamento de força na musculação serão submetidos a protocolos de treinamento em um desenho experimental de medidas repetidas, visando avaliar as variáveis citadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Coordenador / José Mauro Silva Vidigal - Integrante / Lucas Túlio de Lacerda - Integrante / DINARDI, RICARDO REIS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Eficácia do treino aeróbio na mudança de mediadores inflamatórios e neurotrofinas e o impacto em desfechos clínicos em indivíduos com doença de Parkinson, Descrição: As alterações motoras progressivas, como bradicinesia, a rigidez, o tremor em repouso e a instabilidade postural, determinam diminuição da capacidade funcional e afetam a qualidade de vida de indivíduos com doença de Parkinson (DP). Estudos mostram que o exercício físico, principalmente aeróbico é capaz de promover mudanças em respostas de inflamação e de fatores neurotróficos, o que pode contribuir para a prevenção e retardo da evolução do quadro clínico da DP. O objetivo deste trabalho é apresentar um protocolo de ensaio clínico randomizado, no qual será realizado treino aeróbico em indivíduos com DP. Os dois grupos serão submetidos a 12 semanas de intervenção, três vezes por semana, durante quarenta minutos. No grupo experimental, os participantes realizarão o treino na esteira, mantendo 60 a 80% da frequência cardíaca máxima. No grupo controle, os participantes serão submetidos a alongamentos e treino funcional de membros superiores, sem aumento da frequência cardíaca. Serão mensurados níveis de mediadores inflamatórios e fatores neurotróficos ante e após a intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Coordenador / Albená Nunes da Silva - Integrante / Paula Luciana Scalzo - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Avaliação do efeito agudo do cogumelo Agaricus blazei no desempenho em exercícios de força muscular, Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar os potencias efeitos da suplementação do cogumelo Agaricus blazei, na minimização, no que diz respeito ao estrese oxidativo, impactos imunológicos, gerados pelo treino de força em indvíduos praticantes de musculação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / Wiliam César Bento Régis - Coordenador / / Michele Rosa Andrade Alves - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Efeito de 12 semanas de treinamento de força utilizando diferentes protocolos com mesma intensidade e tempo sob tensão, Descrição: O exercício de fortalecimento muscular faz parte das principais recomendações de atividade física para saúde, tornando relevante o melhor entendimento da sua prescrição. O projeto pretende comparar o efeito do treinamento na musculação em alterações da área de secção transversa e da força muscular, utilizando dois protocolos equiparados em intensidade e tempo sob tensão, porém apresentando diferenças no número de repetições e duração da repetição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Lucas Túlio de Lacerda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Protocolos de treinamento com perfis mecânicos diferentes podem influenciar a resposta de hipertrofia muscular regionalmente diferenciada?, Descrição: O exercício de fortalecimento muscular faz parte das principais recomendações de atividade física para saúde, tornando relevante o melhor entendimento da sua prescrição. O projeto tem como objetivo investigar o efeito de protocolos de treinamento na musculação com diferentes características mecânicas (comportamento cinético) na área de secção transversa dos músculos reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial, em diferentes comprimentos do fêmur antes e após o período de treinamento. Atualmente, a pesquisa se encontra em fase de coleta de dados adicionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / Rodrigo César Ribeiro Diniz - Integrante / Fernando Vitor Lima - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Frank Douglas Tourino - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Análise do perfil da flexibilidade de crianças e adolescentes mensurada por meio de dois testes, Descrição: Flexibilidade é reconhecida como um componentes da aptidão física que exercem influência na saúde dos indivíduos. Um dos principais testes de campo amplamente utilizados para medida da flexibilidade é o Teste de Sentar e Alcançar (TSA), que apresenta limitações já identificadas para a registro deste componente da aptidão física, particularmente no que diz respeito às interferências antropométricas. O objetivo do presente estudo é mensurar a flexibilidade de crianças e adolescentes utilizando o TSA e outro teste que possibilite controlar as influências das características antropométricas individuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / Mauro Heleno Chagas - Coordenador / Silvia Ribeiro Santos Araújo - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET/SAÚDE: OBESIDADE - uma intervençao multidisciplinar para mudanças de estilo de vida da população obesa de Belo Horizonte, Descrição: Projeto que objetiva incentivar a mudança de estilo de vida da população, através de um processo de reeducação alimentar e incentivo à prática de atividade física. Foi desenvolvido na Regional Noroeste de Belo Horizonte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Hugo Cesar Martins Costa - Integrante / Márcia Braz Rossetti - Integrante / Tatiana Resende Prado Rangel Oliveira - Coordenador.

Prêmios

2022

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2021

Professor Paraninfo - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2021

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2020

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2019

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2019

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2018

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2018

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2017

Professor Patrono - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2017

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2016

Professor Patrono - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2016

Professor Patrono - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2015

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2015

Professor Patrono - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2014

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2014

Professor Paraninfo - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2013

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 1 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2013

Professor Homenageado - Curso de Educação Física (Formandos 2 semestre), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Educação Física. , Av. Dom José Gaspar, n.500, Coração Eucarístico, 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33914325, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2012

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Profissional credenciado para consultorias e cursos de capacitação nas áreas de esporte, lazer, educação e saúde, no âmbito dos programas desenvolvidos pela SEEJ/MG,

2011 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor (curso de Educação Física), Carga horária: 30

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor (curso de Educação Física), Carga horária: 14

Atividades

  • 07/2011

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1) Lazer, Exercício Físico e Saúde, 2) Preparação Física, 3) Ginástica de Academia, 4) Voleibol, 5) Seminário de Trabalho Interdisciplinar I, Trabalho de Conclusão de Curso: Bacharelado

  • 03/2014 - 03/2014

    Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em saúde esportiva: fisiologia e treinamento aplicados ao esporte

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1) Preparação Física, 2) Lazer, Exercício Físico e Saúde, 3) Fundamentos do Condicionamento Físico

2009 - 2010

Complexo Esportivo Caiçara Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de musculação, Carga horária: 20

2006 - 2007

Complexo Esportivo Caiçara Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de musculação; coordenador técnico, Carga horária: 20

2004 - 2005

Empreendimentos Esportivos Nelson Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de musculação; Avaliação Física, Carga horária: 20

2005 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista e voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria de musculação, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Educação Física.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002 - 05/2004

    Estágios , Escola de Educação Física.,Estágio realizado, Musculação.

2002 - 2004

Granada Iate Clube

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de voleibol, Carga horária: 8

Outras informações:
Treinamento de voleibol e organização de competições.